Chico Xavier, Machado de Assis e línguas estrangeiras

Chico Xavier possui algumas cartas psicografadas em outras línguas. Algumas delas foram escritas em italiano, a primeira delas (que me conste) sendo escrita em 4 de março de 1978. É costume dizer que Chico não sabia italiano, mas seria isso verdade? Será que não havia ninguém que poderia tê-lo ensinado essa língua? Minha pesquisa revela que havia pelo menos 3 pessoas que poderiam ter-lhe ensinado.

A 1ª pessoa que surge imediatamente como possível candidato é Pietro Ubaldi, um médium italiano que no curso de sua vida veio morar no Brasil, tendo o primeiro contato com Chico Xavier ocorrido em Pedro Leopoldo em agosto de 1951. Entretanto, Ubaldi só fixou residência no Brasil, mais precisamente em São Paulo, no final de 1952, tendo vindo antes apenas para realizar palestras. Faleceu em 1972. Apesar de Chico e Ubaldi terem sido muito amigos, a distância geográfica torna Ubaldi um improvável professor de italiano para ele. Precisamos encontrar alguém com quem Chico tinha profunda amizade e residisse próximo. E por acaso, essa pessoa é justamente o tradutor das obras de Pietro Ubaldi, Clóvis Tavares.

Clóvis Tavares nasceu em 1915 e faleceu em 1984. Segundo o livro Vozes da Outra Margem, ele conheceu Chico pessoalmente em 1936, e se tornaram amigos por toda a vida. Eu por muito tempo achei que Clóvis Tavares, portanto, teria sido a pessoa que ensinou italiano a Chico Xavier. Clóvis fazia constantes viagens a Pedro Leopoldo, encontrando-se nessas ocasiões com o médium mineiro. Seria, assim, um bom candidato, tendo vivido com o médium por cerca de cinqüenta anos. No entanto, no livro Trinta Anos com Chico Xavier, Clóvis afirma ter testemunhado psicografias de Chico em italiano, o que claramente indica que ele não foi o professor de italiano de Chico, ou não ficaria surpreso. Considerando que Clóvis não mentiu, haveria mais algum possível candidato? 

Sim. Graças à atitude do jornal Folha de São Paulo em disponibilizar muito recentemente todo o seu acervo para consulta online, consegui descobrir mais um candidato: o sacerdote Sebastião Scarzelli, que era italiano. 

clip_image001

Sebastião Scarzelli (foto constante no livro Luz Bendita)

A informação relativa à sua nacionalidade consta em uma reportagem de 11 de julho de 1982, neste link. 

Naqueles tempos os padres parecem ter sido muitas vezes responsáveis pela educação de algumas crianças. Um exemplo famoso é o caso de Machado de Assis, considerado um dos maiores escritores de nossa língua, que foi educado por um padre que lhe ensinou latim. Aliás, muitos falam que as condições financeiras e a instrução de Chico não lhe permitiriam escrever os livros que escreveu. Essas pessoas deveriam conhecer mais a biografia de Machado de Assis, que nasceu e cresceu em condições muitíssimo mais adversas que a de Chico, e isso não o impediu de ser uma pessoa de extrema cultura, muito superior à de Chico. Vejamos: 

Machado de Assis nasceu em uma família pobre, tal qual o Chico. Só que Machado de Assis nasceu em 1839, quando ainda não havia tido a abolição da escravatura, e ele próprio era mulato, filho de um pintor de paredes (mestiço de negro com português) com uma lavadeira portuguesa açoriana. Para piorar ainda mais a sua situação, era favelado. Ele nasceu no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro. Tanto Chico quanto Machado de Assis tiveram uma infância triste: Machado perdeu a mãe aos 10 anos, Chico aos cinco. 

Segundo o próprio Chico ele teria estudado até o 4º ano do primário. A instrução de Machado de Assis era claramente inferior nesse ponto. Alguns biógrafos de Machado dizem que ele estudou até a metade do segundo ano primário, outros afirmam que nem isso. Pior, Machado era gago e epilético, tendo uma saúde frágil. Chico só a partir dos 20 anos passou a sofrer de catarata em um dos olhos, o esquerdo. É certo que desde os quatro anos ele já ouvia vozes, e aos cinco passou a ver o espírito de sua mãe. A epilepsia de Machado também começou na infância. Será que Chico também sofria de epilepsia, mas sua manifestação era diferente da de Machado, estando associada a experiências místicas e religiosas? Talvez, embora alguns aspectos da fenomenologia do caso Chico se aproximem muito mais da dissociação do que da epilepsia, e não necessariamente dissociação patológica. 

Machado mal ia à escola, e o padre Silveira Sarmento tornou-se seu mentor e professor de latim. Mas Machado não aprendeu só latim. Em uma de suas biografias, “consta que, em São Cristóvão, conheceu uma senhora francesa, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de Francês”. Aos 15 anos Machado já falava muito bem o francês. 

Notem: se Machado de Assis aprendeu latim com um padre e francês com um forneiro, por que Chico não poderia aprender italiano com um sacerdote? 

Mas as coincidências não param aí! 

Machado de Assis começou publicando poemas, tal qual Chico Xavier! Se Machado de Assis tivesse enveredado pelo Espiritismo, poderia ter virado um médium! Felizmente isso não aconteceu. O Espiritismo Kardecista só eclodiria em 1857 com a publicação do Livro dos Espíritos de Kardec, na França. Quando chegou ao Brasil, Machado já tinha um senso crítico afiadíssimo, chegando a escrever em uma de suas crônicas publicada em 29 de agosto de 1888: 

“O espiritismo é uma fábrica de idiotas e alienados, que não pode subsistir.” 

Quão verdadeiras são essas palavras! Devido à influência espírita, Chico acabou acreditando que os versos que ele próprio compunha eram fruto de espíritos e passou a psicografar. Nesse processo, cometeu plágios e pastiches tentando soar como os poetas originais. Criou um guia para si que nunca existiu, Emmanuel, e em nome da verdade espírita teve que participar de fraudes grosseiras em sessões de materialização. E escreveu livros absolutamente ridículos. 

O Brasil perdeu um novo Machado de Assis, mas ganhou um grande benfeitor social. Alguma coisa de bom o Espiritismo tinha que trazer, enfim… mas ainda acho que o custo foi muito alto, para nós e para o próprio Chico.

90 respostas a “Chico Xavier, Machado de Assis e línguas estrangeiras”

  1. Leonardo Diz:

    Vitor,

    Achei o texto confuso, meio sem nexo.Vi alguns erros, como: “É costuma dizer que Chico não sabia italiano”, “Ubaldo”, “se tornando amigos”.
    .
    Achei que você exploraria mais a possível relação do padre no ensino do Italiano…

  2. Vitor Diz:

    Oi, Leonardo
    obrigado por apontar os problemas, já consertei! O “costuma” saiu porque eu ia escrever “costuma-se dizer” e depois fui trocar por “É costume dizer” e não fiz as adaptações necessárias. O “Ubaldo” saiu porque pensei no Ubaldo Ribeiro. O “se tornando amigos” é que eu ia acabar a frase ali, mas resolvi continuar e esqueci de trocar o tempo verbal.
    .
    Há mais informes da relação do Chico com o Padre no livro Luz Bendita.
    .
    Uma curiosidade, o Scur vivia dizendo que achava impossível o Chico mentir. Na reportagem da Folha disponibilizada, o Chico admitiu que mentia! O que será que o Scur tem a dizer sobre isso?

  3. Leonardo Diz:

    Vitor,
    .
    Como sabe, eu moro em Uberaba. Então, imagine, como é a influência do Chico por aqui. Mais: Imagine como é não crer nas suas obras e sendo espírita… Digo que TODOS (não conheço um espírita sequer) não conseguem ver o Chico qualquer coisa abaixo do que deveria ser um apóstolo. Em qualquer grupo que você for, se você disser que não acredita em André Luiz, que pode haver erro nas psicografias ou, como recentemente descobri, índicios de fraude, certamente não seria bem-vindo. Isto soaria tão absurdo que você seria excluído de qualquer convívio imediatamente.
    .
    O curioso é que em diversas reportagens ele disse abertamente ter muito o que melhorar, defeitos, que não era mais do que um servidor… O fanatismo, porém, vê um depoimento sincero como humildade.
    .

