A verdadeira identidade das primeiras médiuns utilizadas por Kardec (2019), de Carlos Seth Bastos.
Estudo que traz revelações sobre as médiuns de Kardec. Para ler, clique aqui.
Estudo que traz revelações sobre as médiuns de Kardec. Para ler, clique aqui.
Publicado em sexta-feira, março 1st, 2019, 10:20 AM categorias Artigos Publicados, Obras de Allan Kardec. Você pode acompanhar as respostas a esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar seu comentário, ou trackback de seu sítio.
O objetivo deste site é analisar cientificamente livros ou mensagens ditos "psicografados", ou seja, escritos ou ditados por um suposto espírito através de um "médium", apontando erros e acertos à luz da Ciência atual. Também busca analisar possíveis fontes de informação em que o médium teria se baseado para escrever a obra, possibilidades de plágio (fraude), de "plágio inconsciente" (também conhecido como criptomnésia), e mesmo a possível ocorrência de um genuíno fenômeno paranormal. Serão analisadas obras de médiuns famosos e menos conhecidos.
março 1st, 2019 às 11:15 AM
Boa iniciativa. Falta muito disso no Espiritismo, pois os mestres espíritas têm o desagradável costume de manter suas bundas achatadas nas cadeiras e se servirem de coisas já prontas, sem verificar se são verdades.
.
Carlos de Brito Imbassahy informou-se que Silvino Canuto Abreu era mesmo um cara confuso e dispersivo. Manteve em seu poder o material que lhe foi passado pelos franceses antes que os nazistas invadissem a França. Eles destruíram muitas coisas pertencentes aos espíritas franceses. Assim esse material foi salvo, mas Canuto Abreu deu a eles uma outra sepultura aqui no Brasil. Vejamos se esse projeto das cartas do Kardec sai mais alguma coisa útil. Resta saber é se a FEB não vai pressionar para que não divulguem as cobras e lagartos que Kardec disse sobre o Roustaing.
março 1st, 2019 às 11:20 AM
kkk, bom comentário…
.
Ao menos o Abreu avisou q era uma tradição lendária…, foi mais correto do que aqueles que utilizaram a informação como verdade histórica.
.
E mais, uma comunidade q alega receber informações mediúnicas não adiantou as descobertas e, ainda mais, utilizou dados desautorizados em suas manifestações “mediúnicas”. Basta ver de novo palestras de oradores “incorporados” por seus guias utilizando informações falsas…
março 1st, 2019 às 11:37 AM
============================================================
pois os mestres espíritas têm o desagradável costume de manter suas bundas achatadas nas cadeiras
============================================================
👍 que bela observação Professor❗
Pois é… eu muito tentei pesquisar por
Émile-Charles
Baudin
Réunion
Claro que às vezes não vai aparecer no Google, + fato é que sempre tive resultados zilch.
Claro que o livro é explicitamente semi-ficcional, mas ele deveria ter deixado n’O Reformador o relato das fontes nas quais se baseou.
E essa coincidência das épocas + direção estatisticamente sim, Sr. Administrador, aí sim é uso legítimo das probabilidades, não pra “estudar” o Sobrenatural é mui convincente.
Puxa❗ Essa eu não sabia: Puteaux = La Défense.
março 1st, 2019 às 11:52 AM
============================================================
E mais, uma comunidade q alega receber informações mediúnicas não adiantou as descobertas
============================================================
Se não receberam informação mediúnica nem do falecimento daquele Sr. DENTRO de dependência espírita (ano retrasado se bem me lembro)…
😢
março 1st, 2019 às 2:28 PM
“Se não receberam informação mediúnica nem do falecimento daquele Sr. DENTRO de dependência espírita (ano retrasado se bem me lembro)”
&nsbsp;
Sim, em 2017!
