A Mensagem do Menino João Hélio

Este artigo se dedica a analisar uma mensagem atribuída ao menino João Hélio.

 

Introdução 

No dia 7 de fevereiro de 2007, durante o roubo de um carro, o menino João Hélio Fernandes não conseguiu sair do veículo e foi arrastado por sete quilômetros, no Rio de Janeiro. De acordo com a polícia, o menino estava no carro com a mãe quando foram abordados pelos assaltantes, no bairro Osvaldo Cruz (zona norte). A mãe foi retirada do veículo, mas não conseguiu retirar a criança – que estava no banco traseiro, presa ao cinto de segurança. A irmã do menino e uma outra pessoa também estavam no carro e conseguiram sair. 

Antes de o menino ser retirado, um dos assaltantes assumiu a direção do veículo e acelerou. Ele ficou pendurado e foi arrastado. A fuga teria durado cerca de 15 minutos, até que o carro foi abandonado em uma rua de Cascadura, também na zona norte. 

Durante o trajeto, moradores que presenciaram a fuga gritaram para que os criminosos parassem o carro. A criança foi encontrada já sem vida. Os assaltantes e assassinos foram presos cerca de dezoito horas após o crime. 

O acontecimento chocou o país, sendo usado para tentar reduzir a maioridade penal, o que acabou não acontecendo. Por volta de abril de 2007 – não consegui precisar a data exata – no Orkut começou a circular a seguinte mensagem: 

Mensagem psicografada – João Hélio 

Nasci na Gália no ano de 22 e desencarnei na Líbia no ano 20 da Era Cristã. 

Fui Oficial da Legião dos Leões que estava na Líbia, Núbia. Como Governador de Al Katrim, me comprazia atrelar na minha biga puxada por dois cavalos velozes, crianças; homens; mulheres; novos; velhos e eram puxados através da estrada seca e pedregosa daquela região da África. Os corpos se despedaçavam e eu era exaltado pelos meus pares…  

Morri em combate com tropas Egípcias e me deparei em uma região de treva profunda, talvez uma caverna. Muitos gritos e rostos aterradores me esperavam. Fui levado a um estado de total animalidade por mil e quinhentos anos, quando os servos de Maria me resgataram.  

Sendo levado a outro plano, fui aos poucos tendo o meu periespírito reajustado, minha mente normalizada e meus pensamentos corrigidos. E compreendi os horrores que cometi. Que tristeza Deus. Por 300 anos permaneci em preparo para reencarnação e pedia a graça de receber para desencarne o mesmo destino dado por mim a outros. No ano do Senhor de 2001, após busca incessante por quem me recebesse por filho, um casal, tiranizado por mim, aceitou.  

Reencarnei.  

Agora em comoção generalizada, como o irmão Joãozinho, desencarnei e agradeço ao Pai ter me atendido dando destino, nem igual ao que dei as minhas vítimas. Estou em paz, estou na luz. Resgatei um pouco do meu passado, outros momentos virão. Confio em Deus.  

Titus Aelius 

- Mensagem psicografada de João Hélio no Centro Espírita Leon Dennis, que ele freqüentava com os pais. 

Consegui descobrir o nome do médium e as condições que foi escrita a mensagem, por ter encontrado o filho do médium em um fórum internético (que se mostrou bastante atencioso, respondendo a todas as minhas perguntas), o “Portal do Espírito”, discutindo o caso, mas o tópico foi removido tempos depois. O médium se chama Marcos Paulo Monteiro, e seu filho Marcos Paulo Dalles Monteiro. Este me disse que seu pai é umbandista, não sendo, portanto, espírita kardecista. Sua mediunidade é do tipo inconsciente e possui como guia espiritual o caboclo Tupaíba. A mensagem foi obtida em sua casa – e não no Centro Leon Denis – no Rio de Janeiro, em menos de 5 minutos.  

Marcos Paulo (filho) me disse que a mensagem havia sido entregue a um dirigente de um centro espírita para análise, e pouco tempo depois a mensagem chegou na internet, sem a autorização do médium.  

Discussão 

Há erros grosseiros na mensagem…. além de não ter sido “psicografada” no Centro Léon Denis, o alegado espírito diz: 

“No ano do Senhor de 2001, após busca incessante por quem me recebesse por filho, um casal, tiranizado por mim, aceitou.” 

Só que João Hélio nasceu em 18-03-2000! Isso significa que se o espírito buscou pelos seus futuros pais em 2001, ele só entrou no corpo de João Hélio quando ele já tinha pelo menos 9 meses de nascido! No link http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1490525-EI316,00.html tem inclusive uma foto do túmulo, com as datas.

 joaoheliotumulo

 

 

 

 

 

 

 

 

Posteriormente o Centro Espírita Léon Denis emitiu o seguinte parecer sobre o episódio: 

http://www.celd.org.br/mensagens/comunicado.pdf  

À Comunidade de Internautas  

A Direção do Centro Espírita Léon Denis, diante dos fatos que apontam para uma relação do menino João Hélio e seus familiares com a Instituição aqui referida, vem esclarecer o que se segue:  

1) O menino e seus familiares foram efetivamente atendidos pelo CELD, dentro do processo dos passes de cura a ele prescritos, objetivando atender à criança em seu quadro emocional por, aproximadamente dois anos;  

2) Após o infausto desenlace do mesmo, seus pais vêm mantendo distância física de nossa Casa buscando naturalmente seu equilíbrio emocional, até que possam dedicar-se a uma prática religiosa, em qualquer templo, segundo suas convicções;  

3) Em momento algum, nenhum membro do corpo mediúnico, do CELD, recebeu e fez veicular qualquer mensagem que fale sobre o espírito João Hélio ou a ele mesmo atribuída a autoria, direcionando a seus familiares ou a quem quer que seja.  

A disciplina mediúnica existente em nossa Casa Espírita e o respeito que temos pelos ensinamentos da Doutrina Espírita impedem que se tenha atitudes levianas explorando a dor de uma família e a emoção ferida de uma sociedade.  

Assim solicitamos:  

• SEJAM CONSIDERADAS INVERÍDICAS as mensagens veiculadas pela Internet, no que tange ao acontecimento “João Hélio” e atribuída a origem das mesmas ao C.E. Léon Denis.  

• Outrossim, caso isso venha algum dia a acontecer, SOMENTE COM A AUTORIZAÇÃO DE SEUS FAMILIARES SERÁ TRAZIDA A PÚBLICO QUALQUER NOTÍCIA SOBRE ESSE ESPÍRITO, para quem rogamos a todos envolver em preces de apoio e paz.  

Buscando ter trazido à sociedade os esclarecimentos precisos, solicitamos a todos de bom coração envolverem os sofredores em suas orações, trazendo às almas o clima de paz de que tanto necessitamos.  

Pela Direção do CELD,  

Iara Cordeiro  

Conclusão 

Tendo em vista os erros da mensagem, as hipóteses mais simples são ou fraude ou criação inconsciente da mente do médium. Marcos Paulo Dalles Monteiro, o filho do médium, pareceu-me bastante sincero em suas respostas e colocações, dispondo-se a esclarecer todo o caso. Não considero nem o pai e nem o filho “aproveitadores”. Eles não queriam que a mensagem chegasse à internet, não ganharam dinheiro com isso, pelo contrário, estão passando por muitas situações adversas em vista disso, e só querem pôr uma pedra na história toda. Então tendo para a explicação de uma criação inconsciente para explicar a mensagem. É claro que outras são possíveis, como a manifestação de um espírito zombeteiro, mas considero menos parcimoniosa.

Referências 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u131469.shtml (acessado dia 23/10/2007) 

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/02/08/294494115.asp (acessado dia 23/10/2007) 

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1490525-EI316,00.html (acessado dia 23/10/2007) 

http://www.celd.org.br/mensagens/comunicado.pdf  (acessado dia 23/10/2007)

108 respostas a “A Mensagem do Menino João Hélio”

  1. Henrique Lisboa Carneiro Diz:

    Victor,
    esse artigo é análogo a tentar provar que milhares de mensagens que chegam pra todos nós, em nossos e-mail, no formato de Powerpoint, atribuídas a Carlos Drummond de Andrade, não são dele.

