Livro Cartas de Uma Morta (1935) de Chico Xavier

Este artigo busca analisar as revelações supostamente feitas pela mãe de Chico Xavier no livro “Cartas de Uma Morta” (1935)

O livro “Cartas de Uma Morta” (1935) é uma coletânea de mensagens psicografadas pelas mãos de Francisco Cândido Xavier, no qual o Espírito Maria João de Deus, sua mãe, entre outros temas, descreve a vida marciana. Vejamos o seguinte trecho: 

-“Todavia, o que mais me admirou não foram as expressões físicas deste planeta, tão adiantado em comparação com o vosso. Nele a sociedade está constituída de tal forma, que as guerras ou os flagelos seriam fenômenos jamais previstos ou suspeitados. A vibração de paz e de harmonia que ali se experimenta irradia aos corações felicidades nunca sonhadas na Terra. A mais profunda espiritualidade caracteriza essa humanidade, rica de amor fraterno e respeito ao Criador”. 

Várias sondas americanas liberaram imagens do planeta, e em momento algum foram encontrados quaisquer indícios de vida orgânica, muito menos de uma sociedade super-avançada. No livro de Marcel Souto Maior, “As Vidas de Chico Xavier”, lemos que:  

“após destacar seu respeito pela ciência, Chico garantiu:

– Sabemos que o espaço não está vazio. Mas precisamos esperar o progresso científico na descoberta mais ampla e na definição mais precisa daquilo que chamamos anti-matéria. Então, devemos aguardar que a ciência possa interpretar para nós a vida em outras dimensões, outros campos vibratórios.” 

Bom, não considero essa explicação de “outras dimensões” convincente. Em primeiro lugar, porque ao que me conste em nenhum momento isso é dito no livro. Em segundo lugar, mesmo que ao alegado espírito tivesse se esquecido desse “detalhe”, por que teria deixado a todos na expectativa da chegada das imagens, nutrindo falsas esperanças, e não esclareceu tudo antes, pouco após a publicação do livro? 

Considerando isto, qual o motivo do erro da suposta comunicação? Vejamos as hipóteses possíveis: 

a) Será que a própria mãe de Chico teria mentido para ele? Não vejo motivo para isso.  

b) Será que foi um espírito brincalhão que se passou pela mãe do Chico? Nesse caso, porque a mãe de Chico não o alertou pouco depois sobre isso?  

c) Falha na comunicação mediúnica? Nesse caso, por que Maria João de Deus não consertou a mensagem pouco depois?  

d) Será que o alegado médium não estava escrevendo a mensagem de um espírito, mas sim algo originado em alguma fonte terrena que tenha lido sobre a sociedade marciana e inconscientemente tê-la reproduzido, acreditando que estava sob a influência de um espírito? 

Penso que sim. Vejam o que encontramos no livro Urânia, de Camille Flammarion, ao nos descrever Marte e seus habitantes: 

Os habitantes de Marte são muito superiores aos da Terra, pela sua organização, pelo número e pela delicadeza de seus sentidos, e pelas faculdades intelectuais. O fato de ser a densidade muito fraca na superfície daquele mundo, e as substâncias constitutivas dos corpos menos pesadas lá do que aqui, permitiu a formação de seres incomparàvelmente menos pesados, mais aéreos, mais sutis, mais sensíveis. O fato de ser nutritiva a atmosfera, libertou os organismos marcianos das grosserias das necessidades terrestres. E’ totalmente outro estado. A luz ali é menos viva, estando o planeta mais afastado do Sol do que a Terra; o nervo óptico é mais sensível. Sendo ali intensíssimas as influências elétricas e magnéticas, os habitantes possuem sentidos ignorados das organizações terrestres, sentidos que os põem em comunicação com essas influências. Tudo se contém na Natureza. Os seres, em toda parte, são apropriados aos meios em que habitam e em cujo seio nasceram. Os organismos não podem mais ser terrestres em Marte, de igual modo que não podem ser aéreos no fundo do mar. 

De mais, o estado de superioridade conseqüente dessa ordem de coisas evoluiu por si mesmo, pela facilidade da realização de todo o trabalho intelectual. A Natureza parece obedecer ao pensamento. O arquiteto que quer levantar um edifício; o engenheiro que deseja modificar a superfície do solo, quer se trate de levantar ou de cavar, de cortar montanhas ou de aterrar vales, não se esbarram, qual acontece na Terra, com o peso dos materiais e nas dificuldades da execução. Assim, têm a Arte feito, desde a origem, os mais rápidos progressos. 

Além disso ainda, sendo a Humanidade marciana várias dezenas de milhares de séculos anterior à terrestre, tem percorrido anteriormente a esta todas as fases do seu desenvolvimento. Os mais transcendentes progressos científicos atuais da Terra não passam de pueris brinquedos de criança, comparados à Ciência dos habitantes daquele planeta. 

Notemos que o livro trata Marte como mais adiantado que a Terra, constituído de uma sociedade mais instruída e mais avançada. Exatamente como descrito na alegada psicografia.  

Chico Xavier tinha livros de Flammarion em sua biblioteca particular? Sim. No texto “Chico Xavier, Detetive do Além”, de autoria de David Nasser com foto de Jean Manzon, publicada em “O Cruzeiro” de 12 de agosto de 1944, o jornalista informa acerca de sua biblioteca: 

“Perto dos vidros, um armário cheio de livros. As obras de guerra conta a Santa Sé, assinadas por Guerra Junqueiro, ainda em vida. Os livros de Flammarion e de Allan Kardec, mas não os psicografados, misturados com volumes de propaganda anticlerical.”(sublinhado meu) 

Além de Flammarion, vejamos o que diz a enciclopédia Tesouro da Juventude, coleção famosa nos anos 30 (segundo me passou gentilmente o professor Albino C. de Novaes): 

Podemos algum dia nos communicar com outro planeta? 

[…] Antes de mais nada, é preciso dar como assente que, em outro planeta, em Marte, por exemplo, ha seres dotados de intelligencia, o que é bastante verosimil. Se isto é assim, não há razão para que não possamos communicar com elles de algum modo. É claro que terão de começar pro apprender a interpretar o que lhes queremos dizer; mas isto não constituiria uma difficuldade tão insuperavel, como a que a transmissão do som representa. Em França está reservado um grande premio para a primeira pessoa que estabeleça a communicação com qualquer planeta, e talvez chegue o dia em que alguem o ganhe. Se em Marte ha seres intelligentes, é provavel que sejam muito mais instruídos que nós, porque Marte é um mundo muito mais antigo que o nosso, e por consequencia os seus habitantes tem tido mais tempo para se instruir e aperfeiçoar. É possivel que, ha já muitos seculos, estejam tratando de chamar a attenção para elles, e que esperem, com anciedade (sic), o momento em que os habitantes da terra se tornem sufficientemente intelligentes para os poderem comprehender. Até se tem chegado a insinuar, embora não muito a serio, que o grande systema de canaes que se observa no referido planeta – e cujas dimensões são bastante grandes para podermos ler nelles — são certos caracteres gigantescos, de uma escripta especial com a qual os marcianos pretendem enviar-nos alguma mensagem. Seja como for, estes canaes demonstram que a communicação entre Marte e a terra está muito longe de ser impossivel; e, se os seus habitantes possuissem telescopios tão bons como os nossos, poderiam, sem duvida ler qualquer mensagem que lhes escrevessemos com caracteres gigantescos no deserto do Sahará ou na Siberia. 

Novamente Marte é descrito como tendo uma sociedade mais instruída e avançada.  Isso vai inclusive contra o que consta no Livro dos Espíritos de Allan Kardec, que coloca Marte como mais atrasado que a Terra, segundo a nota de rodapé referente à questão 188:

“Segundo os Espíritos, de todos os mundos que compõem o nosso sistema planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria ainda abaixo, sendo-lhe Júpiter superior de muito, a todos os respeitos.” 

Seria preciso haver motivos fortes para Chico ir contra Kardec nesse ponto. E de fato havia. Uma sociedade marciana super-avançada era o pensamento geral da época. E qual o motivo disso? O artigo “Marte do passado, da lenda à realidade” de Antonio Luiz Monteiro Coelho da Costa, nos fornece informes muito interessantes sobre isso: 

“Foi no século XIX, porém, que Marte invadiu a imaginação moderna. Para entender por quê, é preciso lembrar que nessa época não se ouvira falar de energia nuclear. Os físicos acreditavam que a fonte da luz e do calor do Sol era a energia gravitacional liberada pela contínua redução de seu diâmetro.  

Se isso fosse verdade, o astro-rei teria sido muito mais quente no passado e estaria condenado a esfriar continuamente no futuro. Isso não permitia uma história muito longa para o Sol e a Terra: menos de 30 milhões de anos segundo Lord Kelvin, o físico mais conceituado do final do século XIX. Geólogos e biólogos discordavam, pois tinham indícios de que a Terra é muito mais antiga. Mas a própria Teoria da Evolução ainda era polêmica e a física era a mais prestigiada das ciências.  

