“A Caminho da Luz” (1938) de Chico Xavier x “Narrações do Infinito: Lúmen” (1873) de Camille Flammarion

Começando o ano de 2025 com mais uma evidência de uso de fontes terrenas por parte de Chico Xavier para compor suas psicografias! Também revela alterações entre as edições do livro “A Caminho da Luz”. Agraço muito ao Míssel Crítico pelas descobertas! Para ler o artigo, clique aqui.

11 respostas a ““A Caminho da Luz” (1938) de Chico Xavier x “Narrações do Infinito: Lúmen” (1873) de Camille Flammarion”

  1. Gorducho Diz:

    Fantástico 👏👏👏
    As versões que circulam já são c/os 42 anos e eu sempre assumi que os Espíritos já sabiam do erro da época❗
     
    By the way: n’Astronomia Popular de ‘81 ele já dá o valor certo pra c = 75000 légua/s.
    Paralaxe = 0,046” ( valor atual ≈ 0,076”)
    distância = 4484000 raio da órbita Terra – Sol de 37000000 léguas.
    Só que aí ele não recalcula o tempo e apresenta na tabela da pg. 735 71⁶⁄₁₀ anos🤔
     
    Recálculo
    4484*37000÷75 [mil] = 2212106667s
    = 25603 dias.
    [70 anos 1 mês 5 dias]

  2. Emerson de Souza Pinto Diz:

    Gorducho, você é o Sérgio Sacani, aquele sujeito que fala de foguetes no Youtube?

  3. Vitor Diz:

    Emerson,
    sem conhecer o Gorducho pessoalmente, pelo estilo de escrita dele adianto que não é.

  4. Carlos Diz:

    Outro erro científico é encontrada na pág 20 do livro. Lá é dito que o hidrogênio é originado na “diferenciação da matéria” quando da formação do planeta. De acordo com a cosmologia, o hidrogênio é um elemento formado na nucleossíntese primordial (big bang), e n?o produto da diferenciação da matéria.

  5. Gorducho Diz:

    🤔 entendo que Doutrinariamente o Espírito tem razão. [LE] destaques meus:

    33. A mesma matéria elementar é suscetível de experimentar todas as modificações e de adquirir todas as propriedades?
    “Sim, e é isso o que se deve entender quando dizemos que tudo está em tudo!”
    O oxigênio, o hidrogênio, o azoto, o carbono e todos os corpos que consideramos simples são meras modificações de uma substância primitiva.
    Na impossibilidade em que ainda nos achamos de remontar, a não ser pelo pensamento, a esta matéria primária, esses corpos são para nós verdadeiros elementos e podemos, sem maiores consequências,
    tê-los como tais, até nova ordem.

  6. Carlos Diz:

    A 33 do LE está dizendo que há partículas menores que prótons e nêutrons na constituição dos átomos. A ciência moderna confirma essa informação.
    .
    Outra coisa bem diferente é tratada no ACL. Lá é dito que o hidrogênio origina-se da diferenciação da matéria planetária. Não é isso que diz a ciência moderna.

  7. Gorducho Diz:

    Camille Flammarion – O Mundo Antes da Criação do Homem, pg. 20 — destaques meus:

    Notre planète a commencé par être une nébulosité informe, qui graduellement s’est condensée en globe. Cette nébulosité gazeuse, d’une densité incomparablement plus faible que l’air que nous respirons, cette immense boule de vent, était formée d’un gaz sans doute primitivement homogène, plus léger que l’hydrogène même. L’attraction mutuelle de toutes les molécules vers le centre, la condensation progressive qui en résulta, les frottements et la transformation de cette chute centripète en chaleur, les premières combinaisons chimiques naissant de ce développement de calorique, l’influence de l’électricité, l’action multiple et diverse des forces de la nature dérivant en quelque sorte les unes des autres, amenèrent la formation des premiers éléments, de l’hydrogène, de l’oxygène, du carbone, de l’azote, du sodium, du fer, du calcium, du silicium, de l’aluminium, du magnésium, et des divers autres minéraux, qui paraissent tous formés géométriquement comme s’ils étaient des multiples de l’élément primitif dont l’hydrogène semble être la première condensation.

