George Vale Owen, o médium que fez a cabeça de Chico Xavier

Vídeo de Cláudio Bersot citando a minha pesquisa e do Biasetto, muito grato! Aproveitem e se inscrevam no canal dele!

7 respostas a “George Vale Owen, o médium que fez a cabeça de Chico Xavier”

  1. Bernardo Amorim Diz:

    e a questão de ouro, vamos dizer assim, fica no ar : o chico xavier plagiou o reverendo owen na construção talvez do seu mais famoso romance o ” nosso lar “, e será que o reverendo owen não plagiou por sua vez alguém mais antigo do que ele ? ou ele até teve mensagens genuínas do além, tinha mediunidade mesmo, e o chico de gaiato foi se ancorar nas coisas dele e usou as informações, que não lhe diziam respeito

  2. Luiz Manvi Diz:

    Bernardo, uns 2 séculos antes do Reverendo Owen, Emanuel Swedenborg recebeu lá umas revelações que descreviam cidades espirituais (ou um mundo espiritual) que, apesar de serem diferentes das descritas pelo reverendo, podem ter inspirado. Mas acho que não chega perto de ser plágio, não, como é o caso do Chico. Aliás, mesmo dentro do Espiritismo, tem uma galera que desconsidera “Nosso Lar” e toda a obra de Chico Xavier como base doutrinária, e essa galera vem crescendo bastante com a ajuda da internet.

  3. Bernardo amorim Diz:

    Que interessante, Luiz manvi, você trouxe uma grande informação, que esse senhor de nome Emanuel swedenborg já falava dessas cidades espirituais e há duzentos anos antes do Owen……sinceramente nunca soube dessa informação, muito útil, vou pesquisar na internet sobre swedenborg, quem sabe o Vitor traga até alguma coisa………mas eu tambem acho que o reverendo Owen e mais honesto……depois que o Vitor mostrou que o Emanuel, mentor do Chico Xavier praticamente e um plágio de outro personagem de um romance mais antigo de outro medium…..larguei de mão do Chico Xavier, larguei de mão……….uma coisa e ser enganado nos finados anos oitenta e até noventa quando não havia internet , outra e em 2023……..o Vitor também perdeu a paciência, disse que não crê mais na mediunidade do Chico Xavier kkkkkkkkkkk

  4. Luiz Manvi Diz:

    Swedenborg é considerado por muitos uma das influências do Espiritismo, mas os dogmas que ele defendia eram diferentes; não havia reencarnação, por exemplo, e as cidades espirituais tinham uma influência ainda do catolicismo, ligados à idéia de Céu e Inferno, embora de forma diferente. Mesmo com grandes diferenças, há muitos pontos em comum, o suficiente para dizer que precedeu o Espiritismo de Kardec. Há um texto em que Kardec evoca o espírito de Swedenborg, e este, muito convenientemente através do médium que Kardec utilizava naquela sessão, diz que ao morrer soube da verdadeira natureza do mundo espiritual, e que errou nisso ou naquilo, e obviamente o que Swedenborg-Falecido diz que errou é justamente o que não se encaixa no Espiritismo… O espírita Hermínio C. Miranda fez uma “análise crítica de Swedenborg”, onde tenta explicá-lo de acordo com a Doutrina Espírita, acredito que dê para achar fácil na internet. Vou colar 2 links aqui também, mas não sei se é só colar na caixa de comentários ou exige alguma formatação especial, então não sei se vai dar certo:

    Sobre Swedenborg, na Revista Espírita:
    https://www.ipeak.net/pt/2755

    O texto onde o espírito de Swedenborg é evocado por Kardec:
    https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/893/revista-espirita-jornal-de-estudospsicologicos-1859/4592/novembro/comunicacao-de-swedenborg-prometida-na-sessao-de-16-de-setembro

    E o texto que acho mais interessante sobre ele, que é a tradução de uma palestra de 1978 de Jorge Luis Borges, excelente e destacado escritor argentino, sobre Swedenborg:
    https://textos.yurivieira.com/terceiros/o-ceu-e-o-inferno-segundo-emanuel-swedenborg/

  5. Luiz Manvi Diz:

    Uma das últimas perguntas que Kardec fez, através do médium, para o espírito de Swedenborg:

    “Pergunta 13:
    ? Qual a vossa opinião sobre a Doutrina Espírita, tal qual é hoje?
    Resposta de Swedenborg-Espírito:
    ? Eu vos disse que estais num caminho mais seguro que o meu, visto que as vossas luzes são em geral mais amplas.”

    Apesar de achar que uma parte dos médiuns que trabalhavam com Kardec o estavam enganando, e de discordar de muita coisa de sua obra – como a reencarnação “cármica” e, principalmente, os textos racistas – eu ainda gosto de Kardec, mas convenhamos que essa comunicação além-túmulo de Swendeborg foi deveras conveniente para desqualificar os dogmas da doutrina de Swedenborg e qualificar/afirmar o Espiritismo…

  6. Claudio Bersot Diz:

    Olá, Vítor!
    Tenho acompanhado teu blog com atenção. Obrigado, por divulgar o canal Caminhos do Imaginário. Amanhã vou colocar a segunda parte sobre essa questão do plágio. Forte abraço!

  7. Vitor Diz:

    Oi, Cláudio
    Aguardo ansioso! E em março vou começar a colocar novos plágios identificados nos livros de Chico, entre eles: Ave Cristo, Evolução em Dois Mundos, Intervalos, Cartas e Crônicas, e vários outros. Tem também mais plágio do Divaldo Pereira Franco. Está demorando pois quero escanear os livros que serviram de cópia. Já comecei, mas são grandes, e além de escanear preciso converter pro word.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)