O Debate Ganzfeld – Geomagnetismo e Psi no Ganzfeld (1994), por Dean Radin [parte 8]

Esta é a primeira replicação ganzfeld com uma população de artistas – o primeiro estudo sendo feito por Honorton em 1990, e detalhado por ele e Schlitz em 1992 – e o resultado novamente foi muito superior ao esperado pelo acaso. No primeiro estudo, de 1990, foram usados 20 artistas, com 50% de acerto em média contra os 25% esperados pelo acaso. No estudo de Radin foram usados 32 artistas, com 41% de acerto, estatisticamente significante. O 1º estudo foi feito no Psychophysical Research Laboratories em Princeton, NJ, e o 2º nos laboratórios da Koestler Chair of Parapsychology na Universidade de Edimburgo. Para ler o artigo, clique aqui.

10 respostas a “O Debate Ganzfeld – Geomagnetismo e Psi no Ganzfeld (1994), por Dean Radin [parte 8]”

  1. MONTALVÃO Diz:

    /
    ANOTEM AÍ PARA FUTURA VERIFICAÇÃO: onde tem Dean Radin tem fantasia de montão. Não bastasse o festival de abobrinhas sobre mentes entrelaçadas que divulga, ainda defende que o campo geomagnético seja fomentador/inibidor de psi.
    .
    O que se pode dizer em favor de Radin nesse quesito é que não é o único a abraçar tal excentricidade, dentre outros nomes que prolatam igual alegação temos o de Stanley Kripnner, a respeito do qual várias apreciações foram feitas no tangentes às amadoras experiências que fez com Amyr Amiden.
    .
    O campo magnético terrestre tem duas funções bem definidas: faculta que bússolas funcionem; protege o planeta de radiações perigosas.
    .
    Agora, na visão deslumbrada de parapsicólogos, alinha-se outra “importante” peculiaridade: inibir ou incrementar psi nos paranormais.
    .
    O mínimo que se pode dizer a respeito é que se essa exótica suposição merecesse respeito, mesmo no seio da parapsicologia, seria o caso de os pesquisadores dessa área estarem sempre munidos de seus medidores de magnetismo, a fim de realizarem seus experimentos quando as condições fossem mais propícias.
    .
    Então deixo a pergunta: quantos fazem isso?
    .
    Sabemos que Krippner ficava a aferir o magnetismo terrestre quando estudava Amiden, mas parece que nem ele soube cotejar adequadamente as medições com as trapaç, digo, a atuações de Amyr.
    .
    Em passado mais recuado na história da parapsicologia cogitava-se que psi fosse fenômeno adstrito ao eletromagnetismo, depois os próprios parapsicólogos abandonaram a hipótese. Abandonaram? Não de todo, eis que iluminados descobrem que sim, que o magnetismo tem “alguma” influência no fenômeno paranormal.
    .
    Não é de hoje que segmento da parapsicologia caminha de mãos dadas com adeptos da mediunidade e aqueles adotam infantilmente as divagações espiritistas.
    .
    E inda querem que a parapsicologia tenha seu lugar dentro da ciência…

  2. Vitor Diz:

    MONTALVÃO DISSE: “onde tem Dean Radin tem fantasia de montão.”
    .
    Mas não é louvável ele submeter a teste suas supostas “fantasias”? Agora, por acaso há fantasia mesmo nos artigos em conjunto que ele escreveu com Wiseman? Como esse:
    http://www.deanradin.com/FOC2014/Wiseman2006.pdf
    .
    Ou esse: “Security Measures in an Automated Ganzfeld System”: https://www.questia.com/library/journal/1G1-18960810/security-measures-in-an-automated-ganzfeld-system
    .
    MONTALVÃO DISSE: “O mínimo que se pode dizer a respeito é que se essa exótica suposição merecesse respeito, mesmo no seio da parapsicologia, seria o caso de os pesquisadores dessa área estarem sempre munidos de seus medidores de magnetismo, a fim de realizarem seus experimentos quando as condições fossem mais propícias. Então deixo a pergunta: quantos fazem isso?”
    .
    Especialmente Persinger, mas tem um monte estudando. Esse por exemplo:
    .
    http://eprints.lancs.ac.uk/35412/1/art_956.pdf (2008)
    .
    Ou esses:
    .
    http://psi-researchcentre.co.uk/documents/GMA%20and%20psi%20literature%20review%20submission%20Jan%202013.pdf (2013)
    .
    http://search.proquest.com/openview/a62053cce96e9a20d402f8d94d0a26fe/1?pq-origsite=gscholar (2014)
    .
    Eu nunca me dediquei a estudar isso aí, até porque não entendo nada, mas artigos não faltam….
    .
    E a replicação com pesquisadores independentes em outro laboratório com uma população de artistas, não fala nada?

