Memórias de uma vida passada? (2014)

Ótimo artigo de Erlendur Haraldsson sobre crianças que lembram vidas passadas, publicado na Revista de Psiquiatria Clínica. Para lê-lo, clique aqui.

52 respostas a “Memórias de uma vida passada? (2014)”

  1. Antonio G. - POA Diz:

    Pois é. Revista de Psiquiatria Clínica – Órgão Oficial do Departamento e Instituto de Psiquiatria Faculdade de Medicina – Universidade de São Paulo… e tal.
    .
    Várias vezes eu já expressei aqui o meu pensamento de que nas melhores universidades também se estudam grandes bobagens. A própria psiquiatria é algo do que a humanidade um dia haverá de livrar-se, tal como das religiões. A psiquiatria é uma pseudociência, baseada em achismos, com uma fragilidade médico-científica assustadora. Ao invés de solução, é antes um grande risco à saúde mental das pessoas. Apresente alguém portador de “distúrbios psiquiátricos” a 10 psiquiatras, e terá 10 diagnósticos e 10 tratamentos diferentes. Psiquiatria é para médicos que não gostam de estudar e não querem muita responsabilidade. Psiquiatras não cometem erros médicos, o grande terror dos profissionais da medicina. Como constestar o diagnóstico de um psiquiatra se suas conclusões baseiam-se em especulações pessoais? Psiquiatria, amigos, cheira muito a picaretagem. Qualquer semelhança com mediunidade não é só mera coincidência.
    Só como ilustração, para quem se interessar:
    http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/509220-qapsiquiatriatemqueabolidaassimcomoaescravidaoqentrevistaespecialcomthomasszasz

  2. Antonio G. - POA Diz:

    Vídeo de pouco mais de 3 minutos:
    http://www.youtube.com/watch?v=uE0mysIHvvg

  3. SeriousBusiness Diz:

    Antoni G. – POA,

    Você parece ser psiquiatra, pois sua mensagem é completamente “baseada em achismos” e “suas conclusões baseiam-se em especulações pessoais”.

    É interessante ver como se comporta um “crente” quando sua crença é contrariada.

    😆

  4. Contra o chiquismo Diz:

    Pois é.. pode ser que hoje a Psiquiatria tenha melhorado..mas se alguém aqui ler o livro Holocausto Brasileiro, vai ver que os psikiatras eram uns caras bem maus!

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4896352/holocausto-brasileiro-vida-genocidio-e-60-mil-mortes-no-maior-hospicio-do-brasil/

  5. Contra o chiquismo Diz:

    Aliás, quando vamos ter mais de CX e os ‘Descascados’?

    (Né Marciano?)

  6. Davi Diz:

    Aqui aparece “cético” atacando até a psiquiatria para tentar defender suas crenças. Acham que quem possui credencial científica para falar sobre mente e personalidade são “especialistas” semi-letrados como James Randi. É mole?

  7. Contra o chiquismo Diz:

    Davi,a expressão “semi-letrados como James Randi” que vc disse, soa como preconceito contra quem tem pouco estudo. Lembre-se que Chico Xavier tb era “semi-letrado”… e foi o maior enganador de todos os tempos. E o seu pouco estudo foi usado como marketing para dar ‘legitimidade’ as mensagens que ele ‘psicografava’ mesmo em outras línguas para atribuir a existência de ‘espiritos’.

    “- ohh, ‘espiritos’ existem, pois um semi analfabeto não poderia ‘psicografar’ em outras línguas sem ter estudado idiomas” !! Só mesmo os ‘espiritos’ para fazer um semi analfabeto escrever em inglês sem nunca ter nem passado na porta do FISK”

    Esse é talvez o mais forte argumento dos ‘crentes espiritas’ em favor da mediunidade de CX.( E da existência de ‘espiritos’)

    Se vc puder provar a existência deles… agradeço.

  8. Davi Diz:

    Contra o chiquismo, para mágica não se precisa de educação mas ridicularizar a psiquiatria e se defender em charlatões como James Randi (esse sim o maior de todos os tempos), como alguns fazem, é dose. É óbvio que a psiquiatria é a área mais aplicada para lidar com mediunidade e reencarnação. Para programas de auditório e circo sim a mágica é mais adequada.

