“Histórias Reais ou Ficções Doutrinárias?” – por Elias Inácio de Moraes
Elias nota que inicialmente a FEB via os romances mediúnicos como ficção, mas essa postura mudou com Chico Xavier. Nisso, ele tece considerações sobre o médium. Fiz alguns comentários em resposta. Para ler, clique aqui.
março 29th, 2024 às 2:23 PM
No que diz respeito ao tema do plágio, interpretar um texto como histórico ou ficcional não faz diferença. Plágio continua sendo plágio – e uma clara evidência que o texto não é “mediúnico”.
março 29th, 2024 às 9:25 PM
Oi, Vitor. Quero contar algo interessante. Conheço um site de análise de casos de memórias de vidas passadas. Eu também estou ciente de alguns casos em que uma vida passada morreu depois que a vida posterior já nasceu, o que parecia refutar a ideia de que essas memórias sejam de fato reencarnação e pudessem ser posse. No entanto, o site lançou a hipótese de que há almas gêmeas, isso é, almas que são divididas para reencarnar em vários corpos ao mesmo tempo. Veja que interessante:
Um dos analistas do site consultava médiuns e perguntava a um espírito chamado Ahtun Re quais eram as vidas passadas de determinadas pessoas e sempre respondia com pessoas históricas que tinham semelhanças de vida com a pessoa, e o mesmo afirmava que não trazia essas perguntas ao medium antes da consulta com o espírito eliminando possibilidades dele fazer pesquisa. O mais interessante é que ele reconhece a existência de almas gêmeas tanto que afirma intencionalmente casos em que uma encarnação sobrepõe o tempo da encarnação posterior. O que acha dessa hipótese das almas gêmeas e encarnações paralela? O que acha das evidências?
março 29th, 2024 às 9:31 PM
Oi, Espiritinho
As evidências mais fortes são de crianças que lembram vidas passadas, são raríssimos casos de adultos com memórias adquiridas só depois de adulto – como em sonhos – e inexistentes ou praticamente inexistentes casos bons de médiuns que descrevem uma vida passada de alguém ou casos bons de regressão de memória.
.
A teoria de almas gêmeas carece de evidências também.
março 29th, 2024 às 9:55 PM
Oi, Vitor. Sugiro a dar uma olhada no espírito Ahtun Re nos EUA, https://www.reincarnationresearch.com/4614-2/
https://www.reincarnationresearch.com/split-incarnation-or-parallel-lives-twin-flame-or-twin-soul-case-of-yuvraj-kapadia-walter-semkiw-past-life-regression-in-india/
Apesar de ser anedotico não creio que o analista do site tenha motivos para mentir. Acrescentaria que vi nesse site casos de pessoas que estavam telepaticamente ligadas, o que evidência a possibilidade de serem almas gêmeas.
março 29th, 2024 às 9:58 PM
A hipótese das almas gêmeas, embora incomum, remonta ao antigo platonismo, a divisão de almas para diferentes encarnações também é ensinado na Kabalá judaica.
março 29th, 2024 às 10:30 PM
Oi, Espiritinho
O budismo também tem uma ideia semelhante, no filme “O pequeno Buda” mostra uma divisão da alma em 3 pessoas diferentes.
Vi a página, achei os casos fracos com exceção do Laurel e Hardy, de força entre fraco e mediano. O caso do Michael Jackson é fraquíssimo e provavelmente pura invenção. A entidade disse que Michael Jackson participou da Cruzada das Crianças, porém essa Cruzada pode nunca ter acontecido, há muitas dúvidas de sua veracidade. Não está descartada, mas ilações assim são típicas de fantasias dos médiuns.
março 30th, 2024 às 9:30 AM
=======================================================
Sr. Administrador disse:
=======================================================
Que eu saiba no Budismo não tem alma…
Mas pra explicar teoricamente eles terem “rebirth” sem alma eu proponho 1 analogia c/1 “DNA” “cósmico” que vai depois pra outro ser. Em assim sendo, esse poderia se subdividir em secções especializadas (dele no caso).
Só palpite teórico, eia que m/especialidade é Espiritismo e obviamente não acredito em Reencarnação.
março 30th, 2024 às 10:19 AM
ERRATA
eiaeisE.g. poderiam essas partes se subdividir em setores lógicos antes do rebirth 🤔
Some Aspects of the Tulku Tradition in Tibet
pg. 55 do papel.
março 30th, 2024 às 12:14 PM
Oi, Vitor. Realmente eu acho possível que os espíritos possam se enganar e não sejam iniciantes mas a cruzada das crianças é possível que tenha ocorrido mas não como é tradicionalmente contada é claro. Eu desconfiaria mais do espírito se ele dissesse coisas mais absurdas como Atlântida, dilúvio, Adão e Eva, essas coisas mas a cruzada das crianças não é tão absurdo assim para não ter ocorrido na minha opinião. De qualquer forma, obrigado pelo feedback.
março 30th, 2024 às 12:19 PM
Oi, Gorducho. Eu não achei nada convincente no budismo sobre almas gêmeas e encarnações paralelas.
março 30th, 2024 às 12:36 PM
Sr. Espiritinho Camarada:
m/especialidade é Espiritismo, mas que eu saiba não tem alma no Budismo. E portanto é impossível ter reencarnação no sentido Hindu/Espírita/Platônico.
Tem os “rebisths” que é difícil pra mim c/formação Espírita entender, então formulo essa tese da analogia c/1 “DNA” “cósmico”, imaterial, e que transmigre a novos seres nascendo.
março 30th, 2024 às 12:37 PM
ERRATA
rebisthsrebirthsmarço 30th, 2024 às 12:42 PM
E o objetivo do ciclo dos rebirths é extinguir esse “DNA”, ou quiçá reincorporá-lo a algum Todo de sorte que não seja + “individualizável” so to speak🤔
Mas é palpite de não Especialista, claro.
E não tenho conhecidos com os quais pudesse trocar ideias.
março 30th, 2024 às 4:21 PM
Acho que algumas vertentes budistas até acreditam em espíritos e mediunidade no Japão. Quanto as almas gêmeas, acho subestimado a evidência do espírito Ahtun Re porque dificilmente um medium vai saber de prontidão uma proposta de reencarnação para alguém que tenha combinações, ainda mais de pessoas pouco famosas. Além disso consegui achar caso em que duas pessoas contemporâneas alegaram ser a reencarnação da mesma pessoa, evidenciando mais a hipótese das almas gêmeas.