&nsbsp;
https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/policia-apura-morte-de-engenheiro-em-banheiro-de-centro-espirita-em-sp.ghtml
março 1st, 2019 às 2:55 PM
“Resta saber é se a FEB não vai pressionar para que não divulguem as cobras e lagartos que Kardec disse sobre o Roustaing.”
Kardec dá a impressão que queria “monopolizar” os espíritos e o espiritismo !
março 1st, 2019 às 3:08 PM
Não é isso, Vinicius. O caso é que J. B. Roustaing, conterrâneo e contemporâneo de Kardec, gostou do Livro dos Espíritos e resolveu dar uma de líder espírita. Trabalhando apenas com uma médium, teve a glória de receber dos espíritos dos evangelistas, dos apóstolos e de Moisés toda uma obra que explicava “em espírito e verdade” os supostos pontos obscuros dos Evangelhos. Esta obra não passa de um contrabando de dogmas católicos para o Espiritismo e entra em contradição com o que é fundamentado no Livro dos Espíritos. Roustaing nem se deu ao trabalho de fazer uma checagem. Os supostos esclarecimentos não são mais do que o resgate de velhas explicações.
Um exemplo é o caso dos irmãos de Jesus. Roustaing resgata a heresia docetista, aquela que dizia que Jesus não encarnou e sim foi um fantasma materializado, para explicar a virgindade de Maria (e que também esta assim se manteve). Para se livrar dos irmãos de Jesus, falou que o termo hebraico não era específico e podia significar primos ou parentes em geral. Daí então esses irmãos de Jesus poderiam ser primos ou filhos de algum casamento anterior de José. Assim salvava-se a eterna virgindade de Maria, coisa importantíssima para os espíritas novos do Brasil, que ainda guardavam sua carolice católica.
.
Kardec, depois de ler melhor a massuda e confusa obra de Roustaing, escreveu-lhe uma carta, discordando de suas opiniões. Antes havia escrito um artigo na Revista Espírita, que motivou Roustaing a incluir no prefácio da tiragem seguinte uma resposta ferina, dizendo que Kardec fizera da obra de Roustaing um belo enterro de primeira classe. Nas edições dessa obra aqui no Brasil, a FEB suprimiu isso para não dar a impressão de que Kardec concordava com Roustaing…
março 1st, 2019 às 3:44 PM
É nbsp;
Analista Vinícius
março 1st, 2019 às 3:45 PM
😳
março 1st, 2019 às 5:21 PM
Vocês são franceses, Professor ❓
Tem o casamento dum parente seu c/Anne Marie Baudin 29/8/18?? (não entendo a letra)
Arquivos de Paris V3E/M 47
F N°3871
março 1st, 2019 às 5:23 PM
Na página 9 no navegador (meu enlace abre na 1)
👍
março 1st, 2019 às 5:25 PM
29/8/1855 deve ser…
março 1st, 2019 às 8:35 PM
Se este tópico tivesse surgido há alguns anos atrairia muito mais atenção, inclusive do JCFF, imagino.
Como diria o ausente Antonio GPoA, o que contam nunca é beeem assim.
março 3rd, 2019 às 4:56 PM
GORDUCHO, nada a ver com o tópico sub comento, mas como é carnaval e ninguém mostrou presença, passo para você uma mensagem que recebi de um colega, porque sei que o assunto interessa à sua pessoa e achei engraçado.
Diga, por favor, se concorda com as afirmações.
Mandamentos da Aviação
1. Esqueça tudo que você sabe sobre empuxo e arrasto, sustentação e gravidade; o que faz um avião voar é dinheiro.
2. Três coisas que nunca são demais: pista, mulher e combustível.
3. A única situação em que você pode achar que tem combustível demais é quando há um principio de incêndio.
4. É bem melhor estar aqui em baixo desejando estar lá em cima, que estar lá em cima desejando estar aqui em baixo.
5. A hélice é simplesmente um ventilador em frente ao avião para manter o piloto frio. Quer uma prova? Quando ela para, o piloto imediatamente começa a derreter-se de suor.