  4. Paulo Cesar Diz:

    Vitor tenho lido suas mensagens, aplaudo muitas vezes suas investigações sobre as autenticidade das possíveis mediunidades etc. Mas esta última mensaem me deixou um pouco descrente de sua imparcialidade no que toca à mediunidade do Chico Xavier.
    Primeiro; Quem é o autor deste texto: Chico Xavier, Machado de Assis e línguas estrangeiras? Parece-me que este autor desconhece a mediunidade. Mediunidade não é sinônimo de inteligência ou mesmo de bom literato. Por que o Machado de Assis seria médium se ele conhecesse o espiritismo? Ora, nem Kardec foi médium! Este argumento do autor é bastante tendencioso, malicioso e infantil, desculpe-me , não consigo ser omisso.

    Segundo: Qual o conhecimento que o ilustre Machado de Assis tinha do Espiritismo? Pelo visto, ele era totalmente leigo sobre esta nova ciência filosófica do espírito. Devemos perdoá-lo, pois sabemos que neste planeta não há ninguém perfeito. Agora esta frase; “O espiritismo é uma fábrica de idiotas e alienados, que não pode subsistir.” Dizem que é do Machado de Assis, no entanto, parece muito com argumentos de Católicos Romanos radicais! Que julgam e condenam sem conhecimento algum ou mesmo por má fé!
    Portanto, não foi de bom alvitre tal publicação!
    Abraço.
    Paulo Cesar – DF

  5. Vitor Diz:

    Paulo,
    quando eu não aviso, o autor sou eu mesmo 🙂
    .
    Eu penso que Machado de Assis se tivesse sido influenciado pelo Espiritismo desde criança ele se tornaria médium pelos mesmos motivos que levaram o Chico a se tornar médium: sua epilepsia seria vista como influência espiritual (talvez um espírito obsessor?), e seus poemas como vindos não dele, mas dos espíritos. Kardec já era bem grandinho quando foi estudar espiritismo, não o Chico. Ele era criança e fortemente influenciável.
    .
    Um abraço.

  6. Paulo-RS Diz:

    “O espiritismo é uma fábrica de idiotas e alienados, que não pode subsistir.”(2) assim como qualquer religião ou crença no sobrenatural.

  7. Biasetto Diz:

    Olá pessoal!
    .
    Leonardo, eu vi o comentário que você fez endereçado a mim, no post anterior, respondendo-o.
    Um abraço!
    .
    Vítor, só uma sugestão, ou uma pequena observação: ultimamente, tenho tido a impressão, que você está colocando novos posts, de uma forma um tanto rápida. Penso que alguns artigos poderiam ter sido mais debatidos, explorados. Sim, porque é possível continuar o debate de outros posts, mas, normalmente, quando se muda de tema, o anterior fica meio esquecido ou bem esquecido. É só um comentário, nada mais que isto.
    .
    Esta ideia do Leonardo – um fórum – nem sei bem o que ele sugeriu, mas também poderia ser bem vindo, sei lá, só mais um comentário.
    .
    Quanto a esta matéria nova, acho que ficou interessante, mas tem algumas ideias tuas, que são apenas suposições, o que, obviamente, gera enormes dúvidas.
    .
    Também acho esta frase: “O espiritismo é uma fábrica de idiotas e alienados, que não pode subsistir.”, muito exagerada e até injusta. Há muitas pessoas sérias em todas as religiões, inclusive, ou principalmente no espiritismo. Enfim, aproveitando aquele puxão de orelhas que levei do Gilberto (foi bem vindo Gilberto!), precisamos tomar cuidado com certas colocações e análises radicais.
    .
    No momento, é o que eu penso – e hoje tive um dia bem “atordoado”, então, neste exato instante, já estou pensando de forma muito frágil.
    Boa-noite!

  8. Vitor Diz:

    Biasetto,
    mas lembro que você mesmo reclamou de livros como do Robson Pinheiro, Wagner Paixão e sei lá mais quem que era uma porcaria, só escrevendo loucura. Você não acha que há uma fábrica de idiotas aí? Olha o que eles estão espalhando pro povão, e convencendo!! Olha o que fizeram com o Scur!!! 😀

  9. Biasetto Diz:

    Pô Vítor, você não me deixa dormir hehehehe!
    Sim, com certeza, mas também não podemos generalizar.
    Tem gente séria no meio.
    As pessoas que procuram os centros são bem intencionadas, buscam melhoras de vida, consolo, paz, algo assim.
    Agora, que tem besteira pra todo lado, isto não há dúvida alguma!

  10. Biasetto Diz:

    Hahahaha!

  11. Gilberto Diz:

    Agora, algum professor de Italiano estudou tais cartas nesse idioma? Lembrem-se que a carta em Inglês de Chico Xavier provou-se ser uma farsa ridícula, em que as palavras foram colocadas sem nexo, como copiadas de um dicionário. As cartas em Italiano de Xavier não seriam a mesma coisa? Até eu posso escrever uma carta em qualquer idioma, usando um dicionário, e escrevendo ao pé da letra tudo o que encontro. A carta em Inglês de Emmanuel foi um logro. E essas em Italiano?

  12. Vitor Diz:

    É, Gilberto, eu tb queria alguém versado em italiano para analisar as cartas. Mas o problema é que eu não sei a erudição dos próprios espíritos que teriam escrito a carta. Por exemplo, eu esperaria encontrar diversos erros de português numa carta escrita pelo Lula…mas não esperaria encontrar erros numa carta escrita pelo professor Pasquale.

  13. Gilberto Diz:

    Erros são diferentes de cópia de dicionário. Emmanuel na carta em Inglês não errou em gramática. Ele apenas copiou as palavras do dicionário de forma direta e escreveu um “samba of the Black Man Crazy”, sem sentido nenhum… Quem leciona idiomas sabe distinguir erros de nativos e erros de brasileiros escrevendo em inglês. Por exemplo: “The boy hurt the arm.” Este é um erro de falante de Português, pois dizemos “O garoto machucou o braço.” O correto seria: “The boy hurt HIS arm.” Um americano quase SEMPRE erra ao escrever o possessivo “its”. Ele escreve “it’s”, que se trata de sujeito mais verbo (it is). 9 em 10 americanos erram isso. Os exemplos são inúmeros. Um bom professor de Italiano irá dizer sem problema. Ah, e vê se esquece o Lula Dilma vez…

  14. Caio Diz:

    Vitor, parabéns. Diferentemente da maioria, eu não penso que o artigo ofendeu os espíritas ou o espiritismo. Você não propagou a ideia de que TODO ser humano que segue essa religião é um imbecil. Você, ao copiar a citação do Machado de Assis, apenas enfatizou o que nós já sabemos: as grandes livrarias, como a Saraiva, por exemplo, estão abarrotadas de lixo “literário” de teor espírita / espiritualista. A meu ver, traçar esse paralelo entre a vida de Assis e Xavier foi coerente, sim. Novamente, parabéns. Fica uma sugestão: você poderia fazer um post falando um pouco sobre o Tolkien, o autor de O Senhor dos Anéis. Independentemente de ser um livro de qualidade ou não (eu, particularmente, acho bem divertido), é inegável que o Tolkien construiu um trabalho tão detalhado que, caso ele fosse um cara mal intencionado, poderia facilmente atribuir a obra aos “espíritos superiores”. A trama de O Senhor dos Anéis é bem complexa, várias raças foram inventadas – cada uma com sua própria língua -, mapas foram feitos… Acho que seria legal para alertar os crentes em Xavier sobre o fato de que é possível, sim, inventar um “mundo paralelo” sem a ajuda de entidades sobrenaturais. Se não me engano, você mesmo já havia mencionado algo sobre o Tolkien. Bem, fica o lembrete.
    .
    Olhando os comentários de pessoas cujos conhecimentos em uma área específica são grandes, como é o caso do Gilberto por exemplo, que leciona, eu imagino o seguinte: se uma equipe multidisciplinar fosse formada apenas para analisar os trabalhos do Xavier, os espíritas que nele creem teriam um enfarto. Muita sujeira sairia de debaixo do tapete…