Por essa lógica, planetas mais quentes por serem mais próximos do Sol deveriam refletir nosso passado distante e Vênus seria um pântano primordial habitado por insetos gigantes e anfíbios primitivos. Já Marte, mais distante e outrora supostamente mais quente, revelaria o nosso futuro. Se houvesse vida em Marte, poderia ser o resultado de uma evolução – ou de uma decadência – de milhões de anos em relação ao atual estado da humanidade.  

Por algum tempo, a ciência pareceu confirmar essa especulação. Em 1877, o astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli interpretou as mudanças periódicas da coloração do planeta como efeito das estações sobre a vegetação marciana – cuja existência parecia plausível, pois havia calotas polares e atmosfera como na Terra – e pensou ter observado mares interligados por canais.”  

Como a hipótese de mundos habitados e sociedades extra-terrenas superiores estava com força total na época da confecção do livro, até mesmo com o aval da Ciência, como com a observação de canais, isso pode ter levado Chico a optar por uma sociedade em Marte mais avançada do que atrasada. 

Conclusão 

Parece-me que temos provas bastante convincentes de que Chico não escreveu o livro “Cartas de uma Morta” sob influência do espírito de sua mãe, e sim (muito provável) por ter lido o livro “Urânia” ou a enciclopédia “Tesouros da Juventude”, muito popular na década de 1930. Talvez ambos. E sendo assim é de se perguntar: que confiança podemos ter em um médium que não consegue distinguir os pensamentos de sua própria mãe? 

Referências 

As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior, Editora Planeta (2003) (utilizou-se versão digital disponível até o dia 02/09/2007 em http://www.bitebook.com.br/26032002/00872.pdf ) 

“Contradições acerca da vida no planeta marte”, de José Marcelo Gonçalves Coelho (disponível em http://www.guianet.com.br/mensagem/marte.html, acessado dia 17/09/2007). 

“Marte do passado, da lenda à realidade” de Antonio Luiz Monteiro Coelho da Costa (disponível online em http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1072408-EI6607,00.html, acessado dia 19/09/2007) 

Urânia, de Camille Flammarion (1889) (utilizada versão online em http://www.autoresespiritasclassicos.com/Camille%20Flammarion/Urania/Camille%20Flammarion.htm, acessado dia 19/09/2007). 

Chico Xavier, Detetive do Além (O Cruzeiro, de 12 de agosto de 1944) (até o dia 02/09/2007 disponível online em http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/12081944/chico.htm) 

O Livro dos Espíritos, 76ª edição (1995), de Allan Kardec, FEB.

68 respostas a “Livro Cartas de Uma Morta (1935) de Chico Xavier”

  1. Carlos Magno Diz:

    Prezado Senhor Vitor:

    Entendo que em havendo vida no planeta Marte, e em sendo mais evoluída do que na Terra, o Francisco Cândido Xavier, fingindo receber comunicação de sua mãe, deveria contrariar todas as afirmações existentes somente para provar que falava com um espírito e que não estava em “transe criptomnésico”, e nem usava da sapiência de um alter ego feminino.

    E no caso de ser mesmo um espírito, este não deveria ter o direito de ser culto ou conhecedor, nem de confirmar os fatos, e nem deixar transparecer qualquer semelhança contextual com qualquer outro depoente, mas tinha a obrigação de ser ignorante, pois desta maneira a obra teria respaldo dos laboratoristas cépticos. Ora,essa, que ousadia desse espírito!

    Uma vez que sua mãe confirmou a existência de vida inteligente e adiantada em Marte seu depoimento é falso, e Chico, que não se comunicou coisissima alguma com sua mãe, agiu mais uma vez condicionado pelos seus próprios conhecimentos (ou na mais revoltante e absoluta má fé!).

    Somente como contribuição: o prezado pesquisador deixou de incluir “Vida no Planeta Marte”, de Ramatís, psicografada pelo Dr. Hercílio Mães. Seria interessante incluí-la na bibliografia porque ficaria no ar a pergunta que não calaria: teria o Chico também lido citada obra?

    A propósito, já começam a surgir vídeos e depoimentos de cientistas da NASA, aposentados, que denunciam as incongruências das viagens espaciais americanas, onde realmente documentaram a existência de bases de naves bem como de pirâmides em Marte e que omitiram ao mundo. Quem desejar pode pesquisar na Google que encontrará material.

    Senhor Vitor, que infeliz perda de tempo é este seu trabalho!!!

  2. Vitor Diz:

    Falei com um amigo meu que é especialista nesses assuntos ufólogos sobre o que vc disse e ele me respondeu o seguinte:

    “É só procurar por “enterprise mission” e “hoagland”, é o principal promotor dessas. Mas ele não é cientista da NASA, e não há cientistas da NASA que dizem isso.”

    Um abraço.

  3. Carlos Magno Diz:

    Prezado Vitor:

    http://www.gnosisonline.org/Ufognose/marte-fotos-comprovam-vida-inteligente.php

    Tão logo disponha de tempo buscarei outros sites com o maior prazer.

    Abraços.

  4. Vitor Diz:

    Por favor, não se dê ao trabalho. Há várias refutações:

    http://www.ceticismoaberto.com/referencias/marsupdown.htm

    http://science.nasa.gov/headlines/y2001/ast24may_1.htm

    http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/marspareidolia.htm

    Abraço.

  5. Carlos Magno Diz:

    Ora, questão de confrontarmos e discutirmos. Não se deve jogar com cartas marcadas.
    A mim me bastam as afirmações de Ramatís, dentre outros honestos comunicadores do mundo espiritual. Entretanto, a NASA está sendo checada e desmentida.
    Tenha um ótimo e lúcido dia.

  6. Carlos Magno Diz:

    Oi, Vitor:

    Encontrei este artigo na internet e achei interessante fazer uma colagem:

    Chico Xavier sempre motivou polêmicas proporcionais ao tamanho do mito criado por suas obras espirituais, literárias e sociais. Em vida, alguns seguidores discutiam fervorosamente se ele era a reencarnação de Allan Kardec (fundador da doutrina espírita). O próprio Chico nunca proferiu uma palavra sobre o assunto. Com sua morte, surgiu a expectativa de ele passar a enviar mensagens. Há quem acredite que Chico já esteja se comunicando, mas também existem aqueles que rechaçam a idéia. O debate é acalorado porque antes de morrer Chico teria deixado um código para ser reconhecido por três das pessoas mais próximas a ele: o filho adotivo, Eurípedes Higino dos Reis, a melhor amiga, Kátia Maria, e seu médico, Eurípedes Tahan Vieira. Com base nesses sinais secretos, apenas o trio poderia confirmar quando a espera por um contato do médium chegaria ao fim.
    O conteúdo do código é mantido em sigilo absoluto para afastar aproveitadores. “Cada um tem o seu código. Eu não sei o deles, eles não sabem o meu”, afirma Kátia Maria, revelando apenas que reconheceria o espírito do médium por palavras précombinadas em meio a mensagens. Eurípedes dos Reis acertou com o pai o que e como ele falaria para não deixar dúvidas de seu retorno. Já o médico Eurípedes Vieira sugere que o sinal que lhe cabe está relacionado à postura de quem receber o contato. “Você identifica as pessoas pelas atitudes. Como médico dele, sabia muito mais do que os outros.”
    Veja também: Em DVD – Pinga-Fogo com Chico Xavier.
    Pois há cinco anos o aparecimento de um espírito que se identifica como Chico Xavier vem ocorrendo em Brasília. A primeira comunicação teria acontecido três meses após sua morte. Diante de seis médiuns do centro espírita Monte Alverne, o médium Ariston Teles teria incorporado Chico Xavier, pedindo preces em favor dos amigos de Uberaba. Chorou quando falou do filho adotivo. A partir de então, o espírito passou a retornar com espaços variados de até dois meses. Teles nunca psicografou o religioso mineiro. Geralmente, ele fala de cinco a dez minutos. São preces, mensagens de conforto espiritual ou notícias para conhecidos. O centro espírita já editou um livro de 94 páginas, Notícias de Chico Xavier, com 18 mensagens e uma hora de CD com a voz do espírito incorporado.
    Aos 58 anos, Teles é funcionário administrativo da Câmara dos Deputados. Desde 1975 trabalha sua mediunidade psicofônica (quando o espírito fala através do médium). Ele conheceu Chico Xavier em 1980, em Uberaba. Freqüentou o grupo por dois anos. Então fundou seu centro espírita, o Monte Alverne, que atende em média 1,2 mil pessoas por semana, em passes, palestras e sopão. A última vez que Teles viu o médium foi em 1999. Nessa ocasião, ele teria lhe passado um código para reconhecê-lo em psicofonia. “Eu me pergunto por que Chico não buscou alguém mais evoluído, mais maduro e mais respeitado”, diz.
    Eurípedes dos Reis garante que seu pai nunca mencionou um código para a psicofonia. Nesses cinco anos, ele recebeu mais de 200 mensagens de gente que teria se comunicado com Chico Xavier. “Respeito todas. Infelizmente, não reconheci meu pai em nenhuma.” Kátia e o médico Eurípedes Vieira também dizem não ter identificado os sinais combinados. “Até agora, nada me chamou a atenção”, comenta Vieira.
    Amigo de Chico Xavier por quase meio século, o médico Elias Barbosa faz parte do grupo que acredita que ele está se comunicando. Embora não tenha se encontrado com Ariston Teles, acha que pode ser real a incorporação. “Já recebi duas mensagens de Chico, de pessoas diferentes, que diziam para que eu continuasse minha tarefa na literatura espírita”, diz. “Reconheci Chico pela superioridade moral presente nas palavras.” Para o médium baiano Divaldo Franco, um dos maiores nomes do espiritismo, Chico Xavier deve voltar. Mas tem reservas quanto às notícias de que ele já retornou. “Incorporar Chico daria um certo status à pessoa. Por isso, é preciso cautela”, pondera. Ele ainda não viu nenhuma mensagem que se equiparasse ao nível espiritual do médium mineiro. Entre as alardeadas, ao menos. “Tenho a sensação de que Chico já voltou, só que de modo discreto, como foi em vida”, resume.
    (Fonte: HUGO STUDART E JONAS FURTADO em Isto É, 11/8/07)

