João de Deus: Um Impostor?

Este artigo revela o trabalho de uma investigação cética sobre o alegado médium de cura.

João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, já está há mais de 30 anos realizando a assim chamada medicina ou cirurgia espiritual. Apesar desse tempo atuando, pouquíssimas investigações em torno desse médium foram feitas. Uma delas foi realizada pelo cético Joe Nickell, que encontrou muitos indícios que colocam em dúvidas suas capacidades paranormais. Vamos enumerá-los: 

1)      João de Deus, apesar de contar com a ajuda de cerca de 30 entidades diferentes, só fala português, e isso mesmo apesar que entre as entidades que o ajudariam, estariam o Rei Salomão e o espanhol Inácio de Loyola, que fundou a ordem jesuíta em 1540.

2)      Um cirurgião que comentou as incisões de João de Deus afirmou que as mesmas eram superficiais e não seria esperado nem que sangrassem muito nem mesmo que causassem muita dor inicial. O mesmo é verdade ao se raspar o branco do olho ou ao inserir algo na cavidade nasal. Médicos afiliados com a Skeptical Inquirer exprimiram opiniões semelhantes. O procedimento nasal pode ocasionalmente deixar o nariz sangrando, mas os próprios mecanismos curadores do corpo irão sem dúvida reparar a pequena ferida. O balanço final concernente aos procedimentos é que são pseudocirurgias que não possuem nenhum benefício médico além do conhecido efeito placebo.

3)      Em um teste feito pela Comissão de Saneamento Suburbano de Washington, foi revelado que a “água sagrada” que João de Deus abençoa e que supostamente ajuda a realizar curas é água comum.

4)      Quanto aos remédios prescritos pelas entidades de João, na verdade só uma única erva é prescrita, mas aqueles que procuram ajuda são ditos que as entidades podem usá-la para tratar de uma grande variedade de doenças.

5)      As curas obtidas de fato podem ser atribuídas a diversos fatores tais como erro de diagnóstico, remissão espontânea, condições psicossomáticas, tratamento médico anterior, o próprio poder curador do corpo, e outros efeitos. Nickell cita um caso que pode envolver uma combinação de explicações, é o de Matthew Ireland, um viajante de Guilford, Vermont, cujo médico lhe disse que ele tinha um tipo de tumor cerebral que crescia rápido e era inoperável. Depois de dois anos de tratamentos à base de radiação e quimioterapia, Ireland fez três visitas a João de Deus. Um subseqüente teste de MRI mostrou que a massa do tumor tinha encolhido cinqüenta por cento, mas não tinha sido eliminada como a entidade tinha dito. O oncologista anterior de Ireland atribui o êxito parcial ao tratamento agressivo provocado pela radiação e admite ser possível que o tipo de tumor específico possa ter sido diagnosticado errado.

O relatório completo em inglês se encontra em http://www.csicop.org/si/2007-05/nickell.html

39 respostas a “João de Deus: Um Impostor?”

  1. moizes montalvao Diz:

    Efeito da sugestão e desejo de vivenciar algo milagroso seriam suficientes para explicar o sucesso do pobre João de Deus e de muitos outros nesse brasilzão. João de Deus é fichinha comparando-o com os milagreiros carismáticos. Vá a uma igreja curandeira e verá “maravilhas”, se preferir, ligue a televisão, aparecem uns doidos curando tudo. Tem um que dirige um “show da fé”. A devoção ao almejo religioso transformou-se em espetáculo… show da fé…

  2. Prof.novaes Diz:

    A crítica de Joe Nickell é tão inconclusiva quanto a possibilidade de ser as curas (quando existem) uma consequencia da ação mediúnica de João de Deus.

  3. Ilo Dias de Oliveira Diz:

    Só não consigo entender por que há pessoas que se dedicam a divulgar a descrença.O que ganham com isso?
    Fazem o mesmo que os crentes.Tentam convencer o máximo de pessoas que podem a pensar como eles.Seriam menos convictos crendo ou descrendo sozinhos?

  4. Leandro Diz:

    Porque impostor ?

    E os Pastores das Ingrejas evangêlicas ? e os Padres ?
    Esse sim são todas corretos né !
    Acho que que em toda religião tem impostor .
    Tenho certeza que DEUS existe, pois mesmo se o mundo foi criado por uma explosão no universo , quem é que fez o inicio dessa explosão ?

