Livro Gratuito! “Mente Sem Limites”, de Russell Targ (2004)

Considero Russell Targ e seu amigo Harold Puthoff dois desonestos intelectuais, tendo causado mais mal à Parapsicologia do que bem. De fato penso que alguns de seus artigos deveriam ter sido retratados devido a falhas metodológicas. Da obra oferecida aqui, creio que o que se salva é a parte teórica, a referência a outras pesquisas de qualidade como os testes ganzfeld e o fato de a maioria dos psíquicos citados nunca terem oferecido indícios de fraude, com a exceção de Uri Geller. Para ler o livro em português, clique aqui.

196 respostas a “Livro Gratuito! “Mente Sem Limites”, de Russell Targ (2004)”

  1. Borges Diz:

    O assunto do livro parece interessante, vou ler com muita atenção; acho que o administrador fica devendo explicações e detalhes, sobre a desonestidade intelectual dos citados.
    Um abraço

  2. Vitor Diz:

    Oi, Borges
    .
    como exemplo da desonestidade intelectual de Targ, não há no livro (nem nesse, nem no seguinte!) uma referência sequer à discussão dele com David Marks na revista Nature, em que Marks revela muitos problemas nos dados deles. E Marks só conseguiu esses dados a muito custo por vias indiretas. O livro de Robert McLuhan, “The Randi’s Prize”, informa:
    .
    Another possibility in experiments on remote viewing is that subliminal clues are unwittingly provided that give away the nature of the intended target location. For instance when criticising experiments by Targ and Puthoff at the SRI, psychologists David Marks and Richard Kamman found fault with the judging procedure, the stage at which transcripts of the receiver’s impressions were matched up with descriptions of what they were trying to guess. They pointed out that the presence of particular remarks in the transcripts might give clues that would help them make an accurate fit. So for instance, in one set of ten trials a pool of only ten target locations was used, and some of the subjects’ impressions, it was later discovered, contained references to previous sessions. The judges would therefore know in certain cases which locations to ignore. The judges might also be guided by certain clues: if photographs that had been taken of the target location included trees without their leaves, they could safely ignore any sessions that had been taken in the summer months, increasing the odds of making a correct selection.
    .
    Clues can also be picked up, it’s suggested, if proper randomization procedures are not carried out. It has been shown that humans gravitate strongly towards patterns and are notoriously poor at producing truly random selections. If an experiment involves matching numbered items, a subject might score above chance simply by having learned which numbers the experimenter tends to favour. Only the use of a published table of random numbers or randomization machinery can eliminate these biases. Then there are questions of inadequate documentation, where the experimenter fails to give evidence of proper safeguards in key areas. It can also be argued that the experiment may be biased by ‘optional stopping’, giving a positive result only because it ended when the receivers were scoring strongly. Had it gone on longer, the receivers’ scores might have fallen off, and the average would have been at the expected chance levels.”

    .
    Acho inconcebível (desonesto!) que Targ (e Puthoff) não alertem o público para os problemas de seus experimentos em seus livros.

  3. Borges Diz:

    Eu achei o qualificativo “desonestos intelectuais” forte demais, talvez, “desatentos intelectuais”, fosse o termo mais apropriado.
    Um abraço.

  4. Gorducho Diz:

    Poderia explicar melhor como funcionavam as clues, Sr. Administrador
    I.e., explique com suas palavras sem ficar só colando citações.
    Quando tiver tempo, claro.

  5. Gorducho Diz:

    Nosso experimento é 100% clueless…
    O “médium” só passa se for médium :mrgreen:

  6. Vinicius Diz:

    “O “médium” só passa se for médium :mrgreen:”
     
    Gorducho, esses dias tive uma ideia, mas como estou afastado não sei se vai dar para fazer em curto prazo: durante uma reunião “dar um jeito” de questionar a presença do espirito, perguntar a ele o que está vendo na sala (ou banheiro) ao lado(sendo que neste local ao lado pediríamos a um terceiro colocar vários objetos ou desenhos sei lá)

  7. Vinicius Diz:

    mas não seria uma pergunta direta sabe, teria que dar uma “rodeada”, por exemplo, se ele falar que está sofrendo em um local escuro, procurar inserir no contexto a necessidade dele nos responder sobre tais objetos.

  8. Marciano Diz:

    VINICIUS, você já deve ser persona non grata no centro. Assim, vai acabar sendo “excomungado”.

  9. Vinicius Diz:

    “Assim, vai acabar sendo “excomungado”
     
    Sim, lá tem uma lista de personas non gratas. Mas é mais relacionada aos “opositores” nas eleições de conselhos ou presidências. Dizem as más linguas que fulano ou ciclano não pode aparecer por lá nem pintado. São brigas mesmo, como disse JC, ou FG, vim trazer divisão etc etc,

  10. Gorducho Diz:

    Mas o senhor integra a mesa da sessão mediúnica?

  11. Gorducho Diz:

    O ITÁLICO TÁ ABERTO ❗

  12. Gorducho Diz:

    Fine ❗
    Honestamente não compreendo bem como funciona essa história em tela. Claro, a gente não acompanhou os experimentos e as explicações são excessivamente sucintas.
     
    Por essas e por outras é que estatística não tem lugar no merveilleux et spiritualité.
    O experimento base, fundador da ciência, tem que ser simples, objetivo, e clueless: como nosso.
     
    E, claro de novo: sem clues não tem “médium”. Que o diga a tumba do Tut!

  13. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Por essas e por outras é que estatística não tem lugar no merveilleux et spiritualité.
    O experimento base, fundador da ciência, tem que ser simples, objetivo, e clueless: como nosso.”
    .
    O tipo de experimento de vocês é justamente o que Targ mais critica, pois vai contra a natureza de psi, que é simbólica:
    .
    A natureza do alvo também pode afetar a precisão. Números são muito mais difíceis de perceber do que alvos que são imagens. Por exemplo, é mais difícil adivinhar um número-alvo entre 1 e 10 do que descrever um local escolhido entre uma infinidade de lugares do planeta que o vidente nunca viu. Isso acontece porque o vidente já tem imagens mentais de clareza cristalina de todos os números, e essas imagens provenientes da memória e da imaginação constituem um ruído mental de peso significativo.
    .
    O primeiro estágio da visão remota consiste basicamente de sensações cinestésicas e imagens iniciais fragmentárias que podem ser esboçadas. Joe McMoneagle chama a isso de “principal estágio gestalt”.
    .
    As experiências do estágio dois envolvem sensações emocionais e estéticas básicas do alvo, tais como o medo, a solidão ou uma sensação de beleza. Joe observa que isso acontece quando sentimos que nossas percepções são “como” algo. Não são a coisa, mas se parecem com ela. Nessa situação, é uma boa ideia perguntar: “Como você se sente em relação a esse objeto (ou lugar)?”
    .
    As descrições dimensionais, tais como “grande”, “pesada” ou “delgada”, compreendem o estágio três. Nesse ponto, os videntes sentem, com frequência, um forte impulso de fazer croquis de formas livres, cujo significado talvez não seja evidente para eles. Os videntes são frequentemente tentados a fazer adivinhações analíticas sobre o nome ou a função do alvo. Swann chama a esses rótulos de “sobreposição analítica” ou “AOL” (“analytical overlay”). Dizer que a sua imagem mental é “parecida” com algo é uma maneira de indicar a sua percepção de AOL. Swann incentiva os videntes a desenvolverem uma percepção desse ruído mental e a evitarem a intelectualização de dar nomes e de adivinhar. Mestres de Dzogchen chamam essa tendência de dar nomes ou analisar de “existência condicionada”, em comparação com a “percepção nua”.
    As informações que de fato descrevem a função ou propósito do alvo formam a base do estágio quatro, durante o qual Swann ensina os seus videntes a escreverem listas detalhadas de suas percepções. Os últimos pedacinhos dos descritores físicos e funcionais são combinados em um esboço final que identifica o alvo. Joe nos assegura que, nesse estágio, “os aspectos ocultos do alvo começarão a brilhar”, e podemos aprender a reconhecê-los.

    .
    Uma vez que a informação psi chega por meio de símbolos, é quase impossível se ter um dado exclusivamente objetivo. A própria ciência não é objetiva. A ciência é o que ela é. Ela não é perfeita, é só, talvez, o melhor que temos. Se você for estudar sonhos, como Freud fez, você vai ter que interpretar os símbolos que aparecem nos sonhos, assim a subjetividade é inerente. E muitas informações psi chegam por meio de sonhos.
    .
    GORDUCHO DISSE: “E, claro de novo: sem clues não tem “médium”. ”
    .
    Tem sim. Elisabeth Targ, Russell Targ e Oliver Lichtarg, “Realtime Clairvoyance: A Study of Remote Viewing without Feedback”, Journal of the American Society for Psychical Research, vol. 79, outubro de 1985, pp. 494-500.

  14. Vitor Diz:

    Veja como estatística e a subjetividade têm lugar sim na Ciência, incluindo a Parapsicologia:
    .
    https://hypescience.com/experimento-inusitado-descobre-que-olhos-humanos-conseguem-enxergar-um-unico-foton/
    .
    Um estudo publicado no último dia 19 de julho na Nature Communications mostra que nossos olhos são ainda mais sensíveis do que pensávamos. Os pesquisadores afirmam que eles podem detectar um único fóton direcionado para a retina.
    .
    Apenas para efeito de comparação, até mesmo os dispositivos mais sofisticados feitos pelo homem precisam de um ambiente controlado e fresco para atingir o mesmo resultado.
    .
    “A coisa mais incrível é que isso não é a mesma coisa que ver luz. É como uma sensação, no limite da imaginação”, diz Alipasha Vaziri, físico da Universidade Rockefeller, de Nova York. Ele é o pesquisador principal do trabalho.
    .
    No experimento conduzido por Vaziri, três voluntários ficaram na escuridão completa por 40 minutos, e depois foram expostos a um sistema ótico. Quando eles apertavam um botão, dois sons eram disparados, separados por um segundo. Apenas um dos sons era acompanhado pela emissão de um fóton, e os participantes tinham que dizer em qual deles acreditavam ter visto o fóton, e o quão confiantes estavam ao dar esta resposta (em uma escala de 1 a 3).
    .
    Em muitos casos, eles erraram. Isso era esperado, já que mais de 90% dos fótons que entram no olho nunca alcançam os bastonetes, células da retina que detectam níveis de luminosidade. Isso acontece porque eles são absorvidos ou refletidos pelas outras partes do olho. Mesmo assim, os participantes conseguiram responder corretamente com mais frequência do que acertariam se estivessem apenas chutando – e seus níveis de confiança eram maiores quando eles estavam corretos.

    .
    Veja que semelhança gritante com os experimentos ganzfeld, em que os participantes escolhem os alvos corretos com mais frequência do que acertariam se estivessem apenas chutando. Continuando a reportagem:
    .
    Esse experimento não foi nem um pouco rapidinho. Os três voluntários enfrentaram mais de 2.400 rodadas de emissão de fóton. Esse grande volume de teste, segundo os pesquisadores, fornece evidência estatística forte para a detecção do fóton individual.
    .
    Mais uma vez, o paralelo com os testes ganzfeld, comprovadores de telepatia, é notável!
    .
    Link para a matéria na Nature:
    .
    http://www.nature.com/news/people-can-sense-single-photons-1.20282

  15. Gorducho Diz:

    Esse livro A Psicologia do Psíquico sim parece vaaler a pena ler. Pena que não se consegue ver nada no Google – muito menos a secção acerca das clues.
    Da forma como cá está posta, confesso que não consigo compreender bem.
     
     
    ==============================================================
    O tipo de experimento de vocês é justamente o que Targ mais critica, pois vai contra a natureza de psi, que é simbólica
    ==============================================================
    Pois só mostra que não entende nada do assunto. Oque tem de simbólico num espírito assinar de forma que até cheques seus seriam pagos pela Casa sacada ❓
     
     
    ==============================================================
    Realtime Clairvoyance: A Study of Remote Viewing without Feedback
    ==============================================================
    Perfeito! Passe faz favor um mil pra eles mandarem o psíquico esse clarividenciar o que tem atrás da parede – claro que não vai ter como dizer se é a múmia da Nefertiti, bien sûr – antes de saírem os laudos de radar definitivos e eu me convenço.
    Mais fácil impossível: só uma mera parede!

  16. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    Uma vez que a informação psi chega por meio de símbolos, é quase impossível se ter um dado exclusivamente objetivo.
    ===============================================================
    S/Pessoa tá mais perdida que cusco em procissão nos seus estudos do Sobrenatural.
    Num dia apresenta laudo pericial provando que os espíritos são perfeitamente capazes de assinarem com qualidade notarial.
    No dia seguinte vem com essa! Quer dizer que assinaturas autênticas são símbolos – implícito: abstratos – sem objetividade ❓

  17. Vinicius Diz:

    Sim Gorducho fiz parte de grupo mediunico mas era em circulo e não mesa. Atendiamos obsessores e as vezes palavra do Mentor Amigo.
     
    Adivinha quem visitava o grupo de vez em quando?

  18. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Oque tem de simbólico num espírito assinar de forma que até cheques seus seriam pagos pela Casa sacada”
    .
    A própria assinatura é um símbolo bastante pessoal de sua identidade. E por favor, são duas coisas bem diferentes: uma coisa é tentar passar impressões do mundo físico, outra coisa totalmente diferente é falar a respeito de si mesmo tentando se identificar.

  19. Gorducho Diz:

    Ah! bom :mrgreen:
    Com o que está acontecendo cá, é melhor rir pra não chorar. O Sr. procura desmoralizar o próprio trabalho anteriormente feito…
     
     
    Tem o ponteiro pro artigo aquele da clarividência sem clues?

  20. Vitor Diz:

    Existe uma versão que em tese é mais fácil de conseguir:
    .
    Targ, E.; Targ, R. and Lichtarge, O. (1986). Realtime clairvoyance: A study of remote viewing without feedback. Research in Parapsychology 1985, pp. 36-39.
    .
    Aí para ter acesso tem que se cadastrar em http://www.lexscien.org/ É gratuito. Veja se consegue.

  21. Gorducho Diz:

    4 RIP: Research in Parapsychology Parapsychological Association
     
     
    Mas não abre. É string simples, não hypertexto (enlace).
    Não indica como aceder & pesquisar os títulos.
    Mas valeu pela intenção ❗

  22. Vitor Diz:

    vc tem que mudar pra pdf e baixar página a página. É só ir na seção de periódicos, jornais ou revistas, achar a RIP lá, o ano de 1985, abrir e diz que quer baixar como pdf. Aí vai nas páginas 36 a 39, e baixa página por página. Antigamente era assim que funcionava.

  23. Vitor Diz:

    tem como usar print screen e me mostrar o que está acontecendo?

  24. Gorducho Diz:

    Bem agora me registrei pra semana free e mandar-me-ão a password. Imagino que daí depois do login abra algo selecionável…
    Agora tenho que cumprir algumas obrigações do mundo real 🙁 então depois vejo.

