Experimentos Psicométricos com a Sra. Maria Reyes de Z. (1921), por Walter Franklin Price
Este é um dos poucos casos em que um mágico – Walter Franklin Price – valida os resultados obtidos por uma psíquica, a mexicana Maria Reyes de Zierold. Apesar de que aqui Price agiu mais como observador. Ele publicou outro artigo em 1922, que espero traduzir, não sei para quando. Por enquanto, fiquem com seu artigo de mais de 100 páginas aqui. O original em inglês está aqui. Qualquer problema na tradução, favor avisar.
maio 20th, 2025 às 2:36 PM
Boa tarde, Vitor.
Obrigado pela tradução do artigo. Em breve irei lê-lo com calma.
maio 21st, 2025 às 1:38 PM
Oi Vitor,
Grato por disponibilizar a tradução do relatório sobre os feitos da Sra. Maria Reyes. O relato sobre os dons psicométricos da referida Sra tal como descrito no documento são realmente intrigantes.
.
Assumindo a honestidade do relatório como um todo, não há como deixar de reparar o final do documento quando a Sra Reyes é interrogada (acredito que no estado hipnótico) sobre os processos subjacentes à psicometria. Ela fala em espíritos que a apoiam e a orientam durante todo o processo. Sem entrar no mérito da presença de espíritos, e avaliando apenas as respostas da Sra. Reyes, nota-se que não há muita diferença entre o que ela descreve e o que podemos encontrar nos livros dos Espíritos e dos Médiuns de AK.
.
Teria a Sra Reyes tido algum contato prévio com os livros de AK ? O médico, Dr. Pagenstecher, aplica passes na Sra Reyes. Presumo que ele deveria conhecer as técnicas dos magnetizadores que, por sua vez, possuem vínculos históricos com o espiritismo. Embora assumidamente materialista (de acordo com o relatório), poderia o Dr. Pagenstecher ter tido alguma influência nas respostas da Sra Reyes?
maio 21st, 2025 às 5:20 PM
===================================================
Sr. Carlos disse:
===================================================
❓
Não consigo encaixar Psicometria na Doutrina🤔
Como dito pelo Bozzano n’ Os Enigmas da Psicometria
Cá não o caso de “vibrações” deixadas no objeto por antigos donos.
E.g.:
· Pro pedaço de mármore da coluna teríamos que supor que pessoas que tocaram nele deixam “vibrações” não só de visões delas acerca da paisagem mas como as coordenadas do local. E, claro, QUAL local eis que então todos que pegaram no objeto deixariam, &c…
· Pro feijão do mar as impressões da árvore.
Então OU viventes que tiveram contato E/OU o próprio ambiente têm que deixar “vibrações” nos objetos.
Mas daí a ser enquadrar na DE…
Mas é fantástica mesmo essa so to speak Monografia. Que eu já tinha lido, aliás.
===================================================
===================================================
1) Srª Reyes 👍 c/o Espiritismo (não necessariamente c/o Kardecismo, claro) sim eis que
Então obvio que teve contato, e melhor dizendo seria desconfiança.
2) Dr. deduzo que sim eis que emprega o termo “médium”, que não me lembro fosse usado no Magnetismo🤔 Sr. Administrador poderá me corrigir se for o caso.
maio 21st, 2025 às 10:42 PM
De fato AK não utilizou o termo psicometria no LE e LM. Porém, não vejo diferença significativa como a Sra Reyes descreve o fenômeno e o que é dito no LE sobre o sonambulismo, particularmente no que AK chama de sonambulismo magnético (426 a 438). No LM AK os classifica como médiuns sonambúlicos.
maio 22nd, 2025 às 10:01 AM
🆗 mas no Kardecismo até onde entendo é a Alma do sonâmbulo magneticamente emancipada que vai no lugar e vê.
Então o objeto tem que armazenar coordenadas sejam da crosta terrícola sejam d’algum lugar (?) pra alma poder fazer a navegação.
Ainda… QUAIS coordenadas eis que o objeto na sua “existência” em tese passou por ∞s pontos (❓)
Bem como coordenadas temporais “ABSOLUTAS”(❗) ou relativas ao tempo da séance, pois a Alma do sonâmbulo vai ver cenas de tempo passado.
E.g.:
▸ Pedra-pomes.
▸ Lasca do mastro do Tecumseh onde ela visualiza a cabine da tripulação c/ 60 ~ 70′.
