A Biblioteca de Chico Xavier – O Início

Este artigo revela como Chico Xavier começou a construir sua biblioteca particular, que alcançou cerca de 400 volumes.

No dia 24 de abril de 1935, o repórter Clementino de Alencar, enviado do jornal O GLOBO, investiga a biblioteca de Chico Xavier. Eis trechos da matéria: 

“Uma das nossas maiores preocupações, desde nossa chegada aqui, foi sabermos se Chico Xavier possuía biblioteca e que espécie de biblioteca, para termos uma idéia de suas leituras.

A visita de ontem à noite deu-nos oportunidade para essa constatação. 

A biblioteca de Chico Xavier – o termo, no caso, torna-se até um pouco impróprio – é um amontoado de revistas e jornais velhos, alguns espíritas, outros da imprensa diária, almanaques Bertrand e outros de vários anos, alguns volumes de doutrinadores espíritas, como o “Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec; o “Grande enigma” e o “Depois da morte”, de Léon Denis; os “Quatro Evangelhos”, de Roustaing, livros esses na sua maioria oferecidos ao “médium” por admiradores seus de Belo Horizonte, quando seu nome já se ia tornando conhecido nos círculos espíritas. Vemos ainda ali alguns fascículos e volumes publicados pela Federação Espírita Brasileira, sobre a doutrina. Só não vemos um livro, sequer, dos nossos escritores e poetas mais destacados. Chico Xavier confessa que nunca os leu, a não ser uma ou outra página esparsa de alguns deles, encontradas nas revistas, jornais e almanaques que lhe chegam às mãos. 

Perguntamos se ele já lera alguma coisa de Humberto de Campos. 

Responde que sim: algumas crônicas encontradas naqueles jornais que ali se amontoam. Os livros, porém, nunca os leus. Está agora à espera de dois volumes de Humberto de Campos que um amigo lhe prometeu mandar.” 

Graças a um internauta de nome Elder, soube o nome de mais um desses admiradores que presenteava o médium com livros. Segundo esse internauta, no livro “No Mundo de Chico Xavier”, há as seguintes citações do próprio médium:  

“Lembro que foi ele, Dr. Wantuil de Freitas que em 1932, depois do lançamento de ‘Parnaso de Além-Túmulo’, me escreveu, em nome de Vovó Virgínia, (…) oferecendo-me dez livros espíritas que foram para mim um tesouro de conhecimentos novos, de vez que em 1932, a aquisição de livros, pelo menos para mim, era muito difícil e, às vezes, quase impossível ante as dificuldades da vida material” (pág. 89).  

No mesmo livro à pág. 94 há a pergunta e respectiva resposta;  

“A cultura é essencial para uma pessoa ser médium? R – A mediunidade pode manifestar-se através da pessoa absolutamente inculta, mas os Bons Espíritos são de parecer que todos os médiuns são chamados a estudar a fim de servirem com mais segurança”. 

Na pág. 100 responde afirmativamente pelo gosto por literatura. 

No livro “Sal da Terra”, ficamos sabendo que outro que presenteava Chico com livros era Clóvis Tavares, tradutor das obras do médium italiano Pietro Ubaldi. Se até 1935 Chico tinha pouco mais de uma dezena de livros, em 1959 esse número já tinha subido para 400, segundo reportagem de Hamilton Ribeiro publicada em novembro de 1971 pela revista Realidade.  

Conclusão 

A reportagem ajuda a esclarecer como Chico passou a adquirir livros e se instruir com a ajuda de admiradores.  Mais que isso, até 1935, ao menos, podemos dizer que o médium aparentemente falou a verdade sobre sua instrução. Ele admitiu que lera algum material dos autores retratados em Parnaso, algumas crônicas e que ganharia livros de Humberto de Campos. Isso é um ponto positivo sobre sua honestidade, mas, evidentemente, isso ao mesmo tempo diminui o grau de confiança que podemos ter que sua mediunidade seria autêntica. Um médium inculto, embora não recomendado pelos Bons Espíritos, em termos de evidência é certamente preferível a um culto. Lembremos que imitar estilos é possível, como provaram Charles Muller (1877-1914) e Paul Reboux (1877-1963), autores das 3 séries A la manière de… (1908, 1910, 1913), obra na qual o estilo de diversos autores famosos é imitado, sendo estes pastiches considerados geralmente exatos e divertidos. 

