Livro Gratuito: Os fenômenos de assombração, de Ernesto Bozzano (1920)

Esse livro NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS havia sido traduzido! Agora está! Excelente esforço do autor do site “Autores Espíritas Clássicos”, e pelo que vi, a tradução está ótima! Para baixá-lo, clique aqui.

17 respostas a “Livro Gratuito: Os fenômenos de assombração, de Ernesto Bozzano (1920)”

  1. Phelippe Diz:

    Muito bom, Vitor, excelente livro!!! Estou lendo aqui, obg por td.

  2. Marciano Diz:

    Vitor, aprecio muito se esforço de disponibilizar livros aqui para discussão.
    No caso deste em particular, embora eu não tenha o original, “Dei fenomeni d’infestazione”, acredito que a tradução que você encontrou seja tradução de tradução, no caso, tradução para o português de “Les Phénomènes de Hantise”, tradução feita do italiano para o francês, por Charles de Vesme.
    .
    Traduções de traduções costumam ser menos fiéis ao original do que as traduções diretas.
    .
    Tentei obter o original em italiano, mas não achei.
    .
    Bozzano era um crente, já escreveu livro sobre espiritualidade de animais (eu tinha o original, em italiano, “Animali e Manifestazioni Metapsichici”, devo ter perdido numa mudança, pois não o encontrei). Recentemente passei os olhos por uma tradução em português, “A alma nos animais”, emprestado, que já devolvi.
    .
    Passei os olhos sobre o exemplar que você disponibilizou.
    Baixei-o, com a intenção de o ler integralmente e discuti-lo, mas desisti.
    Li com muito gosto o livro de Shermer que você colocou aqui, comentei algumas coisas, conservo-o, mas ninguém mais deu atenção.
    .
    O pouco que vi do livro de Bozzano, associado ao outro de fantasmas de animais, me deixaram desanimado de prosseguir na leitura.
    .
    .
    O indice:
    .
    Capítulo 1 / 06
    INTRODUÇÃO
    Capítulo 2 / 16
    CASO DE ASSOMBRAÇÃO PROPRIAMENTE DITA
    SEÇÃO AUDITIVA
    Capítulo 3 / 29
    CASO DE ASSOMBRAÇÃO PROPRIAMENTE DITA
    SEÇÃO VISUAL FANTOMATICA
    Capítulo 4 / 48
    FANTASMAS DE VIVOS
    CASO DE TELEPATIA ENTRE VIVOS, RELACIONADOS AOS FENÔMENOS DE ASSOMBRAÇÃO
    Capítulo 5 / 67
    MONOIDEÍSMOS E FENÔMENOS DE ASSOMBRAÇÃO
    Capítulo 6 / 74
    DA HIPÓTESE «PSICOMÉTRICA»
    RELACIONADA AOS FENÔMENOS DE ASSOMBRAÇÃO
    Capítulo 7 / 93
    FENÔMENOS DE « POLTERGEIST »
    Capítulo 8 / 127
    CONCLUSÕES

    .
    .
    Nas conclusões, ele teria dito:
    .
    .
    “Quanto às relações que os unem entre si, foi fácil observar uma bem distinta, que os caracteriza e que consiste nas manifestações com ligação a uma localidade determinada, à qual parecem de algum modo aderir, a ponto de não poder se realizar de outra forma.

    Continuando a análise comparada dos fatos, observei que eles se dividiam em duas classes distintas de manifestações: de uma parte, as subjetivas ou alucinatórias; de outra parte, as objetivas ou físicas, que no mais frequente se produziam em conjunto, o que torna impossível sua separação clara em categorias. Se alguém quisesse distingui-las, restaria apenas agrupar, de um lado, as manifestações sobretudo subjetivas, e do outro as sobretudo objetivas. Subdivisão puramente convencional, mas útil do ponto de vista da exposição, pois encontramos entre os dois grupos diferenças muito importantes. Assim, as manifestações sobretudo subjetivas apresentam uma duração muito curta, raramente coincidem com as mortes, não são quase nunca acompanhadas de aparições de fantasmas e têm a especialidade de se mostrar relacionadas à presença de um “sensitivo”. Em outras palavras, as primeiras são manifestações de ordem sobretudo telepática; as segundas, de ordem sobretudo mediúnicas”.
    .
    .
    É demais pra mim.

  3. Gorducho Diz:

    O original está disponível no Autores Espíritas Clássicos. Ocorre como disse o Sr. Administrador, não deve haver traduções do original original. O livro que circulou mais foi já essa tradução do de Vesme.
    A tradução me pareceu boa. Como sempre faço, procurei algo p/alfinetar, não encontrando.
    E, ocorre que Assombrações são o alicerce do Espiritismo. Então acredito que está certo o Sítio em permitir que os leitores tomem informações sobre os fundamentos dessa crença no Sobrenatural.
    O Bozzano claro era um Crente. Tem um excelente estudo sobre os “estudos” dele cá neste Sítio.
    Era um pesquisador de cadeira que filtrava e adequava os resultados das pesquisas à crença. Nada mais nada menos que o padrão das “pesquisas” feitas pelos espíritas.