    Agora quem garante e comprove que que a biblia é verdadeira ? que realmente Deus disse tudo que está na biblia ou no evangêlico ?
    Quem é correto Buda, Maomé, Jesus Cristo, etc…
    è isso tudo depende da religião não é ?

    Temos relatos de pesssoas doentes que depois de irem ao encontro com João de Deus ficaram boas !
    Temos tambem relados de pessaoas que ao frequentarem ingrejas evangêlicas se curaram e tambem que alguns Padres com o dom da cura salvaram essas pessoas !

    MILAGRE EXISTE SIM !!!

    Os médicos mesmos dizem que na medicina nada é 100%, mas não acreditam em milagres !! estranho né ?
    A medicina toda avançada não consegui ainda criar uma maquina de gravar em imagens e sons tudo o que você sonhou !

    Não somos obrigados a acreditar em tudo, mas devemos respeitar as pessoas e suas crenças !!!

    O que devemos fazer é ajudar ao próximo e não criticar !

  5. Carmen Souza Diz:

    Há anos frequento a Casa de Dom Inácio e lá encontrei conforto,cura física e espiritual.Para quem crê em Deus e se entrega com confiança e disciplina,as bençãos são alcançadas.O médium João é um ser iluminado e sempre diz que quem cura é Deus e a fé.Mas como as próprias Entidades dizem `Para aquele que crê nenhuma palavra é necessária, para o incrédulo nenhuma palavra basta.`

  6. ella Diz:

    é simples ! qm diz q acredita em Deus deve acreditar em td q ele deixou escrito p nós… se nao credita q o VERBO SE FEZ CARNE! ENTAO SIMPLESMENTE NAO ACREDITA Q JESUS POD SALVAR SUA VIDA E Q TD Q ELE FEZ E DEIXOU VEIO DO PROPRIO PAI! SE ELE DIZ Q NAO GOSTA Q ADOREM IMAGENS.. MAS Q ADOREM SOMENTE A ELE ENTAO É ISSO Q DEVE SER FEITO! SE ELE DIZ Q NAO DEVEMOS CONSULTAR OS MORTOS ENTAO NAO DEVEMOS FAZER! PQ OS MORTOS JÁ ESTAO NOS LUGARES Q ELES ESCOLHERAM”CEU OU INFERNO” E SE ALGUNS PASTORES PADRES E SEJA LÁ QM FOR … ROUBAR OU ENGANAR AS PESSOAS VÃO TDS P INFERNO PQ ESSA É A CONDENAÇAO D QUEM NAO FAZ OQ DEUS QUER… E ACONTECERÁ MUITO MAIS COISAS P Q AS PESSOAS NAO DESEJEM CUMPRIR OQ DEUS MANDA… E INFELISMENTE MUITOS NAO SUBIRÃO NO JUIZO FINAL… MAS ESPERO Q ATÉ LÁ O MEU BRASIL SE DE CONTA D Q PRECISAMOS SERVI AO UNICO Q DEIXOU A GLORIA , MORREU E RESSUCITOU P Q TIVESSIMOS CHANCE D CHEGAR AO PAI CELESTIAL E UNICO Q É CAPAZ D CURAR , TRAZER PAZ E TD Q PRECISARMOS….. Q DEUS ABENÇOE A TDS NÓS DO BRASIL….. E NAO JUGEM P NAO SEREM JULGADOS….