  7. Eduarda Diz:

    Caro Vitor:

    Acho a questão da vida em Marte ou noutros planetas bastante interessante. Deus teria privilegiado unicamente a Terra com vida inteligente?
    O Chico não necessitaria mentir ou representar uma comunicação mediúnica para abordagem de um tema, hoje, tão discutido.
    Você está usando de um rigor excessivo com o Chico Xavier.
    Abraço.

  8. Vitor Diz:

    Oi, Eduarda

    a hipótese da Terra ser o único planeta com vida inteligente acho improvável, mas perfeitamente possível. O problema está na mãe do Chico dizer que em Marte há uma sociedade super-avançada, quando já sabemos que está longe disso.

    O rigor que uso é o rigor da Ciência. Se o Espiritismo quer se tornar uma Ciência, não pode usar de um rigor menor.

    Um abraço.

  9. MoonChild Diz:

    Alo Vitor, tudo bem ?

    À respeito do rigor que o Sr. usa com Chico, qual relação se pode fazer com o rigor que o sr. mesmo usa ao comentar sobre o médium Mirabelli ?

    Ver:
    http://listas.pucsp.br/pipermail/pesquisapsi/2004-November/009325.html

    Mirabelli era menos suspeito que Chico ? Ele até chegou a cobrar por sua mediunidade… isso sem falar da foto COMPROVADAMENTE forjada de sua levitação:

    Ver:
    members.tripod.com/~Mirabelli/falsalevitacao.htm

    Me parece que o Sr. não usa o mesmo peso e medida quando o assunto é analizar Chico, ou não ?

    Abraços,

  10. Vitor Diz:

    Prezado MoonChild,

    no próprio link que vc passou, é citado o caso da fotografia fraudulenta:

    “Em 1992, Guy Playfair (que em 1973 entrevistou testemunhas da mediunidade de Mirabelli), levantou a importância de uma fotografia de Carlos levitando, e discutiu que a fraude deveria ter sido usada visto as marcas na fotografia. Ele repetiu a opinião expressa anteriormente, de que Carlos cedeu a isso para satisfazer sua ‘ansiedade por fazer um bom show’ para estrangeiros, e é inverossímil que ele se baseasse em fraude visto que foi testemunhado por tantas pessoas.”

    Descobri muitas acusações de fraude contra Mirabelli. Não tenho dúvidas que ele usou de fraude em vários momentos. Se usou em todos, é difícil dizer.

    Onde vc leu qu ele cobrava pela mediunidade dele? Que eu saiba, ele ganhava presentes, alguns eram em forma de dinheiro, mas não cobrava.
    Abraços.

  11. MoonChild Diz:

    Caro Vitor

    Tal informação (cobrança por mediunidade) consta na WikiPedia:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Carmine_Mirabelli
    (próximo ao final da página)

    Ainda acho que o Sr. tem mais rigor com o Chico que com o enigmático Mirabelli 🙂

    Abraços,

  12. Vitor Diz:

    Oi, Moonchild

    eu disse abertamente que Mirabelli fraudou, ao contrário de Chico, e vc acha que estou pegando leve com Mirabelli?

    Abraço,
    Vitor

  13. MoonChild Diz:

    Alo Vitor,

    Apenas achei curioso seu entusiasmo ao comentar sobre Mirabelli (ver http://listas.pucsp.br/pipermail/pesquisapsi/2004-November/009325.html).

    Agora que você admite que ele fazia fraudes, fico ainda mais intrigado… como você pode tecer elogios a alguém que admite ser fraudulento, e não ter o mesmo tipo de atitude com o Chico.

    Por isso digo que realmente o Sr. não tem os mesmos pesos e medidas para comparar o Chico,

    Mas essa é só minha opinião 🙂

    Forte abraço,

  14. MoonChild Diz:

    Mais uma informação Vitor, achei outra referência sobre a cobrança por mediunidade de Mirabelli, e é sua a referência 🙂

    Ver: http://listas.pucsp.br/pipermail/pesquisapsi/2004-November/009327.html

    Na outra mensagem sua (ver link no comentário anterior) o Sr. diz “Um médium que indubitavelmente produziu fantásticos fenômenos físicos foi Carmine Mirabelli do Brasil (1889-1951). Através dele cientistas de várias partes do mundo testemunharam fenômenos físicos que até hoje não foram refutados, nem é provável que sejam refutados.”

    Por isso digo que seu entusiasmo em relação a Mirabelli é surpreendente… ainda mais que o Sr. admite que ele fazia fraudes…

    Abraços, e boa semana…

  15. Vitor Diz:

    Aquele texto não é meu, é apenas uma tradução de um outro. Mas eu mesmo depois daquela mensagem fui verificar as fontes históricas e descobri muitas fraudes da parte de Mirabelli. Fraudes que só eu conheço.

    Abraço.

  16. Carlos Magno Diz:

    Vitor:

    Sempre que alguém contesta ou julga uma outra pessoa há que se saber quem é um e quem é outro. Por exemplo, um cientista contesta outro contrapondo suas teses ou trabalhos na área. Ele, o contestador, precisa também possuir gabarito no mínimo idêntico ao contestado, ser, enfim, uma autoridade no assunto. Caso contrário cairá no vexame de ser desmascarado como sendo um oportunista aventureiro.

    O Chico Xavier é conhecido e respeitado mundialmente. É difícil inclusive dizer-se quem fez mais pelo espiritismo, se Kardec ou Chico Xavier.

    É notório a importância literária de Chico ao movimento espírita mundial, repito; ele e seus mensageiros tiraram da amargura, angústia e mesmo das trevas do egoísmo e imperfeição, milhares de pessoas. Essas conquistas não têm preço; é impossível avaliar o bem que o Chico e seus mensageiros proporcionaram.

    A vida de Francisco Cândido Xavier, sua auto-entrega, a pregação espírita, seu amor pelos semelhantes, o sentimento de perdão que ele encarnou, são verdadeiros hinos que levaram e levam muitos às lágrimas.

    Gostaria de saber de V.Sa. quem é o senhor, que obras em favor do espiritismo já realizou, e, principalmente,neste caso, que produção literária o senhor possui que possa habilitá-lo a colocar Chico na sua desvairada mira e tratá-lo como fraudador.

    E não venha com esta conversa tola de que não está buscando fraudes na obra do Chico, porque está, até o menos inteligente ser humano nota isto facilmente. E nem venha afirmar que é admirador de algumas obras do Chico, porque não é.

    Se em sua defesa o senhor ao menos demonstrar que está a altura das sombras das sandálias do Chico, até posso entender sua ambição. Falo agora especificamente de obras literárias do espiristismo, inspiradoras e de qualidade. Pode nos brindar com a menção de suas obras?

    P.S. Não aceitarei o senhor falar de ciência, porque o senhor não é cientista, e nem o que está fazendo pode ser batizado como ciência.

  17. Vitor Diz:

    1- No meu entender, promover o senso crítico é uma das maiores obras que se faz pelo Espiritismo.