  25. Vitor Diz:

    Sim, é exatamente isso. Uma dica: quando entrar, selecione o máximo de jornais e revistas. Quando acabar a semana free, você não poderá acrescentar mais nada, mas ainda poderá acessar o que você já selecionou.

  26. Gorducho Diz:

    Só aparece Accuracy of Paranormal Perception As a Function of Varying Target Probabilities
    no JP vol. 50 março 1986
    para a pesquisa por
    “Realtime clairvoyance”
    ☑ Peer-reviewed journals and research serials
        ☑Research in Parapsychology
     
     
    from this year onwards 1985
    up to this year 1985

  27. Vitor Diz:

    Não é 1986, é 1985!!!!

  28. Vitor Diz:

    E não é JP, é RIP!!!

  29. Vitor Diz:

    Não é para usar o sistema de busca. É para ir direto no volume de 1985.

  30. Vitor Diz:

    É só entrar na pasta que tem lá!!!

  31. Gorducho Diz:

    Mas não tem essa opção!!!

  32. Vitor Diz:

    Se for usar a busca, não é “Realtime”, e sim “Real-time”

  33. Gorducho Diz:

    Eu pedi RIP e ele retornou JP porque se trata duma citação feita num review by Fiona [esqueci, nome parecido com aquela que foi assassinada na SA]

  34. Vitor Diz:

    GORDUCHO: “Mas não tem essa opção!!!”
    .
    Se você foi até aqui:
    .
    ? Peer-reviewed journals and research serials
    ?Research in Parapsychology
    .
    Clica em “Research in Parapsychology” que lá tem todos os volumes. Aí vai no volume de 1985.

  35. Vitor Diz:

    Tem um desenho de um organograma lá que você pega os volumes.

  36. Vitor Diz:

    Não é possível que você não esteja vendo!!!!

  37. Gorducho Diz:

    :mrgreen:
    iniciar > finalizar excerpt > adicionar ao caderno
     
    é isso ❓

  38. Vitor Diz:

    é para adicionar à lista… não lembro que estivesse escrito “caderno”. mas é por aí, tem que adicionar sim.

  39. Gorducho Diz:

    Fine. 40 pee reduzidos dos créditos virtuais…
    Desculpe a imbecilidade; é que não tinha visto a TreeView que S/Pessoa chama organograma.
    Bom fim-de-semana!

  40. Vitor Diz:

    pera aí, disponibiliza o artigo pra gente!!!!

  41. Vitor Diz:

    ou manda par ao meu email! é que o meu trabalho veta o acesso à página!!

  42. Gorducho Diz:

    Ai Jesus ❗
    As gelatinas de cor derrubaram S/desculpa de que aos espíritos impressionam cores emocionantes!
    Só quero ver qual ad hoc sua ágil (reconheço) mente vai produzir agora.
     
     
    Como já disse, acerca da nova linha editorial do Sítio – apologia à Credulidade…- só tem duas reações possíveis: rir ou chorar…
    Best 😆 😆 😆 😆

  43. Gorducho Diz:

    Até porque não sei como se chora 😛

  44. VINICIUS Diz:

    Rir é o remédio :mrgreen:
     
    NUM TÓPICO O espirito conhece assinar cheques e copiar cadernos de caligrafia e no outro só conhece ver desenhos de cheques voando preocupado com a família gastona que ficou na Terra…

  45. Vinicius Diz:

    Dr.Bezerra e outros personagens espirituais usam técnicas de projeção de imagens GORDUCHO, no livro que leu (ou está lendo).
     
    “o ex-hanseniano Jesus Gonçalves, cuja experiência evolutiva decorrente das conquistas ao longo das reencarnações, concedera-lhe a nobreza moral de que desfrutava. Sob a coordenação do apóstolo Dr. Bezerra de Menezes, que supervisionaria o labor, tínhamos o grupo organizado, dirigindo-nos para a sala que nos fora reservada.”
     
    “Ao chegar, o honorável mentor, utilizando-se da TÉCNICA DE PROJEÇÃO DE IMAGENS numa TELA DE IMACULADA BRANCURA QUE SE ENCONTRAVA PRESA À PAREDE do fundo da sala “
     
    GORDUCHO, o líder da missão foi Francisco de Assis, Bezerra ou Miranda? Preciso ler o livro todo para entender :mrgreen:
    “-Amanhã, às20h, teremos uma reunião no Departamento de Comunicações,
    para o estudo e DETALHES DA OPERAÇÃO QUE ESTARÁ SOB AS BÊNÇÃOS DO APÓSTOLO DE ASSIS, convocado ao socorro por venerando espírito dedicado a Jesus no plano
    físico.

  46. Espirita SP Orlando Diz:

    Somente algumas missões especiais de Dr. Bezerra são narradas em livros. Tenho certeza que há muitas outras sob a direção dele e em companhia de Dr. Miranda, Francisco de Assis e o apóstolo Lucas.
    Eles tem tido trabalho quadruplicado por causa dos ataques terroristas.
    Essas telas em paredes são comuns no plano espiritual. Somente na base quartel de Dr. Bezerra há umas 650 dessas. Os soldados, enfermeiros, médicos observam os acontecimentos nesses telões e em caso de perigo todos são avisados.

  47. Gorducho Diz:

    Não, ele foi quem iniciou a fundação do Centro Espírita atacado pelos espíritos judeus; i.e., é o patrono, so to say. Daí, projeto aprovado pelo Cristo, foi encarnada uma equipe de discípulos úmbricos dele na Bahia e esses fundaram o.

  48. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    Eles tem tido trabalho quadruplicado por causa dos ataques terroristas.
    ===============================================================
    Divaldo tangencia isso e mostra um certo início de pânico ao ver que a religião que té crescendo é a muçulmana e não a tal regeneração planetária submetida ao cristianismo como reza a mitologia oficial da Casa de Ismael.
    Como o livro é de 2012 ele joga alguma esperança na Primavera Árabe – que fracassou, claro.
     
     
    ==============================================================
    Essas telas em paredes são comuns no plano espiritual.
    ==============================================================
    Sim. Quem instalou os modelos mais primitivos – ainda valvulados acredito – foi aquele time de socorro a acidentes aviatórios que era comandada pelo Druso.
    Com efeito, mal terminara o apontamento e sinais algo semelhantes aos do telégrafo de Morse se fizeram notados em curioso aparelho. Druso ligou tomada próxima e vimos um pequeno televisor em ação, sob vigorosa lente, projetando imagens movimentadas em tela próxima, cuidadosamente encaixada na parede, a pequena distancia.
    Qual se acompanhássemos curta noticia em cinema sonoro, contemplamos, surpreendidos, a paisagem terrestre. Sob a crista de serra alcantilada e selvagem, destroços de grande aeronave guardavam consigo as vítimas do acidente. Adivinhava-se que o piloto, certamente enganado pelo traiçoeiro oceano de espessa bruma, não pudera evitar o choque com os picos graníticos que se salientavam na montanha, silenciosos e implacáveis, à maneira de medonhos torreões de fortaleza agressiva
    .

  49. Gorducho Diz:

    Esse era o telão primitivo que o time do Druso usava.

  50. Vinicius Diz:

    Então fazem reuniões antes para planejar uma queda de avião com as pessoas dentro?
     
    “— E o nosso caro instrutor visitou-os nos preparativos da reencarnação agora terminada? — inquiri com respeito.
     
    — Sim, por várias vezes os avistei, antes da partida. Associavam-se a grande comunidade de Espíritos amigos, em departamento específico de reencarnação, no qual centenas de entidades, com dívidas mais ou menos semelhantes às deles, também se preparavam para o retorno à carne, abraçando, assim, trabalho redentor em resgates coletivos.”
     
    Há um departamento ESPECÍFICO ❗

  51. Gorducho Diz:

    Não, essa era – ou é visto que deve existir ainda, suponho…- uma equipe de socorro aos acidentes. I.e., aos espíritos que ficam atordoados nessas circunstâncias, claro.
     
    Recrutamento houve no caso do #GWI18G, quando o anjo-da-guarda vendo que o Copilot ia fazer mesmo o que acabou fazendo, contactou outros anjos pra &c.
    [aliás, não sei se não tiraram do ar o vídeo aquele…]

  52. Gorducho Diz:

    Ah! sim… outro Departamento, não o do Druso.
    Agora compreendi ❗
     
     
    ===============================================================
    o líder da missão foi Francisco de Assis, Bezerra ou Miranda?
    ===============================================================
    Dr. Bezerra liderou a descida, mas cá na crosta o comandante foi um tal de Hermano. Esse foi diretor dum mosteiro lá por onde atuava o Sol de Assis, que, como era comum se desviou da trilha do Cantor de Deus.
    Dr. de Miranda é o abobado de sempre. Só fica pedindo explicações e se espantando com tudo que vê 🙁

  53. Espirita SP Orlando Diz:

    Nossa Vinicius, te aconselho a refazer o Aprendizes do Evangelho. Não adianta nada colecionar certificados e carteirinhas e não saber o básico! Lá no curso tem até questionário, por exemplo o livro Leis de Amor, do EMMANUEL.
    Esqueça as falhas do Chico e refaça os cursos. Volte para o Sr. JESUS e o paternal Bezerra.
    Gorducho obrigado pela lembrança do trecho do Druso. Sabe qual foi o aviao e o ano que Eles estavam se referindo?

  54. Gorducho Diz:

    Não, até há pouco tempo CoC citou se bem m/lembro 2 livros com desastres aviatórios cá no Brasil, mas não tive curiosidade de tentar correlacionar com a época da composição do livro.
    E seria só especulação, claro!
    Quanto ao aparelho, especulo que de fato foi nesse cartoon que CX se inspirou, porque essa série foi bem famosa, saiu em muitas revistas &c.
    Veja que tem na parede a chave de comando bem escandalosamente visível…
    Claro que como já tava aparecendo a televisão, ele a cita como notável novidade tecnológica…

  55. Gorducho Diz:

    Mas acredito que sim, CX deve ter se inspirado num fato real que tenha causado expressiva repercussão na época imediatamente anterior. Say 55 ~ 56…

  56. Gorducho Diz:

    Olha aí Dr.; sugestão de exercício em Espiritismo Aplicado pra vocês no Centro (como sabe, a Doutrina requer aprofundado e permanente estudo em todos seus aspectos…).
     
    Antes de 1957, com 14 fatalidades, bateu numa serra sob nevoeiro.

  57. Gorducho Diz:

    Ei-lo, Dr.

  58. Eu Sou a Universal Diz:

    Disse assim o sr Vitor :
    SETEMBRO 15TH, 2016 ÀS 7:58 PM
    ****”Veja como estatística e a subjetividade têm lugar sim na Ciência, incluindo a Parapsicologia:”*********
    O sr quis dizer que Parapsicologia é uma ciência no sentido de que se podem provar os seus postulados? Isso não é ciência, é um engodo demoníaco. Paranormais não são cientistas, são endemoniados.

  59. Vitor Diz:

    Oi, Pastor
    a Parapsicologia não possui postulados. A Parapsicologia simplesmente estuda as alegações paranormais, e tenta ver se elas possuem consistência ou não. Uma coisa é o paranormal, aquele que passa por ou exibe determinados fenômenos, outra coisa é o parasicólogo, que estuda as alegações paranormais.
    .
    Deus não pode ter dado o dom da telepatia às pessoas? O próprio Freud aceitava a existência dela, bem como o gênio de Alan Turing. E até céticos confirmaram sua existência pelos testes ganzfeld (artigos a publicar ainda no blog, mas já traduzidos…)

  60. Vitor Diz:

    Por falar em endemoniados…
    .
    http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/morre-gabriele-amorth-exorcista-mais-famoso-do-vaticano

  61. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Vitor, então o sr afirma que não é ciência a Parapsicologia. Por que então parapsicólogos não estudam os cavalos da macumbaria? O que mais ocorrem nesses terreiros são fenômenos, demoníacos na verdade que também podem ser classificados como parapsicológicos. Na verdade, a Parapsicologia nada mais é que uma manifestação das forças do mal. Apenas deixa de se observar os fenômenos em terreiros pra se observar em casas ditas mal assombradas ou salões. São as mesmas forças demoníacas que os causam. O mal sempre procura um jeito de se disfarçar e alcançar as pessoas. Vimos que existem um preto velho que se disfarça de médico e ilude os incautos Kardecistas, vimos que existe um demônio disfarçado de extra terrestre chamado Ramatis, agora vemos esses paranormais.
    Quanto a telepatia, nada mais é do que ação das entidades que falam aos ouvidos das pessoas que tem mediunidade e são seus cavalos.

  62. Gorducho Diz:

    A Parapsicologia é um espiritismo metido a besta, Pastor.
    Só que como – claro…- não conseguem verificar os fenômenos, inventaram a estatística.
    Então ao invés de constatarem e existência daquilo em que eles acreditavam, tentam desesperadamente transferir o debate dos fatos reais p/desvios relativamente a valores estatísticos esperados.
    Ele tiraram os debate dos espaços físico + metafísico p/os
    espaços vetoriais e pras integrais de Lebesgue.
    Triste é que o Administrador tenta justificar essa sando-“Ciência” ❗

  63. Vitor Diz:

    Oi, Pastor
    comentando:
    .
    01 – “Sr Vitor, então o sr afirma que não é ciência a Parapsicologia. ”
    .
    Onde você me viu dizer tal coisa? Certamente não está na minha mensagem anterior… afirmo que a Parapsicologia é Ciência, reconhecida inclusive pela AAAS, a maior associação científica do mundo.
    .
    02 – “Por que então parapsicólogos não estudam os cavalos da macumbaria?”
    .
    Não servem os cavalos da umbanda?
    .
    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2007000200009
    .

  64. Gorducho Diz:

    Os fatos alegados são que dados – ou quaisquer outros objetos, for that matter…- voam. Os “cientistas” da parapsicologia pra preservarem a Crença deles, inventaram uma pseudo-fenomenologia onde o que ocorrem são variações entre a frequência de faces-pra-cima após milhares de lançamentos.
    Ou seja: pura ficção, nada a ver com o que é alegado.
    E tudo mais.
     
    Quando convém, o “espírito” assina com firma reconhecível notarialmente ou dita enigmas em latim ciceroniano.
    Quando se propõe testes de verdade, aí os espíritos só se emocionam tipo os perolamentos chiquistas, e se impressionam com cores. Mas aí, quando colocam gelatinas de cores em slides, já não mais eles se emocionam com cores.
    E assim os “cientistas” Crentes vão escorregando..

  65. Vitor Diz:

    Bom, eu ia tentar seguir a ordem cronológica dos testes ganzfeld, mas tendo em vista a provocação do Gorducho, vou adiantar os artigos dos céticos 😀

  66. Gorducho Diz:

    Quer coisa mais fácil, Pastor que irem na tumba do Tut e olhar o que tem do outro lados das paredes.
     
