O DEBATE GANZFELD – O LEGADO PARAPSICOLÓGICO DE CHARLES HONORTON, de Susan Blackmore (1993) [PARTE 4]

Em minha opinião, este é o mais honesto e mais lúcido artigo já escrito por Susan Blackmore. Se houve um momento na vida dela em que ela foi uma cientista de primeira linha, foi esse. Interessante ver que em 1997 ela concedeu uma entrevista em que ainda mostrava muita sabedoria sobre o panorama ganzfeld, inclusive criticando os céticos (!!!):

Susan Blackmore, uma psicóloga da University of Western England, diz que se ela tivesse que colocar seu dinheiro em cima da mesa, ela ainda apostaria que psi não existe. No entanto, ela sente que enquanto os parapsicólogos se adaptaram aos tempos e melhoraram seus métodos, o mesmo não pode ser dito sobre os céticos. “Eu cheguei à conclusão que Honorton fez o que os céticos pediram, ou seja, ele produziu resultados que não se devem a qualquer falha experimental muito óbvia. Eu acho que ele tem levado os céticos como eu a dizer que ou é alguma falha extraordinária que ninguém pensou, ou é algum tipo de fraude. Ou é PES genuína. Muitos céticos têm sido condescendentes em sua atitude. Os argumentos são ad hoc e mal referenciados. Acho que um verdadeiro desafio foi apresentado”, diz Blackmore. (link)
.
Para ler o artigo em que Blackmore não só admite que existe evidência para psi, como também que tal evidência é forte, clique aqui.

71 respostas a “O DEBATE GANZFELD – O LEGADO PARAPSICOLÓGICO DE CHARLES HONORTON, de Susan Blackmore (1993) [PARTE 4]”

  1. MONTALVÃO Diz:

    /
    VISONI: Em minha opinião, este é o mais honesto e mais lúcido artigo já escrito por Susan Blackmore. Se houve um momento na vida dela que ela foi uma cientista de primeira linha, foi esse. Interessante ver que em 1997 ela concedeu uma entrevista em que ainda mostrava muita sabedoria sobre o panorama ganzfeld, inclusive criticando os céticos (!!!):
    /.
    Nada como ouvir do “inimigo” aquilo que gostaríamos que dissesse…
    .
    Resta ver se o que o oponente proferiu o fez na acepção desejada ou se se está forçando barra para enquadrá-lo no contexto almejado…
    .
    Isso deve ser explicitado, suponho, nas avaliações que seguirem.
    .
    Saravá.

  2. Gorducho Diz:

    Sempre será bom lembrar aos Srs. leitores que a Susan Blackmore caiu na real e abandonou a parapsicologia.

  3. MONTALVÃO Diz:

    /
    O “inimigo” do Visoni, a quem me refiri não sou eu, mas Blackmore, por quem o douto Moura, para dizer o mínimo, vota certa aversão que, creio, deve-se ao fato dessa pesquisadora ter “ousado” denunciar a incerteza da realidade de psi, logo ela, que vivia enfurnada em investigações da espécie.
    .
    Sobre o artigo comento mais tarde.

  4. MONTALVÃO Diz:

    /
    Refiri = referi

  5. MONTALVÃO Diz:

    /
    Conclusões podem ser de imediato extraídas do texto de Blackmore, vejamos:
     
    1. Blackmore e Honorton eram amigos, e a morte deste marcou os sentimentos da moça;
     
    2. Blackmore e Honorton discordavam a respeito da realidade de psi: a discordância permaneceu mesmo com a morte;
     
    3. não, Blackmore não admitiu que psi seja realidade ante os resultados obtidos por Honorton, mas reconheceu que o trabalho foi sugestivo e apoia a continuidade das investigações;
     
    4. a parapsicologia cria “modismos”, sendo o ganzfeld, até aqui, o mais duradouro (provavelmente, acrescento eu, por não terem lucubrado outra ideia que o substitua). Considere-se que as modas em psi pouco ou nada contribuem para o progresso da matéria;
     
    5. as dúvidas sobre se psi existe e se existe no ganzfeld não foram elucidadas;
     
    6. os bons resultados obtidos por Honorton (para Blackmore os melhores até então jamais obtidos) não foram suficientes para corroborar a realidade do paranormal, mas suficientes, conforme já dito, para recomendar prosseguimentos dos estudos;
     
    7. logo após a morte de Honorton, a equipe de Edimburgo abraçou a causa e declarou-se decidida a ir em frente, a partir dos retornos que o falecido obteve, isso em 1993;
     
    8. 23 anos após (hoje) qual foi o progresso?
    .  
     
    Em suma, psi continua estacionada no que declara a conjetura de Moi: “psi, se real, é “força” incerta, branda, de ocorrência fora do controle daquele que, supostamente, a ostenta, e sem utilidade.”

  6. Marciano Diz:

    Gorducho Diz:
    FEVEREIRO 27TH, 2016 ÀS 12:58 PM
    Sempre será bom lembrar aos Srs. leitores que a Susan Blackmore caiu na real e abandonou a parapsicologia.
     