    2- Busco fraudes sim na obra de Chico, mas não o trato – ainda – como fraudador (ao menos consciente). Qualquer cientista que se preze ao estudar um fenômeno humano a primeira coisa que ele busca é a fraude. Foi assim com Crookes, Richet e outros. De fato, ignorar a possibilidade de fraude é pedir para cair no ridículo.

    3-Eu mesmo me definiria como um pesquisador do paranormal. Se isso é sinônimo de cientista, confesso que não sei.

    Abraço.

  18. Carlos Magno Diz:

    É, Vitor, como sempre você dá uma escapada e não sabe responder porque realiza esta perseguição insana.

    Em certas respostas diz que procura fraudes e encontrou algumas, noutras diz que não considera (ainda) o Chico um fraudador.

    Os leitores não são tolos, caro Vitor, e você está tropeçando em seus próprios argumentos. Não pedi para você citar outros pesquisadores, pedi para ver seu curriculum. E você simplesmente não o tem, é um oportunista.

  19. Vitor Diz:

    1. O que faço não é perseguição insana. É pesquisa, nada mais, nada menos.

    2. As fraudes conscientes que encontrei são a respeito de Mirabelli, não de Chico.

    3. Meu currículo relativo ao paranormal: tenho 1 artigo publicado no caderno do III Encontro Psi e 1 na revista internacional “Paranormal Review”.

    4. O que você pensa de mim realmente não me interessa nem um pouco.

  20. MoonChild Diz:

    Olá Vitor

    Ainda que o Sr. já tenha dito que prefere a abordagem apenas acadêmica sobre as obras de Chico, gostaria de pedir novamente que o Sr. considere a possibilidade de fazer também uma análize moral da vida e das obras de Chico.

    Acredito que isso seria de suma importância em sua pesquisa, pois afinal os livros de Chico tem como primordia apelo o moral, são – salvo alguns casos como Evolução em 2 Mundos – voltados ao insinamento moral.

    Kardec fez isso também, além da fórmula da comunicação vir de vários médiuns com o mesmo conteúdo, a análize moral das comunicações sempre foi de enorme importância em suas análizes.

    Por isso, pode-se dizer que a análize de Kardec sobre as comunicações tinha 2 lados: Científica e Moral.

    Acredito que para sua pesquisa ser completa, a análize moral é absolutamente necessária, até como contra-peso e para confronto com a parte dita psicografada.

    FIca aqui minha sugestão,

    Um forte abraço,

  21. Carlos Magno Diz:

    “O que você pensa de mim realmente não me interessa nem um pouco.” (Vitor Moura)

    Então por que apagou meus últimos e definitivos comentários?

    Creio que você deveria dar um pulo nos blogs dos profissionais da área, como Pedro Dória e Ryff, por exemplo, para aprender. Verá que eles são muitas vezes xingados até com palavrões (o que eu nunca fiz) e mesmo assim têm a democrática e corajosa atitude de não censurar e lá deixar os comentários.

    Também seu colega de site, Renan, com quem tive profundas discordâncias, portou-se com respeito e democracia aos meus comentários. Jamais os deletou.

    Senhor Vitor, mais uma vez sua pequena pessoa decepciona!!!

    Tem importância não, desde que você me tenha lido já é suficiente. O importante é você conscientizar-se de meu pensamento, que também retrata a indignação de uns poucos e educados comentadores visitantes deste pequeno espaço, e que não desejaram dizer-lhe duras e necessárias palavras como eu fiz.

    Já cansei do senhor. Talvez volte se me sentir outra vez indignado com seu pensamento. Fiat Lux!

  22. Vitor Diz:

    1-Apaguei seus últimos comentários justamente porque não me interessavam nem um pouco nem a ninguém o que o senhor pensa de mim. Se não interessa a ninguém, para quê encher meu blog de lixo?

    2- O que os outros fazem com seus blogs não me interessa. Nem conheço as pessoas que o senhor cita.

    3- Deixei várias de suas acusações e xingamentos em posts anteriores porque vinham entremeadas de argumentos, ainda que bem fracos, que traziam algo de útil à discussão. Como seu último post era puro xingamento, nada aproveitável, deletei sem dó nem piedade.

  23. Vitor Diz:

    Moonchild,

    prefiro me focar no que sei fazer melhor: uma análise acadêmica. Eu não saberia fazer uma análise do conteúdo moral, e não quero apresentar algo de baixa qualidade pro público.

    Abraço.

  24. Rosely Fernando Diz:

    Prezado Vitor:

    Em minha opinião não há como separar o conteúdo literário do conteúdo moral de um escritor. Uma coisa se estende e se imprime na outra.

    O pensamento do escritor é essencialmente aquilo que ele possui interiormente. Personagens e situações humanas transplantadas para uma novela, ou criação literária, agem e reagem como símbolos externos de seu id.

    A energia que expressou um personagem literário deixou de estar estratificada em camadas subconscientes ou inconscientes do “eu” e num processo subliminar transitou para uma face qualquer da pedra angular da personalidade, se delineou, tomou forma e finalmente revelou-se objetivamente. É algo análogo a uma gestação, um processo de criação. Todas as faces são fragmentos do mesmo ego.

    E o Chico sempre revelou alta moralidade, uma intrínseca e inabalável doçura e santa resignação que poucos neste mundo chegaram a alcançar. Por isso, acho quase impossível encontrar no Chico um pensamento consciente ou inconsciente de baixa moralidade que subsistisse aos seus impulsos superiores de purificação mental. O homem é aquilo que ele pensa.
    Abraço.

  25. Vitor Diz:

    Oi, Rosely

    prefiro analisar somente o que é verificável e mais objetivo. Moralidade é algo muito subjetivo.

  26. Gilberto Diz:

    Meus amigos, os grande culpados de toda essa discussão são os espíritas, que insistem em falar de ciência o tempo todo. Espiritismo é religião, e não ciência. Todas as religiões que tentaram ser ciência falharam, e o espiritismo esá cometendo o mesmo erro. Espero que os espíritas amadureçam e parem de querer respostas pseudo-científicas para TUDO. Quanto a Chico Xavier, bem, há evidências de hoaxes e utilização de cold reading, mas agora que ele está morto, fica impossível de se avaliar. Como eu disse, agora é uma questão de fé. Allan Kardec disse que os marcianos eram inferiores, Xavier que eram superiores, e os cientistas que se forem bactérias já se está de bom tamanho. Quanto a mim, prefiro o bom e velho H.G. Wells.

  27. fabio Diz:

    Olá
    amigos
    Somos divulgadores da fonte que este blog pegou no livro sobre Camille flammarion!!!Urania!!!!

    Acredito que nem tudo o que dizem os médiuns sejam 100 por cento corretas é ocorrem muito animismo da parte dos mediuns pois a melhor fonte de quem queiram se aprofundar realmente no espiritismo e Allan Kardec pois ele estudou os fenomenos como uma pessoa que observa os fatos e analisa e cataloga!!!

    Fabio
    http://www.autoresespiritasclassicos.com

  28. Carlos Magno Diz:

    Gilberto:

    Que bom que você trouxe um outro tempero para este blog chatíssimo, de uma lengalenga irritante.

    Veja bem o que diz o Aurélio: Ciência – Saber que se adquire pela leitura e meditação.
    Ciência Cristã – Misto de religião e medicina mental.
    Ciências Ocultas – Aquelas cujo conhecimento não se estende além de um restrito grupo de iniciados em face do caráter misterioso dos fatos que constituem o objeto de estudo delas como p.ex., a nigromancia, a astrologia, a magia, a cabala e outras.
    Espiritismo – Doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicações por meio da mediunidade, entre vivos e mortos, entre espíritos encarnados e desencarnados.

    Julgaria o prezado amigo que o espiritismo não teria sua ciência, uma vez que envolve curas, operações espirituais com evidentes resultados físicos (fui e sou paciente de médicos espirituais que me curaram de diversos problemas físicos), trabalhos mentais, materializações, magias, etc.?

    No espiritismo militam médicos, cientistas, psicólogos, professores, etc. Incluam-se na terminologia espírita, embora eu não concorde, os umbandistas e candoblecistas, pois trabalham com espíritos e incorporações mediúnicas.

    O espiritismo de Kardec, segundo entendo, não é propriamente religião, mas sim um movimento de praticantes do mediunismo que tomou forma e corpo e passou a chamar-se espiritismo.

    As religiões mundiais foram fundadas por grandes mensageiros que trouxeram revelações originais para cada ciclo evolucionário da humanidade. Como Zoroastro, Buda, Cristo-Jesus, e Maomé, para citar exemplos.

    Tanto quanto no espiritismo, além da militância de homens de categorias profissionais diversas, há nas religiões saber, embora a tônica seja devocional. Onde há pessoas que realizem algo em comum, que se utilizem de um espaço físico, e trabalhem com forças e energias, ali há ciência, não importa o que digam os ortodoxos “acadêmicos-sábios” de plantão.

