“Arcanes de la vie future dévoilés” como precursor do Livro dos Espíritos (2018), de Robson Fernandes de Farias
No presente trabalho, uma comparação entre o livro “Arcanes de la vie future dévoilés” de Louis Alphonse Cahagnet e o Livro dos Espíritos, decodificado por Allan Kardec, é feita. Mostra-se que o livro de Cahagnet é, de fato, um precursor do Livro dos Espíritos, com muitas respostas bem semelhantes nos dois livros. Para ler o artigo, clique aqui.
janeiro 17th, 2019 às 5:46 PM
Allan Kardec, antes de codificar a doutrina espírita, dedicou-se, por cerca de 35 anos, ao estudo do magnetismo animal
❓
Poderia esclarecer, Sr. Administrador❓
Diferença fundamental é que o Cahagnet não era reencarnacionista. Não sei se ele mencionou isso no trabalho (não vi…).
janeiro 17th, 2019 às 6:54 PM
Ah! sim; quando ele fala sobre os 2 banquetes magnéticos rivais de ’58 na Revista 👍
janeiro 18th, 2019 às 2:31 PM
Bem, parece ser sempre o caso dos tempos ainda não chegados… Essa obra, publicada 9 anos antes, não produziu impacto. Uma pena. Só não entendi o que é esse magnetismo que aplicado a qualquer pessoa (mesmo que não seja médium) a faz se comportar e atuar como se fosse um.
Uma das acusações frequentes feitas a Kardec é que ele “magnetizava” seus “médiuns” e os transformava em “maquinas de escrever”, respondendo aquilo que queria que respondessem…
Sei não… Certas respostas beiravam a grosseria. Numa pergunta, Kardec queria saber se até os canibais teriam os mesmos favores de Deus e a resposta foi:
_ Você mesmo já foi um deles antes de ser o que hoje é.
janeiro 18th, 2019 às 3:23 PM
Produziu enorme impacto. E a Adèle Maginot é uma das maiores médiuns de todos os tempos (se não me engano no fim eles acabaram casando final feliz 😊).
============================================================
Numa pergunta, Kardec queria saber se até os canibais teriam os mesmos favores de Deus
============================================================
Claro que têm. É o dogma “evolucionista” de vocês: la loi du progrès aplicada às almas que vão reencarnado…
Uma alma que foi encarnada como canibal acaba no fim virando “arcanjo” [#540].
janeiro 18th, 2019 às 6:26 PM
Na página 289 (questions psichologiques), perguntas 61 e 62, entende-se que não há reencarnação para os espíritos que respondiam a Cahagnet
janeiro 18th, 2019 às 7:00 PM
Falei no 1° comentário que ele NÃO ERA REENCARNACIONISTA 😡
janeiro 19th, 2019 às 11:31 AM
Mais uma inspiração do Prof. Rivail desvelada. Copiando o Chacrinha, por sua vez inspirado no que Lavoisier teria dito, “nas religiões nada se cria, tudo se copia”.
Dirão os espíritas que estavam a descrever a mesma “realidade”, portanto, não há influência alguma. Se for assim, a “terceira revelação” já não é assim tão revelada.
janeiro 19th, 2019 às 2:41 PM
Aquela lista do google q o Vitor disponibilizou mostra q hoje c conhece dezenas d livros do mesmo assunto e d temas similares.
.
Creio q a medida q o levantamento avance, haverá muitos mais ainda… “precursores”…
.
Lembro-me d um filme sobre Spinoza em q ele reclamava q, com tanta ciência disponível, as pessoas em Amsterdã queriam apenas saber o q haviam sido em encarnações anteriores.
.
Isso, c bem pesquisado, haverá d encontrar muito material anterior a Kardec.
janeiro 19th, 2019 às 5:17 PM
Kardec fez uma síntese de tudo, por isso é tão conhecido e aclamado no mundo todo. Em vários países Kardec é conhecido como o. Codificador.
Sobre a reencarnação há essa dúvida entre os espíritos por causa do hiato criado entre uma encarnação e outra… Alguns acham que nem reencarnaram…
Mas a lição do instrutor Gubio explica melhor.
janeiro 19th, 2019 às 5:20 PM
E a reencarnação de Segismundo. Sr. ARDUIN olha que vídeo bacana
https://youtu.be/2Skl7hUlrhs
janeiro 19th, 2019 às 6:49 PM
============================================================
Isso, c bem pesquisado, haverá d encontrar muito material anterior a Kardec.