    Quando saírem os laudos de radar definitivos e tiver ocos ali, aí vão aparacer os videntes remotos estatisticamente verificados…

  67. Gorducho Diz:

    Perfeito: o que o ganzfeld diz ❓
    Tem múmia(s) ali – claro que não vai saber se é da Nefertiti ❓
    É só isso que me interessa, o resto é bullshit.
    E tiveram já anos pra irem ali em Luxor, de modos que não me alegue falta de tempo…

  68. Gorducho Diz:

    Em resumo, o estudo experimental não replicou os resultados de Bem (2003)
     
    A mediunidade de incorporação é o resultado de uma construção social e individual em que estão em jogo os conceitos ou crenças grupais

  69. Vitor Diz:

    Também é dito:
    .
    Por fim, a terceira certeza é a de que, se fenômenos paranormais, anômalos, existirem, o procedimento de Habituação Precognitiva não parece ser “Santo Graal” dos pesquisadores dessas anomalias que seu criador propalava ser. Relatórios de estudos de replicações desse procedimento realizados por pesquisadores independentes, tanto em 2004 quanto em 2005 apresentam resultados absolutamente díspares entre si, demonstrando que sua capacidade de ter seus resultados replicáveis ora tem sido confirmada (Bem, 2004, 2005; Savva et al., 2004) e ora não tem sido confirmada (Don et al., 2004; Savva et al., 2005). Nesse sentido, este estudo é uma contribuição para o banco de dados de tentativas de replicação dos resultados do efeito de habituação precognitiva, podendo compor futuras metanálises dessa área de estudo.
    .
    Note que uma das replicações bem sucedidas foi do cético Savva, que depois deu aquele chilique abandonando a Parapsicologia (e foi dele também uma das replicações positivas do ganzfeld… tema do próximo artigo). Parece que os céticos não suportam obter resultados positivos e desistem… foi assim com Blackmore, foi assim com Wiseman, foi assim com Savva… acho que temos um padrão aqui 😀

  70. Vinicius Diz:

    “Espirita SP Orlando Diz:
     
    Nossa Vinicius, te aconselho a refazer o Aprendizes do Evangelho”
     
    Atualmente prefiro fazer cursos que me deem retorno $$$ ainda nesta vida…
     
    Orlando, você que faz nos cursos na FEESP, tá sabendo dos “estudos dos livros de andré luiz” ? Será que eles usam o livro O ATOMO para enriquecer a aula?
     
    http://obraspsicografadas.org/2016/o-atomo/

  71. Gorducho Diz:

    Mas aí é o que eu disse pro Pastor: Parapsicologia é espiritismo metido a besta.
    Desde quando incorporação é fenômeno paranormal anômalo
    Tenha dó ❗
     
    &nbsp:
    E sim, pelo menos o cara é sensato. Ficar insistindo, insistindo, procurando desvios estatísticos ou uma desculpa ad hoc pra cada caso é atestado de fanatismo religioso.
    A melhor definição é que se trata dum castelo de cartas, alicerce bamboleante sobre o qual inobstante seguem construindo. A motivação última é continuar a promover um teísmo mal disfarçado que descarta a desapaixonada realidade científica pra poder preservar a crença em D•, num design e num propósito (teleológico).

  72. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Desde quando incorporação é fenômeno paranormal anômalo :?:”
    .
    Nas minhas contas, desde Piper…

  73. Gorducho Diz:

    Favor colocar o semicolon pro branco ficar branco.
    Como paga lhe prometo não fazer comentários na sua nova série parapsicológica, exceto respondendo se houver comentários sobre espiritismo de verdade…

  74. Gorducho Diz:

    É o que sempre lhe digo: não conhece o ramo na prática, o chão-de-fábrica!
    Tem que se alistar como voluntário – sugiro no Frei Luiz -; ajudar na sopa e distribuindo senhas pros passes.
    Lhe falta contato prático com a realidade. É só teórico de literatura.

  75. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Gorducho, sabe quem são os seres que se manifestam na Parapsicologia? Já sabemos de médico disfarçado, E.T. e quem é que aparece na Parapsicologia? Duende? Químico? Padre?

  76. Eu Sou a Universal Diz:

    **********”Se, por um lado, não há dúvida no meio científico quanto ao fato de as pessoas vivenciarem experiências anômalas – uma vez que se trata de impressões subjetivas de um sujeito frente a uma realidade que é interpretada por ele como tal – por outro lado, não há consenso quanto à existência de processos anômalos por trás dessas experiências. Vários autores têm sustentado que tais experiências podem ser interpretadas por meio de fenômenos psicológicos já bastante estudados, como processos cognitivos deficientes, falhas mnêmicas, distúrbios perceptivos e erros de interpretação, entre outras causas (Gilovich, 1993; Jastrow, 1900; Reed, 1972, 1988; Schick & Vaughn, 1995; Zusne & Jones, 1980, 1989).”*********************************
    Sr Vítor, aí está o resumo, nada demais perante a ciência. Mas na verdade, demonismo.

  77. Gorducho Diz:

    Nem os parapsicólogos sabem o que é que se manisfesta na “Ciência” deles. É um vale tudo, uma Casa-da-mãe-joana.
    Por isso sempre digo que o espiritismo ainda é mais razoável. I.e., pra que acredita nisso, a explicação mais razoável é a espírita.
    Claro, os “espíritos” podem ser demônios, i.e., metafisicamente diferentes dos espíritos espiritas, como é o caso que ocorre nos templos de vocês. Não muda a essência da coisa.
    Agora a Parapsicologia sim é uma completa sandice, porque vale tudo e inventa “fenômenos” nunca alegados da forma como eles “estudam” eles, pra poderem se “justificar”.

  78. Gorducho Diz:

    Veja o caso da Administração, Pastor.
    Ela apresentou um laudo pericial provando que os espíritos assinam perfeitamente seu nome com qualidade notarial (passível de reconhecimento de firma).
    Alega que os espíritos ditam e decifram enigmas até em latim ciceroniano.
    Alega que os espíritos reconhecem melhor cores emocionantes (quais seriam?).
    Daí ela (a Administração) mesma me indica 6ª o experimento científico com gelatinas de cores onde se constata que não distinguem cores coisa nenhuma.
    Quando se propõe testes, os espíritos que falavam latim ciceroniano agora só distinguem imagens emocionantes.
    Quando então propomos fazer um testo em notebook com só imagens emocionantes – eles Crentes poderiam definir que que que é isso…- aí os espíritos não capturam o mundo terrícola.
    Então é coisa é um vale-tudo pra fugir de experimentos de verdade.

  79. Gorducho Diz:

    Claro: a alegação agora vai ser que as gelatinas projetam só cores abstratas (como uma qualidade aristotélica) e que isso não emociona o espíritos. Se fosse a imagem dum galo rosa por exemplo, talvez o espírito se emocionasse a captasse a imagem.
    Então pra cada causo tem uma explicação que contradiz, claro, as precedentes…

  80. Vitor Diz:

    eu estou boiando nesse papo de gelatina – daonde surgiu isso?
    .
    Mas não são só as cores que são importantes, de preferência a cena deve transmitir alguma emoção, seja de tranquilidade, repulsa, alegria, medo…

  81. Eu Sou a Universal Diz:

    Então sr Gorducho, a Parapsicologia ainda consegue ser pior que o Ramatismo e o Chiquismo, pois que não se sabe o que ou quem lá se manifesta. Nem médico, nem E.T., nem entidades da macumbaria, apenas uma alegação de que é uma ciência mas sem verificação possível desta. Então temos o sr Chico Xavier, o sr que me fugiu o nome agora que incorpora o preto velho disfarçado de médico, e o sr Hercílio Maes como representantes desses movimentos, mas temos algum representante da Parapsicologia? E o sr que representa o médico, ainda representa a macumbaria e o Chiqusimo, pois incorpora uma entidade que trabalha nessas duas correntes do Espiritismo.

  82. Vitor Diz:

    PASTOR DISSE: “Então sr Gorducho, a Parapsicologia ainda consegue ser pior que o Ramatismo e o Chiquismo, pois que não se sabe o que ou quem lá se manifesta.”
    .
    ACHO que o Demônio não é. Joga água benta na cabeça do médium sem ele saber que é água benta. Pinga só umas gotinhas. Se o “espírito” sair do corpo do médium urrando de dor, admito que é um demônio.
    .
    PASTOR DISSE: “Nem médico, nem E.T., nem entidades da macumbaria, apenas uma alegação de que é uma ciência mas sem verificação possível desta.”
    .
    Não só alegação de que é Ciência, como pleno reconhecimento pela maior associação científica do mundo. E as próprias assinaturas seriam uma forma de verificação da entidade, teoricamente.

  83. Gorducho Diz:

    ==============================================================
    daonde surgiu isso?
    ==============================================================
    Perfaça meu branco se quiser se ver livre de mim na série que está a se iniciar 🙁
     
     
    2 target pools were chosen for each experimental trial – 1 consisting of 4 color slide gels and the other consisting of 4 b&w slides of locations.
     
    Results
    There was no evidence that viewers were able to perceive colors under either the feedback or the nonfeedback condition.

  84. Gorducho Diz:

    Esse pedaço de papel que eles conseguiram foi via altas manobras políticas Pastor.
    Já exaustivamente discutido cá.

  85. Gorducho Diz:

    Certes… d’accord!
    E se eles assinam com mais razão e muito mais facilmente podem lobrigar as imagens fáceis e únicas do nosso teste…
    Vamos fazer então lá em Fortaleza (ou onde quiserem, claro) ❓

  86. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Perfaça meu branco se quiser se ver livre de mim na série que está a se iniciar ”
    .
    Não quero me ver livre de você, ainda mais na série em que os céticos obtiveram resultados positivos. 😀
    .
    GORDUCHO CITA: “There was no evidence that viewers were able to perceive colors under either the feedback or the nonfeedback condition.
    .
    Ah, isso veio do artigo que você baixou. Pode ser que as cores não tenham sido percebidas, mas elas podem ajudar a transmitir um sentimento que foi percebido, por exemplo, um vermelho pode ajudar a dar à cena um tom ameaçador, ou um branco um sentimento de tranquilidade etc.

  87. Gorducho Diz:

    Pra mim esse talvez seja o mais distintivo caráter das pseudo-ciências, Pastor
    [Enciclopédia Stanford de Filosofia, verbete Ciência & Pseudo-ciência, falando do critério demarcatório do Lakatos]
    Progresso científico só é possível se um programa de pesquisas satisfaz o requerimento mínimo de que cada nova teoria desenvolvida no programa tenha um maior conteúdo empírico que seu predecessor. Se um programa de pesquisas não satisfaz esse requerimento, é pseudo-científico.
    [Progress in science is only possible if a research program satisfies the minimum requirement that each new theory that is developed in the program has a larger empirical content than its predecessor. If a research program does not satisfy this requirement, then it is pseudoscientific.]
     
    A evolução é zero desde que os Crentes, desiludidos com o IMI e a pesquisa psíquica em geral, tentaram fugir pra estatística.

  88. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “A evolução é zero desde que os Crentes, desiludidos com o IMI e a pesquisa psíquica em geral, tentaram fugir pra estatística.”
    .
    Coisa mais falsa de se dizer… como um exemplo, só nos testes ganzfeld sabe-se (graças justamente à estatística) que populações artísticas atingem índices de acerto muito mais altos que os 32% (em torno dos 40%).

  89. Gorducho Diz:

    “Artista” é quem?
    O cara chega no Laboratório Parapsicológico e apresenta a guia quitada do imposto pro Sindicato dos Artistas?
    É isso ❓

  90. Vitor Diz:

    Geralmente pega-se qualquer um estudando em uma Faculdade de Artes.

  91. Gorducho Diz:

    Provavelmente o furo seja que esse tipo de pessoa “viaja” mais então faça descrições mais abrangentes e genéricas. Aí nesse sistema de jogar com pequenas oscilações estatísticas e “juízes” (lembra daquela sua história envolvendo uma chaminé de caldeira antiga?) como o relato é mais “colorido” encaixa mais vezes.
    Vamos fazer um ganzfeld usando o nosso (da bancada cética) software?

  92. Gorducho Diz:

    Nesse ramo da Credulidade, um catavento pra bomba de poço – me criei vendo-os…- e uma igreja católica são a mesma coisa.
    Sabe a que me refiro, não ❓

  93. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Provavelmente o furo seja que esse tipo de pessoa “viaja” mais então faça descrições mais abrangentes e genéricas.”
    .
    Pelo contrário, os estudantes de drama – atores – conseguem passar a emoção das imagens que recebem durante sua imageria com maior precisão e os escritores verbalizar melhor o que veem.

  94. Vitor Diz:

    Falei de forma meio equivocada, é preciso diferenciar quando há juízes externos e quanto o juiz é o próprio receptor. O certo é:
    .
    Os estudantes de artes dramáticas podem ter habilidades verbais mais refinadas do que os músicos, permitindo-os articular com totalidade a sua mentalização no ganzfeld. Outra possibilidade é que os estudantes de drama podem estar de forma geral mais confortáveis em tarefas que envolvam autorrevelação; certamente eles gostam mais de falar sobre si mesmos, enquanto os músicos tendem a ser mais reservados. Os músicos, por outro lado, podem ser melhores juízes porque são mais metódicos e prestam mais atenção a detalhes do que os estudantes de drama. Eles nos impressionam como sendo mais orientados para a tarefa do que os estudantes de drama e frequentemente levam mais tempo para completar o processo de julgamento. (Deve-se dizer, entretanto, que como um grupo os estudantes da Juilliard geralmente levam mais tempo para completar o processo de julgamento do que os participantes da população geral do PRL).
    .
    A resolução dessas questões deve esperar o resultado de pesquisa mais extensa, e seria prematuro fazer muito da diferença no desempenho entre os estudantes de arte dramática e os músicos nesta pequena amostra. Entretanto, baseados no resultado deste estudo, tendemos a selecionar os músicos para os estudos futuros que façam uso do julgamento pelo sujeito, e escolheríamos os estudantes de arte dramática para estudos que usem juízes externos.

  95. Gorducho Diz:

    Não temos os transcritos… Da minha experiência pessoal – visto que tenho vários amigos no ramo da música, não: eles viajam.
    O furo é aí tenho convicção.
     
    Numa “ciência” onde um catavento de poço é o mesmo que uma igreja católica…
     
     
    Mas já que vocês gostam de “juízes” tenho uma proposta.
    O extra-lúcido de vocês faz as leituras por qualquer método parapsicológico que vocês queiram. Daí nós abrimos o ficheiro das imagens todo e daí os cientistas parapsicólogos votam definindo qual a imagem foi.
    Encerrado o processo num tempo a ser definido no protocolo, abrimos a relatório das imagens que foram exibidas.
    Lhe serve assim ❓

  96. Vitor Diz:

    a princípio para mim estaria ok, fica igual ao experimento desse artigo:
    .
    http://obraspsicografadas.org/2012/um-experimento-de-clarividncia-de-resposta-livre-com-uma-psquica-talentosa-2011/

  97. Gorducho Diz:

    Perfeito, finalmente avançamos!
     
    Claro que não se trata de carimbar títulações profissionais nos debatedores – como tanto sói fazer o “espiritismo” brasileiro 🙁 – mas só p/referência: S/Pessoa é formada engenheiro, não?
     
