A Esperteza de Chico Xavier 2

Este artigo revela como Chico Xavier saiu de duas situações embaraçosas.

Em novembro de 1971, o repórter Hamilton Ribeiro publicou na revista Realidade extensa matéria sobre Chico Xavier. A reportagem pode ser conferida integralmente em http://www.imagick.org.br/pagmag/turma2/xavier5.html. Abaixo serão reproduzidos apenas alguns trechos.  

Primeira situação embaraçosa: A psicografia de um espírito analfabeto. 

Chico recebe certa manhã, em sua casa, um amigo espírita de São Paulo. Em dado momento, após a oração, “as mãos do médium”, orientadas por amigos espirituais, procuram um lápis com ponta nova, para escrever. O modo de segurar o lápis era diferente, qual se fosse tomado por uma criança de sete anos. As frases começaram a ser grafadas: “Meu filho. Deus guarde os nossos corações…” Finda a mensagem, o amigo ficou emocionado: era sua mãe escrevendo. Aí ele se lembrou:  

- Quando mamãe partiu, Chico, ela era analfabeta…  

Como o ‘médium’ se sairia de tal situação? Afinal, uma pessoa analfabeta não saberia escrever. Chico pensou rápido: 

- Realmente, ela me disse – retruca o médium. – Mas me disse também que está fazendo agora um curso de alfabetização no plano espiritual.  

Bom, a resposta do Chico é claramente uma desculpa esfarrapada para seu erro. Ora, porque Chico não avisou ao solicitante ANTES da psicografia sobre o curso de alfabetização? O espírito não tinha lhe alertado sobre o curso? Pois então, porque Chico não deu o recado de antemão? Chico está claramente mentindo aqui. 

Segunda situação embaraçosa: A psicografia sobre alguém que nunca existiu. 

Mas agora vou ler a receita psicografada do pedido que fiz hoje em nome de Pedro Alcântara Rodrigues, alameda Barão de Limeira, 1327, ap. 82, São Paulo.  

Assim como no caso da alergia, não veio uma receita de remédios, mas uma orientação espiritual. Na letra inconfundível de psicografia, lá está: “Junto dos amigos espirituais que lhe prestam auxílio, buscaremos cooperar espiritualmente em seu favor, Jesus nos abençoe”.  

O que pensar disso? Nem a pessoa com, aquele nome, nem mesmo esse endereço existem. Eu os inventei. (grifos meus) 

A explicação veio no livro ‘Chico Xavier pede licença’ 

RECADO PARA HAMILTON  

O repórter Hamilton Ribeiro pediu aos espíritos uma receita para pessoa e endereço inexistentes. Chico Xavier psicografou: “Junto dos amigos espirituais que lhe prestam auxílio, buscaremos cooperar espiritualmente em seu favor. Jesus nos abençoe”.  

Hamilton encerra a sua reportagem perguntando: “O que pensar disso?” Mas está evidente: o recado era para ele mesmo. A regra é essa. Chico já a explicou muitas vezes. Se o nome do consulente é falso, os espíritos respondem para o “solicitante”.  

Entenderam? Chico já tinha uma resposta pronta para esse tipo de situação, podendo se referir tanto ao espírito quando ao solicitante. Ele quando queria era muito esperto mesmo.

52 respostas a “A Esperteza de Chico Xavier 2”

  1. Carlos Magno Diz:

    Realmente, o Chico era muito esperto. Ele tinha saída para tudo. Ainda bem, o que vem provar mais uma vez que não precisa necessariamente ser burro e nem analfabeto para ser médium. Quanto mais do quilate do Chico.
    *
    Além de tudo, quando a hiena faminta vem em nossa direção, o melhor mesmo é enganá-la. É muito mais gostoso.

  2. Santiago, Adalardo Diz:

    Porque nao deixamos os mortos em paz? Porque tentar contacta-los sem pergunta-los se eles realmente querem se comunicar? Talvez nao queiram.

  3. Santiago, Adalardo Diz:

    Sou pintor e ja vi muita gente psicografando (nao sei se eh bem esse o termo) quadros com o nome do espirito de pintores famosos. Porque nao “abaixam”espiritos de pintores menos famosos? Alem disso, pensando no fato da reencarnaçao, nao teria um artista, falecido em 1900 exemplo, reencarnado nesta Terra e, portante, deixado o mundo espiritual. Acho isso tudo, a despeito de ser espirita kardecista, um assunto meio mal explicado.

  4. Santiago, Adalardo Diz:

    Conheci o Chico Xavier de perto. Ao dar respostas ele muitas vezes pretendia trazer algum consolo a pessoas desesperadas pela perda de entes queridos. Talvez nao estivesse mesmo fazendo os contatos com os espiritos e nem teria obrigação de faze-lo. Porque teria?

