Pedro Loos, do canal “Ciência Todo Dia”, aborda a retrocausalidade!

Mais um bom vídeo do Pedro Loos abordando um tema que tem tudo a ver com a Parapsicologia: a retrocausalidade. E para minha surpresa, ele coloca a retrocausalidade praticamente em pé de igualdade com as hipóteses alternativas. Se o Pedro conhecesse as provas advindas da pesquisa psi, como as apresentadas por Dale Graff aqui, talvez considerasse até mesmo a melhor explicação possível. Mas isso é o de menos. O importante é que ele fez um vídeo altamente informativo e não descartou nem ridicularizou a possibilidade de retrocausalidade, mostrando como diversos físicos a consideram seriamente. Segue o vídeo abaixo.

Neste blog, quando o divulgador científico faz um trabalho decente, a gente elogia! E quando faz um trabalho ruim, a gente critica. É simples!

13 respostas a “Pedro Loos, do canal “Ciência Todo Dia”, aborda a retrocausalidade!”

  1. Gorducho Diz:

    =======================================================
    Sr. Administrador disse:

    provas advindas da pesquisa psi, como as apresentadas por Dale Graff aqui,
    =======================================================
    Mesma # fenômenos Ψ daqueles experimentos do Dr. Daryl J. Bem❓

  2. Vitor Diz:

    Gorducho,
    os fenômenos apresentados por Dale Graff estão numa escala muito mais visível ou macro do que aquilo que o Bem apresentou.

  3. Bernardo Amorim Diz:

    Vitor, será que no céu existe o projeto do minha casa, minha vida, parece piada perguntar isso, mas no livro do reverendo owen, ele diz que que a mãe dele morava em casas preparadas para receber os espíritos que desencarnavam…………………………………………………………………………….a mãe dele dizia que no mundo espiritual haviam casas, mas não dá nenhum detalhe, pelo o que eu me lembre………………….. eu demorei anos, dezenas para adquiri a minha casa própria, não herdei, tive que adquirir, paguei aluguel a vida toda, pior que no livro do ” nosso lar ” do chico xavier, tinha até dinheiro e emprego, aparentemente, mas isso era a visão do chico, que eu já deixei de acreditar há muito tempo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk alguém aqui se lembra do ” bônus hora ” do ” nosso lar ” ?…………………. taí uma questão que ninguém parou para pensar, o cara desencarna e vai morar aonde ? fica vagando num limbo ? fica numa dimensão isento de todas as limitações terrenas, como fome, dor ou sede ? ou reencarna logo ? que coisa, hem, senhores ?

  4. Vinicius Diz:

    Aqui, Bernardo Amorim, muitos encarnados não tem onde morar e quando vão em entrevistas de emprego são descartados por conta de sua “falta de endereço”.
     
    Quando eu era espirita mais deslumbrado com tudo realmente acreditei em nosso lar e tal, em erraticidade. Hoje coloco como hipótese.
     
    Em 2002 iniciante em estudos de cursos de espiritismo na Federação aconteciam coisas intrigantes. Almocei com uma moça que em 1 ano de empresa nunca tinha almoçado, durante o almoço ela atende seu telefone e era uma amiga pedindo conselhos sobre aborto. No momento não conseguia mais comer, saimos do restaurante e eu, “abelhudo”, a aconselhei a ligar de novo e recomendar que pensasse melhor e não abortasse etc.
     
    Em outra ocasião uma colega estava grávida, possivelmente acometida de grave infecção, fui ao hospital junto com outros amigos e amigas, uma umbandista, ao voltar, dentro do carro fiquei muito mal zonzo, bocejando pacas e esta umbadista comentou cara você sentiu alguma nhaca não é?
     
    Essa senhora faleceu uma semana depois.
     
    Não pude ir ao seu velório. Sonhei com ela e minha supervisora em um banco de praça, chorando amargamente e eu com um livro na mão lendo pra ela.
     
    Mas o que chocou foram as roupas.
    Falei a quem foi no velório do sonho e roupa e responderam que ela estava vestida assim.
     
    Evangélicos na ocasião acharam que inventei isso para promover o espiritismo. Enfim.
    Eu tenho certeza que há vida após a morte porém as informações que chegam até nós são moldadas conforme nossas vivências e crenças. UMA EQM em ambiente cristão envolverá o Paraíso, Jesus e tal, por exemplo.

  5. Vinicius Diz:

    Corrigindo: NOSSO LAR não coloco como hipótese. Após o site obras psicografadas e o Luciano dos Anjos coloco como plágio do OWEN. O que coloco como hipótese é a tal ERRATICIDADE ou que a mente do desencarnado simule ambientes já conhecidos ou vividos.

  6. Vinicius Diz:

    Mas tem outra questão, agora com VITOR e outros também.
     
    Onde OWEN se baseou para escrever VIDA ALÉM DO VÉU?