  2. Gilberto Diz:

    Mais um que foi pessoa famosa em outra encarnação? Mas ele foi um sujeito mal. Mereceu morrer. Vida longa aos instrumentos de Deus, Carlos Eduardo Toledo Lima, e Carlos Roberto da Silva, assassinos de João Hélio. Pelo menos até a próxima encarnação.

  3. Antonio Polo Diz:

    LIBERTEM OS ASSASSINOS PELO AMOR DE DEUS !!! ELES FORAM BENFEITORES !!

  4. Jorge Silva Diz:

    Apenas gostaria de fazer uma colocação, que como não existiu o ano ZERO, o ano de nascimento de Jesus é o ano UM da era cristã, assim sendo, a cada ano do nosso calendário devemos acrescentar mais um, assim 2007 passa para 2008 e, no caso da mensagem, 2000 para 2001.
    O ano ZERO foi criado pela Igreja católica como um marco, e o calendário que utilizamos segue esta posição.

  5. Jorge Silva Diz:

    Completando a informação anterior, e dando uma colabração, acrescento o link :

    http://greciantiga.org/re/1/v1n1002.pdf

    Ainda segundo a mensagem :

    Al Katrim, chamada pelos árabes até hoje de al-Kartum, é Cartum capital do atual Sudão, na época Núbia,que se encontrava na época mencionada sob o domínio de Roma, com a legião XXIII Gemmina, cujo símbolo era um leão, daí Legião dos Leões;

    A Núbia, da época, o Sudão de hoje, faz fronteira com o Egito e, ocorreram na época entre 30 a.c. e 10 a.c. diversos confrontos na fronteira.

    O que quero deixar registrado é que o sectarimo religioso, em casos tão sérios, deve ser acompanhado do estudo sério dos fatos históricos e científicos, antes de se atacar quem quer que seja.Lembrem-se que o própsio Chico Xavier passou por descrentes, levou tapa no rosto e foi cuspido.Acreditamos nas suas obras ou deixamos de acreditar?Como ele dizia ” o telefone só toca de lá para cá”…

  6. Noel João M. Diz:

    “assim sendo, a cada ano do nosso calendário devemos acrescentar mais um, assim 2007 passa para 2008 e, no caso da mensagem, 2000 para 2001″

    Acho que o Jorge Silva te pegou de jeito aí em cima heim Vitor ;-)

    Abraços

  7. Vitor Diz:

    Acho que não, Noel. Será que o menino, já com 6 anos, não sabia que ele havia nascido no ano considerado 2000? E depois, se for para usar de ad-hocs estapafúrdios, posso alegar que a mensagem continuaria errada, pois os historiadores calculam que Jesus nasceu entre -6 e -7 a.C., logo precisaríamos somar uns 6 anos à data atual, e estaríamos hoje no ano 2013, e não 2007. Para a mensagem estar rigorosamente correta, o espírito teria de dizer que nasceu no ano do senhor de 2007, e não 2001. Problemático, não? ;)

  8. Gilberto Diz:

    Além do mais, os espíritos do Espiritismo de Kardec rezam a cartilha católica, então deveriam seguir o calendário cristão. Se não, é melhor seguir o calendário Hebreu, ou mesmo o Chinês, já que o mundo dos espíritos não possui nacionalidade (por que então não usar o calendário marciano da mãe de Chico Xavier? Então devemos estar lá no ano 1.957.003.246!!!!)

  9. kelly Diz:

    bom eu acho q isso e iveridico….

    nao acredito q seja realmente verdade….

    inventario de alguem muito louco….

    se isso fosse realmente verdade diria tudo sobre ele

    como realmente foi na hora em q ele estava sendo arrastado,como foi q ele se sentiu….etc

    bom isso e puro inventario.

  10. Antonio Diz:

    Existe uma possibilidade de ser verídica a mensagem. Erros podem existir, mesmo dos espíritos. A mensagem teria sido enviada como forma de lenitivo, mas em curto espaço de tempo. Por outro lado, é sabido que após a morte há uma certa confusão mental. Acho que não podemos nos apegar tanto a rigores de datas. Fiquem em paz.

  11. amanda Diz:

    oii boa tarde eu qro saber qual é a msg q joao dexou para seus pais..
    obrigado
    boA TARDE..

  12. gilberto lopes Diz:

    Toda mensagem passa obrigatoriamente pelo filtro que é o médium,passível de erros. Quem lida todo dia com os espíritos sabe o que estou dizendo. Infelizmente, às vezes, estragamos o que vem do lado de lá. Abraços a todos

  13. Vitor Diz:

    Amanda,

    que eu saiba, não houve nenhuma mensagem do menino João Hélio, e sim uma – na minha opinião – criação inconsciente do médium.

  14. daniele aparecida chagas Diz:

    nao sei se alguem seria cruel o bastante para criar uma mentira tao monstruosa,mas tem gente para tudo so a familia vai poder dizer se e verdade ou nao,acredito 100/em reencarnaçao,mas nesse caso prefiro nao opinarn,pois nao conheço a casa espirita que essa familia frenquentava.

  15. Adolfo Diz:

    Se a mensagem é verdadeira ou falsa nao tenho como comprovar.
    Entretanto sou obrigado a aceitar que a verdade nao deve andar muito longe de um acontecimento semelhante ao narrado, pois naqueles tempos, como, infelizmente tambem nos nossos, a violencia e o descaso pela vida humana eram imensos.

    Adolfo

  16. luciana ventura Diz:

    gostaria de saber serealmente a mensagem enviada não foi do menino João Hélio pois eu fiquei muito comovida.

  17. Vitor Diz:

    Tudo indica que não foi o menino João Hélio que enviou a mensagem.

  18. Márcia Diz:

    Incrível, muitos dados históricos corretos, e não existir ano 0 faz sentido, como perguntar …, em que ano estamos? Ano 0… não tem lógica …teria que realmente começar a contar a partir do ano 1 , e o zero seria suprimido…