     
    Então fica o contorno geral prévio assim
    “tamanho do lote” = n° de imagens no diretório;
    “tamanho da amostra” = imagens que serão apresentadas ao paranormal de vocês.
    ♦ Tomamos como referência a MIL-105 que depois a ABNT adotou. P/ter algum tipo de critério; certo?
    90% de confiança, i.e., que o candidato a psíquico tenha de fato poderes Sobrenaturais.
    ♦ São apresentadas então as tamanho da amostra imagens usando o nosso software aperfeiçoado (se quiser lhe envio o .jar executável pra que veja como funciona o protótipo).
    ♦ Terminadas as leituras abrimos todo diretório e vocês da bancada Crédula são os jurados e têm (say) 5′ p/correlacionar as leituras às imagens contidas no diretório.
    ♦ Conferimos a listagem da amostra que terá sido salva num .txt – essa parte não pus ainda porque por enquanto é mono-imagem.
    # ACEITAÇÃO – REJEIÇÃO segundo a norma.
     
    Ok ❓

  98. Gorducho Diz:

    5 minutos p/cada imagem (“item da amostra”), claro.
    Tempo a combinar, claro.
     
    Ah! fica a resolver o problema de como impedir que vocês se comuniquem com o extra-lúcido.
    Ou ele participa do júri também ( ❓ )

  99. Gorducho Diz:

    Vocês poderão impugnar imagens.
    Eles têm que ser reconhecíveis por qualquer pessoa mediana.
    galinha/galo ✔
    pintassilgo X se responder pássaro ✔
     
    Então será nosso ônus reduzir as chances de acertos por chute.

  100. Eu Sou a Universal Diz:

    Disse o sr Vitor: ************ “Vitor Diz:
    SETEMBRO 19TH, 2016 ÀS 5:11 PM
    .
    ACHO que o Demônio não é. Joga água benta na cabeça do médium sem ele saber que é água benta. Pinga só umas gotinhas. Se o “espírito” sair do corpo do médium urrando de dor, admito que é um demônio.
    .
    Não só alegação de que é Ciência, como pleno reconhecimento pela maior associação científica do mundo. E as próprias assinaturas seriam uma forma de verificação da entidade, teoricamente.” ****************
    Sr Vitor, quem joga água benta é a Igreja Católica e não para esse fim, pois lá não se faz mais exorcismos. E o espírito maligno sai gritando mesmo, pois é queimado com Fogo Santo. Nunca vimos na nossa igreja um Kardecista manifestado e nunca vimos um para normal também. Mas já libertamos um camarada que tinha visões de discos voadores e descobrimos que frequentou por um bom tempo o Ramatismo no Rio de Janeiro. Não tenho certeza se é uma ciência tradicional mesmo reconhecida por uma entidade. Já foi muito discutido e li bastante aqui no blog que a Homeopatia não é ciência também. E creio não ser, pois ela tem seus remédios receitados em centros espíritas. E remédios (me fugiu o nome de remédio não natural e não homeopático) não podem ser recitados por não médicos. Já a Homeopatia pode ser receitada por qualquer médium.

  101. Eu Sou a Universal Diz:

    Disse o sr Gorducho ******
    SETEMBRO 19TH, 2016 ÀS 5:18 PM
    Esse pedaço de papel que eles conseguiram foi via altas manobras políticas Pastor.
    Já exaustivamente discutido cá. ********
    SETEMBRO 19TH, 2016 ÀS 5:56 PM
    Pra mim esse talvez seja o mais distintivo caráter das pseudo-ciências, Pastor…
    [Enciclopédia Stanford de Filosofia, verbete Ciência & Pseudo-ciência, falando do critério demarcatório do Lakatos]
    Progresso científico só é possível se um programa de pesquisas satisfaz o requerimento mínimo de que cada nova teoria desenvolvida no programa tenha um maior conteúdo empírico que seu predecessor. Se um programa de pesquisas não satisfaz esse requerimento, é pseudo-científico. **********
    Pois é, então foi comprado esse título? Foi dado por quem esse título? Por um só membro ou por uma maioria mínima de votantes?

  102. Marciano Diz:

    Sem tempo ainda para participar dos debates, mas sempre lendo tudo, entro agora somente para comunicar um fato que, para mim, consiste no cúmulo do absurdo:
     
    Acabo de receber convite para uma cerimônia da mais alta importância, uma honraria das mais altas (não serei eu homenageado, serão outras pessoas, apenas fui convidado).
    Trata-se do COLAR DO MÉRITO JUDICIÁRIO.
    Vai ser na próxima quinta-feira, dia 22, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim, às 10 horas.
    Dentre os agraciados estará nada mais nada menos do que DPF.
    Não irei, por outros motivos, mas seria constrangedor se lá comparecesse.
    Teria de parabenizar e aplaudir DPF.
    Para que vocês tenham uma ideia, recentemente foram agraciadas com o Colar do Mérito Judiciário as seguintes autoridades: ministro Teori Zavask (comenda concedida no ano de 2012), ministra Maria Isabel Rodrigues, conselheiro Gustavo Tadeu Alkmin, do Conselho Nacional de Justiça, deputado federal Hugo Leal, major-brigadeiro-do-ar José Euclides da Silva Gonçalves, dentre outros.
    É a mais alta comenta do TJ e é concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.
    Que coisa!

  103. Marciano Diz:

    mais alta comenda, maldito poltergeist!

  104. Vitor Diz:

    O Divaldo tem uma boa obra social, mas o que diabos ele tem a ver com o TJ?! Pode descobrir isso, Marciano? Alguma justificativa deve ter…

  105. Marciano Diz:

    Não tem, Vítor!
    Isso deve ser coisa da Associação de Magistrados Espíritas.

  106. Marciano Diz:

    Forçação de barra.
    Veja aqui:
    http://abrame.org.br/

  107. Marciano Diz:

    Existe um monte de juízes e desembargadores espíritas.
    Eles devem ter mexido os pauzinhos para incluir o vaidoso DPF na cerimônia, o que vai inflar mais ainda seu ego.
    Tenho de despedir-me por aqui, pois estou assoberbado de trabalho e erstaund, astonished, estupefato com essa comenda.
    Eu mesmo nunca recebi nenhuma, e já fiz por merecer, modéstia à parte.
    Não que esteja no nível de muitos dos agraciados, mas já fiz muito mais pela justiça do que DPF.

  108. Marciano Diz:

    Antes que alguém pense que é inveja, não é não, não ligo para homenagens.
    É que, como VITOR percebeu, DPF NADA fez pela justiça que justifique essa sandice.
    Com todo o indevido respeito.
    Agora vou mesmo.

  109. Vitor Diz:

    Só se foi a busca por justiça social, será?

  110. Eu Sou a Universal Diz:

    Será que na homenagem ele vai incorporar o preto velho?

  111. Marciano Diz:

    VITOR, acabo de enviar cópia do convite para o seu face.
    Dê uma olhada, mas não divulgue aqui, por favor.

  112. Marciano Diz:

    Volto amanhã, se puder.

  113. Vitor Diz:

    Já entendi porque o DPF vai receber o colar. Em 1º lugar, “o Colar do Mérito Judiciário foi criado através da Resolução 53/1983, pela Corte Superior do TJMG, na gestão presidencial do Desembargador Geraldo Reis Alves com o objetivo de condecorar pessoas e instituições, nacionais ou estrangeiras, em virtude de seu destaque na prestação de relevantes serviços à Justiça, e/ou à cultura jurídica.”
    .
    E qual foi o serviço relevante à Justiça que o DPF prestou? O DPF incentiva o perdão e a resolução de conflitos antes que cheguem à Justiça, sendo assim, o serviço é diminuir o trabalho dos juízes, fazendo com que os conflitos sejam resolvidos antes de entrarem na esfera judiciária, virando processos.

  114. Gorducho Diz:

    ==============================================================
    Pois é, então foi comprado esse título?
    ==============================================================
    Não, não é por aí a coisa.
    ==============================================================
    Foi dado por quem esse título? Por um só membro ou por uma maioria mínima de votantes?
    ==============================================================
    +2 se bem me lembro. O principal “argumento” da antropóloga Margaret Mead, a presidenta da AAAS que promoveu a admissão foi que seria um desserviço à ciência se fosse recusada uma chance a um campo de estudos controverso. Deveriam ser quebrados os grilhões do conservadorismo e as mentes serem arejadas.
    “Toda história do progresso científico é repleta de cientistas investigando fenômenos que o establishment duvidava existirem. proponho que votemos a favor do trabalho dessa associação”.
     
     
    Até aí até que aceitável. Lembre Pastor que justo naquela época havia esperanças da CIA & KGB usarem psíquicos na guerra fria.
    Então, tendo eles propósitos supostamente científicos, até que se pode descontar os anos e perdoar a postura “progressista” dela.
    Vamos dar a eles uma chance de provarem a que vieram, so to say. Só que vieram a nicles de bitocles; mas isso ela não sabia em 1969…
    Então talvez se condenarmos demais ela hoje estejamos caindo naquele tipo de interpretação que me foge o termo agora – cumié quié Sr. Administrador ❓ – que é avaliar valores ou atos antigos segundo nossos padrões atuais…

  115. Gorducho Diz:

    Cumé quié provavelmente se lhe passará desapercebido Pastor, mas pra nós tem enorme significado. CX canalizara cartinha dum rapaz falecido naquele padrão dele. Aí os conhecidos berraram que não era o estilo, que o falecido era bricalhão e usava bastantes gírias.
    E CX se viu na contingência de encher de gírias as cartas subsequentes…

  116. OVOIDE Diz:

    esse negocio de mente sem limite acho que ainda não entendo bem, mas também acho que não acredito muito, porque é muita fala pra pouca coisa que vejo.
    \
    eu acho que se paranormal existisse a gente veria muitos por aí, igual que nem ve os mutantes na televisão, só que mutante é só na televisão e paranormal era pra ser no mundo da verdade.
    \
    mas de demonio entendo melhor, porque já fui em muitas igrejas que expulsam demonio, e agora vejo o pastor universal falando que tudo são eles.
    \
    não pode ser pastor, veja bem, se o paranormal que tanto falam pouco aparece, o demonio que falam mais ainda aparece muito mais, muito demais, tudo pra eles é demonio, tem demonio até debaixo da cama deles.
    \
    eu via gente que recebia a expulsão num dia e no outro voltava cheio de capeta pra mais expulsão, era tudo parecia um teatro, sabe como é teatro pastor, onde as pessoas ficam fingindo as coisas?
    \
    só que teatro a gente sabe que as pessoas fingem, os demonios as pessoas fingem sem saber.
    \
    lá em casa nunca ninguem caiu sob demonio, tinha um irmão meu que começou a querer dar demonio, aí meu pai deu-lhe uma cossa e disse que se aparecesse mais ia fazer o mesmo, aí nunca mais apareceu demonio na familia até hoje.
    \
    acho que tem na biblia que diz, se o demonio aparecer finja que não o conhece e ele desaparece, então pastor faça isso e será feliz, obrigado.

  117. Gorducho Diz:

    Puxa! Sr. OVOIDE esgotou os temas Paranormalidade + Demonologia.
    Qualquer coisa que se tente acrescentar será mera redundância.
    🙁

  118. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr OVOIDE, o maior truque do diabo é esse: fazer que as pessoas não acreditem que ele existe. Se o sr já frequentou o nosso meio e conhece a Palavra, seja precavido. Em derredor sabes quem anda como leão rugindo e procurando a quem devorar? Acho que sabe. Se os Kardecistas- Chiquistas são um número muito pequeno de fiéis, para normais devem ser quase nada em números. Acho que alguns que querem notoriedade tentam aparecer na TV, pois volta e meia aparecem alguns alegando terem poder. Eu sei que poder e´esse. Queria ver aparecerem num Altar Consagrado para um desafio. Já esse sr Divaldo que vai aparecer para ganhar uma comenda, queria ver aparecer também para um desafio. Ia ser lindo ver cair por terra o preto velho com as mãos para trás.

  119. Gorducho Diz:

    Por que o Sr. chama Dr. Bezerra de “preto velho” ❓
     
    E lhe lanço de novo o desafio que já lhe lancei…
    Convidem ele pra falar no Templo e vocês não derrubam ele ❗
    Se possível vou assistir a assim pago visitas longamente devidas a parentes aí (SSA não é ❓ )

  120. Gorducho Diz:

    Claro que não vale agredirem ele fisicamente nem ofenderem quando ele chegar ou ficarem gritando antes e durante a incorporação do Dr. Bezerra – que sói ser no fim da locução.
    Se não lhes agradar o que ele estiver pregando, façam preces em silêncio…

  121. Gorducho Diz:

    E lhe digo que ele – Divaldo – aceita falar no Templo de vocês!
    Topa? Claro que tem que consultar a direção geral; mas faça isso e mostre o desafio que lhe foi feito cá por mim.
    Tenho certeza que a Administração da Casa endossa.

  122. Vinicius Diz:

    sim, convidem Divaldo.(devem convidar antecipadamente para que ele possa consultar as altas esferas se liberam Bezerra para participar mesmo sendo chamado de demonio e preto velho). Celina e Ismael talvez autorizem! :mrgreen:
     
    Falem que querem o embaixador do paz no culto e em seguida um debate inter religioso e proponha uma sessão de perguntas ao Bezerra

  123. Vinicius Diz:

    “Se não lhes agradar o que ele estiver pregando, façam preces em silêncio…”
     
    Sim, especialmente se for aquelas longas ladainhas !

  124. Vinicius Diz:

    “O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) vai conceder o Colar do Mérito Judiciário ao professor Divaldo Pereira Franco, nesta quinta-feira (22), às 10h, no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim.
     
    No evento, Divaldo fará também a palestra “O perdão como instrumento de solução de conflitos” para magistrados e o público em geral.”
     
    Será que Dr.Bezerra vai falar nessa palestra? Estou curioso antecipadamente.
    Isto é televisionado na TV Justiça ?

  125. MONTALVÃO Diz:

    /
    /
    “2 se bem me lembro. O principal “argumento” da antropóloga Margaret Mead, a presidenta da AAAS que promoveu a admissão foi que seria um desserviço à ciência se fosse recusada uma chance a um campo de estudos controverso. Deveriam ser quebrados os grilhões do conservadorismo e as mentes serem arejadas.”
    /
    GORDUCHO, muito bem percebido: realmente, a incorporação da parapsicologia à AAAS foi mais jogada política que real produção de resultados. A adesão fora recusada outras vezes anteriores, até que, em momento de quórum reduzido e forte campanha pró, a aceitação passou. No entanto, nenhuma fruto surgira dos estudos psi que pudesse modificar as recusas anteriores. Quer dizer, o mesmo quadro que ensejara objeção serviu para fomentar a admissão.
    /
    Parapsicólotras brandem a qualificação do paranormal como “ciência” imaginando que isso signifique que as pesquisas nesse campo tenham produzido algo de útil além de ilusão.
    /
    Em suma, seja reconhecida ou não pela AAAS, a parapsicologia permanece adstrita à conjetura de Moi, que reza: “psi, se existir, é “força” tênue, de ocorrência esporádica, incontrolada por quem supostamente a ostente, e sem utilidade”.
    /
    Nada de novo no front.
    /
    Quedo-me silente again.