E os versos de Parnaso, teriam uma qualidade que de fato lembram os autores retratados? Em breve espero apresentar aos leitores desse blog uma análise minuciosa de ao menos alguns dos versos. 

Fontes 

Notáveis Reportagens com Chico Xavier. Editora IDE, 2002. 

http://www.answers.com/topic/paul-reboux-and-charles-muller (acessado dia 30/04/2009) 

http://www.scribd.com/doc/6540009/Romances-Contos-Poesia-Saldaterra (acessado dia 30/04/2009)

24 respostas a “A Biblioteca de Chico Xavier – O Início”

  1. Gilberto Diz:

    Me desculpem, mas a impressão que eu tenho em relação à investigação sobre a mediunidade de Xavier pelos poucos pesquisadores da verdade é que tudo se parece com a investigação sobre Al Capone por Elliot Ness. Todos sabiam que Al Capone era “El Capo”, chefe e cabeça de uma série infindável de crimes, mas só conseguiram alguma evidência por evasão de impostos. É claro que Xavier era um homem de bem, não é essa a semelhança, é claro. Mas quando ele dizia coisas estapafúrdias, como a vida em Marte, o carma que era nascer negro, as cidades do lado escuro da lua, dentro de uma lista INFINDÁVEL de inverdades e burrices, nada pode ser provado. Isso porque, dizem os espíritas, apesar de Xavier dizer essas coisas sempre no sentido literal, não podemos entendê-las no sentido literal. Além disso, como posso eu provar que NÃO há vida em Marte? Eu nunca estive lá! Então temos que comer pelas beiradas e provar que o cara mentiu quando disse que era semi-analfabeto. Não que tenha mentido quando disse UMA TONELADA de mentiras, pois essas mentiras eram mensagens para a evolução da caridade nos corações humanos, e que não devem ser entendidas da forma literal. Mas ele MENTIU quando disse que quase não lia! Ahá!! Pego com boca na botija!!! Boa sorte aos “Elliot Nesses” deste Blog pela diligência, paciência e por essa inquietação tão saudável (e de poucos louros!) que é a busca pela verdade.

  2. Mando Diz:

    Eu não diria que ele mentiu quando disse que quase não lia. Isso depende de um referencial. Mas engraçado que eu como espírita nunca tive essa imagem de Chico ( a que vcs “tentam” desmascarar ) a que ele não lia livros. E eu perguntei a alguns amigos e todos também tem a mesma imagem de chico … um leitor voraz e autoditada
    []‘s

  3. SeriousBusiness Diz:

    Mando,

    Eu tb sou espírita e não sei da onde tiraram essa história. A maioria dos espíritas que conheço e que conhecem pelo menos um pouco sobre o CX, não têm essa imagem dele que tanto insistem em “desmascarar”… Aliás, ele mesmo sempre assumiu que gostava muito de ler, que gostava de literatura e etc – inclusive nesse próprio blog tem citação desses trechos. A única fonte que teria uma suposta entrevista onde o Chico teria afirmado que lia pouco era a falecida revista O Cruzeiro… Ao meu ver faz mais sentido acreditar no que ele mesmo escreveu e demonstrou do que acreditar no que a revista anti Chico Xavier disse que ele falou…

