Arquivo setembro, 2017

Financiamento Coletivo – Tradução do livro “Marie-Lise: Invisível e Presente”

sexta-feira, setembro 29th, 2017

Estou há anos tentando terminar a tradução de um livro com sessões hipnóticas sugestivas de reencarnação, trata-se de um caso bem pouco conhecido mesmo entre os parapsicólogos mais experientes, até porque está em francês, nunca tendo sido vertido para o inglês. Soube desse caso pela primeira vez por uma palestra do Divaldo Pereira Franco, acessível aqui. Colocarei aqui um resumo dos fatos:
.
a) O livro possui 184 páginas.
b) A tradução oficial até o momento vai até a página 110. (Procurem pelo sistema de busca do blog por ‘marie-lise’ para verem até onde foi a tradução).
c) Da página 111 até a 134 eu mesmo fiz uma tradução que precisa ainda ser revista.
d) No momento, “contratei” uma empresa que vai traduzir da página 135 até a 184.
e) “Contratei” está entre aspas porque ainda não fechei negócio.
f) O orçamento ficou em 3.900 reais, prazo de entrega 10 dias úteis.
g) Preciso dar metade da grana para que iniciem a tradução, ou seja, 1950 reais. Outra metade quando acabarem.
h) Ainda estou vendo outras opções de orçamento, mas a princípio, devo fechar com essa empresa mesmo, a Fidelity Translations, na segunda-feira. O orçamento encontra-se aqui.
.
Quem estiver disposto a contribuir, por favor, me avise o mais rápido possível, ou nos comentários, ou se quiser se manter anônimo, no meu email, de preferência até segunda feira, e com a quantia que deve contribuir, bem como a data provável do depósito ou transferência.
.
Tenho duas contas, uma no Banco do Brasil, outra no Santander. Seguem os dados:
.
Banco do Brasil: Agência: 0597-5, Conta: 31283-5
.
Santander: Agência: 3939, Conta: 01001497-4
.
CPF: 091188277-48.
.
Coloquei o livro em francês aqui.

ETHOS, ESTILO E AUTORIA NOS SONETOS MEDIÚNICOS ATRIBUÍDOS A FLORBELA ESPANCA, por José Antônio S. Ferreira (2011)

quinta-feira, setembro 28th, 2017

O artigo inicia na página 73 e vai até a 93. O médium é Jorge Rizzini. São analisados 3 sonetos psicografados de sua lavra. Para ler o artigo, clique aqui.

Blog ‘Obras Psicografadas’ é citado em Tese (2016)

sexta-feira, setembro 22nd, 2017

Para lerem a tese, chamada “De Allan Kardec a Chico Xavier: Uma Visão Histórica das Poesias e dos Romances Mediúnicos”, de autoria de Denise Adélia Vieira Prata, cliquem aqui. O blog é citado entre as páginas 213 e 216. A tese também compara uma poema de Castro Alves com um psicografado por Chico Xavier. Muito agradeço à Denise pela menção ao blog!

Crimes e Desaparecimentos Resolvidos com a Ajuda de Médiuns ou Psíquicos (Parte 14) [2013]

quinta-feira, setembro 21st, 2017

Neste artigo, o editor adjunto da Skeptical Inquirer analisa um caso recente de descoberta de um corpo por uma suposta psíquica. Para ler o artigo, clique aqui.

Transição para Um Outro Mundo? uma investigação do tratamento da cesura central numa forma-sonata atribuída a um espírito, por Érico Bomfim e Miriam Grosman (2016)

quinta-feira, setembro 14th, 2017

Este trabalho visa a analisar a cesura central do primeiro movimento da Sonata em fá menor de Rosemary Brown, atribuída ao espírito de Schubert, e discuti-la à luz dos procedimentos composicionais característicos de cesuras centrais clássicas e românticas – porém, mais especialmente, das cesuras centrais schubertianas. o objetivo é, portanto, avaliar o grau de correlação de estilo que há entre a cesura central da sonata de Brown, que é atribuída ao espírito de Schubert, e as cesuras centrais próprias desse compositor. O referencial teórico principal será a obra Elements of Sonata Theory, de 2006, dos autores Hepokoski e Darcy. Para ler o artigo, clique aqui.