  4. Vitor Diz:

    Vi um excelente filme de assombração recentemente, “A MULHER DE PRETO”, tem o Harry Potter no elenco e o final é até certo ponto surpreendente. Recomendo!

  5. Marciano Diz:

    Existem dois filmes com o mesmo nome. O que tem o ator do Potter é melhor.
    DISSO, eu gosto, filmes de terror, livros de fantasmas.
    Não sou muito chegado a histórias de ETs, mas tem algumas boas.
    Vampiros, principalmente os mais antigos, que não pegavam sol, como o Vlad (não o Dr., o conde, na verdade o príncipe – o que deu origem ao personagem), são muito bons.
    Fantasia é excelente, quando vista como fantasia. Quando queremos acreditar em vampiros, fantasmas e lobisomens é que a coisa fica chata.

  6. Marciano Diz:

    O filme tem um plot twist, coisa que tá na moda, mas gostei deste.
    Não digo mais nada para não tirar o prazer dos que ainda não o viram e querem vê-lo.

  7. Vitor Diz:

    Os melhores filmes de vampiro que já vi foram “DEIXE ELA ENTRAR” E “DEIXE-ME ENTRAR”. Um é a refilmagem do outro. As duas versões são excelentes!

  8. Marciano Diz:

    O filme é adaptado de um livro, que não li, mas deve ser melhor do que o filme, como costuma acontecer.
    Não tenho tido tempo para ler romances, só tenho lido não-ficção.
    Quem quiser ler o original, está aqui:
    .
    https://www.uploady.com/#!/download/O6gaoY0J7k4/Tvgg76AJh4OMD8~Y

  9. Marciano Diz:

    Para ler online:
    .
    https://www.uploady.com/#!/download/O6gaoY0J7k4/Tvgg76AJh4OMD8~Y

  10. Marciano Diz:

    Eu quis dizer que “dá para ler online”.

  11. Gorducho Diz:

    Vi-o ontem… Para não tirar o prazer dos que ainda não o viram e querem vê-lo, não irei comentar os problemas causados pelo desconhecimento da Doutrina, e o grande benefício que este conhecimento também gerou…
    Lobriguei o livro também agora de manhã. Neste caso achei que foi a exceção à regra: o filme melhor…
    Mas ressaltando que refiro-me ao plot, não às qualidades literárias do texto as quais não apreciei, pois que fiz vista d’olhos.

  12. Marciano Diz:

    Låt den rätte komma in, o filme, também é baseado em um livro.
    Já que falamos de filmes bons e ruins, quero deixar anotado que vi o filme do cx (o biográfico), vi o NL, e achei-os uma porcaria. Não é entretenimento nem biografia, é apologia mesmo. Propaganda.
    O pior de todos, que também vi, é o que conta a vida do Bezerra, com o professor de FQM (Vereza) no papel do Bezerra.

  13. Marciano Diz:

    O filme é sueco ( o do vampiro castrado – Låt den rätte komma in), o que é uma raridade aqui. E ainda traduziram corretamento o título do filme, outra exceção. Aqui sempre arranjam nomes engraçados para filmes estrangeiros e deixam-se os títulos originais das séries de tv.
    Estou com a coleção completa do Shermer, vou ler os que ainda não li, mas não pretendo comentar nada aqui, a não ser que por acaso tenha algo a ver com o que estiver sendo discutido no momento.

  14. Vitor Diz:

    Marciano, vc estragou uma das grandes surpresas do filme, dizendo que ele era um vampiro castrado, quando todos acham até a metade do filme que é uma menina.

  15. Marciano Diz:

    Fol mal aê, o Gorducho disse que já tinha visto o filme e passado os olhos pelo livro. Outros não sem manifestaram.
    .
    Se alguém que ainda não tivera visto o filme sentiu-se frustrado, apresento minhas sinceras escusas, alertando para o fato de que o filme agrada mesmo sem a surpresa, posto que muitos que leram o livro viram o filme depois, o que costuma acontecer frequentemente, inclusive com os filmes de sucesso baseados em livros de Stephen King, sempre melhores do que os filmes.

    .
    Para compensar, deixo a dica de um filme sueco de terror que vi em DVD, com um plot twist sensacional, uma velada (não muito) crítica à ICAR:
    Salmo 21.
    .
    Já não é mais encontrado em locadoras, mas pode ser baixado na net e vale a pena.
    O filme não é perfeito (avis rara no cinema esse negócio de filme sem plot holes), mas é uma excelente diversão e cumpre bem seu papel de entreter, dando ainda o que pensar sobre religião.

  16. Marciano Diz:

    Para fazer mais sentido:
    .
    … outros NÃO se manifestaram…
    .
    …não tivera visto o filme E sentiu-se frustrado…
    .
    … Stephen King, ESTES sempre melhores do que os filmes…

  17. Gorducho Diz:

    Eu vi A Mulher de Preto e lobriguei o livro…
    E justo p/não contar o fim (já contando p/quem entende de espiritismo…) me abstive de comentar sobre o benefício que ele teve por conhecer a Doutrina :mrgreen:

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)