Um Experimento de Sonho Telepático com “The Grateful Dead” (1973)

Este artigo possui a participação dos psíquicos Malcom Bessent e Felícia Parise em um estudo controlado de telepatia, em que se tentou transmitir imagens aos psíquicos enquanto dormiam. Houve, porém, uma sessão piloto antes com pessoas mais ou menos conhecidas, em que até Stanley Krippner participou como sujeito da experiência. Ocorreram descrições extremamente precisas, tanto na sessão piloto, como no estudo com os psíquicos. Coloquei as imagens usadas no experimento ao fim do artigo como um anexo. Para ler o artigo em português, clique aqui. Muito agradeço a Luis Felipe de Lima Correa Leite que tem prestado um auxílio inestimável a este blog em termos de tradução. Para ler o artigo em inglês, clique aqui.

102 respostas a “Um Experimento de Sonho Telepático com “The Grateful Dead” (1973)”

  1. Marciano Diz:

    Por enquanto, tenho apenas um comentário a fazer:
    https://www.youtube.com/watch?v=1uby6jFCDjE
    Depois de ler o artigo, vou ver se consigo mais alguma coisa.

  2. Marciano Diz:

    The Grateful Dead began performing in 1964 and are one of the originators of “acid-rock” or “the San Francisco Sound.” The group played for Ken Kesey’s “Acid Tests” in La Honda, California, and participated in the early Trips festivals, the Monterey Pop Festival, and the First Family Dog Dances in San Francisco (Krippner, 1970). Jerry Garcia, a member of the group, describes how the name originated:

    Back in the days of the Acid Tests, we were looking for a name. We’d abandoned The Warlocks, it didn’t fit anymore. One day we were all over at Phil’s house smoking DMT. He had a big Oxford dictionary, opened it, and there was “grateful dead,” those words juxtaposed.
    It was one of those moments, y’know, like everything else on the page went blank, diffused, just sorta oozed away, and there was GRATEFUL DEAD, big black letters edged all around in gold, man, blasting out at me, such a stunning combination. So I said, “How about Grateful Dead?” and that was it. (Lydon, 1969.)
    Olhando por esse lado, faz bastante sentido.

  3. MONTALVÃO Diz:

    /
    A grande doença da paranormalidade é que as coisas não andam, não progridem. O experimento relatado foi em 1970 e dado como de resultados ESTATISTICAMENTE positivos (ou promissores), e não poderia ser de outro modo: psi sempre dá certo com alguns poucos, embora com muitos não dê em nada…
    .
    Pois bem, hoje, 6/7/2017, ou seja, 47 anos, 3 meses e 21 dias depois, o que se tem de novidade ou evolução sobre psi em sonhos? Pouco, tão pouco que uma palavrinha cabe direitinho nesse quadro: NADA!
    .
    E A EXPERIÊNCIA? Tão psicodelicamente projetada para dar alguma resposta, por mais doida que fosse, que dela nada de útil se pode extrair.
    .
    Ficarmos no presente a divagar sobre bobagens lucubradas há 47 anos, que resultaram num zero, é atitude bobagética igual ou maior que a bobagem precedente.
    .
    CASO ENCERRADO.

  4. Vitor Diz:

    Oi, Montalvão
    .
    esses “poucos” passaram REPETIDAMENTE em testes controlados. Malcolm Bessent foi o equivalente ao Dale Graff de hoje. Passou por múltiplos investigadores independentes. Abaixo segue uma lista de estudos (não exaustiva) em que Bessent passou:
    .
    1) http://spiritualscientific.com/yahoo_site_admin/assets/docs/Telepathy_and_Dreams_Krippner.14671555.pdf (1970)

    2)https://www.researchgate.net/publication/18852785_An_Experimental_Approach_to_Dreams_and_Telepathy_II_Report_of_Three_Studies (1970)

    3) https://www.researchgate.net/publication/232513393_A_Precognitive_Dream_Study_with_a_Single_Subject (1971)

    4) https://www.researchgate.net/publication/232549642_A_second_precognitive_dream_study_with_Malcolm_Bessent (1972)

    5)https://www.researchgate.net/publication/18648716_An_experiment_in_dream_telepathy_with_The_Grateful_Dead (1973)

    6) https://app.box.com/s/6pizod8i2w4f4r6tiaaoz8zvylf9pagc (1987)

    7) https://app.box.com/s/x1gdeslar6hxqmw43stva64ljczc38va (1996)
    .
    E há muitas e muitas novidades sobre psi em sonhos. A evolução foi ENORME. Espanta-me que vc desconheça. Exemplos do que sabemos:
    .
    a) A cor nos sonhos é um discriminador altamente confiável para identificar a impressão artística ou fotografia alvo, tanto em testes de clarividência como precognitivos.
    .
    b) Sonhos em preto e branco ocorreram para fotografias em preto e branco. Os elementos de cor apropriados apareceram nos sonhos para fotografias com características de cor.
    .
    c) A visão (imagens) em sonhos psi/precognitivos geralmente se assemelha à visão comum; a precisão das imagens do sonho é uma função da clareza dos limites e do grau de contraste entre as imagens da fotografia e o seu redor.
    .
    d) O final do sonho é mais fácil de lembrar que as outras partes do sonho.
    .
    e) O final do sonho é como uma peça: a mensagem mais importante da peça, o seu arremate, é apresentada no final.
    .
    f) quando a imagem alvo é complexa, com muitas características dominantes, vários supostos sonhos psi ocorrem na mesma noite. Sobrepor no esboço as imagens centrais do sonho ou de seus finais pode fornecer uma boa representação da imagem alvo e as relações espaciais de suas diversas formas.
    .
    g) Quando a imagem alvo tem apenas um elemento principal, apenas um sonho com uma imagem central ocorre.
    .
    h) A pesquisa de visão remota e dados psi em geral mostraram que a percepção psi de palavras, letras ou números não é confiável.
    .
    E vc chama isso tudo de NADA?

  5. MONTALVÃO Diz:

    /
    E há muitas e muitas novidades sobre psi em sonhos. A evolução foi ENORME. Espanta-me que vc desconheça. Exemplos do que sabemos:
    […]
    E vc chama isso tudo de NADA?
    /.
    CONSIDERAÇÃO: chamo isso de PUTZGRILO!
    .
    Se você, que é você, não percebe a bobajada da coisa, não serei eu, que sou eu, quem conseguirá mostrar-lho… Tivesse eu tempo e saco lhe diria algumas coisinhas adicionais, a meu ver, claras no desestudo apresentado. Infelizmente, no momento, falta-me tanto o tempo quanto, principalmente, o saco.
    .
    Talvez de Marte ou o Gorducho possam contribuir…

  6. Gorducho Diz:

    Contribuo dizendo que o Sítio é dele e portanto dá a ele a linha editoria que bem entende :mrgreen:
     
    O melhor que podemos fazer é ficar quieto, deixando com 0 respostas os tópicos.

  7. Marciano Diz:

    Marciano Diz:
    JULHO 6TH, 2017 ÀS 7:39 PM
    Extra! Extra!
    Tiroteio durante palestra em centro espírita deixa quatro mortos.
    Marciano Diz:
    JULHO 6TH, 2017 ÀS 7:42 PM
    Não é sacanagem!
    Foi hoje cedo.
    Imaginem a cena.
    Não sei qual era o tema da palestra, mas quatro desencarnes durante uma palestra é inimaginável.
    http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/quatro-pessoas-sao-mortas-e-oito-ficam-feridas-durante-tiroteio-em-centro-espirita-no-grande-recife.ghtml

  8. Vinicius Diz:

    “Entre os frequentadores do Geap que ficaram feridos, um teve alta e outro, de 30 anos, encontra-se no Hospital da Restauração.”
     
    O nome do hospital parece daqueles que fica em NL.
    Putz, foi um bang-bang hein.
     