  7. Saulo Ramos - Vila Velha -ES Diz:

    Vivemos em um mundo que a crença tornou-se comercio paralelo a descrença. O homen em toda a sua estória só tornou-se crente quando as questões resolvidas beneficiava a si mesmo.Felizmente somos incapacitados de julgar previamente a espititualidade, porque a nossa capacidade é limitada até mesmo o que requer a materialidade. Somos aprendizes que galgamos a evolução até mesmo pela misericordia divina que oferece oportunidades e jogamos no abismo da negatividade. A espiritualidade esta presente em qualquer credo, basta o ser trabalhar em harmonia com o superior. Na espiritualidade não existe diferenciação entre titulos, clero, nobreza ou santificação, nada interessa a evolução espiritual, pois a materialidade e cedida ao terraqueo sendo feito o uso com retorno posteriormente a sua origem mineral. Quanto a luz, que tanto almejamos, sempre pertenceu a espiritualidade,assim sendo,como pobres pedintes travestidos em um corpo físico, entederemos algum dia dia, partindo do ponto de cada ser que habita o universo o porque? o que adianta o intelecto sem a finalidade? o progresso sem a aplicabilidade? a materialidade distanciada da espiritualidade?
    Entre pensamentos, saliento que a espiritualidade e uma dadiva divina não podendo ser comparada a vestibular e sim ela e concedida sem nenhum onus, apenas por caridade do PAI . Sendo assim,a mesma graça doada ao medium JOÃO DE DEUS, esta dentro de cada um de nos,basta apenas deixar sair e colocarmoos de lado o nosso extinto de promotoria das causas pessoais e equivocas em relação ao semelhante.
    Finalizando o meu pensar, pedimos luz não só para o medium, mas para todo ser, seja ele católico, protestante ou etc… mas que faça a sua parte na evolução espiritual daqueles que tanto procuram a verdadeira caridade e o amor de CRISTO.
    “PARABENS JOÃO DE DEUS”

  8. Ester Diz:

    Nem todo fenomeno pode ser explicado cientificamente. Alem das cirurgias espirituais, ha a ‘near death experience’, que nao pode ser explicada cientificamente, mas existe. Psicologos ainda nao conseguiram definir a mente, ou onde esta: no cranio? separado do cranio? A mente, ou consciencia, sobrevive mesmo quando o corpo nao? Seria a consciencia uma energia? Como todos sabemos, energia nunca termina. Se a consciencia nunca termina, nao e’ tao dificial acreditar que a consciencia de alguns se manifesta nessa vida, atraves daqueles sensiveis o suficiente para recebe-la.

  9. Sonia N. Diz:

    Caro Saulo, eu também digo: “PARABÉNS JOÃO DE DEUS, POR CONSEGUIR ENGANAR TANTA GENTE, DURANTE TANTO TEMPO” Com a agravante de que engana pessoas doentes, que viajam milhares de quilômetros, muitos com parcos recursos, acreditando na propaganda que se faz sobre os “milagres” de João de Deus. Ele deveria se envergonhar de usar este epíteto. Eu sei do que estou falando.

  10. raph Diz:

    João de Deus: charlatão? – contraponto entre a análise “apressada” de James Randi e a pesquisa da AMB:
    .
    http://textosparareflexao.blogspot.com/2009/02/joao-de-deus-charlatao.html
    .
    Reações a João de Deus – análise das variadas reações de céticos e crentes ao artigo “João de Deus: charlatão?”
    .
    http://textosparareflexao.blogspot.com/2009/05/reacoes-joao-de-deus.html

  11. Cristalino Cézar Batista Diz:

    É muita leviandade, julgar e falar sem conhecimento de causa sobre um homem que dedica sua vida ao próximo.Lembrem-se são 30 anos de trabalho, não são 30 dias! Minha mãe, tinha enxaqueca desde os 8 anos de idade e nenhum médico consguiu curá-la, somente aos 50 anos de idade foi curada por João de Deus e os Benfeitores espirituais que trabalham com ele com a permissão de Jesus.
    Abraço
    Cristalino

  12. francisco sousa Diz:

    Os estados alterados da consciência são possíveis de serem atingidos e para leigos é mais fácil o carimbo da FRAUDE. Ele manipula antes de tudo a fé individual. Primeiro é necessário ir à Casa Don Inácio, conhecer, observar e depois tecer críticas. Curas são inúmeras e não curas também. O dom da Cura é dado aos espíritas, padres, mestres orientais, pastores evangélicos, enfim a quem apresentar canais físicos/´mentais para o exercício, já comprovado pela medicina e a Física. Contudo, lembremos que a quem muito é dado muito será cobrado. Qualquer atitude errada a cobrança é mil vezes acentuada. Todos os que abusaram desta maravilha que é o dom da cura, tiveram final trágico. É antes de tudo uma responsabilidade muito grande. Jesus pregava que seríamos capazes de coisas ditas divinas, porque somos divinos em essência. O que se propaga na casa Don Inácio, é a fraternidade como um todo sem distinção de nacionalidade. As doações e comercialização de água , livros, cds, são necessárias para manter funcionando da obra. O médium João de Deus tem plena consciência da responsabilidade que assumiu. É mais fácil quando não compreendemos algo , berrarmos aos quatro ventos que trata-se de fraude. Quando algumas pessoas dão o passo à frente e usam um pouco mais de sua capacidade celebral, nós que somos apenas capazes de ver televisão e jogar bola e falar mal dos outros, duvidamos. Amai-vos e instruí-vos é a mensagem.