  5. Juan Falguera Diz:

    Quanto à primeira situação, tenho duas hipóteses que acredito devam ser consideradas no mínimo como válidas, contra a afirmação de que Chico estava claramente mentindo:

    1 – O espiritismo ensina que ao desencarnar, dependendo da evolução do espírito, este pode conservar por mais ou menos tempo as impressões de sua última existência, aos poucos retomando os conhecimentos e memórias de vidas anteriores. Ou seja, um espírito que foi analfabeto em sua última existência pode, com maior ou menor velocidade, recobrar a habilidade de escrita que tinha em existência anterior.

    2 – O plano espiritual é a verdadeira “morada” do espírito, sendo a Terra apenas uma escola que deixará um dia de frequentar. Sendo assim, no plano espiritual continuamos a estudar e a nos aperfeiçoar. A evolução não se dá apenas durante a encarnação. Contudo é na vida encarnada que o espíto pode provar a si mesmo tudo o que acredita que já sabe decor. Sendo assim, é válida a possibilidade de um espírito que tenha desencarnado analfabeto e que não tenha sido alfabetizado em outras existências, adiquirir esta habilidade nas escolas espirituais.

  6. Dante Luz Diz:

    Quanto a primeira resposta eu pergunto? Por que então não nascemos sabendo? Por que nascer na ignorancia para repetir os mesmo erros, em circulo vicioso sem fim?

    Quando a resposta 2 eu pergunto, você esta de gozação?
    Para que nascer se a espirito pode evoluir nas escolas espirituais.

  7. Carlos Augusto Diz:

    Uma das bases da doutrina espírita a reencarnação explica que não teria mérito algum o espírito reencarnar já sabendo ou tendo consciência de seus erros e deficiências, seria como um aluno fazer uma prova já com o gabarito na mão. Através do esquecimento de vidas passadas o espírito tem a oportunidade de colocar a prova suas paixões e seu verdadeiro estado de evolução, acho que os amigos antes de fazerem comentários deveriam buscar algum conhecimento até para ter embasamento para concordar ou não com o assunto em questão.

  8. Dante Luz Diz:

    Esquecer para lembrar….conceito interessante.
    Em que livro de Allan Kardek esta descrita essa base do espiritismo? Desejo ler e aprender, como por a prova minhas paixões se eu não sei quem sou, ou o que tenho que demostrar para o quem quer que seja, eu tenho que adivinhar a pergunta e acertar a resposta?

  9. Margarida vieira Diz:

    Primeiro , o fato da mãe de Chico ser analfabeta, não a impediria de se comunicar , pois de antemão ninguem sabe das vidas passadas de ninguem, e ela poderia muito bem ter sido alguem com muito mais bagagem do que aquele que levantou tal suspeita.

    segundo, “Junto dos amigos espirituais que lhe prestam auxílio, buscaremos cooperar espiritualmente em seu favor, Jesus nos abençoe”.
    Esse é um comportamento obvio de caridade para com o reporter que considerou-se muito esperto.Existe caridade em deixar alguem pensar que esta certo, e não retrucar. Mesmo assim pediu aos bons espiritos auxilio em favor do mesmo.

    Queridos irmãos é preciso muito mais estudo para alcançar tudo que nosso irmão deu como exemplo.

    Agora não podemos negar que existem fraudes , não de chico, mas de outros pretensos mediuns, que mal conhecem a doutrina Espirita.

    O dia que a ciencia provar ser impossivel a vida após a morte, e os mesmos de poderem comunicar-se conosco, ai poderão dizer que tudo não passou de fraude, pois contra fatos não há argumentos!.

    E com um pouquinho mais de aprofundamento verão que a propria DE, já provou essa verdade.

    Oque é o espiritismo
    Livro dos espiritos
    Evangelho segundo o espiritismo
    O livro dos mediuns
    O céu eo inferno
    A genese

    Para aqueles que realmente desejam saber sobre aquilo que contestam.

    abraços

  10. Mando Diz:

    Não descartando a esperteza de Chico, que a cada dia que leio o blog mais impressionado eu fico,tomando como verdade tudo o que vitor fala (estou quase criando uma comunidade no orkut, Chico Xavier é mutante e é a identidade secreta do professor Xavier) .
    Sobre o primeiro acontecimento, existem dezenas de explicações “espirituais”.
    Sobre a segunda, normalmente quando isso ocorria a mensagem era para o cara que tentava enrolar chico ( afinal, ele é o cara né… impossível de enrolar =P )
    vide David Nasser.

    *Demorei para postar dnvo aqui pq tava querendo pegar a gripe suína viagem pra SP e RS =P

    []‘s

  11. HOMEOVER Diz:

    Creio que o valor moral e intelectual de Chico Xavier ainda está para ser corretamente avaliado,sem idolatria de minha parte,ele foi um ser humano muito especial,espírito de uma doçura e bondade difíceis de se encontrar.Alguns intelectuais de plantão,pseudopaladinos de uma ciência supostamente onisciente, não perdem tempo,e o criticam de maneira pouco fraterna,que importa?Nunca irão apagar o grande homem que ele é.

