Telepatia entre gêmeos com os irmãos Faíska e Fumassa
Os irmãos e atores Faíska e Fumassa Alves relatam diversos episódios que demonstrariam uma profunda conexão telepática entre os dois. Seria muito bom se alguém do NUPES ou do Interpsi pudesse realizar estudos de “mentes entrelaçadas” com eles!
O link original para o vídeo está aqui.
novembro 15th, 2025 às 11:58 AM
Mentes entrelaçadas é conjetura exótica (para dizer o mínimo), lucubrada e propalada por exóticos pesquisadores do paranormal. A partir da constatação pela física quântica de que partículas se entrelaçam (a ponto de que o movimento de uma seja o movimento d’outra), esses estudiosos ousam transportar para a escala macro o que sucede no contexto micro. Na realidade, esse procedimento soa mais como liberdade poética que investigação científica!
Um desses luminares do entrelaçamento é Dean Radin, autor do best seller na área da paranormalidade, intitulado: “MENTES INTERLIGADAS, EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA TELEPATIA, DA CLARIVIDÊNCIA E DE OUTROS FENÔMENOS PSÍQUICOS”. Conquanto o autor fale, vaidosamente, de “evidências científicas”, cairia melhor ao título dizer “evidências empíricas”, ou mesmo “especulação”.
.
Trazer a fenomenologia do meio quântico e inseri-la noutro contexto, como se tal fosse algo natural é doidice de cujo resultado se pode dizer: “não deu em nada e machucou”!
novembro 15th, 2025 às 12:04 PM
Falei e não falei dos gêmeos: são engraçados! É o que de melhor se pode dizer…
.
No que tange a realizar estudos de mentes entrelaçadas com os meninos. Talvez o Nupes ou o Interpsi possam se divertir brincando de cientistas com os garotos, mas alegar que uma pesquisa dessa natureza seja de caráter científico seria loucura para maluco nenhum pôr defeito!
novembro 15th, 2025 às 9:11 PM
Montalvão, diversos estudos recentes tem validado a telepatia entre gêmeos, então temos uma chance de ouro de replicar esses resultados com esses meninos, que além de gêmeos, pertencem à população artística, a que melhor pontua nos testes psi.
Entre os estudos recentes temos:
(a) https://www.frontiersin.org/journals/human-neuroscience/articles/10.3389/fnhum.2024.1388049/full
(b) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38331693/
novembro 16th, 2025 às 8:31 AM
Só que os resultados não venham a ser semelhantes àquele que o Professor comentava, e aí venham querer dizer que foram “+s”…
Se lembra❓
Tinha algo a ver com círculos, mas eu nunca consegui gravar e tinha que ficar reperguntando…
novembro 17th, 2025 às 12:11 AM
Vitor Diz:
Montalvão, diversos estudos recentes tem validado a telepatia entre gêmeos, então temos uma chance de ouro de replicar esses resultados com esses meninos, que além de gêmeos, pertencem à população artística, a que melhor pontua nos testes psi.
—————————
COMENTÁRIO: vou examinar os experimentos e avaliar, por hora deixo a questão: se a telepatia entre gêmeos foi demonstrada, significa que a telepatia, como força psíquica, obviamente foi demonstrada! Como tem algum tempo que não leio artigo sobre o assunto, presumo que essa demonstração foi coisa recente, por meio de experimentos firmemente replicados e confirmados…
novembro 17th, 2025 às 12:13 AM
Em rápida pesquisa na rede, achei informes interessantes…
———————————-
A TELEPATIA FOI CIENTIFICAMENTE COMPROVADA?
Visão geral criada por IA
Não, a telepatia na forma de comunicação direta de mente para mente não foi confirmada cientificamente.
O consenso científico atual classifica a telepatia como pseudociência e não há evidências que sustentem a existência de fenômenos paranormais desse tipo.
No entanto, a tecnologia moderna, por meio de interfaces cérebro-máquina (ICMs), tem explorado a ideia de transferir informações baseadas em atividades cerebrais. É importante diferenciar essa comunicação assistida por tecnologia da telepatia como fenômeno paranormal:
Experimentos tecnológicos:
• Em 2014, um estudo transmitiu uma mensagem de uma pessoa para outra a milhares de quilômetros de distância, usando a internet para ligar os cérebros dos participantes.
• Em 2025, cientistas de Stanford desenvolveram uma tecnologia de IA que transforma ondas cerebrais em texto falado, permitindo que pensamentos sejam “lidos” e vocalizados com o uso de equipamentos.
• A empresa Neuralink, de Elon Musk, está desenvolvendo um chip cerebral, chamado “Telepathy”, que permite controlar dispositivos com o pensamento, um tipo de “telepatia” assistida por máquina.
Sincronia cerebral:
• Estudos como o da Universidade de Helsinki, em 2022, observaram uma sincronização neural (“acoplamento neural”) entre cérebros de pessoas isoladas fisicamente, mas colaborando em um jogo online. Isso sugere uma espécie de sintonia mental, mas não é telepatia no sentido de transmissão de pensamentos, e sim uma coordenação cerebral.
• A ideia de “telepatia de gêmeos” é explicada pela ciência como um forte vínculo de comunicação, e não pela leitura da mente. Gêmeos têm vidas compartilhadas e semelhanças genéticas, mas não uma conexão telepática.
A telepatia, como imaginada em obras de ficção, continua sendo um conceito sem comprovação científica, enquanto a tecnologia busca criar formas artificiais e assistidas de comunicação baseadas na atividade cerebral.
novembro 18th, 2025 às 1:21 AM
Dei uma lida nos estudos recentes que vc postou neste comentário sobre os gêmeos, Vitor, pra mim esses que envolvem mapeamento cerebral são os mais complexos de entender. Outros tipos de estudos são mais de boas de entender métodos e tal. Mas fiquei curiosa, eles registram isso antes da pesquisa? Como controlam o que é, como irão pesquisar, métodos, etc ? Ou seja são estudos seguros e confiáveis? Tá sabendo de estudos seguros e confiáveis recentemente ? Estou com saudades deles porque tô meio por fora do que tá acontecendo na pesquisa, mas sempre é maravilhoso ler um bom estudo psi
Grande abraço
novembro 18th, 2025 às 10:18 AM
Oi, Mariana! Que eu saiba nenhum desses estudos é pré-registrado. Quanto aos controles, métodos, prefiro traduzir primeiro para falar melhor, vou ver se faço isso antes do fim do ano. Quanto a se são seguros e confiáveis, os próprios autores colocam algumas limitações dos estudos, mas eu não diria que houve qq fraude, seja dos pesquisadores, seja dos gêmeos. Esses são os estudos mais recentes que conheço, tem outro de 2018 que já traduzi e já está no blog, e feito por cientistas gregos.