  15. Carlos Diz:

    Vitor, Gilberto,
    .
    Afirmar que CX psicografou mensagens em italiano apenas porque consultou um dicionário, ou mesmo aprendeu italiano, me parece uma redução excessiva. O Chico não sabia italiano. Eu vi, porque estava presente, um médium famoso do Brasil psicografar uma mensagem em alemão. Frases simples, provavelmente com erros de gramática, porém pegue um dicionário qualquer de alemão e tente fazer o que ele fez para sentir o grau de dificuldade se você, sem conhecimento algum da língua, tenta compor algumas frases, mesmo que banais, no idioma desconhecido.
    .
    Não estou com isso afirmando que há um espírito italiano ou alemão psicografando através do médium. Onde quero chegar é que existem mecanismos de percepção e aprendizado mental que fogem ao lugar comum, e não me surpreenderia se CX tivesse esse dom.

  16. Gilberto Diz:

    Carlos, veja o post aqui do Obras sobre o Inglês de Emmanuel.

  17. Gilberto Diz:

    E QUALQUER UM pode copiar palavras de um dicionário. Dizer que isso é difícil é porque nunca tentou. Faz assim: “samba>samba; do>of the; crioulo>black man; doido>crazy. Logo temos “Samba of the black man crazy”. Foi assim que Xavier “psicografou” a tal carta. E Xavier, ao “psicografar” em Hebraico de um rapaz que não falava Hebraico, escreveu frases provavelmente tiradas de um cartão de “Feliz Ano Novo” Judaico. É por aí. Será que esse cara que você viu não decorou algo também? O texto foi analisado, ou ele escreveu “Das Aftas Ardemdoem Emorróidas Idem”, e todos disseram: “Nossa, que gênio!!” ?

  18. Carlos Diz:

    Gilberto,
    .
    Não há efetivamente como descartar a possibilidade de que o médium tivesse decorado algumas frases simples e todos achem, portanto,que a mensagem é autêntica. No caso específico da psicografia em alemão, ela foi obtida na alemanha na presença de um público dominantemente alemão (havia muitos brasileiros, como sempre!). Essa é a hipótese da fraude completa.
    .
    Quero crer, porém, que tratar tudo como mistificação pura e simples é uma simplificação. Evidentemente se você pedir ao médium que então se submeta a um teste controlado eles não irão. Como afirmam, o fenômeno nem sempre acontece quando se quer, mas quando as condições “psíquicas” tornam-se favoráveis. Isso é um sério problema e uma fonte de desconfiança, reconheço…

  19. Jorge Diz:

    Meninos, é uma descortesia postar algo e sair de fininho (tenho agido como troll). Eu tinha um monte de coisas pra fazer. Desculpem.
    Nao posso ta vindo aqui sempre.

    O Vitor está no meu Reader, portanto já li tudo que ele publicou, nao se preocupem…

    Acho que a evolução é pessoal e intransferível.
    Portanto, evoluam, refletindo, autorefletindo, identificando os erros dos outros e de si mesmos. Verificando o que há de desonesto em si mesmos antes, mas isso nao escuda de olha os erros dos outros.

    Eu lembrei que – se somos enganados pelos padres, que rezam a missa da homofobia e depois ensinam aos coroinhas o caminho das pedras – poderemos sim ser enganados pelo Chico.

    Viver numa sociedade alicerçada no medo e na mentira, dá nisso…

    Transparencia, verdade, e desavergonhamento…

    Ainda convido Vitor para fazer uma tese de doutorado, aprofundando os pontos aqui levantados.

    abs

  20. mrh Diz:

    Benfeitor social?
    .
    Ñ consigo concordar c/ o Vitor e o Biazeto qdo eles, p/ 1 resíduo d admiração, separam o q julgam ser a “moralidade caritativa” do CX d seus escritos malucos.
    .
    Escritos e práticas seriam assim distinguíveis.
    .
    Q caridade existe em escrever coisas absurdas e enganar o próximo? Praticar a caridade material depois conserta as coisas? Se 1 espírita, convencido da V destas sandices responder no vestibular q a origem do planeta Terra deve-se a Jesus e seu “exército” e for reprovado, sua situação vai ser resolvida pq CX deu 1 kg d arroz em Uberaba a 1 pessoa pobre? Se 1 criança for educada acreditando nessas coisas, e suas respostas na provinha da escola forem justamente mal avaliadas, se ele se tornar alvo d chacota dos professores e coleguinhas p/ isto, 1 kg d feijão a 1 pessoa pobre em Uberaba resolve?
    .
    Discordo d vcs. Ñ consigo ver 1 sentimento real qquer d bondade aqui; d qquer sentido d consequência nos atos d CX c/ relação às pessoas, apenas a vontade d se projetar usando os outros e criando 1 argumento diversionista, muito utilizado pelos espíritas, q justificam a situação pq CX supostamente fazia caridade.
    .
    Ñ há caridade em enganar as pessoas. Ñ há caridade em deseducar as pessoas. Ñ há amor ao próximo qdo se ensina falsa ciência. Ñ há bondade em vender livros e livros a 1 população pobre (deseducando-a, enganando-a, tomando seus parcos meios) p/ financiar 1 tendência do espiritismo (no caso, o chiquismo) q conduziu o kardecismo brasileiro à IMédia.
    etc.

  21. Vitor Diz:

    Oi, mrh

    eu acho que o Chico não tinha muita noção do mal que ele fazia. Ele mesmo dizia: “é melhor a mentira que consola do que a verdade que fere”. Lembre-se da infância triste que ele teve e das influências – eu diria em especial do Manuel Quintão – que o levaram a tomar o rumo do kardecismo.

  22. Biasetto Diz:

    mrh,
    Admiráveis tuas colocações, porque vêm de encontro a certas perguntas que faço a mim mesmo, várias vezes. Perguntas do tipo:
    – será que devo continuar participando do blog e mostrando as “farsas” do senhor Chico Xavier, já que este homem ajudou tanta gente?
    – será que não devo me calar, já que muitos procuram consolo nos livros e “ensinamentos” do espiritismo?
    .
    Como sempre fui sincero aqui, admito que às vezes fico incomodado com tais questionamentos.
    Porém, penso que a verdade é sempre a verdade, e não existe caminho melhor do que buscá-la!
    .
    Quando eu falo que o Chico não escreveu só bobagens, me referio aos tais livros que o próprio Jorge mencionou aqui, os livros com mensagens e muitas delas são realmente belas.
    Quem visita meu facebook tem umas foto minha lá que a minha esposa tirou, eu, meus dois filhos e meu cachorrinho, com uma pria ao fundo. Este passeio fui muito marcante pra mim, porque a gente ficou em uma pousa em Caraguatatuba, muito legal. Então, numa tarde, meus filhos e minha esposa brincavam na piscina, e eu fiquei deitado numa rede, na varanda, com o meu cachorrinho, e ele dormia no meu colo e eu estava lendo um livrinho “Agenda Cristã”, Chico Xavier/André Luiz, então foi caindo a tarde e aquele pôr do sol, e eu lendo coisas como:
    – Ajude, conservando. Uma boa palavra auxilia sempre.
    – Use calma. A vida pode ser um bom estado de luta, mas o estado de guerra nunca será uma vida boa.
    – Evite lágrimas inoportunas. O pranto pode complicar os enigmas ao invés de resolvê-los.
    – Estime a eficiência. No entanto, a pretexto da rapidez, não adote a precipitação.
    – Pense muito, antes da discussão. O discutidor, por vezes, não passa de estouvado.
    – Não desanime, em razão da crítica. Se a censura é serviço cabível a qualquer um, a realização elevada é obra de poucos…