  7. Bernardo amorim Diz:

    Acho que o Vitor achou que eu estava fazendo piada, e não quis me responder mais, sobre o plano popular de casas no além, mas não e, não, diariamente morrem milhares de pessoas e onde vao parar essas pessoas ? Será que as almas dos milionários tem lugares melhores para ir ? Será que todos são iguais depois da morte ? Ou então haja uma forma de vida que não se precise de casa, alimentação, nada, a gente simplesmente fique numa ” dimensão ”

    Sobre o caso do Owen, eu sempre imaginei que ele fosse um médium sério, honesto, e a base da revelacao espiritual genuína, ou seja, que a obra dele seja honesta, agora se o Vitor ou outro pesquisador do blog obras psicografadas aqui descobrir alguma obra mais antiga que o Owen plagiou, aí a minha confiança foi pro saco, não sei mais o que pensar

  8. Vitor Diz:

    Oi, Bernardo

    acho que li em algum lugar que as casas são construídas pelo pensamento do próprio espírito, talvez usando a atmosfera espiritual, o éter, algo assim. Pensou, apareceu.

    Quanto ao Owen, não sei se ele se baseou em outra obra.

  9. Gorducho Diz:

    ======================================================
    Sr. Administrador disse:

    acho que li em algum lugar que as casas são construídas pelo pensamento do próprio espírito, talvez usando a atmosfera espiritual, o éter, algo assim. Pensou, apareceu.
    ======================================================
    👍 é análogo à modificação nas propriedades da água via pensamento.
    Ele atua sobre o FCU. Obviamente os limites dessa agência dependem da condição individual de cada espírito — desencarnado ou encarnado, claro.
    Então deduzo por lógico que no caso das construções coletivas, como nos ambientes das esferas ultramundanas, domina a Vontade ( “pensamento”) dos Espíritos Superiores responsáveis pela zona. O Pensamento deles atua como Admin pra “liberação” de cada construção a partir do FCU. Certo❓

  10. Luiz Manvi Diz:

    Tem um pesquisador espírita chamado Paulo Neto que escreveu um livro (“As Colônias Espirituais e a Codificação”) e mais alguns artigos sobre o assunto das “moradas espirituais”. Dentro do mundo do Espiritismo Brasileiro, creio ser um material interessante, creio que é possível fazer o download de graça no site dele. Me parece que o que motivou a pesquisa foi o fato de que mesmo dentro do Espiritismo há polêmica sobre a existência de “colônias espirituais”. Hoje cresce o número de espíritas que considera Chico Xavier uma distorção, algo que vai contra Kardec (que já não é lá essas coisas, mas o “chiquismo” no Brasil conseguiu piorar – e muito – o Espiritismo. Entre esse grupo de espíritas mais, por assim dizer, ortodoxos, o “Nosso Lar” é tratado como pura ficção. Segundo eles, Kardec não teria deixado informações suficientes para determinar a existência ou não de colônias.

  11. Gorducho Diz:

    Kardecismo não tem esferas. Os espíritos desencarnados ficam em erraticidade
    · vagando pela superfície de planetas habitados — como os que vagam cá pela crosta terrícola;
    ou
    · ficam na superfície de planetas desérticos desabitados.
    FEB comemora n’O Reformador
    Os livros de André Luiz

    julho/1947 [pgs. 161-62]
    a ligação das escolas francesa (o Kardecismo no caso) c/a anglo estabelecida pelas obras ditadas pelo André Luiz.
    Eles respondem assim à estranheza que causou entre os espíritas + atentos essa cosmologia.

  12. Vinicius Diz:

    A FEB EM 1947 provavelmente sabia do plágio ou incrível coincidência nos acontecimentos em Owen e Nosso Lar?
     
    Em curso de formação espírita que fiz as colônias Chiquistas são tidas como reais e a obra de André Luiz uma “complementação” de Kardec (que não disse tudo, como Jesus ) .
     
    Alguns alegam que romances de Flammarion e vários trechos de Leon Denis sugerem um mundo estilo planeta Terra, só que versão espiritual.

  13. Gorducho Diz:

    Causou comoção entre espíritas + atentos por apresentar cosmologia kardecista.
    Recomendo veja a secção
    CRIAÇÃO E APROPRIAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DO ALÉM NA SÉRIE NOSSO LAR
    neste trabalho.
    Obs: foi m/fonte original pra este assunto.
     
    [Flammarion]
    i) Note que nas obras de divulgação científica dele são PLANETAS habitados por seres vivos.
    ii) Lumen é apresentado como FICÇÃO. Que não deixa de ser pra divulgação científica apresentando ao público da época as propriedades da velocidade da luz. E quando o espírito dele chega no planeta adquire o envoltório correspondente à # do planeta — cfe. [LE #94] portanto👍
    E os habitantes mesmo se considerarmos eles “espirituais” habitam planeta. Não esferas aristotélicas.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)