  19. José Carlos Ferreira Fernandes Diz:

    No que diz respeito especificamente à mensagem pretensamente psicografada relativa ao menino João Hélio, a questão de “ano 0″ ou “ano 1″ é irrelevante; de fato, em Cronologia não existe “ano 0″, do mesmo modo como não se faz aniversário de “0 anos”… Em Cronologia, passa-se do “ano -1″ para o “ano 1″, qualquer que seja a era adotada. Assim, p.ex., no que diz respeito às “eras” que mais nos dizem respeito, a da Fundação de Roma (A.U.C., “ab Urbe Condita”, “a partir da fundação da Cidade”, estabelecida, pelo sistema varroniano, no que é o nosso 753 a.C), e a Era Cristã (calculada no séc. VI dC pelo monge cita Dionísio, o Pequeno – ver abaixo), a “era da fundação de Roma” era contada pelos anos civis: o ano 1 da fundação de Roma era tido como iniciado (após a reforma juliana) em 1o de janeiro de 753 aC e terminado em 31 de dezembro de 753 aC, o ano 2 como iniciado em 1o de janeiro de 752 aC e terminado em 31 de dezembro de 752 aC, e assim sucessivamente; o ano 753 da fundação de Roma, desse modo, iniciou-se no dia 1o de janeiro de 1 aC e terminou no dia 31 de dezembro de 1 aC, o ano 754 da fundação de Roma iniciou-se no dia 1o de janeiro de 1 dC e terminou no dia 31 de dezembro de 1 dC, e assim sucessivamente (mais uma vez, note-se que em Cronologia não existe, para qualquer cômputo ou era que se adote, um “ano zero”).
    A “era cristã” (ou “era vulgar”, ou “era comum”) foi concebida por Dionísio, o Pequeno (c. 470 – c. 540 dC), um monge originário da província romana da Cítia Menor (a atual região da Dobruja, na Romênia). A região de onde era originário, na época, era bilíngüe (greco-latina), e necessariamente bilíngües eram as pessoas dali que recebiam educação formal de nível superior; numa época em que o conhecimento do grego no Ocidente, e do latim no Oriente, encontrava-se em franca regressão, isso possibilitou a Dionísio acesso a uma vasta literatura nas duas línguas cultas do mundo romano, e ele tornou-se famoso como pessoa de grande erudição. Desde aproximadamente o ano 500 dC Dionísio vivia em Roma, como monge e assessor da administração papal; nessa época, traduziu do grego para o latim 401 cânones eclesiásticos, incluindo os assim chamados “Cânones Apostólicos” e os cânones dos concílios de Nicéia, Constantinopla, Calcedônia e Sardes, bem como uma coleção de decretais dos papas Sirício a Anastásio II. Escreveu também um tratado de Matemática elementar, e foi o professor de Cassiodoro. Em 525 dC, a mando do papa João I, que tentava uniformizar o calendário eclesiástico no Ocidente e fixar as datas das festas móveis, preparou uma tábua pascal (tabela com a data da Páscoa para um determinado intervalo de anos) para os anos 527 a 626 dC, a fim de substituir a tábua até então em uso (de Vitorino da Aquitânia); às suas tábuas pascais anexou uma extensa “memória de cálculo”, que possibilitaria a fixação automática futura da data da Páscoa pelos bispos das várias dioceses do Ocidente. Nessa memória, Dionísio passou a computar os anos a partir do nascimento de Cristo. Para calcular a época de tal nascimento, tomou como ponto de partida o início do ministério público de São João Batista, o qual, conforme o Evangelho de São Lucas, se tinha iniciado no décimo quinto ano do reinado de Tibério (Lucas, cap. 3, versículos 1 e 2). O primeiro ano de Tibério (pela cronologia varroniana) ocorrera em 767 da fundação de Roma; o décimo quinto ano, no ano 781 A.U.C. Tendo o ministério público de Jesus, pela narrativa do Evangelho de São Lucas, se iniciado quase imediatamente depois do de João (Lucas, cap. 3, versículos 21-22; cap. 4o, versículos 1 a 15), supôs Dionísio que se havia iniciado no décimo sexto ano de Tibério (782 A.U.C.). Ora, o mesmo Evangelho atestava (Lucas, cap. 3, versículo 23) que Jesus contava “cerca de 30 anos” quando iniciara seu ministério. Dionísio interpretou tal afirmação como significando que Jesus já possuía 29 anos completos em 782 A.U.C., ou seja, como tendo nascido em (782 – 29) = 753 A.U.C. Isso quanto ao ano. Quanto ao dia do ano, tomando como dado uma opinião bastante corrente em sua época, a de que o Universo havia sido criado por Deus num dia 25 de março (que correspondia ao equinócio da primavera no Hemisfério Norte, à época, pelo calendário juliano, e ao início do “ano natural” – por conseguinte, também ao início do primeiro ano da Criação), e que, com sua concepção, Cristo havia inaugurado a “nova criação”, colocou a concepção de Cristo como tendo igualmente se dado em 25 de março e, conseqüentemente, o seu nascimento como tendo ocorrido 9 meses depois, em 25 de dezembro (solstício de inverno no Hemisfério Norte, à época, e portanto “dia do nascimento do Sol Inconquistável”) . Desse modo, segundo Dionísio, Cristo havia nascido no dia 25 de dezembro do ano 753 da fundação de Roma. Para manter a correspondência com os anos civis, passou a contar sua era a partir das próximas calendas de janeiro, ou seja, fez com que a “era cristã” se iniciasse no dia primeiro de janeiro do ano 754 da fundação de Roma (primeiro de janeiro de 1 dC).
    Isso deve, creio, esclarecer as coisas acerca de anos, eras e “anos zero”. Especificamente com relação à suposta mensagem mediúnica, os problemas decorrem (ao contrário do que afirma a missivista Márcia) de uma série de erros históricos que, cumulativamente, inviabilizam a mensagem, quer como psicografia, quer mesmo como simples fonte de informação – isso já foi comentado exaustivamente num outro tópico deste portal).

    JCFF.

  20. Lizette Veras Diz:

    Queridos irmãos, oque João Hélio foi ou deixou de ser, só para ele é importante. Quanto a nós , oremos por ele, que com toda certeza, foi amparado pela espiritualidade, oremos por seus pais e familiares.
    Muita força pra você mãezinha. Lembre-se da nossa Mãe Maria , que nos exemplificou com sua dor .
    A vida terrena é uma passagem muito rápida e logo, estaremos juntos novamente em algum lugar.
    Que o Mestre jesus os abençõe e fortaleça. Quando a dor aparece, a força chega junto.

  21. Lizette Veras Diz:

    O que tenho a dizer: Desconsiderem meu comentário , por favor. Na minha opinião um médium pode num momento de invigilância, dar abertura aos irmãos desencarnados, menos felizes, e acontecer equívocos.
    Não condeno e nem aplaudo. Nós espíritas, temos muitas outras coisas para desenvolver em nossos trabalhos.
    desculpe-me se disse o que não deveria dizer. Desconsiderem por favor.

  22. Delefrate Diz:

    Na minha opinião um médium pode num momento de invigilância, dar abertura aos irmãos desencarnados, menos felizes, e acontecer equívocos.[2]

    Na minha opinião, este site é uma criação inconsciente do Sr. Vitor.hehehe

    “A opinião comum de que sou ateu repousa sobre grave erro. Quem a pretende deduzir de minhas teorias científicas não as entendeu.
    Creio em um Deus pessoal e posso dizer que, nunca, em minha vida, cedi a uma ideologia atéia.
    Não há oposição entre a ciência e a religião. Apenas há cientistas atrasados, que professam idéias que datam de 1880.”
    Albert Einstein.

  23. Eliete Diz:

    Eu acho que não importa se é verdadeira ou não a mensagem. Nós, espíritas, sabemos que não se tem uma morte dessa forma por acaso. Com certeza nosso irmão João Hélio fez, em algum momento de sua existência passada, algo que uma morte assim lhe aliviasse o espírito. Oremos para que ele esteja recebendo o auxílio espiritual e esteja em paz.

  24. Marcus Diz:

    Também acho que o fato da mensagem ser verdadeira ou não é completamente irrelevante. O que acho ABSURDO é o fato de eixtirem pessoas que acreditem em uma doutrina destas…. Onde o assassinado passa a ser culpado pela própria morte! Soltemos os assasinos, que culta têm eles, não é mesmo? Já estava tudo arquitetado por Deus …

  25. Mauricio Müller Diz:

    Caros, creio nao seja conveniente, lançarmos anátemas ao suposto médium. Todos somos passiveis de erros, quer aqui, quer no mundo espiritual e nao pretendemos ser donos do SABER. Nao seria justo de nossa parte, ao invés de sustentarmos através de nossas preces e orações a familia da vitima, tentarmos por nos mesmos esclarecer, mediante nosso pouco conhecimento, tamanha problemática. Lembrem-se, outras mensagens poderão vir, através deste ou daquele médium cuja faculdade desconhecemos e da mesma forma que o Codificador fez, devemos ponderar-las a fim de chegar a um consenso e efetivamente a um propósito.
    Observações sejam feitas, mas acautelemo-nos da ansiedade e do esmagador sufocamento da midia.
    A verdade virá sempre em seu tempo certo.

    Um abraço a todos e fiquem com Deus

  26. C Diz:

    Por favor!!!! Isso seria uma covardia, pagar por um erro que voce nem cometeu nesta vida! E os pais deles, o que fizeram para merecer tamanho sofrimento de perder um filho desta maneira?? E os que cometeram o erro, será que foram os arrastados da outra vida??Temos que rever nossos conceitos!