    Deixe que ela mesma diga isso:
    http://www.susanblackmore.co.uk/Chapters/Kurtz.htm
     
    “O “inimigo” do Visoni, a quem me refiri não sou eu, mas Blackmore, por quem o douto Moura, para dizer o mínimo, vota certa aversão que, creio, deve-se ao fato dessa pesquisadora ter “ousado” denunciar a incerteza da realidade de psi, logo ela, que vivia enfurnada em investigações da espécie.”
     
    Espere mais alguns anos, e verá o próprio Visoni renegando a parapsicologia.
    Ou eu jogo meu diploma de adivinhador do futuro no lixo.

  7. Marciano Diz:

    I long ago threw out my own previous beliefs in a soul, telepathy and an astral world, but even then I kept on searching for evidence that my new skepticism was misplaced, and for new theories that might explain the paranormal if it existed (Blackmore, 1996). I kept doing experiments and investigating claims of psychic powers. Finally I have given up that too.
     
    The more serious reason why I have given up is that I no longer believe in the world I outlined at the start. Indeed, I no longer believe that the search for paranormal phenomena will provide insight into the “big questions” of life – though when I started out on my career in parapsychology I was sure it would. I really believed that studying the paranormal would help me with such mysteries as “What kind of world is this? What am I? and How should I live my life?”
     
    But what if they don’t exist? Then each of us is a biological creature, designed by natural selection for the survival of our genes and memes; here for no reason at all other than the dictates of chance and necessity, and unable to contact or influence anyone else except through the normal senses and physical processes. Our consciousness, and the perceived world around us, emerge from the complex interactions between brains and their environment, and when those brains decay then our awareness stops.
     
     
    Isso é que dá ficar estudando parapsicologia.
    Um dia, a pessoa descobre que está perdendo tempo com maluquices.
     
     
    Antes tarde do que nunca.
     
    Potius sero quam nunquam.
     
    Citar Blackmore é dar tiro no pé.

  8. Gorducho Diz:

    […]

    depois de anos procurando por fenômenos paranormais e não os encontrando, não estou mais preparada para gastar meu precioso tempo e limitada energia documentando de novo outra EQM, preparando experimentos mais cuidadosamente planejados para testar telepatia em gêmeos, analisando todas minúcias dos argumentos publicados sobre Cayce, Lourdes ou Hume, ou sentar toda noite esperando pelo fantasma que (porque sou uma experimentadora psi-inibidora) nunca virá.

    Interessante que o caso dela é o mesmo nosso: nenhum médium incorporará conosco fazendo parte do grupo de pesquisadores porque nossas mentes exalam miasmas que afugentam os espíritos!

  9. Marciano Diz:

    E ela teve oportunidade de tentar, o que nos é negado, pois os médiuns não colaboram conosco. Fogem, como o diabo da cruz.
    Querem ficar só na retórica.

  10. Marciano Diz:

    Esses paranormais do blog são bons de retórica, mas quando chega a hora de ir para o laboratório, eles desaparecem como fantasmas.

  11. MONTALVÃO Diz:

    /
    /
    Lamento pelo Visoni: esforça-se, esforça-se, mas sabe que tem pouco de nada para oferecer em corroboração à realidade do paranormal…

  12. Vinicius Diz:

    “sentar toda noite esperando pelo fantasma que (porque sou uma experimentadora psi-inibidora) nunca virá.”
    A pesquisadora ficou de saco cheio de se envolver com isto. Pelo menos não é como nos treinamentos mediúnicos que sempre aparecem fantasmas :mrgreen: de todo tipo: chorões, risonhos, revoltados… Mas nenhum fala quem foi, como saber quem é etc.
     
    O doutrinador somente fala ao defunto: irmão você está entre amigos que vão lhe ajudar… Está vendo aqueles outros irmãos ali próximo a parede? Vá com eles, são emissários de Jesus que vão lhe esclarecer e lhe atender.
     
    Percebam amigos Dr.Bezerra e seus auxiliares montando os equipamentos de diagnóstico moral e fisico aqui neste salão que agora adquire cores diversas.
     
    Fonte:cursos…

  13. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Sempre será bom lembrar aos Srs. leitores que a Susan Blackmore caiu na real e abandonou a parapsicologia.”
    .
    Isso aí – a saída dela – deve ter se dado bem mais em função de ela ter sido pega em fraude por Rick Berger e não ter aguentado a pressão ao longo dos anos.

  14. Vinicius Diz:

    É complicado quando há fraudes ou rumores de fraude. Qualquer outro trabalho, mesmo que transpareça credibilidade, sempre haverá uma pulga atrás da orelha: é mas fulana fraudou antes …
    Em suma, o máximo que considero são hipóteses, nenhuma conclusão.