    Se houvesse um ou mais paranormais lá dentro conseguiriam via “visão remota” percebem bandidos entre os presentes?

  9. Vinicius Diz:

    MARCIANO diz: Qual seria o tema? Amai os vossos inimigos? Os espíritos que protegem os centros? Karma? Perdão?
     
    Lá na FEESP já ouvi uma palestrante dizer que quem protege o referido local são espíritos “grandalhões’, musculosos (juro que falou) e ainda com sorrisinhos quase que maliciosos.
     
    Depois dessa acho melhor os seguranças da FEESP usarem armas. Seguranças privados podem portar armas ?

  10. Marciano Diz:

    Oi, Vinicius.
    Pra mim você não precisa jurar, porque eu também já ouvi essa história dos espíritos protetores nos centros.
    Quanto à segurança privada, podem portar arma, desde que em serviço e desde que a empresa seja regular e licenciada para tanto.
    Só acho muito difícil que um segurança conseguisse matar dois bandidos, como fez o PM.
    O PM que morreu ou foi pego de surpresa, por estar muito próximo dos bandidos que começaram o assalto, ou era muito bobo, o que é difícil de encontrar, tanto na PM quanto na Civil.

  11. Marciano Diz:

    Aliás, quanto aos espíritos protetores, por que acha que eu
    me referi a eles, em uma das perguntas?

  12. MONTALVÃO Diz:

    /
    Gorducho, o Gigaview está querendo seu face para adicioná-lo como amigo, você tem?

  13. Eu Sou a Universal Diz:

    Senhores amigos, andei um tanto afastado devido a uma série de afazeres, mas estou retornando agora que me encontro com mais tempo. É lamentável a que nível de violência chegou o nosso país, mesmo em um centro espírita que não prega a verdade, eu sinto muito mesmo pelas vítimas. Eu gostaria de dizer que tive um sonho que me era revelado algo sobre o amigo Marciano, eu não o conheço pessoalmente mas o nome Marciano, eu só conheço o daqui das pessoas que tenho amizade ainda que virtual. Amigo Marciano, o sonho revelador era algo tipo turismo no Leste Europeu. Não sei se o amigo conhece lá ou pretende ir para lá. Mas o sonho era com mulheres que queriam o arrastar para a perdição depois de uma mesa cheia de bebida alcoólica em que as garrafas estavam vazias. Eu só via o amigo de costas vestindo um grande casaca que não revelava o seu rosto e nem corpo. E as mulheres gritavam algo tipo ” Martian, poj?me na to, co je dobré.” Era em tcheco, e era algo tipo “vamos ao que interessa Marciano”. O sonho se passava essa legenda, e descobri que era em tcheco. Lembro bem do escrito e procurei a tradução no google confirmando que elas queriam te levar a perdição depois de o amigo alcoolizado. Aconselho-te a passar em uma igreja da sua preferência para um culto de libertação, pois se estiver de viagem ao Leste Europeu, vai precisar de proteção das pomba giras de lá. E muito cuidado com bebidas e mulheres por aqui também.

  14. Gorducho Diz:

    Não sou adepto do Facebook, AMo

  15. Gorducho Diz:

    Poi é “sacanagem”, não é ❓

  16. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Poi é “sacanagem”, não é?”
    /.
    NÃO É SACANAGEM, ele me enviou recado pelo meu face…

  17. Gorducho Diz:

    Poj – a palavra que o espírito ditou pro Pastor tenho a vaga ideia que se refere a fazer coisas cujas não tenho coragem de explicitar neste Sítio dado o alto nível dos frequentadores; se é que me entende…
     
     
    Não uso Fb: é isso.
    Sr. Gigaview é merecedor de todo meu respeito e somos aliados políticos lá.

  18. Gorducho Diz:

    Estou chutando… não estou nem vou pesquisar por “poj” no Google pra não contaminar a autenticidade do achismo.
    Pr’aqueles lado eu andei até Budapest (mulheres lindíssimas).
    As russas acho que são também mas só as vi fora da Россия
    🙁

  19. Gorducho Diz:

    Pra cima meu conhecimento vai até a saída E de Berlin por onde o Жу́ков
    entrou. A tal de colina aquela onde os tanques dele atolaram não me lembro…
    Lá vi o busto daquela que se não me engano reencarnou no Brasil (claro).

  20. Eu Sou a Universal Diz:

    poj me na to, co je dobré = Vamos ao que interessa. Não tem palavra pornográfica que eu jamais pronunciaria mesmo em outro idioma. Essa frase pode ter vários sentidos como uma orgia, consumo de quimicas proibidas, vandalismo, ou coisas de cunho negativo em geral devido a circunstância da revelação que me foi dada.

  21. Eu Sou a Universal Diz:

    Corrigindo a redação: não te palavra pornográfica. Coisa que jamais eu…

  22. Eu Sou a Universal Diz:

    tem.

  23. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Senhores amigos, andei um tanto afastado devido a uma série de afazeres, mas estou retornando agora que me encontro com mais tempo. É lamentável a que nível de violência chegou o nosso país, mesmo em um centro espírita QUE NÃO PREGA A VERDADE, eu sinto muito mesmo pelas vítimas.”
    ./
    CONSIDERAÇÃO: se tem UM centro espírita que não prega a verdade, deve ter outros que a preguem…
    .
    Então, onde é que se prega a verdade?
    /
    /
    “Eu gostaria de dizer que tive um sonho que me era revelado algo sobre o amigo Marciano, eu não o conheço pessoalmente mas o nome Marciano, eu só conheço o daqui das pessoas que tenho amizade ainda que virtual.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: marcianos são mesmo difíceis de serem encontrados na Terra, em Marte tem bastante…ou tinha…
    /
    /
    “Amigo Marciano, o sonho revelador era algo tipo turismo no Leste Europeu. Não sei se o amigo conhece lá ou pretende ir para lá. Mas o sonho era com mulheres que queriam o arrastar para a perdição depois de uma mesa cheia de bebida alcoólica em que as garrafas estavam vazias.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: descobriu que o de Marte é agente secreto… que nem o James… Bond…
    /
    /
    “Eu só via o amigo de costas vestindo um grande casaca que não revelava o seu rosto e nem corpo.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: claro, ele está sempre disfarçado…
    /
    /

    “E as mulheres gritavam algo tipo ”Martian, poj-me na to, co je dobré.” Era em tcheco, e era algo tipo “vamos ao que interessa Marciano”. O sonho se passava essa legenda, e descobri que era em tcheco.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: a melhor tradução: “Marciano, me dê o que é bom!”. Pô, nenhuma tcheca nunca me disse algo assim… tem gente que nasce mesmo com sorte…
    /
    /
    “Lembro bem do escrito e procurei a tradução no google confirmando que elas queriam te levar a perdição depois de o amigo alcoolizado.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: pra alcoolizar um marciano só mesmo muitas tchecas… vai ver seja por isso que ele goste desse negócio, de tchecas, que nem eu, embora atualmente estou meio que em recesso (tenho que abrir espaço para os que chegam).
    /
    /
    “Aconselho-te a passar em uma igreja da sua preferência para um culto de libertação, pois se estiver de viagem ao Leste Europeu, vai precisar de proteção das pomba giras de lá. E muito cuidado com bebidas e mulheres por aqui também.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: nós estamos, ele, Gorducho, Vinícius e eu fundando uma igreja. Ainda não foi inagurada porque o nome não foi objeto de consenso, talvez, agora que sabemos do “pobrema” fique “igreja universal da libertação das tchecas”… no próximo concílio decidiremos, nós que somos bispos, obreiros e tchequeiros…
    .
    E também há um grande abismo entre o leste brasileiro e o europeu, de modo que as pombas de lá não esvoaçam por cá e vice-versa (ou é o contrário?)…

  24. Gorducho Diz:

    Não seria pornográfica Pastor: seria como
    [Almeida] e conheceu Adão a Eva, sua mulher;
    “sacanagem”… se é que me entente. Mas não me animo ser mais explicito :shame:
     
    Mas repito: foi só impressão minha.