  12. anonimo Diz:

    Este blog é um serviço de utilidade pública! Muito obrigado pelo tempo que tem dedicado a ele e pela qualidade das postagens. Bravo!

  13. Anna Diz:

    Na boa, eu gostaria mesmo de chegar aqui e escrever de modo a colocar o dono desse blog em seu devido lugar sem precisar de descer sequer um degrau da minha maturidade. Porém, no momento me falta paciência pois acho mesmo um absurdo alguém dedicar de seu tempo para fazer tamanha bobagem que é esse blog.
    Quem dá crédito a esse blog é outro perdido na vida que está mesmo precisando muito de paz interior.
    Uma coisa é a pessoa por si só não acreditar no espiritismo, na doutrina ou no Chico, normal, cada um escolhe daquilo que prefere crêr. Mas isso não quer dizer que a verdade não exista só porque tem gente que não quer ver.
    Mas outra coisa é alguém dedicar de seu tempo pra ficar tentando minar a imagem de outro. Que religião, ou que tipo de crença que defende esse tipo de atitude? Com certeza não é a Espírita e com certeza não é do bem, não é de Deus. Afinal, Deus nos credibiliza a julgar os outros? Tudo bem, vai ter gente que diz que não acredita em Deus, que Ele não existe, mas é como eu disse no início, não é o fato de algumas pessoas não acreditarem na existência de Deus que signifique que Ele não exista. Os “eu acho” podem estar muito longe da verdade.
    Se o dono desse blog tivesse dignidade e só um pouco de bondade no coração nao perderia seu tempo dessa maneira.
    E quem tem dúvidas sobre a Doutrina Espírita, Chico ou qualquer outra religião ou conduta, faça uma prece e peça a Deus que lhe mostre o caminho a seguir. Com certeza Deus lhe mostrará e você verá que não precisa de blogs como estes e nem de pessoas como o inventor desse blog para que você tenha um caminho a seguir.
    “Devemos orar não até que Deus nos escute, mas até que possamos escutá-lo”

  14. homeover Diz:

    Anna,por mais que tentem desacreditar ou caluniar nosso Chico,é tarefa impossível,fique tranquila,não faltam pessoas assim no mundo,como também não faltam pessoas que reconhecem a grande obra de Chico Xavier na Terra.Até mesmo não espíritas.Paz e luz!

  15. Rafael Diz:

    Realmente, a verdade é verdade independente de pessoas que a apoiem ou não. E o fato simples é que Chico Xavier mentiu. Ao menos nesses dois casos, não há o que discutir. E, se Chico foi capaz de mentir em dois casos, então provavelmente foi capaz de mentir em três e mais.

    Não se trata de minar a imagem de religião alguma. Trata-se de trazer à tona a verdade. E a verdade se traz à tona com análise crítica e metodologia científica, não com fé.

    Quem quiser prosseguir na fé, alheio aos fatos, tudo bem, que o faça. Mas isso não vai tirar a importância de desmascarar fraudes.

    Ah, e Santiago, minha resposta chega muito atrasada, mas chega ainda assim: Chico teria a obrigação de se comunicar com os espíritos porque dizia que se comunicava. Alguém que diz fazer alguma coisa e não o faz é mentiroso. Simples assim.

  16. eu Diz:

    Com que intuito Chico Xavier iria mentir?Ele nunca enriqueceu com suas obras,ao contrario,o dinheiro arrecadado com suas obras era todo doado a instiuições de caridade.Demais,varios tentaram desmascarar o Chico,porém nunca conseguiram,afinal não há o que desmascarar. =D

  17. Fábio Diz:

    Em vez de olhar quão bem Chico fez as pessoas,encaminhando-as a prática do bem e quanto Chico Xavier doou para instituições de caridade (Não ficando com um centavo sequer),o autor desse blog prefere ver os erros que ele cometeu.Meu Deus,o próprio Chico não admitiu que todo médium erra,assim como todo ser humano?Com que objetivo vc quer acabar com as crenças de uma religião que tem como o bem uma obrigação?

  18. Gilberto Diz:

    Com certeza Chico não ficava com um tostão, mas a FEB enriqueceu demais em cima do homem. E eles alimentavam a lenda nos meios de comunicação para enriquecer ainda mais. Na Bienal do Livro do Rio deste ano, o stand da FEB era simplesmente O DOBRO do tamanho do segundo maior stand. A foto de Chico tinha uns 15 metros e vendiam seus livros com margem de lucro BEM alta. Onde estão as instituições de caridade que eles ajudam? Se fizessem propaganda disso como fazem da figura do Chico, saberíamos muito mais. E com os supostos milhões de livros vendidos, essas instituições devem ajudar bastante mesmo. Só que onde elas estarão? A propósito, o stand da FEB, assim como toda a feira, estava bem vazio. Nesses tempos de Internet, o futuro do livro, espírita ou não, está incerto. Infelizmente.