  15. Gorducho Diz:

    é mas fulana fraudou antes
     
    Não existe ½ gravidez…
    O Sr. é contabilista, e portanto se é que não pratica tem conhecimentos de auditoria, certo?
    Um(a) caixa ou tesoureiro(a) que tenha sido apanhado(a) cometendo desfalque…: perdoa-se, dá-se nova chance e deixa-se ele(a) no posto ❓

  16. Gorducho Diz:

    de ela ter sido pega em fraude por Rick Berger e não ter aguentado a pressão
     
    Bem, pressão para produzir resultados nalgo inexistente como os hipotéticos fenômenos Ψ deve ser insuportável mesmo. Ou seja: ela teria sido vítima da própria credulidade, certo?
     
    Essa história de fraude poderia explicar?

  17. Vitor Diz:

    Em português aqui: http://debatepsi.com/blackmore.pdf

  18. Gorducho Diz:

    Atitude-padrão do fanatismo religioso Crente…
    O mesmo que fizeram c/o sobrinho do CX e com o Flammarion: os caras se deram de conta que não eram médiuns mas os fanáticos insistiam que eles eram e se recusavam aceitar o fato.
    Ela se flagrou que nada disso existe; é só jogo estatístico. Simples assim.

  19. Eu Sou a Universal Diz:

    Senhores , boa tarde. Prosseguindo nas minhas pesquisas sobre o Espiritismo em suas formas, por sugestão do amigo Marciano, andei vendo algo do Racionalismo Cristão. Parece uma cópia do Kardecismo. O que tem ele de diferente do chiquismo e do kardecismo? É também combatido pelos adeptos do chiquismo/kardecismo ou são considerados como irmãos já que leva o nome “Cristão” ? ***Se bem que é um escárnio chamar de cristã qualquer doutrina espírita e suas ramificações. É demoníaca mesmo.

  20. Contra o chiquismo Diz:

    Kim Jong Gorducho, olha essa reportagem, saiu hoje no O Globo:
    .
    .
    http://oglobo.globo.com/boa-viagem/como-viajar-com-pior-empresa-aerea-do-mundo-18711131

  21. Contra o chiquismo Diz:

    Pastor, se há algo pior e mais tosco que o chiquismo é esse tal de RC!!! Tinha um doido aqui que ficava fazendo propaganda e defendendo essa maluquice fundada por um português chamado luiz de matos que nada sei dele, mas que deve ter sido muito doidão tb.

  22. Gorducho Diz:

    Com a popularização as Cias. aerotransportistas estão muito niveladas por baixo CoC. Foi-se os tempos na saudosa VARIG e da Pan Am; Lufthansa…
    Claro que não conheço mas duvido-do que meu xará deixasse sua flagship ser tão ruim assim.
    Quanto à tal hamburguesa de carne misteriosa… ¿e a maioria dos vendidos nos supermercados por cá, ou os tais empanados “de frango”, ou “presunto” cozido, “salsichas”?

  23. Marciano Diz:

    PASTOR, o tal do racionalismo cristão é ignorado pelos kardecistas.
    Eu, particularmente, só dele fiquei sabendo por causa de um proselitista que frequentou o blog e que queria converter a todos.
    Parabéns por sua conduta, de não fazer proselitismo.

  24. Gorducho Diz:

    Pastor esse RC também é inexpressivo. Eu honestamente recomendaria que perdesse seu tempo estudando é o chiquismo da FEB (que inclui o ícone máximo Divaldo, claro); bem como a umbanda.
    Todo caso, se quiser se informar sobre as diferenças que tenha em ralação ao kardecismo, tem ou pelo menos tinha o Sítio do Marden – que é esse que foi banido por proselitismo. O Administrador poderá lhe informar ao certo…
    Diga que o Gorducho mandou lembranças pra ele; e pergunte se tem chovido…

  25. Gorducho Diz:

    Perceba de cara a incoerência, Pastor: o Marden fazia fincapé em que supostamente seria algo científico mesmo (ao contrário do chiquismo, claro!).
    Mas já o próprio nome diz tudo: se fosse algo científico, por que o Cristão

  26. Vinicius Diz:

    GORDUCHO, se o escritório contábil/auditoria for administrado seguindo a roteiro chiquista, talvez se lembrarão da auditoria da Dona Cidália sobre a hortinha do CX… e passar o controle dos bens patrimoniais para quem usurpou 😆 mrgreen:
     