  126. Vitor Diz:

    MONTALVÃO DISSE: “A adesão fora recusada outras vezes anteriores, até que, em momento de quórum reduzido e forte campanha pró, a aceitação passou”
    .
    A votação teve como resultado a aceitação da PA como membro da AAAS, por cerca de 160 a 180 votos favoráveis contra entre 30 a 35 desfavoráveis. (McClenon, 1984)
    .
    ISSO É QUÓRUM REDUZIDO?!

  127. Gorducho Diz:

    Antes de volver ao silêncio, lembre-me como é a expressão que designa julgar eventos e pessoas extemporaneamente sob padrões morais que não eram os vigentes.
    Foi muito citado cá naquele caso que o CX detona com os sacrifícios no Templo, i.e., julgando os fatos da época pela cabeça dum mineirinho interiorano do século XX.
    Então, a Margaret Mead que de fato era metida a “progressista” – estudava sexualidades do Pacífico &c…. não? – talvez tenha querido “dar uma chance”.
    Só que fracassou completamente, coisa que ela não teria como prever, cogito.

  128. Vitor Diz:

    MONTALVÃO DISSE: “Parapsicólotras brandem a qualificação do paranormal como “ciência” imaginando que isso signifique que as pesquisas nesse campo tenham produzido algo de útil além de ilusão.”
    .
    Continua ignorando o EEG? Os avanços estatísticos? Os avanços metodológicos?

  129. Gorducho Diz:

    Informai mal o Pastor então. 🙁
    Li e mal entendi, claro, que a diferença tinha sido +2 ❗
    Desculpe Pastor

  130. Gorducho Diz:

    Isso não são avanços do objeto em si. É o mesmo que usar o sofisma que o espiritismo contribuiu p/originar-se a psiquiatria/psicologia e daí concluir que espíritos e “médiuns” existem!

  131. Gorducho Diz:

    E avanço metodológico de fato teremos depois que fizermos os experimentos que concordou em colaborar para.
    Mas até lá não há avanço nenhum nem resultado nenhum. Só joguinhos com flutuações estatísticas potencializadas em meta-análises estatísticas.

  132. Vitor Diz:

    Ah, sem avanços metodológicos? Sério?
    .
    The activities of the founding fathers of psychical research were influential in developing concepts on the mind in psychology. But parapsychology’s contribution
    goes beyond this. There are many examples of how the subject matter of parapsychology—claims of anomalous information transfer or influence—has demanded, and produced, methodological advances. These methodological advances have then spread from the fringe to the mainstream.
    .
    Although blind methods (that is, concealing experimental manipulations and hypotheses from participants and experimenters) had first been used to test mesmerists’ claims in the late eighteenth century, their use did not spread to the mainstream at that time.
    .
    Historians such as Ian Hacking and Ted Kaptchuk have argued that in fact the origins of blind methodology in psychology can be traced to psychical research.
    .
    As early as 1884, the Nobel Prize-winning physicist Charles Richet was conducting card-guessing experiments. He used a screen to separate the subject who was attempting to guess the card’s identity from the person who was looking at the card and trying to communicate its identity telepathically. Although philosopher and mathematician Charles Sanders Peirce and psychologist Joseph Jastrow are widely credited with introducing blind methods to psychology in their pioneering experiments in psychophysics, there is in fact an earlier link to psychical research. As founding members of the American Society for Psychical Research, Peirce and Jastrow were well aware of Richet’s use of blind methods in card guessing, which predated their own use of blind methods by a couple of years. So it has been argued that the introduction of blind methods in psychology can be traced back from ensuring accurate observation in mainstream psychophysics to testing claims of thought transference.

  133. Vitor Diz:

    Sobre meta-análises:
    .
    The fact that parapsychologists seem to be dealing with a difficult-to-replicate effect has more recently stimulated methodological growth. I think it is fair to claim that parapsychologists were ahead of the game—compared to psychologists—in using metaanalysis to assess the outcome of groups of studies. When trying to assess the replicability of our findings, parapsychologists were quick to realize the limitations of p-values and the utility of uniform effect size indicators for statistically comparing groups of studies. Even back in 1986, the great methodologist Robert Rosenthal in his commentary on the ganzfeld debate noted that it did a service to science in general by raising many important issues about meta-analysis and the nature of replication. However Holger Bösch has argued persuasively that, even before the term “meta-analysis” was introduced, J.B. Rhine, Gaither Pratt, and colleagues’ review of 60 years of ESP research, published in 1940, was “the first comprehensive meta-analysis in the history of science.” And in 1924, the German psychiatrist Hans Berger developed electro-encephalography in order to search for telepathic brain waves, after he had a seemingly psychic experience.

  134. Vitor Diz:

    Vamos a avanços metodológicos ainda mais recentes?
    .
    Psychology’s “replication crisis” was in part stimulated by Daryl Bem’s 2011 publication of studies about “Feeling the Future.” Psychology responded by starting to debate the need for study registration and introduced registered reports. Meantime, parapsychologists were already ahead of the game. In 1978, the European Journal of Parapsychology introduced registered reports—an editorial policy of accepting papers on the basis of their planned methods—as a way to tackle publication bias

  135. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Gorducho, já viu um preto velho falando? Ele sempre fala com a voz cansada e se curva como se fosse um corcunda. O cavalo que o incorpora vira realmente um velho de mais de 90 anos. Assim é o sr Divaldo. Quando ele incorpora o preto velho que se disfarça de médico, ele fala como se tivesse mais de 90 anos com a voz muito cansada. Aquilo é óbvio que não é um médico que viveu na Terra, não era boêmio e deveria gozar de ótima saúde sendo um doutor, aquilo é uma entidade, um preto velho. Procure um dia ir num centro de macumbarias, e veja como incorpora um preto velho e como ele fala, aí vai ligar uma coisa com a outra e vai ver que esse sr Divaldo nada mais é que um cavalo de macumba que engana os incautos Kardecistas. Quanto a convidar o sr Divaldo pra um desafio? Claro que ele não vai aceitar, ele só fala pra plateias que não vai contestá-lo. Só vai responder perguntas de incautos kardecistas.

  136. Eu Sou a Universal Diz:

    “Plateias que não vão”. Desculpe o erro.

  137. Vitor Diz:

    Finalizando…
    .
    By emphasizing here the wider conceptual and methodological contribution of parapsychology to science, I don’t mean to imply that I think there is no worth in the core results of experimental psi research. These studies are generally very carefully conducted and the results are not easily dismissed.
    .
    Perhaps because of the nature of their subject matter, parapsychologists have learned to anticipate criticisms from within as well as outside of the field, and to try to conduct well-controlled studies from the get-go. I have found that parapsychologists are generally more alert to methodological pitfalls than other behavioral researchers (an exception would be in medical research, where the validity of claimed research findings can literally be a matter of life or death). However, I emphasize parapsychology’s wider contribution here because I think this is an aspect of the field that is valuable but often overlooked.

  138. Gorducho Diz:

    Pro Administrador
    Por que S/Pessoa só cola, praticamente não diz nada de sua própria lavra ❓
    Claro que não na hora do expediente – não estou cobrando isso.
    Eu quando apresentei a explicação sobre a história dos “artistas”, bolei-a da minha própria cabeça.
    Acha mesmo que vou ler essa longa colagem ademais em idioma estrangeiro ❓

  139. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Por que S/Pessoa só cola, praticamente não diz nada de sua própria lavra”
    .
    Economia de tempo e preguiça.
    .
    GORDUCHO DISSE: “Acha mesmo que vou ler essa longa colagem ademais em idioma estrangeiro :?:”
    .
    Para quem baixou recentemente o artigo do Targ da RIP e leu, isso aí é moleza!

  140. Gorducho Diz:

    ==============================================================
    já viu um preto velho falando? Ele sempre fala com a voz cansada e se curva como se fosse um corcunda. O cavalo que o incorpora vira realmente um velho de mais de 90 anos.
    ==============================================================
    Claro que sim, me criei nisso. Mas não tinha captado; agora entendi sua figuração.
    M/avó materna o assunto predileto dela era o espiritismo, mais da umbanda.
    Ela se curou de herpes num terreiro.
    Vi muitas incorporações de exús – claro que “exús” brasileiros, não o verdadeiro deus Èşù E me marcou muito o ponto de cujo só me lembro o final
    na terreira de umbanda desceu Pai Jobim.
     
     
    ==============================================================
    Aquilo é óbvio que não é um médico que viveu na Terra, não era boêmio e deveria gozar de ótima saúde sendo um doutor
    ==============================================================
    É, se supusermos que de fato haja uma manifestação mediúnica, não tem como ser o espírito do Dr. Bezerra.
    Até e principalmente porque na cosmologia chiquista há hospitais. André Luiz trabalhou ou trabalha em hospital, Dr. Inácio Ferreira é atual diretor dum complexo hospitalar fundado pelo Eurípedes Barsanulfo, &c.
    Cá seu raciocínio é irrepreensível.

  141. Vinicius Diz:

    Mas se não me engano Dr.Bezerra aparece em algum quadro de servidores em um instituto psiquiatrico ou hospital. É que não consigo pesquisar agora. Talvez eu esteja confundindo com Dr.Hermano, Charles White,

  142. Gorducho Diz:

    No debate político vale tudo Sr. Administrador
    Quando convém a gente analisa até as minúcias das tentativas de verter CX pro inglês; ou como entender she couldn’t talk any too freely to suit me.
    Quando não convém, a gente alega que está em língua alienígena 😛
     
    Mas de fato vejo esse defeito em si (e pode me criticar se eu talvez também o tenha). E.g., no tema alumiado justo por S/pessoa, eu gostaria que tivesse explicado em que consistiam as clues (cues?).

  143. espírita SP orlando Diz:

    Pastor não é preto velho.o espírito quando se comunica usa instrumentos corporais do médium. Rivaldo já tem mais de 89 anos. Também há o José mediado, José Carlos de Lucca e muitos outros que incorporam Bezerra ou trazem novidades do mundo espiritual sobre como ele está ajudando a restaurar sob o patrocínio de Jesus, bênçãos de Maria e ajuda de celina.

  144. Vitor Diz:

    As “clues” vinham principalmente da entrevista do Targ, mas tb de outros deslizes. Mas isso ficará mais claro nos próximos artigos, bem como a desonestidade intelectual dele.

  145. Vitor Diz:

    A desonestidade do Targ não é em relação a fraude por parte dele, mas na recusa em aceitar os próprios erros e divulgá-los em seus livros. Não há uma menção sequer a David Marks nos livros dele, o que é um absurdo.

  146. Eu Sou a Universal Diz:

    Então sr Gorducho, é isso que sempre disse, esse sr Divaldo não passa de um cavalo de macumba que engana os incautos Kardecistas. É apenas um médium que recebe um perto velho, porém os Kardecistas não sabem nada de outras formas de Espiritismo e se deixam enganar. E como usam de um linguajar rebuscado, e já li aqui que são preconceituosos , jamais vão dar ouvidos a um estudo sobre o que são as formas de macumbarias que são geralmente praticadas pelas camadas mais pobres da nossa sociedade. Então concluo que o Espiritismo Kardecista – Chiquista é uma forma de engano demoníaco feito no inferno para as classes mais ricas.

  147. Gorducho Diz:

    Dr. White – aquele que enquanto viandante carnal tinha a múmia em casa – comandou a missão de socorro no Tsunami. Dr. Bezerra não foi porque jamais seria subordinado, exceto a Jesus proper, claro.
     
    E Dr. Bezerra não é serventuário de nenhum nosocômio específico. Na melhor das hipóteses talvez seja Provedor, isso talvez sim.
    Até porque como cumprir os horários se está sempre viajando. Até comandou aquela aproximação a Nibiru que ele acabou arrepiando.

  148. espírita SP orlando Diz:

    Eu sou a universal. Pelo menos eu, kardecista, conheço sim outras casas, porém, nos cursos aprendemos a lidar com os malvados e ouvir os bondosos. Dr.Bezerra é sempre esperado num Congresso. Suas palavras são como bálsamo.

  149. Eu Sou a Universal Diz:

    De forma prática e realista, não há diferença alguma do sr Divaldo elitista que receberá uma comenda na Justiça para um pai de santo de subúrbio que bota uma placa numa casa anunciando consulta com um preto velho.

  150. Gorducho Diz:

    Não me interessa a “desonestidade” intelectual do Targ, até porque a parapsicologia toda é intelectualmente desonesta ao bolar pseudo-fenômenos estatísticos pra poder ficar disfarçando seu fracasso com artifícios matemáticos.
    É que de fato o ponto mais interessante dessa sua pauta de cá é justo em que consistiam as clues.

  151. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Orlando, podem ser um bálsamo para o sr que com todo o respeito é um incauto. O sr está sendo enganado por uma ou mesmo várias (malvados e bondosos a que se referiu) entidades do mal. Liberte-se enquanto há tempo.

  152. espírita SP orlando Diz:

    Olha só o quê um amigo espírita comentou comigo sobre Waldo viera :

    Waldo Vieira, deixou o Chico quando estavam em New York por volta dos ano 60, Waldo queria aparecer na TV, Emmanuel falou ao Chico que não era hora , Waldo se apaixonou por uma americana e separou a parceria com o Chico, quanto as fraudes é só verificar as obras de Chico e as de Waldo. Fico com o Chico!!

  153. Gorducho Diz:

    Veja e repito: sempre a alegação era que dados poderiam voar – assim como os ovos de peru luminíferos do Crookes – ou qualquer outra coisa
    Aí a parapsicologia inventou que não, que o fenômeno seria o desvio estatístico nas faces-pra-cima de dados lançados manualmente milhares de vezes. Isso não era o que era alegado.
    E assim é que foi construído o alicerce de toda essa fantasia estatística. isso é desonestidade intelectual, pois a natureza dos fenômenos a serem investigados pela “ciência” foram artificialmente modificados.
    Até desculpo o Rhyne porque era um pioneirismo bem como até a Margaret Mead por querer “dar uma chance”.
    Mas não persistirem nisso, brincando com flutuações desde esperanças matemáticas.

