“Herculanum” (1888) de W. Krijanowsky x “Há Dois Mil Anos” (1939), de Chico Xavier – Parte 1 de 2

Trechos bastante parecidos já haviam sido encontrados entre as obras Herculanum da médium Wera Ivanovna Krijanowsky (1861-1924) e Há Dois Mil Anos, de Chico Xavier (1910-2002). Porém, foram descobertos muitos mais. Tantos que tivemos que dividir o artigo em duas partes! Para ler a primeira, clique aqui.

3 respostas a ““Herculanum” (1888) de W. Krijanowsky x “Há Dois Mil Anos” (1939), de Chico Xavier – Parte 1 de 2”

  1. Carlos Diz:

    O que chama a atenção nos dois relatos é que a cidade estaria em festa na fase crítica da erupção. Ora, estudos recentes mostram que a erupção propriamente dita durou 2 dias. A Wikipédia fornece os autores desses estudos e um resumo dos eventos.
    .
    Tradução livre “No primeiro dia da erupção, uma queda de pedra-pomes branca contendo fragmentos piroclásticos de até 3 centímetros caiu durante várias horas, aquecendo as telhas entre 120 e 140 °C. Este período teria sido a última oportunidade de fuga da população. Posteriormente, uma segunda coluna eruptiva depositou uma pedra-pomes cinza com fragmentos de até 10 cm por 18 horas. A temperatura era ainda presumidamente mais alta.”
    .
    Como a cidade poderia dar uma festa nestas condições ?

  2. Gorducho Diz:

    ======================================================
    Sr. Carlos disse:

    Como a cidade poderia dar uma festa nestas condições ?

    ======================================================
    🤔 erupção se dá no fim da manhã eis que em Miseni a Plinia Marcella nota a nuvem ~7ª hora e avisa o irmão. Enquanto este tá preparando as quadriremes chega o pedido desesperado de socorro da Rectina na costa. Então tinham sido pegos de surpresa.
    E quando eles chegam na costa atingida já tão as cinzas e pedras quentes caindo.
    E tanto espetáculos teatrais quanto lutas começavam de manhã pra aproveitar a luz do dia.

  3. Gorducho Diz:

    […] eis que em Miseni Misenum […]

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)