Porque André Luiz não é Carlos Chagas

No dia 26 de setembro de 2009, o médium Waldo Vieira confirmou que o espírito André Luiz era Carlos Chagas. No entanto, Jáder Sampaio fez uma pesquisa minuciosa da vida de André Luiz como narrada em sua série de livros psicografados e a vida de Chagas, encontrando discrepâncias inconciliáveis.

Coloquei as comparações em forma de tabela. O artigo original também mostra porque André Luiz não é Oswaldo Cruz. 

 

André Luiz

Carlos Chagas

Causa Mortis

A “causa-mortis” de André Luiz é descrita pelo médico espiritual Henrique de Luna. Ele teria desencarnado no hospital, após “duas cirurgias graves devido a oclusão intestinal” que, por sua vez, derivava de “elementos cancerosos”. Luna cita ainda sífilis, o comprometimento de rins e fígado e do aparelho gástrico. (Nosso Lar, p.32, 33, 41).

A biografia Chagas cita “ataque cardíaco” e “morreu de infarto sobre a mesa de escritório, trabalhando”.

Genitor

Do pai de André Luiz, sabemos que ficou “12 anos numa zona de trevas compactas do umbral” e que era comerciante. André dá-lhe o nome Laerte em seus escritos. (Nosso Lar, p.91 e 190 a 194). Como a narrativa se dá no ano de 1939, se o dado se referir a todo o período post-mortem do genitor de André Luiz, inferimos como ano possível da desencarnação o ano de 1927.

O pai de Chagas chamava-se José Justiniano, era fazendeiro e plantador de café e desencarnou em 1901 ou 1902, ou seja, cerca de 25 anos antes da data estimada por nós para Laerte.

 

Irmãos

A mãe de André Luiz fala em três irmãs do autor espiritual. Duas que ela chamou de Clara e Priscila e que estavam presas à região do umbral, e uma outra, chamada de Luísa, que havia desencarnado quando André Luiz era pequenino e auxiliava a mãe em suas atividades. É possível que ele tivesse mais irmãos, não citados naquela oportunidade. (Nosso Lar, p. 92)

Chagas possuía cinco irmãos, Maria Rita (que era meia-irmã, filha do primeiro casamento do pai), Carlos, José (que desencarnou com menos de quatro anos de idade), Marieta e Serafim.

Filhos

Ao revisitar sua casa, André Luiz encontra a filha mais velha casada (primogênita) e uma outra filha mais jovem conversando sobre “seu único filho varão” que estaria “ por aí, fazendo loucuras” (Nosso Lar, p. 272 e 273). Ao se referir à sua família o instrutor fala em “uma esposa e três filhos”. (Nosso Lar, p.275)

Chagas teve dois filhos legítimos, Evandro e Carlos, que lhe seguiram a carreira e diplomaram-se antes da sua desencarnação. (Evandro em 1926 e Carlos em 1931).

Vocação para Medicina

André Luiz atribui sua carreira ao avô, que lhe deixara uma quantia significativa para fazer o curso. “Em muitas ocasiões manifestei o desejo que ele se consagrasse à medicina”. (No Mundo Maior, p. 234).

O biógrafo de Chagas (que é o próprio filho, Carlos) atribui a vocação à influência do tio de seu pai, Calito, que formou-se em medicina na corte e organizou uma casa de saúde em Oliveira – MG.

Época da Desencarnação

André Luiz não nos dá uma data para a sua desencarnação, mas é possível inferi-la com precisão de cerca de um ano, a partir dos seguintes trechos de seus escritos:

André Luiz permanece “mais de oito anos consecutivos” nas esferas inferiores, após sua desencarnação. (Nosso Lar, p. 47) 

Em recuperação, na colônia, cita um episódio ocorrido em agosto de 1939 (Nosso Lar, p. 132) e ele não havia ficado ainda por um ano na colônia espiritual (Nosso Lar, p.253). Temos então como época possível de sua desencarnação o ano de 1930 (1939 – 8 – 1), com uma faixa de erro de dois anos, ou seja, entre 1929 e 1931.