  19. Donicia Diz:

    Bom dia. Peço a gentileza de informarem se a mensagem …”Que deus não permita que eu perca o romantismo, mesmo sabendo que as rosas não falam…”foi atribuida a Chico é verifica ? De qual livro é a fonte ? Muito obrigado.

  20. Mauricio Diz:

    A opinião é livre para cada um, tolo é aquele que acredita em uma única verdade sem que haja provas. Religiões, Deuses e tudo que remete na criação do homem são assuntos que nunca teremos absoluta certeza dos fatos que são certos para os que são errados. Seguir uma religião não é obrigação de ninguém, porém distinguir o certo do errado é. Aquele que erra deve pagar por seus erros.

    Entenda-se por pagar os erros aquele que recebe o perdão ou aquele que recebe o devido castigo.

  21. Edivaldo Filho Diz:

    Olá, alguns de voces falam destes fenomenos com incredulidade, nunca vi uma psicografia a “olho nú”, só através das mídias (internet, tv) mas não duvido da veracidade das comunicações de Chico Xaviar. O motivo é óbvio, Chico fez muito mais pelo social e promoveu o bem com seus exemplos, atos e sacrificios, coisa ainda difícil de ser praticada pela maioria de nós. Pergunto : Como um homem que, indubitavelmente, era um espírito de amor, ilumindo por Jesus no caminho do bem, poderia se prestar a mentir sobre o que recebia do outro plano?, sabendo-se que na vida corporal, ele não juntou riquezas materiais para si, ao contrário, dividiu, tudo que obeteve com seu trabalho com quem precisava.
    Se alguem mentia, eram os espíritos que se comunicavama por meio dele, que desses, não sabemos que inteção realmente possuem.

  22. Emerson Diz:

    Um guru para chamar de seu

    É realmente interessante. O culto de personalidade espírita em torno da figura de Chico Xavier e/ou Kardek lembra o fanatismo dos guardas vermelhos em relação a Mao-Tsé-Tung na revolução cultural, onde ele era visto como um “grande líder”, praticamente infalível. Quando erros de sua lavra ocorriam, a culpa era sempre daqueles que estavam próximos a ele e que teriam influenciado deleteriamente suas decisões. Até candidatos a “livro vermelho” já existem, como o “Livro dos Espíritos” ou outros… Somente esse tipo de coisa pode tornar intelígível a leniência a certos comportamentos como mentir dizendo que recebeu uma mensagem que não se recebeu, frases dúbias que podem ser interpretadas como caridosas em caso de fraude evidente, pseudo alegação de veracidade porque o Chico nunca enriqueceu, como se para algumas pessoas alguma fama pública não pudesse significar muito mais do que dinheiro… e por aí vai. Até a caridade com relação aos pobres serve para avalizar condutas suspeitas, como se caridade avalizasse alguma cota de corrupção. Mas desde quando ajudar alguém implica ou dá o direito a fraudar ou mentir, ainda que seja para consolar?

  23. Carlos Magno Diz:

    Um tal Rafael escreveu lá em cima:

    “Realmente, a verdade é verdade independente de pessoas que a apoiem ou não. E o fato simples é que Chico Xavier mentiu. Ao menos nesses dois casos, não há o que discutir. E, se Chico foi capaz de mentir em dois casos, então provavelmente foi capaz de mentir em três e mais.”
    -
    Quem é esse comentarista para julgar o Chico? Não há mesmo o que discutir porque as situações são teóricas e demonstram esperteza dentro da honestidade que sempre pautou o Chico.
    -
    Sabemos que certos detalhes adrede ou posteriormente informados, são às vezes secundários num contexto de consulta, na suposição de que o consulente não precisa de maiores explicações pela sua fé e confiança no médium. Se a explicação veio depois, veio depois, ora essa. Ponto final. Para que tanta celeuma?
    -
    Todo o crítico que não sabe nada do que fala ou escreve, ou seja, que nunca conviveu com situações as quais critica, é mais do que um preconceituoso, pois somente demonstra um rancor doentio pelo objeto da crítica. Pior quando não sabe nadinha da silva, e sendo assim é bom mesmo que fique longe do espiritismo.

  24. João Ferrari Diz:

    Sempre leio sites espiritas e céticos,
    Acredito mais nos céticos pelas inúmeras falhas e enrolações dos ‘espiritas’.
    Algumas dúvidas que sempre ficaram…
    - A população de espiritos é imensa? Ha um seculo atras, qual era a nossa população? E hoje? E de onde vem esse mundaréu de espiritos? A isso nunca recebi resposta convincente…
    - Por que até hoje nenhum espirito ‘contatado’ revelou a sua senha de algo? Ou algo bem íntimo? O que sempre escuto é ‘se tu não acredita, deixe-nos em paz’. Puxa, custa responder?
    - Se os médium estão ‘ajudando’ as pessoas, por que cobram por visitas, agua santa, reza em roupa etc?
    Já sei, lá vem ofensas de ‘incrédulo’ etc, mas respostas, neca!