    Veja a definição do Aurélio: Ciência – Saber que se adquire pela leitura e meditação. Exatamente como estabelecem as religiões.

    Á propósito, traduza-me objetivamente o que seja hoaxes e cold reading.

    Quanto ao bom e velho H.G.Wells também gosto muito, mas não foi nenhum gênio, foi simplesmente um iniciado nas ciências ocultas, por isso tinha uma visão premonitória e grande assistência de mentores espirituais quando escrevia.

  29. MoonChild Diz:

    Amigos,

    O Espiritismo é uma doutrina espiritualista com base filosófica, religiosa e científica. Qualquer um dos 3 pilares se romovido descaracterizaria a doutrina como foi proposta originalmente.
    ————————————————–
    Vejam o que Kardec fala sobre esse assunto:
    ————————————————–

    As ciências ordinárias assentam nas propriedades da matéria, que se pode experimentar e manipular livremente; os fenômenos espíritas repousam na ação de
    inteligências dotadas de vontade própria e que nos provam a cada instante não se acharem subordinadas aos nossos caprichos. As observações não podem, portanto, ser feitas da mesma forma; requerem condições especiais e outro ponto de partida. Querer submetê-las
    aos processos comuns de investigação é estabelecer analogias que não existem. A Ciência, propriamente dita, é, pois, como ciência, incompetente para se pronunciar na questão do Espiritismo: não tem que se ocupar com isso e qualquer que seja o seu julgamento, favorável ou não, nenhum peso poderá ter. O Espiritismo é o resultado de uma convicção pessoal, que os sábios, como indivíduos, podem adquirir, abstração feita da qualidade de sábios. Pretender deferir a questão à Ciência equivaleria a querer que a existência ou não da alma fosse decidida por uma assembléia de físicos ou de
    astrônomos. Com efeito, o Espiritismo está todo na existência da alma e no seu estado depois da morte. Ora, é soberanamente ilógico imaginar-se que um homem deva ser grande psicologista, porque é eminente matemático ou notável anatomista. Dissecando o corpo
    humano, o anatomista procura a alma e, porque não a encontra, debaixo do seu escalpelo, como encontra um nervo, ou porque não a vê evolar-se como um gás, conclui que ela não existe, colocado num ponto de vista exclusivamente material. Segue-se que tenha razão
    contra a opinião universal? Não. Vedes, portanto, que o Espiritismo não é da alçada da Ciência.
    ————————————————–

    Abraços a todos,

  30. Carlos Magno Diz:

    Vitor:

    Estou me despedindo definitivamente deste espaço. Não voltarei a manifestar-me, já disse o que pretendia dizer. Agora vou cuidar unicamente de meus escritos. Gostaria que me permitisse deixar umas palavras a V.Sa. e aos espíritas que visitam este blog. Coisa que não sei explicar, algo intuitivo por mim captado e de certo modo revelador. Quem entender, tudo bem, quem não entender, sem problemas, vida que segue.

    “O espiritismo do grande Kardec vai mudar. Necessita adequar-se às energias, forças e pensamento deste ciclo mundial que atravessamos. Tudo está mudando no planeta com uma velocidade já esperada pelos mentores da humanidade. Vejam que apesar de a religião católica estar entrando por um processo lento de final de existência, há organismos dentro da própria igreja que promovem mudanças, buscam arejar velhos, seculares e ultrapassados conceitos e desejam renovação. As profecias da própria igreja anteviram de há muito a eleição de um último papa, após Bento XVI.
    Os evangélicos, por outro lado, já ultrapassam limites e barreiras em suas práticas, aproximam-se dos métodos espíritas e esotéricos, fazem rituais místicos e até magias. O Dalai Lama passeia pelo mundo como um cidadão qualquer do século XXI, coisa impensável há cinqüenta anos entre os budistas e monges tibetanos; as milenares religiões e filosofias orientais invadem as cidades do mundo, com seus métodos terapêuticos, adaptando a tônica de suas vibrações energéticas às necessidades dos homens de atividades febris.
    Mas o espiritismo encontra-se estacionado em muitos aspectos de sua doutrina. Não há avanços, não há dinâmica, não há renovação! O que tinha de ser dito já foi exaustivamente explicado por seguidores de Kardec e pelos mensageiros de Francisco Cândido Xavier.
    Virá um reformador, tenho certeza absoluta disto, que irá dinamizar os componentes da grande aura espiritual do movimento espírita aonde milhões vêm buscar. Tratará de implementar outros conceitos sem, entretanto, negar as bases das verdades universais. É mister que isto aconteça, pois o mundo caminha para um objetivo sintetizador do pensamento científico-material com o pensamento científico-espiritual.
    Seria O Chico Xavier esse reformador? Não ouso afirmar peremptoriamente. Mas seja ele o reformador ou outro iluminado qualquer, será um servidor de Deus e suas atitudes serão completamente diferentes dos seus antecessores. Novas forças e mais poderosas energias se derramarão de tal forma de sua resplendente encarnação que farão tremer as antigas sustentações da doutrina, determinando obrigatoriamente, dentre outras coisas, mudanças transcendentais nos métodos e práticas hoje utilizados no movimento espírita codificado por Allan Kardec”.

  31. MoonChild Diz:

    Alo Carlos Magno

    Eu sou espírita. E espero muito ver a reforma e o reformador: nunca nenhum espírita negou que a renovação, ou evolução, seja uma necessidade.

    Veja o que Chico já disse (quando perguntado quem o substituiria) “Morre um capim, nasce outro”.

    Kardec: “o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas forem mostrar que ele está em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificará neste ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará”

    Abraços,

  32. MoonChild Diz:

    At. Sr. Vitor,

    Caro amigo, gostaria de colocar uma questão delicada, por isso peço licença e sua compreensão de que não se trata de crítica de má intenção, mas apenas um questionamento sincero.

    Como podemos ver em todas as suas análizes – feitas com muito cuidado e atenção – não parece que o seu trabalho tem trazido muitos adeptos ao seu modo de pensar como podemos ver pelos comentários, é claro que críticas ou discordâncias não são motivos para desistir, nem mesmo para pensar que “a maioria deve estar certa”.

    Mas de qualquer forma, talvez seja interessante levar isso em consideração, e também é claro o valor dos comentários que muitas vezes podem trazer algo de muito positivo para suas análizes,

    Abraços e continue firme,

  33. Johannes Diz:

    Excelente trabalho, Vítor!

    Quem dera se todos espíritas e crédulos se dessem ao trabalho de pelo menos ler suas pesquisas.

    Interessante que uma religião que se auto afirma “ciência”, fique tão irritada com o rigor científico.

    Se estivéssemos na idade média, já teriam te colocado em uma fogueira em praça pública por ousar questionar o espiritismo.

  34. Carlos Magno Diz:

    Johannes:

    Interessante seu comentário, muito oportuno. Essa da inquisição foi ótima. Volte mais vezes com novas pérolas!

  35. weirdo Diz:

    Se fosse na idade média, os espíritas iriam p fogueira e não o vítor, pois a inquisição queimava os bruxos e afins…

  36. Carlos Magno Diz:

    Weirdo:

    Que legal esse seu comentário! Ainda bem que a inquisição acabou, não é mesmo?

  37. Gilberto Diz:

    Não concordo, pois atualmente vivemos uma ditadura do esotérico. Os detratores do espiritismo é que iriam pra fogueira, sem dúvida.

  38. Eriston Farias Diz:

    De que temos medo? Se somos materia. A verdade é, que o nosso espirito nos corta com segredo, e o tempo nos abraça com pecado. Se bebemos os vícios do mundo, por que lambemos o podre raciocinio humano? Não adianta ler, correr e brindar à vida, e depois zombar do pobre homem que rasteija sem evoluçao. O nosso melhor amigo hoje, é o que os homens nos dar, e quando cai em nossa mesa, cai como uma bomba atômica. Talvez o que nos mata é o delirio de querer beber o que não pode ser aberto. Tenho lido, e o que venho lendo, acaba a me contaminar, pois são palavras que saem de bocas que bebem a mente humana, por isso, deixo visível nas minhas criticas que, enquanto o homem não domar o espirito, será sempre um aprendiz. Tom Farias

  39. Delefrate Diz:

    Sr. Vitor, é lamentavel ver uma pessoa que se diz pesquisador como voce ignorar descobertas cientificas que comprovam frases como a doChico Xavier ´´Sabemos que o espaço não está vazio. Mas precisamos esperar o progresso científico na descoberta mais ampla e na definição mais precisa daquilo que chamamos anti-matéria. Então, devemos aguardar que a ciência possa interpretar para nós a vida em outras dimensões, outros campos vibratórios.”