  25. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Agora é oficial: Microsoft irá demitir milhares de funcionários”
    /.
    PÔ, logo agora que mandei meu currículo para concorrer a cargo de faxineiro-sênior na corporação…
    .
    Não tenho sorte mesmo na vida… talvez na morte…

  26. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Não seria pornográfica Pastor: seria como
    [Almeida] e conheceu Adão a Eva, sua mulher;
    “sacanagem”… se é que me entente. Mas não me animo ser mais explicito”
    /.
    E COPULOU Adão com sua Eva… não me animo a ser mais explícito, mas tem uma palavra com “f”…

  27. Gorducho Diz:

    Repito: eu achei que poj é isso mas de memória, achismo.
    Se não é, não é.
     
    [MP
    destinatário: Analista Moltalvão

    Esqueci como se faz o ruborizado de vergonha, mas não quero dar o braço a torcer perguntando…
    se AMa fizer eu discretamente colo no Excel e (re)descubro como é…
    FIM DA MP]

  28. MONTALVÃO Diz:

    :$

  29. MONTALVÃO Diz:

    TESTE2
    :-I

  30. MONTALVÃO Diz:

    teste3
    😳

  31. MONTALVÃO Diz:

    &#128563

  32. MONTALVÃO Diz:

    🙌

  33. MONTALVÃO Diz:

    😈

  34. MONTALVÃO Diz:

    /
    😉
    😜
    🙅
    🙊

  35. MONTALVÃO Diz:

    🙋

  36. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Montalvão a Ovelha Perdida! Nenhum centro espírita prega a Verdade a bem da verdade. Eu não me conformo como uma potência como o senhor pode ficar de fora do rebanho que bem no fundo de sua alma preciosa sabes qual é. Deves conhecer essa música e vou lhe oferecer. É o senhor personificado em uma canção:
    ———————————————–
    ———————————————–

    Eram cem ovelhas, juntas num aprisco
    Eram cem ovelhas, que amante cuidou
    Porém numa tarde, ao contá-las todas
    Lhe faltava uma, lhe faltava uma e triste chorou
    **********************************
    **********************************
    As noventa e nove, deixou no aprisco
    E pelas montanhas a buscá-la foi
    A encontrou gemendo tremendo de frio
    Curou suas feridas, pôs logo em seus ombros
    E ao redil voltou
    *******************************
    *******************************
    Essa mesma história volta a repetir-se
    Pois muitas ovelhas perdidas estão
    Mas ainda hoje o pastor amado
    Chora tuas feridas, chora tuas feridas
    E quer te salvar

  37. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Gorducho, é um país bonito a Tchecoslováquia?

  38. MONTALVÃO Diz:

    /
    Gorducho, deu certo a carinha envergonhada?
    😉

  39. MONTALVÃO Diz:

    /
    Pastor,
    Amanhã lhe respondo, agora estou assistindo ao UFC e depois vou para a caminha…
    🙇

  40. MONTALVÃO Diz:

    🙏

  41. Gorducho Diz:

    Não: a vergonha oscila.
     
     
    ==============================================================
    é um país bonito a Tchecoslováquia?
    ==============================================================
    O país são 2 Pastor:
    República Tcheca + República Slovenska.
    A Tcheca pode-se dizer que sim e.g. a Boêmia.
    A Slovenska não tenho grande memória; só de passagem mesmo. Não tem maiores coisas que eu tenha fixado na mente acerca…

  42. Marciano Diz:

    Pastor, é sempre um prazer vê-lo aqui.
     
    Seu sonho profético chegou um pouco atrasado.
    Curiosamente, há cerca de um ano e meio, estive com vários estrangeiros em um congresso. Alguns deles eram da Ucrânia (nada de República Tcheca), inclusive mulheres, hipnoticamente, mesmerizadamente lindas.
     
    Como não falo ucraniano nem eles falavam português, comunicamo-nos na nova lingua franca.
     
    Foram todos muito simpáticos e me disseram que se algum dia fosse à Ucrânia, teriam prazer em me receber. Acho que foi apenas gentileza, não sei se ucranianos são falsos como os brasileiros.
     
    Seja como for, não tenho planos de ir a qualquer país daquelas bandas, mas as mulheres de lá são realmente irresistíveis.
    Não rolou nada fora do social, mas até que eu gostaria.
    Fiquei com receio de ser grosseiro e não arrumar nada.
     
    Claro que seu sonho não tem nada a ver com o episódio. Você sonhou com isso por pensar que sou libertino e alcoólatra, mas não sou. Pelo menos, não tanto.
    Gosto de um álcool, não nego. Gosto muito mais de mulheres, ainda mais como (double meaning intended) as gostosíssimas ucranianas que conheci, mas não dou tiro n’água nem gasto munição com cachorro morto.
    Em outras palavras, só vou na boa, e não deixo ninguém me usar.
    Pode ficar sossegado.
     
     
    ===============================================================
    CONSIDERAÇÃO: descobriu que o de Marte é agente secreto… que nem o James… Bond…
    /
    ===============================================================
     
    E o Presidente traíra entrega assim meu disfarce. Sem mais nem menos…
     
    Não sou agente secreto, mas se o fosse, não diria, portanto, não adianta negar uma acusação dessas.
     
    É a mesma coisa que negar que se é mentiroso. Se eu respondo à pergunta “—Você é mentiroso?” com um sonoro “—Não!”, podem alegar que eu, na qualidade de mentiroso, jamais admitiria a verdade. Se digo que sim, estarei falando a verdade, portanto, não serei mentiroso. Acho.

     
     
    ===============================================================
    CONSIDERAÇÃO: nós estamos, ele, Gorducho, Vinícius e eu fundando uma igreja. Ainda não foi inagurada porque o nome não foi objeto de consenso, talvez, agora que sabemos do “pobrema” fique “igreja universal da libertação das tchecas”… no próximo concílio decidiremos, nós que somos bispos, obreiros e tchequeiros…
    .
    ===============================================================
     
    Precisamos retomar as negociações. Estamos perdendo tempo, e tempo é dinheiro.
     
     
    ===============================================================
    Não tenho sorte mesmo na vida… talvez na morte…
    ===============================================================
     
    Minha vidência me mostra que na morte, serás recompensado com o cargo de Ministro da Elevação Espiritual, com um salário de zilhões de bônus-hora por microssegundo.
     
     
    😳 Amado Mestre Gorducho, o mais discreto que consigo ser é lembrar-lhe de quando damos uma mancada, como verbalizamos em inglês.
     
    É uma honra para mim lembrá-lo de algo que só conheço por sua mercê.
     
    Estarei em missão reservada nas próximas horas, de modo que só volto aqui amanhã, à noite, vielleicht.
    Espero que o honorável Presidente não sabote minha missão.

  43. Marciano Diz:

    Mesmerizantemente.
    Se é para inventar neologismos, no estilo chiquista, que seja de forma correta.
    Entschuldigung!

  44. Marciano Diz:

    Saideira, em homenagem ao UFC:

     
    ===============================================================
    Esqueci como se faz o ruborizado de vergonha, mas não quero dar o braço a torcer perguntando…
    ===============================================================
     
    A resposta está discretamente mostrada acima, mas se não fôssemos ambos agentes secretos, eu teria o maior prazer de mostrar-lhe um armlock, uma Kimura, uma americana e várias outras maneiras de se torcer um braço braço forte de um filho da pátria que não foge à luta.

  45. Marciano Diz:

    By the way, Montalvão, já estou recuperado e pronto para apanhar mais.
    É apanhando que se reaprende a bater. Não me refiro ao tapout.