  3. Contra o chiquismo Diz:

    Gorducho, olha essa e diz se vc tem coragem:
    .
    .
    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151012_microavioes_pilotos_tg

  4. Contra o chiquismo Diz:

    Gorducho, reza a lenda que a Viação Continental do Maranhão teve seus ônibus pintados com a mesma grafia e cor da Continental Airlines no nome..confira:
    .
    http://cdn.onibusbrasil.com/i/2010/2/27/p/e0fc8d310d4c1d31fb6d4fe200cf4809.jpg
    .
    http://cdn.airplane-pictures.net/images/uploaded-images/2007/1/24/2236.jpg

  5. MONTALVÃO Diz:

    /
    MONTALVÃO DISSE: “O mínimo que se pode dizer a respeito é que se essa exótica suposição merecesse respeito, mesmo no seio da parapsicologia, seria o caso de os pesquisadores dessa área estarem sempre munidos de seus medidores de magnetismo, a fim de realizarem seus experimentos quando as condições fossem mais propícias. Então deixo a pergunta: quantos fazem isso?”
    .
    VISONI: Especialmente Persinger, mas tem um monte estudando.
    .
    CONSIDERAÇÃO: os estudos de Persinger são lindos e belos (posso acrescentar “loucos”, posso?), qual o com que “provou cientificamente” que a cabeça de Harribance é diferente da dos demais porque seu EEG mostra que ele tem cabeça diferente das dos demais, tudo isso, obviamente, na cabeça do Persinger, o que foi um salto quântico enorme na parapsicologia…

    /
    /
    VISONI: Eu nunca me dediquei a estudar isso aí, até porque não entendo nada, mas artigos não faltam…
    .
    CONSIDERAÇÃO: sabes tão bem ou mesmo provavelmente mais que eu que a parapsicologia é movida a modismos. O campo geomagnético como fomentador de psi periga ser mais um. Isso caso “cole”, o que não me parece muito provável, pois as referências a essa condição como propiciadora da “força” são tímidas, mesmo tendo “um monte” de gente estudando o assunto, conforme alguns garantem…
    ./
    /
    VISONI: E a replicação com pesquisadores independentes em outro laboratório com uma população de artistas, não fala nada?
    /.
    CONSIDERAÇÃO: ando meio sem tempo e sem saco, mesmo porque a respeito já conversamos. Mas se é para deixá-lo feliz falarei na rubrica específica na primeira oportunidade que o cosmo conceder.

  6. Vinicius Diz:

    O blog do Vitor foi mencionado no Dossie Espirita.
     
    http://dossieespirita.blogspot.co.id/2016/03/espiritas-consideram-internet-perigosa.html?m=1
     
    “Assustados com a crise que sofre o “movimento espírita” hoje, no qual seus membros não conseguem mais explicar suas posições contraditórias aqui e ali, eles tentam espalhar nos “centros espíritas” que a Internet se transformou numa arena de “lamentáveis combates movidos pela calúnia e pela intolerância”.
     
    Esse é o “perigo” que os “espíritas” alertam na Internet: incapazes de trazer argumentos consistentes, diante de tantas contradições cometidas, eles agora pregam que a Internet virou o “reduto da calúnia” e, aos choramingos, reclamam que “estão sendo perseguidos e escorraçados sem perdão”.

  7. Vinicius Diz:

    CONTRA
    Fiz como você hoje: em um cafezinho, um chefe de departamento e eu estávamos conversando, primeiro sobre família e politica e finalmente ele perguntou: “ e o pessoal da federação” ? Daí me lembrei de você e literalmente te plagiei : lol: “não acredito mais na D.E.’ … ele rebatou: mas como uma pessoa não muda assim de uma hora para outra , falei de algumas descobertas, fraudes etc e ele arrematou com essa pérola batida: “mas onde não tem falcatruas???” … E ele é maçon, católico e acredita no CX (pode acreditar :mrgreen: )
     
    Sempre me lembro de uma frase famosa quando Paulo Maluf foi prefeito em SP : “rouba mas faz”.

  8. Contra o chiquismo Diz:

    Vinicius, pra ficar legal, a depender do grau de intimidade, diga: “NÂO SO NÂO ACREDITO MAIS COMO COMBATO”

  9. Vinicius Diz:

    xi, Contra, precisa ver, fui falar pra ele do racismo em kardec e plágios, ele me respondeu: ué, a biblia também não tem um montão de racismo e plágio?
     
    esses crentes (e olha que ele é catolico kkkk) são demais. querem arrumar desculpas para todas os absurdos.
     
    Ainda falou “talvez kardec tenta tentado se explicar com relação as reencarnações, a necessidade de se “pagar erros”… rebati: pagar erros não tem nada a ver com pele ou você acha que tem???

  10. Contra o chiquismo Diz:

    POis é Vinicius, o fanatismo chega a esse ponto.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)