  9. Antonio G. - POA Diz:

    …”É óbvio que a psiquiatria é a área mais aplicada para lidar com mediunidade e reencarnação.”
    Preciso dizer mais alguma coisa?

  10. Antonio G. - POA Diz:

    Serious,
    Não sou psiquiatra, mas também sou preguiçoso. Não fui sempre assim, mas agora me dou ao direito de ser. E meu achismo (+ bastante informação e experiência de vida) indica que a psiquiatria pode ser bem nociva aos direitos individuais, à liberdade e à saúde mental. É coisa perigosa. Igualzinho ao pensamento religioso.
    .
    Contra,
    Sim, a psiquiatria melhorou com o passar do tempo. Já não fazem mais lobotomia “a torto e a direito”. A Igreja também já quase não queima gente na fogueira. Sim, o mundo e os costumes evoluem…

  11. Antonio G. - POA Diz:

    Desculpem: me dou o direito, e não como constou.

  12. Defensor da Razão Diz:

    Davi, compartilhe conosco as informações e os fatos em que se baseou para afirmar que o Randi pratica charlatanismo mais do que qualquer outra pessoa jamais praticou.

  13. Defensor da Razão Diz:

    Antonio G. – POA Diz:
    …”É óbvio que a psiquiatria é a área mais aplicada para lidar com mediunidade e reencarnação.”
    Preciso dizer mais alguma coisa?
    .
    Antonio, parece haver consenso a respeito dessa afirmação do Davi.

  14. Antonio G. - POA Diz:

    O Davi deve confundir prestidigitação com charlatanismo. O James Randi era mágico, e nunca fez segredo disto.
    E não conseguiu pagar o milhão de dólares para um médium ou qualquer outro paranormal autêntico! Não apareceu um único!!! Que desperdício… Imaginem quanta sopão para os pobres um Centro Espírita poderia fazer com este dinheiro!

  15. Antonio G. - POA Diz:

    Pois é, Defensor, eu disse lá no primeiro post que psiquiatria e mediunidade são bastante correlatas. E são.

  16. Antonio G. - POA Diz:

    E, se eu digo que mediunidade é, basicamente, fantasia e fraude, dá para entender porque eu detrato a psiquiatria. Farinha do meu saco.

  17. Sanchez Diz:

    Li a entrevista. Thomas Szasz é contra a psiquiatria coercitiva e não contra a ciência psiquiatria . Trecho da entrevista.
    .
    ‘IHU On-Line -“Em que sentido a psiquiatria é um braço coercitivo do aparato de Estado?”
    …Eu defendo a “liberdade psiquiátrica”. Só me oponho à tirania psiquiátrica, assim como só me oponho à tirania religiosa. É por isso que tenho defendido a separação entre a psiquiatria e o Estado.’
    .

  18. Defensor da Razão Diz:

    Antonio, farinha de onde?

  19. Davi Diz:

    Randi denunciado pelo próprio Vitor: http://comkardec.blogspot.com.br/2010/10/o-desafio-de-james-randi-demonstra-que.html

    Randi denunciado por Sheldrake
    https://www.youtube.com/watch?v=XJZTgTR7pcQ

    Tirem suas próprias conclusões. Bom debate mas não estou afim de debater, o Vitor tem mais paciência e prática pra esses assuntos. Abraços.

  20. Contra o chiquismo Diz:

    Tá Davi, Randi é picareta.

    E Chico Xavier? Honestíssimo?

    Vc prova o maior DOGMA do ‘espiritismo’? ( A existência de ‘espiritos’ ??)

  21. Antonio G. - POA Diz:

    OPS!!!!!! Eu quis dizer “farinha do MESMO saco” !!!! Que coisa !!!! kkkk
    .

  22. Antonio G. - POA Diz:

    Não sou fã nem defensor do ex-mágico James Randi. Mas o fato é que ele lançou publicamente um desafio para qualquer pessoa demonstrar capacidade paranormal e ganhar 1 milhão de dólares. E ninguém conseguiu fazê-lo. É óbvio que existirão inúmeros detratores, entre falsos paranormais e crentes na paranormalidade. Mas o fato é que ninguém levou o milhão para casa.