6. Se tiver que enfrentar um pouso de emergência noturno, ligue os faróis para ver a área de pouso. Se você não gostar do que está vendo, desligue os faróis.
7. Velocidade é vida, a altitude é segurança de vida. Ninguém até hoje colidiu com o céu.
8. Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos. Nunca permita quer o avião leve você a algum lugar onde sua cabeça não tenha chegado cinco minutos antes.
9. Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira.
10. Todo mundo sabe qual a definição de um bom pouso: é quando você pode sair dele caminhando. Mas pouca gente sabe a definição de um ótimo pouso: é quando, além disso, você pode usar o avião outra vez.
11. A probabilidade de sobrevivência é inversalmente proporcional ao ângulo de chegada.
12. Voar não é perigoso, perigoso é cair.
13. Decisões acertadas vêm com a experiência, e a experiência vem com decisões erradas.
14. Pior que um comandante que nunca foi co-piloto, é um co-piloto que já foi comandante.
15. Os passageiros preferem comandantes antigos a aeromoças novas.
16. Um piloto é uma alma confusa, que fala sobre mulheres, quando está voando, e sobre vôo, quando está com mulheres.
17. Tente manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
18. Decolar é opcional, POUSAR É OBRIGATÓRIO
19. Frase no painel de um experimental:
“lembrem-se o segredo é cair com segurança”
20. Papagaio é ave que mais fala e a que menos voa…
21. “O problema dos morros perto da pista na aproximação, não é que eles são altos, o problema é que eles são duros!”
22. Pra subir, puxe o manche. Pra cair, puxe mais forte.
23. O bom piloto não é o que sai de uma situação de emergencia, e sim o que não entra em uma.
24. “Na vida quanto mais se vive mais se aprende, na aviação quanto mais se aprende mais se vive…”
25. O que me assusta ao voar de avião é imaginar que tudo que está dentro dele foi colocado pelas empresas que ofereceram o menor preço.
A VIDA SEM VOAR NÃO VALE A PENA SER VIVIDA!!
Isto tudo pode soar velho para você. Para mim é engraçado. Um dos filhos do Kennedy passou anos tentando aprender a voar por instrumentos e morreu por não ter aprendido. Ele começava o curso, parava, recomeçava.
Um dia decolou com a esposa e cunhada no final da tarde, anoiteceu durante o voo, o tempo estava ligeiramente nublado no local de pouso, ele teve vertigem (no sentido de que seus sentidos o enganaram sobre a real situação da aeronave), não confiou nos instrumentos e sim no que seu sentido de equilíbrio o informava, passou desta para pior, levando mulher e cunhada de reboque. Pelo menos é o que diz o relatório final da investigação.
Eu ainda não consegui nem cumprir a parte teórica, por isto que lembro do Kennedy Jr.
Enfim, na falta de assunto, como não gosto de carnaval e não quero ressuscitar a polêmica Wright/Dumont, é o que tenho a dizer, por ora.
março 3rd, 2019 às 4:59 PM
O em baixo e outros errinhos são do colega, não meus. Em baixo é uma coisa, embaixo é outra. Posso não saber voar ainda, mas sei me expressar mais ou menos.
Transcrevi verbatim. Control C/Control V.
março 3rd, 2019 às 6:55 PM
A VIDA SEM VOAR NÃO VALE A PENA SER VIVIDA!!
👍
Pra IFR não basta TIRAR a carteira. Tem que ter experiência contínua que só quem trabalha como profissional consegue manter praticamente.
Veja esse caso agora: aparentemente foi a desorientação espacial ainda que possa ter acontecido congelamento também…
março 3rd, 2019 às 9:56 PM
Obrigado pela atenção, GORDUCHO!
Em geral, como em acidentes outros que não aviatórios, existem concausas. Quase sempre é um conjunto de fatores.
