Livro Gratuito: “Pesquisas sobre Mediunidade”, de gabriel Delanne (1923)

Esse livro jamais havia sido traduzido para o português antes.

[atualização em 27/10/2012] O internauta Sharp Random descobriu que na verdade o livro já havia sido traduzido e lançado em abril de 2010. Ver este link. A tradução ficou a cargo de Julieta Leite.

Agradeço imensamente ao Fabio Astoni, autor do site “Autores Espíritas Clássicos”, por ter coordenado uma verdadeira equipe de tradutores e feito a tradução desse livro de 330 páginas direto do francês, disponibilizando-o gratuitamente para todos nós.

[atualização em 27/10/2012] Fabio informa que a tradução ficou a cargo de Angelique, Antoinete, Marie, Aury que são espíritas militantes na França.

Para baixar o livro em pdf, clique aqui.

7 respostas a “Livro Gratuito: “Pesquisas sobre Mediunidade”, de gabriel Delanne (1923)”

  1. Sharp Random Diz:

    http://www.candeia.com/produto.asp?section=1&id=16870

  2. Gorducho Diz:

    A sinopse promete; vou dar uma lida. Negritos meus:
    Sinopse: O grande projeto de despertamento da consciência planetária começou a tomar forma em meados do século dezenove, com a eclosão de notáveis fenômenos mediúnicos que se alastraram por toda parte, e de onde viria a brotar o espiritismo. Esta obra do sábio francês Gabriel Delanne é um precioso documentário dessa fenomenologia que foi registrada na época por pesquisadores idôneos, constituindo o que se pode chamar de provas irrefutáveis da comunicação com o mundo dos espíritos.
    Entre dezenas de casos apresentados por Delanne em Pesquisas sobre Mediunidade, salientam-se as biografias de Joana d’Arc e de Luis XI, ditadas a uma jovem de apenas quatorze anos e sancionadas por Kardec, a conclusão de um romance do escritor Charles Dickens por um médium de quinze, a revelação dos dois satélites de Marte, dezoito anos antes de sua descoberta, bem como soluções de problemas científicos e apresentação de remédios eficazes.

  3. Gorducho Diz:

    Completando a da sinopse:
    Há casos curiosos e raros, como a psicografia de bebês e de médiuns analfabetos, mensagens em línguas estrangeiras e por código Morse (do espírito de um telegrafista para outro) e de um ex-surdo-mudo por linguagem de sinais; tudo de absoluto desconhecimento dos médiuns. Mas o criterioso espírito científico de Delanne vai mais além e faz questão de analisar e conceituar separadamente a mediunidade mecânica e outros fenômenos anímicos, como a telepatia, a clarividência, o sonambulismo e a autossugestão. Assim, neutralizando críticas, faz ressaltar de forma lúcida a autenticidade da verdadeira intervenção dos espíritos, compondo um precioso documento para compreender-se as origens do espiritismo.

  4. Vitor Diz:

    Oi, Gorducho
    a questão dos satélites de Marte e de outros problemas científicos já havia sido refutada por Flammarion. Leia aqui: http://obraspsicografadas.org/2012/minhas-primeiras-experincias-no-grupo-de-allan-kardec-e-com-mdiuns-daquela-poca-por-camille-flammarion-1907/

  5. Gorducho Diz:

    Refutou quem? Como é que vai ter refutado se os espíritos Delannistas acertaram os 2 satélites? Justamente por isso, ao ler a sinopse, fiquei curioso pela obra.
    PS: confesso, antes dei uma olhadinha na Wikipedia, pois que hoje em dia se descobrem planetas e satélites todos os dias. Mas, por enquanto, Marte ainda tem só os 2:
    Mars has two moons, Phobos and Deimos, which are small and irregularly shaped. These may be captured asteroids, similar to 5261 Eureka, a Martian trojan asteroid.

  6. Vitor Diz:

    Gorducho,
    astrônomos e romancistas já teciam a hipótese de que marte teria 2 satélites. O “espírito” não foi o primeiro a fazer tal afirmação. Veja:
    .
    A possibilidade das luas marcianas foi especulada muito antes da descoberta de Hall. O astrônomo Johannes Kepler (1571–1630) até mesmo previu o número corretamente, apesar de sua lógica inconsistente: ele escreveu que, levando em conta que Júpiter tinha quatro luas conhecidas e a Terra tinha uma, seria apenas natural que Marte tivesse duas.[1]
    Talvez inspirado por Kepler, a sátira de Jonathan Swift, As viagens de Gulliver (1726) faz referência a duas luas no Capítulo 3 da Parte 3 (a “Viagem a Laputa”), na qual os astrônomos de Laputa são descritos como tendo descoberto dois satélites de Marte orbitando à distância de 3 e 5 diâmetros marcianos, e períodos de 10 e 21.5 horas, respectivamente. As verdadeiras distâncias orbitais e períodos de Fobos e Deimos de 1.4 e 3.5 diâmetros marcianos, e 7.6 e 30.3 horas, respectivamente, não são remotamente próximas daquelas dos satélites fictícios de Swift.[1] Na curta estória de 1750 escrita por Voltaire, Micromégas, sobre um viajante alienígena na Terra, também há referência a duas luas em Marte. Voltaire teria sido presumivelmente influenciado por Swift.[2] Em reconhecimento a essas ‘previsões’, duas crateras em Deimos receberam os nomes Swift e Voltaire.

  7. Toffo Diz:

    Gabriel Delanne era espírita de berço: seus pais tinham sido espíritas da primeira leva, amigos pessoais de Kardec, e ele cresceu no meio das sessões e dos espíritos. Ele era engenheiro e tinha uma visão cientificista, ao contrário de outro contemporâneo seu, Leon Denis, que era mais filosófico. Em “Laboratories of Faith”, John Monroe descreve de maneira bastante interessante, até bem humorada, as semelhanças e as diferenças entre os dois autores, que travaram uma disputa discreta, mas visível, pela liderança do espiritismo no final do século 19 e início do 20.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)