  25. Luciano Diz:

    Li alguns livros sobre a doutrina espírita, mas não posso me considerar convicto. Considero-na como hipótese, mais uma entre tantas, porém, válida porque nos fala de caridade, amor, perdão e harmonia. Conceitos que, independentemente da veracidade do que os livros ditos psicografados trazem, se praticados, fariam do mundo um lugar melhor.
    Nunca vi um espírita batendo em minha porta para me impor sua verdade ou guerreando em nome de Deus, conforme historicamente podemos constatar sobre outras crenças muito mais tradicionais.
    Mas longe de exercer juízo de valor, acerca do Espiritismo ou de qualquer outro credo, peço licença para expor o seguinte raciocínio:

    Se Chico Xavier não lucrou com as idéias que divulgou, se realizou caridade com o dinheiro que foi fruto da venda dos livros que continham estas idéias, se nasceu pobre e morreu de mesma maneira, realmente não vejo motivos para um debate tão ardente sobre sua condição moral.

  26. Carlos Magno Diz:

    Concordo com o Luciano.
    @
    Entretanto, isso não convence céticos teimosos que lutam contra uma corrente religiosa.
    @
    O que eles dizem é que há pessoas, como o nobre Chico, que se satisfazem com essa condição e se sentem realizados por nada desejarem. Ou seja, se imaginariam despidos de todas as vaidades e ambições mundanas e essa pseudo condição os realizariam. Seria esse julgamento conhecer o íntimo das pessoas?

  27. Ana Maria Diz:

    Em resposta a questão do Gilberto, a renda obtida com os livros tanto na FEB,como na FEESP(Federação Espírita de São Paulo vão para instituiçãoes como: Casa do caminho(SP): Entidade que atende pessoas na Vila Progresso(atendimentos esprituais e sociais(sopa, cursos profissionalizantes, banho fraterno, enxovais para bebês, etc..); Casa do Caminho(abrigo de crianças em situação de risco) conveniada com a prefeitura de São paulo; Casa Transitória Fabiano de Cristo(próxima a uma favela – Cursos profissionalizantes, cursos para mulheres grávidas, enxovais, cestas básicas, atendimentos espirituais(palestras e passes); a própria sede da Federação que atende uma média de 5.000 pessoas por dia(Cursos de alfabetização, Inglês, costura, sopa fraterna, banho fraterno(moradores de rua que recebem cuidados de higiene e roupas limpas,cursos sobre a doutrina(11.000 mil alunos)gratuitos etc…ela gera empregos, mas todos esses trabalhos( a mão na massa )são executados por um corpo de voluntários cheios de dedicação e amor que doam suas horas e dias para amparar aqueles que mais necessitam.
    Há ainda o Lar da Redenção, que é um abrigo de crianças com paralisia cerebral(algumas abandonadas pelos pais) que necessitam de muitas coisas(alimento, roupa, produtos de higiene e limpeza), mas principalmente de pessoas que se preocupam com elas.
    Esses são alguns exemplos, que eu conheço bem de perto, de onde são aplicados os recursos da venda de livros, rifas, doações etc…
    Elas estão por aí, para aqueles que querem comprovar é só buscar…quanto a propaganda de todas essas obras não há necessidade, pois o mais importante é que elas sejam realizadas. Por outro lado a mídia, a imprensa marrom não está interessada.
    Portanto, se alguns(mas) dos senhores(as) sentirem vontade de ajudar(não precisa ser em dinheiro, pode ser com seu tempo carinho e dedicação) todas elas vão recebê-los(las) de braços abertos independente da religião que professam.
    Esse foi o trabalho que Chico fez durante sua vida, pois era exemplo vivo das palavras de Jesus, O Cristo…”Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita…”
    A caridade é o amor em ação, meus caros.
    Um abraço fraterno

  28. Sonia N. Diz:

    O primeiro tópico é tão claro, quanto à sinceridade do Chico. O próprio artigo o inocenta, quando afirma:
    “O modo de segurar o lápis era diferente, qual se fosse tomado por uma criança de sete anos. È exatamente o que vemos, quando um adulto está se alfabetizando.
    Quanto à segunda questão, sem comentários…
    Era ele quem desmascarava aqueles que o queriam “pegar”.
    Só que com a enorme diferença de não fazer alarde, para não envergonhá-los publicamente. Que levassem a lição consigo, para o resto de suas vidas. Como o famoso caso David Nasser, da Revista “O Cruzeiro”, que confessou, anos após o ocorrido, ter mentido sobre Chico Xavier, ao acusá-lo de impostor. Nasser tomou essa atitude porque não suportava mais o remorso do mal que havia causado ao Chico, sem que o Chico dissesse uma única palavra de queixa ou de revolta.
    Abraços.