    O entardecer chegou, e à noite fomos passear na cidade, todos nós ali, aquele clima, e aquelas palavras do livro, e quando fomos dormir, olhei pro céu, estava maravilhoso, estrelas e estrelas… Puxa! Dormi o sono dos anjos…
    .
    Então, tem muita sabedoria nas coisas que o Chico escreveu sim. Eu que trabalho na área da educação, e todos os dias lidando com crianças, jovens, muitos deles, egoístas, materialistas ao extremo, ridicularizando com a cultura, tirando sarro dos professores…
    Eu me lembro de algumas passagens de “Nosso Lar”, o André Luiz todo metidão, ele já estava se resignando, mas ainda se achava o tal, porque era médico, um doutor. Aí ele queria trabalhar… Acabaram dando a ele um pano de chão, coisa assim, … Sabe, acho muito válido este tipo de mensagem. Tem gente que realmente se acha com o “rei na barriga”, há muito egoísmo no mundo, muita falta de amor, no sentido verdadeiro mesmo, sem demagogia. Os livros do Chico e outros livros espiritualistas, mesmo espíritas, trazem mensagens edificantes.
    O problema, aí me lembrando das coisas que o Gilberto sempre fala aqui, é o espiritismo querer responder o que não sabe. Aliás, não é só o espiritismo. Igrejas, doutrinas quererem julgar se é certo ou errado o homossexualismo, coisas assim. Não é este papel que elas devem fazer. À ciência, o que é da ciência; à religião, o que é da religião.
    Sei lá, fiz um desbafo aqui, nem sei como ficou. Nem sei o que vocês vão achar disso.
    O Chico só não precisava ter mentido. Ele poderia ter sido um extraordinário porta-voz do espiritismo e um escritor consagrado e aplaudido.
    Porém, como o próprio Vítor disse, não sabemos o que realmente se passava na cabeça dele.
    É o que eu acho…

  23. Gilberto Diz:

    É bom desabafar, Biasa! Desabafei no outro dia mesmo. Tenho duas amigas católicas que nunca forunfaram até se casarem depois dos 40. Não forunfaram por ser pecado. Agora, aos 40 e tantos, as duas tentam engravidar e não conseguem. Pô, se tivessem dado antes, estariam com seus filhinhos aí, mas perigando irem pro inferno. Mas mesmo se fossem, iriam achar uma montanha de padres, quem sabe até os caras que primeiro propagaram essa idéia que não se pode ser mãe fora do casamento. Vão ser tristes até o fim da vida porque uns manés assexuados as proibiram de serem mulheres! E ainda escreveram no Catecismo da Igreja Católica que essas pessoas devem se dedicar à Igreja, já que não têm filhos a se dedicar… Disse isso pra uma de minhas amigas como desabafo, e meio que me arrependo, pois eu a entristeci muito. Mas é que me revoltei. Há 10 anos ela acabou com um namoro super legal porque ela não queria dar. Perdeu a chance de ter um amigo (seu filho) pro RESTO DA VIDA!!!!!! Sem contar que o relacionamento poderia ter dado certo e ela teria um marido já há 10 anos. Agora ela chora…
    .
    Carlos, esse médium na Alemanha então quebrou todas as barreiras e provou ser o maior de todos os tempos. Qual é o nome dele? Um monte de alemães, que ele olhava sem entender nada, o viram psicografar em Alemão fluente? O médium dos médiums!!!! Deu um banho em Xavier e em todos os outros!!!!!
    .
    mrh, caridade por caridade, fico com o Governo Lula que, se por causa dele ou não, tirou 40 milhões da miséria. A Igreja Católica em 2000 anos não chegou NEM PERTO. As Protestantes, NEM SOMBRA. O espiritismo, então, só completou as refeições de UM DIA de uns 100 mil e olhe lá!!!!

  24. Biasetto Diz:

    Show de bola, Gilberto!!!
    Um abraço!
    .
    Marcelo, diz pro Jujuba que ele faz falta aqui. Muita falta.
    Favor mandar um abraço a ele também.
    Obrigado!
    .
    Caridade é bom, mas não resolve!
    Conhecimento e cidadania, cultura, “enchem muito mais a barriga”!

  25. Biasetto Diz:

    Ah! Gilberto, aquele dica que você me passou, ontem, valeu! Foi muito proveitosa. Mudou até o meu humor…

  26. Gilberto Diz:

    Imagina você sem seus filhos? E eu sem a minha fofucha? Caramba, nem pensar…
    .
    Aqueles caras do site que te indiquei colocam TODOS os ensaios que custam os olhos da cara grátis. E dá pra fazer download de tudo ao mesmo tempo pelo Rapidshare sem ter conta. Não sei como estão no ar há anos…

  27. Biasetto Diz:

    Tem gente fazendo caridade de verdade, vão todos pro céu, estes vão…
    Graças a Deus!

  28. Carlos Diz:

    Gilberto,
    .
    Foi o Divaldo Franco. Pois é, ele fez uma palestra (com tradução simultânea, é claro), depois na hora da prece ele psicografou ali, na hora, em alemão. As frases eram simples, bem ao estilo “amai-vos uns aos outros… etc”
    .
    Você poderá dizer: “ele psicografou um texto decorado ou então já tinha a mensagem pronta, escondida no bolso”. Pode ser, não há mais como checar o que aconteceu.

  29. Gilberto Diz:

    Divaldo… Um gênio, mesmo… Adoro a sua explicação de porque as fadas dos bosques são pequenininhas:
    .
    Pergunta: – Estes Espíritos (da natureza) se apresentam com formas definidas, como por exemplo fadas, duendes, gnomos, silfos, elfos, sátiros, etc?

    Divaldo – Alguns deles, senão a grande maioria dos menos evoluídos, que ainda não tiveram reencarnações na Terra, apresentam-se, não raro, com formas especiais, pequena dimensão, o que deu origem aos diversos nomes nas sociedades mitológicas do passado. Acreditamos pessoalmente, por experiências mediúnicas, que alguns vivem o Período Intermediários entre as formas primitivas e hominais, preparando-se para futuras reencarnações humanas.
    .
    Seguindo esse raciocínio, eu com certeza fui um “sátiro”!!!!

  30. Carlos Diz:

    Gilberto, de onde você tirou isso?

  31. Vitor Diz:

    Carlos, tem aqui:
    http://www.espiritismogi.com.br/entrevistas/elementais.htm

  32. Carlos Diz:

    Confesso que li quase tudo de Tolkien mas sempre achei que era tudo ficção. Lendo a entrevista, bem, parece mesmo que tem gente que leva isso a sério!

  33. Biasetto Diz:

    Não me lembro em qual, mas já ali algo assim, em algum livro do Chico/André Luiz. Falava de “espíritos das árvores”, uns espíritos que cuidavam da natureza, dos campos.
    .
    Acho isto muito legal, sério mesmo, desejo que existam, que belezinhas!
    .
    Caio, você sumiu do face!
    Não conversamos mais…
    .
    Vítor, precisamos analisar alguns livros do Divaldo!

  34. Biasetto Diz:

    * mas já Li algo assim,…

  35. Biasetto Diz:

    Vejam isto:
    http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2011/05/profecias_de_chico.html

  36. Caio Diz:

    Biasetto, não entro muito no Face. Mas no MSN eu sempre entro, “religiosamente”, hahaha. Sempre depois das 21H. Se quiser trocar umas idéias, apareça por lá. Grande abs.

  37. Biasetto Diz:

    Eu até gosto do “saindo da matrix”, porque tem umas matérias muito boas.
    Agora esta que eu citei acima, é bem fraquinha.
    Nós descemos o pau no Brasil, Coração do Mundo e A Caminho da Luz, e o cara falando bem dos livros.
    .
    Não vejo a hora que o José Carlos coloque a crítica dele sobre o livro do Pedro de Campos, pro Scur voltar e este blog esquentar, porque anda muito paradão. Até o Paulo sumiu!