No meu caso, as IFR não são problema, pois o tipo de aeronave que pretendo aprender a pilotar e possuir não voa IFR mesmo. É terminantemente proibido.
março 3rd, 2019 às 10:01 PM
A ANAC não homologa ULs para IFR.
Tentei achar a legislação e não encontrei, mas não pode mesmo!
março 4th, 2019 às 4:00 PM
Erro meu:
.
“FEB suprimiu isso para não dar a impressão de que Kardec concordava com Roustaing…”
O certo é: “de que Kardec NÃO concordava com Roustaing…”
.
E não tinha como concordar. A FEB, malandramente, diz que Kardec fez reservas quanto ao corpo fluídico do Cristo, mas aprovou tudo o mais… Aprovou o c.!
março 4th, 2019 às 8:29 PM
Olha o nível do óleo, Prof. Arduin!
Não fica bem um espírita perder a linha.
março 5th, 2019 às 1:21 PM
Graças a essa combinação de Kardec com Roustaing, o chamado “movimento espírita” adotou uma manobra, intensificada nos últimos 45 anos, na qual seus membros, inclusive os “médiuns” Chico Xavier e Divaldo Franco, prometiam “lutar pela recuperação das bases doutrinárias”, procurando “não apenas entender Kardec, mas viver Kardec todos os dias”, num exagero demagógico muito comum pelos palestrantes dessa doutrina.
A propósito, Roustaing causou tanta polêmica nos bastidores do “movimento espírita” que seu pensamento teve que ser adaptado à realidade brasileira, tirando aspectos mais incômodos e trocando-os por valores mais “agradáveis”, como alegar que existem bichinhos fofinhos no mundo espiritual.
E advinhe quem foi designado para “traduzir” o pensamento de Roustaing com um tempero bem brasileiro? Ele mesmo, CHICO XAVIER!!!!!
março 7th, 2019 às 11:32 AM
“ E não tinha como concordar. A FEB, malandramente, diz que Kardec fez reservas quanto ao corpo fluídico do Cristo, mas aprovou tudo o mais… Aprovou o c.!”
Caro ARDUIN, não estou aqui a defender a FEB , mas Kardec não chega a reprovar a obra do Sr.Roustaing.
“Estas observações, subordinadas à sanção do futuro, em nada diminuem a importância da obra que, AO LADO DE COISAS DUVIDOSAS, EM NOSSO PONTO DE VISTA, ENCERRA OUTRAS INCONTESTAVELMENTE BOAS E VERDADEIRAS, e será consultada com proveito pelos espíritas sérios. Se o conteúdo de um livro é o principal, a forma não deve ser desdenhada, pois contribui com algo para o sucesso. Achamos que certas partes são desenvolvidas muito extensamente, sem proveito para a clareza. A nosso ver, se fosse limitada ao estritamente necessário, a obra poderia ter sido reduzida a dois, ou mesmo a um só volume, e teria ganho em popularidade.”
E quanto a expressão “aprovou o c.” recomendo que assistas as ricas e incríveis palestras do Sr. Haroldo Dutra Dias. A última que ele postou, sobre o Carnaval, fala das formas-pensamento que criamos pelo que dizemos e pensamos. Vale a pena conferir, caro Confrade, sinto que está revoltado.
março 7th, 2019 às 11:36 AM
“Olha o nível do óleo, Prof. Arduin!
Não fica bem um espírita perder a linha.”
Exatamente Marciano! Vibrações grosseiras são emanadas das palavras. Eu mesmo, reconheço, até mesmo aqui no blog proferi palavrões, fiquei raivoso, brabo e depois fiquei muito mal, rabugento. O médium Honoraldon, aqui da casa de mamãe, disse que eu estava lotado de “cascões astrais”, semelhante a caspa e eu deveria vigiar e vigiar…
março 7th, 2019 às 11:36 AM
/ Marciano de Marte, tem comentários procê no tópico anterior, aquele em que me embiliscou telepaticamente…
março 7th, 2019 às 11:42 AM
Professor Arduin, em um site do livro Pequena Órfã entendi nos seus dizeres que Chico reconheceu que o animismo é o culpado pela descrição de Marte em “cartas de uma morta”
Poderia me dizer se Chico chegou a publicar isso em algum lugar, se há nota de rodapé no livro e tal?
https://www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=10837&friurl=_-A-PEQUENA-ORFA
março 7th, 2019 às 11:56 AM
Já respondi, Montalvão.