  46. Marciano Diz:

    Esse negócio de saideira é mesmo papo de cachaceiro.
    Sempre tem mais uma, mais uma, … , mais uma.
    Voltei somente para dizer que a forma mais eficiente e bela de se torcer um braço é com uma omoplata, que faz pressão na escápula (antigamente conhecida como omoplata, mas conserva o nome na arte suave).
    Como disse um comentarista da Globo, certa vez, é difícil escapulir de uma omoplata.
    O problema é que também é difícil conseguir um mané para se aplicar uma omoplata. Mas de vez em quando, pinta um.

  47. Gorducho Diz:

    :sorry:

  48. Gorducho Diz:

    :ops:

  49. Gorducho Diz:

    Curiosidade bizarra: agora cá num Edge W-10 32bits os emojis de AMo se me renderizam B&W.
    No celular Windows (sim: é Windows) renderizam certo a cores 🙁

  50. Eu Sou a Universal Diz:

    Amigo Marciano, ainda que não fosses libertino e alcoólatra, isso não seria problemas para nós. Se libertarias disso. É que não quero ver as pombas giras te usando como cavalo delas. Daí me preocupo contigo.

  51. Eu Sou a Universal Diz:

    não seria problema sem o “s” ***

  52. Gorducho Diz:

    보지
     
     
    Eu disse que lembrava só não disse dadonde Pastor
    :mrgreen:

  53. Gorducho Diz:

    :rage:

  54. MONTALVÃO Diz:

    /
    /
    Eu Sou a Universal Diz:
    .
    Sr Montalvão a Ovelha Perdida! Nenhum centro espírita prega a Verdade a bem da verdade.
    .
    Eu não me conformo como uma potência como o senhor pode ficar de fora do rebanho que bem no fundo de sua alma preciosa sabes qual é. Deves conhecer essa música e vou lhe oferecer. É o senhor personificado em uma canção: […]
    /.
    CONSIDERAÇÃO: pastor, vejo sinceridade em suas palavras, embora embotadas pelo preconceito típico de religiosos, de que a verdade está na doutrina “que sigo”.
    .
    Quando Pilatos interrogou a Jesus, lançou no ar a indagação: “o que é a verdade”. Diz o relato que dito isto se retirou. Difícil concluir se saiu para não ouvir a resposta de Cristo ou porque estivesse certo de que não havia resposta.
    .
    O fato é que após muitas certezas em minha vida cheguei à convicção de que não há certezas, quando muito esperanças e expectativas. Aprendi, desde criança, que Jesus morreu por nossos pecados, mas para fazer jus à salvação tinha que aceitar a proposta divina, aceitação que era concretizada por levantar a mão ante o apelo do pastor para que assim fosse feito e ir à frente da congregação, a fim de confirmar a decisão e receber oração. Depois vinha o batismo e pronto, mais um salvo no reino de Deus. Quem ouvisse a palavra e não se decidisse, coitado… o inferno o espera…
    .
    Simples e eficiente.
    .
    Hoje as coisas mudaram. A mór parte das igrejas não mais faz apelo, não mais pedem mãos levantadas, e falam pouco de Jesus. Falam mais de gospel, milagres, libertações de demônios, prosperidade e compra de indulgências. O fanatismo, o emocionalismo e o comércio espiritual tomou conta de boa parte das denominações cristãs, atualmente fortemente influenciadas pelo movimento pentecostal.
    .
    Diz a Bíblia que Jesus levantou os olhos, contemplando a multidão e dela se apiedou “porque eram como ovelhas sem pastor”. Nada mudou desde então, as ovelhas continuam sem pastor e, para piorar, essas ovelhas estão nas igrejas. Quando vejo espetáculos deprimentes dados por sujeitos qual Valdemiro Santiago, que profere merdas a milhares de ingênuos, sequiosos por ouvirem merdas e receberem falsos milagres, dá vontade de chorar. Fala-se que o dito teria patrimônio avaliado em 450 milhões! Tirado de onde? Do bolso das ovelhas sem pastor que caem na lábia do malandro.
    .
    Valdemiro é cria do Macedo, que também produziu o RR Soares e, por vias indiretas, vários outros. Em raia paralela corre o Malafaia. Se puser tudo num saco não serve nem para adubo.
    .
    Querido pastor, falei várias vezes aqui: a respeito da vida além, o que me ficou foi conservar a esperança, ou seja, cultivo a expectativa de uma continuidade em melhores condições que as aqui vividas, não só para mim, para toda a humanidade, incluindo os incréus (viu Marciano?).
    .
    De meu passado religioso conservo lembranças, só. Algumas boas, outras nem tanto.
    .
    Você me brindou com uma linda canção, a qual conheço e que muito me emociona quando a ouço. Aliás, me emocionar com hinos e corinhos é comum. Muitas vezes choro ao ouvi-los, por que me remetem a parte importante de minha vida.
    .
    Provavelmente conheço muito mais canções evangélicas que sua distinta pessoa, não falo das canções modernas, dominadas pelo som gospel, o qual não curto. Falando de gospel, na época em que eu participava de igreja a maioria dos grupos musicais era quase que formada no improviso (inclusive participei de um desses). Não havia a parafernália de instrumentos que hoje se vê, tampouco a pomposidade e vaidade dos cantores que, presentemente, exigem polpudos cachês para se apresentarem.
    .
    Os cantores que eu ouvia hoje estão quase esquecidos: Luiz de Carvalho, Vitorino Silva, José Tostes, Feliciano Amaral, etc., que, coitados, quando muito recebiam uma magra coleta que se fazia quando visitavam igrejas.
    .
    Luiz de Carvalho era um de meus preferidos.
    .
    E em retribuição ao presente que me deu, deixo-lhe outra letra, cuja música cantei muito nos cultos que frequentava:
    .
    ———————————-.
    O REI ESTÁ VOLTANDO
    .
    O mercado está vazio
    Seu trabalho já parou
    O martelo dos obreiros
    Seu barulho já cessou
    Os ceifeiros lá no campo
    Terminaram seu labor
    Toda terra está em suspense
    É a volta do Senhor
    .
    O rei está voltando
    O rei está voltando
    A trombeta está soando
    O meu nome a chamar
    .
    O rei está voltando
    O rei está voltando
    Aleluia ele vem me buscar
    […]
    ———————————.
    /
    Se quiser ouvi-la na voz de Luiz de Carvalho, veja:
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=Vu1vZo80-kA
    /.
    Este cantor de que falo (não sei se conhece) faleceu em 2015 aos 90 anos.
    .
    Caso lhe interesse vê-lo no finalzinho da vida:
    https://www.youtube.com/watch?v=0QpI8vypiDM
    /
    Aleluia, irmãos!

  55. Gorducho Diz:

    Dos meus tempos só me lembro esse finalzinho:
     

    no terreiro de umbanda chegou Pai Jobim!
     
     
    No espiritismo chiquista não tínhamos canções naqueles tempos (hoje acho que tem…).