  29. Anderson Diz:

    Concordo plenamente contigo Sonia N.
    Os céticos, quando se deparam com um simples texto, vídeo e etc, contra alguma pessoa das quais eles são contrários, logo se enchem de coragem e expõem suas opiniões na internet cheios de certeza.

    O problema de uma pessoa cética à um determinado assunto é que na maioria das vezes ela sabe muito pouco ou quase nada sobre aquilo. Então ela escreve o que ela ouviu falar ou o que leu. Gostaria que as pessoas que não acreditam em um acontecimento, pesquisassem bem, que estudassem profundamente sobre aquilo antes de se manifestarem. Aqui neste tópico existem postagens tão ridículas que chegam à ser engraçadas. Pessoas que não tem a mínima noção sobre o Espiritismo, às pessoas que o fizeram chegar ao que é hoje e todo o acervo de livros, reportagens, colunas jornalísticas, estudos científicamente comprovados, enfim…

    Eu dou um exemplo claríssimo de uma história verídica e que pode ser comprovada e estudada por qualquer pessoa que tenha acesso à um computador conectado à internet.

    O estudo feito por cientistas da NASA sobre Chico Xavier. Um dos resultados desse estudo foi a medição da áura do Chico, sendo que a áura de uma pessoa comum não ultrapassava 10 centímetros enquanto à do médium chegava à mais de 10 METROS, o que deixava claro para eles (cientistas da NASA) que Chico era uma pessoa com uma evolução avançadíssima. Isso não é invenção, é FATO! Que pode ser comprovado por qualquer cético. É só jogar no Google: “Chico Xavier NASA” Lá o Google lhes mostrará várias reportagens da época com vídeos, fotos de jornal e tudo mais.

    POR FAVOR PESSOAL, ESTUDEM ANTES DE OPINAR!!!

  30. Vitor Diz:

    Anderson,

    até que me prove o contrário, essa história é pura lenda. Pesquisas e mais pesquisas foram incapazes de confirmar esses acontecimentos. Ver aqui:

    http://www.artigonal.com/religiao-artigos/nasa-estuda-a-aura-de-chico-xavier-1830744.html

    Sem falar que o conceito de aura como algo relativo à espiritualidade é algo bem desacreditado hoje.

    Um abraço.

  31. Anderson Diz:

    Bom, tu mesmo o disseste.

    Na internet pouca coisa se encontra, já que a visita feita pelos cientistas foi em sigilo. Como quase tudo que a NASA faz.

    Só que tu não contavas com a minha astúcia. Nos arquivos do jornal “ZERO HORA” de Porto Alegre, consta uma página que refere-se à este episódio. Não possuo o jornal, porém lembro-me do recorte do jornal que um parente meu possuiu. Entrarei em contato com a redação do jornal para conseguir isso para nós. Pesso-lhes paciência.

  32. Anderson Diz:

    *Peço-lhes! Perdão.

  33. Obras psicografadas » Blog Archive » Revelações da Superinteressante sobre Chico Xavier Diz:

    [...] Não. Roberto não falava hebraico. Erro grosseiro. Chico Xavier, entretanto, tentando “salvar” a psicografia, disse que Roberto estava aprendendo o idioma em uma colônia judaica no mundo espiritual. E essas desculpas esfarrapadas sempre se faziam presentes em Chico. Quando Chico era pego psicografando cartas de pessoas analfabetas, ele dizia que essas pessoas estavam aprendendo a ler e a escrever no mundo espiritual. (ver esse link) [...]

  34. ana maria Diz:

    Engane-se quem pensa que os espíritas tem medo de pesquisas e comprovações, não tem não, aliás, é muito bom que se pesquise e se comprove certas coisas ou não. Agora quanto ao espírito ser analfabeto, fala sério, né? Quem escreve é o médium e não o espírito e isso é um fenômeno telepático e energético. Talvez fosse interessante vc, Vítor, estudar bastante a doutrina espírita primeiro antes de criticar o que não conhece.

  35. As fraudes de Chico Xavier | VS Blog – O seu canal de informação católica Diz:

    [...] http://obraspsicografadas.haaan.com/2009/a-esperteza-de-chico-xavier-2/ [...]

  36. Blog Shalom – Carmadélio » Arquivo do Blog » * Chico Xavier…NÃO EXISTE espiritismo cristão. Diz:

    [...] http://obraspsicografadas.haaan.com/2009/a-esperteza-de-chico-xavier-2/ [...]

  37. max Diz:

    Com tantas denuncia de pedofilia e homoxessualismo na igreja, até o papa está com suspeito, voces vem falar do da esperteza doChico. E o bispo e os padres da Paraiba?
    Até filme com o monsenhor na cama com coroinhas esta na internet, e todos os bispos calados.
    Esperteza de quem? Do chico que nunca teve uma denuncia de desvio de conduta?
    Pessoal vamos nos ficar espertos:
    Mateus 7:5
    Hipócritas, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão Chico

  38. As fraudes de Chico Xavier | Repórter de Cristo Diz:

    [...] http://obraspsicografadas.haaan.com/2009/a-esperteza-de-chico-xavier-2/ [...]

