“Marco Aurélio e o fim do mundo antigo” (1904), de Ernest Renan x “Cartas e Crônicas” (1966) de Chico Xavier

O médico Cláudio Bersot já havia feito um ótimo vídeo chamado “Chico Xavier e a fantasia macabra do resgate ou desencarne coletivo” em seu canal “Caminhos do Imaginário” abordando o capítulo Tragédia no Circo (que num pequeno lapso ele chama de Morte no Circo no vídeo) do livro Cartas e Crônicas de Chico Xavier. Porém há muito mais a ser dito sobre esse capítulo, inclusive no tocante a plágios. Outra vez Chico consultou Ernest Renan. Assim, vamos às provas e análises, tudo fruto da intensa pesquisa do internauta Míssel Crítico, a quem muito agradeço. O texto também é dele, só fiz pequenas adaptações e inseri as figuras. Para ler o artigo, clique aqui. Abaixo o ótimo vídeo do Cláudio.

3 respostas a ““Marco Aurélio e o fim do mundo antigo” (1904), de Ernest Renan x “Cartas e Crônicas” (1966) de Chico Xavier”

  1. Claudio Diz:

    Excelente. Parabéns, Vítor! Parabéns, Míssel Crítico!

  2. THIAGO Diz:

    Olá Vitor, acho que um assunto interessante seria abordar as ideias que influenciaram na elaboração do livro dos espíritos, pois há alguns indícios de que muitas das ideias presentes no livro já existiam antes de sua publicação. Um exemplo disso é a pluralidade dos mundos habitados, que já era discutido por pensadores daquela época

  3. Vitor Diz:

    Oi, Thiago

    Veja esse texto:

    https://obraspsicografadas.org/2012/algumas-notas-sobre-a-origem-e-os-primeiros-tempos-do-espiritismo/

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)