  56. MONTALVÃO Diz:

    /
    Dos meus tempos só me lembro esse finalzinho:


    no terreiro de umbanda chegou Pai Jobim!
    /
    No espiritismo chiquista não tínhamos canções naqueles tempos (hoje acho que tem…).
    /.
    CONSIDERAÇÃO: há canções no espiritismo, não sei em que circunstâncias as entoam, por exemplo, o hino “quanta luz” é bastante conhecido.
    https://www.youtube.com/watch?v=r38RsR3Rs2M
    /.
    Minha falecida mãe era médium umbandista: nos dias em que baixava o caboclo crispim as crianças tinham acesso ao centro e eu gostava muito, pois havia distribuição de balas e doces. Dessa época recordo a canção:
    /
    ————————–.
    ♨ ♨

    Quem vem, quem vem lá da Aruanda
    São os guias que vêm trabalhar…
    Oi dai-me forças pelo amor de Deus meu pai
    Oi dai-me forças pelos trabalhos meus…
    ♬ ♪

  57. MONTALVÃO Diz:

  58. Espírita Sp Orlando Diz:

    “No espiritismo chiquista não tínhamos canções naqueles tempos (hoje acho que tem…).”
    Tem mais além do quanta luz:

    https://m.letras.mus.br/grupo-ame/959761/
    http://www.gruponoel.org.br/doutrina-espirita/hino-dos-aprendizes-do-evangelho

    http://www.acervoespirita.com.br/musicas.php?musica_id=1250&cifra=N

    https://m.cifraclub.com.br/musica-espirita/hino-ao-chico-xavier/

  59. Espírita Sp Orlando Diz:

    Pastor e outros
    Todos os anos o excelso e incansável Médico Dr. Bezerra de Menezes traz a sua palavra amiga na noite da gratidão. Não pode ser totalmente mentira isso. O que é verdade para você Pastor?
    http://www.cidadedaluz.com.br/videos/5-noite-da-gratidao-comunicacoes-dr-bezerra-de-menezes/index.html

  60. Espírita Sp Orlando Diz:

    Ouçam Dr. Bezerra aos 29:55 em diante por Psicofonia
    https://youtu.be/D3Xf5RU-G90

  61. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Todos os anos o excelso e incansável Médico Dr. Bezerra de Menezes traz a sua palavra amiga na noite da gratidão. Não pode ser totalmente mentira isso.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: provavelmente o pastor dirá que Bezerra (o de Menezes, não o da Silva) seja um demônio fingindo-se de espírito de gente, pois esta é a tese predominante entre evangélicos.
    .
    Entretanto, o que o dileto Samporlando olvida enfrentar é o fato de que mortos estão mortos: talvez até estejam vivos nalguma outra dimensão, mas com certeza não comunicam.
    .
    E como tanta certeza? Simples, e repetindo o cá já dito várias vezes: supostos espíritos comunicantes são incapazes de demonstrar sua real presença entre os vivos.
    .
    E esse óbice serve também para os santos católicos, para o Espírito Santo no meio carismático e para as entidades animistas (pretos-velhos, exus, etc.). Nenhum ente espiritual consegue comprovar-se presente entre os vivos. As demonstrações dadas são simulacros, formuladas por crentes imaginosos no afã de verem suas crenças ratificadas. Basta um pouco de raciocínio para que esta verdade fique patente.
    .
    Caso exista um mundo espiritual este será alcançado após o fim da vida material e quem está lá não comunica com os de cá e vice-versa, o resto é conversa…

  62. Vinicius Diz:

    “Espírita Sp Orlando Diz:
    julho 9th, 2017 às 11:24 PM
    Ouçam Dr. Bezerra aos 29:55 em diante por Psicofonia”
    https://youtu.be/D3Xf5RU-G90
     
    Por São Francisco Xavier, a rouquidão extrema permanece no Dr. Bezerra-espírito !!!
     
    Mas do DPF é insuperável por enquanto.

  63. Gorducho Diz:

    Se lembra aquele ditado dele n’O Reformador onde o autor (do artigo) fala que faltou a voz (por ser psicografia, claro :mrgreen: ) ❓
    Então eu especulo que Dr. Bezerra fosse rouco em vida mesmo; i.e.: teria um tom-de-voz peculiar…
    Daí nesses 117 anos nas melhores colônias ele nunca terá querido se operar ou se tratar d’outras maneiras pra poder continuar sendo identificado positivamente por essa característica.

  64. Vinicius Diz:

    “Se lembra aquele ditado dele n’O Reformador onde o autor (do artigo) fala que faltou a voz (por ser psicografia, claro :mrgreen: ) :?:”
    sim, mas na mensagem de 1916 é dito: “o que não podemos transfundir para aqui – e com magoa o dizemos – é a TONALIDADE DA VOZ, A EXPRESSIVIDADE da palavra articulada”..
    Discordo que seria rouco em vida (ao menos o tempo todo) pois o editor do reformador menciona “expressividade”….
     
    Contudo, o editor fala em “dificuldades” de sintonia eu acho, pondo a culpa no “médium”(como sempre kkkk) :
    “ahi, nessas ligeiras linhas, vencendo quiça dificuldades que mal podemos apreciar, quais as de afinidades mediunicas e cabedais latentes do próprio médium ….”

  65. Gorducho Diz:

    Certo, mas no ano ’16 tinha ainda muita gente que ainda lembrava bem do Dr. Bezerra (nós velhos nos lembramos de fatos 16 ago como se fossem hoje 😛 ).
    Então quando ele fala na tonalidade eu deduzo que fosse a rouquidão que ele apresenta hoje.
     
    By the way: de que mês era mesmo?
    Quero recuperar a msg…

  66. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Então eu especulo que Dr. Bezerra fosse rouco em vida mesmo; i.e.: teria um tom-de-voz peculiar…”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: Bezerra é rouco conforme o pajé que o encarna, com outro ele fala direitinho…
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=A52HHxmq_w8

  67. Gorducho Diz:

    “Mediunidade” tem escalas, ºs (so to say)…
    Então certos médiuns reproduzem o conteúdo mas não conseguirão refletir a tonalidade vocal do espírito.
    Noutros a sensibilidade (porque tecnicamente é isso) da pineal é tanta que o médium reflete até o sotaque dum espírito alemão falando brasileirês (digamos assim pra distinguir claramente dos falares metropolitanos, africanos & outros residuais).
    Mas, claro, S/Pessoa admitidamente nunca foi um especialista na Doutrina, então tudo bem &c.
     
    Aliás registro que o Pastor tem razão e espero que ele não desista até vê-lo de volta à manjedoura o que me causará contentamento também!

  68. Gorducho Diz:

  69. Vinicius Diz:

    foi em Outubro de 1916(consegui abrir apenas no EDGE, por causa do ADOBE FLASH atualizado)>
     
    Link:
     
    http://www.sistemas.febnet.org.br/acervo/revistas/1916/WebSearch/page.php?pagina=158

  70. Marciano Diz:

    Isto mesmo, Gorducho.
    Agora faça, para espantar qualquer dúvida 😳
     
    Pastor, como eu disse, fico herzlich, ex corde, agradecido com sua preocupação, mas estou livre de pombas giras.
    Só as quero encarnadas.
     
    Gorducho, EU já te afirmei que HOJE tem música nos centros.
     
    ===============================================================
    Querido pastor, falei várias vezes aqui: a respeito da vida além, o que me ficou foi conservar a esperança, ou seja, cultivo a expectativa de uma continuidade em melhores condições que as aqui vividas, não só para mim, para toda a humanidade, incluindo os incréus (viu Marciano?).
    ===============================================================
     
    Ver, eu vi, inclusive ficando agradecido pela sua boa intenção para comigo e para com outros incréus, porém não vejo como uma fantasia que tu acalentas possa ser benéfica para créus ou incréus.  
     
    Quanto a cânticos religiosos, eu gosto de alguns gregorianos e um ou outro evangélico, como já mencionei aqui antes (Oh Happy Day), que data do século XVIII, ou seja, mil setecentos e tal, mas não é mais cantado com rigor, por ter-se perdido parte da letra e da melodia.
     
     
    Gosto também de outras, como essa:
    https://www.youtube.com/watch?v=9GNZHq-fr-o
     
    Elvis era crente e gravava golspels em discos separados, para seus irmãos de ilusão.
     
     
    Gosto pela beleza da linha melódica, pelos arranjos, pelo ritmo, harmonias, não pela letra.
     
     
    Odeio quando pegam músicas do diabo e fazem letras açucaradas.
    Não tolero nem rock evangélico, heavy metal evangélico e outras excrescências.
     
    Se essas músicas são do diabo, deixem-nas em paz e façam as suas.

  71. Marciano Diz:

    Vejo que o artigo anterior foi sepultado.
    Transponho o recado que deixei para o Montalvão.
     
     

    MONTALVÃO Diz:
    JULHO 8TH, 2017 ÀS 6:13 PM
    /
    “Antes que pergunte, POV é point of view.”
    /.
    PENSEI QUE fosse PoV… mas é meu point of view…
     
     
    POV
    American Heritage® Dictionary of the English Language, Fifth Edition. Copyright © 2016 by Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company. Published by Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company.
     