Carlos Chagas desencarnou em 8 de novembro de 1934, aos 55 anos.

Jáder Sampaio conclui dizendo:

Apesar de termos feito inferências que alguns leitores podem não considerar como exatas (o período da desencarnação do pai de André Luiz e do próprio André Luiz), os dados biográficos são muito discrepantes. Será possível que o autor espiritual tivesse alterado fatos de sua vida como o número, sexo e destino dos filhos, profissão paterna, seu período de permanência nas regiões inferiores, sexo dos irmãos e doenças que levaram à desencarnação, para preservar oculta sua identidade? Teria o autor espiritual tecido tantos comentários sobre ficções? Consideramos pouco provável. 

Cabe-nos adotar a posição rigorosa do codificador do Espiritismo, rejeitando nove verdades para não aceitar uma mentira. 

Concordo totalmente.

Referências 

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/andre-luiz-cruz-ou-chagas.html (acessado 27 de setembro de 2009)

19 respostas a “Porque André Luiz não é Carlos Chagas”

  1. Roberto Passos Diz:

    Caro Vitor:
    Eu tinha acessado este site já na sexta feira e pensei em postar hoje também. Olha, sinceramente não sei mais o que pensar sobre paranormalidade e paranormais. Estudo Espiritismo e Projeciologia/Conscienciologia há muitos anos, e cada vez mais estou convicto: Não existem intocáveis. Abaixo aos ídolos e mitos e acho o momento exato para colocar o que primeiro se aprende no IIPC.
    ” Não acredite em nada que você ouvir aqui ” Faça suas próprias investigaçoes.
    O que pensar colega?
    Abraços

  2. MARCELO Diz:

    http://www.grupodosoito.com.br/subpaginas/faustino.htm

    Este site afirma que andré Luiz era Faustino Esposel

    O que acham?

  3. Roberto Passos Diz:

    Marcelo: Entre em obras psicofrafadas mês de setembro para ver resposta de Waldo Vieira.
    Com relação a Faustino, na investigação de Luciano dos Anjos, ele também encontra discrepãncias com relação a família de André Luiz e a de Faustino. Acho que ficamos na mesma.
    Abraços

  4. Ricardo Diz:

    Caros srs, colarei parte do texto do Roberto Passos: *Olha, sinceramente não sei mais o que pensar sobre paranormalidade e paranormais. Estudo Espiritismo e Projeciologia/Conscienciologia há muitos anos, e cada vez mais estou convicto: Não existem intocáveis. Abaixo aos ídolos e mitos e acho o momento exato para colocar o que primeiro se aprende no IIPC.
    ” Não acredite em nada que você ouvir aqui ” Faça suas próprias investigaçoes.
    O que pensar colega?*
    Bom, Roberto, eu tambem de vez em quando me pergunto tudo o que você se pergunta, tambem me pergunto se existe continuação, já me perguntei se existe Jesus (tem um tópico aqui que fala disso), mas sabe de uma coisa… doravante me deixarei levar pelo sentimento. Eu sinto que há algo sim e algo bom na doutrina espírita, apenas concordo com o Luciano dos Anjos, quando diz que não devemos ir pelo mesmo caminho da igreja catolica (http://site.andreluiz.vilabol.uol.com.br/CA_luciano_dos_anjos.html), eu frequento o Ramatis no Rio, gosto de ir lá, mas sinto que muito do que preciso esta em mim mesmo, em minhas capacidades, meu senso critico e discernimento. Portanto, sugiro, em resposta a pergunta do colega Roberto Passos, que siga sua intuição.
    Caso alguem queira um contato extra site, meu e.mail é:
    professor-rj@bol.com.br
    será uma satisfação!
    Abraços

  5. Carol Diz:

    Indico aqui o site: http://www.institutoandreluiz.org/ca_pedro_bezerra_neto.html que contém o esclarecimento para esse post.
    me admira que alguém aparentemente tão cético acredite que alguém com quem não travou contato é realmente Waldo Vieira. Será que alguém não respondeu por ele?

