“Corín Tellado e Ryoki Inoue eram médiuns?” (2023), por Claudio Bersot
Ótimo vídeo do Carlos Bersot mostrando duas pessoas que escreveram, sem alegar o auxílio de espíritos, livros em quantidade muito maior do que Chico Xavier:
Ótimo vídeo do Carlos Bersot mostrando duas pessoas que escreveram, sem alegar o auxílio de espíritos, livros em quantidade muito maior do que Chico Xavier:
Publicado em quarta-feira, outubro 25th, 2023, 11:58 AM categorias Mediunidade, Obras de Clovis Nunes. Você pode acompanhar as respostas a esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar seu comentário, ou trackback de seu sítio.
O objetivo deste site é analisar cientificamente livros ou mensagens ditos "psicografados", ou seja, escritos ou ditados por um suposto espírito através de um "médium", apontando erros e acertos à luz da Ciência atual. Também busca analisar possíveis fontes de informação em que o médium teria se baseado para escrever a obra, possibilidades de plágio (fraude), de "plágio inconsciente" (também conhecido como criptomnésia), e mesmo a possível ocorrência de um genuíno fenômeno paranormal. Serão analisadas obras de médiuns famosos e menos conhecidos.
outubro 28th, 2023 às 10:15 PM
Olá, Vitor. Obrigado, querido, por divulgar os Caminhos do Imaginário. Este e os próximos meses serão dedicados ao Chico Xavier, nosso médium mais consagrado.
E mais uma vez, parabéns, pelo seu excelente blog. Estou sempre por aqui, pesquisando e garimpando informações. Um forte abraço!
outubro 29th, 2023 às 7:58 PM
Vitor, como e que o Chico Xavier plagiava descaradamente por exemplo, da obra do fritz Kahn, acho que e esse o nome, e ninguém nunca percebeu na carreira dele ? Seriam os tempos pre internet mesmo que não havia como compartilhar conhecimento ? Puxa, o cara passou os anos sessenta, setenta, oitenta, noventa até o início dos anos dois mil copiando geral e ninguém denunciava ? Será que nessas épocas primevas havia gente que sabia dos plágios, mas não tinha chance de dizer ou era impedida ?
outubro 29th, 2023 às 8:12 PM
Oi, Bernardo
O falecido Luciano dos Anjos já sabia dos plágios do Chico Xavier. Não revelou antes porque não quis. Mas antes mesmo, no caso Humberto de Campos, alguns plágios já haviam sido descobertos e expostos ao público.
outubro 30th, 2023 às 10:58 PM
Vitor, porque você tá dando voz a um médico urologista que não tem autoridade alguma para falar em espiritualismo? Curioso isso, cientistas que apoiaram o espiritismo são descartados só porque apoiaram mediuns, mas padres, mágicos e pseudo-céticos de áreas não relacionadas as ciências da mente costumam ser tomados como autoridade só porque atacam o espiritismo. Pare com esse recalque!
outubro 30th, 2023 às 11:09 PM
Então porque Luciano dos Anjos defendeu Divaldo, que sempre foi mais picareta ainda? https://www.clubedearte.org/livros/livro-a-ant-historia-das-mensagens-co-piadas-luciano-dos-anjos
outubro 30th, 2023 às 11:29 PM
Oi, Espiritualista Livre,
considero o Cláudio bastante culto, conhecedor das biografias e das obras de muitos médiuns e personalidades do século XIX. Sempre aprendo algo com os vídeos dele.
Não entendi o que quis dizer com “cientistas que apoiaram o espiritismo são descartados”. Quem foi descartado? Aqui mesmo tem artigo traduzido do William James, Ian Stevenson, Haraldsson, todos bastante simpáticos à hipótese de sobrevivência.
Quanto ao Luciano, minha opinião é que ele não podia admitir que nem o Chico nem o Divaldo fossem farsantes, ou toda a confiança que ele tinha na mediunidade ruiria.
novembro 2nd, 2023 às 11:26 AM
Eu acho que além disso também tem a questão da parte financeira, destinação do $ para obras sociais e salvo engano Luciano dos Anjos ocupava cargos na FEB e outros. Acho que só se ele saisse do movimento, como Waldo Vieira fez, e falar o que sabe.
E ele defendia a criptomnésia…
novembro 2nd, 2023 às 11:30 AM
“testando”.
“testando”
novembro 2nd, 2023 às 11:32 AM
teste
“Quanto ao Luciano, minha opinião é que ele não podia admitir que nem o Chico nem o Divaldo fossem farsantes, ou toda a confiança que ele tinha na mediunidade ruiria.”
Eu acho que além disso também tem a questão da parte financeira,
dezembro 5th, 2023 às 10:25 AM
Assim como o Vitor defende que o Molusco é inocente de todos os crimes pelos quais foi condenado, um chiquista ou divaldista jamais admitiria que Chico ou Divaldo houvessem pisado na bola alguma vez.