Publicado em quarta-feira, maio 7th, 2025, 4:07 PM categorias Livre Arbítrio. Você pode acompanhar as respostas a esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar seu comentário, ou trackback de seu sítio.
O objetivo deste site é analisar cientificamente livros ou mensagens ditos "psicografados", ou seja, escritos ou ditados por um suposto espírito através de um "médium", apontando erros e acertos à luz da Ciência atual. Também busca analisar possíveis fontes de informação em que o médium teria se baseado para escrever a obra, possibilidades de plágio (fraude), de "plágio inconsciente" (também conhecido como criptomnésia), e mesmo a possível ocorrência de um genuíno fenômeno paranormal. Serão analisadas obras de médiuns famosos e menos conhecidos.
maio 7th, 2025 às 6:26 PM
Vi esse vídeo hoje, ele é bom para apresentar o tema, mas tenho sempre problema com essas simplificações que são tratadas como verdades. Nem libet, o dono do experimento, acreditava em um determinismo total, sem contar que o experimento mediu a relação de atividade cerebral e tomada de decisão, o que foi extrapolado para não haver livre arbítrio, um salto. Sobre a parte dos psicólogos controlarem variáveis para induzirem algo, é outra coisa que acho problematico, porque pegam um estudo controlado, com variáveis controladas e com poucas decisões e ligam novamente com esse argumento, sendo que a vida é dinâmica e com diversas variáveis se chocando a cada segundo.
Achei que faltou no vídeo ele realmente explorar os limites do que estava propondo e tratar mais como uma proposta e interpretação, do que uma verdade provada.
maio 8th, 2025 às 9:28 AM
É o demônio de Laplace que ressurge de tempos em tempos.