    E a teoria dos universos paralelos diz isso, que existem dimensões no universo que não podemos ver,tocar nem sentir,e que as leis da fisica podem ser totalmente diferentes das leis desta dimensão.E esta teoria esta se firmando entre os cientistas como a unica capaz de explicar a origem do universo,como um complemento,o gatilho do Big Bang.Além do que,ja AllanKardec, instruido por espiritos,ja afirmava que os corpos dos habitantes de planetas mais avançados que o nosso eram mais rarefeitos,invisivel aos nossos instrumentos,isso numa época em que a ciencia estava praticamente começando,e nem se imaginava em falar em universos paralelos pela ciencia. Mas Kardec ja falava disso,e era ridicularizado.Quanto mais estudo a ciencia,mais me torno espirita.Mais uma vez o espíritismo se adiantando,mas logicamente muitos não compreendendo.
    Sr. Vitor,seria interessante o senhor melhor se instruisse,em termos cientificos, porque deixaste de considerar uma teoria cientifica muito em voga nos dias atuais,justo o senhor que preza tanto pela ciencia…

  40. Delefrate Diz:

    ESqueci, pra quem quiser ver a teoria dos cientistas sobre universos paralelos, onde explicam universos que existem em vibrações diferentes da nossa, exatamente como dizia Karde ha mais de 150 anos

    http://br.youtube.com/watch?v=o9LV9vaGxJQ

  41. Vitor Diz:

    Delefrate,

    eu não neguei a possibilidade de existirem outras dimensões, mas aí qualquer “espírito” pode falar qualquer coisa que não há como refutá-lo, inclusive que há um ser vivo conhecido como “monstro do espaguete voador” que habita Marte e quem poderá negar sua afirmação? Será que temos que acreditar em tudo o que lemos?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Flying_Spaghetti_Monsterism

  42. Delefrate Diz:

    Citação
    Então, devemos aguardar que a ciência possa interpretar para nós a vida em outras dimensões, outros campos vibratórios.”

    E eis que anos depois aparece (em relação a Chico Xavier, em relação a Kardec aparece mais de 1 século depois) a teoria cientifica dos universos paralelos, coisa que Allan Kardec ja havia dito quando disse que em mundos mais avançados os seres vivem com corpos rarefeitos, invisiveis para nossos instrumentos.
    Quando li Cartas de uma Morta, Sr. Vitor, a meu ver não havia a minima necessidade da comunicante entrar nestes detalhes, uma vez que eu ja tinha esta informação através de Allan Kardec e outros livros espiritas, mas talvez tenha sido um erro da comunicante pois talves ela não contasse que haveria pessoas que não ligassem um ensinamento ao outro. Inclusive eu sempre debatia isso com alguns amigos ha anos atras e eles falavam msm coisa pra mim, refutavam, diziam que sondas ja haviam ido la e não visto nada, dai eu ia explicar pra eles que nos ensinamentos de Kardec, ele ensinou que esses seres podem ser invisiveis para nossos instrumentos por viverem em outra dimensão, eles riam,diziam ´´outra dimensão?se ta viajando´´.Mas agora que surgiu a teoria dos universos paralelos, fui mostrar pra eles, mas agora a ciencia não era para eles tão digna de consideração como foi com as sondas espaciais.Questão de conveniencia.
    Mas a questão é : considerando que voce (que suponho leu o livro sem a informação) tivesse à mente a informação de Allan Kardec onde ele diz que em planetas superiores seus corpos são mais fluidicos, e nossos instrumentos incapazes de percebe-los,e voce sendo capaz de somar essa informação ao livro, ação que pra mim foi natural, o que voce poderia dizer-nos em relação ao assunto?Que dizer da frase de Chico das dimensões numa época em que falar em dimensões era motivo de chacota para a ciencia?
    Mas por favor, seja objetivo no assunto em si,as almondegas e espaguetes eu deixo para o almoço.
    Abs.

  43. Lógica Diz:

    Caro Senhor,
    A vida em Marte que a NASA procura e vcs materialistas em geral querem nunca a encontrarão a pois a vida lá existente é fluídica, espiritual. Se vc ler o livro completo sem preconceitos ou seja ideias preconcebidas, no livro datado de 1935 D. Maria João de Deus diz que há água em Marte porém subterranea. Isto a Nasa só foi descobrir na decada de 90.
    Vc sabia que a aurea de Chico foi estudada pela Nasa? e que a nossa aurea é de pequena extensão e a Chico alcança 10m. Não ria. Leia e estude, pesquise.
    “Conhecerá a verdade e a verdade vos libertará.”

  44. Lógica Diz:

    Viu? Existe água em Marte.
    Se leu realmente o livro Dona Maria João de Deus ela falou essa verdade em 1935 através da psicografia de Chico.

  45. Pedro Diz:

    Olha, acredito que sim exista vida em Marte e que as psicografias de Chico e as ditações de sua mãe são totalmente verdadeiras. E já o fato em que Marte é mais atrasado que a Terra, eu não acredito. Eu tenho o Livro dos Espíritos e vi o que foi escrito. Lá diz sim que Marte é menos evoluído que a Terra, mas pela falta de informações sobre o assunto não discutirei. Mas o fato é que Chico não é um charlatão, sua mãe também não é, mas se você ler todo o Livro Cartas de Uma Morta por inteiro, vai ver que ela era uma mulher simples, humilde, e que nunca tinha estudado. Ela mesmo cita, que algumas de suas palavras podem havem incompreeensão devido a falta de evoluçaõ do ser humano em compreender palavras, e que algumas das palavras citadas, foram substituídas para descrever algo mais próximo ao ser humano, pois haviam carcterísticas irreconhecíveis na época. Podemos pegar de exemplo a energia solar, que é empregada em, algum dos planetas visitados por ela junto com outros espíritos. Ela diz que o ser humano iria reconhecer e empregar a energia solar futuramente. o livro foi escrito no início do século XX e o ser humano estava engatinhando na tecnologia. Hoje já utilizamos a energia solar e outras fontes. Confirmando, o livro possui sim, total verdade sobre seus diversos assusntos, basta o ser humano crescer moralmente e tentar evoluir para entender o assunto. Já se passaram quase 90 anos que o livro foi escrito, e o ser humano continua na mesma iginorância de não acreditar em fatores como pluralidade de vidas em outros mundos, evolução do espírito. Como acreditar né? Pois se na própria vida material ele não consegue enxergar a si mesmo? Nós precisamos evoluir muito, mas muitos mesmo para compreender o quanto a vida, o universo, o mundo são vastos, impossível para compreendê-los em época de guerras, fome e luxúrias.

  46. Aurélio Diz:

    A Nasa está constantemente pesquizando o planêta vermelho!Tem alguma coisa lá,ninguém da chute em cachorro morto.

  47. Roberto Silva Diz:

    Caros espíritos encarnados.

    Eis uma antiga frase: a muitos mistérios entre o céu e a terra, todos sabemos.

    Recentemente no Jornal Nacional (da Rede Globo) anunciou uma matéria curta, porém para se meditar (tipo assim): a Nassa anunciou que haveria vida em Marte, mas teve que se retratar devido aos tumultos criados no mundo inteiro.
    Pensem: onde tais tumultos poderiam ter sido criados? O que tais revelações poderiam causar? Sabemos que a NASA sempre escondeu verdadeiros tesouros de informações que poderia muito nos auxiliar em nosso conhecimento do universo. Assim, prefiro esperar novos acontecimentos (os que Deus prometeu nos enviar), não o posicionamento da ciência, que bem sabemos, sempre esteve distante do necessário,verdadeiro e profundo “mundo” que nos cerca. Além do mais, mal estamos caminhando neste sentido, enquanto outros – os que vivem nas muitas moradas de Nosso Pai, segundo Jesus Cristo, com certeza mais evoluidos, não apresentam tais interrogativas. Tudo é questão de crer num Deus muito mais capaz Daquele que nos humanos tentamos rotular, pelo nosso bel prazer. Esta na hora (mais do que na hora) de procurarmos tais interrogativas em nosso interior por que só assim encontraremos as verdadeiras respostas, pois estas estão em Deus. Fiquem em paz!

  48. Manu Diz:

    Caro senhor Vítor,

    Peço-lhe que você não critique algo sem ter o devido conhecimento. Se você não conhece a doutrina espirita, retorno a pedir-lhe que não se intrometa fazendo comentários absurdos. Se você tivesse a minima idéia de como Chico é evoluido, creio que imploraria perdão, mas ele, como eh muito evoluido, não pediria nem um pedido de desculpas. Por favor, é obvio que existem forças ocultas, outros mundos, de outras dimensões além das nossas. Por isso não seria mais obvio que os autores dos livros citados no texto seriam também influenciados por espiritos? E, mais uma coisinha. Chico é sim a reencarnação de Allan Kardec. Ele não saía divulgando por humildade. Se você fosse a reencarnação de Adolf hitler, não sairia divulgando por humildade, mas por vergonha…

  49. Manu Diz:

    quanto a contradição do livro a gênese e cartas de uma morta sobre marte,há coisas, a doutrina fala sempre, que o nosso nível de evolução não permite saber. Com certeza, naquela época, o povo imaginar que nós somos os menos evoluidos do sistema solar seria inaceitável, assim como foi dificil para a igreja aceitar que a terra não eh o centro do universo.