  6. Gilberto Diz:

    E alguém ainda acredita no que esse picareta do Waldo Vieira diz? Tenha santa paciência!!

  7. carlos pontes Diz:

    Fé. Nada mais que fé. Verdade ou não, o importante é dar um sentido à existência. Não deixar-se cair nessa imensa porção de vazio que busca nos arrastar ao nefasto niilismo. Acreditem “irmãos”, acreditem…

  8. Sonia N. Diz:

    Eu gostaria de saber se alguém tem a informação dada pelo Chico Xavier que, afinal de contas, foi quem recebeu toda a coleção André Luis. Eu nunca soube que Chico Xavier tivesse confirmado quem foi André Luis em encarnação anterior. O Waldo Vieira, ao contrário de suas espectativas, entrou num ostracismo danado depois que resolveu abandonar o trabalho mediúnico junto ao Espiritismo. E agora que o Chico não está mais aqui para contestar qualquer coisa (aliás, ele não contestaria, porque não era do seu feitio), ele sai da sua caverna, procurando PROJETAR-SE a qualquer preço (inclusive, da calúnia), já que a Projeciologia não lhe trouxe a PROJEÇÃO que tanto ambicionava. Hoje, podemos vê-lo nesse triste papel de mentiroso, caluniador, invejoso, perturbado, todo vestido de branco, posando de mestre, parecendo mais um mestre de escola de samba, da velha guarda. A quem ele pensa que engana?
    E eu tenho vivido para ver isso… que vergonha!!!!

  9. roseli Diz:

    acredito piamente que existe um mundo espiritual e no ceu so vai quemrealmente alcansou a plenitude da alma e acredito que existe outra morada para aqueles que ainda nao chegou na pureza de alma nao sou espirita mas sou a favor daqueles que buscam um sentido maior para vida e a biblia e bem clara so nao ve quem nao quer

  10. roseli Diz:

    nao importa a religiao ou credo o importante e o grau de espiritualidade de cada um, ha dois caminhos o bem e o mal e depende de nossa consciencia e nossa conciencia nos condena ,entao nao importa a verdadeira identidade do espirito andre luiz mas sim o verdadeiro esclarecimento sobre o mundo espiritual e a biblia de jesus e bem clara

  11. Ramos Diz:

    Acredito que qualquer informação que venha do além-túmulo, o mais importante é o conteúdo e não a identificação de quem informou, pois conhecemos os homens pelos seus atos e não pelos seus nomes, no mundo espiritual não é diferente.
    A curiosidade das pessoas está mais em quem divulga do que no conteúdo divulgado.
    Acredito na Espiritualidade Maior. Se o André Luiz não publicou a sua identificação com detalhes, é porque motivos ele tinha. Mas, se Nosso Lar fosse psicografado novamente, com certeza seria uma obra melhorada, e quem sabe talvez o André Luiz não fosse mais transparente em sua identificação. Mas os comentários são válidos. Fiquem com Deus.

  12. Obras psicografadas » Blog Archive » Chico Xavier plagia Waldo Vieira? Diz:

    […] Segundo Waldo, André Luiz é Carlos Chagas, o que é um absurdo devido a suas biografias serem inconciliáveis. É importante ainda dizer que o livro “Mecanismos da Mediunidade” possui trechos claramente […]