Sobre se Tornar um Médium Espírita em uma “Sociedade Racional” (2001), por Charles F. Emmons

segunda-feira, setembro 11th, 2017

O recrutamento e a socialização (enculturação) dos médiuns espíritas nos Estados Unidos são investigados através de entrevistas etnográficas, observação participante e biografias em bibliotecas de Lily Dale, Nova York. A mediunidade espírita, a alegada transferência de informações de almas que já partiram para os vivos através de outro ser humano vivo (o médium) é uma maneira alternativa de conhecimento nessa sociedade. A maioria das crianças com sinais de capacidade mediúnica é desencorajada pela família e pela comunidade. Entrar no papel requer definições positivas e apoio social, como nas turmas da Igreja Espiritualista. Dado o ceticismo geral sobre a intuição na sociedade ocidental, mesmo os próprios médiuns procuram “confirmações” para validar suas comunicações não racionais. Assim, o domínio da racionalidade científica é aceito até certo ponto mesmo por esse grupo que pratica uma maneira alternativa de saber. Para ler o artigo em português, clique aqui. Para lê-lo em inglês, clique aqui.

Crimes e Desaparecimentos Resolvidos com a Ajuda de Psíquicos (Parte 13)

quarta-feira, setembro 6th, 2017

Em outubro de 1921, o periódico German Forester (Deutscher Förster) — uma publicação normalmente dedicada a questões relacionadas com a silvicultura — apresentou um artigo peculiar envolvendo assassinato e ocultismo. O autor, um detetive de Berlim chamado Busdorf, descreveu sua investigação do assassinato de um guarda florestal perto da pequena cidade saxônica de Mügeln, em maio de 1921. Enquanto o inquérito de Busdorf começou de maneira previsível com sua equipe fazendo uma busca nas casas dos larápios locais, houve uma reviravolta surpreendente depois que o caso falhou por falta de provas. Embora o calibre da arma do crime, uma pistola 7,65 mm, tenha sido verificado, Busdorf e sua equipe não conseguiram localizar nem rastros (como fibras e pegadas), nem testemunhas, apesar da oferta de uma recompensa de 3000 marcos. Frustrado pelo fracasso dessas medidas forenses e investigativas padrão, o advogado promotor enviou uma carta a Leipzig convocando Luise Diederich, uma clarividente, e Marie Hessel, sua irmã e hipnotista, que obtivera sucesso em casos semelhantes. O detetive e o advogado promotor realizaram quatro sessões com as irmãs em que a clarividente Diederich forneceu uma descrição detalhada das circunstâncias em torno do assassinato, parte do nome do perpetrador, a localização de sua casa, informações sobre o seu cúmplice e o paradeiro da arma do assassinato. Na investigação dessas afirmações, os itens pertencentes à vítima e uma pistola do mesmo calibre que a arma do crime foram encontrados na posse de dois larápios que combinavam com a descrição da clarividente. Ambos os homens foram detidos para aguardar julgamento no tribunal distrital. Em outro caso, em março de 1922, com a insistência dos amigos da vítima, a polícia e o advogado em Tilsit trouxeram as irmãs Diederich e Hessel na esperança de resolver o assassinato do caçador Olbrisch, de outubro de 1921, ocorrido perto de Reisterbruch. A descrição de Diederich sobre o assassino levou à prisão de um açougueiro local chamado Wilhelm T., que mais tarde confessou o crime. Para ler o restante do artigo, clique aqui. Para ler o artigo em inglês, clique aqui.

Resgate Histórico! Planeta Parapsicologia II (julho de 1987)

segunda-feira, setembro 4th, 2017

Mais uma revista que achei em casa. Há aspectos muito bons e muito ruins. Um muito bom é a tradução de artigos estrangeiros (quem dera tivéssemos mais revistas que fizessem isso hoje em dia), e a revista também fazia investigações próprias. Um muito ruim é que por vezes a equipe da Planeta fazia afirmações sem o devido cuidado. Na página 8, por exemplo, ela descarta de forma muito rápida a possibilidade de um truque nos famosos casos de levitação indianos, cujo segredo já foi revelado aqui. Mas, apesar dos problemas, no geral considerei a revista como uma boa introdução à Parapsicologia, ao menos para a época. Para ler a revista, clique aqui.

Entradas (RSS)