  154. OVOIDE Diz:

    Sr pastor universal, já ouvi gente dizendo que o diabo não quer ser reconhecido, mas acho que isso não está na bíblia, não posso garantir porque muito tempo só aprendi a bíblia ouvindo as pessoas disserem.
    \
    Não sei qual meio que frecuentei que o sr fala, mas estive em várias igrejas, até na adiventista, mas eu gostava de ir quando tinha o pastor Fanini, o bisco Macalister, o pastor Davi Miranda, do Malafaia não gosto, pula muito, do bispo Macedo também não gostO, desculpe eu sei que é da sua igreja, mas acho ele muito antipatico.
    \
    Não gosto de igreja que prega demonio e vive falando de milagres, acho que milagre existe mas é de Deus para o homem, é Deus que faz quando ele quer, não é o homem que faz nada, então o milagre é silencioso, se Deus quer curar cancer ele cura no silencio, depois todas as igrejas que conheço ficaram renovadas e virou tudo cair no chão endemoniado e milagre que só durava dentro da igreja, minha mãe coitada vivia sendo curada e continuava doente, meu pai reclamava abeça.
    \
    Comecei a ler tarde, passei minha vida correndo atrás de trabalho e depois de adulto é que pude conseguir ler, mas ainda estou aprendendo, por isso ver que erro algumas coisas.
    \
    Quem me ajuda é meu filho que tem univercidade, ele sempre me ensina umas dicas, por exemplo ele me ensinou a dividir o que escrevo em brocos, antes eu escrevia tudo embolado, agora ele diz que vai me ensinar a botar ponto e outros sinais que escrevo só com vírgula, que acho mais fácil, só ponho ponto no final.
    \
    Eu ouvi que o diabo na biblia é igual leão, ruge pras pessoas, mas me diz se um leão consegue fingir que não existe com tanto rugido? Eu acho que a biblia quis dizer que o diabo é perigoso, mas ele não consegue enganar que não existe.
    \
    Eu não sei quem é esse kardecista-chiquitita que falou, o que quero dizer é que vi muita gente caindo no chão dizendo estar com demonio mas não acreditei, e se o diabo quer se disfarssar porque ele faz os outros cairem no chão? Aí todos ficam sabendo que ele existe, então o diabo é muito burro.
    \
    Do poder paranormal eu disse que se existisse de verdade, a gente encontraria muita gente tendo paranormalidade, eu já vi gente dizendo de telepatia mas me pareceu meio imaginação.

    \
    Uma vez combinei com um amigo dagente fazer conversa por telepatia, toda noite no mesmo horario iamos mandar mensagem um pra o outro, nunca deu certo, outra vez a gente tentou achar o que o outro escondesse, também nunca deu certo, mas dizem que tem gente que consegue, se tem deve ser muito pouco porque nunca vi um.
    \
    Minha vó vivia perdendo o oculos, a gente tinha que ficar um tempão procurando, se houvesse poder paranormal acho que seria fácil achar, mas nunca deu certo.
    \
    Então pastor eu não sei se o diabo existe, a biblia diz que existe e a biblia sabe o que fala, só que as coisas que dizem ser o diabo no corpo das pessoas não convence, mas conheço muita gente que cai no chão e diz que foi o diabo, eu só caio no chão quando escorrego ou quando levo banda mas não do diabo, quer dizer do diabo do caboco que me deu a banda.
    .
    Desculpe se não acredito mas não dá para achar que gente que todo dia tá com o demonio no corpo esteja mesmo.

  155. Gorducho Diz:

    Rhine, claro.

  156. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Não me interessa a “desonestidade” intelectual do Targ, até porque a parapsicologia toda é intelectualmente desonesta ao bolar pseudo-fenômenos estatísticos pra poder ficar disfarçando seu fracasso com artifícios matemáticos.”
    .
    Outras pessoas têm uma visão exatamente oposta à sua…
    .
    The other issue with Rhine’s experiments, something that has been the case with almost all academic work on ESP, is that it didn’t attempt to detect what we would normally think of as telepathy. When Professor Xavier in X-Men indulges in telepathic communication, a literal worded message passes from brain to brain. . . . But practically every laboratory experiment has used statistical means to look for small changes in perception from those predicted by random chance.
    .
    Despite the ambiguity of his results, J. B. Rhine has become symbolic of the notion that parapsychology is a respectable branch of science. As such, his name is often invoked by science fiction authors to give credibility to ideas that go far beyond anything Rhine actually demonstrated.

  157. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    o espírito quando se comunica usa instrumentos corporais do médium. Divaldo já tem mais de 89 anos.
    ===============================================================
    Certes… certes… ¿e por que no programa do Jô ele estava lépido, saudável, e com locução clara e firma?

  158. Eu Sou a Universal Diz:

    Disse o sr OVIDE ********Então pastor eu não sei se o diabo existe, a biblia diz que existe e a biblia sabe o que fala, só que as coisas que dizem ser o diabo no corpo das pessoas não convence, mas conheço muita gente que cai no chão e diz que foi o diabo, eu só caio no chão quando escorrego ou quando levo banda mas não do diabo, quer dizer do diabo do caboco que me deu a banda.******** “Desculpe se não acredito mas não dá para achar que gente que todo dia tá com o demonio no corpo esteja mesmo.” **********
    —–Não tenho condições de continuar, pois o sr sabe que existe (estou considerando que conhece e crê na Palavra) mas afirma que não crê. Bastante confuso.

  159. Eu Sou a Universal Diz:

    Perdão por errar seu nome. “OVOIDE”.

  160. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Gorducho, o que pensa (conhece sua obra?) sobre o sr Padre Quevedo? Ele estuda casos de Parapsicologia, mas tem ele alguma afirmação que os casos são reais? Sei que é inimigo nº 1 do Espiritismo.

  161. Vinicius Diz:

    Vitor e outros,
    Já ouviram falar nesses padres e nesse instituo ligado ao Vaticano?
     
    “É verdade que no Vaticano há padres cientistas que pesquisam esta área? “
     
    “Sim, tenho a certeza que existe uma pequena equipe, composta de dois ou três padres, que estão ao corrente e que conhecem estes fenômenos. Se fazem eles próprios as pesquisas, isso já não sei. “
     
    “Havia o padre Andreash Resh, que criou um Instituto de Parapsicologia, o Instituts für Grenzgebiete der Wissenschaft – IGW, em Innsbruck. Ele ensinou durante muitos anos os fenômenos paranormais num Instituto que dependia da Universidade Pontifical de Latrão.”
     
    “ Ele abandonou esses cursos para se dedicar, agora, a outros trabalhos. Mas contou-me que, por vezes, alguns cardeais lhe chegaram a pedir se não poderiam obter quaisquer comunicações, por exemplo, das suas mães. (risos) “
    http://www.oconsolador.com.br/ano5/240/entrevista.html

  162. Vinicius Diz:

    “Certes… certes… ¿e por que no programa do Jô ele estava lépido, saudável, e com locução clara e firma?”
     
    E para receber o tal colar, como ele estará hein?vai ter que abaixar a cabeça para encaixar no pescoço.
    Orlando que me diz?

  163. Gorducho Diz:

    É claro que outras pessoas tem visões opostas às minhas. Senão não teria porque ter um Sítio de debates como este.
    Mas digo o porque: pela invenção de pseudo-fenômenos os quais não eram os alegados.
    Minha ronha é só por esse mau uso da estatística. Outros eventuais estudos parapsicológicos, como o daquele seu conhecido no caso da tampa do bule, está ok. Claro que naquele caso não tem nenhum tipo de desonestidade intelectual. Mas também viu-se a questão dos pais, certo?
    Então, afora os joguinhos estatístico, sempre se acaba vendo que o fenômeno não ocorreu de fato.
    E também tem espaço pra estatística, claro. Quando nós fizermos os nossos experimentos baseados na MIL, claro que a tabela foi feita com estatística.
     
    E de novo as colagens… acha que me importo com artifícios eventualmente usados pra convencer telespectadores americanos ❓
    Já disse: desculpo o Rhine. Pioneirismo é pioneirismo. Quando o Schrödinger bolou as equações, ele pretendia eliminar o i e depois não deu. Então claro que pioneirismo é pioneirismo. Mas persistir com isso é que é indesculpável.

  164. Gorducho Diz:

    Sobre o Pe. Quevedo, basicamente penso como o Professor. Depois a Administração lhe aponta o célebre artigo dele.
    Mas pelo menos ele fala sobre o que de fato é o alegado, não os pseudo-fenômenos da parapsicologia “mainstream” so to say.
    I.e., quando alguém alega que materializa um objeto, isso não envolve estatísticas, percebe?
    Ou se materializou ou não se materializou. não precisa baixar versões de avaliação do MatLab pra durante os 30 dias ficar usando funções estatísticas mais complexas que as disponibilizadas pelo Excel pra concluir se a materialização aconteceu ou não.

  165. Gorducho Diz:

    Lembra Pastor daquele causo no RS onde choviam pedras tanto no telhado quanto dentro da casa?
    Lhe pergunto e pra qualquer leitor: precisa fazer escrever rotinas estatísticas no MATLAB pra saber se as pedras se materializavam ou não?

  166. Gorducho Diz:

    É Pastor, desculpe a franqueza mas Sr. OVOIDE lhe deu um chequemate…
    Por que será que nas mesquitas não tem endemoninhados?
    Ou nas sinagogas?
    Ou então será que é só do Cristo que os demônios não têm medo?
     
     
    E afinal: vai pedir pra lhe autorizarem a convidar o Divaldo ❓

  167. espírita SP orlando Diz:

    É verdade Gorducho. No Jo Soares bem lúcido mesmo. Mas vocês suspeitam que pode não ser Bezerra quem está lá? E se for um emissário dele? Tem um livro da FEESP que diz que Bezerra tem milhares de agentes.
    Pastor nunca me enganam. Já expulsamos muitos obsessoress no Centro. E convertemos outros a Jesus.

  168. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    para as classes mais ricas
    ===============================================================
    Eu tenho uma tese acerca disso. O classe média alta, rico, tende a ser mais arrogante e a não querer perder o que tem, mesmo que no outro mundo.
    Então o espiritismo permite que o Crente imagine qualquer coisa, construa seu Universo como bem entender; não há limites.
    Perceba que tanto na literatura como nas palestras cada um “viaja” como bem entende, não tem limites traçados em escrituras pois eles usam a bíblia só na parte que bem entendem.
    Bem como, pois que apesar do dinheiro e da posição social, ainda permanecem crédulos visto ser da natureza humana, não se lhes agrada a possibilidade de irem passar o resto da eternidade no inferno.
    Veja que o Kardec determinava como Deus tinha que ser e o que tinha que fazer.
    É uma arrogância, parafraseando o Russell: uma espécie de impiedade cósmica.
    Mas é só uma especulação minha do porquê seja a religião da “elite” – só cá no Brasil, claro.

  169. Gorducho Diz:

    Foi o que o Pastor disse: não é Dr. Bezerra ❗
    😆 😆 😆 😆 😆 😆 😆

  170. Vinicius Diz:

    “Eu tenho uma tese acerca disso. O classe média alta, rico, tende a ser mais arrogante e a não querer perder o que tem, mesmo que no outro mundo.”
     
    E eu já disse aqui outra ocasião: em uma palestra em um grande Centro a expositora renomada e pós graduada disse que os ricos precisam ser bons e tal senão na próxima encarnação poderão exercer o duro oficio de “lixeiros”…

  171. Vinicius Diz:

    Também já ouvi outra coisa absurda numa época em que uma menina de menos de 5 anos foi abusada.
    Um aluno do AE perguntou a razão disso e o expositor respondeu que realmente é algo hediondo MAS QUE NADA É POR ACASA e não acontece nada de INJUSTO. para meio entendedor, meia palavra basta…

  172. Vinicius Diz:

    ACASA=Acaso

  173. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Gorducho, o sr OVOIDE apenas se mostrou conhecedor da Palavra, mas não A vive, é um amigo incrédulo. Mais demônios nas Mesquitas? Já não bastam as virgens do paraíso e as bombas? São a mando de quem se não de forças do mal? Nem sempre precisam se manifestar, bastam cegá-los em doutrinas malignas. Mas existem os demônios das sinagogas: o Golem.

  174. Gorducho Diz:

    Bom, mas pelo menos tivemos um dos momentos mais sublimes da história do Sítio, Pastor: até o Dr. foi obrigado a concordar conosco que não é o Dr. Bezerra que se manifesta ❗
    :mrgreen:

  175. Gorducho Diz:

    Perceba Analista Vinícius como o Kardec diz quais são as qualidades de Deus e o que que Deus tem que fazer e por que!
    Até um Código Penal e ser usado por Deus eles (visto que a idéia inicial foi do Jean Reynaud, claro) apresentam.
    É o supra-sumo da arrogância e até pra quem tenha espírito místico, da impiedade cósmica!
    Então é isso: “elite” Crente porque é da natureza humana, mas arrogantemente querendo ditar as características e o comportamento Divino.
     
     
    Pastor & outros leitores que não tenham um conhecimento aprofundado da Doutrina provavelmente não perceberão o que estou dizendo.

  176. espírita SP orlando Diz:

    Não Gorducho. Ainda não sei. Divaldo estaria fraudando se não fosse Bezerra!
    Não sabemos como era a voz e o trejeitos de Dr.Bezerra. A primeira mensagem pelo médium Frederico Junior da alguma pista?

  177. Gorducho Diz:

    Fraudando não, pois serão demônios como diz o Pastor. Ele acha que deveras é o Dr. Bezerra.
    E mais uma prova que não é ele é que nunca responde acerca se Jesus era ou não um fantasma, coisa que o vero Dr. Bezerra defendeu ardentemente e colocou dentro dos estatutos do “espiritismo” local.
    E que tanta controvérsia gera até hoje.
    E foi o Sr. mesmo quem acima admitiu. O Sr. alegou que seriam as características físicas do médium, eu lhe fiz ver que não, e S/Pessoa mesma admitiu: E se for um emissário dele?
    Pode ser um emissário – mas por que seria um velhinho que aparentemente está à beira de nova morte lá no outro mundo se segundo vocês o que não faltam são complexos hospitalares?

  178. Marciano Diz:

    ===============================================================
    lá em casa nunca ninguem caiu sob demonio, tinha um irmão meu que começou a querer dar demonio, aí meu pai deu-lhe uma cossa e disse que se aparecesse mais ia fazer o mesmo, aí nunca mais apareceu demonio na familia até hoje.
    ===============================================================
     
    ===============================================================
    E lhe lanço de novo o desafio que já lhe lancei…
    Convidem ele pra falar no Templo e vocês não derrubam ele ❗
    ===============================================================
     
    Pois GORDUCHO,
    acho que tenho um método eclético, inspirado pelo pai do ovoide e pelo amigo Pastor.
    Derrubo ele com um SHORYUKEN!.
     
    Não confundir com “Sure, you can!”. É o golpe do Ryu mesmo, aquele do Street Fighter.
     
    Duvido é ele não cair e ter uma concussão cerebral.
     
     
    Quanto à comenda, os agraciados são escolhidos pelo Órgão Especial, mas as sugestões partem de muitos magistrados. A ABRAME tá metida nisso.
     
     
    VITOR, cuidado c om o Belphegor. Ele é quem induz preguiça.
     
     
    As sinagogas e mesquitas não têm endemoninhados porque sua cultura é diferente da dos cristãos. Como já disse e repeti aqui, tudo depende do cadinho cultural onde se formam as crenças.

  179. Marciano Diz:

    Instruções para derrubar DPF, em qualquer lugar:
    http://orig06.deviantart.net/9db5/f/2009/163/c/8/shoryuken_by_kuroi_tsuki.jpg
    Só funciona nos manetes antigos.

  180. Marciano Diz:

    MÉTODO INFALÍVEL PARA DERRUBAR DEMÔNIOS 
     
    Click to watch and learn.