  38. Biasetto Diz:

    O Caio é um bom moço. Todas as noites ele entra, religiosamente, às 21 horas no MSN. Também, religiosamente, às 22:45 ele escova os dentes, e às 23 horas já está dormindo…

  39. Biasetto Diz:

    Eu já deveria estar dormindo também, mas fico aqui na net, procurando alguém no blog, no msn, aguardando o email do Scur… e revendo meus vídeos preferidos… alguns estão no face…

  40. Biasetto Diz:

    Já que ninguém aparece por aqui, vou mandar um recado pro meu amgão Roberto Scur:
    Scur,
    Depois que você escreveu aquela bíblia lá pra mim, eu lhe enviei um comentário, esperando que você me retornasse, mas até agora, nada!
    Você respondeu o email do Caio?
    .
    Tá arroiando Gaúcho?
    Um abraço, Scurzinho…
    .
    Obs.: Sem você, o blog do Vítor não anda…

  41. Biasetto Diz:

    Carlos,
    Se você puder, dê uma olhadinha nos últimos comentários do post anterior. O Renato fez uma colocação lá, que acho que você poderá responder.
    Um abraço!

  42. Leonardo Diz:

    Biasetto,
    .
    Meu MSN anda meio parado. Se você ou mais alguém quiser adicionar, quem sabe um dia batemos um papo sobre? montes@hotmail.com.br (sim, tem o .br).

  43. Biasetto Diz:

    Com muito prazer Leonardo.
    Já adicionei.
    Hoje, tenho aulas das 8 às 11 da noite, mas depois já estou por aqui.

  44. Carlos Diz:

    Olá Biasetto, valeu a dica! Fiz um comentário ao Renato no post anterior. Outro abraço!

  45. Biasetto Diz:

    Carlos,
    Eu é que agradeço! Não sei se o Renato vai ler tua resposta lá, mas eu li e achei ótima. Aprendi mais uma. Olha que eu também sou professor de Geografia, apesar de estar sempre trabalhando com História.
    Bom fim de semana!
    .
    Em tempo, tive uma conversa legal com o Leonardo e o Scur.
    Com o Caio, não foi possível, porque tive aulas agora à noite.
    Um abraço a todos.

  46. Biasetto Diz:

    Ainda conversei com o Caio sim, e com o Vítor tb.
    Valeu…

  47. Biasetto Diz:

    Já que ningué aparece por aqui, vou aproveitar pra contar que hoje, à tarde, tive uma grata surpresa: recebi um telefonema do Marcelo de Maringá. Gente finíssima. Tenho certeza que ele e o Scur (gente finíssima também) se entenderam muito bem.
    Tenho que admitir que a minha mediunidade também falha, e o Marcelo não é o Juliano mesmo.
    Conversamos sobre alguns temas interessantes, o Marcelo me mostrou uns aspectos da obra do Chico, que achei muito coerentes. Conversamos sobre a influência da FEB no trabalho dele, seguindo a linha que o Arduin fala, conversamos sobre a influência católica que ele recebeu também. Enfim, foi uma conversa bem proveitosa, que espero se repita várias vezes.
    No momento certo, vou colocar alguns pontos que discutimos aqui, por enquanto é isto.
    Um bom domingo a todos…
    Grande abraço, Marcelo. Foi um prazer!

  48. Biasetto Diz:

    O Marcelo me enviou este vídeo, achei espetacular!
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=P3NpHryB-fQ&feature=player_embedded

  49. Rafael Diz:

    Vitor, por gentileza, estou postando aqui porque nao sei se vc ira ler meu post se eu coloca-lo numa materia sua antiga.

    Aquele caso do oliver lodge, que vc disponibilizou o livro, vc acredita ser verdadeiro ?,

    Nesse livro ele fala muito sobre a comunicacao dos mortos sendo feita atraves de uma especie de medium do mundo nosso e um medium do mundo “espiritual” , salvo me engano vc ja colocou artigo aqui de pessoas que confirmam esse entendimento, acho que foi o caso de uma mulher inglesa que tb fazia contato com os mortos e ela dizia que usava um medium do mundo espiritual tb, ou seja sao duas fontes independentes que confirmaria a mesma historia correto ?

    Vc saberia me dizer alguma outra fonte independente que confirme as informacoes contidas no livro de oliver lodge ?

  50. Vitor Diz:

    Rafael,
    a médium Gadys Osborne Leonard eu julgo autêntica, jamais tendo sido pega em fraude. E não se fala em médium no mundo espiritual, mas controle, o guia espiritual que serve para passar recados dos espíritos para os consultantes. O guia é um intermediário, mas não um médium.

  51. Caio Diz:

    Vitor, apenas uma sugestão: por que você não faz um post para indicar uma bibliografia para as pessoas que, apesar de não acreditarem na existência de deuses, julgam que talvez possa existir um mundo espiritual? Você poderia indicar coisas como o livro da Piper, o do Alan Gauld… Falo por experiência própria: geralmente, quando decidimos pesquisar na internet por livros que abordem um determinado assunto, perdemos muito tempo… Cada site ou blog que encontramos traz apenas um ou dois livros como referência. Um site seguro, que indique uma boa quantidade de livros, ajuda MUITO. Você poderia citar o nome do livro e do autor e fazer uma descrição bem rápida do conteúdo. O que acha? Valeu.

  52. Biasetto Diz:

    Este vídeo, foi o Leonardo que me indicou. Também achei “maluco” e fantástico!
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=sz32Aq3vv1s&feature=player_embedded

  53. moizes montalvao Diz:

    Prezados,
    .
    Relativamente à poliglotice de Chico, há boas razões para concluir-se que o homem de Uberaba não fosse habilidoso com línguas. É possível que conhecesse rudimentos de inglês, italiano e, talvez, francês.
    .
    Se Chico estudou italiano com alguém (o que é plausível) deve ter aprendido somente o básico do básico, suficiente para escrever pequenas frases descompromissadas.
    .
    Digo isso porque das cartas vertidas em italiano pelo alegado médium, que parece terem sido somente três, todas são recados curtos, compostos de frases banais.
    .
    Se quiserem conferir, apresento as três missivas, extraídas do livro “Claramente Vivos”, que registra nove psicografias de Francisco. No caso de ILDA MASCARO SAULLO, a primeira carta foi vertida em março de 1978, e foi de simplicidade total, apenas cinco frases. A segunda, grafada quatro meses depois, é ligeiramente mais sofisticada, visto que Xavier teve alguns meses para melhorar seus “conhecimentos”… Verifiquem :

    .
    1 – Ortensio, filho do meu coração, acabo de chegar de Roma. Hoje já me sinto um pouco melhor. Um beijo em Salvatore e toda família. Deus com você, meu filho.
    Sua mãe.
    ILDA. (4 de março de 1978)
    .

    2 – Minha mãe, minha amada mãezinha Ebe. Eu quero lhe pedir para não chorar. As suas lágrimas são como chamas de dor no meu coração. Eu tenho aqui a minha amada bisavó Tina e o nosso bisavô Amadei, que estão comigo. Fique tranquila, Deus está conosco. À senhora e ao meu pai, um beijo do seu filho. Alberto
    ALBERTO CORRADI (16 de março de 1979)

    .

    3 – Ortensio e Thereza, filho do meu amor, em primeiro lugar rezamos por toda a nossa família e ao Nosso Senhor. Ortensio, meu filho, agora, estou melhor. Encontro-me num grande hospital com lindo jardim. As paisagens são estupendas, temos tudo o que há de melhor, mas tenho o coração voltado para Salvatores e Domenica. Deus reparará tudo. Agora, adeus filhos do meu caminho.
    Um beijo da sua mãe.
    ILDA. (22 de julho de 1978)

  54. Rafael Diz:

    Vitor e sobre as informações cotidas no livro de lodge, vc tem idéia se outras fontes independentes a confirmam, qualquer coisa que seja ?