Isto mesmo, Orlando! Orai e vigiai!
março 7th, 2019 às 6:41 PM
Caro Orlando.
Até mesmo criminosos podem dizer coisas certas. Veja:
_ Este homem (Hitler) é muito perigoso: ele acredita no que diz!
Autor da frase: Josef Goelbbls, que foi o ministro da propaganda do Hitler e como tal cometeu um monte de crimes.
.
Certo, pode até haver algo bom e aproveitável na obra do Roustaing, mas elas não apagam e nem atenuam o que há de ruim. E essa parte ruim foi a mais aproveitada pelos espíritas novos brasileiros. As “explicações” que ele traz são de uma infantilidade absurda. E contradiz o Livro dos Espíritos, que diz que a reencarnação permite a evolução do espírito e sem ela, ficaria estacionado. Já Roustaing diz que o princípio inteligente evolui até se tornar espírito por reencarnações em corpos animais. Mas uma vez tornado espírito, evolui no mundo espiritual sem reencarnar. E aí, quando já está tão evoluído, prestes a se tornar Espírito Puro, ele escorrega numa bosta espiritual e se torna invejoso, orgulhoso e pode até se tornar ateu. Para se curarem destes pecados, vão ter de reencarnar. O ateísmo é um crime tão grave, que o espírito que se tornou ateu nem pode reencarnar em humanos e sim “criptógamos carnudos” em mundos inferiores…
.
Mas houve um espírito que pisou na bosta espiritual sem escorregar e assim “evoluiu em linha reta para Deus”: o tal Jesus Cristo. Sendo assim, não podia reencarnar e deu as caras por aqui como um espírito materializado (resgate de heresia docetista). Assim “embuchou” a Maria sem ela haver transado, “nasceu” sem romper-lhe o hímen, mamou sem precisar (o leite era desfeito e devolvido ao sangue de Maria), Roustaing nada diz sobre a sagrada bosta e sagrado mijo, mas os Espíritos Superiores tinham de dar um jeito nisso…
.
Esses dois pontos, o Cristo Deus e a Eterna Virgindade de Maria eram os dois itens mais cabeludos que incomodavam os primeiros espíritas brasileiros e Roustaing salvou as duas coisas com as lendas acima.
Em vista do tamanho da obra, imagino que tais detalhes tenham passado despercebidos do Kardec, principalmente as pataquadas sobre a não reencarnação dos espíritos por necessidade evolutiva.
.
Orlando, isso eu vi num blog, mas estou com dificuldade em reencontrá-lo.
março 7th, 2019 às 9:00 PM
/
“caspa astral”… vivendo e se surpreendendo…
março 7th, 2019 às 9:06 PM
/
“E não tinha como concordar. A FEB, malandramente, diz que Kardec fez reservas quanto ao corpo fluídico do Cristo, mas aprovou tudo o mais… Aprovou o c.!”
/.
Quequié “c.”? compulsório, crucifixo, contêiner, convolamento, c*cete, car*lh*, castelo de Cantiflas, cramunhão, caderno, Corleone, coreto, outra?
março 8th, 2019 às 12:21 AM
/
“Vibrações grosseiras são emanadas das palavras.”
/.
UAI? pensava que palavras fossem palavras, nada mais que palavras… pensava que não emanassem nada, a não cheiro de tinta, quando postadas no papel, e para quem dotado de elevado poder olfativo… pensava que sentimentos podem ser despertados por palavras, mas isso é subjetivo, depende de cada um… é o que eu pensava…
março 8th, 2019 às 12:24 AM
/
“fala das formas-pensamento que criamos”
/.