  13. hilda Diz:

    Os textos aqui expostos são mais um daqueles, de algum cronista niilista, que procura levantar suspeitas a tudo que se refere a espiritualidade.Quem conhece Divaldo sabe que ele não se expressa usando palavras chulas e cheia de gírias como estão em suas falas neste texto.Querido cronista, voce deveria usar melhor o seu tempo nesta pequena jornada terrena para semear coisas melhores. Talvez você seja ainda um daqueles espíritos que ajudou a jogar pedras em Jesus ou algum inquisidor preso ao passado. Pesquise melhor a sua vida e deixe que o Universo julgue quem é certo ou errado.Cada um de nós respondera por seus atos.

  14. Cláudia Queirós. Diz:

    Meu nome é Cláudia, resido em Salvador-BA. Estive na Casa Dom Inácio de Loyolla pela 5ª vez em agosto de 2010. Confesso que ora sinto saudade. Sinto saudade dos momentos em que meditei na corrente de orações, do canto dos pássaros que ouvia enquanto assitia ao pôr do sol.
    Confesso que fui muito perseverante nos meus propósitos e, embora tivesse passado por muitas provações, jamais desisti.
    Sim, eu trago no meu ser a perseverança dos peregrinos. Em 1997 percorri o Caminho de Santiago de Compostela. Aprendi a ter perseverança, fé, confiança. Aprendi também a receber mensagens espirituais e a nelas confiar.
    Durante minhas viagens a Abadiânia eu passei por transformações interessantes. Cheguei a primeira vez com o propósito de atingir a um determinado ponto mas as Entidades de Luz me mostraram que eu teria muito a aprender. Dentre outras coisas, me ensinaram a perdoar, o que, confesso, ainda estou aprendendo.
    Quando estou na corrente da Casa Dom Inácio gosto muito de me concentrar ouvindo as músicas que são tocadas. Particularmente, a música “Quanta Luz” tem um quê de especial. Gosto muito de sua simplicidade, da variação de tons, bem como da mensagem. Imagino muita luz e não raro derramo lágrimas de agradecimento, de felicidade.
    Outra música bastante especial é a Oração de São Francisco de Assis. Também me emociana muito. São Francisco de Assis curou minha tia de um câncer agressivo. Sou-lhe muito grata amada Entidade de Luz.
    Agradeço muitíssimo às Entidades de Luz, que inclusive se fizeram presentes durante o período em que eu “dormia” na pousada em que me hospedei. Dr. Augusto de Almeida, eu o considero um amigo espiritual sério, determinado e que realmente opera milagres. A amorosidade de Dom Inácio de Loyola, por sua vez, é algo que não sai de nossas lembranças.
    Recentemente uma amiga voltou de uma visita à Casa Dom Inácio de Loyolla e ao nos contar sobre sua experiencia junto à Entidade de Dom Inácio ela visivelmente se emocionou. Eu, é claro, compreendi, porque já havia sentido algo parecido.
    Comprei alguns livros sobre o trabalho realizado pelas Entidades de Luz na Casa Dom Inácio de Loyolla. Também adquiri o vídeo Healing. Eu os tenho emprestado como forma de divulgar a Casa Dom Inácio de Loyolla.
    Tenho pedido às Entidades de Luz que intercedam favoravelmente para que o Médium João e toda a equipe de voluntários da Casa Dom Inácio de Loyolla venham a Salvador-BA ainda em 2011. O povo de minha cidade, tão aberto à diversidade das manifestações espirituais certamente vai receber a todos de braços abertos. Esses serão dias DE LUZ, MUITA FELICIDADE.
    Que assim seja!
    Cláudia Queirós
    [email protected]

  15. zizy brito Diz:

    BOA NOITE,
    QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO CONTINUE ILUMINANDO A TODOS NÓS.
    JÁ AGRADECI A DEUS E AOS SEUS MENSAGEIROS,A GRAÇA ALCANÇADA ATRAVÉS, DO QUERIDO E ILUMINADO JOÃO DE DEUS.
    A NOSSA PEQUENA MARIANINHA, APÓS O NOSSO PEDIDO DE AJUDA, FOI EXAMINADA NO CÉREBRO E O RESULTADO FOI ATIVIDADE CEREBRAL NORMAL,SENDO QUE,NOS QUATRO EXAMES ANTERIORES,CONSTAVA ELETRICIDADE DIFERENCIADA, O QUE CAUSAVA AS CONVULSÕES.
    MUITISSIMO OBRIGADA A VC QUE NOS ATENDEU E ENCAMINHOU NOSSO APELO.
    QUE DEUS O ABENÇOE, SEMPRE E AO JOÃO DE DEUS, MINHA ETERNA GRATIDÃO.
    DOU GRAÇAS A DEUS E A JESUS
    MARINA E ZIZY(tia da marianinha)

  16. maria Diz:

    é uma pena que as pessoas queiram modificar as curas que acontecem em abadiÂnia, ele é o maior médium de cura que existe no nosso pais, e é por isso que só tem estrangeiro, porque lá fora ele é reconhecido e admirado por todos, fui curada de diversas doenças incuráveis na casa, a medicina já tinha dado prazo de validade.
    não tirem o direito das pessoas conhecerem esse lugar sagrado, um portal para conhecer as entidades de luz da casa de d. inácio, eles vem para nos ajudar , atirar as nossas dores, abrir nossos caminhos, só amor, é uma missão.assim como os santos são entidades de luz, as entidades da casa de d. inácio também.você que está lendo esse e-mail, não perca a oportunidade de conhecer abadiânia, você nunca viu um hospital espiritual na sua vida, não tem energia mais fantástica do que lá, não perca tempo com essas reportagens, vá, sentir a casa de d.inácio é um momento unico e graças a Deus ele é brasileiro

  17. Luis Diz:

    Querer contestar alguma coisa com frases do tipo: “Um cirurgião que comentou as incisões de João de Deus…”
    é palhaçada!!! é tão vago quanto.

    Quem é o cirurgião?

    É a mesma coisa que eu dizer que Deus existe porque o meu vizinho afirmou que existe. Quanta credibilidade. Parei de ler ali.

  18. MARCIA NOMURA Diz:

    LAMENTO POR VCS. ESPERO Q UM DIA VCS PRECISEM DAS ENTIDADES DE LUZ E ELES TIRARAM AS VENDAS DOS TEUS OLHOS. EXISTEM MUITO MAIS ALEM QUE OLHOS E AS MÃOS PODEM ALCANÇAR. EU UM DIA FUI TOMÉ… HJ SOU FILHA DA CASA DOM INACIO DE LOYOLA COM MUITO ORGULHO E COM MUITAS GRAÇAS ALCANÇADAS EM MINHA FAMILIA, E AMIGOS… E MUITAS PRESENCIADAS NA CORRENTE DE MEDIUM. SOU ADVOGADA DE RIBEIRÃO PRETO/SP E COMO AGRADECIMENTO A CADA 2 MESES VOU A ABADIANIA PARA FICAR NA CORRENTE DE MEDIUNS ONDE SINTO PAZ E SEI QUE ESTOU AJUDANDO O PROXIMO. LAMENTO QUE EXISTAM NO MUNDO PESSOAS TÃO POBRES DE ESPIRITO. QUE DEUS ILUMINE VOSSOS CORAÇÕES, E QUE VCS ENXERGUEM A LUZ SEM A NECESSIDADE DE PASSAR PELA DOR, COMO PASSEI.
    FIQUEM COM DEUS, E A FALENGE DE DOM INACIO VOS ILUMINE.
    MÁRCIA

  19. Rodrigo Diz:

    De todos os charlatoes que prestam um desserviço a quem tenta comprovar a mediunidade talvez este seja o mais pernicioso deles. Para fazer uma pesquisa mais a fundo perguntem pela cidade aonde ele vive, ouvirão historias bem “curiosas” sobre este homem, além dessas de gente que vê todo esse marketing. Na internet costumam aparecer entusiastas desesperados, catolicos, umbandistas, espiritualistas e até mesmo espíritas(com ideias anti-doutrinarias pq curandeirismo não e defendido por Kardec que era um homem sensato) mas um observador serio dificilmente tem uma opinião favoravel sobre as bizarrices e cutucadas de tesoura dele, aqeule circo dos horrores agra muito os popularse, mas ate hj realmente não vi evidencias serias.