    Abraços

  4. Elder Diz:

    Olá Serious e Mando!
    Como meu nome foi até citado no artigo, vejo por bem esclarecer também que tenho o espiritismo como a mais avançada revelação da atualidade e que melhor esclarece para mim os enigmas da vida.
    Infelizmente, muita gente tenta ver o que não existe. É se enganar pela ilusão.
    Tentei dar uma contribuição para o site, porque uma investigação HONESTA e ISENTA sempre chega à verdade, e esta é uma só.
    Quem conhece um pouco de Chico Xavier, sabe o ser humano excepcional que ele era.
    Quando postei estas informações sobre o gosto pela leitura, e as orientações de que o médium necessita estudar, era justamente por isso.
    Mas isso faz parte do momento evolutivo que enfrentamos, e se Jesus teve oposição por parte de iludidos, que se dirá de nós, meros trabalhadores da Seara.
    E mais, o espiritismo existe para melhorar o seu modo de ser; fenômeno por fenômeno, Jesus materializou, curou, transfigurou, e muitos outros, e fizeram dele o que queriam, né? Mas o que importa é que a mensagem venceu, e o mundo mudou.
    É isso aí, o compromisso é pessoal e cada qual contribuindo com o que pode para um mundo melhor.
    Abraços,
    Elder.

  5. Gilberto Diz:

    Elder disse: “…tenho o espiritismo como a mais avançada revelação da atualidade e que melhor esclarece para mim os enigmas da vida…” Entendo, então, que as seguintes pérolas são o que há de “mais avançado” na atualidade:
    1. Marte possuí vida menos inteligente que a nossa. (Kardec)
    2. Marte possuí vida mais inteligente que a nossa. (Xavier)
    3. As fadas e gnomos das florestas são pequenos porque ainda não evoluíram. (Kardec e Franco)
    4. Os negros são a reencarnação de brancos pecadores que pagam seu carma sendo, err… negros. (Kardec e Xavier)
    5. O planeta Hercóbulos passará raspando pela Terra no ano de 1999 e trará cataclismas terríveis, quase destruindo o planeta. (Ramatis) O nome desse planeta é, na verdade, “Chupão” (Xavier)
    6. O planeta Terra é tido para o mundo espiritual e para todos os outros planetas do Universo como o planeta “hospital-escola-penitenciária. (Ramatis)
    7. Marte é um planeta lindo, com florestas deslumbrantes. (Ramatis)
    8. A religião Cristã há de predominar na Terra sobre todas as outras religiões. (Ramatis)
    9. Ramatis é altamente conceituado no plano espiritual, respeitado pelos espíritos mais elevados. (Franco)
    10. Todos os planetas do Universo, inclusive suas luas, são habitados. (Kardec)
    11. O autismo leva ao suicídio. (Xavier)
    12. Homossexuais são homens que abusaram de mulheres em outra vida e reencarnam para serem abusados e evoluírem espiritualmente. (Xavier)
    13. Se você perde o dedo num acidente, pode ser porque você causou a perda de um braço de outra pessoa, em outra vida. (Xavier e Waldo Vieira)
    14. Emmanuel era um senador romano loiro de 1,90m (Xavier) *[a altura média de um romano no século I era de 1,50m, e italianos loiros só surgiram muitos séculos depois, com a miscigenação com o norte]
    A lista continua com 15.323 ítens…

  6. Carlos Magno Diz:

    As ciências diziam e dizem:

    1. A Terra é o centro do sistema solar.
    .
    2. O Sol é o centro do sistema solar.
    .
    3. Depois do horizonte distante, além mares, acaba o mundo numa imensa cachoeira.
    .
    4. O mundo não acaba em cachoeira.
    .
    5. A Terra é o único planeta com vida humana no universo.
    .
    6. Somente na Via Láctea há milhões de sistemas solares com indícios de vida.
    .
    7. O universo é curvo e se você viajar em linha reta volta ao ponto de onde partiu.
    .
    8. O universo é reto como uma tábua.
    .
    9. Somente existe o mundo material, nenhuma outra dimensão.
    .
    10. Há 11 dimensões quânticas.
    .
    11. Não existem extraterrestres.
    .
    12. Há provas da existência extraterrestre em nosso planeta.
    .
    13. O átomo é a menor partícula de matéria e indivisível, com núcleo, prótons, nêutrons e elétrons.
    .
    14. O átomo não é indivisível e possui além dos elementos antes considerados, bósons, matéria divisível em léptons e quarks, férmions, hádrons, e antimatéria.
    .
    11. O homem é somente corpo.
    .
    12. Freud provou que o homem possui algo mais que corpo.
    .
    13. O aquecimento global é causado pela emissão desordenada de CO2.
    .
    14. O aquecimento global não é causado pela emissão desordenada de CO2.
    .
    15 O homem descende do macaco em evolução natural das espécies.
    .
    16. O homem não descende do macaco e não há evolução natural das espécies.
    .
    17. O homo sapiens evoluiu do homem de Cro-magnon.
    .
    18. Não há provas de que o homo sapiens evoluiu do homem de Cro-magnon.
    .
    19. Não há vida em Marte.
    .
    20. Há água em Marte.
    .
    21. O astrolábio foi inventado pelos observadores de astronomia no segundo milênio.
    .
    22. A arqueologia encontrou um astrolábio nas escavações dos sumérios que viveram há 10.000 anos, idêntico ao já existente.
    .
    Etc., etc., etc…..

    As afirmações de espíritas e esotéricos são mentirosas, as das ciências não, porque elas usam métodos laboratoriais (que vontade de rir!!).
    .
    Somente vou saber a verdade depois de morrer (daqui a pouco vou rir!!)
    .
    Ramatís só falou mentiras, as ciências estão provando isso (agora estou realmente gargalhando!!), desculpem!

    Estava morrendo de saudades de vocês!

  7. Gilberto Diz:

    UM SUPER-ABRAÇO, CARLOS MAGNO!

  8. Carlos Magno Diz:

    Outro, prezado debatedor cético!

  9. SeriousBusiness Diz:

    [b]Mando:[/b] Eu estava acompanhando o outro tópico que deu origem a este e vi seus posts. De qualquer forma, valeu pela contribuição. Mandou bem! ;)

    ===================================================

    [b]Gilberto:[/b] As tais “pérolas” são produtos da sua imaginação, não sei se é por falta de conhecimento ou por ma fé que vc apresenta afirmações fora de contexto, violentamente distorcidas. Mas como não o conheço, vou julgar que se trata da melhor hipótese.

    1 e 2) Há vários planos (dimensões) habitados na Terra e em outros planetas, esses planos não necessariamente serão coincidentes com o mesmo no qual vivemos. Logo, pode haver um plano em Marte com vida mais evoluída que a que temos e da mesma forma pode haver outro plano com vida menos evoluída que a nossa. O mesmo que acontece aqui na Terra.

    3 e 4) Tais afirmativas jamais foram feitas, provavelmente é mais um trecho que vc arrancou de um determinado contexto e distorceu, para apresentar de uma maneira ridícula.

    5, 6,7,8) “Ramatis” não é o Espiritismo e suas afirmações não constituem doutrina. Apenas uma pequena minoria entre os espíritas lhe atribuem algum crédito.

    9) Como vc tem o hábito de atribuir afirmações não verídicas aos que vc visa ridicularizar, eu não posso ter certeza se o Divaldo disse isso ou não. Mas se ele disse, ele é livre pra pensar como quiser, pois o Espiritismo não obriga ninguém a ter determinada linha de pensamento. No mais, o Divaldo não é o Espiritismo. Ele é espírita e é humano com qualidades e defeitos, que acerta e erra assim como qualquer outro exemplar da espécie…

    10) mesma explicação do 1.
    11) mesma explicação de 3 e 4.
    12) Idem
    13) Idem
    14) Emmanuel teve outras encarnações depois da do tal Senador Romano. E mesmo assim, se a altura [b]MÉDIA[/b] era 1,50m, não significa que todo mundo tinha 1,50m. Hoje em dia a altura média aqui no Brasil é cerca de 1,70m, o que não impede de ter indivíduos com mais de 2 metros de altura… Até na Ásia, onde a população é geralmente baixa, há gigantes. Por que não poderia haver em Roma?