Veja que não tem como a Alma ter se deslocado pra, exceto em espaço-tempo 4D. E aí claro que essas coordenadas têm que ficarem armazenadas nos objetos.
E a Alma viajar em 4D MANTENDO, claro, o “cordão de prata”.
Por isso não consigo lobrigar fundamentação Doutrinária pra esse Fenômeno Fantástico das Psicometrias🤔
maio 22nd, 2025 às 2:02 PM
.
? mas no Kardecismo até onde entendo é a Alma do sonâmbulo magneticamente emancipada que vai no lugar e vê.
.
Nem sempre seria assim. No LE p. 431 encontramos: “Mostra a experiência que os sonâmbulos também recebem comunicações de outros espíritos, que lhes transmitem o que devam dizer e suprem à incapacidade que denotam… Essa dupla ação é às vezes patente e se revela, além disso, por expressões muito frequentes: dizem-me que diga, ou proíbem-me que diga tal coisa.” Ora, é exatamente o que relata a Sra. Reyes.
maio 22nd, 2025 às 6:10 PM
===================================================
Sr. Carlos disse:
===================================================
👍… de Espíritos.
Essas Psicometrias são em… objetos.
===================================================
===================================================
❓❓❓
maio 24th, 2025 às 11:57 AM
Olá Vitor,
.
Ainda sobre a Sra Reyes, um dado curioso descrito no relatório é a aura luminosa que ela vê em torno do médico Pagenstecher e do Sr. Price. O fenômeno parece ser o mesmo do caso Pontus disponível aqui no blog.
.
Em abril 2025 foi publicado um artigo de um grupo canadense apresentando evidência experimental que os seres vivos emitem luz. O artigo pode ser encontrado no The Journal of Physical Chemistry Letters
(https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jpclett.4c03546)
.
Embora estabelecer uma relação entre Reyes e Pontus e o artigo seja muito, muito prematuro, até porque os resultados dos canadenses precisam ser validados por equipes independentes, não deixa de chamar à atenção o que descreve Reyes/Pontus e o que foi encontrado no referido artigo.
maio 25th, 2025 às 11:11 AM
Oi, Carlos
grato pela notícia. Achei o artigo disponível aqui:
.
https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2024.11.08.622743v1.full
.
Aproveitando as novas tecnologias, usei o Deepseek para fazer um resumo em português:
.
# Resumo do Estudo sobre Emissão Ultrafraca de Fótons em Seres Vivos e Mortos
O estudo *”Imaging Ultraweak Photon Emission from Living and Dead Mice and from Plants under Stress”* investiga a emissão ultrafraca de fótons (UPE), um fenômeno observado em todos os sistemas biológicos, caracterizado pela liberação espontânea de luz de intensidade extremamente baixa (10–10³ fótons/cm²/s) em um espectro de 200–1000 nm. A pesquisa utiliza técnicas avançadas de imagem para comparar a UPE em camundongos vivos e mortos, além de analisar os efeitos de estresse térmico, lesões e tratamentos químicos em plantas.
## Principais Achados
1. **Contraste entre Camundongos Vivos e Mortos**:
– Camundongos vivos emitiram UPE significativamente mais intensa do que os mortos, mesmo mantidos à mesma temperatura (37°C). A eutanásia resultou em uma queda drástica na emissão, sugerindo que a UPE está diretamente ligada à atividade metabólica e vitalidade .
2. **Efeito da Temperatura em Plantas**:
– Em *Arabidopsis thaliana* e folhas de *Heptapleurum arboricola*, a UPE aumentou com a elevação da temperatura (até 36°C), refletindo o acúmulo de espécies reativas de oxigênio (ROS) devido ao estresse térmico. Acima de 36°C, a emissão diminuiu, possivelmente por danos celulares irreversíveis .
3. **Impacto de Lesões e Tratamentos Químicos**:
– Lesões em folhas aumentaram a UPE, especialmente quando tratadas com químicos como peróxido de hidrogênio (H?O?) e benzocaína (anestésico). A benzocaína induziu a maior emissão, indicando uma interação única com os mecanismos de estresse oxidativo .
4. **Técnicas de Imageamento Avançado**:
– O estudo empregou câmeras CCD e EMCCD com alta eficiência quântica (>90%) e baixo ruído, capazes de capturar fótons únicos. Ambientes escuros e resfriamento a -95°C foram críticos para minimizar interferências .