  20. Rodrigo Diz:

    *agrada muito os populares, mas ate hj realmente não vi evidencias serias.

  21. lemes Diz:

    Até hoje só vemos relatos e alegações.
    Como dizia o outro, o mundo está perdido….se fosse assim nós estariamos todos bem pq o que tem de pilantra nesse mundo, basta sair na rua pra ver isso, trago sua mulher de volta, prosperidade, riqueza, cura milagrosa…etc.
    como diz o ditado. “enquanto existir cavalo(pessoas desesperadas) o são jorge não andará a pé(muito pilantra vai ganhar dinheiro, pq nada é de graça).”

  22. vitor Diz:

    Sonia, infelizmente eu to começando a concordar com vc e com a materia. Ouvi coisas dantescas desse pevertido, coisas que podem, se provadas, botar ele na cadeia. Nao posso continuar por aqui, se vc puder entra em contato comigo, meu e-mail [email protected] . Queria conversar mais com vc se possivel.
    Atenciosamente, Vitor.

  23. josenir ferreira campos Diz:

    Ainda somos o TOMÉ, o incredulo, que so acredita vendo.E muito dificil conviver com o ser humano.

  24. kley Diz:

    …estive presente em tal casa para acompanhar e observar o rito, diante do exposto nada me impressionou..além, dos R$ 50,00 cobrados por compridos de folha de maracujá…aceitava cartão..se vc não tivesse dinheiro…peguei uma fila enorme.. para chegar ao tal vidente..nunca tinha visto tanto sincretismo religioso…música evangélica, imagens de santos católicos, budas.. e cristais enormes…e muitos estrangeiros desencantados… buscando algo mais..um sentindo da sua existência… após, aquela enorme fila peguei na mão de um senhor branco de olhos claros e adornado de ouro (colar e anel), já foi garimpeiro, fala umas palavras sem sentido e rabisca algo..(receita), pra pegar , ops! digo pagar o remédio.. para uns ele manda comprar até 3 vezes, ou seja, R$150,00 por folha de maracujá… claro que eu não peguei/paguei, ..observei que ele ajuda bastante.. o comércio local (hospedagem), a moeda local (euro/dólar),.. e ainda tinha uma sopa .. dita abençoada… não comi, fiquei com receio que fossem cobrar..pt

  25. Lasa Diz:

    Ola Vitor e Sônia. Acredito na espiritualidade. Fui em busca de uma enfermidade la em Abadiania e me dei mau. Realmente as pessoas deveria se informar mais e vasculhar esta acusação de “atentado ao pudor”. eu passei por isso.

  26. Vitor Diz:

    Oi, Lasa
    imagino que seja muito constrangedor para você, mas poderia detalhar um pouco mais como foi isso?

  27. Silvio Pinheiro Diz:

    Hilda,
    é crime contestar? Levantar questões? Duvidar? Indagar?

  28. Rodrigo Diz:

    Lasa, Também sei do que voce está falando. Já ouvi centenas de relatos assim e voce faz bem em falar e evitar que outras sofram este tipo de situaçao. Parabéns por não se calar, pois é algo importante trazer a tona relatos como este.

  29. Waldemar Buchwitz Diz:

    Independentemente de quaisquer comentários, prós ou contras, eu declaro que fui curado através de cirurgia invisível efetuada através do médium João de Deus, de um câncer extremamente maligno, sem ter realizado nenhum tratamento via Medicina Convencional (mesmo porque de nada adiantaria, segundo informações do oncologista eu teria, no máximo, só mais seis meses de vida). Já se passaram 11 anos e 3 meses, e eu estou aqui, escrevendo este depoimento, em plena saúde. Tenho biópsia que comprova que a doença existiu e exames posteriores que deram resultado negativo.

  30. Vitor Diz:

    Caro Waldemar,
    há casos de regressão espontânea de câncer e de erro médico, mas, mesmo assim, seria interessante você colocar o laudo da biópsia e os exames posteriores online, escaneados, para que possamos ver.

  31. DEA Diz:

    Eu questiono o motivo das pessoas que gastam um tempo e uma energia enorme trabalhando com o objetivo de ridicularizar o que não conhecem. Juntam um monte de livros de fontes questionáveis para justificar sua falta de informação. Comentar sobre os artigos lidos aqui daria um livro inteiro, então eu apenas sugiro que aguarde o tempo passar.