PÔôôô… essa eu queria aprender… poderia criar umas formas pensamentos femininas para alegrar minhas noites solitárias… como é que se faz?
março 8th, 2019 às 12:41 AM
/
“Mas houve um espírito que pisou na bosta espiritual sem escorregar e assim “evoluiu em linha reta para Deus”: o tal Jesus Cristo. Sendo assim, não podia reencarnar e deu as caras por aqui como um espírito materializado (resgate de heresia docetista). Assim “embuchou” a Maria sem ela haver transado, “nasceu” sem romper-lhe o hímen, mamou sem precisar (o leite era desfeito e devolvido ao sangue de Maria), Roustaing nada diz sobre a sagrada bosta e sagrado mijo, mas os Espíritos Superiores tinham de dar um jeito nisso…”
/.
CONSIDERAÇÃO: ui, essa doeu, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o NSSJC, ou FG (em versão oposicionista) certamente não vai gostar de ouvir isso!
.
Quem que disse que Maria não rompeu o hímen no parto? Só se o rebento rebentou do outro lado… hummm… melhor deixar essa parte quieta… A virgindade se caracteriza pela virago não conhecer varão, nem varinha… vara de qualquer tipo. Ela pode lacerar o selinho cavalgando, caindo numa queda, fazendo acrobacias, jogando capoeira, ou mesmo se coçando de uma forma um tanto quanto, mesmo assim continuará virgem até que seja visitada por quem você sabe. Se o quem você sabe não for lá continua virgem. Isso está provado cientificamente!
.
Não entendi essa de “evoluir em linha reta para Deus”, se a evolução se dá pela inexistente reencarnação, como pode alguém, mesmo JC, evoluir “em linha reta”? A não ser que já nascera evoluído… Mesmo porque, todas as evoluções (com exceção da minha, que não evoluo, apenas progrido) não seriam retas? Não foi o tio Kardec quem garantiu que nada retrocede, vai tudo pra frente, quer dizer, segue reto? Ou estarei pensado torto?
março 8th, 2019 às 1:43 AM
===============================================================
E aí, quando já está tão evoluído, prestes a se tornar Espírito Puro, ele escorrega numa bosta espiritual e se torna invejoso, orgulhoso e PODE ATÉ SE TORNAR ATEU. Para se curarem destes pecados, vão ter de reencarnar. O ATEÍSMO É UM CRIME TÃO GRAVE, QUE O ESPÍRITO QUE SE TORNOU ATEU NEM PODE REENCARNAR EM HUMANOS E SIM “CRIPTÓGAMOS CARNUDOS” EM MUNDOS INFERIORES…
===============================================================
Tomara que Roustaing esteja mesmo errado, ou estarei ferrado e mal pago na próxima encarnação.
===============================================================
Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o NSSJC, OU FG (EM VERSÃO OPOSICIONISTA) certamente não vai gostar de ouvir isso!
===============================================================
Se essa versão oposicionista for minha humílima pessoa, devo dizer que não me oponho a quem não existe. Minha oposição não é ao ser imaginário, nem poderia estampilha, digo, sê-lo, mas aos que levam a sério o personagem fictício.
março 8th, 2019 às 2:02 PM
/
Well honey, Marciano esclareceu a parte que lhe cabe neste latifúndio; falta o Arduin apresentar suas elucidações…
março 8th, 2019 às 2:04 PM
/
“A VIDA SEM VOAR NÃO VALE A PENA SER VIVIDA!!”
/.
ISSO… foi o que disse o suicida antes de se atirar do alto do prédio…
março 8th, 2019 às 2:05 PM
/
Também, poderia ser um arubu de asa quebrada, lamentando sua sina…
março 11th, 2019 às 5:08 PM
Parece que as propagandas e lendas sobre Kardec e os primórdios, é um castelo de cartas ao vento .