    POV
     
    Random House Kernerman Webster’s College Dictionary, © 2010 K Dictionaries Ltd. Copyright 2005, 1997, 1991 by Random House, Inc.
     
     
    Preciso desfazer-me de meus retrógrados dicionários.

  72. Gorducho Diz:

    Cumpram vocês á risca,- digo eu – o programma traçado pela Federação, tornem-se passivos e obedientes ás sugestões dos guias, cerrem columnas de modo a não permitir brechas ao inimigo.
     
     
    A ideóloga real do “espiritismo” brasileiro completamente ao contrário do que pelo menos da boca-pra-fora pregava o Kardec: não pensem; façam o que nós mandamos ❗

  73. Gorducho Diz:

    Não captei como se desenha…
    sorry
    :ohps:
    Estou sem Excel e no Open não aparece a colagem 🙁

  74. Gorducho Diz:

    Es decir: o Writer renderiza bem a ruborização…
    No Calc aparece a carinha mas não o código dela.
    Não tenho prática em macros do Open!

  75. Gorducho Diz:

    Captou o coreano (saudades do Companheiro CoC agora que o Líder Supremo [TERMO INCOMPATÍVEL COM O NÍVEL DO SÍTIO REMOVIDO AUTOMATICAMENTE VIA AI] na cabeça dos americanos) ❓
    Mas nunca tive na Coreia não… foi chute ou sorte mesmo
    :mrgreen:
    Claro: de fato tenho a impressão de já ter escutado esse poj mas… 🙁

  76. Vinicius Diz:

    “Cumpram vocês á risca,- digo eu – o programma traçado pela Federação, tornem-se passivos e obedientes ás sugestões dos guias”
     
    Acho que a FEB tinha um “grande plano” de ser de fato o “vaticano” do espiritismo… Talvez ainda tenha…
     
    “passivos e obedientes” – se os guias ditassem que JESUS veio como “fantasma de corpo imaginário” era aceito pelo grupo como verdade e ponto final, sem discussão.

  77. Gorducho Diz:

    Claro: a mensagem é essa mesma.
    Se tiver um cara da panelinha alegando estar a canalizar um “guia”, acreditem e façam o que ele mandar.
    Quem pensa são os dirigentes da FEB; vocês “façam”.

  78. Marciano Diz:

    GORDUCHO, estou sem tempo.
    Espero que capte desta vez. Se não o conseguir, farei com tudo escapadinho logo mais ou amanhã.
    You did it all correctly, only you made a mistake (oops).

  79. Marciano Diz:

    Quem pediu discrição foi você.

  80. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Noutros a sensibilidade (porque tecnicamente é isso) da pineal é tanta que o médium reflete até o sotaque dum espírito alemão falando brasileirês (digamos assim pra distinguir claramente dos falares metropolitanos, africanos & outros residuais).
    .
    Mas, claro, S/Pessoa admitidamente nunca foi um especialista na Doutrina, então tudo bem &c.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: De fato, especialista na doutrina não sou (e não pretendo carregar esse ônus), mas suficientemente sabedor para poder discuti-la com prosélitos.
    .
    PINEAL faz parte da doutrina?
    .
    Em qual parte do ensino Kardec postula que a sensibilidade da pineal fomente melhoria na comunicação?

  81. Gorducho Diz:

    😳

  82. Gorducho Diz:

    Kardec deixou claro que a Doutrina é científica e como tal dinâmica.
    Naquela época nem tinha ainda o conceito de antena nem de eletromagnetismo (pro Kardec eram fluídos distintos) então os espíritos nem poderiam revelar isso atravessando a sequencia natural do progresso hominal.
    By the way note que nem o nosso conceito de “energia” tava ainda consolidado. Acredito que o Kardec ainda não o tivesse…

  83. Gorducho Diz:

    Me dei maus…
    Meu plano era por um artigo da Revista Cientifica de Espiritismo onde falava que a pineal era a antena ???? conectora com o ultramundo.
    Mas nele eles põem palos (no dizer dos Irmãos argentinos) nas rodas da tese 🙁
    :mrgreen:

  84. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Kardec deixou claro que a Doutrina é científica e como tal dinâmica.
    Naquela época nem tinha ainda o conceito de antena nem de eletromagnetismo (pro Kardec eram fluídos distintos) então os espíritos nem poderiam revelar isso atravessando a sequencia natural do progresso hominal.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: deveras, até onde sei, Kardec não disse nada sobre pineal. Resta saber (o que será difícil apurar) se lera algo de Descartes. Este filósofo propunha que a pineal fosse o ponto de conexão entre o corpo e o espírito. Embora a ideia não fosse dele, vinha desde antes da época cristã, certamente a adesão cartesiana a tal fantasia contribuiu para reforçar essa tola concepção, que, admiravelmente, sobrevive até nossos dias.
    .
    Então, se os “espíritos” quisessem bem poderiam ter defendido a espiritualidade da epífise (ou pineal), pois não seria assunto revolucionário.
    .
    Chico Xavier, sim, abraçou a pineal de corpo e alma, mas mesmo essa opinião de peso não produziu unanimidade no meio espírita: diversos intelectuais, seguidores de Kardec, repudiam a tese, conforme é exemplo o texto que segue:
    /
    ———————————-.
    […]
    Certamente, há uma assombrosa coincidência ante a admissão, pela remota Antigüidade, da função da pineal como terceiro olho, misticamente concebida pelos esotéricos e a existência, real, de um 3.º olho remanescente, fotossensível, nos animais inferiores; entretanto, a nossa discordância na concepção esotérica é o fato de querer-se materializar um aspecto do Homem que é eminentemente espiritual e, em pleno século XXI, atribuir-se funções espirituais, misticamente, a uma glândula com funções ainda obscuras, mas, certamente, com caráter físico e químico indubitáveis, isto é, nada espirituais…
    […]
    O filósofo RENÉ DESCARTES, este sim, defendeu a tese de que na pineal estaria a sede da alma… Nos últimos dos seus trabalhos publicados durante sua vida, saiu a lume, em novembro de 1649, poucos meses antes de sua morte (cf. IVAN LINS. DESCARTES – Época, vida e Obra. Liv. São José Edit., 2 ed., Rio de Janeiro – GB, 1964, p. 340). Esta última obra foi intitulada Tratado das Paixões da Alma. Aqui e numa carta a MEYSSONIER, médico de Lyon, disse DESCARTES sobre a pineal:
    .
    “A razão que me leva a crer seja essa glândula a sede da alma é não encontrar, em todo o cérebro, nenhuma outra parte que não seja dupla[grifos nossos]. Ora, não vendo senão uma única cousa com os dois olhos, não ouvindo senão um mesmo som com os dois ouvidos, e, enfim, não tendo nunca senão um pensamento ao mesmo tempo, é absolutamente necessário que as impressões, que nos chegam através dos olhos, dos ouvidos, etc., se unam em alguma parte do corpo para serem aí consideradas pela alma.”
    […]
    A pineal e a concepção espírita
    .
    A alma – Espírito encarnado – não tem localização precisa em nenhum órgão de nosso corpo [a propósito, sugerimos que se leia, com atenção, as respostas das questões 140 e 141 de O Livro dos Espíritos (OLE)] e, especificamente, a questão 146 de OLE é bem esclarecedora, na qual KARDEC pergunta:
    .
    A alma tem, no corpo, uma sede determinada e circunscrita ?
    .
    E a resposta da Espiritualidade Superior não nos deixa dúvidas:
    .
    – Não. Mas ela se situa mais particularmente na cabeça, entre os grandes gênios e todos aqueles que usam bastante o pensamento e no coração dos que sentem bastante, dedicando todas as suas ações à Humanidade.”(grifos nossos).
    .
    Conclui-se, doutrinariamente, que a alma não deve ser localizada, anatomicamente, pois neste particular não há nenhuma relação entre cabeça e coração. Além disso, não devemos confundir fluidos vitais (matéria quintessenciada) com Espírito (cf. resp. à questão 146-A de OLE).
    .
    Outros confrades querem atribuir à pineal a função de “centro da mediunidade”, baseados em informes mediúnicos, não-controlados pelo criterium da concordância universal dos ensinos dos Espíritos. Também esta é uma teoria que, a nosso ver, não tem nenhuma sustentação científica e filosófica… Se a mediunidade baseia-se nos “fluidos” perispirituais, e na sua combinação, por que localizá-la? E, numa glândula?!Materialmente!!
    .
    O padre QUEVEDO afirmava haver um local de captação hiperestésica de sons, estímulos visuais, etc. – que independeria de distância; tal local seria o epigástrio, ou seja, aquela região conhecida popularmente como boca do estômago. Dizia o “parapsicólogo”, inconseqüentemente:
    .
    “(…) A importância do epigástrio deve ser destacada em Parapsicologia. A hiperestesia é especialmente freqüente nesta região do corpo.”(QUEVEDO, OSCAR GONZÁLEZ. A Face Oculta da Mente. Ed. Loyola, 6 ed., São Paulo, 1965, p. 59).
    .
    A tese do padre QUEVEDO é literalmente indigesta e a dos confrades, relacionando mediunidade com glândula pineal, acima referida, muito se assemelha à do padre, difere somente na localização… Em nosso modo de entender, ambas são errôneas e sem nenhuma constataçãocientífica…
    .
    As teses do Dr. SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA, de São Paulo, por exemplo, não resistem a uma análise com o mínimo de rigor científico… Muito citado no movimento espírita como “cientista” e “pesquisador da pineal”, suas afirmações, as mais banais, são CONTRADITÓRIAS e, por vezes, PSEUDOCIENTÍFICAS…
    […]
    (Dr. Iso Jorge – médico psiquiatra e espírita)