  50. Manu Diz:

    mais alguma duvida?

  51. Geraldo Diz:

    Olá gente, gostei muito do interesse em discutir e raciocinar.Creio que não seja só uma questão de saber quem tem razão mas sim de procurar a verdade.
    Já tinha notado essa incongruência sobre Marte (tem tb uma crônica do “Humberto de Campos” falando de uma sociedade avançada em marte…
    O que tenho encontrado é uma enxurrada de referências aos encobertamentos de encontros com aliens no espaço e o próprio Dr. Edgar Mittchel (será assim?), astronauta, deu uma entrevista dizendo que eles estão aqui e por ai.
    Como referência para pesquisas vou indicar uns sites:

    http://br.truveo.com/The-Disclosure-Project-1-LEGENDADO/id/3034296564

    http://www.youtube.com/watch?v=dWLNPs_g5rc&hl=pt-BR

    http://video.google.com/videoplay?docid=-5980990221766439646

    Peço desculpas se ponho lenha na fogueira mas na doutrina espírita está escrito:
    “Amai-vos e instrui-vos”, então… mãos na massa, gente.
    Um grande e fraterno abraço
    Respeitosamente
    Geraldo

  52. geraldo Diz:

    Ha gente o livro do Humberto de Campos (psicografado) ´chama “Novas Mensagens de Humberto de Campos” e tem um capítulo sobre uma viagem a Marte.Abraços

  53. cleiston Diz:

    Gostei muito desse site,vi que cada um de vocês deixaram muitos relatos importantes para reflexão.Irei fazer o mesmo.Sou uma pessoa muito espiritual,tenho diálogo com muitos seres evoluidos e me disseram o seguinte.Só iremos receber alguma comunicação, quando arrumarmos nossa casa.Somos diariamente observados,a nivel de planeta.A terra está completamente desigual, o que temos a fazer é o seguinte,digo as potências:Auxiliar a ÁFRICA a evoluir como muitos paises evoluiram,este foi o primeiro citado.Fiquem atentos para estas palavras é acreditem no que escrevo,fora ela existem outros muitos.Se todos nós se amarmos,ser honestos uns com os outros,estudarmos muito,adquirir muitos conhecimentos e outras qualidades,irá ter no mundo diversas tranfor mações no sentido evolução.Até breve voltarei!!!!!!!

  54. Legionarios-SP Diz:

    Meus caros, sou espírita, porem creio na ciência, acredito que tudo deve ser analizado com a luz da razão, os próprios mentores espirituais dizem isso. Não devemos crer em uma obra antes de analiza-la supondo possivel seu contexto. Toda via, acreditamos ou deixamos de acreditar simplesmente por não aprofundarmos nossos estudos. Tambem não podemos descrer em obras transcritas pelas mãos de Chico Xavier, homem esse que é respeitado pela ciencia e cientista. Quem ja teve a oportunidade de assistir “As cartas de Chico Xavier” exibido pela Rede Globo de televisão, que decorre uma historia de um adolescente morto em brincadeira com um amigo onde a mãe do garoto morto, não sendo espirita, não conhecendo Chico e é claro, Chico não ha cconhecia. Como esplicam os detalhes da carta que Chico psicografou frente a multidão que falava de alguem estranho ao medim… que diriam da jornalista que se fez de doente para desmascarar José Arigó e o mesmo descobriu uma doença real e desconhecida pela “cientista” em questão. É claro que existam falsos profetas em todas as religiões, mas esses não encontram seguidorem fieis. Discutem sim, mas apresentem provas objetivas da tese apresentada. Esqueçam os pontos de vista, a ciencia se baseia de fatos e não de “EU ACHO”. A Doutrina espirita se baseia em fatos, nas leis naturais e não em fanatismo. Discutir com pessoas ignorantes é mera perda de tempo. “CRISTO DISSE: DEIXEM QUE OS MORTOS ENTERREM SEU MORTOS”. Alguem rebate essas palavras? Qual o sentido? Entendam que a função do materialismo e do ceticismo é derrubar a criatura humana, expondo-a novamente nas trevas da ignorancia. A religião, sabiamente aplicada, eleva, edifica… meus caros, conhecimento, saber, inteligencia não é atributo apenas dos sabios.

    Obrigado!

  55. Tina Diz:

    Enquanto muitos perdem tempo com discussões inúteis, outros estão preocupados em aplacar a fome, levar orientação aos desesperados, consolar os aflitos, nós espíritas fazemos isso, não importa os comentários maldosos, hoje são críticos ferrenhos, amanhã engrossarão as fileiras dos espíritas abnegados a serviço do Cristo, assim como muitos no passado criticavam os cristãos, a doutrina não é dos homens e sim dos espíritos, tudo a seu tempo, o véu se levanta a medida do nosso merecimento e entendimento. Os que criticam só aguçam a curiosidade.

  56. O Ateu, o Crente e o Espírita… | Diz:

    […] fala sobre o livro Cartas de Uma Morta (para um artigo interessante sobre o livro, sugiro: http://obraspsicografadas.haaan.com/2007/livro-cartas-de-uma-morta-1935-de-chico-xavier/). Acontece que nesse livro, Chico Xavier diz que falou com sua mãe morta (maluquice), e sua mãe […]

  57. Danilo Diz:

    Recentemente tem surgido outros médiuns que corroboram com as informações do Chico e do Ramatís sobre a vida no planeta Marte. O médium “Roger Botiini Paranhos” escreveu livros muito interessantes, com relatos de suas viagens astrais, ou desdobramentos conscientes. Mas creio que a polêmica abordada neste site se resume no fato de Maria João de Deus não ter revelado nada sobre a diferença de vibração da matéria entre Terra e Marte, proporcionando vida em dimensões diferentes. Bem, talvez ela mesma não estivesse a par dessa diferença de dimensões. A dimensão física de Marte é semelhante ao plano espiritual da Terra; a Maria pode ter se deslocado do plano espiritual terrestre para Marte, e por isso encontrou o local daquele jeito descrito no livro. Depois, ao retornar ao plano espiritual da Terra, tratou de visitar Chico na crosta e passar as informações. Os físicos modernos, com base na mecânica quântica e na teoria das supercordas, deduzem que o Universo seria dividido entre 10 a 12 dimensões diferentes. Creio que muita coisa interessante ainda deverá ser descoberta neste século.

  58. soninha Diz:

    Detesto estas polêmicas em torno da fidedignidade mediúnica do Chico e das obras psicografadas por ele.Acredito que os polemizadores ganhariam muito mais se estivessem realizando algo útil com vistas a sua reforma íntima e consequente evolução.

    O Chico,um homem com cultura restrita,de poucos recursos materiais, foi escolhido pela Espiritualidade Superior para nos trazer a magnífica obra de Emmanuel,André Luiz e tantos outros Espíritos,e inúmeras cartas que serviram de consolo e norte para familiares que perderam entes queridos.Sabem porquê? Primeiro pela sua simplicidade,depois pela sua humildade, enquanto os que tentam imputar-lhe o título de fraudador,precisam de uma vasta bibliografia para articular os seus artigos.

    Será que irão contestar também as cartas que as mães aflitas receberam dos seus jovens e amados filhos desencarnados,na grande maioria, vítimas de mortes trágicas?! Cartas que consolaram,pensaram feridas da alma e abriram novas perspectivas de vida através do consolo e da esperança?

    Quem sabe?!…

    Boa sorte!

  59. Vitor Diz:

    Soninha,

    nem Emmanuel, nem André Luiz eram espíritos. E sim, esse blog já contestou as cartas que as mães aflitas receberam dos seus jovens e amados filhos desencarnados,na grande maioria, vítimas de mortes trágicas. Há uma matéria específica sobre a Nair Belo. Use o sistema de busca no blog.

  60. Aurélio Diz:

    Amigos,a hora vai chegar para todos,maõzinhas no peito,olhinhos fechados,coração parado,corôa de flôres,e ai?O poetinha já dizia,em cima uma lage,embaixo a escuridão,é fogo irmão.!!!Viva a luz,o Chico vive.