  13. Rafael Diz:

    O site que o Marcelo colocou e muito importante. Acho que deveria ser levado em consideracao, porque:
    1. Parece que o propio espirito de Andre Luiz diz ser do interesse dele manter o anonimato e por isso nao revelava todas as ocorrencias ou dava pistas falsas.
    2.O dono do site nao ganha dinheiro com a venda dos seus livros, o que leva a crer que ele nao tem porque mentir(acreditando que a maioria das pessoas buscam o o interesse economico)
    3. A grande pergunta e, se o espirito de andre luiz diz que preza pelo anonimato e da informacoes erradas no livro propositalmmente para preservar o mesmo, sera que todas as obras psicografadas tambem segue a mesma linha de raciocinio, ou seja, para o mundo espiritual o anonimato e algo importante ? Se sim, isso explicaria todas as incogruencias entre os dados fornecidos pelos espiritos e as ocorrencias de fato no mundo real.
    4.Parece que a propia familia do andre luiz(faustino) quiz o sigilo sobre a verdadeira identidade de andre Luiz, inclusive o chico tambem queria isso. Acho que deveriamos perguntar pra familia do Faustino esposel se isso realmente e verdade. Havia de fato um interesse pelo sigilo da verdadeira identidade, uma vez que, se isso existe, pode nos dar uma dica sobre o funcionamento do mundo espiritual e responder a diversas divergencias entre os dados psicografados e os dados realmente encontrados, como e o que acontece no caso Antonia(nunca se encontrou o nome dela) ou caso do guia espiritual do Chico, Emmanuel

    Acho que isso deve ser levando em consideracao pra fins de investigacao.

  14. JARIO Blog Diz:

    Projeção Astral Técnicas Tipos e Classificação…

    Existem diferentes estados para experiências fora do corpo, cada caso respresenta um estado da consciência nos mundos psicológicos……

  15. ciro Diz:

    NOSSA SENHORA. E AGORA ?
    JÁ LI E ESTUDEI DEZENAS DE OBRAS ESPIRITAS, SOU GRANDE ADMIRADOR DESSA CIENCIA, MÁS LENDO ESSES
    TEXTOS ACIMA, MEU DEUS, QUANTA CONFUSÃO POR NADA.
    O QUE IMPORTA É O CONTEUDO DOUTRINÁRIO, A LUZ
    PROJETADA NAS CONCIENCIAS QUE APROVEITARAM OS
    CONHECIMENTOS E REVELAÇÕES MARAVILHOSAS.
    ESSAS DISCUSSÕES SÃO IMPROFICUAS, SIGAMOS PORTANTO
    NOSSA INTUIÇÃO, NOSSO CORAÇÃO, E PROCUREMOS FAZER
    SOMENTE O BEM. SÓ NO BEM EXISTE SABEDORIA.
    um pequenino ser.

  16. Ivan Diz:

    Acredito que se o autor espiritual não deseja informar seu proprio nome, deve tambem ter escondido certas informaçoes para que não fosse possível a sua identificação por outros meios.

  17. Guilherme Diz:

    Caros amigos, temos a oportunidade de contar da convivência com alguém que ouviu da própria boca de Chico Xavier que o autor espiritual é sim Carlos Chagas. Contou-nos inclusive que há um quadro, encomendado pelo medium a uma amiga, no sentido de solicitar a um artista plástico que fosse à praia de botafogo para pintar um quadro espelhando-se em uma estátua que lá existe ou existia do personagem carlos chagas. Vendo o quadro pronto o médium asseverou “eis aqui o autor andré luiz” e ainda assinou isso atrás do quadro que encontra-se ainda na posse da amiga de Chico. Diz-nos esse amigo conviva do médiu que tanto Chico quanto Emmanuel solicitaram a correção do tempo de permanência do espírito no Umbral que foi de no máximo 2 anos mas a Editora não quis corrigir. E também que o autor espiritual alterou propositalmente alguns dados pessoais para evitar sim a exposição de sua personalidade afim de contornar situações como aquelas promovidas pela família de Humberto de Campos. Grande abraço

  18. Marciano Diz:

    Test:

    People’s Republic of China???????Zh?nghuá Rénmín Gònghéguó

  19. Marciano Diz:

    中华人民共和国

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)