“A Verdade Sobre a Inquisição” (1936), de Henrique Hello x “Arquivos do Inferno” (1982), de Paulo Coelho

Tomei conhecimento do plágio aqui referido através do livro “O Mago – A Incrível História de Paulo Coelho”, de Fernando Morais. Eu já sabia acerca da existência de plágios na obra do escritor, mas nunca passou pela minha cabeça que Paulo Coelho já havia “psicografado”. Seu texto “mediúnico” foi publicado no Capítulo 2 do seu primeiro livro, “Arquivos do Inferno”, de outubro de 1982. Este livro é raríssimo, e está sendo vendido por mais de 2 mil reais. Felizmente consegui um vídeo em que o livro é mostrado do início ao fim, e, embora algumas partes eu não pude ver o texto porque a mão do cinegrafista o oculta, pude reconstruir o suficiente para confirmar o plágio.

O Capítulo 2, chamado “A Verdade Sobre a Inquisição”, é dito ser uma psicografia cujo espírito comunicante seria ninguém mais do que Torquemada. Porém, a comunicação foi extraída quase que inteiramente do livro “A Verdade Sobre a Inquisição” – sim, mesmo título! – de Henrique Hello, publicado quase 50 anos antes. Pus o livro de Hello aqui para quem quiser vê-lo. O vídeo com o livro de Paulo Coelho segue abaixo. Para ler o artigo, clique aqui.

Uma resposta a ““A Verdade Sobre a Inquisição” (1936), de Henrique Hello x “Arquivos do Inferno” (1982), de Paulo Coelho”

  1. C. Diz:

    Excelente achado, cópia escancarada! Talvez, acho que antes da era da internet existia uma sensação de que eventuais plágios não seriam facilmente descobertos.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)