    As experiencia de EQM que vc colocou aqui no seu blog parece confirmar algumas coisas, me parece

    Quanto ao medium, apenas falei de modo indicativo, pois esse guia parecer exercer a mesma função que o medium faz aqui. Afinal, somente ele, lá do outro, consegue se comunicar com o medium aqui nao é isso ?

  55. Rafael Diz:

    correção
    onde se lê: la do outro
    leia-se: lá do outro lado

  56. Rafael Diz:

    Vitor, uma outra coisa que achei interessante é o fato de eu nao ouvir falar dos mediuns atuais sobre a existência desse tal guia espiritual ?

    Pelo que pude perceber até o momento o contato se dá direto com a consciência do suposto morto.

    Sera que isso é um indicio de fraude, afinal, porque no passada existiria o tal guia e o, nos tempos de hoje, ninguem fala mais deles

  57. Vitor Diz:

    Rafael,
    já observei que médiuns de transe geralmente possuem guias e médiuns que não entram em transe não possuem. Como atualmente quase não existem mais médiuns de transe os guias sumiram. Leia sobre o assunto: http://whitecrowbooks.com/michaeltymn/entry/the_emergence_of_a_trance_medium/
    .
    Vários guias servem de intermediários entre os espíritos e o médium e os assistentes. Phinuit fazia esse papel com a médium Piper. O motivo é que os espíritos não tinham ainda uma boa habilidade para se comunicar através do médium.

  58. Rafael Diz:

    Vitor, no livro de lodge, parece-me deixar claro que o sentido da nossa existencia seria uma especie de busca pela evolucao. Porem as ‘regras” de como se da essa evolucao nao sao muito claras. Ou seja, sera que a evolucao se da pela inteligencia, pelas boas condutas, fazer o mal ou quem sabe aquele que ensina mais, ou manipula mais, enfim, ninguem fala sobre isso, muito embora seja o assunto talvez mais importante a ser discutido.

    Pior ainda, uma informacao tao importante como essa nao me parece ser relatada por quase ninguem(nao estou levando em conta religioes como o espiritismo).

    E um pouco estranho pensar que pessoas que estao do outro lado descobrem o verdadeiro sentido da vida, leia-se, evoluir, mas nao passam essa informacao para qualquer pessoas aqui da terra.

    Isso e no MINIMO curioso.

    obs1: talvez as propia instituicao religiao seja essa instrucao dada, afinal, quase todas as religioes pregam a evolucao, no sentido humano espiritual. Porem, se considerarmos isso, entao restaria claro que essa suposta evolucao se daria “fazendo o bem” e as religioes poderiam ser instituicoes criadas pela manipulacao dos espiritos.
    obs2: vale nota que nao vi ate agora nenhum medium serio dizer que fazer o bem ira ajudar na nossa evolucao.

    Mais uma coisa, somente no livro de lodge fala dessa evolucao ou vc ja viu isso em outros mediuns ?

    Vitor, a titulo de informacao, existe ainda um medium de transe muito conhecido mundialmente que e Rik Thurston. Ele serviu de canalizador para stanley fulham um ufologo que ficou famoso nos EUA apos prever o aparecimento de luzes no ceu, supostos ovnis segundo ele, na cidade de nova iorque.
    Me parece que ele trabalha a 20 anos com isso la no canada.

    Muito bom esse site que vc colocou. Vc sabe me informar se esses livros mostrado noo site tem traducao para o portugues ?
    Se tiver interesse em traduzir, a gente pode conversar.

    Meu ingles e razoavel. Acho que conseguiria ler um livro inteiro, mas iria demorar muito tempo. Em portugues seria bem mais rapido.

  59. Vitor Diz:

    Rafael,
    os livros no site do Tymn não acho muito importantes a ponto de serem vertidos para o português. Minha opinião é que há material muito mais importante para ser traduzido nas atas da SPR e ASPR, ou os livros de Stevenson. Aí tenho um monte de material para passar para quem se dispuser a fazer essa tarefa hercúlea.
    .
    Onde exatamente no livro de Lodge você viu esse sentido de “evoluir”? Bem, depois de Kardec penso que no Brasil todo médium ficou ‘contaminado’ com a idéia de “evolução”.
    .

  60. Rafael Diz:

    Vou colocar algumas passagens que apontam nesse sentido de evolucao:
    Perguntaram sobre cristo para raymond e ele respondeu, nao com essas palavras, que existe um cristo que vive na terra nao como personalidade. E existe um verdadeiro cristo que vive num plano acima(ele refere-se como plano de existencia!)

    veja:

    Indaguei se Cristo vai ser contemplado por todos e responderam-me: “Não como tu o viste”. Disseram-me que Je-sus está sempre na terra – uma espécie de projeção. Pensam que ele é um Espírito residindo num certo lugar. Cristo está em toda parte, não como personalidade.(o cristo que nao e personalidade)

    o cristo personalidade ele fala aqui e dando a impressao de viver num plano superior:
    Há um Cristo, e Ele vive no plano mais elevado – e foi onde me permitiram vê-lo.
    Perceba que tanto a palavra Cristo como Ele sao escrita com iniciais maiusculas, dando a impressaode serem personalidades

    Apos isso raymond diz coisas como se fossem “dicas” para se ter uma boa evolucao: diz que falaram que ele teve uma vida exemplar na terra. diz para amar os outros entre varias outras coisas.

    veja alguns exemplos:
    Ele diz: Não procurarei gostar de pessoas que vos são an-tipáticas, porque é perder tempo. Conservai o amor para os que dele precisam, não o deitai fora com os que não precisam. Será o mesmo que dar comida aos refartos quando há famintos em redor.

    E finalmente ele fala claramente inumeras vezes de tais planos de evolucao que ele as denomina de esferas:
    Confira:
    Tenho visto chegar rapazes cheios de más idéias e vícios. Vão para um lugar em que eu não quero ir – mas não é e-xatamente o inferno. Mais parecido a um reformatório. Lugar onde lhes é dado ensejo de melhoria; quando almejais algo melhor, tendes oportunidade de o conseguir. Eles gravitam juntos, mas ficam tão enfastiados… Aprendei a ajudar
    -vos a vós mesmos e imediatamente sereis ajudados.

    Raymond conta de uma vez em que foi a uma esfera muito alta, a mais celestial possível. Sua irmã, diz ele, não pôde dizer onde era. (Refere-se a Lily, provavelmente). Diz que William também foi até muito longe, mas não tão longe a ponto de desligar-se dele. (William, irmão de Raymond).

    Apos dizer qual plano de evolucao ele se enconntrava em outro medium, lodge testa um medium que estava naquele momento para saber se ele de fatoo estava transmitindo mensagens do seu filho ou era um fraudador.

    confira:
    Lady Lodge – Raymond, quero propor uma questão teste: Qual a esfera em que você está vivendo?
    (Perguntei-o porque através de Mrs. Leonard, outros haviam dito estarem vivendo na terceira esfera, chamada “Summerland”, e julguei que fosse coisa da cabeça da médium. Não gosto muito de mensagens que falam em “esferas”; não sei se significam alguma coisa; presumo que “esfera” quer dizer condição, ou estado de desenvolvimento).

    Aqui um dos relatos que mais me surpreendeu, ele fala de outras dimensoes como sendo essas esferas, perceba que o assunto dimensoes em 1920 praticamente ninguem tinha ideia de ser uma realidade nova, como e estudado atualmente na fisica, assuntoss que so vieram a ser debatido nos ultimos 30 anos pelos fisicos, especialmente eistein.
    Ele fala ser possivel o deslocamente entre esferas, mas algumas sao “tao superiores” que ele nao consegue chegar la ou permanecer la por muito tempo.
    Confira:
    Raymond foi um dia levado ao… Não pode dizer com palavras para onde foi levado, porque as palavras não expres-sam o que ele quer.
    A senhora lembra-se do que ele disse da sua ida através das esferas até à sétima. Avançou por uma abertura da quarta, da quinta e da sexta. A atmosfera da sétima era diferente a ponto de não poder suportá-la. Sentia-se pouco seguro e perdeu a dominação de si próprio. Gentes na terra falam em outras dimensões. Ele se sentiu em outras dimensões, com tudo mudado.