  85. Eu Sou a Universal Diz:

    Ah sr Montalvão, as revelações me chegam as vezes. Fui revelado com “Cem Ovelhas” para te oferecer e não falhou a Revelação Divina. Assim como alertei o amigo Marciano para caso apareça gente do Leste Europeu (em especial thecos) no caminho dele para ele ter cuidado. O sr falou em Luiz de Carvalho. Sabe que a música que o Sr RR Soares abre o programa televisivo dele é muito antiga e é o Luiz De Carvalho que canta? Ouça
    ***********************************************************
    https://www.youtube.com/watch?v=IsEDsI0pQRE

  86. Gorducho Diz:

    Já disse que o meu plano naufragou…
    Também não precisa fazer comigo o que o Grande Líder – alô alô Companheiro CoC – um abraço ❗ – tá fazendo c/o Trump 🙁

  87. MONTALVÃO Diz:

    PINEAL, ainda:
    /
    Trecho de artigo apologético-moderado:
    .
    ————————–.
    Glândula Pineal e Mediunidade?
    .
    Por Julliano Guerrero
    .
    […]
    Outro autor que pormenoriza alguns aspectos da glandula pineal é Carlos Torres Pastorino (1969) em seu livro Técnica da Mediunidade, no Capítulo Biologia, subcapítulo Sistema Glandular.
    .
    Na opinião de Pastorino, para a execução da faculdade mediúnica, seria necessária uma válvula que detecta e retifica ondas, a qual seria a pineal. Comparativamente à uma termiônica(5) , a pineal funcionaria recebendo corrente alternada e deixando sair corrente direta: seria pois uma “transformadora de corrente”, ao mesmo tempo agindo tal qual um transformador de frequência, recebendo “ondas pensamento” que sairiam modificadas em “ondas-palavra”.
    […]
    [Sérgio Felipe] Oliveira (1998)(6) , em seus estudos acerca do tema, teve a oportunidade de investigar os cristais de apatita da glândula pineal mediante a difração dos raios X, usando também a tomografia computadorizada e ressonância magnética.
    .
    Os cristais foram observados na microcirculação sanguínea que os mantinha metabolicamente ativos e vivos. Na afirmação do pesquisador, seriam estruturas diamagnéticas que repelem ligeiramente o campo magnético, cujas ondas se deixam ser ricocheteadas de um cristal a outro. Seria portanto, como um sequestro dos campos magnéticos pela glândula. Deduziu-se daí, pelo pesquisador, que quanto mais cristais uma pessoa tem, maior a possibilidade de ela captar as ondas eletromagnéticas. Teriam portanto, os médiuns ditos ostensivos, um número muito maior de cristais.
    .
    A mediunidade é uma faculdade da percepção sensorial. A hipótese de Oliveira é que, para qualquer faculdade deste tipo ser exercida, ela necessita de um órgão que capte e outro que o interprete. A glândula pineal seria o órgão sensorial da mediunidade, como um telefone celular, captando as ondas do espectro eletromagnético, provenientes das dimensões espirituais, e o lóbulo frontal faz o juízo crítico da mensagem, auxiliado pelas demais áreas encefálicas.
    .
    Oliveira demonstrou que médiuns psicofônicos possuem mais cristais de apatita na glândula pineal, e que durante o momento de comunicação espiritual os médiuns possuem alta atividade cerebral e aumento de fluxo sanguíneo na região da glândula pineal.
    .
    Na opinião do psiquiatra Dr. Alexander Moreira de Almeida, não há ainda um estudo acadêmico consistente sobre o tema:
    .
    “Do ponto de vista científico, desconheço qualquer estudo trazendo evidências da pineal se relacionar com mediunidade. Entretanto, sem dúvida é uma interessante hipótese a ser testada. (Moreira, 2004)”
    […]
    5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
    .
    A ciência progride cada vez mais, possibilitando a descrição mais precisa dos componentes cerebrais, incluindo a glândula pineal.
    .
    Apesar de nenhum pesquisador ter demonstrado de forma conclusiva e inequívoca a suposta função da pineal nos fenômenos mediúnicos, os estudos cada vez se direcionam de maneira mais segura a esta conclusão, consideradas também as participações de outras regiões cerebrais, como mencionado por Peres.
    .
    Acredita-se que com o fomento destas pesquisas de cunho científico, introduzindo “peritos cegos” e uma amostra maior de médiuns, e a utilização de novos métodos, resultarão em resultados promissores para a comprovação dos axiomas espíritas.
    .
    Sugere-se que os peritos cegos sejam desconhecidos dos médiuns, para que não exista possibilidade de sugestão em qualquer nível.
    .
    Segundo cotações atuais, o custo de uma imagem SPECT está na faixa de 700 dólares, custo que deve ser averiguado em um estudo de viabilidade pelas instituições que fomentarem um estudo que introduza uma amostra maior de médiuns.
    .
    Sugere-se por fim, que sejam observados e apresentados de maneira integrada, estudos referentes à grafoscopia e transcomunicação instrumental (Electronic Voice Phenomena), como temas a serem observados pelos peritos.

  88. Gorducho Diz:

    Sr.Administrador: favor fechar o bold depois do abraço saudoso ao correligionário CoC.
    Prometo não lhe incomodar nunca mais nas histórias que publica sobre ψquicos.

  89. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Orlando, o sr quer que eu ouça um endemoniado? Ou é um farsante? Ou esse sr Divaldo incorpora um preto velho e engana os kardecistas de boa fé, ou ele simplesmente mente é um artista encenando um médico falecido já faz mais de cem anos. Gostaria de saber qual a utilidade de uma entidade que não dá consulta como esse preto velho do sr Divaldo. Já questionei isso aqui antes. Imaginei que filas se formavam depois da palestra para a consulta em que o sr Divaldo é usado como cavalo. Mas não é isso. A entidade vai embora ou sr Divaldo deixa de interpretar e as pessoas se contentam com o que foi dito ali. Só tem um jeito de saber se ele é farsante ou não: uma oração forte com imposição de mãos na cabeça dele para o demônio se manifestar e confessar que é um preto velho. Mas esses senhores não se deixam testar. Já li aqui que o sr Chico Xavier nunca se deixou submeter a testes. Aí fica difícil. Só mesmo os kardecistas vão acreditar neles. Esse sr Divaldo, não precisa nem de pastor, só de encostar num uniforme de um obreiro aprovado se contorce todo. O mais humilde obreiro já é suficiente para ele cair por terra com essa farsa ou demonismo.