  181. Marciano Diz:

    Patente do pai do ovoide.
    Não precisa de Miguel Arcanjo, exorcista, nada disso.
    Demônio expulso ou seu dinheiro de volta.

  182. OVOIDE Diz:

    Sr pastor universal, meu nome não é ovoide claro, é um pseudonio que inventei, tirando daqui mesmo desse lugar, meu filho me disse que não deveria falar meu nome de verdade na internet que é perigoso, por isso escolhi esse que achei diferente de tudo.
    \
    O sr não quer seguir a conversa, sei que tenho menas sabedoria por isso não posso falar igual para igual, mas quero aprender por isso faço perguntas, o caso do demonio que acha que falo que acredito e depois digo que não vou explicar.
    \
    A biblia é o livro de deus, quem sou eu pra discutir com o livro de deus? se lá fala que tem demonio eu não posso negar, o que eu falo é o demonio que diz ter hoje não parece com o que diz na biblia, na biblia não fala que as pessoa caem no chão, ficam amarradas em nome de jesus, falam com voz de pastel, não diz.
    \
    Na biblia diz que jesus jogava os demonio, que era uma multidão, nos porco, eu não sei porque jesus não gostava de porco, mas diz que ele fez, eu nunca vi demonio hoje ser jogado em porco, nem em cavalo nem em cachorro.
    \
    Acho até melhor assim porque os bicho são inocente e não tem culpa da maldade do diabo, mas a biblia diz que jesus fez então eu acredito, o sr entende?
    \
    A biblia o sr sabe foi escrita a mais de mil e duzentos anos, então naquele tempo podia ter demonio andando na terra, que era porque eles queriam destruir jesus, quer dizer eles tavam brigando contra o filho de deus, mas na biblia diz que jesus destruiu a obra do demonio, então ele dever ter matado tudo quanto era diabo que havia, por isso eu acho que hoje não tem mais.
    \
    Mesmo que o diabo não morreu na morte de jesus pode ter ficado só meio tonto, mas ele foi pro inferno que é o lugar dele, agora o sr imagina o diabo no inferno queimando mais de mil e duzentos anos? Não era pra ter sobrado nem nada dele nem um cabelinho.
    \
    Então o sr vê, o demonio ou morreu quando jesus morreu ou morreu queimado no inferno, como então ele pode ter escapado pra poder entrar nos corpo hoje e faze as pessoa cair no chão e falar feito picapau?
    \
    É essas coisa que quero entender mas o sr acha que não tenho sabedoria pra essa conversa nem responde minha dúvida.
    \
    Mais ou menos igual que falo do p0der paranormal que o sr vitor diz que tem, ninguem explica porque tem se não aparece? Se tem a gente tinha que ver o poder manifestado, igual os espirito que fala com os medium, eles fala e o medium escreve as coisa que ouve, minha duvida é se ele ouve mesmo o espirito falando ou é da cabeça dele, a gente pra aprender tem que ter duvida e falar com quem entende pra saber, por isso eu faço pergunta obrigado.

  183. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    As sinagogas e mesquitas não têm endemoninhados porque sua cultura é diferente da dos cristãos.
    ===============================================================
    Essa parte era pro Pastor se tocar.
    Mas como temos sido aliados políticos por cá e falta 1 semana pras eleições e estou no embalo por razões indiretas apesar de não ser candidato, achei melhor deixar pra lá :mrgreen:

  184. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    o sr vitor diz que tem, ninguem explica porque tem se não aparece?
    ===============================================================
    Baixe uma versão de avaliação do MATLAB por 30dd. (suponho que tenha pois que quase todos têm…) e depois faça alguns tutoriais on-line sobre programação estatística das funções avançadas que o programa oferece e o Sr. vai ver que o Sobrenatural existe, Sr. OVOIDE.
     
     
    Espero (sinceramente) Sr. Administrador que o sarcasmo do (extremamente inteligente) Sr. OVOIDE faça-o cair em si e ver o ridículo que é essa campanha a favor da Parapsicologia.
    Sinceramente… de coração aberto…

  185. Vinicius Diz:

    “Gorducho Diz: SETEMBRO 21ST, 2016 ÀS 6:17 PM
     
    Fraudando não, pois serão demônios como diz o Pastor. Ele acha que deveras é o Dr. Bezerra.
     
    o que eu acho é que Divaldo “sabe” que não é Dr.Bezerra quem incorpora nele.
     
    Na minha opinião a pessoa se acha “médium” no início do envolvimento e conforme o tempo vai passando cai em sí de que o fenômeno pode ser fruto de sua própria mente (assim como ocorreu com Camille Flammarion)
     

    Naquela ocasião em que DPF foi “acusado de plágio pelo CX” deu resposta ao Fantástico e há uma hipótese que ele mesmo considerou : ” de ter sido traído pelo seu inconsciente” (a outra hipótese dele também era o “CUEE”.

  186. Eu Sou a Universal Diz:

    Disse o sr ************” OVOIDE
    SETEMBRO 21ST, 2016 ÀS 6:53 PM
    Sr pastor universal, meu nome não é ovoide claro, é um pseudonio que inventei, tirando daqui mesmo desse lugar, meu filho me disse que não deveria falar meu nome de verdade na internet que é perigoso, por isso escolhi esse que achei diferente de tudo.
    \
    R: Tudo bem.
    O sr não quer seguir a conversa, sei que tenho menas sabedoria por isso não posso falar igual para igual, mas quero aprender por isso faço perguntas, o caso do demonio que acha que falo que acredito e depois digo que não vou explicar.
    \
    R: Todos estamos sempre aprendendo, ninguém sabe tudo.
    ——————
    A biblia é o livro de deus, quem sou eu pra discutir com o livro de deus? se lá fala que tem demonio eu não posso negar, o que eu falo é o demonio que diz ter hoje não parece com o que diz na biblia, na biblia não fala que as pessoa caem no chão, ficam amarradas em nome de jesus, falam com voz de pastel, não diz.
    \
    R: Sr OVOIDE, há relatos pior do que cair no chão ou falar com ‘voz de pastel’ . Eu me comprometi a não citar a Bíblia, pois seria uma forma de proselitismo e desrespeito com os amigos ateus aqui. Mas é a única fonte que posso citar e nesse caso cabe uma ressalva. Leia Mateus 12:22 “Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via.” Ficar cego e mudo por possessão demonica não é muito pior que cair no chão ou ficar com ‘voz de pastel’ ?
    ———————-
    Na biblia diz que jesus jogava os demonio, que era uma multidão, nos porco, eu não sei porque jesus não gostava de porco, mas diz que ele fez, eu nunca vi demonio hoje ser jogado em porco, nem em cavalo nem em cachorro.
    \
    R: Basta libertar a pessoa. Lugar de demônio é no inferno. Mas há uma simbologia no caso dos porcos: os porcos são considerados, segundo a lei do Deuteronômio, animais impuros e não existem em Israel, pois os judeus não podem comer a sua carne. Jesus estava numa terra estrangeira. E também lá Jesus anuncia a sua Boa-Nova. E também lá os demônios o reconheceram.
    ——————
    Acho até melhor assim porque os bicho são inocente e não tem culpa da maldade do diabo, mas a biblia diz que jesus fez então eu acredito, o sr entende?
    \
    R: Ok, explicado acima.
    ———————-
    A biblia o sr sabe foi escrita a mais de mil e duzentos anos, então naquele tempo podia ter demonio andando na terra, que era porque eles queriam destruir jesus, quer dizer eles tavam brigando contra o filho de deus, mas na biblia diz que jesus destruiu a obra do demonio, então ele dever ter matado tudo quanto era diabo que havia, por isso eu acho que hoje não tem mais.
    \
    R: Não, na escritura diz que ele veio pra desfazer as obras do diabo como o sr pode ler em 1 João 3:8. O diabo ainda não está totalmente destruído, ainda falta parte da Escritura a se cumprir. O sr pode ler em Apocalipse 20:3 “E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.”
    —————————————-
    Mesmo que o diabo não morreu na morte de jesus pode ter ficado só meio tonto, mas ele foi pro inferno que é o lugar dele, agora o sr imagina o diabo no inferno queimando mais de mil e duzentos anos? Não era pra ter sobrado nem nada dele nem um cabelinho.
    \
    R: Explicado acima, ainda falta se cumprir o Milênio.
    ——————————
    Então o sr vê, o demonio ou morreu quando jesus morreu ou morreu queimado no inferno, como então ele pode ter escapado pra poder entrar nos corpo hoje e faze as pessoa cair no chão e falar feito picapau?
    \
    R: Apocalipse 20:3. O sr precisa sintetizar melhor os seus questionamentos, pois esses se repetem.
    —————————-
    É essas coisa que quero entender mas o sr acha que não tenho sabedoria pra essa conversa nem responde minha dúvida.
    \
    R: Estou tentando responder.
    ———————
    Mais ou menos igual que falo do p0der paranormal que o sr vitor diz que tem, ninguem explica porque tem se não aparece? Se tem a gente tinha que ver o poder manifestado, igual os espirito que fala com os medium, eles fala e o medium escreve as coisa que ouve, minha duvida é se ele ouve mesmo o espirito falando ou é da cabeça dele, a gente pra aprender tem que ter duvida e falar com quem entende pra saber, por isso eu faço pergunta obrigado.”**************
    —————
    R: Quanto aos para normais, são endemoniados apenas.

  187. OVOIDE Diz:

    Sr pastor universal não sabe minha alegria ao receber seus conselho, algumas coisas me esclareceu outras gerou novas duvidas, desculpe se ainda não entendi tudo mas estou progredindo acredito.

    \

    O sr diz que demonio que deixa o paciente cego e mudo é pior que demonio que derruba eu acho também, mas me diga uma coisa se hoje tem endemoniado cego e surdo? Eu só vejo os que cai no chão e fala daquele jeito que falei, por isso fico na dúvida se os de agora estão mesmo com o diabo no corpo, e mais uma coisa que eu acho, eu acho que só jesus era capaz de saber a diferença entre um cego e mudo de verdade e um cego e mudo por demonio, será que o pastor iria saber? O sr lembra da mulher que tinha prisão de ventre de vinte dias e disse que era um demonio que trancava o fiofó dela? Aí ela foi na igreja e mandou ver direto? Só não sei se fez na igreja ou deu pra chegar em casa, mas como vou saber se era mesmo demonio que embarrerava ela? Como é que o pastor sabe a diferença entre quem tá doente e quem tá com demonio se parece tudo igual?
    \
    Porque se for assim todo mundo que tem prisão de ventre tá com o diabo e todo que for cego e surdo também, não acha que é a maior confusão?
    \
    Eu por exemplo as vez tenho morrodia se eu for na igreja eles vão me curar ou vão espulsar demonio que diz estar de dentro de mim?
    \

    O sr diz que a lei do deteronomio dá os porco por imundo, mais só porque eles vivem na lama? Mas eles vivem na lama porque as pessoas jogam eles lá, eu já vi na televisão porco criado dentro de casa, igual a gato e cachorro e que não vive na lama, e tem outros bichos que vivem na lama, eles também eram imundos na lei do deteronomio? Então se lugar de demonio é no inferno porque eles não ficam lá em vez de vierem pegar pessoas no mundo? A biblia diz que qem morre fora de jesus vai pro inferno então não basta o demonio esperar as pessoa morrer? porque tem que entrar dentro delas quando estão vivas?
    \
    Uma pessoa uma vez falou comigo que estuda a biblia muito e me disse que os demonio na biblia era porque as pessoa não conheciam doenças de cabeça, da pisicologia, por isso dizia que era demonio mas jesus sabia só que ele não podia dizer que era doença de pisicologia porque ninguem ia acreditar, então ele fingia que era demonio mas curava do mesmo jeito, eu achei a esplicação legal.

    \
    o sr diz que o diabo foi preso mil anos e depois vai ser solto e depois morre foi isso que entendi, mas quando é que termina esse mil anos?

    \
    Tambem o sr diz que paranormal está com demonio, ai foi que doidou porque nunca vi ninguem dizer isso porisso fico com mais dúvida, eu achava que paranormal se existir ou existe noutros paises porque aqui no brasil nunca vi um de verdade, tinha um que apareceia na televisão que esqueci o nome, mas o padre kevedo revelou ele, então no brasil acho que não tem, agora como o sr sabe que paranormal tem demonio se existe tão pouco por aí fora do brasil?

  188. Eu Sou a Universal Diz:

    Tudo bem sr OVOIDE? Vou tentar te responder, mas parece que o sr não conhece a Bíblia bem ou tenta me testar. Eu disse que não sei tudo. Acho que uma pessoa quando procura uma igreja para uma cura ou libertação, é por que já esteve nas mãos da ciência tradicional e esta nada pode fazer. Quantos já foram desenganados pelos médicos? Para este, a última alternativa é a Fé. Mas vamos lá. Antes de tudo, sempre aconselhamos ir ao médico, pois nem todo caso é de possessão.