  27. C Diz:

    Por favor!!!! Isto seria uma covardia, pagar por um erro que voce nem cometeu nesta vida! E os pais deles, o que fizeram para merecer tamanho sofrimento de perder um filho desta maneira?? E os que cometeram o erro, será que foram os arrastados da outra vida??Temos que rever nossos conceitos!

  28. José E. Abud Diz:

    Por favor, passem meu e-mail para o Jorge Silva e peçam para que me escreva. É sério e eu quero trocar umas considerações com ele.
    Gostei das ponderações e assino em baixo das considerações dele em relação ao tempo e datas, porque, lá no outro plano, há uma noção de tempo (consciência de fatos) e aqui, se passa em outro padrão de medida. Portanto, as datas não são absolutas, mas a noção de época é correta.
    Agradeço a atenção dos senhores.

  29. vania Diz:

    Acho tudo isso ridículo.Tá na cara que é fraude.Essas psicografias ou supostas psicografias sempre afirmam que as pessoas viviam no CASAQUISTÃO,NA MONGÓLIA,NO NORTE DA FRANÇA.Que ridículo…não entendo como alguem acredita numa palhaçada desta.Logo vai surgir uma cartinha ordinária afirmando que o outro anjinho Isabella Nardoni foi Cleópatra,e que foi atirada da janela,pq mandava atirar pessoas do alto das torres.ACORDA PESSOAL.Esse lindo menino,infelizmente teve uma morte trágica demais e segundo o que o próprio espiritismo prega,o espírito,nestas circunstancias,demora para acordar e entender o que aconteceu.PURA PALHAÇADA.Não sei como alguem deu-se ao trabalho de espalhar uma fraude destas.

  30. vania Diz:

    Logo os defensores de assassinos vão começar á elaborar cartinhas com este tipo de palhaçada,para livrar os acusados da prisão.E o mais incrível nisto tudo é ver que algumas pessoas chegam ao extremo de xingar o garoto,enxovalhando sua memória(como em alguns posts acima),acreditando em toda esta asneira.Enquanto isso,o desocupado que colocou a carta para circular deve estar dando boas gargalhadas dos idiotas.No Brasil,as pessoas acreditam em tudo que aparece,e depois ainda ficaram chateados quando o FHC disse que o povo Brasileiro é Caipira.

  31. Victor M. Diz:

    Perdoem-me pela ignorância, mas seria possível um espírito desencarnado ter lembranças de suas vidas anteriores? Sim, porque eles, enquanto encarnados, não tem esse tipo de lembrança. Alguém pode me esclarecer tal dúvida?

  32. Marcos Antunes Diz:

    Fico muito chateado com os fatos que acontecem, o Menino João Hélio, aquele menino de Bragança Paulista, a Menina Isabela aquela que foi jogada do prédio em Curitiba e assim por diante, e as pessoas ficam tentando encontrar desculpas para o que aconteceu.
    O Povo tem que rezar mais e deixar de ser tão materialista e não fazer ao próximo o que não gostaria que fizessem para sí proprios……

  33. Andrea Diz:

    Cada um acredita no que achar que deve acreditar, cada um é livre para decidir oque lhe faz feliz, estamos passando por um momento muito doloroso para nossos coraçoes, pois somos muitos ingenuos e nao conhecemos nada da vida. É muito triste estes acontecimentos onde tantos inocentes morrem, vai alem de nosso entendimento, temos todo o direito de nos revoltarmos, pois somos seres ainda muito ignorantes. Mas ainda haverá o momento em que a verdade nos será toda revelada, ao passar dos anos ela ja vem nos sendo mostrada, so que infelismente nao notamos pois damos valor demais a esta vida a as coisas materias.
    Nao temos o direito de julgar ninguém, nao sabemos os motivos, assim como os romanos nao tinham o direito de julgar Jesus e condena-lo de tal forma, mas….. cada um age como acha certo e é a lei de causa e efeito, o que pode nos trazer prazer aqui pode nos fazer sofrer muito depois, e nao precisamos ir longe…. aqui mesmo issa ja acontece, um exemplo quando bebemos demais nao sofremos depois pelo momento prazeroso que a bebida proporcionou?

    reflitam….. pensem nos dois lados, nao sejam egoistas

    felicidades a todos

  34. flavia Diz:

    nao sou espirita
    mas uma coisa eu acredito,ah coisas entre o ceu e a terra q nenhum de nós podemos explicar,entao eu so acredito no que meu coracao acredita!
    eu acredito em reencarnacao.

  35. Flora Diz:

    Queridos Amigos
    A lei de causa e efeito está acima mesmo da nossa compreensão. Muitos acreditam que a solução está apenas na justiça dos homens. E esta é necessária, sem dúvida, mas tão insignificante diante das duras lições que as tragédias nos trazem. A vida pode parecer muito estranha às vezes. Não existem culpados nem vítimas na ordem da vida, somos todos aprendizes, por isso a recomendação de Jesus: não julgueis para que não sejais julgado.

  36. Lucia Azevedo Diz:

    Caro Vitor M.
    Com relação a recordações de vidas passadas, o que aprendi na doutrina espírita (e acho lógico) é que é uma dávida que Deus nos concede para que possamos resgatar nossos débitos anteriores e nos reconciliarmos com nossos adversários do passado que retornam ao nosso convívio como familiares, vizinhos colegas de trabalho etc.
    Se lembrarmos que o cunhado ou irmão que não suportamos nos tirou a vida no passado ou o inverso, como encarar a culpa ou a aversão/ódio? Não iríamos querer voltar nunca!
    Jesus não bricava com as palavras: quando afirmou que nenhuma das ovelhas que o Pai lhe confiou se perderia, se referiu a reencarnação. Por isso respondeu a Nicodemus que era necessário nascer de novo, quando pergunto o que precisava fazer para entrar no reino dos céus. Ele veio trazer o reino aos corações dos homens. Não um lugar circunscrito.
    Se Deus é justo e bom, como explicar que permita que tantas coisas ruins aconteçam?
    Todos nós, espíritos fomos criados simples e ignorantes (nesse ponto, somos todos iguais) e com livre arbítrio para fazermos as nossas escolhas, sujeitas às leis divinas.
    O nosso aperfeiçoamento moral decorre da aplicação dessas leis. Numa encarnação só, não alcançamos todo o progresso. Portanto, se Deus é justo e alguns de nós ainda somos tão ignorantes, Ele, em sua sabedoria, só permite que a nossa ginorância atinja o espírito culpado.
    É só prestar atenção na vida. Existem pessoas que se acham espertas quando recebem um troco errado para maior e não devolvem, nem percebem que gastam até mais com um problema mais à frente. Pode demorar (em outra encarnação) mas nos quitamos com as leis divinas quando temos condição moral de passar pelo que fizemos passar. Sofrer o que fizemos sofrer na mesma hora, com a condição moral ainda deficiente, não fará com que aprendamos o quanto é ruim, só gera revolta e nenhum ensino. É perder a viagem.
    Quando vemos um louco falando “sozinho” na rua, por exemplo, e achamos que ele é um coitado, devemos pensar que ele já é forte para passar pela situação de ser um médium perseguido pelas suas vítimas do passado, para na próxima encarnação retornar com eles em família e consertar o que quebrou na vida deles.
    O conselho que recebi ao conhecer a doutrina espírita é que não devemos acreditar em tudo o que disserem. Só o que a razão aceitar e o coração consentir. É preciso que tenha lógica e que a lógica seja uma verdade. Como tudo na vida. E não quero nem me lembrar do que fiz, porque foi pior e não pode ser desfeito. Já passou e só espero poder consertar.
    Penso que Deus permite as várias religiões porque diferentes são os níveis de entendimento e todos precisamos conhecê-Lo de alguma forma.
    Todos nós somos buscadores da Verdade. Espero que você consiga encontrar a sua parcela. Não temos condições de conhecê-la na sua totalidade. Não temos evolução pronta.
    E para terminar, cito a resposta do Dalai Lama a um reporter que perguntou qual a melhor religião: “Aquela que te fizer melhor”.