  39. João Diz:

    Todo mundo que tem alguma dúvida, que quer questionar algo sobre espiritismo.

    me adiciona no msn [email protected]

    só não fica questionando as coisas que não sabem aqui, pois todas que eu vi, necessitam apenas de um estudo mais aprofundado.

    não falem merda

    desculpe-me pelo termo.

  40. Duarte Gil Diz:

    Espirito analfabeto. Hilário demais, quem escreve é o medium não o espírito. Meu irmão, Victor, estude mais , evite ser ridicularizado com assunto que desconhece.

  41. Cássia Diz:

    Primeiramente, olá para todos.
    Li oq foi relatado sobre Chico. Li os comentários; e acho que vocês procuram muito razões nas coisas. O fato é: Chico foi um grande ser de luz vindo a Terra para nos auxiliar e para nos mostrar oq é amor.O amor verdadeiro é resultado da caridade e foi isso que ele veio fazer no nosso mundo. Qual a razão de o criticarem tanto? Pq você que o critica tanto, não pergunta ao seu irmão que esta ai na rua abandonado se precisa de um prato de comida, ou algo assim; ou pelo menos o ouve. Como nós “seres humanos consciêntes” podemos deixar nossos irmãos ao abandono e “fingir” que não estamos vendo nada?! E ainda temos a coragem de criticar quem faz algo em favor. Oq há com a humanidade? Ao invés de criticar, leia, ouça, ame sua família, ame seus irmãos em Deus. Abra seu coração e deixe seu ser interior falar. NÃO CRITIQUE. AJUDE! Todos irão agradecer.
    E vc que falou sobre o o espirito ser analfabeto…. Oq isso tem a ver se as mensagens são ditadas? O médium que escreve…. Acordem, antes que seja tarde demais.
    Deus os abençoe grandemente.

    Cássia.

  42. ton Diz:

    me responda por favo
    se o chico era tao espertalhao por que ele nao quis ser milionario? sendo o dinheiro que motivam as pessoas a serem espertalhonas

  43. Vitor Diz:

    Dinheiro não é a única coisa a motivar a fraude. Além disso, Chico conseguiu coisas que dinheiro algum compra: o carinho e devoção de milhões…

  44. Gilgamesh Diz:

    Analisando.

    Está escrito: “O modo de segurar o lápis era diferente, qual se fosse tomado por uma criança de sete anos. As frases começaram a ser grafadas: “Meu filho. Deus guarde os nossos corações…””. Suponhamos que Chico Xavier fraudou. Se ele não sabia que a mãe do jovem falecera analfabeta, então porque escreveria de modo tão tosco (e mensagem tão curta), qual alguém que está aprendendo a escrever?
    É uma questão de raciocínio lógico. Em plena era da informação, faz-se necessário ponderar logicamente antes de julgar.

    Quanto à pergunta: “Porque Chico não avisou ao solicitante ANTES da psicografia sobre o curso de alfabetização?”. Por que ele teria de avisar? Por que ele não poderia ter esquecido? Em que isso invalida a psicografia?

    Analisando o trecho sobre o inexistente cliente. Suponhamos novamente que Chico Xavier fraudava e, logicamente, não saberia da inexistência da pessoa. O único caminho lógico, nesse caso, seria Chico Xavier enviar uma receita de remédios para o hipotético enfermo. Contudo, fora enviada uma mensagem educada e não constrangedora ao solicitante.
    Está escrito: “Chico já tinha uma resposta pronta para esse tipo de situação, podendo se referir tanto ao espírito quando ao solicitante”. Pelo que li, Chico Xavier referiu-se tão somente ao solicitante, não prescreveu remédio algum ao suposto enfermo. Isto está óbvio. Não sabendo da inexistência do paciente, não teria motivo algum para responder ao solicitante apenas. Ele teria feito a receita, como fora solicitado.
    Mais uma vez: Faz-se necessário ponderar logicamente antes de julgar.

  45. Juarez Rodrigues Diz:

    Pelo que li em livros espiritas, a comunicação mediunicas com espiritos em dificuldades, é intermediada por outro espirito que se comunicam entre si e tambem não sei se Chico Xavier deixava todo tipo de espiritos usar de suas faculdades ja que isso poderia sofrer influencias de todo tipo.