    Oliver lodge, nos ultimos paragrafos, fazendo uma explanacao sobre tudo que ele vivenciou, ele concluiu que, entre outras coisas, apesar de nunca ter citado qualquer autor espirita, como alan kardec: O ensino eclesiástico errou funestamente fazendo o mundo crer que o ato da morte converte o demônio em santo. Progresso e desenvolvimento constituem a grande lei do Universo. A evolução é sempre gradual

  61. Biasetto Diz:

    Rafael,
    Desculpe-me meter minha colher neste doce, mas gostaria de fazer algumas colocações:
    1º) No livro A Vida além Do Véu, do reverendo George Vale Owen, escrito entre 1913 e 1920, também há muitos comentários sobre diferentes esferas, no plano espiritual.
    2º) O Vítor, e nisso eu discordo dele, não acredita que a reencarnação se dá de acordo com os atos praticados pelo espírito, ao longo de sua trajetória …
    Para o Vítor, pelo que pude entender, ao longo de quase 1 ano visitando e, depois, participando do blog, o espírito reencarna, sem qualquer lógica. Não importa se ele foi bom ou ruim, sei lá!
    .
    Achei interessante tuas colocações.
    A questão envolvendo Jesus Cristo, também é bem interessante. Já li sobre a ideia de “o Cristo Planetário”, coisas assim.
    .
    Um abraço!

  62. Alo Diz:

    “O Vítor, e nisso eu discordo dele, não acredita que a reencarnação se dá de acordo com os atos praticados pelo espírito, ao longo de sua trajetória …
    Para o Vítor, pelo que pude entender, ao longo de quase 1 ano visitando e, depois, participando do blog, o espírito reencarna, sem qualquer lógica. Não importa se ele foi bom ou ruim, sei lá!”

    Que bom que o Vitor chegou a essa conclusão sobre reencarnação. Então é tudo aleatório?hahaha

    Mal eu pergunte a vocês, quem é o Vitor?Que qualificações ele tem? Por favor elucide-nos acredito que esse tipo de informação pode dar mais credibilidade aos argumentos dele.

    Vc realmente esta comparando Chico Xavier com Machado de Assis,que foi um dos maiores gênios da literatura? Comparando suas capacidades intelectuais e a capacidade de aprendizado?

  63. Rafael Diz:

    Tudo bem biaseto. Quanto mais gente tomar conhecimento dessas coisas melhor. Acho impressionante como um assunto importante como esse nao e levado a serio por muitas pessoas. O mesmo raciocinio vale para extraterrestres ou vida inteligente fora da terra.

    Bom, nunca li esse livro de owen que vc disse. Mas nao acho que seja muito relevante, pois imagino que seja um livro ficticio, diferente do livro de lodge, que se trata de um livro que serve de indicio para pesquisas. A nao ser claro que se comprove que lodge tenha feito seu livro baseado nesse livro de ficcao, o que nao e uma hipotese tao improvavel como se imagina, afinal fraudes estao por ai o tempo todo.

    Quanto ao pensamento do vitor, bom, se for assim que ele pensa, entao ele pode estar entrando em contradicao ,pois se ele acredita ser veridica a mediunidade de leonard osborn(diga-se de passagem as chances sao muito grandes, afinal essa mulher nunca foi pega em fraudes e foi objeto de estudo), e esse livro contem informacoes contadas diretamennte por leonard osborn no exercicio de sua mediunidade, entao significa que as coisas ditas no livro possuem grandes chances de serem verdadeiras(vale mencionar que pode o senhor lodge ter mentido sobre fatos escritos no livro, sem leonard osborn saber disso, o que tb e muito improvavel devido a sua historia como fisico de renome e a seriedade, aparente, com que escreve seus livros, isso traz uma certa credibilidade a ele na minha opiniao)

  64. Rafael Diz:

    Ja ouvi falar dessa hsitoria de jesus planetario galactico, mas nunca fui atras de saber mais disso, ate porque nunca encontrei nenhuma evidencia de que isso exista de fato.

    Nas minhas pesquisas caseiras eu procuro trabalhar em cima de evidencias, porque infelismente os fraudadores estao a solta por ai doidos pra enganar as ppessoas.

  65. Biasetto Diz:

    Olá Rafael,
    Eu li o livro do Owen, e achei bem interessante. Quanto à sua autenticidade, quem saberá?
    .
    O Marcelo me enviou este vídeo. Eu não conhecia e achei bem legal:
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=zB-XL3UwFKI
    .
    Um abraço!
    Ah! O Vítor não acredita em lei de causa e efeito, não acredita em colônias espirituais, nem em espíritos superiores. Ele acha que os espíritos reencarnam meio no acaso!
    Quando estão desencarnados, ficam perambulando por aí!
    .

  66. Biasetto Diz:

    O Vítor é doido!

  67. Rafael Diz:

    Bom, li agora a biografia de owen. Parece que ele foi um mediun tb. Entao isso significa que o livro dele pode ser uma evidencia.

    Porem, se pensarmos numa perspectiva de fraude, considerando que o livro de owen seja uma farsa, lodge ou a mediun leonard podem ter lido o seu livro e a partir da ideia contida no livro ter inventado toda essa historia de espiritualidade.

    E muito dificil investigar o passado, pois os indicios sao poucos.

    alguem sabe o que sao essas SPR ASPR que o vitor se refere

  68. Vitor Diz:

    A SPR e a ASPR eram as sociedades que investigavam fenômenos paranormais. Seus jornais ainda são publicados.

  69. Caio Diz:

    Vitor, qual o grau de confiabilidade que você atribui à SPR?

  70. Vitor Diz:

    Caio,
    posso dizer que eu gostei imensamente do trabalho que a SPR desenvolveu de 1882 a 1925. Hoje eu prefiro analisar o trabalho dos cientistas isoladamente, sem falar em nome da organização inteira.

  71. Rafael Diz:

    Biasaneto eu nao acredito em quase nada do que fala no espiritismo. Eu estou partindo do principio que quando se morre, vc vira massa inutil debaixo da terra(nao tao inutil porque serve de fertilizante).

    Nesse ano, começo a levantar a hipotese que a consciencia possa sobreviver. A maior prova que vi até agora é o artigo que o vitor colocou sobre “mediuns passa em teste cientifico” e as profecias de benjamin solari, que eu as considero autenticas.

    Quanto ao video, bom, espero nao decepciona-lo, mas achei de baixa qualidade. Vi informações erradas e percebi que o autor do video tenta “encaixar” informações entre posicionamento de estrelas com a vida de jesus, o que realmente nao prova nada, pelo menos pra mim. Sao meros encaixes.

    É como vc criar um serie de suposição sobre seu ventilador só porque ele roda 666 vezes a cada 6 minutos e como 666 é numero do capeta, logo o seu ventilador sera o instrumento do demonio. Deu pra entender ? Fazer encaixes e vincular ideias num sistema aberto é muito facil, dificil é vicular fatos num sistema fechado.(ex: faça um vinculo entre o aumento da tividade solar no ano 2.000 com a cruz do momento em que jesus foi morto) Esse é dificil.

    Abraços

  72. Rafael Diz:

    Vitor vc nao acha mais interessante as pesquisas com mediuns do que as pesquisas sobre reencarnação ?

    Nao achei material do sterverson, ainda que em ingles, sobre mediuns, apenas achei pesquisas sobre reencarnação.

    Vc sabe onde posso achar essas pesquisas sobre mediuns ?

  73. Vitor Diz:

    Oi, Rafael
    as pesquisas do Stevenson com médiuns têm no site do Haraldsson em inglês, mas em breve devo disponibilizar aqui no blog em português. Apenas tenha paciência 🙂

  74. Rafael Diz:

    Opa, em portugues, melhor ainda. Estarei no aguardo para ver isso. Vai ser otimo.