    “Com a saída do chefe da casa e dos filhos mais velhos para o trabalho e com a ausência das crianças na escola, Dona Cidália era obrigada, por vezes, a deixar a casa, a sós, porque devia buscar lenha, à distância. Aí começou uma dificuldade. Certa vizinha, vendo a casa fechada, ia ao quintal e colhia as verduras. A madrasta bondosa preocupou¬-se. Sem verduras não haveria dinheiro para o serviço escolar. DONA CIDÁLIA OBSERVOU… OBSERVOU… E ficou sabendo que LHES SUBTRAÍA OS RECURSOS DA HORTA? entretanto, repugnava-¬lhe a ideia de ofender uma pessoa amiga por causa de repolhos e alfaces. Chamou, então, o Chico e lembrou. — Meu filho, você diz que, às vezes, encontra o Espírito de Dona Maria. Peça-¬lhe um conselho. Nossa horta está desaparecendo e, sem ela, como sustentar o serviço da escola? Chico procurou o quintal à tardinha e rezou e, como das outras vezes, a mãezinha apareceu. O menino contou-¬lhe o que se passava e pediu-¬lhe socorro. D. Maria então lhe disse: — Você diga à Cidália que realmente NÃO DEVEMOS BRIGAR COM OS VIZINHOS QUE são sempre pessoas de quem necessitamos. Será então aconselhável que ELA DÊ A CHAVE DA CASA À AMIGA QUE VEM TALANDO A HORTA, sempre que precise ausentar¬-se, porque, desse modo a vizinha, ao invés de prejudicar os legumes, nos ajudará a tomar conta deles. Dona Cidália achou o conselho excelente e cumpriu a determinação. Foi assim que a vizinha não mais tocou nas hortaliças, porque passou a responsabilizar-¬se pela casa inteira.” Lindos Casos Ramiro Gama.
     
    Por isso que não há mais vegetação em MARTE; Nada foi encontrado pelas sondas da NASA: . Dona Maria João de Deus deixou outros habitantes interplanetários cuidar de lá e eles, sorrateiramente, fugiram com tudo deixando MARTE depenado.
     
    Em regra o fraudador perde o emprego e seu registro cassado. Prisões poderão ser efetuadas.

  27. Vinicius Diz:

    “…honestamente recomendaria que perdesse seu tempo estudando é o chiquismo da FEB (que inclui o ícone máximo Divaldo, claro); bem como a umbanda.”
     
    Na minha opinião, trágico, mas ao mesmo tempo divertido. Os caras são toscos ao extremo. Meus olhos estavam vendados graças as Igrejas Federativas e suas apostilas… O máximo que eu conhecia era o evangelho “interpretado” pelos espiritas, a “fantástica” serie AL e o “europeu caucásico Kardec”. Aliás, ontem o fantástico da Globo fez reportagem sobre “Minha Vida” de Hittler. Isso já foi comentado pelo MARCIANO e outros , achei o conteúdo parecido com o racismo do Kardec, CX e RAMATIS.

  28. Gorducho Diz:

    https://www.youtube.com/watch?v=g__aWSEGosI
     
    E aí ACoC?
    Que vê de diferente em relação às barrinhas oubolachinhas de por cá; ou às media lunas da Argentina?
    Foi-se o tempo que se viajava de avião pra comer.
    Só se se invocaram com os vídeos de propaganda e reclamem que o entretenimento à bordo é pior que de todas as outras…

  29. Gorducho Diz:

    Essa sim é cômica; acho que eles querem enxergar e não tem marcação de lugar…
    Mas, e dai?
     
    https://www.youtube.com/watch?v=AdMw0Kpwm_c

  30. Contra o chiquismo Diz:

    Barrinha Gorducho? Aonde??? Num vôo do RJ x SSA ano passado meus pais foram servidos de apenas um copo de água mineral de 200ml. E a garçonete (digo aeromoça) vem com uma máquina de cartão nas mãos e o cardápio pra quem quiser consumir um hamburguer da carne misteriosa tb. Hj em dia estão cobrando o lanche a bordo. E nessa mesma empresa, (GOL) fui servido antes da pão durice com um pacote de biscoitos Paraty e um refri. Deve ser a pior do mundo pelo fato de viajarem com as latas velhas soviéticas.

  31. Contra o chiquismo Diz:

    Poxa, triste é ouvir (ler) o nome daquele caboclo (Merden). Pqp, não merecíamos isso.

  32. Contra o chiquismo Diz:

    É Gorducho, olha como era a Transbrasil:
    .
    http://ec.i.uol.com.br/economia/2012/07/05/servico-de-bordo-da-transbrasil-em-1991-1341517876094_956x500.jpg
    .
    E a Varig:
    .
    http://1.bp.blogspot.com/-GvXdGoLsWJA/Tb2i6ScLObI/AAAAAAAAAB8/7jr8tDmOwuQ/s1600/servi%25C3%25A7o+de+bordo4.jpg

  33. Contra o chiquismo Diz:

    Olha a GOL:
    .
    http://imgms.viajeaqui.abril.com.br/88/foto-galeria-materia-620-n6.jpeg?1334168904

  34. Contra o chiquismo Diz:

    Po, torrada de HOSPITAL!!!!!!

  35. Gorducho Diz:

    E ele é excelente piloto também.
    Veja que perfeição de pouso ❗
     
    https://www.youtube.com/watch?v=JHi6vuikhZ0

  36. Contra o chiquismo Diz:

    A narrativa de 1:15 a 1:26 é demais!!! Mas ele só está fingindo que pilota…

  37. Contra o chiquismo Diz:

    Mas a narrativa com a marcha tocada ao fundo é fantástica!