  23. Vitor Diz:

    Oi, Antonio
    .
    o problema do desafio do Randi é que, se uma pessoa alega ser capaz de mover uma caixinha de fósforos com a mente, ele quer no teste que ela entorte a Torre Eiffel 🙂
    .
    Aí se explica porque ninguém leva o milhão. Os testes parapsicológicos envolvem feitos menos espetaculares e por isso demandam muito mais testes. Como o Randi só realiza 2 testes, um preliminar e outro oficial, os resultados precisam ser fora de série para a pessoa ganhar o milhão.

  24. Antonio G. - POA Diz:

    Mais do meu achismo: Psiquiatria é pseudociência, só que com roupagem sofisticada. Eu recomendo, a quem sentir necessidade, consultar uma cartomante, pois costuma ser mais barato. E não se corre o risco de ter que fazer terapia com medicamentos perigosíssimos. Os tratamentos das cartomantes são bem menos arriscados.

  25. Antonio G. - POA Diz:

    Não é por ser praticada por pessoas com formação médica que a psiquiatria deverá ser vista como ciência. No Brasil, a homeopatia também é uma especialidade médica, por mais absurdo que seja. Na maior parte do mundo civilizado, é considerada charlatanismo.

  26. Antonio G. - POA Diz:

    Olá, Vitor.
    Bem, até onde eu sei, ninguém foi capaz de demonstrar nem a capacidade de mover uma caixinha de fósforos, por isso é que ninguém levou o milhão.

  27. Gorducho Diz:

    Eu duvido que se o cara mover mesmo a caixinha (vazia p/exigir menos peritrabalho mecânico) não se qualifique p/o numerário.
    Convença-se Sr. Administrador: não há nenhum motivo p/supor que essas coisas existam.
    Veja a cautela lógica que utilizo: pode haver, mas não há nenhum motivo para se supor que haja.
     
    E agora não me referindo especificamente a Randi, do qual praticamente nada sei; é claro que o melhor background para investigadores desse tipo de alegações é mesmo a prática de ilusionismo. Vemos o que ocorreu quando cientistas crentes se meteram no ramo: Crookes (intencionalmente cito p/fazer reaparecer o Professor); Richet; Geley (médico). Crentes com agenda oculta: deu nos fiascos que deu.

  28. Defensor da Razão Diz:

    “Como o Randi só realiza 2 testes, um preliminar e outro oficial, os resultados precisam ser fora de série para a pessoa ganhar o milhão.”
    .
    Vitor, mas não é esse mesmo o espírito da coisa, só resultados fora de série podem ganhar o prêmio? O que há em série são as fraudes e as alegações não comprovadas, que não interessam a ninguém que busca a verdade.

  29. Defensor da Razão Diz:

    Antonio G. – POA Diz:
    “Olá, Vitor.
    Bem, até onde eu sei, ninguém foi capaz de demonstrar nem a capacidade de mover uma caixinha de fósforos, por isso é que ninguém levou o milhão.”
    .
    Antonio, é exatamente o que seu sei também. E não foi por falta de tempo, dados os anos todos desde que o Randi anunciou o prêmio.
    Como você disse acima, quanta ajuda a necessitados, por exemplo, espíritas caridosos poderiam oferecer com um prêmio tão robusto e tão simples para eles de conquistar como esse.
    Mais um fortíssimo indício de que essas coisas não existem mesmo.

  30. Larissa Diz:

    Estou chegando a conclusão q os únicos que não são picaretas no mundo inteiro são os ateus.