  75. Biasetto Diz:

    Rafael,
    A respeito do vídeo, também vejo motivos para críticas. O que eu vi de interessante, é o fato de que tudo que se fala de Jesus Cristo, pesquisando, encontra-se coisas muito parecidas em histórias mais antigas. Já falei várias vezes, aqui no blog, por exemplo, que a Epopeia de Gilgamesh, uma obra literária suméria, do 3º milênio a.C., narra uma história idêntica ao dilúvio judaico. Estudando o zoroastrismo persa, também se encontra histórias relacionadas à vinda de um Messias, o Salvador.
    Então, pra mim, a questão é exatamente esta:
    – quem copiou quem? ou, será que “todos se copiaram”?
    – há alguma verdade nestas histórias? ou, são histórias apenas simbólicas?
    .
    Um abraço!

  76. Vitor Diz:

    Ah, Rafael
    no livro “Mediunidade e Sobrevivência”, já disponibilizado aqui no blog, tem um resumo das pesquisas com médiuns de Stevenson.

  77. Rafael Diz:

    Humm. otimo vou dar uma olhada nisso.

    Isso é verdade biasaneto. A historia de jesus realmente parece ser uma copia. Isso pra mim nao é novidade, Por causa disso. tenho dedicado meu tempo para saber se jesus existiu de fato ou nao. Porque, se ele existiu, logo podemos afirmar que as historias contadas na biblia nao sao todas mentiras, ou tem, ao menos, um fundo de verdade.(ainda que nao haja nada sobrenatural) Isso tb implica que as historias contadas antes de cristo podem ser um indicativo para os povos antigos de que esse ser “fantastico” ,jesus cristo, um dia no futuro iria existir
    Se nao existiu a historia de jesus, todas as historia contadas, tanto na biblia, como em outros livros nao passam de meras copias das primeiras historias dos sumerios

    A grande questão é saber se a historia existe ou nao existe ?(ainda que na historia nao haja nada de sobrenatural)

    Acredito que jesus de fato tenha existido. Há pesquisas serias na arqueologia que mostra que logo apos o periodo que jesus foi “crucificado”, um homem apareceu na india pregando as mesmas coisas que jesus. Do mesmo modo e fazendo os mesmos milagres. Exatamente igual.

    Fora isso, fontes que eu considero confiaveis como benjamin e leonard osborn, que tb parece ser confiavel pelo que o vitor diz, atestam sua existencia e tb sua paranormalidade.

    Leonard atesta mediante o livro de lodge

    Ou seja, ha grandes chances que esse sujeito exista mesmo.

    Proximo passo seria saber se ele era um ser “divino” ou nao ?

  78. Rafael Diz:

    Vitor, ainda estou lendo o material, mas é muito bom.

    Porem, existe pesquisas mais atuais com mediuns verdadeiros e fantasticos, como piper e leonard ?

    Seria bom se os pesquisadores falassem sobre o que diz os mediuns sobre a vida lá do outro lado. Parece que a preucupação reside apenas em comprovar a existencia da sobrevivencia de vida pos morte.

    Sei que é importante comprovar que vida pos morte existe, mas tb é importante saber como se da esse processo.

  79. Rafael Diz:

    Alem disso, seria simplismente impressionanete se soubessemos que mediuns fantasticos de hoje falam a mesma coisa que mediuns de antigamente.

    Isso sem duvida traria muito mais credibilidade a tudo que foi colocado por piper e leonard.

    A diferença entre os tempos de hoje e os tempos de leonard são de aproximadamente 100 anos. Se as mesmas estorias fossem repetidas hojes com mediuns atuais, sem duvida uma mentira nao consegue se sustentar por tantos anos

  80. Rafael Diz:

    Leonard ganhou muitos pontos com essas sociedades, pois vejo que elas só foram procuradas por essas sociedades após seu sucesso com a transmissao do falecido raymond.

    Ou seja, leonard teve sua paranormalidade comprovada por oliver lodge e ainda pela sociedade de pesquisas SPR.

  81. Vitor Diz:

    Rafael,
    pesquisas sérias mais atuais com médiuns que forneceram resultados positivos, além da do Stevenson com Hafsteinn Bjornsson, só conheço a do artigo de Kelly que já postei no blog. Existem mais pesquisas com psíquicos. Coloquei uma há pouco no blog, de 1980, mas há muitas mais recentes.

  82. Rafael Diz:

    Vitor pesquisas com psiquicos é dificil heim. Meu tempo nao deixa. Alem de vida pos morte tb pesquiso sobre a possibilidade de existencia de vida inteligente fora da terra.
    É muito x-man pra pouco tempo. hehehe 🙂 Daqui a pouco vou estar viajando entre as galaxias e passando pelo mundo espiritual pra tirar ferias.

    Bom, brincadeiras a parte, é muito coisa pra pesquisar, vou ficar concentrado apenas nos mediuns que acho que sao as melhores evidencias.

    Vi que piper teve sua reputação arranhada(digo isso porque, pra mim, nao tenho duvida que ela era mediun) no passado dizendo que fazia suas adivinhações atraves de telepatia. Vi seu debate no forum.

    Nesse caso, devo considerar como melhores evidencias sobre o assunto vida pos morte a senhora leonard e os relatos de EQM colocados por vc.

    Esse seria o saldo para esse assunto.

    Se alguem tiver interesse em ajudar, para os nossos amigos aliens, benjamin solari, Rik Thurston, starchild são as melhores evidencias.

    Para pesquisar, se alguem tiver informações sobre essas pessoas ou coisas, ajudaria:
    Claustro de Mariental

    Bug de Milhas (falecido em 1848)

    Liber Vaticinationem Quodam Beykirch

    E o caso da fazenda na europa que é visitada por artistas famosos e diz ter contato com extraterrestres

  83. Rafael Diz:

    Vitor ,onde este artigo do kelly ? Nao estou achando.

  84. Vitor Diz:

    Rafael,
    está aqui:
    http://obraspsicografadas.haaan.com/2011/uma-investigao-de-mdiuns-que-alegam-receber-informaes-sobre-pessoas-falecidas-2011/

  85. Rafael Diz:

    Ha vitor esse artigo e bom.Ele ainda cita inumeras outras pesquisas recentes com mediuns. Vou ver cada uma dessas pesquisas. Ruim e o tempo

  86. Rafael Diz:

    Vitor eu ja havia lido esse texto. Agora quem e esse mediun do artigo de kelly que teve um resultado signficativamente alto ? Vc sabe o nome dele ?

    Esse sem sombra de duvida deveria ser objeto de analise

  87. Vitor Diz:

    Só uma coisa, kelly é mulher. Não sabemos o nome do médium. A kelly ainda não teve tempo de prosseguir as pesquisas com esse médium pq está cuidando da mãe doente dela.

  88. Rafael Diz:

    Hum entendo. As vezes, no estrangeiro, kelly pode significar um nome masculino homem. Por isso pensei que fosse um.

    http://www.leekellymedium.com/
    Esse medium tem nome de kelly, por exemplo, sendo um homem

  89. Josete Diz:

    O espiritismo é uma grande fabrica de idiotas??? Palavras de Machado de Assis..hoje lhe garanto que ele não concorda mais com sua própria opinião passada..daqui algum tempo nem você concordará com as opiniões que expôs aqui.
    Um abraço!

  90. Carmizeth Ferreira Marinho Diz:

    Acho que você vai enlouquecer tentando encontrar pistas ou contradições que torne o médium chico Xavier um impostor, ele esteve a frente de qualquer um de nós, foi pioneiro na divulgação do espiritismo no Brasil, nas últimas décadas de sua vida já se encontrava em outras dimensões! é um ser que merece respeito, não somos nada diante de sua magnitude, se ele errou, foi muito pouco, irrelevante diante de sua magnitude, suportou muita coisa, um trabalhador incansável. Não adianta você nunca mudar o caminho de uma pessoa espiritualista, espírita, nunca vai mudar sua trajetória, ainda mais dos grandes médiuns do brasil e do mundo, tudo faz parte da evolução.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)