  90. MONTALVÃO Diz:

    /
    AINDA A PINEAL.
    /
    No Guia Heu:
    /
    ————————-.
    No relato do Espírito André Luiz, através da psicografia de Chico_Xavier ocorrida em 1943, no livro Missionários da Luz (1), o orientador Alexandre faz as seguintes considerações:
    .
    “… analisemos a epífise como glândula da vida espiritual do homem. Segregando energias psíquicas, a glândula pineal conserva ascendência em todo o sistema_endócrino. Ligada à mente, através de princípios eletromagnéticos do campo_vital, que a ciência comum ainda não pode identificar, comanda as forças_subconscientes sob a determinação direta da vontade. As redes nervosas constituem-lhe os fios telegráficos para ordens imediatas a todos os departamentos celulares, e sob sua direção efetuam-se os suprimentos de energias psíquicas a todos os armazéns autônomos dos órgãos…”.
    .
    O Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, médico, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, em seu estudo sobre a pineal (2), chegou à seguinte conclusão: “A pineal é um sensor capaz de ‘ver’_o_mundo_espiritual e de coligá-lo com a estrutura biológica. É uma glândula, portanto, que ‘vive’ o dualismo espírito-matéria. O cérebro capta o magnetismo externo através da glândula pineal”.
    .
    ————————-.

  91. MONTALVÃO Diz:

    /
    Já disse que o meu plano naufragou…
    Também não precisa fazer comigo o que o Grande Líder – alô alô Companheiro CoC – um abraço ! – tá fazendo c/o Trump
    /.
    CONSIDERAÇÃO: NON, haciendo nada com usted… apenas trazendo material para meditação…

  92. MONTALVÃO Diz:

    /
    Eu Sou a Universal Diz:
    .
    Ah sr Montalvão, as revelações me chegam as vezes. Fui revelado com “Cem Ovelhas” para te oferecer e não falhou a Revelação Divina. Assim como alertei o amigo Marciano para caso apareça gente do Leste Europeu (em especial thecos) no caminho dele para ele ter cuidado. O sr falou em Luiz de Carvalho. SABE QUE A MÚSICA QUE O SR RR SOARES ABRE O PROGRAMA TELEVISIVO DELE É MUITO ANTIGA E É O LUIZ DE CARVALHO QUE CANTA? Ouça
    /.

    CONSIDERAÇÃO: Há uma polêmica envolvendo esse hino:
    .
    Veja comentários:
    /
    ———————————–.
    ziel marques ferreira
    .
    essa musica o RR SOARES gravou sem a autorização dele,não sei o que virou,quem quiser saber mais detalhes é só ir olhando video por videos que vcs vão encontrar um video de alguem fazendo uma entrevista,e lá ele esta relatando esse fato com mais clareza,deixou saudades o nósso amado cantor Luiz de Carvalho
    ./

    Kibando Tudo
    .
    Essa musica ja estava estourada pelo mundo. E os americanos roubaram a musica do Luíz de Carvalho. O R.R. Soares nem sequer sabe quem foi que compos a musica, e que foi ele o compositor.
    .
    Ele a conheceu através dos americanos. Luíz de Carvalho morreu jurando que foi ele o compositor e não os americanos.
    .
    E olha que tem uma história lendaria atrás dessa musica que pode ter sido do real compositor que era um missionario que morreu com sua familia na epoca da escravidão, pois nao quis renunciar a sua fé. Enfim, são varias controversas por trás da musica, mas o R.R. Soares não tem nada a ver com essa história….
    ———————————.
    /
    A lenda a que o comentarista se refere é narrada nesse link:
    https://www.youtube.com/watch?v=irHu9C1Rm3U
    /.

  93. Eu Sou a Universal Diz:

    Sim, eu realmente não sabia dessa história. Sr Montalvão, esses hinos antigos são muito bonitos mesmo. O sr toca algum instrumento musical? Quem sabe ouvindo mais sua Fé adormecida não desperta? Mas independente de Fé, são melodias muito bem executadas. Veja esse rapaz tocando essa música de que estamos falando:
    *************************************************
    https://www.youtube.com/watch?v=nmkz7ynVDyg
    *************************************************
    A introdução dele é um desafio a violonistas.

  94. Marciano Diz:

    GORDUCHO, vejo que finalmente captou minha mensagem.
    Sehr gut.
    TENHO UMA MENSAGEM PARA VOCÊ. Vou transcrevê-la como a recebi:
    “Manda o abraço ao gorducho e diz q acompanho os escritos dele e o KJU. faz favor.”
    Recortei e colei.

  95. Marciano Diz:

    Claro que deve saber que a mensagem é do COC.
    Ele não está desencarnado, está suspenso, e pediu-me, por outra via, exatamente o que transcrevi.

  96. Gorducho Diz:

    Esclarecendo Analista Marciano: Excel Colar > manter formatação de origem se lobriga o código. Mas eu tava numa máquina sem MS Office e no Open não sei fazer (se é que tem) isso. Tenho Excel no celular mas não sei usar; me atrapalho com a pequenez e os menus são diferentes e aí eu já me estresso…
    Aí tentei sorry ops ohps :mrgreen:
     
     
    Atrasado mas em tempo: brilhante ❗
    O Sr. botou a pá-de-cal sucinta e elegantemente no causo superinteressante. Eu só procurei pelo critério de ser termo excêntrico e usado por ambos 3 espíritos, mas não me toquei que a enfeitada tinha mudado o sentido desejado 😆

  97. Gorducho Diz:

    Andam especulando que é tecnologia russa Companheiro CoC
    Com KJU ninguém mete a mão ❗
    Sabia que a reentrada na atmosfera é a parte + difícil ❓

  98. Gorducho Diz:

    Pra mim o tema soa como americano.
    Claro, o Sr. Luíz de Carvalho pode ter composto em ritmo americanês.
    E, claro de novo: tem letra + música + arranjos customizáveis.
    Raramente é 1 pessoa só quem faz tudo.

  99. MONTALVÃO Diz:

    /
    EU SOU UNIVERSAL: Sim, eu realmente não sabia dessa história. Sr Montalvão, esses hinos antigos são muito bonitos mesmo. O SR TOCA ALGUM INSTRUMENTO MUSICAL?
    /.
    CONSIDERAÇÃO: sim, tenho um violão. Já tive mais, no tempo em que eu era pobre: dois violões, um cavaquinho, uma escaleta, um agogô, um tecladinho…
    .
    Às vezes tomo do violão que restou e o toco… na minha cabeça, que é pra ver se brota um mínimo talentozinho musical porque, embora tenha vivido em meio de música (cristã) sempre fui fracasso retumbante em ritmos e melodias: acho seja coisa genética…

  100. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Pra mim o tema soa como americano.”
    /.
    REALMENTE, ouvindo soa mais americano que brasileiro, mas, como bem disse, tem arranjos…

  101. Gorducho Diz:

    E evidentemente nada impede dele ter composto em ritmo americano.

  102. Marciano Diz:

    Devidamente anotado, GORDUCHO.
    Pode ficar tranquilo que eu se COC quiser lhe enviar mensagens psicotelepaticografadas, servirei de médium.
    Vitor também pode ficar tranquilo, pois não comentarei nada sobre matéria do blog que proceda do COC, enquanto estiver suspenso.
    Só recados para o GORDUCHO.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)