     
    Evidentemente que isso já foi analisado. Só tou dando a fundamentação Científica — da época, claro.

  8. C. Diz:

    Gorducho, Carlos apontou que a ciência hoje sabe que quase todo o Hidrogênio do Universo foi formado na nucleossintese primordial.
    Ou seja, um período de até 20 minutos após o Big Bang.
    Reli essa parte do ACL, e eles colocaram a diferenciação da matéria formando o hidrogênio já no desenvolvimento da nebulosa terrestre.
    Ou seja, beeeeem depois daquele período, não?
    .
    “busquemos recordar o globo terráqueo nos seus primeiros dias. Que força sobrehumana pôde manter o equilibrio da nebulosa terrestre, destacada do núcleo central do sistema, conferindo-lhe um conjunto de leis matemáticas, dentro das quais iam-se manifestar todos os fenômenos inteligentes e harmônicos de sua vida, por milenios de milenios? (…) por vezes, a 2.000 graus de calor, como se a matéria colocada num forno incandescente, estivesse sendo submetida aos mais diversos ensaios, por examinar-se a sua qualidade e possibilidades na edificação da nova escola dos seres. As descargas elétricas, em proporções jamais vistas da humanidade, despertam estranhas comoções no grande organismo planetário, cuja formação se processa nas oficinas do Infinito. (…) Na grande oficina surge, então, a diferenciação da matéria ponderável, dando origem ao hidrogênio.”
    .
    Nessa parte ele está contando sobre os processos que teriam acontecido na nebulosa terrestre. Somente no seu posterior desenvolvimento que colocaram surgir o hidrogênio do planeta. Acho que é sim um erro científico.
    .
    Bem relembrado, Gorducho, essa parte da diferenciação da matéria formar o hidrogênio é escrito de maneira parecida demais com o trecho de Gabriel Delanne. Como mostra a publicação que citou.

  9. Gorducho Diz:

    É claro que eu entendi, C. Só que tamos falando de Espiritismo, então vale a Ciência Espírita, certo❓
    E ainda que a argumentação do Sr. Carlos tenha fundamento, não sei se me convence, eis que a DE não é
    quântica. O FCU é fluídico, along the lines da Eletrodinâmica “Clássica” (e.g. Maxwell) ou da Mecânica dos Fluídos que se usa na Engenharia.
    E daí o FCU vai se condensando, se desquintessenciando gradativamente pra formar os tipos de “matéria”.
     
    E quanto ao Gabriel Delanne é bem provável que as principais fontes dele fossem via o Flammarion, eis que eram Confrades e ideologicamente próximos no sentido de tentar fundamentar cientificamente a DE.
    E ao que me conste o GD não se intituvava médium, sendo as obras dele escritas mediante pesquisa e não ditados de seres ultramundamos.
    Aliás note que os 2000° o Flammarion menciona:

    […] pour se refroidir de 2000° à 200° […]

    .
    _____________________________________________________________

  10. Carlos Diz:

    Não conhecia o livro de Flammarion, “Le monde avant la création de l’homme”, e o trabalho do Míssil Crítico sobre o livro ACL indicado pelo Gorducho. Grato por isso.
    .
    O curioso nesta história é que o modelo de Flammarion para a formação de átomos (H,O, C, N, etc) quando da formação da Terra está incorreto, hoje sabemos. Posteriormente o(s) erro(s) é(são) replicado(s) na ACL, como bem apontou Míssil Crítico.
    .
    Difícil escapar da conclusão que trata-se de uma obra anímica (assumindo aqui a boa-fé do médium), pelo menos no tocante ao que é possível verificar através da ciência.

  11. Emerson de Souza Pinto Diz:

    Não é o Sacani mesmo. Também pudera, o Sacani participa de tantos canais no Youtube, até daqueles caras RedPill que vivem de falar mal das mulheres, o RedCast, que ele não teria tempo de comentar aqui.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)