  31. Antonio G. - POA Diz:

    Sobre o meu achismo de que psiquiatria não é ciência e é perigosa, seguem algumas frases que catei na internet NUM BLOG ESPÍRITA (!!!!!).
    Claro, os espíritas reivindicam para si a exclusividade da compreensão dos chamados distúrbios mentais. Tudo se explica pela pluralidade das encarnações e pela lei do carma:
    :
    – “Nós psicólogos sempre quisemos ser aceitos como uma verdadeira ciência. Então os primeiros psicólogos viram o que os outros cientistas faziam e decidiram emulá-los.” Louis Wynne, psicólogo.
    .
    – “As doenças mentais não são descobertas, são inventadas.” Jeffrey Schaler, Professor de Psicologia Universidade Americana.
    .
    – “Eles trabalham todos juntos, os psiquiatras, os farmacêuticos. E um alimenta o outro.” Joan Brown, neuroterapeuta
    .
    – “As farmacêuticas tornaram-se dependentes de diagnósticos de doenças mentais para manter seus lucros.” Louis Wynne, psicólogo.
    .
    – “É tão inútil, que se tivesse um paciente e o DSM, eu faria 20 diagnósticos do mesmo paciente” – psiquiatra de Illinois.
    .
    – “Resta-nos diagnosticar coisas numa base de lista e questionários, que nos deixa fora da medicina porque não temos um teste biológico” – psiquiatra de Massachusetts.
    .
    – “O DSM é uma farsa. Foi chamado de castelo de cartas. Porque os diagnósticos são teóricos. Não são baseados em medidas científicas.” – Dra. Anna Law, médica das urgências.
    .
    – “Nas últimas quatro décadas (1965-2005), quase o dobro de americanos morreram em hospitais psiquiátricos do governo, do que em todas as guerras dos Estados Unidos desde 1776.”
    .
    – “As companhias de seguro pagam 69 bilhões de dólares por ano por serviço psiquiátrico, duplicando o custo das cotas dos seguros médicos. E enquanto isso embolsaram mais de 2 trilhões de dólares e os psiquiatras não puderam demonstrar uma única cura.”
    .
    “Não temos nenhum símbolo de diagnóstico fiável para quase qualquer doença do DSM” – psiquiatra norueguês.
    .
    “O que experimentamos na psiquiatria é difícil dizer pois não é nada específico…” – psiquiatra de Washington D.C.
    .
    “Mas no que diz respeito a um teste que seja útil clinicamente, não temos ainda.” – psiquiatra do Novo México.
    .
    “Não temos nenhum teste de laboratório que possamos usar para determinar se uma pessoa é ou não um doente mental” – psiquiatra de Massachusetts.
    .
    “Não há nenhum teste biologicamente bom para detectar doença mental” – psiquiatra de Nova York
    .
    “Não há teste, não há biopsia que se possa fazer” – outro psiquiatra de Nova York.
    .
    “Neste momento não há um teste químico” – psiquiatra alemão.
    .
    “Não há teste específico para confirmar o diagnóstico ou mostrar a melhora, como um teste sanguíneo, um raio X ou qualquer coisa parecida” – psiquiatra de Nova York.
    .
    “Nas minhas consultas não faço testes. Só falo com as pessoas e escuto-as. E então tomo a decisão sobre o tipo de doença” – psiquiatra holandês.

  32. Antonio G. - POA Diz:

    Larissa: Não. Ser crente não significa ser picareta. Picaretas são os que enganam, não os que são enganados. Estes são apenas vítimas.

  33. Gorducho Diz:

    Estou chegando a conclusão q os únicos que não são picaretas no mundo inteiro são os ateus.
     
    É claro que não foi sua intenção, mas é bom ressaltar que mediunidade, espíritos, ou supostos fenômenos paraψcológicos nada têm a ver com ateísmo e/ou religiosidade.
    Aliás, se formos considerar como verdadeiros os fenômenos produzidos por supostos médiuns confiáveis e pesquisadores supostamente sérios sem agenda oculta, vemos que espíritismo nada tem a ver com religião.
    Assim temos os trabalhos do copo – que minha avó e minha tia faziam em casa muito antes de eu nascer -; as materializações da Katie King, Bien-Boa; as investigações do Geley no IMI; as leituras de Mrs. Piper & Mrs. Osborne Leonard…

  34. Antonio G. - POA Diz:

    Gorducho,
    Certo. Por exemplo, o Vitor é ateu e acredita em mediunidade.

  35. Antonio G. - POA Diz:

    Mas acho que ele nunca se disse médium. Portanto, não é picareta.

  36. Sanchez Diz:

    Vitor
    .
    Muito bom trazer esse artigo . Eu tinha visto esse artigo neste site: http://www.espiritualidades.com.br/ mas não tinha lido.
    .