    ==================================================

    [b]Carlos Magno:[/b] Essa lista que vc apresentou é realmente interessante. Fui aluno de um cientista que afirmava que a ciência, que muitos veêm como verdade absoluta e inconstetável, é, em grande parte, a coleção de opiniões dos “bam-bam-bans” de cada área, que depois de um certo tempo esses tais se vão e vêm outros no lugar deles, e aí a verdade absoluta muda significativamente. Conheci alguns cientistas de renome e nenhum deles tinha essa visão de ciência onipotente e incontestável que muitos supostos céticos que nunca tiveram um verdadeiro contato com o mundo científico têm! No fim das contas esses supostos céticos são tão crentes como aqueles que eles criticam. Cético mesmo é o sujeito que duvida de tudo que ele mesmo nunca comprovou e que nunca viu comprovarem…

    Abraços a todos!

  10. SeriousBusiness Diz:

    Aliás,

    Pseudo-ceticismo

    O termo pseudo-ceticismo ou ceticismo patológico é usado para denotar as formas de ceticismo que se desviam da objetividade. A análise mais conhecida do termo foi conduzida por Marcello Truzzi que, em 1987, elaborou a seguinte conceituação:

    « Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação – descrédito ao invés de crença – críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam “céticos” são, na verdade, “pseudo-céticos” [17].»

    . Em sua análise[17], Marcello Truzzi argumentou que os pseudo-céticos apresentam a seguinte conduta:

    * A tendência de negar, ao invés de duvidar.
    * Utilização de padrões de rigor acima do razoável na avaliação do objeto de sua crítica.
    * A realização de julgamentos sem uma investigação completa e conclusiva.
    * Tendência ao descrédito, ao invés da investigação.
    * Uso do ridículo ou de ataques pessoais.
    * A apresentação de evidências insuficientes.
    * A tentativa de desqualificar proponentes de novas idéias taxando-os pejorativamente de ‘pseudo-cientistas’, ‘promotores’ ou ‘praticantes de ciência patológica’.
    * Partir do pressuposto de que suas críticas não tem o ônus da prova, e que suas argumentações não precisam estar suportadas por evidências.
    * A apresentação de contra-provas não fundamentadas ou baseadas apenas em plausibilidade, ao invés de se basearem em evidências empíricas.
    * A sugestão de que evidências inconvincentes são suficientes para se assumir que uma teoria é falsa.
    * A tendência de desqualificar ‘toda e qualquer’ evidência.

    O termo pseudo-ceticismo parece ter suas origens na filosofia, na segunda metade do século 19[18].

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceticismo#Pseudo-ceticismo

    ;)

  11. SeriousBusiness Diz:

    PS: Não tem como formatar o texto????

