As Pesquisas de Reencarnação

Saindo um pouco da linha do blog, segue uma excelente revisão de James G. Matlock das pesquisas de reencarnação abordando tanto o ponto de vista dos céticos quanto dos crentes.

A revisão da tradução desse texto custou 528 reais, fruto da parceria e patrocínio dos membros do ECAE, um grupo de discussões fechado do Google o qual sou um dos donos. Aqueles que quiserem participar do ECAE de forma a contribuir com material, tradução ou patrocínio, mandem-me um email, é preciso atender a certos critérios para o ingresso neste seleto grupo.

Dica: Dois livros do pesquisador Ian Stevenson sobre reencarnação acabaram de ser lançados em português pela editora Vida e Consciência, e um terceiro está a caminho. Recomendo!

13 respostas a “As Pesquisas de Reencarnação”

  1. marcus Diz:

    É possível baixar este arquivo? Eu gostaria de copiá-lo para um dispositivo móvel de leitura.

  2. Vitor Diz:

    Marcus,
    coloquei para download aqui:
    http://www.4shared.com/document/eIKhuZVU/matlockport.html

  3. marcus Diz:

    Valeu Vitor 🙂

  4. Milton Diz:

    Ian Stevenson sempre procurou deixar claro que suas pesquisas não podem ser consideradas evidências, apenas “sugerem” casos de re-encarnação.

  5. Milton Diz:

    “Aqueles que quiserem participar do ECAE de forma a contribuir com material, tradução ou patrocínio, mandem-me um email, é preciso atender a certos critérios para o ingresso neste seleto grupo.”

    qual é o e-mail?

  6. Vitor Diz:

    Milton,

    O que Stevenson dizia era que suas pesquisas não poderiam ser consideradas provas absolutas. Evidências é claro que as pesquisas fornecem!

    Na edição antiga de seu livro “Vinte Casos”, ele diz logo nas páginas iniciais:

    “sustento que alguns dos casos fazem muito mais do que sugerir a reencarnação; parecem-me fornecer uma considerável evidência da mesma.”

    Esse trecho na edição da Vida e Consciência está traduzido do seguinte modo:

    “afirmo que alguns dos casos fazem muito mais do que sugerir a reencarnação: parecem oferecer boas provas.”

  7. Vitor Diz:

    Milton,
    quanto ao email, coloque o ponteiro do mouse em cima de meu nome ao final da página que ele aparece.

  8. ANdré Diz:

    Olá Vitor
    Parabéns pelo empenho. Entrarei em contato para contribuição.
    É possível adiantar pontos que você julga importante? Dos livro citados do pesquisador Ian Stevenson, qual deles você recomenda como leitura fundamental ?
    Abraço

  9. Vitor Diz:

    Oi, André

    dos que estão traduzidos, “Vinte Casos” possui relatórios mais valiosos que “Casos Europeus”. Mas é bom ter os dois. Há livros mais importantes de Stevenson, contudo, que não estão traduzidos.

    Sobre “pontos que julgo importantes”, você está se referindo a quê?

  10. ANdré Diz:

    Olá Vitor, ainda estou lendo o material.
    Você, que tem um maior conhecimento nas pesquisas parapsicológicas, pode dizer qual a importância do Stevenson nessa ciência? Pesquisei um pouco sobre a vida de dele e vi que pessoas intelectualmente influentes, como Carl Sagan e Chester Carlson deram credito às suas pesquisas. Parece que o próprio Stevenson era cauteloso com as pesquisas e embora mostrasse diversos fatos não podia fechar o ciclo pois não houve prova física que a atestasse. Você conhece algum autor que esteja pesquisando algo a respeito da origem física do fenômeno? Vi relatos de estudos sobre a “glândula pituitária”, inclusivi um professor de medicina da USP, mas a pesquisa é vaga e há muitas discordância entre os próprio médicos.
    Na sua opinião quem são os autores confiáveis nessas linha de pesquisa (Parapsicologia do estudo de memórias de vidas passadas)?

  11. J Diz:

    O artigo termina sugerindo que a reencarnação é a explicação até agora mais adequada para o fenômeno. Com relação a sua posição, você acredita na possibilidade de reencarnação, mas não do ponto de vista espírita? É isso?
    .
    Na minha opinião, talvez seja possível que aspectos da mente de uma pessoa transmigrem para outra, como numa telepatia. Mas não a individualidade inteira de uma pessoa, bem como todo o seu arcabouço mental. Eu não conheço nenhum caso de alguém que lembre de tantos detalhes de suas vidas passadas quanto uma pessoa lembra de sua própria vida. Geralmente são só aspectos fugazes. Se o ser inteiro de uma pessoa passasse para outra, seria necessário não só que todas as memórias fossem transferidas, mas também o temperamento, a inteligência e todos os demais componentes da mente e da psicologia de alguém. Se alguém puder mostrar algum caso assim, agradeço.

  12. Vitor Diz:

    J,

    respondendo à sua pergunta, é isso sim.

  13. Vitor Diz:

    André,

    só hoje vi seus questionamentos, meses depois. Os autores mais confiáveis são Antonia Mills, Erlendur Haraldsson, Jim Tucker e Satwant Pasricha.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)