  37. Lucia Azevedo Diz:

    Caro Vitor M.
    Ainda sobre lembrarmos de vidas passadas.
    Às vezes, nos é permitido reconhecermos algo relativo ao nosso passado, como ir a um lugar que você sabe que está indo pela 1a. vez mas sente que já conhece, ou ter a impressão de que conhece uma pessoa que te apresentam, de algum lugar, mas por mais que tente, não consegue descobrir da onde. São os chamados “insights”. Outro exemplo são as habilidades, como crianças que aos 5 anos, tocam melodias no piano sem que lhe tenham ensinado. Tenho um exemplo em casa: meu filho aos 2 anos começou a ler sozinho, sem que tivéssemos ensinado. E não era como identificar logomarcas em anúncios. Ele lia até os classificados…
    Meu irmão mais novo, aos 3 anos, quando via meu pai consertando alguma coisa, dizia: quando eu era grande, eu também fazia isso… Na época, achávamos graça, mas agora acho que ele falava sério.
    Às vezes, temos a impressão de estar repetindo uma determinada situação e pensamos: – acho que já fiz isso antes…
    Sobre regressão a vidas passadas, não devemos procurar saber só por curiosidade. Só acho válido no caso de cura das fobias que não têm origem nesta encarnação (claustrofobia, gula, medo de altura etc.)
    Mesmo que a mensagem psicografada não seja de João Helio, seja o autor um espírito zombeteiro ou criação do próprio médium, pelo menos serviu para nos fazer refletir sobre a justiça de Deus e dos homens e a nossa incapacidade de julgar com a absoluta certeza de estarmos certos, pois ainda não conhecemos o funcionamento das Leis Divinas. A dos homens é imperfeita como nós também.
    Só desejo deixar claro que não falo em nome da Doutrina Espírita, mas do que entendi dos seus ensinos e procuro identificar na observação das coisas da vida atual e da história da humanidade.

  38. Lucia Azevedo Diz:

    Sobre desencarnados se recordarem de suas próprias vidas passadas:
    O que tenho observado no exercício médiúnico em reuniões de socorro espiritual, geralmente os espíritos que se manifestam, só se recordam da última encarnação que para eles ainda naqo passoua porque ficam como que “prisioneiros” da situação traumática que não conseguiram superar, principalmente se reencontram seus algozes reencarnados e passam a persegui-los, por que não acreditam que mudaram.
    Quando muito renitentes na perseguição e for proveitoso para ele, é revelado o motivo de ter sido permitido por Deus que fossem atingidos pela nossa ignorância. E geralmente, fizeram o mesmo, mas de forma pior ainda.
    Já tomei conhecimento de um caso de perseguição aos doutrinadores cristãos atuais porque esse perseguidor, um soldado romano na época do Cristo, soube que entre os cristãos sacrificados estava a sua filha para a qual ele tinha feito uma sandália com as prórias mãos e através da qual ele identificou o corpo. Enlouqueceu por causa disso e não reencarnou desde então, perseguindo através dos tempos todos os relgiosos cristãos.
    Podemos identificar alguns desses casos de perseguição, nas situações de síndrome do pânico, depressão e doenças que não são constatadas em nenhum exame.

  39. marcia freitas Diz:

    pessoalmente acho que,mais cedo ou mais tarde será com certeza,recebido por alguem a verdadeira mensagem do menino,e então poderemos dizer se a que lemos agora é afirmativa ou não,mesmo porquê nós espiritas,sabemos que pagamos o preço de acordo com a dívida .seja como for,espero em DEUS,que o nosso menino esteja na paz do senhor.

  40. mariane campos Diz:

    para:gilberto e antônio polo,não somos ninguem para julgar as atitudes dos outros,pois TODOS nós erramos,e estamos aqui para pagar.”não existem culpados nem vítimas na ordem da vida,somos todos aprendizes.”

  41. Monica Diz:

    Olá, sou filha do médium, e enviei uma mensagem para o outro tópico contando minha versão da história toda. Não havia lido este tópico ainda… Bem, de fato o que disse meu irmão no fórum que foi deletado é verdadeiro, só não sabia que ele havia divulgado o nome de meu pai e o dele, e em respeito à nossa família e à família do menino creio que seria melhor a exclusão dos tópicos que tratam deste assunto, a fim de pararmos de disseminar as especulações e todo este “telefone sem fio” que se formou após a divulgação na internet desta mensagem que tomou enormes proporções e chegou à público sem que meu pai autorizasse. Acho que ninguém gostaria de ver o nome de seu pai, seu herói, sendo falado e mal falado por aí por um motivo do qual ele não tem a menor culpa. Agradeço a compreensão. Abraços fraternos, Monica.

  42. Vitor Diz:

    Monica,

    este tópico é justamente um esclarecimento do acontecido. Note que eu inclusive defendo a honestidade da sua família. Se for retirado, pior para o seu pai. Mas não vai ser retirado, porque considero que as pessoas tem o direito de conhecer o melhor possível a qualidade dos médiuns com quem elas possam se envolver.

    Um abraço.

  43. Angus Diz:

    Para (talvez) finalizar o assunto, os pais do menino já receberam a verdadeira (segundo eles) mensagem de Jõao Hélio, eu estava presente ao centro onde isso aconteceu, e posso confirmar.
    Em respeito aos pais do menino, que não querem publicidade sobre o fato, não cabe aqui discuti-lo.
    um abraço

  44. caíque nagipe Diz:

    Olá, não conheço o médium, mas peço gentilmente que finalizem o tópico. Sou espírita e prof. de História. Respeito´o médium que o recebeu, mas por respeito a todos, peço que o retirem. Não é possivel ser o João Hélio, mas isso não significa que imortalidade não exista ou q o médium é charlatão. De maneira alguma. essas coisas podem acontecer a qualquer médium. Não é infalível. A msg está cheia de erros históricos e doutrinários. O melhor que temos a fazer é retirá-lo.

  45. RODRIGO GOMES Diz:

    Bom dia, boa tarde ou boa noite;
    a minha humilde opnião não tem o intuito de desmoralizar nem constrager ninguém, menos ainda causar certa implicância, mas pergunto: _era realmente impresindível citar que o pai do rapaz era umbandista, não sendo portanto, espírita kardecista? como se a umbanda não fosse confiável o bastante para desempenhar trabalhos de psicografias e outros tantos ditos “kardecistas”, estes que nada mais são do que seguidores do espiritismo, como os umbandistas.
    Peço que prestem atenção, pois garanto que em breve surgirá uma msg do menino João em algum centro espirita confiavel, segundo seus preceitos, e a história será a mesma, contudo com seus devidos reparos nas datas. Porém sei tb que apenas se for um centro espirita “kardecista” dar-se-ão creditos a imensa ajuda espiritual que a dita casa recebeu, e toda a glória da vaidade será impregnada, formando assim um lar como o Frei Luiz, que dá de ombros aos pobres e inflam o ego da elite classe A, amornando e esfriando o propósito unico: A caridade em Cristo.
    Paz , a todos.

  46. adriana Diz:

    CONSIDERO ISSO UM ABSURDO, UMA DESONRA PARA A DOUTRINA ESPIRITA, DIVULGAR UMA MENSAGEM QUE NEM SE INVESTIGOU ,NEM SE SABE A PROCEDÊNCIA VERDADEIRA.QDO UMA MENSAGEM É RECEBIDA EM UM CENTRO ESPIRITA IDONEO, PESQUISA-SE A FUNDO ANTES DA DIVULGAÇÃO PÚBLICA.CHEGA DE EXPLORAR A VIDA DESSA FAMILIA!ELES JÁ SOFREM DEMAIS ,ARRACARAM-LHE O BEM MAIS PRECIOSO, O FILHINHO QUERIDO, POR AMOR A DEUS,FAÇAM UMA ORAÇÃO Á ESSA FAMILIA AO INVÉS DE PUBLICAREM ESSA MENSAGEM DE CONTEÚDO ESPECULATIVO.