    OVOIDE Diz:
    SETEMBRO 22ND, 2016 ÀS 11:31 PM
    Sr pastor universal não sabe minha alegria ao receber seus conselho, algumas coisas me esclareceu outras gerou novas duvidas, desculpe se ainda não entendi tudo mas estou progredindo acredito.
    \
    R: Ok. Só espero que seja sincero em suas colocações, pois dedico um bom tempo para lhe responder da melhor forma. Antes de tudo, permita lhe chamar de AMIGO, pois independente de religião, fui muito bem acolhido por todos aqui e mesmo com toda diferença entre nós todos, temos a civilidade e uma coisa boa de amizade reinando. Agradeço ao sr por me procurar para dúvidas e considerar minhas respostas.
    ————–
    O sr diz que demonio que deixa o paciente cego e mudo é pior que demonio que derruba eu acho também, mas me diga uma coisa se hoje tem endemoniado cego e surdo? Eu só vejo os que cai no chão e fala daquele jeito que falei, por isso fico na dúvida se os de agora estão mesmo com o diabo no corpo, e mais uma coisa que eu acho, eu acho que só jesus era capaz de saber a diferença entre um cego e mudo de verdade e um cego e mudo por demonio, será que o pastor iria saber? O sr lembra da mulher que tinha prisão de ventre de vinte dias e disse que era um demonio que trancava o fiofó dela? Aí ela foi na igreja e mandou ver direto? Só não sei se fez na igreja ou deu pra chegar em casa, mas como vou saber se era mesmo demonio que embarrerava ela? Como é que o pastor sabe a diferença entre quem tá doente e quem tá com demonio se parece tudo igual?
    \
    R: Não dá pra saber o que ocorre em todas as igrejas que fazem libertação, são milhares pelo Brasil. Pode ter até pior que endemoniado cego e surdo./ Quanto a saber a diferença entre um surdo mudo por doença ou possessão, claro que dá para saber, pois temos Revelação divina a custa de muita preparação, jejum e oração./Esse caso da prisão de ventre eu realmente desconheço, espero que seja sério e não uma brincadeira, pois não se brinca com essas coisas. Mas não lembro e não poderia opinar./ Já explicado como saber de um doente e um endemoniado.
    ———————-
    Porque se for assim todo mundo que tem prisão de ventre tá com o diabo e todo que for cego e surdo também, não acha que é a maior confusão?
    \
    R: Já explicado.
    Eu por exemplo as vez tenho morrodia se eu for na igreja eles vão me curar ou vão espulsar demonio que diz estar de dentro de mim?
    \
    R: Como expliquei, o sr já esteve no médico antes? Convém apenas nos casos em que a pessoa foi desenganada partir para a cura Divina.
    —————–
    O sr diz que a lei do deteronomio dá os porco por imundo, mais só porque eles vivem na lama? Mas eles vivem na lama porque as pessoas jogam eles lá, eu já vi na televisão porco criado dentro de casa, igual a gato e cachorro e que não vive na lama, e tem outros bichos que vivem na lama, eles também eram imundos na lei do deteronomio? Então se lugar de demonio é no inferno porque eles não ficam lá em vez de vierem pegar pessoas no mundo? A biblia diz que qem morre fora de jesus vai pro inferno então não basta o demonio esperar as pessoa morrer? porque tem que entrar dentro delas quando estão vivas?
    \
    R: Precisa formular suas perguntas com mais organização, são muitos assuntos dentro de uma mesma pergunta./ Não é o fato de viver na lama que torna o animal imundo. A Lei (Deuteronômio) o classificava assim como classificava outros animais inclusive marinhos que não poderiam ser comidos./
    ——————
    Uma pessoa uma vez falou comigo que estuda a biblia muito e me disse que os demonio na biblia era porque as pessoa não conheciam doenças de cabeça, da pisicologia, por isso dizia que era demonio mas jesus sabia só que ele não podia dizer que era doença de pisicologia porque ninguem ia acreditar, então ele fingia que era demonio mas curava do mesmo jeito, eu achei a esplicação legal.
    \
    R: O Sr Jesus não poderia se enganar e nem fingir.
    ———-
    o sr diz que o diabo foi preso mil anos e depois vai ser solto e depois morre foi isso que entendi, mas quando é que termina esse mil anos?
    \
    R: Quando vierem os tempos do fim. Ninguém sabe, só o Pai sabe quando virá.
    ———
    Tambem o sr diz que paranormal está com demonio, ai foi que doidou porque nunca vi ninguem dizer isso porisso fico com mais dúvida, eu achava que paranormal se existir ou existe noutros paises porque aqui no brasil nunca vi um de verdade, tinha um que apareceia na televisão que esqueci o nome, mas o padre kevedo revelou ele, então no brasil acho que não tem, agora como o sr sabe que paranormal tem demonio se existe tão pouco por aí fora do brasil?
    ———-
    R: Essa questão eu não saberia lhe responder, mas repare que essas pessoas só tem poder para coisas negativas, logo não pode ser poder para o bem. Só podem estar sobre influência demoníaca.

  189. OVOIDE Diz:

    seu pastor universal o sr não quer conversar na conversa mais atual? é que vejo que as pessoas chega um tempo param a conversa na conversassão mais antiga e aí ninguem mais explica as coisas, tem a conversa que fala do mesmo assunto, do sr rusel targ que escreveu outro livro vou ponhar lá minha opnião.

  190. OVOIDE Diz:

    pastor o sr não falou se aceitou minha ideia então vou por aqui mesmo meu pensamento desculpe.
    \

    não gosto de ficar arretando conversa mas li seus conselho várias vezes e ainda ficou dúvida, o sr diz que sempre aconselha ir ao médico pois nem todo caso é de possessão, foi assim que falou, então é o médico quem vai dizer que o caso é de posessão? Só que nunca que vi médico dizendo que o negócio resolve na igreja… quer dizer ouvi que tem medico que diz isso mas é médico do espiritismo, medico de verdade trata ou se for do sus manda pra casa mas não manda curar na igreja.

    \
    O sr pediu pra me chamar de amigo, pode me chamar de amigo porque sou amigo de todos que são meus amigos.
    \
    O sr diz que é pra não brincar com essas coisas, eu não brinco, mas se brincase aconteceria o que, deus castiga ou a gente pega demonio?
    \
    Eu não gosto de médico, nem de igreja, desculpe, já fui muito mas hoje estou fustrado, mas o sr diz que se deve procurar cura na igreja quando está desenganado, só que não é isso que eu vejo, vejo gente com dor no pé, dor na costela, dor de urina, dor de cabeça, será que eles tão desenganados? Eu já ouvi falar de cancer curado na igreja nunca vi mas já ouvi, mas sei de muita gente de cancer que foi pra igreja e morreu, sei tambem que no espiritismo eles oferecem cura igual as da igreja, então todos curam?
    \
    Eu já fui ver minha morroidas no médico, ele receitou pomada e dieta, agora tou legal.
    \

    O sr diz que boto muito assunto dentro da pergunta mas é que não sei fazer diferente, mas estou aprendendo, o sr diz que o porco não era imundo porque vivia na lama mas não disse então porque deus fez eles assim de imundo, qual era a imundicia do porco?
    \
    O sr diz que jesus não podia fingir que era pisicologia quando era demonio, mas como é que ele ia fazer, como ia falar de doença de cabeça se ninguem naquele tempo sabia? Eu acho que jesus não fingia pra o mal mas para não baratinar a cabeça das pessoa daquele tempo, mas hoje as pessoas algumas pessoa continua a pensar como antigamente, mas o mundo é mais moderno hoje.
    \
    o sr diz que ninguem sabe quando termina o mil anos de satanaz só deus sabe, então ele ainda pode estar preso não é? Se ele está preso como pode entrar nas pessoa?
    \
    o sr diz que paranormal só tem poder pra coisa ruim por isso é do diabo, mas eu falei qe nunca vi paranormal, poder paranormal, eu disse se existe existe longe daqui e deve ser muito pouco, e pra que o diabo ia dar poder as pessoa só para elas fazerem o mau? E que mau pode fazer a telepatia qe é transmição de pensamento de um para outro? Só vai ser mau se for pensamento do mau mas aí é a pessoa que quer pensar o que não presta e qualquer um pode pensar coisa ruim sem telepatia.
    desculpe eu falar muito mas cada vez entendo menos.

  191. Gorducho Diz:

    NESTE SÍTIO AS CONVERSAS MAIS ANTIGAS CAEM EM ESQUECIMENTO E NINGUÉM VÊ SE HÁ NOVAS MENSAGENS.
    O SÍTIO NÃO SEGE AS PAUTAS DOS TÍTULOS DE RUBRICAS ENTÃO QUALQUER COMENTÁRIO RELACIONADO AO SOBRENATURAL DEVE SER POSTO NA RUBRICA PRESENTEMENTE EM TELA ❗

  192. Eu Sou a Universal Diz:

    Bom dia, tentando te responder mais uma vez:

    *************OVOIDE Diz:
    SETEMBRO 25TH, 2016 ÀS 12:06 AM
    pastor o sr não falou se aceitou minha ideia então vou por aqui mesmo meu pensamento desculpe.
    \
    R: Qual ideia mesmo?
    ——
    não gosto de ficar arretando conversa mas li seus conselho várias vezes e ainda ficou dúvida, o sr diz que sempre aconselha ir ao médico pois nem todo caso é de possessão, foi assim que falou, então é o médico quem vai dizer que o caso é de posessão? Só que nunca que vi médico dizendo que o negócio resolve na igreja… quer dizer ouvi que tem medico que diz isso mas é médico do espiritismo, medico de verdade trata ou se for do sus manda pra casa mas não manda curar na igreja.
    \
    R: O médico apenas trata o corpo físico baseado em laudos de exames e na sua experiência e conhecimento profissional. Ele apenas interpreta o que diz o exame feito por ele mesmo ou em laboratório e diz o que se passa. Caso não tenha cura, pode-se tratar pela Fé. Nem sempre são casos demoníacos (doença não dá em poste) e as vezes são. Quem se precipita a tratar na igreja antes do médico, está errado. Não é essa a recomendação. Sempre se recomenda ir ao médico primeiro, caso esse não tenha a solução, apela-se para a Fé. Aí veremos se é demoníaca a doença ou apenas uma doença incurável pela Medicina tradicional.
    ————–
    O sr pediu pra me chamar de amigo, pode me chamar de amigo porque sou amigo de todos que são meus amigos.
    \
    R: Ok.
    ———–
    O sr diz que é pra não brincar com essas coisas, eu não brinco, mas se brincase aconteceria o que, deus castiga ou a gente pega demonio?
    \
    R: Se o sr é ignorante (no sentido de desconhecer) a respeito das coisas bíblicas (sei que não é) saiba que o Senhor não leva em conta o tempo da ignorância, caso não seja, sabes que …” Gálatas 6:7 Não vos enganeis: Deus não se permite zombar.” Só Ele pode te dar a punição que não sei qual é, ou não.
    ———-
    Eu não gosto de médico, nem de igreja, desculpe, já fui muito mas hoje estou fustrado, mas o sr diz que se deve procurar cura na igreja quando está desenganado, só que não é isso que eu vejo, vejo gente com dor no pé, dor na costela, dor de urina, dor de cabeça, será que eles tão desenganados? Eu já ouvi falar de cancer curado na igreja nunca vi mas já ouvi, mas sei de muita gente de cancer que foi pra igreja e morreu, sei tambem que no espiritismo eles oferecem cura igual as da igreja, então todos curam?
    \
    R: Já respondido. Como disse, suas perguntas se repetem em outras perguntas, precisa ser mais objetivo no que quer saber. Quanto ao Espiritismo curar, pode até ser, mas o preço a pagar é a perda da alma para o inferno.
    ——-
    Eu já fui ver minha morroidas no médico, ele receitou pomada e dieta, agora tou legal.
    \
    R: Ok.
    ——
    O sr diz que boto muito assunto dentro da pergunta mas é que não sei fazer diferente, mas estou aprendendo, o sr diz que o porco não era imundo porque vivia na lama mas não disse então porque deus fez eles assim de imundo, qual era a imundicia do porco?
    \
    R: Sim, são repetitivas as suas perguntas e desorganizada a forma como questiona. Quanto ao porco, a sua imundícia é espiritual, também no Islã é assim e os Adventistas o consideram assim até hoje em dia. Agora o por que de ser assim, eu não sei. Não tenho como explicar um desígnio Divino.
    ———
    O sr diz que jesus não podia fingir que era pisicologia quando era demonio, mas como é que ele ia fazer, como ia falar de doença de cabeça se ninguem naquele tempo sabia? Eu acho que jesus não fingia pra o mal mas para não baratinar a cabeça das pessoa daquele tempo, mas hoje as pessoas algumas pessoa continua a pensar como antigamente, mas o mundo é mais moderno hoje.
    \
    R: Mas quem garante que era um mal psiquiátrico ou um distúrbio psicológico?
    ——–
    o sr diz que ninguem sabe quando termina o mil anos de satanaz só deus sabe, então ele ainda pode estar preso não é? Se ele está preso como pode entrar nas pessoa?
    \
    R: Não prestou atenção ao versículo. Leia Apocalipse 20:1-3 de novo.
    ————-
    o sr diz que paranormal só tem poder pra coisa ruim por isso é do diabo, mas eu falei qe nunca vi paranormal, poder paranormal, eu disse se existe existe longe daqui e deve ser muito pouco, e pra que o diabo ia dar poder as pessoa só para elas fazerem o mau? E que mau pode fazer a telepatia qe é transmição de pensamento de um para outro? Só vai ser mau se for pensamento do mau mas aí é a pessoa que quer pensar o que não presta e qualquer um pode pensar coisa ruim sem telepatia.
    desculpe eu falar muito mas cada vez entendo menos.
    ———
    R: O sr não entende menos, ou presta pouco atenção as explicações e versículos ou deseja me testar, o que não me importo. Eu não entendo muito de paranormal, mas pode reparar que seus poderes são para coisas estranhas. Mas não importa se o diabo deu poder para uma transmissão telepática ou para um presidente apertar o botão de uma bomba atômica, o que importa é que esse poder do mal só tem como objetivo fazer muito mal a humanidade e tem de ser quebrado.

  193. OVOIDE Diz:

    brigadu pastor pela paciência, não vou fazer mais perguntas, mas vou pensar nas orientações que me deu e depois volto a falar do assunto, obrigado mesmo.
    \
    só uma coisinha, o sr diz que o poder para apertar o botão da bomba e o poder paranormal vem do diabo, mas não pode vir do homem mesmo? porque dizer que é do diabo se a gente sabe que a decisão foi da pessoa e se ela tem poder usou o poder pro mal porque quis? porque botar o diabo no meio?
    \
    desculpe eu não queria perguntar mais mas acabei perguntando.

  194. Eu Sou a Universal Diz:

    Bom dia, vamos aos seus questionamentos:

    ******OVOIDE Diz:
    SETEMBRO 26TH, 2016 ÀS 7:47 PM
    brigadu pastor pela paciência, não vou fazer mais perguntas, mas vou pensar nas orientações que me deu e depois volto a falar do assunto, obrigado mesmo.
    \
    R:Ok.
    ——–
    só uma coisinha, o sr diz que o poder para apertar o botão da bomba e o poder paranormal vem do diabo, mas não pode vir do homem mesmo? porque dizer que é do diabo se a gente sabe que a decisão foi da pessoa e se ela tem poder usou o poder pro mal porque quis? porque botar o diabo no meio?
    \
    R: Veja estes versículos: “1 João 5. 19: Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”
    Uma pessoa verdadeiramente do Senhor jamais destruiria o mundo apertando um botão desses. E o sr já viu um paranormal ou vidente prever algo bom? Para que serviria o poder de um paranormal que faz coisas pegar fogo numa casa, mover objetos que caem e se quebram? Só para destruir, claro que em escala menor, mas não deixa de ser destruição. Agora este: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” (1Jo 5. 18)

    Entendeu? Os versículos falam por si só e respondem as suas perguntas. Quem é do Senhor não “vai usar o poder do mal porque quis” como o sr perguntou, só o fato de ser poder do mal, já mostra que a pessoa é endemoniada.
    ——

    desculpe eu não queria perguntar mais mas acabei perguntando.
    R: Ok, desde que sejam dúvidas sinceras, respondo quantas quiser. Isso se eu souber, pois sempre digo que não sabemos tudo.

  195. Eduardo Diz:

    Prezados,
    Acabo de ver um vídeo palestra do Russel Targ e fiz uma busca que me direcionou para esta página (o tema me interessa faz mais de trinta anos).
    Li aqui algumas críticas ao autor mencionado por mim acima e gostaria de saber: seu livro vale a leitura? é realmente possível aprender a “visualização remota” (remote viewing)? em caso positivo, algum de vocês pode me sugerir um caminho?
    Agradeço antecipadamente

  196. Vitor Diz:

    Oi, Eduardo

    eu não acho que o livro valha a leitura caso você esteja procurando por atualizações ou resposta a críticas dos céticos. Já se aprender visão remota é possível, acho que sim, pois aparentemente foi o que ocorreu com Hella Hammid. mas ela já tinha tendências por ser fotógrafa, uma profissão ligada á arte. Então, se você for da área de exatas, creio que a chance de aprender visão remota é bem mais baixa.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)