    t+++

  12. Gilberto Diz:

    SeriousMinded: 1 e 2: Xavier e Kardec sempre deixaram claro que falavam DESTA dimensão, mesmo porque usando esse incrível argumento das dimensões paralelas, eu com certeza estou “pegando” a Giselle Bündchen numa delas (eu até que gostei dessa teoria). 3: Com a palavra, Divaldo Franco:
    http://www.forumespirita.net/fe/index.php?topic=1955.0
    4. Observe a técnica da retórica de xavier:
    http://www.youtube.com/watch?v=n3WuIOX-2nA
    5,6,7 e 8: Diga isso às pessoas que frequentam a Sociedade Ramatis (“Somos seguidores de Jesus-Kardec-Ramatis” é o seu slogan). Aí você tá sendo cético. Divaldo não é tão cético em relação à Ramatis, como seu comentário no ítem 9 deixou claro (mas como ele disse a mesma coisa do Sai Baba, talvez eu até tenha que concordar com você…) 10, 11, 12 e 13 vou ter a mesma preguiça sua e dizer: idem, c’est la vie… 14. Se Emmanuel fosse realmente como descrito por Xavier e outras “testemunhas oculares”, seria como se ele tivesse, nos dias de hoje, 2 metros e 30 cm. Pela cultura romana da época, ele teria sido morto, ou pelos seus próprios pais, ou pelos seus pares, por se tratar de uma aberração. Se isso não acontecesse, pelo menos ele teria a alcunha de “Emmanuel, o Gigantesco”.
    Já a lista de Carlos magno é impressionante como a vida, descrita por Hamlet: “…uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada!”
    Quanto ao seu texto sobre o “pseudo-ceticismo”, eu acho que realmente me enquadro. Realmente, Marcello Truzzi estava certo!! Então ele também estava certo em relação ao Espiritismo: “É Superstição!”.

  13. SeriousBusiness Diz:

    Sua falta de conhecimento é impressionante. Kardec quando se referiu à vida em outros planetas nunca “deixou claro” que era na mesma dimensão que a nossa. Muito pelo contrário, em “A Gênese” e em “O livro dos Espíritos” há diversas referências a outros planos e a seres que não são constituídos da mesma matéria que a nossa. Em outras obras da D.E. fala sobre outros planos que há aqui na Terra – e isso é amplamente conhecido. Inclusive, a ciência contemporânea já tem por comprovado que o Universo é formado, em sua grande maioria, por Matéria Escura. A Matéria Bariônica, que é a que conhecemos, seria apenas 1/6 da matéria formadora do universo.
    .
    No entanto, por essa besteira que vc falou de acerca dimensão paralela, vejo que todo e qualquer conhecimento que vc tem do assunto advém de filmes de ficção científica. Então nem vale a pena tentar explicar melhor o assunto…
    .
    E o que tem haver um Sociedade Espírita Ramatis? Eu não disse que nenhum espírita acredita em Ramatis. Eu só disse que eles são uma pequena minoria e que o Ramatis pode dizer o que ele quizer, pois ele não é a D.E (estamos falando de D.E, não é???). Tem espírita que acredita até em horóscopo, nem por isso horóscopo é parte integrante da Doutrina Espírita.
    .
    Nessa parte do Divaldo não vi nada de mais. Ele apenas pega a nomenclatura popular emprestada para falar de espíritos que desempenham certas funções específicas na Natureza. Percebe-se claramente que ele não está falando de fadas, duendes ou de elementais conforme concebidos pelo folclore popular, ele usa esse nomes apenas para fins de clareza de suas respostas. (Jesus, quando se referia à espíritos inferiores, os chamava de demônios, para ser mais claro em seus discursos. Há quem chame espíritos de “preto velho”, “encosto”, “orixás” e assim por diante, todos se referindo a uma mesma coisa).
    Não pude ver a parte do youtube porque não tenho acesso a esse serviço aonde estou no momento, mais tarde posto a resposta ao tal vídeo.
    .
    Já expliquei o esquema da altura do Emmanuel e vc finjiu que não viu. Última vez: Emmanuel teve diversas encaranções, e a última não foi a do senador romano. E mesmo que fosse essa discussão sobre altura é uma das maiores besteiras que já vi. Principalmente pelos argumentos puramente baseados em achismo do tipo “se ele fosse grande os romanos o teriam matado”. Coisa mais sem noção :lol:
    .
    Esse trecho que vc citou de Hammlet acabou servindo pra vc mesmo. Aliás, perfeito!
    .
    Grande abraço ;)