  47. JOSELI Diz:

    NA MINHA OPINIÃO UMA COISA É CERTA, TODOS NÓS VAMOS FAZER A VIAGEM UM DIA. DEUS MARCA O SEU TEMPO.E JOÃOZINHO QUERIDO FEZ A VIAGEM DELE, PRA NÓS MUITO CEDO, MAS PARA DEUS CHEGOU A HORA.LAMENTO MUITO E REZO POR ELE E TODA SUA FAMILIA.QUANTO A CARTA IGNORO COMPLETAMENTE.SÓ SEI QUE JAOZINHO ESTÁ COM DEUS.

  48. Alencastro Diz:

    Nessa semana recebemos uma missiva dirigida a esse órgão oficioso do Vaticano, onde o subscritor – “Servos de Maria”, pedem a retratação pela infundada mensagem atribuída a Titus Aelius, no triste episódio ocorrido no Brasil com o menino João Hélio.
    Especialistas de nossa redação analisaram a mensagem e chegaram a seguinte conclusão:

    No contexto pudemos observar que a linguagem é subliminar. O lema: É necessário recorrer aos santos anjos para debelar a ação diabólica. Sobretudo ao nosso anjo da guarda, para que nos guie nas sendas do autêntico espírito católico.
    A igreja não aceita e prega os idos anos de 1206, quando no sul da França, àquele que para angariar adeptos, foi ordenado a matança dos hereges albigenses, cátaros, e pátaros valdenses — propugnadores de uma falsa virtude da pobreza – tornando-se ademais grande difusor da devoção mariana mediante a recitação do rosário.
    O contexto histórico da época era outro. Mesmo não comungando com certas premissas de outras religiões. Dessa forma, reprovamos sua integra.
    Finalmente, a tocha na boca para incendiar o mundo não mais nos pertence. Pedimos nossas sinceras desculpas em nome desses seguidores e já encaminhamos a censura.

    ( Trecho extraído do Observatório Romano)

  49. Monica Diz:

    Para aqueles que atacam a doutrina, peço que antes estudem para saber do que estão falando. Mesmo que a mensagem seja falsa (quem pode afirmar com certeza?), um fato é que realmente reencarnamos para evoluir e, para isso, às vezes pedimos para passar por situações difíceis, como uma morte violenta. Isso não torna os assassinos inocentes. A coisa é muito mais complexa do que essa visão imediatista e por isso digo que é preciso muito estudo.
    Para aqueles que atacam o médium, não o conheço, mas conheci alguns e digo que são pessoas que sofrem porque são constantemente atacadas por qualquer deslize que cometam ou que achem que tenham cometido. Deixem o médium em paz! A missão dele já é suficientemente difícil para que todos fiquem especulando se ele fez ou não fez, se foi por maldade ou não. Quero ver quem é que se habilita a assumir esse tipo de “cruz” e enfrentar todos ao redor. Todos gostam de criticar, de condenar, mas ninguém quer estar do outro lado.

  50. Marcelo Diz:

    Gente,

    Leiam, aprendam, e não acreditem em tudo o que leiam na internet !

    Antes de criticar o espiritismo, ao menos leiam a respeito para que possam ter uma opinião formada !

    Paz e luz a todos.

  51. rodrigo Diz:

    que banalidade…
    eu como hitoriador formado relato que as datas estão precisas, porém os algozes de hoje ou do passado devem ser punidos.
    Esses idiotas que mataram friamente uma criança de 6 anos, devem ficar presos durante o resto da vida deles. Até porque, se há alguma verdade nisso tudo, e se o personagem da antiguidade não foi punido em vida, e sofreu todas as consenquências como espírito, como a própria carta relata.

  52. nilton helio Diz:

    que culpa tem um menino tão pequenino e inocente,
    quanto aos assassinos no mínimo pena de morte,
    já!!!

  53. Luciano Ax Diz:

    Allan Kardec nos deixou um legado, o conhecimento da vida após a morte; a esperança que continuaremos vivos. E como o Cristo nos revelou, que o Senhor é Deus dos vivos. Deveríamos oculpar as nossas mentes em descobrir esse mundo espiritual provir, e não nos determos se fulano em outra reencarnação usava chapéu e na atual usa boné. A elevação espiritual consiste em fazer a vontade de Deus.
    E qual é a vontade do Pai? Conhecer a verdade, pois a verdade vos libertará!

  54. Lya Diz:

    Gente, vamos deixar os mortos descansarem em paz!!!!

  55. Luis Diz:

    Uma coisa me deixa intrigado….
    Pela lei de causa e efeito …
    quer dizer que os hoje assassinos em alguma reencarnação serão assassinados pelo então hoje menino.
    a roda do karma…..

  56. Charles Xavier Diz:

    Tá bom, tá bom, mas eu me lembro muito bem das Olimpíadas de Sydney, em 2000. Elas então foram em 2001?
    Quanta baboseira!

  57. José Roberto Diz:

    Frequento o Centro Espírita Paulo e Estevão, em Salvador e fiquei curioso em saber da veracidade desse fato.

  58. Sergio Diz:

    Ao Angus: Se você estava lá e pode comprovar que os pais realmente receberam outra mensagem, porque então não mostram a público? (Com a permissão dos pais é claro) Os pais querem privacidade? Concordo, mas acontece que o fato ocorrido comoveu o Brasil e o Mundo! Todos ficamos chocados e seria de grande valor esclarecer o público com a versão dos PAIS. Com o seu comentário só faz instigar os curiosos e pessoas que precisam de esclarecimento a levantar comentários maldosos e gerar mais dúvidas.
    Me lembro que logo após o acidente com Airton Senna, apareceu uma mensagem onde dizia que ninguém se preocupasse que não houve sofrimento, pois foi uma morte instantânea. Foi uma mensagem de consolação a todos os brasileiros e ponto final! Acabou com todo e qualquer tipo de comentário. Se os pais são espíritas, seria uma grande oportunidade e uma valiosa ferramenta para esclarecer várias pessoas numa tacada só. Pense nisso…

  59. IACK Diz:

    ACHO QUE QUEM NÃO ACREDITA , NÃO DEVERIA PERDER TEMPO FALANDO BESTEIRA, POIS SABE O QUE ISSO SIGNIFICA QUEM JÁ VIVENCIOU ALGO DIFERENTA NA VIDA…
    QUE ESSE ESPÍRITO CONSIGA MELHORAR CADA VEZ MAIS, QUE EVOLUA E NOS ENSINE A AMR E A PERDOAR….

  60. diego maioli Diz:

    Caro internauta,

    meu parecer e testemunho vivo alego veridicas os fatos daquele jovem, testemunho de fé, afirmo e assino me responsabilizo pois tenho certeza que Ele passou por um processo reencarnatório e acredito na verocidade dos fatos, antes mesmo deles serem publicados.Fico de alguma forma surpreso mas ja sabia deste fato logo após acontecer.

  61. diego Diz:

    … Quanto a nós que somos humanos, não podemos por meio de nosso conhecimento natural e tendências de raciocínio conhecer os segredos de Deus o Criador. Porque que não podemos conhecer os tempos nem os momentos, etc…”

  62. diego Diz:

    ..”no entanto somos aprendizes”.

  63. Vini Diz:

    O mais comum e que muitos acima se esqueceram, é que assim como nós nos perdemos com o tempo, a maioria dos espíritos erram, em relação ao tempo pois lá onde eles estão o tempo corre de forma diferente do globo daqui da terra, muitos deles mal se lembram do próprio nome devido a imensidão das eras… Quanto veracidade do texto prefiro não acreditar. Mesmo sendo Espírita.