  38. Gorducho Diz:

    Como falou um dos comentaristas: a mulher deve ter tido uns 30 orgasmos [já que liberou geral… sinta-se à vontade p/excluir Sr. Administrador] na narração.
     
    Genial é como ele pega o guidon do aeroplano.

  39. Contra o chiquismo Diz:

    Ei Marciano, traduz o recado pra nós nos 8 primeiros segundos do vídeo, urgente!!
    .
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=1Riv4bD5tp8
    .
    .
    Será que fomos premiados???

  40. Contra o chiquismo Diz:

    Ó MArciano, que que essa muié tá querendo???? Matar nóis?? É um presente da natureza a paradinha na música aos 2:36 quando ela olha pra gente, mexe no cabelo e faz o peitoral encaixar na curvatura do baixo…
    .
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=ZLVVBTePZSg
    .
    .
    Poxa, nessas horas que dá vontade de ser o ditador supremo…

  41. Contra o chiquismo Diz:

    Gorducho, revi de novo. Genial não é ele ao manche, é a narração!!!

  42. Marciano Diz:

    Contra o chiquismo Diz:
    FEVEREIRO 29TH, 2016 ÀS 10:35 PM
    Ei Marciano, traduz o recado pra nós nos 8 primeiros segundos do vídeo, urgente!!
    .
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=1Riv4bD5tp8
    .
    .
    Será que fomos premiados??

    Hey, guys, this song is to thank you for watching my videos and subscribing to my channel. I (??) appreciated. Hope you like this song.
    Ei, pessoal, esta música é para agradecê-los por ver meus vídeos e assinar meu canal. Eu (???) agradecida. Espero que gostem dessa música.
     
    Vou passar a cobrar por essas traduções.
     
    Diga a ela que nós é que ficamos agradecidos.
     
    It’s the other way around. We thank you for showing your boobs, I mean, your songs. It’s a real pleasure for us!

  43. Eu Sou a Universal Diz:

    Senhores, me chamou a atenção o fato de uma seita espírita ter a audácia de se dizer cristã! Quantos satanás tem enganado. o Racionalismo Cristão diz assim: “A Doutrina Racionalista Cristã, portanto, é apenas uma filosofia de cunho espiritualista, sem nenhuma conotação de caráter religioso, místico e sobre-natural. Nela não há lugar para mistérios, nem dogmas, nem milagres, pois tudo no universo, tudo na vida, tem explicação racional e científica.”(O Que é o Racionalismo Cristão,folheto) .
    Ora, como podem dar um cunho de ciência a uma coisa chamada feitiçaria/espiritismo ?

  44. Vinicius Diz:

    Pelo que eu entendi na seção “perguntas e respostas” , PASTOR EU SOU, o RC surgiu a partir do espiritismo, mas não se considera mais espírita, por achar que há muita mistificação nos ditados mediunicos…e que os centros espiritas não conseguem captar espiritos esclarecidos :mrgreen:
     
    “No Racionalismo Cristão não há livros psicografados, por entender que são obras ditadas por espíritos mistificadores, capazes de boa prosa muitas vezes, mas mistificadores. Os centros usuais não conseguem e não sabem como formar uma corrente forte (daí serem suas práticas rudimentares) para possibilitar a manifestação de espíritos realmente superiores. Daí os contatos serem sempre com espíritos que ainda estão no nosso meio, em vez de terem partido para seus mundos próprios após a desencarnação, o que é o primeiro dever de todos após esse desenlace terreno.”
    http://www.racionalismocristao.org/origens-do-racionalismo-cristao.html

  45. Vinicius Diz:

    kkk, como diz o MARCIANO, um crente não acredita nas coisas do outro quente. No RC eles mandam os espiritos embora do planeta Terra:
     
    “Se o espírito lhe disse que tem vontade que você leve sua namorada e ele mesmo ao Centro, isso significa que você vem conversando com ele através de algum médium. Seria sua namorada? De qualquer forma, NÃO SE DEVE ANDAR A CONVERSAR COM ESPÍRITOS. Todas as pessoas que têm conhecimentos dos ensinamentos divulgados pelo Racionalismo Cristão sabem disso. Se quer ajudar algum espírito, atraia-o às correntes do Centro Redentor ” (centro redentor é uma das filiais do RC)
     
    “durante as sessões, é feita uma Limpeza Psíquica em todos os presentes (INCLUSIVE NAS REGIÕES VIZINHAS DO CENTRO, DEVIDO À FORTÍSSIMA ATRAÇÃO DAS CORRENTES FORMADAS QUE EXTRAPOLAM AS DIMENSÕES DO EDIFÍCIO). Nessa limpeza, todos os espíritos que adentram a Casa, acompanhando ou não outras pessoas, SÃO RETIRADOS DA ATMOSFERA DA TERRA E CONDUZIDOS PARA SEUS MUNDOS PRÓPRIOS. NÃO MAIS RETORNAM A PERAMBULAR POR AÍ.”