    Só quero fazer um comentário: sobre a dúvida quanto ao livro “A caminho da luz” onde vocês dizem ser uma contradição sobre a vinda de Jesus no inicio da formação do planeta, questionam sua “idade” – pois ele veio duas vezes – sugiro que leiam o Livro dos Espíritos na íntegra.
    Instruir-se é necessário, antes de falarmos sobre as coisas.

    Muita paz.

  32. Carlos Diz:

    Uma criança inocente as vezes mente para satisfezer uma necessidade,quer seja material ou afetiva/psicológica.
    Da mesma forma, um adulto elogia ou critica tendo como pano de fundo esses aspectos. Entretanto nenhum de nós é DEUS, podemos fazer parte ínfima D’Ele mas não o somos, para criticar ou definir verdades. O ideal é, nem elogiar nem criticar, apenas registrar experiências pessoais vividas e deixar o julgamento para os que nos leem, pois criticas destrutivas ou elogios enfáticos só distanciam as pessoas. Nos grupamentos, diferenciados pelas percepções, coexistentem tanto “boas” quanto “não boas” pessoas, dependendo das percepções individuais. Construamos a aproximação de todos através da compreensão, do entendimento e do respeito à essas percepções pois somos, e ainda seremos por muito tempo aprendizes para querermos impor nossas posições pessoais.

  33. Alexandre Borges Diz:

    O que mais tem por aí é “médium” picareta. Todavia, pergunto: quais os métodos de análise empregados por Joe Nickel com relação ao João de Deus? Ao que me consta, o indigitado avaliador é Phd em língua inglesa, bem como INVESTIGADOR PARANORMAL. Mas, até o momento não tenho conhecimento desta nova cadeira de “ciência” (investigador paranormal). Não podemos ser irresponsáveis de, em uma simples pesquisa, sem maiores avaliações, ter como irrefutável as pesquisas de uma pessoa que possui formação cética. À toda evidência o Joe é suspeito em suas avaliações. De outro flanco, o João de Deus dá provas eloquentes de que não possui conhecimentos espíritas. De começo, alerto para o fato de que o sincretismo religioso é típico da Umbanda e religiões afro-brasileiras, que misturam imagens católicas e sacramentos religiosos. Todavia, fazer uma panelada de religões espiritualistas com o Espiritismo é MENTIROSO! Aqui no blog, vejo que o combate se dirige frontalmente ao espiritismo, daí não podermos dizer que João de Deus é espírita! Só para constar, já fui espírita e, não tenho motivo algum para defender o espiritismo, porém, falar de “espiritismo kardecista” é analfabetismo do assunto. João de Deus é um místico de pensão, rodeado de assistentes muito bem preparados para ajudá-lo no embuste. Cobrar pelo bem que, supostamente se faz, vai diametralmente contra os postulados espíritas (sejamos honestos), e, pra quem sabe um pouco do riscado, vai me dar razão. Por derradeiro, vamos ser mais honestos nas questões ventiladas. O Joe Nickel não provou nada, e, não li nada que corrobore o método científico. Proposições, problemática, levantamento de dados, fotos etc. Caro Vitor, você usou a palavra “indícios” e os enumerou segundo a perspectiva do Joe. Indícios não são provas, amigo. A própria chamada da matéria é tendenciosa: “João de Deus, um impostor?” Mesmo que se esteja interrogando, cai por terra a isenção jornalística. Com efeito, quero enaltecer o autor do “blog” por fazer pesquisas outras muito elucidativas, ao arrepio desta aqui. Olavo de Carvalho, trouxe à lume uma obra fantástica que elucida a maioria dos artifícios retóricos aqui apresentados: “Como vencer um debate sem precisar ter razão”. Tal obra é da lavra de Arthur Schopenhauer (o filósofo alemão). Vejo que a maioria dos artigos aqui segue à risca o que vai na obra mencionada. Um dos pontos nevrálgicos das propostas herísticas do livro é justamente DESCREDIBILIZAR o oponente, seja verdade ou não o que se fala. deve-se rebaixá-lo, desqualificá-lo ao invés de contestar os argumentos com provas robustas e eloquentes. E, desculpe-me, Vitão, nessa matéria em particular, faltou e muito seriedade. Amplexos

  34. Larissa Diz:

    A proposta de kardec é boa e poderia se tornar ciência se os espiritas fossem mais céticos. Pena q o kardecismo se tornou um catolicismo disfarçado cheio de dogmas intocáveis e reservado às elites.
    Alguém sabe onde consigo a primeira edição do livro dos espíritos em francês? E as revistas espiritas originais? Queria ter certeza que o Vaticano, digo, a FEB, não alterou o conteúdo.