  64. Oracilio Fer,mino Goulart Diz:

    Recebi cópia xerográfica da mensagem do menino que foi arrastado pelos bandidos no Rio de Janeiro.Quem me entregou a cópia da mensagem foi um amigo meu de Campo Bom, RS. Sr Onecio da Vara,ele é espirita.
    Portanto eu não tenho condições de analisar se o fato é veridico ou não.Não tenho conhecimento para tal análise.Somente leio livros espíritas que o amigo Onecio me empresta.Porém, estou curioso para saber a verdade.
    Dois Irmãos,RS

  65. JOELMA LEMOS Diz:

    ISSO É COISA DE DEMÔNIO…JESUS CRISTO DISSE QUE QUEM MORRE NÃO VOLTA MAIS!ISTO É,SE ALGUÉM MORRER E FOR PARA O CÉU NÃO HÁ COMO PASSAR PARA O INFERNO E QUEM FOR PARA O INFERNO NÃO PASSARÁ PARA O CÉU ,MUITO MAIS VOLTAR Á TERRA PRA FALAR COM ALGUÉM…PORÉM ISSO É TUDO COISA DO DIABO PARA CONFUDIR A MENTE HUMANA;ELE ODEIA A CRIAÇAO DE DEUS E QUER QUE TODOS SE PERCAM COMO ELE SE PERDEU.JESUS DISSE QUE DAS CRIANÇAS É O REINO DE DEUS ..DEIXEM JOÃO HÉLIO EM PAZ QUE ELE ESTÁ COM O SENHOR NO PARAISO!!!

  66. Ivan Alves Diz:

    só para constar adorei a materia vc está de parabéns , questionou, pesquisou e publicou. uma pena que as demais pessoas que postaram aki parecem não ter lido uma só linha…
    é isso gente antes de aceitar qualquer verdade, antes pesquisem, googlem, raciocinem…
    Abraços!!

  67. zilda barbosa Diz:

    então, nem sei o q dizer sobre esse assunto….
    mas de uma coisa eu tenho certeza:A MORTE NÃO É O FIM
    creio numa vida num plano espiritual, acredito q as pessoas se desencarnam mas podem voltar a vida numa outra reencarnação..
    A momentos e fatos da nossa vida que pessoas ou seres humanos não são capazes de explicar….
    tenho um breve comentario a fazer….se me permites:
    “A 1 ANO PERDI O HOMEM QUE PRA MIM FOI O MEU MAIOR EXEMPLO DE AMOR, [O MEU PAI] DESDE AI ACONTECERAM FATOS ESTRANHOS, Q PASSEI A CRER QUE REALMENTE A VIDA CONTINUA…….EU TENHO UM LADO ESPIRITUAL ELEVADO, SOU CAPAZ DE SENTIR E AS VEZES ATE DE VER COISAS QUE NINGUEM MAIS PODE VER.
    UM DIA APOS O FUNERAL DO MEU PAI, EU COMECEI A SENTIR ELE PERTO DE MIM, SENTIA A SENSAÇÃO DE COISAS BOAS E SABIA QUE ERA MEU PAI PELO SEU XEIRINHO, E PELO CARINHO TAL QUAL ELE ME BEIJA NA TESTA, SONHOS TIVE VARIOS, TODOS MUITOS REAIS QUE A GENTE PARECE QUE ESTA EM ESTADO DE TRANSE…E O ULTIMO SONHO QUE EU TIVE COM ELE NO MEU SUBCONCIENTE ELE ME DIZIA ADEUS E ME FALAVA PRA EU NÃO XORAR MAIS, QUE UM DIA EM ALGUM LUGAR IRIAMOS NOS ENCONTRAR NOVAMENTE, TALVEZ NÃO COMO PAI E FILHA MAS IRIAMOS NOS ENONTRAR.
    AI UM DIA DESSES ME SENTINDO ABANDONADA E MUITO TRISTE COM TANTOS PROBLEMAS PENSEI NELE.
    LOGO A NOITE FIZEMOS UMA SEÇÃO ESPIRITUAL EM MINHA CASA ,E NELA ESTAVA PRESENTE UMA MOÇA QUE É MEDIA E TEM O DOM DA ENCORPORAÇÃO ,POIS SOMOS UMBANDISTAS, E ESTAVA PRESENTE UMA AMIGA MINHA QUE É VIDENTE, E ESSA CERTA MULHER ENCORPORADA NUMA ENTIDADE, OLHOU-ME E DISSE ASSIM:” EU NÃO SEI POR QUAL A RAZÃO E NEM O PORQUE Q NOSSO SENHOR MAIOR, PERMITIU QUE UMA PESSOA QUE NÃO ESTA MAIS NESSE PLANO TERRESTRE VIESSE AQUI VISITAR E DAR UMA PALAVRA DE CONSOLO A PESSOAS QUE ELE TANTO AMA. NA HORA SENTI QUE SE TRATAVA DE MEU PAI E COMECEI A XORAR SEM SESSAR, MINHA AMIGA VIDENTE COMEÇOU A TREMER E A XORAR TAMEM.

    ENTAO FOI ISSO, ESPERO TER CONTRIBUIDO

  68. Marcos Diz:

    Peço a Deus proteção para os pais e parentes do Menino João Hélio, que Deus os proteja!

  69. lopes Diz:

    ACHO QUE TODOS VCS TEM DE RESPEITAR AO ESPIRIRISMO,SE EXISTE ALGUM ERRO NESTA MENSAGEM,ERRO EXISTE POR TODA A PARTE SE ALGUEM USOU DE MA FE VAI PRESTAR CONTAS A DEUS COMO TODOS NOS VAMOS PRESTAR UM DIA, QUE A BIBLIA RELATA DEVEMOS ENTENDER QUE ELA TAMBEM TEM VARIOS ERROS,FOI ESCRITA POR HOMENS E AS IGREJAS TANTO CATOLICA COMO PROTESTANTE, UMA BIBLIA NAO BATE COM A DA OUTRA,E VARIOS FILOSOFOS CIENTISTAS FORAM PERSEGUIDOS POR ESTAS DUAS CONGREGAÇOES, PESSOAS QUE CHEGARAM A PROVAR O CONTRARIO FORAM PERSEGUIDOS,COMO O ESPIRITISMO Q DESDE A SUA CODIFICAÇAO VEM SENDO PERSEGUIDO POR SER CIENCIA,FILOSOFIA E RELIGIAO, PROVANDO Q EXISTE VARIAS INTERPRETAÇOES ERRADAS QUANTO A MENSAGEM DIGO O MESMO SE O IRMAO USAR A SUA MEDIUNIDADE DE MA FE IRA PRESTAR CONTAS A DEUS,E DIGO A TODOS A SALVAÇAO ESTA NO CORAÇAO NA PUREZA DA ALMA NO AMOR AO PROXIMO NAO NA RELIGIAO. PAZ DO SENHOR PARA TODOS!!!!

  70. luiz Diz:

    direitos humanos pra quem é humano . tinha era que matar esses vagabundos vivemos em um mundo difertente policia prende vagabundo . vagabundo mata policial. morrer policial hoje no combate virou moda . se morre vagabundo. colocam barricada queimam peneus, onibus enfin. mais se more um policial no combate não aparece um pra pergunta a mãe ou a esposa do policial se ela precisa de ajuda. se a policia não começar a matar vagabundo a coisa vai de mal a pior .virou guerra civil

  71. andré Diz:

    mataram joão helio depois foi eloa esses vagabundo tem é que morrer uma criança morre arrastada por 7 km eloa éassassinada porq não quer ficar com o namorado que parece ate um encosto porq a policia não matou esses vagabundo que matou joão helio? ja em são paulo um pai drogado joga a filha isabela pela janela ele ou ela se comparar a mãe da isabela com a outra . a mãe da isabela é toda linda. a outra madrasta parece um encosto. so deus

  72. joão Diz:

    não sou físico, cientista ou qq outra coisa parecida. tenho apenas o 2º grau. não acredito em deus e não tenho nenhuma religião. sou trabalhador, respeito os outros e convico em harmonia com todos os tipos de religião, porém, acho difícil conversar com um religioso sem sofrer repreensão por eu ser assim. acredito q sou diferente de uma pedra ou da água pq tenho neurónios, e não foi deus quem os colocou em mim. quanto à mensagem aqui em discussão, tudo isso é fruto da mente humana, e ela possui um poder q ainda não descobrimos. os espiritismo e outros tipos de religião têm como base a mente, e ela é capaz de coisas inacreditáveis, inclusive crer em algo que não sabemos se existe. abraço a todos.