  46. Vinicius Diz:

    O espirito BEZERRA não pode adentrar o prédio do RC kkkk

  47. Gorducho Diz:

    Alô alô Sr. Administrador
    direito de resposta pro Marden ❓

  48. Vitor Diz:

    Por quê? Ele foi ofendido por acaso?

  49. Gorducho Diz:

    É que se estão criticando o RC… mas não se irrite.

  50. Vinicius Diz:

    Ohhh Gorducho apenas copiei conteúdo do site público do RC…
    Achei interessante o método deles sobre lidar com os “espíritos desencarnados” e não deixar que os mesmos perambulem ao redor do local de reunião deles…

  51. Gorducho Diz:

    Sem problemas Analista Vinícius. Apenas levantei a questão do Marden não poder “defender” a religião dele, digamos assim.
    Claro que nem o Sr. nem o Pastor sabe dos eventos que cá se sucederam.
    Ele foi banido por proselitismo, e agora de certa forma estaria se fazendo proselitismo inverso:
    me chamou a atenção o fato de uma seita espírita ter a audácia de se dizer cristã! Quantos satanás tem enganado. o Racionalismo Cristão diz assim &c.
     

  52. Marciano Diz:

    O RC é completamente irrelevante para merecer uma discussão aqui.
    Acredito que as menções feitas pelo PASTOR e por VINICIUS não tiveram qualquer intenção de um proselitismo às avessas, até porque proselitismo é querer converter pessoas a uma determinada religião, exatamente o que o Marden fazia aqui, a pretexto de discutir kardecismo. Criticar crenças é o que todos fazemos aqui.
    Os descrentes criticam qualquer crença e os crentes criticam as dos outros.
    Fazer proselitismo é falar mal de todas as religiões ou crenças, menos a sua.
    O PASTOR não faz proselitismo e eu me abstenho de comentar a crença dele por cavalheirismo e JUSTAMENTE por sua postura de evitar proselitismo aqui.
    Se fôssemos levar a esse extremo, seria o VITOR quem estaria fazendo proselitismo a favor da parapsicologia, mas o blog é dele e ele faz aqui o que bem quiser.
    A meu ver, o que está acontecendo é que os tópicos mais recentes não estão agradando muito, justamente por não trazerem nenhuma polêmica, visto que têm despertado pouco interesse dos comentaristas.
    Salvo os debates entre MONTALVÃO e VITOR, não há muito o que comentar, tanto que a própria Susan, que empresta o nome ao presente tópico, atualmente é descrente na paranormalidade.
    Acho que estão faltando obras psicografadas, para incendiar os ânimos e trazer de volta os debates.

  53. MONTALVÃO Diz:

    /
    Vitor Diz:
    GORDUCHO DISSE: “Sempre será bom lembrar aos Srs. leitores que a Susan Blackmore caiu na real e abandonou a parapsicologia.”
    .
    VISONI: Isso aí – a saída dela – deve ter se dado bem mais em função de ela ter sido pega em fraude por Rick Berger e não ter aguentado a pressão ao longo dos anos.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: mesmo que seja verdadeiro o afirmado, tal não mudaria o fato de que Blackmore teve a clarividência de perceber que psi, se existe, é “força” incerta, de ocorrência fortuita, fora do controle de quem supostamente a ostenta e sem valor prático. Susan caiu na realidade e saiu, outros também devem ter caído, mas não sabem o que fazer da vida sem psi na vida deles, então continuam a buscar o inachável.

  54. MONTALVÃO Diz:

    /
    /
    “Essa história de fraude poderia explicar?”
    /
    Vitor Diz:
    Em português aqui: http://debatepsi.com/blackmore.pdf
    /
    CONSIDERAÇÃO: o que o autor chama de “experimento negligente” na mente do gerente do Obras se transforma em “foi pega em fraude”…
    .
    A saída de Blackmore do reduto alvoroçou e enfureceu os parapsicólogos, que não perdoam desistências. Esses querem ser mais reis que a rainha abdicante. A nobre afirma que buscou psi e nada achou, os furibundos retrucam: “não achou porque não procurou direito, se fizesse o trabalho correto acharia, nós sempre achamos, porque ela não? Só se for uma parapsicóloga inibidora”…
    .
    Em tempo: está cientificamente provado que psi não ocorre com investigadores descrentes: para achar o paranormal tem que crer…

  55. MONTALVÃO Diz:

    /
    Eu Sou a Universal Diz:
    Senhores, me chamou a atenção o fato de uma seita espírita ter a audácia de se dizer cristã! Quantos satanás tem enganado.[…]
    /.
    CONSIDERAÇÃO: caro pastor, embora saiba eu que para vossa senhoria seja questão de difícil respondimento, mesmo assim, indago: como sabe que esse tal de Satanás engana a tantos? Como se confirma a ação dessa entidade?
    .
    De Marte, por favor…

  56. Gorducho Diz:

    A saída de Blackmore do reduto alvoroçou e enfureceu os parapsicólogos, que não perdoam desistências.
     
