Um caso do tipo reencarnação bem interessante ocorrido no Brasil acaba de ser disponibilizado na revista Explore, escrito pelo pessoal do NUPES com a contribuição do pesquisador Jim Tucker. Para ler o artigo em português, clique aqui. Para lê-lo em inglês, clique aqui.
Publicado em sexta-feira, dezembro 13th, 2024, 6:49 PM categorias Artigos Publicados, Reencarnação. Você pode acompanhar as respostas a esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar seu comentário, ou trackback de seu sítio.
O objetivo deste site é analisar cientificamente livros ou mensagens ditos "psicografados", ou seja, escritos ou ditados por um suposto espírito através de um "médium", apontando erros e acertos à luz da Ciência atual. Também busca analisar possíveis fontes de informação em que o médium teria se baseado para escrever a obra, possibilidades de plágio (fraude), de "plágio inconsciente" (também conhecido como criptomnésia), e mesmo a possível ocorrência de um genuíno fenômeno paranormal. Serão analisadas obras de médiuns famosos e menos conhecidos.
dezembro 16th, 2024 às 6:24 AM
É um estudo interessante. Parabéns pela tradução Vitor, e parabéns pelo empenho dos pesquisadores e da família. Apesar de parecer bem feito e sincero, pra mim fica uma sensação de aparente impossibilidade óbvia de que essa criança nunca tenha ouvido nada sobre a pessoa falecida, talvez numa conversa de família, que seja, onde até depois o assunto foi esquecido e os parentes não se recordem de ter falado. Pela proximidade parental e afinidade entre a mãe da criança e o falecido é na minha opinião praticamente impossível não haver informações e algum tipo de condicionamento mesmo que não consciente pras coisas se encaixarem. Posso estar errada e como eu disse o artigo parece sincero, mas Vitor, por favor, volte a publicar estudos, artigos, relatos, etc, com evidências comprobatórias bem persuasivas como vc fazia bastante, entendo seu foco importantíssimo nas fraudes dos mediuns, mas as evidências reais e fortes de efeitos psi são um lindo trabalho que vc traz. Grande abraço
dezembro 16th, 2024 às 4:22 PM
Oi, Mariana
bom vê-la de volta!
Quanto ao caso do NUPES, mesmo que tenha havido o vazamento de informações, ainda há o defeito congênito na cabeça que parece incomum, sugerindo um elo mais robusto (i.e., paranormal) com a vida passada.
Quanto a casos mais robustos, eu também estou sentindo falta, mas lembro de alguns que ainda faltam tradução. O problema é que são grandinhos, então pra versão em português deve demorar ainda um pouco…
dezembro 18th, 2024 às 4:43 AM
Muito obrigada Vitor. Seu trabalho é primoroso, admiro muito sua seriedade e inteligência, você realiza um trabalho de utilidade pública de divulgação científica sobre fenômenos psi. Os verdadeiros parapsicólogos devem se atentar a isso, fazer estudos, publicar trabalhos e divulgar isso, aliás onde mais se encontra esse trabalho tão bem feito de divulgação como o seu nesse país? Sei que temos bons parapsicólogos aqui, não gente que se auto intitula sem conhecimento, mas gente que estuda os fenômenos a fundo, já passou da hora da divulgação científica disso ser mais ampla. Seu site segue há anos sendo um dos únicos porto seguros do gênero no Brasil. Parabéns pela sensatez e compromisso com a verdade!
dezembro 18th, 2024 às 9:04 AM
By the way… se birth defects/birthmarks puderem ser induzidos por lesões em pretéritas encarnações, ponto a favor do que eu falei pro Dr. na outra rubrica sobre objeto reencarnante ¹ poder carregar {“parâmetros”} relacionados a gênero.
Claro que em caráter probabilístico e essa configuração variando ao longo das encarnações em interação objeto(?) ↔ vaso carnal.
Aí há correlação gênero atual x anterior encarnação, anulando o postulado Kardecista.
______________________________________________________________
¹ Seja 1 Perispírito Espírita ou 1 DNA Cósmico Budista.
dezembro 24th, 2024 às 1:35 AM
Marcas de nascença. Tenho sinceras dúvidas, embora do ponto d vista teórico possa fazer algum sentido.
.
Mas na prática os animais se trucidam o tempo todo. Se fosse verdade, o ponto acima, por que não encontramos marcas de garras cortando o corpo de bixos recém-nascidos, perfurações de quatro dentes no corpo de zebrinhas (os leões tem 4 punhais na boca) etc. Já entenderam. Até os peixes mostrariam pedaços de mandíbulas dentadas de tubarões no corpo…
dezembro 24th, 2024 às 1:53 PM
Proponho a hipótese teórica de que isso só venha se suceder a partir da alma atingir, conforme a #607: la période appelée l’humanité.
Prejudicada, claro, nesta m/proposição teórica, a Reencarnação Budista.
Mas, claro, como sabemos perfeitamente da Epistemologia, quanto tem que ficar pendurando ad hocs n’1 Ciência…
De qualquer maneira, as citadas Evidências Empíricas reforçam o que teorizei sobre correlação de gêneros entre Reencarnações.
Céticos assistimos de Camarote😁