============================================================
É bom deixar claro que o Kardec jamais alegou prioridade nesse sentido. Ele sempre deixou claro que as comunicações sempre houveram e que na época estava havendo uma explosão dessas que ele, claro, atribuía à finalmente tão prometida e sempre adiada chegada dos tempos.
Lembre que o Jean Reynaud tinha proposto em ’54 que chegara o tempo da Gália se encarregar de definir a lacuna existente no cristianismo acerca do que se sucede após a morte.
Então o Swedenborg; o “martinismo lionês” misticizando o magnetismo animal (réintégration des êtres) e daí resultando na extra lucidez (onde entra o Cahagnet e a Adèle Maginot no caso); as meninas em NY; as mesas…
tudo isso convenceu o Kardec da “chegada dos tempos”.
O que ele disse ter feito e de fato fez foi formular uma Doutrina encima disso. De fato, bem ou mal, intelectualmente rasteirinha ou não, ele fez 👍
janeiro 19th, 2019 às 9:50 PM
A tese do Robson de Farias de que Arcanes foi precursor do LE é discutível. O método (pergunta-resposta) é o mesmo, mas esse tipo de técnica literária não era novidade na época. Além disso, não dá para deixar de notar a discordância fundamental sobre a reencarnação.
\
O livro de Cahagnet vem mostrar, por outro lado, que a reencarnação não era consenso mesmo na França.
janeiro 19th, 2019 às 10:47 PM
A reencarnação não é tese espiritualista. É tese socialista romântica, introduzida na Europa claro que por inspiração oriental, mas também por aquela menção feita pelo Julio Cæsar à crença dos druidas.
Em particular o Pierre Leroux e o Jean Reynaud divulgaram muito em França a partir dos anos ’30 na Encyclopédie nouvelle deles. No fim acabaram brigando justamente por causa basicamente de como deveria ser a reencarnação ❗
Mas sem nunca alegarem revelações ultramundanas (eles não eram espíritas).
Isso se consolida em ’54 no Terra & Céu do Jean Reynaud que gozou de considerável popularidade, apesar de ser denso e CHATÍSSIMO, e cujo claramente foi um roadmap pra reforma religiosa que o Kardec ambicionava fazer desde quando era 15.
janeiro 20th, 2019 às 12:07 AM
janeiro 20th, 2019 às 11:04 AM
A crença em espíritos surgiu no período paleolítico superior, como transição de uma magia centrada apenas na caça para uma magia mais elaborada, onde já se esboça a divisão social do trabalho. A associação dos cultos agrários com os cultos dos mortos produziu representações concretas do sobrenatural em obras de artesanato, indumentária ou esculturas.
Ao contrário do que muitos imaginam, demonologia (do grego δαίμων, “divindade”, “gênio”, “espírito supra-humano”, e logia (λόγος), “ciência”) não é exclusivamente o estudo dos espíritos malignos. Essa acepção prevalece na teologia cristã; em outras tradições metafísicas a demonologia estuda todos os entes sobrenaturais, supra-humanos, mas abaixo de Deus, sejam eles benfazejos ou malfazejos.
janeiro 20th, 2019 às 1:06 PM
Marcos Arduin Diz:
JANEIRO 18TH, 2019 ÀS 2:31 PM
Bem, parece ser sempre o caso dos tempos ainda não chegados… Essa obra, publicada 9 anos antes, não produziu impacto. Uma pena. Só não entendi o que é esse magnetismo que aplicado a qualquer pessoa (mesmo que não seja /////////médium////////) a faz se comportar e atuar como se ****fosse um****.
.
.
É incrível o chiquista botanico. Ô cara, como pode ter ‘medium’ se não existem ‘espiritos’ ????????????
janeiro 20th, 2019 às 1:11 PM
Esse botanico parece um marxista velho, mesmo sabendo do todos os crimes do socialismo, mesmo vendo a Venezuela (gente comendo o cachorro e gato de estimação) na situação que está ainda defende esse regime e essa ideologia assassina. Assim ele mesmo refutado aqui e no CC (humilhado lá) defende o chiquismo. Me poupe, se poupe nos poupe.
.
.
