O Espiritismo e a Paranormalidade com Vitor Moura (Podcast Raciocínio Aberto)
Segue a conversa que tive com André Luzardo, do site Raciocínio Aberto, envolvendo vários temas (incluindo Chico Xavier e artigos do Alexander Moreira):
Segue a conversa que tive com André Luzardo, do site Raciocínio Aberto, envolvendo vários temas (incluindo Chico Xavier e artigos do Alexander Moreira):
Publicado em sábado, abril 5th, 2025, 10:48 AM categorias Mediunidade, Obras de Chico Xavier. Você pode acompanhar as respostas a esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar seu comentário, ou trackback de seu sítio.
O objetivo deste site é analisar cientificamente livros ou mensagens ditos "psicografados", ou seja, escritos ou ditados por um suposto espírito através de um "médium", apontando erros e acertos à luz da Ciência atual. Também busca analisar possíveis fontes de informação em que o médium teria se baseado para escrever a obra, possibilidades de plágio (fraude), de "plágio inconsciente" (também conhecido como criptomnésia), e mesmo a possível ocorrência de um genuíno fenômeno paranormal. Serão analisadas obras de médiuns famosos e menos conhecidos.
abril 7th, 2025 às 11:45 AM
[-40:42] Séance 📹 + transcript.
Tem-se acesso❓
abril 7th, 2025 às 12:40 PM
Gorducho, estranhamente o play do podcast não está funcionando pra mim nem pelo celular nem pelo computador, assim não estou conseguindo ouvir a minutagem que você pôs pra saber qual sessão específica você está falando. É a sessão da Piper falando do episódio da ave no Canadá? Se for, está aqui, p. 518:
https://app.box.com/s/m0xwrqw931ageync9n6uhpejmq55yz9w
abril 8th, 2025 às 9:41 AM
=======================================================
Sr. Administrador disse:
=======================================================
Acho que tenho crítica a fazer acerca da sua participação no segmento. Mas antes gostaria de ver o material se for aberto, pra opinar c/segurança…
1) Fracassa o experimento rigoroso dos Espíritas.
2) Afrouxam os controles:
3 médiuns : 142 consulentes → ❓❓❓ →
1 médium : 1 casal consulente.
Tem 📹 + transcript…
abril 8th, 2025 às 9:55 AM
Oi, Gorducho
o artigo com fracasso completo é este:
https://app.box.com/s/j6qqoh98rdtg0wl10cr7u7q08dd4pk3i
Aí aqueles em que “afrouxam” os controles é o artigo em que buscam condições mais ecológicas, permitem o médium ver e conversar com a família antes (mas filmam e anotam tudo o que conversaram para compensar. Porém considero ainda assim essa forma mais frouxa do que o tipo de teste com Piper, em que os consulentes por vezes vinham disfarçados e sob pseudônimos, ou os com Osborne em que usavam consulentes por procuração).
Quanto aos filmes das sessões, não busquei assistir, não sei se divulgaram, mas talvez esteja no material suplementar que às vezes disponibilizam.
abril 8th, 2025 às 10:18 AM
Meu interesse é o experimento onde afrouxaram obviamente.
Mas então: pelo que entendi escutando-os o médium DIALOGA c/o casal consulente…
O que não tem cabimento no modelo usado cá no Brasil, exceto se for o próprio Espírito proper a falar.
Só tem cabimento no modelo so to speak “anglo” c/o Controle. Que aliás nem sei se é ainda usado 🤔
No modelo usado cá no Brasil, o(a) médium tem que evocar o Espírito e deixar ele falar c/o(s) Consulente(s) sem ficar se intrometendo no diálogo.
Então me pareceu que o Sr. deveria ter sido bem + proativo ajudando o ótimo Entrevistador — mas que compreensivelmente não tem o conhecimento de Espiritismo que nós temos…— em particular sublinhando este ponto.
abril 10th, 2025 às 7:33 PM
Gorducho, até onde eu sei, embora não tenha sido divulgado, a carta analisada e publicada foi pelo médium Nilton Sousa (aquele do caso da Lagoa do Juvenal que foi bastante discutido no blog). Esse médium diz sempre que a entrevista é um “diálogo evocativo”, que a “o diálogo serve como evocação e aproximação”, ou algo assim. Ao contrário da maioria do Movimento Espírita Brasileiro, que é contrário à Evocação, esse médium diz que a evocação é necessária e cita que Kardec fazia essa evocação. Porém, sabemos que – ao menos pelo que é descrito por Kardec – a evocação supostamente praticada por ele seria bem mais simples e não incluía esse diálogo todo, que sempre abre margem para algum tipo de leitura. Já a carta mesmo é psicografada (ou escrita) depois (primeiro o médium tem o diálogo evocativo com todos os consulentes, depois inicia as psicografias das cartas). Li o artigo tem um tempo, mas se não me engano ele traz primeiro as informações que foram dadas durante o diálogo prévio, e depois as informações que vieram na carta. Até onde me lembro, algumas informações da carta não foram conversadas no diálogo, mas a maioria sim. Tem um material suplementar que tem a transcrição completa do diálogo e da carta, não sei se foi publicado no blog.
Quanto ao podcast, o entrevistador me irritou um pouco. Quando um cético cita James Randi ou fala coisas como “porque Albert Einstein não manda uma fórmula blá blá blá” já me desanima, acho um ceticismo raso. Ou quando diz que os erros da Piper não eram publicados, quando sabemos que eram. Enfim, um certo desconhecimento do assunto que o leva para conclusões mais rasas. O ceticismo sempre deve ser o ponto de partida, mas me pareceu um cara a fim de negar tudo sem aprofundamento. Às vezes ele acerta, às vezes precisa se aprofundar mais.
abril 11th, 2025 às 1:21 PM
Sr. Luiz Manvi: naturalmente meu comentário deve ser tomado no contexto de
Que aliás é da própria finalidade da Casa, claro.
Por isso pra poder comentar c/melhor fundamentação procurei saber mais dados dessa séance, cuja análise é a parte + interessante da entrevista.
Mas então c/o que temos por enquanto…
“diálogo evocativo”
Como sabemos, evocação não tem fórmula [LM – 203]. Então não terá problema o(a) médium desenvolver seu próprio estilo. Mas dúvidas minhas são e.g.:
[-36:24] tem alguém que serviu na família?
Que tem a ver isso c/a evocação❓
By the way:
· papai tava no próximo contingente a ir da FEB quando a Guerra terminou;
· tive 2 EXCELENTES tios políticos – casados c/irmãs de papai e mamãe – Cels.
[-28:30] carro… ele desenha?
Duvido 1 guri que não tenha desenhado “carros” – aí incluídos caminhõezinhos c/4 rodas que provavelmente se encaixariam em termos de resposta afirmativa.
[-26:37 – Sr. Administrador] geração do celular
Desenham em tablets agora 🙄
[-25:52] Tati
❓❓❓
Como o entrevistador fala: quem tem que dizer quem é a Tati é o Espírito comunicante.
Note que naquele modelo anglo c/Controle – que na verdade não sei se é ainda usado 🤔– sim há diálogo… do CONTROLE via médium.
Mas enfim esperemos ter acesso aos dados mencionados na entrevista pra podermos analisar com segurança, claro.
Por isso achei que faltou proatividade. O Especialista era o Sr. Administrador, não o Entrevistador.
Fica como análise, solicitada, pra aproveitamento se considerada útil, em futuras participações.