  14. Gilberto Diz:

    (Deixa eu fugir de medo do assunto um pouco, mas não tanto…) Há mais de 300 anos discute-se se Shakespeare era um cético ou um cínico. Se ele for um ou outro, o que importa? Suas obras são imcomparáveis, e nunhum psicografista já o psicografou. Por quê? Simples. O amaranhado de idéias e temas estapafúrdios resultante seria tanto, que nem a teoria de “o médium interfere no resultado da psicografia” iria colar. E seria impossível fazerem com Shakespeare o que sempre fazem: convertê-lo ao Espiritismo pseudo-católico a que os espíritas brasileiros cismam em achar que todos se convertem ao “desencarnar”. Ele era cético (ou cínico) demais!! A minha avó presbiteriana me disse certa vez em mensagem “psicografada”: “Que Nossa Senhora de Fátima ilumine seus caminhos…” Como minha avó era portuguesa, o perspicaz médium achou que ela só poderia ser devota da santa. Ou ela realmente virou Kardecista-Católica no além-túmulo? Sendo cético, ou melhor, pseudo-cético (gostei dessa), acho que sou também cínico. Ser ou não ser, essa é a questão!! (Nem eu gostei deste desfecho, clichê geral!! Abração, SeriousStuff!!)

  15. Mando Diz:

    Gilberto,
    Já é a segunda vez que vc usa esta lista que eu classificaria alguns itens como “um atestado de ignorância intelectual” de todo e qualquer pessoa.
    Mas ai a pergunta: Os espiritas não acreditam nisso ??
    R: Acreditavam (ou se acreditam não deveriam =P )!!
    Assim como a ciência acreditava em algo que não era realidade e trocaram de opinião (vide post de Magno), nem por isso posso eu afirmar que se a ciência já errou Ela não serve.
    O que ocorre com o espiritismo é simples. SE falamos algo e é provado o contrário. Não se iventa moda nem dogma. Fica-se com o novo fato.
    Alguns pontos da lista, achava-se (verbo no passado) que era verdade, mas não é … e a vida segue!
    []`s
    I hope I’ve made myself clear =P

  16. Gilberto Diz:

    Me desculpe, mas eu NUNCA vi a ciência mudar de opinião e dizer: “Meus Deus! Os supersticiosos estavam CERTO! Realmente o(s)/a(s) (preencha a lacuna com algo bem esdrúxulo que os supersticiosos dizem desde tempos imemoriais) existe, é real. Estávamos errados, pois realmente (levitação, larvas astrais, E.T.s, reencarnação, universos paralelos, combustão espontânea, demônios, anjos, orixás, psicografia, vida em Marte em Plutão em Saturno, comunicação com os mortos, gnomos, fadas, aporte, poltergheists, assombrações, deus do fogo, engolidor de fogo, Medicina Espiritual, passes, aura da alma, astrologia, Nostradamus, espiritismo, perispírito, alma, ectoplasma, seres abissais, etc.) existem!! Como pudemos ser tão cegos? A Física Quântica citada por pessoas que não fazem a mínima idéia do que seja Física Quântica explica TUDO!! Eles estavam certos o TEMPO TODO!!!”

    Sinto muito, meus caros, valeu a tentativa, mas podem dormir sossegados, na ilusão de saberem mais do que os outros, por terem “a revelação” de uma doutrina capenga, que vocês mesmos têm que lembrar O TEMPO TODO que não se pode levar literalmente. O conhecimento humano que levou, e leva, séculos de esforço individual e em grupo NÃO É BRINCADEIRA. Não é para um papo pós sessão espírita, no caminho de casa, e se dizer: “Que bom que temos o esclarecimento que ninguém tem. Mas vamos ser humildes, pois um dia o mundo nos dará razão, mesmo que digamos que isso não seja importante.”