Tá, ‘espiritismo francês’, vá la.
janeiro 20th, 2019 às 1:16 PM
Contra, a Venezuela não tem nada de socialismo. Ela é capitalista. Não houve a expropriação dos meios de produção. A propriedade privada ainda existe lá.
janeiro 20th, 2019 às 6:00 PM
Capitalista não é mais: o governo impede o funcionamento do sistema capitalista. Mas concordo que socialismo tb. não é.
Seria uma anarquia populista-distributivista.
janeiro 20th, 2019 às 6:08 PM
https://www.google.com/amp/g1.globo.com/economia/noticia/2016/07/cinco-mitos-sobre-crise-na-venezuela-e-o-que-acontece-de-verdade.amp
“A Venezuela é um país capitalista onde o setor privado tem certa atividade, apesar das restrições e expropriações do Estado – que adquire cada vez mais controle sobre a economia. “
janeiro 20th, 2019 às 6:20 PM
Num lugar onde o governo apronta o que apronta não se pode dizer que vija o sistema capitalista.
By the way… não vije nenhum pois tem razão ao dizer que não é socialismo proper.
É uma anarquia distributivista onde se procurou clientelizar a população pro conhecido propósito de fazê-la massa-de-manobras “revolucionária”. Mas não deu certo: daí não vai sair um sistema socialista organizado.
janeiro 21st, 2019 às 1:38 PM
É curiosa essa mágoa do Cahagnet pra com o espiritismo americano…
[no Revelações (não sei como verter d’outre-tombe)]
janeiro 21st, 2019 às 2:26 PM
A essas alturas ele já tava bem autoconfiante ❗
Dirige-se no prefácio diretamente aos principais soberanos… basicamente pra pedir livre circulação das obras dele (ictalizados no original):
AUX POTENTATS D’EUROPE
Mon frère en Dieu, ALEXANDRE, empereur de toutes les Russies,
Je demande à l’équité, dont on dit que vous êtes un fervent soutien, d’entrer libri ment dans vos États
[…]
Mon frère en Dieu, FRANÇOIS-JOSEPH, empereur d’Autriche,
[…]
Mon frère en Dieu, FRÉDÉRIC-GUILLAUME, roi de Prusse,
[…]
Mon frère en Dieu, LÉOPOLD, roi des Belges,,
[…]
Ma sœur en Dieu, VICTORIA, reine d’Angleterre,
[…]
Mon frère en Dieu, EMMANUEL, roi de Sardaigne,
[…]
Ma sœur ISABELLE, reine d’Espagne,
[…]
Mon frère, Pie IX,
[…]
Mon frère, Louis-Napoléon, empereur des Français,
[…] Je vous demande également la même liberté de discussion sur les ouvrages catholiques que ces derniers usent à mon égard. Laissez-moi, non condamner les saints Évangiles, comme Rome a condamné les arcanes de la vie future dévoilés […]
janeiro 21st, 2019 às 2:29 PM
“librement”, claro…
janeiro 21st, 2019 às 2:34 PM
Ponha os œ no lugar faz favor Sr. Administrador…
Eu pus # hexa no formato decimal 😳
DESCULPE ❗
janeiro 21st, 2019 às 3:26 PM
Obrigado 👍
NÃO QUERENDO ATRAPALHAR A PRÓXIMA RUBRICA COMETO CÁ
Estranhei… e veja que ao contrário do termo espiritualismo inapropriadamente usado dentro do espiritismo anglo pois praticamente todas religiões o são como bem explicou desde logo o Kardec… ele usa bem adequadamente o termo espiritismo.
What “spiritualism” is in its general aspects I need not care, as there are not data in my record to throw any light upon its complexities as usually conceived. The issue that is presented here is simply whether spiritism or telepathy from living persons exclusively, is the more
rational hypothesis to account for the facts. Nor need I enter into any specific definition as to what shall be meant by spiritism.
janeiro 31st, 2019 às 3:43 PM
tem este livro traduzido para o portugues ? me respondam !
janeiro 31st, 2019 às 3:48 PM
Não tem não, Bernardo!
fevereiro 5th, 2019 às 11:40 AM
putz, mas uma obra tão importante dessas, precursor do livro dos espirítos como é que não tem tradução aqui ?? será que pelo menos não tem em espanhol ou só está disponível em frances ? tem como baixar esse livro em francês mesmo ?
fevereiro 6th, 2019 às 8:25 AM
Tem sim, aqui:
.
http://www.iapsop.com/ssoc/1848__cahagnet___arcanes_de_la_vie_future_devoiles.pdf