    Por isso falei que fizeram o mesmo que os espíritas c/o Flammarion e o sobrinho do CX. Os caras se aperceberam que não eram médiuns coisa nenhuma mas os espíritas queriam obrigar eles a serem!

    Blackmore divulgou 29 experiências completadas neste período de dois anos, das quais 21 foram eventualmente publicadas em cinco artigos de jornal de Parapsicologia como experiências separadas. 7 dessas experiências produziram resultados estatisticamente significativos. Embora essas
    experiências formem a base da reivindicação de Blackmore de “falhar em achar o paranormal”, a probabilidade de 7 sucessos acontecerem, por acaso,
    em 21 tentativas é menos de 1 em 20.000!

  57. Gorducho Diz:

    me chamou a atenção o fato de uma seita espírita ter a audácia de se dizer cristã!
     
    Não é uma só pastor: a FEB, i.e., o bezerrochiquismo também se intitular cristã.
    Quem sabe discutimos os requisitos pra seitas poderem se intitular cristãs?
    Talvez fosse um assunto menos chato que a estatística… quiçá ❓
     
    Hoje estou só nas cogitações públicas…

  58. Gorducho Diz:

    Como se confirma a ação dessa entidade?
     
    Aí o Sr. está incorrendo no tradicional erro da descontextualização: ele não precisa provar porque não alega cientificidade para a religião dele!
    I.e., ele não incorre no absurdo dos espíritas – pretender naturalizar a religiosidade – portanto não tem esse ônus de prova.

  59. Vitor Diz:

    MONTALVÃO DISSE: “o que o autor chama de “experimento negligente” na mente do gerente do Obras se transforma em “foi pega em fraude”…”
    .
    FOI PEGA EM FRAUDE. Ela vivia alegando que procurou pela paranormalidade por dez, vinte, trinta anos, e só obteve resultados negativos. Rick Berger expôs que essa afirmação de Blackmore é fraudulenta. Basicamente, quando ela encontrava, nos próprios experimentos laboratoriais dela, resultados que indicavam não haver paranormalidade, ela ocultava das pessoas o fato de haver falhas metodológicas na pesquisa dela em questão. E quando ela encontrava resultados que indicavam haver paranormalidade, ela alardeava que havia erros metodológicos no experimento por ela realizado. Se você não vê fraude nisso…
    .
    A própria Blackmore, porém, teve que dizer, após ter sido desmascarada:
    .
    “I agree that one cannot draw conclusions about the reality of psi based on these experiments. […]as far as the reality of psi is concerned I draw only one conclusion: I don’t know”.
    .
    MONTALVÃO DISSE: “Em tempo: está cientificamente provado que psi não ocorre com investigadores descrentes: para achar o paranormal tem que crer…”
    .
    Fale isso para os dois grupos céticos que replicaram os experimentos ganzfeld…

  60. MONTALVÃO Diz:

    /
    Gorducho Diz:
    “Como se confirma a ação dessa entidade?”
    /
    Aí o Sr. está incorrendo no tradicional erro da descontextualização: ele não precisa provar porque não alega cientificidade para a religião dele!
    I.e., ele não incorre no absurdo dos espíritas – pretender naturalizar a religiosidade – portanto não tem esse ônus de prova.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: não é bem assim, conquanto esteja correto no tangente aos espíritas, com o sacerdote, se eu estivesse desqualificando o contexto religioso em que insere o discurso mefistofélico, aí sim, seu “admoestamento” seria pertinente. Acontece que a inquirição foi aberta, quero dizer: aceito qualquer explicação que o clérico der e, a partir dela, se for o caso, dou seguimento à avaliação diabólica.

  61. Marciano Diz:

    “De Marte, por favor…” não chega a ser uma oração (no sentido gramático do termo, não no sentido religioso), pois tem sujeito, mas não tem predicado nem verbo, que devem estar ocultos.
    Assim, fica difícil saber o que MONTALVÃO espera ou não espera de mim.
     
    Apelando para meus poderes paranormais, fui intuído pela espitiritualidade superior e por meus amigos espirituais de que ele quer que eu não me meta em sua conversa com o PASTOR, que eu não dê opinião, que não fale do diabo ou de metáforas.
     
    Se intuí direito, calo-me!
    Se ele não tivesse dito isto, talvez, dentre outras coisas, eu dissesse que a gente sabe que o Satanás engana justamente por isso, porque se ele não fosse mentiroso, diria a verdade e diria que engana a todos, mas aí estaria dizendo a verdade, o que seria uma enganação.
     
    Êpa, já estou respondendo pelo PASTOR.
    Desculpe-me, MONTALVÃO!