  35. tontao Diz:

    Ao ler alguns dos comentários fico preocupado como as pessoas se manifestam de forma inconsequente sobre coisas a qual tem pouca informação. Joao de Deus e´um nome dado por pessoas que foram beneficiadas por ele. Cabe esclarecer alguns pontos : 1) Ao contrario da afirmação de que ele e´espirita isso não e´verdade pois ele mesmo declara que e´devoto de sta Rita de Cassia. Em momento algum se declararou espirita. Mesmo porque ele nunca leu Alan Kardec pois ele e´analfabeto. Portanto não procede as criticas dos espiritas.2) A Casa de Dom Inácio e´concebida como uma casa de oração e caridade e não como centro espirita.Recebe pessoas de todos os credos e religiões com igual respeito.3) Portanto não e´porque alguns dos auxiliares tem convicção espirita a casa toda e´espirita. Existem filhos da casa que são católicos,evangelicos,budista,muçulmanos etc.4) O dom que ele possui e´um caso raro no mundo e não precisa provar em nenhum palco de magico. Se Randi quer prova porque não vai ele a Abadiânia. Com certeza a entidade não se recusara´a recebe-lo.5) Tanto isso e´verdade que ele não precisa de um canal de televisao como os milagreiros charlatães, no entanto as pessoas vao procura-lo porque sabem que o trabalho e´serio.6) Nunca se provou que as cirurgias que são realizadas são fraudes 7) Deveriam fazer o que eu fiz :Mesmo sendo cético neo darwinista fui ate´la´. Constatei e testemunhei fatos que estão abalando todo o meu ceticismo

  36. Gilgamesh Diz:

    O artigo é bem tendencioso e a investigação do “cético” Joe Nickell é muito superficial. Será que o “cético” Joe Nickell fez uma investigação in loco, séria e imparcial, ou será que são apenas especulações? O artigo deveria, também, mostrar a investigação da Associação Médica Brasileira (AMB), disponível site da Scielo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000300002
    O link http://www.csicop.org/si/2007-05/nickell.html não diz coisa alguma sobre a investigação em questão.
    O artigo afirma que o João de Deus raspa o branco do olho do paciente, mas esta afirmação não corresponde à verdade, porque ele raspa a área da córnea que reveste a íris e a pupila (é só ver os diversos vídeos disponíveis). Eu conheço uma pessoa que passou por tal cirurgia, quando jovem, com o João de Deus, e curou-se totalmente de uma grande miopia. Essa pessoa constatou a cura ao ir novamente ao oftalmologista.

  37. Prajna Diz:

    João de deus é aceito por todos os Espíritas? Pelo que vejo sim. Assim como cx? Foi confirmado pela ciência?
    .

  38. Delfim Diz:

    Todos que criticam não só ao João como a qualquer religião devia entender que sem elas o Brasil estaria bem pior. Quanto ao João Teixeira ser charlatão o Brasil estaria muito melhor se todos os charlatões que povoa estes pais fizesse o trabalho que o João faz. O meu humilde ponto de vista e que para criticarmos devemos avaliar se o que nos estamos criticando nos traz mais mal do que bem se não nossa critica estará na contra mão da realidade

  39. LBarbosa Diz:

    Bom, como espirita o q eu tenho a falar eh que este John Nickel nem ao menos tentou conhecer a base do espiritismo antes de inferir qualquer analise. A priori, o ponto 1 ja começa errado, pois espiritos, segundo a doutrina de Kardec, se comunciam de forma universal, ou sejam idiomas não sao barreiras no mundo espiritual…enquanto o médium, mesmo sendo um porta voz, ainda detem suas limitações do mundo fisico, portanto segundo esta base, ele se comunicaria sem problemas com o espirito do antigo espanhol loyola (ate por que o idioma nao é uma barreira para quem esta no plano superior).

    Mas isso nao nega o fato que Joâo de Deus deve ser questionado sim. Alias de falsos profetas e charlatões, de muitos tem por ai, até por que a propria base kardecista, ensina que, devemos questionar.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)