  46. Reinaldo Diz:

    “A MAIOR DE TODAS AS IGNORÂNCIAS É REJEITAR UMA COISA SOBRE A QUAL VOCÊ NADA SABE.” H. JACKSON BROWNK

  47. Marco Aurelio Diz:

    Para os que desconhecem a doutrina espirita e costumam opinar sobre o que desconhecem, se faz necessário esplicar algumas coisas! Uma delas é que quando JESUS ainda estava no mundo, deixou uma profecia que curiosamente as religiões atuais parecem fazer questão de esquecer!É a do último consolador! ” E Eu rogarei ao Pai, e ele vós dará outro Consolador para que fique convosco para sempre; O espirito de Verdade que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco ,e estará em vós!” João 14 versiculo 16 e 17. Muitos interpretam essa passagem como que se referindo ao Espirito Santo por Jesus .Nesse contexto essa visão não esta errada, mas num contexto maior e compreendendo que ele falava para pescadores e homens simples numa época em que o conhecimento era restrito a poucos, era essa a forma de explicar as coisas aos apostolos. O que quase ninguem fala é que no advento do Espiritismo, quando o livro começou a ser escrito pelas duas meninas,cada uma numa cidade diferente, O espirito que começa os trabalhos faz uma declaração! “Está cumprido! Eu sou o espirito da verdade de que fala as escrituras” numa alusão de que o último consolador prometido por JESUS não seria um único espirito mas sim a filosofia espirita, que viria para relembrar o que o cristo disse e explicar o que ele não disse totalmente por que os homens daquela época não poderiam entender! De fato a filosofia espirita não pode ser morta nem presa como foram os profetas! Matem um médium na França e aparecerá outro na Espanha no Brasil ou em qualquer lugar do mundo falando as mesmas coisas! Acho injusto dizer que o Chico era contra JESUS! Pelo contrário ele viveu na prática o que muitos só filosofam nos templos! Porque quando JESUS vier no dia do juizo e separar os bons dos maus, o que fará a diferença é o bem que fizemos ao próximo! “Vinde a mim. pois estive com fome e me destes de comer, tive frio e me agasalhastes, estive doente e fostes me visitar, estive preso e foste me ver! quando fizeram isso ao menor dos meus irmãos foste a mim mesmo que o fizeram! JESUS não diz vinde a mim vós que costruiram templos em meu nome, nem vinde vós que fizeram milagres e pródigios em meu nome. Ele chama apenas aqueles que foram bons para o seu irmão! Isso o Chico fez na prática! É DEUS quem deve julgar os homens, mas como JESUS nos ensina que é pelo fruto que se conheçe a árvore, não é muito dificil de se imaginar a quem ele servia! Como na parabola da vinha, mas vale aquele filho que dizendo ao Pai que não ia trabalhar na vinha se arrependeu e foi, do que aquele que disse que ia e não foi fazer a vontade do Pai! Que DEUS nos de sempre sabedoria para decidir sobre essas coisas!

  48. Aperto Diz:

    Há vários modos de uma pessoa tentar aparecer na mídia ! Umas, posam nuas- outras participam de torneios de glutonaria- outras, amarram uma melancia no pescoço- outras, tomam banho paladas na práia, mas alguns que se julgam bam-bam-bam, tomam atitudes ridículas como essa desse pseudo jornalista ! Para criticar ou julgar Chico Xavier, é preciso primeiro conhecer a doutrina Espirita! Não sendo desse jeito, tudo que falam, soam besteiras ! Chico é superior e superior quando olha pra baixo é com humildade ! Tentem aparecer por méritos próprios e não atrelado a alguém como Chico Xavier, que não deve nada a vocês ! E tenho dito!

  49. Erica Pires Diz:

    Salvas a todos que praticam e defendem o bem. Após uma leitura minuciosa de todos os comentários, posso descernir o sábio do ignorante. Não levando em consideração, é claro, os que se julgam apenas incrédulos.
    Paz a todos!

  50. Erica Pires Diz:

    *discernir #Perdão!

  51. Augusto Diz:

    Bem verdade o que dizem: “O pior cego é o que não quer ver”. No caso, não querem ver e fecham os olhos para que nem sequer correrem o risco de vislumbrarem alguma das evidentes fraudes. Mas então vem outro dito, que esconde a fraude: “O óbvio é o que menos se enxerga”. E é verdade. Dá pena ver gente pondo vida e esperança em em “vãs folosofias”. Vãs e mentirosas.

  52. Marcos Arduin Diz:

    Lá no livro O Céu e o Inferno, do Kardec, tentando entender como um espírito sofredor se comunicava, refletindo um pouco mais, ele percebeu:
    _ É pelo pensamento.
    Ou seja, um espírito, mesmo tendo sido anarfa em vida, através do pensamento poderia passar sua mensagem a um médium alfabetizado. Chico se sairia melhor com uma explicação assim (vai ver que gostava mais de ler Roustaing e não Kardec…)
    .
    Quanto ao repórter, veja só uma coisa: ele pediu uma RECEITA para uma pessoa inexistente, que residia num endereço inexistente. Mas em vez de receita, recebeu uma MENSAGEM, que poderia servir ao próprio repórter.
    .
    Vai ter de caprichar mais com as malandragens do Chico…

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)