  37. Larissa Diz:

    Sabe o que eu acho? Que temos de ser céticos sim, mas não cabeças-dura. Provar nossa crença com argumentos falaciosos em nada contribui. É o mesmo que fazem os crentes.
    .
    Eu fui uma grandemente prejudicada por minha credulidade. Hoje, com uma postura mais cética, levo uma vida centrada e consigo ver os impropérios de muitas das coisas que acreditei. Mas não sei se existe um Deus e, se houver espíritos, a comunicação não é ostensiva e fluída como alegam os espirióides.
    .
    Agora, me pergunto: será que todos estes ateus militantes que estão por aí a “desmascarar” as fraudes estão de fato bem intencionados? São ELES os portadores da verdade? Vejo muitos céticos sérios que afirmam “eu não sei” e vejo outros que destroem qualquer possibilidade de diálogo, porque tem CERTEZA de que suas crenças são as verdadeiras, ainda que os próprios pesquisadores não as tenham.

  38. Larissa Diz:

    Antonio: “Picaretas são os que enganam, não os que são enganados.”
    .
    Quem engana quem, afinal? Somos tão falhos q enganamos mesmo sem querer. E também nos enganamos.
    .
    Gente, é só uma reflexão. Não vou me estender no assunto. E, de forma nenhuma, é direcionada ao Vitor. Se fosse, mandaria por email.

  39. Montalvão Diz:

    .
    VITOR: “O problema do desafio do Randi é que, SE UMA PESSOA ALEGA SER CAPAZ DE MOVER UMA CAIXINHA DE FÓSFOROS COM A MENTE, ele quer no teste que ela entorte a Torre Eiffel.
    .
    Aí se explica porque ninguém leva o milhão. Os testes parapsicológicos envolvem feitos menos espetaculares e por isso demandam muito mais testes. Como o Randi só realiza 2 testes, um preliminar e outro oficial, os resultados precisam ser fora de série para a pessoa ganhar o milhão.”
    .
    COMENTÁRIO: fazendo eco às prolatações do Defensor e do Gorducho… O problema com os testes para detectar legítimo psi não está na hipotética situação de o sujeito mover uma caixinha de fósforos e o testador pedir mais. O problema é que ninguém move uma pedrinha de sal com a força da mente, a não ser por fraude. Para se achar força psi, o Vitor bem explicou, são necessários muitos testes, de modo que, estatisticamente, se infira que “algo anômalo” esteja em ação. Esse algo, embora concretamente ninguém possa dizer exatamente o que seja, convencionou-se tacitamente que aponte para “psi”.
    .
    A telecinesia, que já foi força muito mais intensa no passado (pelo menos assim dizem os experimentos antigos, aos quais diversos defensores recorrem como “prova” de que a paranormalidade seja manifestação expressiva), na atualidade se restringe a sutilezas como interferência sobre geradores de números aleatórios, lançamentos de dados… coisas do gênero. Com os dados, por exemplo, uma máquina lança uma, duas ou mais peças no ar e o suposto paranormal mentaliza a que caiam numa determinada numeração. Após elevada quantidade de lançamentos confere-se o que se obteve. As melhores experiências desse tipo chegam a resultados ligeiramente superiores ao esperado pelo acaso, o que conta como ponto em favor da paranormalidade.
    .
    Visto que Randi não aceita essas “provas” seus detratores o denunciam por pedir mais do que a “força psi” pode oferecer…
    .
    Por outro lado, existem os “grandes paranormais”, admiravelmente estes não querem nada com o desafio de Randi. Um ou outro até tenta, mas não consegue ludibriar o testador, que conhece bem a técnica da presditigitação. Os grandões da paranormalidade, frequentemente, contam com parapsicólogos, alguns com formação científica, a exaltarem seus “poderes”. Foi o caso de Uri Geller, cuja capacidade paranormal fora avalizado pelos físicos Harold Puthoff e Russel Targ. No Brasil temos o exemplo, dentre outros, de Amir Amyden, avaliado por equipe de pesquisadores científicos, dentre os quais se contava Stanley Kripnner, e que foi considerado legítimo e poderoso paranormal.
    .
    O problema é que esses grandões da paranormalidade parecem desinteressados em bens financeiros, nenhum deles de anima a reivindicar o prêmio de Randi…
    .
    E o mundo prossegue em sua caminhada rumo ao infinito…

  40. Antonio G. - POA Diz:

    Larissa, também não vou me estender, mas quero deixar claro o que penso:
    Para mim, aquele que engana conscientemente os outros é mentiroso, mistificador, picareta. Mas existe quem se engana e engana os outros sem a exata percepção do equívoco. Este é o devaneador, fantasiador, tolo.