  61. Emanoel Diz:

    Os cientistas atualmente já consideram a possibilidade de haber vida em outros planetas de outros sistemas uma probabilidade certa. Por que, em um Universo infinito, com inúmeras galáxias, só um planetinha, entre tantos milhões de outros existentes, haveria vida? Será que não há outros planetas gravitando ao redor de outras estrelas, mais ou menos na mesma distância em que a Terra se encontra ao Sol? É praticamente uma certeza matemática para mim a possibilidade. Deus é criativo e poderoso. Pobres dos humanos que se acham os únicos do Universo (quá, quá…) Além de tudo, essa realidade explica bem a justiça divina, dando a ideia de que estamos num planeta ainda em evolução, comparando com outros mais e menos felizes que o nosso, que certamente existem. Questão de lógica. Que seja filosofia para muitos o que digo. Para meu espírito, já é uma realidade. O mundo não teria lógica nenhuma se apenas a Terra, como a infância da humanidade pensava, fosse o centro de tudo. Ainda hoje muitas pessoas acham isso. É cômico para mim tal pensamento.

  62. Emanoel Diz:

    Os cientistas atualmente já consideram a possibilidade de haber vida em outros planetas de outros sistemas uma probabilidade certa. Por que, em um Universo infinito, com inúmeras galáxias, só um planetinha, entre tantos milhões de outros existentes, haveria vida? Será que não há outros planetas gravitando ao redor de outras estrelas, mais ou menos na mesma distância em que a Terra se encontra do Sol? levando em consideração um tipo de vida como a nossa, em que o Sol não poderia estar nem tão distante e nem tão próximo ao planeta em que vivemos. É praticamente uma certeza matemática para mim a possibilidade. Deus é criativo e poderoso. Pobres dos humanos que se acham os únicos do Universo (quá, quá…) Além de tudo, essa realidade explica bem a justiça divina, dando a ideia de que estamos num planeta ainda em evolução, comparando com outros mais e menos felizes que o nosso, que certamente existem. Questão de lógica. Que seja filosofia para muitos o que digo. Para meu espírito, já é uma realidade. O mundo não teria lógica nenhuma se apenas a Terra, como a infância da humanidade pensava, fosse o centro de tudo. Ainda hoje muitas pessoas acham isso. É cômico para mim tal pensamento.

  63. Bruno Alves Diz:

    Bem gostei muito de ler a matéria e o que o Vitor está fazendo aqui
    é analisar fatos com um olhar cientifico. Isso quer dizer analisar
    todas as hipóteses. Muitas vezes não se acha uma teoria que explique
    os fatos 100%.

    Vejo que a grande maioria que postou aqui está agindo de forma emocional
    e perdendo o foco. A questão é simples. No livro ela afirma a existência
    de vida em Marte. Com base nas informações divulgadas até para a humanidade,
    não existe vida em Marte. Outra possibilidade é a existência de uma teoria
    da conspiração, onde a Nasa não divulga várias informações.

    Assim temos duas possibilidades, sendo um pouco provável. Ciência é isso mesmo.
    É buscar respostas, buscar a incoerência e tentar achar uma explicação. Kardec
    já disse que se a ciência mostra que espiritismo está errado, fique com a ciência.

    Pessoalmente não acredito e má fé e isso também não foi colocado por Vitor aqui em
    nenhum momento..

    Vamos ser racionais e entender o que é ciência e o que é pseudociência.

  64. Marcos Campioni Diz:

    Eu vi muitos comentários que não deveríamos discordar da psicografia do livro citado (Cartas de uma morta) por ser feita por Chico Xavier. Essas pessoas são tudo menos espírita, por que o espiritismo é sim duvidar. No espiritismo que aprendi que é melhor deixar de lado 10 verdades que aceitar uma mentira.
    Eu admiro muito o Chico Xavier, o que ele fez em prol da doutrina não tem preço, mas não sou Chicólatra, ou seja, adorador de Chico. Isso contraria tudo que aprendi na doutrina.
    Eu cheguei até este espaço porque também tenho muitas dúvidas quanto ao narrado em relação a Marte feito no livro em questão.
    Pensei que poderia um espírito enganador ter passado a perna no Chico, mas nesse caso o espírito era a mãe dele, com a qual ele já tinha contato muitos anos antes, o que deve dificultar a qualquer outro espírito efetuar a comunicação enganosa, embora não podemos descartar totalmente essa possibilidade.
    Entre os apontamentos que li tem um que me chamou a atenção, em que diz que ela (mãe do Chico) por ter pouca instrução e por um pouco de confusão ter misturado o que é plano espiritual com o físico, não descarto essa hipótese também.
    Apesar de ser muito espinhoso todo esse assunto como um bom espírita, não como fanático, não posso descartar nenhuma outra possibilidade como a do médium ter passado para o papel muito daquilo que tinha lido (no caso o Livro Urântia de Flamarion) e onde ele reproduz essa paisagem de Marte em outra obra sua através do espírito de Humberto de Campos.
    Temos que ter muito bom senso como espíritas. Acredito que muitos espíritas devem ter um pavor imenso de algo estar errado nos livros de Chico e Kardec, mas vejo que isso não tem o poder de destruir a ciência espírita, se isso não destruir suas bases ou fundamentos: Deus, Imortalidade da alma, Possibilidade de comunicação com os espíritos, a Reencarnação e a Pluralidade dos mundos habitados.
    Essas bases ou fundamentos hoje a ciência tem constantemente ratificado, vejamos:
    1- A existência de Deus – Pesquise a Sintonia Fina do Universo e descobrirá a forma minuciosa com que o Universo foi planejado denotando disso um planejamento meticuloso feito por quem?
    2 – A Imortalidade da alma, a possibilidade de comunicação com os espíritos e a Reencarnação: Se a ciência não prova, mas já se apresentam muitas evidências do fato – Como a terapia de vidas passadas, a transcomunicação instrumental, estudos de crianças que relembram de vidas passadas em estado normal de vigília, etc..
    3 – A pluralidade de mundos habitados: Hoje os cientistas são unânimes em confirmar que existem muitos mundos habitados, embora em outros sistemas solares e/ou outras galáxias distantes, e com a teoria das cordas que levanta a hipótese de outras dimensões abre a possibilidade da existência de seres interdimensionais.
    O Espiritismo pode até deixar de existir enquanto Religião, mas suas bases e fundamentos não. Podem encontrar falhas nesse ou naquele médium, mas os fundamentos da doutrina espírita estão mais sólidos a cada dia. Por isso, não perco meu tempo defendendo Chico ou Kardec, ao contrário, busco fazer a leitura, não só desses, mas de qualquer outro livro, seja psicografia ou não, da forma mais crítica e racional possível, dentro do meu contexto de conhecimento.
    Percebo que dentro do espiritismo estão a venerar Kardec, Chico, Divaldo, etc., o que me deixa muito triste, devemos sim tratá-los com o máximo de respeito que merecem, mas nunca idolatrá-los.
    Antes eu achava que não era bom espírita porque tinha esse tipo de conceito e achava que isso era falta de fé, hoje percebo que sou mais espírita do que muitos que são Chicólatras ou Kardecólatras, ou seja, adoradores de Chico e de Kardec.
    Sejamos racionais, Kardec agradeceria muito se suas idéias fossem discutidas, analisadas, colocadas em evidências, pois o mesmo usou de grande sabedoria e com grande maestria usou e abusou de métodos científicos para escrever seus livros relacionados à doutrina espírita. O estímulo a esses estudos podem apontar algumas falhas, mas nos trará muito mais certezas das coisas espirituais.
    Não podemos esquecer nunca que o mesmo nos deixou a recomendação que quando a ciência for contrária ao espiritismo que ficássemos com a ciência. Sendo assim, se o Chico, por uma razão ou outra errou na descrição de Marte esqueçamos Chico e fiquemos com a ciência, simples assim.

  65. Phelippe Diz:

    Estou cada vez mais convencido que psicografia não existe. Pode ser qualquer coisa, menos comunicação com o Além. Se é que existe Além.

  66. Juan Diz:

    Se existem espíritos, construções e cidades no mundo espiritual que não vemos, mas supomos estarem lá, por que tiramos a conclusão que a vida em outros planetas seria perfeitamente perceptível para nós? É perfeitamente racional as diversas sondas e satélites espalhados por aí não encontrarem nada em nossa dimensão de realidade. Somos como cegos tentando ouvir a luz.

  67. Laerte Diz:

    Trata-se de vida espiritual e não de vida física.

  68. jose de castro Diz:

    em face de todos os argumentos de quem se julga um prudente,relembro jesus;que citava que os mistérios seriam oculto aos sábios e prudente e revelados aos simples.É uma alegoria como todas as pabolas em cima da cultura orgulhosa judaica que muito ainda comungamos na atualidade.Se não temos alcance ou humildade para refletir sobre o ensinamento de jesus,estabelecendo necessariamente uma aparente logica subjetiva,implicitamente estruturas de matéria que tem massa,nos inserimos naturalmente na assertiva de jesus.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)