São Luís, Espírito da Codificação, por Felipe Morel
Ótima análise! Morel está de parabéns por esse vídeo.
Ótima análise! Morel está de parabéns por esse vídeo.
Publicado em terça-feira, novembro 9th, 2021, 7:43 PM categorias Obras de Allan Kardec. Você pode acompanhar as respostas a esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar seu comentário, ou trackback de seu sítio.
O objetivo deste site é analisar cientificamente livros ou mensagens ditos "psicografados", ou seja, escritos ou ditados por um suposto espírito através de um "médium", apontando erros e acertos à luz da Ciência atual. Também busca analisar possíveis fontes de informação em que o médium teria se baseado para escrever a obra, possibilidades de plágio (fraude), de "plágio inconsciente" (também conhecido como criptomnésia), e mesmo a possível ocorrência de um genuíno fenômeno paranormal. Serão analisadas obras de médiuns famosos e menos conhecidos.
novembro 13th, 2021 às 2:56 PM
Acompanho o Morel há algum tempo e boa parte dos vídeos dele são ótimos. Esse trás mais uma análise crítica muito boa sobre o rigor científico de Allan Kardec. Tenho parentes que são kardecistas e digo que a vivência do espiritismo no Brasil é dogmática e fechada a questionamentos como a maioria das religiões são. Eles dizem que não, que na verdade o espiritismo é científico. Aí você manda um vídeo desses com todas as argumentações bem embasadas e esses parentes dizem que eu não acredito em nada, que eu sou um dos “detratores do espiritismo”. As suas atitudes só provam o que eu percebo. O espiritismo popular brasileiro é vivido e compartilhado de uma forma dogmática que vai até contra as falas de Kardec sobre refutar teorias falsas. Eles propagam a ideia de um Kardec com postura científica, mas não estão abertos àqueles que se permitem questionar e que defendem a dúvida sistemática. Kardec está num pedestal sagrado que o coloca numa categoria sobrehumana e qualquer questionamento razoável vem sempre seguido da fala: – como ousas! Quem é você para questionar Kardec?