  17. Gilberto Diz:

    Bom, eu me despeço por aqui. Obrigado por tudo, Vítor e amigos. Carlos Magno, SeriousBusiness, Mondo, Moonchild, Prof. Pardal, Emmanuel, Ashtar Sheran, Ramatís, e tantas pessoas e espíritos esclarecidos que têm coragem de assinar o próprio nome (?????), obrigados!! Um super-abraço a todos, e desculpem qualquer coisa nesses dois anos!! Sério, foi muito legal. Conheci muita gente interessante. Não ofendi ninguém, mas fui muito ofendido. Não me senti ofendido propriamente, pois certas pessoas se acham protegidas na santidade do seu lar para ofenderem outras, já que não estão olhando elas no rosto, apenas no monitor. Ainda bem que são minoria!! Quero sinceramente dizer: MUITOS OBRIGADOS, galera. Continuem questionando!! Como dizia Fox Mulder: “A verdade está lá fora.” Aliás, tenho que desligar o computador, pois tenho que levar o lixo lá fora. Hoje é dia de lixeiro na Tijuca!

  18. Mando Diz:

    Já que você está indo embora, vou deixar meu último comentário para você Gilberto.
    1- Se a doutrina espírita fosse como você acha, concordo com você. É uma doutrina Capenga, sem fundamentos científicos, cheia de achimos etc etc etc.
    E seguindo o seu pensamento de como funciona concordo novamente com você, são um bando de supersticiosos que acham que tem todo o conhecimento para eles, mas ng os dá razão.

    Eu vim tentando, afinal ng me dá razão (brincadeira =P), te mostrar que não é assim que funciona. Enfim fica a deixa, e não tiro a sua razão. Porque se a doutrina espírita fosse do jeito que você e muitos pintam, Eu estaria muitoooo longe dela.

    By the way, meu nome Ar(mando).
    Abraços Amigo, e que a força esteja com você.

  19. Gilberto Diz:

    LIVE LONG AND PROSPER!

  20. luiz Diz:

    Como tem maluco neste mundo (e só neste, porque em outros não existe nada). Fazem qualquer coisa para justificar suas crenças absurdas. E não são nem um pouco cristãos ou espíritas quando escarnecem dos que não creem nas sandices que apregoam. Eu posso, não sou espírita nem cristão.
    A ciência é especulativa, nunca pretendeu conhecer toda a verdade. A religião é dogmática, não erra. E o Espírito de Verdade? Será, na realidade, o Espírito de Mentira?
    Quem precisa de uma muleta psicolígica não se desfaz dela de jeito nenhum. Uma pessoa não religiosa que afirmasse as mesmas cretinices seria tachada de esquizofrênica.

  21. aragonez Diz:

    Olha Carlos Magno,sacro imperador germãnico das plagas tuipiniquins.Eu,estou impressionado em voce acreditar na evolução das espécies.Isso já representa alguma coisa,pois milhões de ignaros como voce não acreditam e provam com seus dados que Darwin era um louco.Veja que interessante.

  22. Carlos Magno Diz:

    Aragonez:
    -
    Estás loco hombre? No lo creo absolutamente. Darwin era uno iludido, como usted e tantos cepticos! Soi creacionista-evolucionista, mui diverso no?
    -
    E tupiniquin es tu cabeza de camarón!

  23. Obras psicografadas » Blog Archive » Resposta a Richard Simonetti e Alamar Régis Diz:

    [...] poetas, nacionais e internacionais, muito antes do lançamento de Parnaso. Além disso, Chico tinha livros de muitos desses [...]

  24. Sacerdotisa da Lua Diz:

    Hum… Passei por aqui e vi coisa de quase 1 ano atrás.. Esse Gilberto é um bobo mesmo. Só quer criar confusão…
    Deixemos os bobos bradarem, pois todos saberemos a verdade ao desencarnar, é tão simples… Pra que ficar discutindo agora, hein?
    Outra coisa: o tal templo Ramatis na Tijuca não é espiritismo. É mistificação e venda de livros, tô fora. A energia lá é péssima.
    Abs a todos os exaltados e os bravos que escreveram coisas maravilhosas.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)