  62. MONTALVÃO Diz:

    /
    Há meses que, na calada de meu modesto cafofo, venho impetrando experimento ganzfeld anternativo, que passo a descrever:
    .
    Concentro minha inteira energia psíquica nos frequentadores do Obras, com intensificação focada no gerente do sítio, e remeto o seguinte estímulo telepático:
    .
    “O monarca da Bessarábia, bessarabiano monarquicossarabiano quer porque quer ser dessabessarabiado por dessabessarabiação dessabessarabiante: quem bem o dessabessarabiar dessabessarabiativamente bom dessabessarabiador será.”
    .
    Dia a dia, hora a hora, momento a momento confiro as postagens nesse espaço. Se algo minimamente parecido com o remetimento aparecesse teria obtido evidência satisfatória da conjetura de Moi, com perspectiva de eliminação do “se”, a qual passaria de:
    .
    “psi, SE EXISTE, é “força” incerta, de ocorrência fortuita, fora do controle de quem supostamente a ostenta, e sem valor prático.”
    para:
    “psi EXISTE e é “força” incerta, de ocorrência fortuita, fora do controle de quem supostamente a ostenta, e sem valor prático.”
    /
    Neste momento, fecho as comportas investigativas, contabilizando mais um fracasso na busca implacável por PES, esteja onde estiver, mesmo que em lugar algum, o que é o mais provável…
    .
    Assina: Moickmore

  63. Vitor Diz:

    Esse experimento é tão alternativo que de ganzfeld não tem nada 😀

  64. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Êpa, já estou respondendo pelo PASTOR.
    Desculpe-me, MONTALVÃO!”
    /.
    RESPOSTAS desse calibre poooode…
    .
    O que não pode (digo, não deve) é usar a Bíblia em defesa de seu cliente: discutir o Evangelho com (como digo?) duvidante(?) é desgastante e faz mal às vísceras…

  65. MONTALVÃO Diz:

    /
    Os marcianos, está provado cientificamente, têm fina agudeza de espirito, com exceção dos de Rivail, mas estes vivem no lado oculto.

  66. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Esse experimento é tão alternativo que de ganzfeld não tem nada”
    /
    NÃO DESESQUEÇA que ganzfeld é uma dentre as várias modas que adornam a história da investigação psíquica, portanto, a criação de mais uma será isso mesmo: mais uma…

  67. Vitor Diz:

    Tudo bem, mais uma, mas não enquadre em ganzfeld o que não é enquadrável como ganzfeld…

  68. Contra o chiquismo Diz:

    Gorducho Diz:
    MARÇO 1ST, 2016 ÀS 6:56 PM
    me chamou a atenção o fato de uma seita espírita ter a audácia de se dizer cristã!

    Não é uma só pastor: a FEB, i.e., o bezerrochiquismo também se intitular cristã.
    Quem sabe discutimos os requisitos pra seitas poderem se intitular cristãs?
    Talvez fosse um assunto menos chato que a estatística… quiçá ❓

    Hoje estou só nas cogitações públicas…
    .
    .
    .
    Gorducho, vc que já foi na curimba…já viu rezarem o ‘Pai Nosso’ na sessão? Eu já. Isso é pré requisito pra tornar a umbanda cristã? E quem ‘rezou’ foi a ‘entidade incorporada’ que não lembro se era caboclo, p velho…faz tempo isso.

  69. Contra o chiquismo Diz:

    Marciano thanks pela tradução. Ela é mais fácil que o Woodie pelo jeito de entender. Pode cobrar que eu pago. E dobrado! Que Contra baixo! Me orgulho de chamar Contra!

  70. Marciano Diz:

    Será que a Sentina vai estar nos meus sonhos hoje?
     
    Deixo para MONTALVÃO e para o PASTOR as seguintes “curiosidades bíblicas”:
     
    The Jews do not include the 27 books of New Testament in their Bible. The factoids below relate to the version of the Bible used by Christians everywhere: Old (39 books) and New Testament. Altogether 1189 chapters (929 of which are in the Old Testament), 31173 verses. The Old Testament contains 592439 words (2728100 letters), the New Testament contains 181253 words (838380 letters). Of the 27 books of the New Testament, 14 were written by St. Paul.
     
    The Bible is the bestseller of all times. More than 50 copies are still being sold every minute. The Bible is also the most shoplifted book in the world.
     
    According to the Concordance – a compilation of the words and names in the Bible – cats are not mentioned at all. Christians appear only 3 times (Acts 11:26; 26:28; 1 Peter 4:16). The words “grandmother” and “eternity” only once each. The Bible records seven suicides and seven different Jeremiahs – but not a single “trinity”.
     
    The books of Esther and the Song of Solomon do not contain the word “God”. The Jewish codifiers of the Bible almost left them out (i.e., almost declared them apocryphal).
     
    Amen is the word that seals the Bible.
     
    http://www.gospelcom.net/bible

    http://bible.crosswalk.com/

    http://unbound.biola.edu/

    http://www.concordance.com/

  71. Gorducho Diz:

    Isso é pré requisito pra tornar a umbanda cristã?
     
    M/proposta seria discutir o que é necessário p/qualificar uma seita como cristã.
    Não que eu tenha a resposta; certamente que não.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)