Ficou impossível defender Chico Xavier
Segue o vídeo do Neuromágico (Nicolas Junqueira) que faz um compilado das evidências de fraude por parte de Chico Xavier:
Segue o vídeo do Neuromágico (Nicolas Junqueira) que faz um compilado das evidências de fraude por parte de Chico Xavier:
Publicado em terça-feira, junho 17th, 2025, 11:30 PM categorias Materializações, Mediunidade, Obras de Chico Xavier, Plágio. Você pode acompanhar as respostas a esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar seu comentário, ou trackback de seu sítio.
O objetivo deste site é analisar cientificamente livros ou mensagens ditos "psicografados", ou seja, escritos ou ditados por um suposto espírito através de um "médium", apontando erros e acertos à luz da Ciência atual. Também busca analisar possíveis fontes de informação em que o médium teria se baseado para escrever a obra, possibilidades de plágio (fraude), de "plágio inconsciente" (também conhecido como criptomnésia), e mesmo a possível ocorrência de um genuíno fenômeno paranormal. Serão analisadas obras de médiuns famosos e menos conhecidos.
junho 20th, 2025 às 2:18 PM
Boa tarde, leitores do blog.
Hoje, enquanto revisava algumas pesquisas sobre Percepção Extrassensorial (PES) e sua possível relação com ondas ELF (Extremely Low Frequency), me deparei com um estudo muito interessante conduzido por Stephan Schwartz, envolvendo o famoso sensitivo Ingo Swann.
De acordo com Schwartz, as ondas ELF não conseguem explicar completamente o fenômeno da PES. Em seus cálculos, ele demonstra que, quando essas ondas são transmitidas em ambientes como o fundo do mar, há uma perda significativa de dados. Isso comprometeria severamente a integridade da mensagem ELF — tornando-a insuficiente para sustentar a complexidade de uma visualização remota.
Segundo ele, uma única sessão de visualização remota exigiria milhares de bits de informação (embora o número exato não seja mencionado no artigo), o que tornaria inviável que esse fenômeno ocorresse exclusivamente por meio de transmissão ELF.
Para quem tiver interesse, segue o link para o artigo original: https://www.researchgate.net/publication/310464051_Two_Application-Oriented_Experiments_Employing_a_Submarine_Involving_a_Novel_Remote_Viewing_Protocol_One_Testing_the_ELF_Hypothesis
Se algum especialista em ondas de rádio puder comentar ou esclarecer melhor a afirmação de Schwartz — especialmente sobre essa estimativa de “milhares de bits” necessários para a PES — ficarei muito grato!
Desde já, meu sincero agradecimento.
junho 20th, 2025 às 9:01 PM
Bom, a minha especialidade é Espiritismo, não Parapsicologia. Mas nos termos propostos de supor transmissão parapsicológica via ondas eletromagnéticas – e não as ondas no FCU do Espiritismo…– acho que o Sr. pode tomar por referência o que ele fala no artigo:
maximum bit rate ≈ ½ frequência;
e apresenta 1 derivada c/símbolo B (maiúsculo).
Supondo que seja Byte = 8 bits o Sr. poderá associar 1 B por pixel.
Sendo que ele fala na faixa ≈ 10 Hz.
Então seria necessário 1 s pro(a) psíquico(a) captar o equivalente a 5 px.
E quanto a serem necessários “milhares de pixels” o Sr. pode imaginar 1 cena estática pouco nítida quantos px requer n’1 tela. Ou pontos n’1 foto preto & branco em papel (tipo os jornais antigos).
Claro: poderá se supor que possa se suceder do(a) psíquico(a) “preencher” inconscientemente mentalmente certas lacunas, inclusive construindo cenas animadas (“vídeo” so to speak) sem captar todas cenas sequenciais. MAS aí tem risco de (inter/extra)polações do inconsciente resultarem em captação muito desconforme à realidade.