## Conclusões e Implicações
A UPE demonstrou ser um marcador sensível de vitalidade em animais e de respostas ao estresse em plantas. Sua medição não invasiva abre caminho para aplicações em diagnósticos médicos (ex.: detecção precoce de doenças ligadas ao estresse oxidativo) e agricultura (monitoramento de saúde vegetal). Contudo, os mecanismos bioquímicos exatos da UPE ainda requerem investigação, especialmente seu papel na comunicação celular e homeostase .
**Fonte**: Salari et al., *The Journal of Physical Chemistry Letters* (2025). DOI: [10.1021/acs.jpclett.4c03546](https://doi.org/10.1021/acs.jpclett.4c03546).
—
### Destaques Adicionais
– **ROS e UPE**: A emissão está fortemente associada à produção de ROS durante o metabolismo oxidativo, corroborando estudos anteriores .
– **Inovações Metodológicas**: O uso de EMCCD permitiu imagens em tempo real com resolução espacial inédita, superando limitações de fotomultiplicadores tradicionais .
maio 26th, 2025 às 10:40 AM
Só registrando a peculiar situação dessa Médium…
[pg. 193]
Aí faço 1 aperçu dos ditos Espíritas na 8ª Séance em 16/4/1921.
[#] = nº pergunta – trechos pinçados isolados.
Itálico = respostas da médium não Espírita.
Se conclui que ela sendo médium de incorporação inconsciente, canalizava e depois em nada lembrando seguia sendo não Espírita❗
[2] ou alguns dos seus protetores espirituais.
[5] Alguns espíritos superiores.
[13] Então ele tem protetores espirituais? Sim.
Quantos? Quatro.
Você pode me dizer quem são eles, ou indicar se isso é permitido? Eles são as pessoas que mais simpatizam com ele, que morreram;
[…]
Então, aqueles que respondem são pessoas que viveram na terra? Sim.
Todos eles? Todos eles.
[…]
Então, como pode dizer que todos eles viveram na Terra? Você me pergunta sobre seus protetores espirituais. Esses são quatro. E eles viveram. Os superiores não são espíritos protetores só dele; eles pertencem a toda a Humanidade.
[6] Os espíritos superiores a auxiliam, ou não têm nada a ver com o que você vê? Em algumas ocasiões, eles me auxiliam, quando os [assuntos] são transcendentais.
[7] a alma estando separada do seu corpo, fica posicionada a uma certa distância para ser posta em contato com algum espírito superior que lhe dá a visão clara e completa, está correta, não está? Sim.
[8] Se são espíritos superiores, viveram no nosso planeta? Sim, alguns deles viveram aqui.
[…]
Em geral, os espíritos protetores auxiliam aqueles que são protegidos,
[…]
Todos os indivíduos têm protetores espirituais? Todos? Sim, todos, mas eles nem sempre estão cientes disso.
Então é verdade que cada pessoa tem seu espírito protetor? Sim.
E os espíritos superiores se ocupam de pessoas distintas, como você indica, para que, por meio delas, possam fazer o bem à humanidade? Sim.
[11] Existem espíritos malignos que podem nos inspirar? Se a pessoa está disposta a receber impressões malignas, sim, mas isso depende da própria pessoa.
Há espíritos malignos que viveram na Terra, que dominaram pessoas e que depois de sua morte desejam continuar dominando essas pessoas, mas só sob as condições [mencionadas acima] podem ter sucesso.
[17] Quem te ajudou? Os espíritos que nos ajudam nessas questões.
Na 19 não é Espiritismo proper, seria fluído vital.
= ectoplasma ❓🤔 气❓🤔
Só pra registro de semelhança c/o Espiritismo.
[19] Pode me dizer porque perdi peso? Porque quando sou colocada em estado cataléptico, estou morta; minha alma deixa meu corpo, e para que eu possa ser mantida viva, você me empresta parte de sua vida.
Uma parte da minha vida? Sim, por essa razão seu peso ficou menor.
Obs: tanto a Médium quanto o Experimentador perdiam peso durante a séance, mas frequentemente pareciam recuperar peso em ≈ ½h.
Não era só por suor (desidratação) então.
maio 26th, 2025 às 11:06 AM
Na verdade é ainda + curioso: ela responde em 1ª pessoa, portanto não tá incorporada (não tem Espírito ditando), só magnetizada.
Então a Alma (encarnada) dela sabe que ela tem mediunidade, mas ela conscientemente não sabe ou duvida❗
Magnetização dela: