Chico Xavier, o inventor do Outro Mundo espírita
Neste vídeo o médico Cláudio Bersot informa que a região do Umbral foi uma criação genuinamente brasileira, citado pela primeira vez por Chico Xavier no livro “Nosso Lar” (1944). Cláudio ressalta bastante a criatividade do Chico na confecção do mundo espiritual. Eu entendo que há muito plágio da obra “A Vida Além do Véu”, de Owen, e isso foi percebido até por espíritas ortodoxos da época, segundo escreveu Robson Pinheiro no livro “A Marca da Besta”.
Uma obra que apresenta descrições muito breves do que seria o Umbral antes do Chico é o livro “Umbral, há base doutrinária para sustentá-lo?”, de Paulo Neto. Cita inclusive a obra de Owen. É interessante, vale a pena conhecer. Está gratuito na internet. Mas de fato o Chico criou e expandiu o conceito de Umbral. Antes era só uma região de trevas que alguns espíritos poderiam permanecer por anos, sem mais detalhes.
Abaixo o vídeo do Cláudio, que passa suas ideias de forma bastante clara e agradável, fala muito bem e cita outras fontes para quem quiser se aprofundar no assunto. Recomendo a inscrição no canal dele!
janeiro 5th, 2023 às 2:52 PM
Olá, Vítor!
Muito obrigado, por divulgar o canal. Tenho vários vídeos gravados que serão postados nas próximas semanas (1 por semana), em um deles falo da relação Chico Xavier-Owen, e claro, dos artigos do Eduardo José Biasetto postados no seu site!
Forte abraço!
janeiro 5th, 2023 às 3:44 PM
Oi, Cláudio
assistirei com certeza!
Abs!
janeiro 7th, 2023 às 12:44 PM
Vitor, perguntar não ofende né. Você aceitaria o convite para participar de uma live com o Daniel Gontijo?
janeiro 7th, 2023 às 12:52 PM
Oi, Jorge
aceitaria sim.
janeiro 7th, 2023 às 4:35 PM
Durante muito tempo pesquisei o assunto vida após a morte. Conversei com médiuns formidáveis, mas que não se mostram, pois quem é médium de verdade, quem tem o dom, não se mostra. E todos foram unânimes em dizer: existe inferno de onde não se sai uma vez condenado; existe um plano acima do inferno e abaixo do purgatório, onde a alma é atormentada 24hrs para se arrepender e reconhecer a existência de Deus; um plano acima que seria o purgatório dos católicos; depois deste o primeiro céu; o segundo céu; o terceiro céu e após o paraíso. Reencarnação existe, mas em casos muitos específicos; não é regra. Quem está acima do purgatório, que se confunde com nossa dimensão, só vem por ordem especial ou em missão. Ficam poucos minutos. Quem está embaixo pode vir atormentar, a pedido. Todos disseram o mesmo com pequenas variações. Então umbral ou foi criação do Chico ou ele confundiu com o purgatório. Digo purgatório na falta de nomenclatura melhor. E de um espírito ouvi: Kardec foi o que mais próximo chegou da verdade, mas não é totalmente exato. Tem muita coisa diferente. Isso numa sessão de arrepiar os cabelos.
janeiro 7th, 2023 às 11:02 PM
Oi, Phelipe. Isso tudo que é relatado aconteceu em uma unica sessão, isso que você quer dizer?
janeiro 8th, 2023 às 12:01 AM
Eu também pesquiso bastante sobre religiões e sobre a vida pós morte. Acredito que também da para avaliar as experiências de quase morte, aliás, eu particularmente
sempre achei elas mais confiaveis que as palavras de um médium. Ha algumas evidências fora da mediunidade que apoiam, pelo menos, que a reencarnação pode ser algo bem comum, o que inclui algumas experiências de quase morte, as lembranças da vida passada de Shanti Devi (um dos casos mais convicentes e bem documentados de reencarnação ) e o Mito de Er que é um dos primeiros relatos de EQM na história.
Fonte:
https://near-death.com/reincarnation-and-the-nde/
https://near-death.com/plato-er-near-death-experience/
https://psi-encyclopedia.spr.ac.uk/articles/shanti-devi-reincarnation-case
janeiro 8th, 2023 às 8:06 AM
Oi Anônimo.
Foram várias sessões com diferentes médiuns, em casa mesmo, foi espontâneo e gratificante. Eles queriam se mostrar e foi um aviso de que existe punição sim e que devemos nos emendar. Depois recebi mensagens de pessoas queridas, mas em casa e de forma espontânea. Sempre muito rápido. Vinham, gritavam nome, e diziam o que era permitido. Alguns eventos futuros inclusive. Esta minha experiência. Tem mais, porém só estando presente e vendo o que eu vi.
janeiro 8th, 2023 às 9:40 AM
Eles eram mediuns espiritas, umbandistas, católicos ou de que crença?
janeiro 8th, 2023 às 2:00 PM
Oi,Phelipe. Seria legal se você falasse quais eram as crenças dos mediuns ou da maioria deles pelo menos. Acho que a crença e o conhecimento dos mediuns influencia nas respostas que um suposto espírito pode dar. Existe essa teoria
janeiro 11th, 2023 às 5:09 PM
Isso é frustante. O cara aparece do nada para dar um suposto relato do que alguns mediuns falaram e nao presta mais detalhes. Isso só atrapalha do que ajuda. Por falar em experiencia de quase morte, presta atençao ao fato de que o cara falou que o purgatorio se confunde com a Terra, o que parece ser falso porque as EQMs sao consistentes em mostrar que as regioes inferiores sao escuras e nao se confudem com o mundo. Ja o conceito dos tres ceus parece ser tirada da Biblia mas ta um pouco errada, o terceiro ceu parece ser o mesmo que o paraiso. E nao é estranho varios mediuns irem para a casa do cara espontaneamente ao inves deles enviarem psicografia ou pelo menos ele procurar os mediuns? E desde a antiguidade os mediuns se mostravam e ha alegacoes de mediuns se mostrando acertando fatos veridicos, isso nao tem nada a ver.
janeiro 13th, 2023 às 5:17 PM
Luitex e Anônimo.
Peço perdão pela demora. Confirmo tudo o que disse. Foi exatamente isso que me passaram. Não estou brincando. Foram várias sessões em 2 anos. Foram 4 médiuns. Inclusive materialização. Uma, a mais forte, médium forte, pende para a Umbanda, mas hj vai na católica. Outra era do Kardec e agora vai na Umbanda. Outra era livre de religiões, mas tem os dons e a última da Umbanda. Os Espíritos disseram isso mais de uma vez: inferno existe. Há um grau intermediário para arrependimento. De lá sobe ou desce, se desce não sobe mais. Se sobe temos os 3 céus e daí o Paraíso. Purgatório não se confunde com a terra, é um plano espiritual encostado ao nosso. A pessoa pode morrer e subir direto, ficar nesse plano que eu denomino de purgatório na falta de nomenclatura melhor, ou descer. Reencarnação não é obrigatório muito menos regra. Exceção. Caso algo só possa ser corrigido aqui. Foram claros, os espíritos, ao dizer que Kardec estava quase certo, mas que não estava totalmente certo. Ainda disseram que existem outros planos, sem especificar. Acredito que ets e quejandos devam habitar esses outros planos. Acho, hipótese minha. E outra coisa, estudo isso faz 20 anos, os médiuns os conheci durante meus estudos e resolvi fazer as sessões. Não vieram “espontaneamente”. Espontânea foram as manifestações pq muita coisa aconteceu por acaso. Um dia eu conversava pela net com a médium e um espírito se manifestou e foi falando coisas muito interessantes. Espontâneo nesse sentido. Encaminhamos quiumbas, almas sofridas, muita coisa rolou. Porém a descrição do mundo espiritual foi essa. Se é verdade ou não, saberemos um dia. Porém eu estou convicto do que vi e ouvi. Detalhe: quem é médium mesmo não se dá a conhecer e muita coisa acontece de forma espontânea, quando vc menos espera. É isso.
Detalhe: trabalhei a abertura do 3 olho e tive uma experiência assombrosa. Agora quase fechado. Não recomendo a ninguém abrir. Mas se abrir verdadeiramente vai ter uma surpresa que pode ser boa ou terrível. Levei a sério tudo isso.
janeiro 13th, 2023 às 5:22 PM
Oi, Phelippe
você tem registro dessas sessões? Chegou a fazer atas, ou algum diário? Parecem muito interessantes. E a médium de materialização, ela chegou a materializar formas completas ou eram incompletas, digamos, uma mão?
janeiro 13th, 2023 às 7:13 PM
Vitor, não fiz atas pq era algo pessoal meu. No meio de uma sessão uns espíritos que diziam ser ancestrais se materializaram. Eu os vi como se fossem um holograma, meio transparentes, e ouvi tb, tinham vindo passar uma msg. Foram eles que falaram sobre inferno, o plano do arrependimento etc. Deram nomes, datas, lugares, e disseram: estamos no 1° céu, mas fulano no inferno, fulano está no plano do arrependimento etc. Surreal. A forma era completa. Via inteiro. E ouvi e via bem pq tinha aberto o 3 olho com muita meditação e esforço. Só posso dizer que estou convencido do mundo espiritual, mas se é como eles disseram vamos saber um dia. E as médiuns fiz amizade com elas nos grupos de tarô da Internet e num terreiro. Eu lia cartas muito bem. Tinha o dom. E entidades tb vinham nas sessões: Exus, PombaGiras, Ciganas. Uma PombaGira trouxe um espírito dum plano para falar. Era uma pessoa que precisava passar uma msg. Foi isso.
janeiro 13th, 2023 às 7:19 PM
Obrigado, Phelippe! Eu só daria outro nome ao fenômeno, em vez de materialização, eu chamaria de aparição, porque você diz que os via como um holograma, e materialização é entendido mais como um fenômeno que envolve formas sólidas, geralmente formadas por meio de uma substância orgânica conhecida como ectoplasma.
janeiro 13th, 2023 às 8:28 PM
Vitor.
Então foi isso. Pq a forma para mim era como se fosse um holograma. Transparente. Mas eu via as pessoas por inteiro, as roupas, olhos, etc, e ouvia. Foi algo muito rápido. 4 ou 5 minutos. Apareceram várias vezes. E ao final dos 4 ou 5 minutos diziam que tinham que voltar, que não podiam ficar. E uma ocasião disseram: estamos no 1° céu.
janeiro 15th, 2023 às 10:13 PM
Phelipe, interessante.
Gosto de salientar o que eu pesquisei estudando experiências pessoais. Tem muitas eqms sugerindo que existe resgate das regiões inferiores, seja la qual nome queiramos dar, e ja vi EQMs sugerindo que o suicídio pode levar a reencarnação mas no caso da Shanti Devi ela diz que reencarnou porque estava muita apegada ao mundo. Pelo menos é o que esses casos relatam. Alem disso, algumas EQMs sugerem que existiamos antes da vida na Terra e assinamos um contrato antes de nascer. Eu particularmente, na minha opinião, acho que se tudo isso for real, fica um tanto Improvavel que essa seja nossa única vida.
Gostaria de saber o que acha disso. O que diferencia o purgatório da região do arrependimento na sua experiência? Acredita que pode haver alguma morte espiritual tambem?
janeiro 16th, 2023 às 10:23 AM
Gostaria de saber detalhes sobre essas NDEs nas quais há sugestões acerca de
· regiões inferiores;
· existência de reencarnação;
· preexistência da alma.
janeiro 16th, 2023 às 1:12 PM
Anônimo e Gorducho.
Eu tomo por base o que os espíritos disseram nas várias vezes que se manifestaram. Plano do arrependimento é um purgatório na visão católica. Uma chance antes de descer de vez. Se se arrepender e reconhecer a Deus sobe. Isso o que disseram. Sobre morte espiritual não falaram, mas se não sai do que eles disseram ser o inferno, e usaram esse vocábulo, inferno, “… inferno existe Phelippe, fica com Deus, faça nada de errado…” então morte espiritual deve ser nesse inferno. Mas não sei dizer com certeza. E um outro espírito de um plano diferente gritou: “Kardec foi o que mais próximo chegou da realidade, mas não é a verdade total. Leia Kardec!” E os que estavam cmg tb viam e ouviam a mesma coisa. Sobre outras vidas falaram quem eu fui, davam nomes, datas, lugares, e a mulher dizia: “sou eu Phelippe, fulana de tal, e uma outra mulher dizia: pai, tenha calma, vai dar tudo certo, estamos em tal lugar, viremos te buscar daqui tantos anos, força pai, sou fulana…” elas choravam e eu tb. Tamanha a emoção.
Gorducho, eles disseram que sim, pelo menos dois planos inferiores, o plano do arrependimento e o inferno. Acredito que o plano do arrependimento seja o purgatório/umbral. Do que eles chamam de inferno disseram que uma vez lá não se sai.
Falaram que reencarnação existe, mas não é regra, exceção, ou para corrigir algum problema que ficou pendente ou por opção se e quando autorizado. Falaram tb de cidades no astral, e de 3 céus antes do Paraíso. Então seria inferno, plano do arrependimento, plano intermediário que fica na mesma dimensão que a nossa, onde ficam os perdidos, os que são bons, mas não acreditam em Deus, etc, mais 3 céus, cada um com menor densidade de sentimentos materiais e o Paraíso. Foi isso o que passaram. Tb comentaram de outros planos paralelos, onde estão os Orixás, outros deuses, etc. Exatamente isso.
Sobre preexistência da alma não comentaram. Só que continuamos a viver e que reencarnação existe. E para vir dum plano superior para cá só com autorização. Sempre vinha a frente um espírito guia. Uma vez uma PombaGira trouxe umas almas supostamente de parentes que clamavam pedindo para vir passar um recado. Foi isso.
Experiência surreal e hj acredito no mundo espiritual. Se é como disseram só vamos descobrir quando fizermos a passagem. Mas se for, e se as parentes vierem me levar, ficarei muito, mas muito grato mesmo.
janeiro 16th, 2023 às 2:07 PM
Note Sr. Phelippe que m/indagação se refere especificamente a NDEs.
Não a séances mediúnicas…
janeiro 17th, 2023 às 2:32 PM
Oi Gorducho, os links que eu deixei antes corrlacionavam as EQMs com a reencarnação https://near-death.com/reincarnation-and-the-nde/ nesse site você até encontra mais outros casos de EQM com revelação de vidas passadas, basta procurar la. Você tambem encontra no canal do youtbe “Afinal, o que somos nós”. Por exemplo https://near-death.com/peter-sellers/
Eu falei de alguns casos de EQM que eu me lembro de ter visto, alguns desses casos sugerem a existencia de reencarnações e preexistencia da alma. Eu nao lembro exatamente onde esta todos esses casos, principalmente sobre “assinar um contrato para reencarnar” mas demonstrei alguns. Sobre as regiões inferiores, eu digo que elas são lugares escuros porque isso é bem consistente entre a maioria das EQMs, no entanto nem sempre a alma é torturada la, as vezes ela só fica apenas em um vazio mesmo. Alem disso, ao morrer, a alma passa por ume revisão de vida onde é julgada pelos seus atos e falas, Além das EQMs, as lembranças de vidas passadas podem incluir lembranças da vida pós morte e até do momento de reencarnar, as lembranças do pós morte muitas vezes tem elementos consistentes com EQMs, o que as torna mais crediveis. Um bom caso de lembrança de vidas passadas é o caso da Shanti Devi, não é um caso qualquer, é literalmente o caso mais documentado sobre vidas passadas e diria que é a melhor evidência que temos para apoiar a reencarnação.
janeiro 17th, 2023 às 2:33 PM
Obrigado, Phelipe