  41. Montalvão Diz:

    Se a telecinesia fosse real, mesmo como “força” branda, já teria sido demonstrada há séculos, não pela ciência, mas pelas donas-de-casa. Quem já tentou estender um lençol sobre a cama, ou pôr uma peça de roupa para secar (principalmente peças largas) certamente notou que o material nunca cai na posição almejada: se faz necessário trabalho complementar para arrumá-lo corretamente. Se possuíssemos telecinesia (mesmo tênue, conforme falei) esse trabalho seria automaticamente realizado: pela conjugação da força muscular com a psi e as arrumadeiras e lavadeiras teriam sido muito mais felizes ao longo da história…
    .
    Sorry paranormalidade.

  42. Toffo Diz:

    enganar, só em casamento: em matéria de casamento, engana quem pode – diz o velho dito jurídico.

  43. Defensor da Razão Diz:

    Toffo, velho e antirromântico dito jurídico.

  44. Arnaldo Paiva Diz:

    Evidências científicas atuais sobre a existência da vida após a morte
    .
    Já faz muitos anos que os seres humanos se perguntam se há algo além da vida.
    Muitas culturas, religiões e doutrinas têm sido baseadas na crença que os mortos vão viver em outros mundos, vão ao paraíso ou reencarnam… Mas o que aconteceria se a ciência nos desse evidências de que há vida depois da morte? Nas últimas décadas, vários cientistas e médicos pesquisadores de várias universidades do mundo estão revolucionando o paradigma do século XXI mostrando evidências de que a consciência de fato sobrevive à morte física.
    .
    Mediunidade no laboratório
    .
    No Instituto Windbridge no Arizona, EUA, a Dra. Julie Beischel está conduzindo uma pesquisa importante para demonstrar que há vida após a morte. Basicamente, utiliza três métodos para estudar o fenômeno da mediunidade: proof-focused: são testes para verificar que os médiuns estão dando a informação correta; process-focused: estuda a experiência dos médiuns durante as comunicações espirituais; applied-research: examina como a informação dos médiuns pode beneficiar a sociedade em geral. Os resultados da Dra. Beischel confirmaram a hipótese de que o espírito sobrevive à morte. Entramos em contato com a Dra. Julie Beischel para perguntar mais sobre o método científico que aplica em suas pesquisas. Ela disse que utiliza controles muito estritos para pesquisar o fenômeno de mediunidade através de um programa científico que contém uma quantidade grande de dados: ”No Instituto Windbridge, estamos interessados principalmente no estudo da mediunidade. Utilizamos o método científico e controles estritos para pesquisar estes fenômenos e o programa de pesquisa de mediunidade abrange uma quantidade enorme de dados. Através de nosso método científico do quintuplo-cego1 com médiuns certificados pelo Instituto Windbridge, podemos demonstrar que as informações dos médiuns sobre familiares já mortos são exatas, e além do mais, os médiuns não têm nenhum conhecimento prévio sobre a família ou o desencarnado”. Além disso, Beischel disse: “Este paradigma de pesquisa é ideal porque o fenômeno da mediunidade é facilmente replicável e podemos trazer o fenômeno da mediunidade ao laboratório.” A pesquisa da Dra. Beischel certamente demonstra que o fenômeno da mediunidade é de fato autêntico.
    .
    No Brasil, a mediunidade de Chico Xavier foi estudada pelo Dr. Paulo Rossi em 1991. Chico Xavier ficou conhecido pelo seu trabalho gratuito, onde publicou mais de 400 livros através de mais de 600 autores espirituais, e também escrevia cartas de pessoas já falecidas. O estudo do Dr. Paulo Rossi confirmou que 93,3% das pessoas que visitavam Chico Xavier não o conheciam; 62,2% das mensagens mostraram mais de seis fatos reais cada; e 71,1% continham informações detalhadas sobre pessoas falecidas, que foram posteriormente confirmadas como verdadeiras por suas famílias. Rossi concluiu que a informação revelada por Chico Xavier de fato provém de espíritos de pessoas mortas e não é resultado de qualquer classe de fraude.
    .
    Em 2004, Alexander Moreira de Almeida concluiu sua tese de doutorado pela USP, na área de experiências mediúnicas. Almeida estudou 115 médiuns espíritas que seguem a doutrina codificada por Allan Kardec, com o objetivo de construir seu perfil sociodemográfico e para comprovar sua saúde mental.
    .
    Os pesquisadores concluíram que a maioria dos médiuns desenvolveu sua mediunidade durante a infância e mostraram altos níveis socioeducativos. Além disso, os resultados mostraram um nível muito baixo de desordens psiquiátricas entre os médiuns. Esse estudo mostra que os médiuns que com frequência são taxados como “loucos” são na verdade pessoas sem quaisquer problemas psicológicos e apresentam um nível muito alto de escolaridade.
    .
    O Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, da USP de São Paulo, usa técnicas de difração de raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética para explicar a relação entre a glândula pineal e a mediunidade. Dr. Sérgio demonstrou que médiuns de incorporação possuem mais cristais de apatita na glândula pineal, e que durante o momento de comunicação espiritual os médiuns possuem alta atividade cerebral e aumento de fluxo sanguíneo na região da glândula pineal. A hipótese do Dr. Oliveira é que a glândula pineal é o órgão sensorial da mediunidade

  45. Marciano Diz:

    Acabo de falar cerca de 20min com Scur.
    Ele tá cobrando manifestaçao de jcff;.
    Tô em Gramado, amanhã em Caxias do Sul, vou ver se encontro Scur.
    Depois Porto Alegre e Rio.

  46. Gorducho Diz:

    O Sr. JCFF deve estar interno na Biblioteca do Vaticano escrevendo a biografia do Lentulus…

  47. Vitor Diz:

    Se eu quisesse já tinha publicado o material que o JCFF já me passou. Mas não publico porque quero uma versão ‘definitiva’, e faltam ainda alguns tópicos. Não quero ficar republicando a cada mínimo de informação acrescentado.

  48. Contra o chiquismo Diz:

    Arnaldo Paiva… vc é muito face de madeira… Nunca me respondeu isso:

    “Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa;” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)”

    Nunca me refutou, sempre fugiu, sumiu e agora aparece do nada como se nunca tivesse nenhum questionamento pendente.

    Vai ignorar , vai sumir de novo e voltar como se a gente tivesse esquecido.

    Até hoje espero sua explicação. Quem cala consente. Vc pelo jeito concorda com a afirmação acima do Kardec né?

  49. Antonio G. - POA Diz:

    E o onipresente, onisciente e onipotente apronta mais uma:
    .
    Neste final de semana, Na Colômbia, um ônibus lotado de fiéis cristãos de uma igreja explodiu, matando dezenas de pessoas e ferindo diversas outras. A maioria delas, crianças!!!
    .
    Diferentes visões deste triste fato:
    .
    – Espíritas: Trata-se um episódio de expiação coletiva.
    – Evangélicos: Uma obra do Diabo.
    – Católicos: Deus sabe o que faz…
    – Radical Islâmico: Bem feito, infiéis!
    – Eu: Deus e suas pegadinhas de mau gosto…

  50. Antonio G. - POA Diz:

    O Arnaldo começou dizendo: “No Instituto Windbridge no Arizona, EUA, a Dra. Julie Beischel está conduzindo uma pesquisa importante para demonstrar que há vida após a morte”. Parecia mais uma tentativa de dar um ar de seriedade àquilo que muitos vêm tentando fazer, até hoje sem nenhum sucesso.
    Mas depois o colega vem dizer que um tal Dr. Paulo Rossi estudou a mediunidade de Chico Xavier e concluiu que suas mensagens de fato provém de espíritos de pessoas mortas e não é resultado de qualquer classe de fraude.
    Pô, assim não dá…

  51. Antonio G. - POA Diz:

    Ô Arnaldo, qual foi a parte das inúmeras evidências de fraudes do CX que você não entendeu?

  52. NVF Diz:

    Concordo com primeiro tópico lá em cima, sobre se estudar muitas bobagens na universidade. Só que por lá as coisas ganham o escudo da “ciência”. Isso cria uma espécie de dogma disfarçado de racionalidade.
    .
    Vide o socialismo marxista, impregnado nas universidades latinas.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)