  73. Rosilene Diz:

    completando o que o nosso caro colega Jorge Silva disse em novembro de 2007, foi lançado um livro pela Editota Lachatre ” o Voo da Esperança” (assunto acidnte aereo em congonhas , o qual o aviao bateu em um predio comercial,) em 2009 sobre as reencarnações do piloto e co-piloto que datam de 58 A.C. e os mesmos eram soldados doBatalhão dos leões. o mesmo grupamento em que joão helio fez parte em 22 a.c

  74. josé Diz:

    Meus caros.
    Não vejo mensagens de pessoas pobres e anômimas, só de pessoas famosas e ricas, ou eu estou errado?

  75. Kleiton Salvino Diz:

    Olá, amigos. Boa noite.
    Eu gostaria de parabenizar o Vitor pelo seu esforço no sentido de se pôr o mais próximo possível da verdade. Esta é uma atitude das mais louváveis. Contudo, faz-se necessário destacar que quem não se dispõe a mudar de opinião não está autorizado a discutir assunto algum. Perguntar-se íntima e verdadeiramente “estou disposto a rever meus conceitos e aceitar algo que os contrarie” é uma obrigação de quem entra, promove ou aceita debates. Apenas um “sim” genuíno como resposta nos autoriza a debater ou discutir qualquer assunto que seja. Do contrário o que temos é um jogo de cartas marcadas, encenado por jogadores vendados, cada um dos quais ciente de sua vitória ao final da falsa partida.
    Perguntar, questionar, criticar, refutar, corrigir… são práticas correntes na doutrina espírita. Ao contrário do que escrever nosso amigo “José” logo acima, espíritos de pessoas pobres e anônimas comunicam-se diariamente, através dos mais diversos médiuns, nas mais diversas casas espíritas sérias. Por que estas mensagens não são publicadas na mídia? Porque não interessa senão aos seus familiares, ué! As comunicações dos anônimos já desencarnados não ganham espaço na mídia (e talvez por isso você José não saiba delas) pelo mesmo e exato motivo que as comunicações dos encarnados anônimos (como eu, você e outros) também não são publicadas na primeira página de nenhum jornal.
    Em tempo, vale salientar que Allan Kardec, o codificador do espiritismo, escreveu: “O Espiritismo acompanha o que a ciência informa: se a ciência provar que o Espiritismo está errado num ponto, nós abandonaremos este ponto e seguiremos a ciência.” Eu não precisaria de nada além desta prova de fé no ser humano vivo e encarnado e em sua capacidade intelectual e laborativa para ter respeito por esta prática religiosa.
    É isso.
    Um abraço fraterno a todos.

  76. joão Diz:

    Kleiton, valeu meu caro. Conviver com as diferenças é isso, embora seja tão difívil ser ateu entre tantos religiosos.
    Um forte abraço.
    João

  77. homeover Diz:

    ESSA MENSAGEM ATRIBUIDA AO PEQUENO JOÃO HÉLIO,NÃO FORAM OBTIDAS NO CELD,E MUITO MENOS DIVULGADAS POR ESSA NOBRE CASA ESPÍRITA.ELA DEVE SER ENCARADA COM RESERVAS,ATÉ QUE SE POSSA COMPROVAR SUA AUTENTICIDADE.PELA LEI DA CAUSA E EFEITO,TAL GENERO DE DESENCARNAÇÃO SERIA PERFEITAMENTE EXPLICADO,MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE SEJA ESSE O CASO DO MENINO.DEVEMOS RESPEITAR A DOR DE SEUS FAMILIARES,E ORAR SINCERAMENTE PELO SEU BEM ESTAR NO PALNO ESPIRITUAL.

  78. RENATA MACHADO Diz:

    MEGA INTERESSANTE ESTE DEBATE. ESTOU ATÉ PENSANDO EM
    COMEÇAR À FREQUENTAR UM CENTRO DE UMBANDA OU KARDECISTA, SEI LÁ. GOSTO MUITO DESTE ASSUNTO E ACREDITO MUITO EM REENCARNAÇÃO. ABRAÇOS.

  79. Sonia N. Diz:

    Só para esclarecer. O objetivo da Vida, segundo Allan Kardec é:
    “Nascer, morrer, renascer. Progredir sempre. Esta é a Lei”
    E não, que reencarnamos com a finalidade principal de pagarmos dívidas do passado, relegando a sabedoria de Deus a uma “Masmorra Universal”.
    Infelizmente, o meio espírita ortodoxo, tem sempre uma “resposta na ponta do lápis” para todos os acontecimentos. A Lei do Esquecimento, que é Divina, é totalmente relegada ao abandono e ostracismo, em favor da vaidade dos espíritas, que agem muito diferentemente de Chico Xavier, que acatou sempre o ensinamento de Jesus: “Pedi e dar-se-vos-á”. Chico Xavier e os bons espíritos que o assessoravam nunca sairam na frente, oferecendo mensagens, mesmo que consoladoras, sem que lhas pedissem. Respeito é respeito, em todas as situações; as pessoas têm dificuldade de entender o que significa respeito.
    Não sei de onde a maioria dos espíritas tirou essas idéias de que tudo que acontece de mal é o resultado de algo do passado e que “tinha que acontecer”. Teríamos que acreditar que pessoas nascem com a finalidade de serem assassinas! Ora, faça-me o favor! Esquecem-se completamente do livre arbítrio e que esses acontecimentos lamentáveis estão relacionados às mais diversas e estranhas emoções envolvidas nestes momentos: tensão, medo, frieza, culpa, crueldade, etc.
    Abraços

  80. Juli Diz:

    Eu acredito no espiritismo, meu pai e sua familia sempre foram kardecistas, minha mae ja foi em todas as igrejas até que se encontrou no espiritismo, e mesmo sem acreditar em tudo, e tendo tantas duvidas das verdades ditas em Kardec ela foi fazer seu curso e tirou todas as duvidas, hj ela cre no espiritismo e em mais nada. por que suas duvidas foram retiradas.
    se vc le a biblia e nao fica com duvidas, conforme cres-te assim será.
    se lhe é mostrada outra interpretação e surgirem duvidas, procure as respostas, se elas lhe convencerem, conforme cres-te asim será.

  81. LINDOLFO Diz:

    …TEM COMO OS HISTORIADORES, SABER QUEM FOI OU SE EXISTIU, TILUS AELIUS??
    OBRIGADO

  82. H.Gil Diz:

    Uma coisa que me chama a atenção é que pelo menos 80% dos comentários postados pelos que acreditam no espiritismo, possuem falácias, sendo que a mais comum é a Evidência Anedótica. Todos tiveram algum tipo de “prova/evidência” pessoal. Infelizmente isso não contribui em nada no quesito veracidade.

  83. YESNO Diz:

    Façamos o resguardo necessário à integridade do médium e da sua honestidade. Não sejamos precipitados em fazer julgamentos, pois desse modo de proceder é que muitos erros decorrem.

    E é também por precipitação, nem sempre por má fé, que obras “psicografadas” saem de sob o lápis do médium direto para as editoras, numa enxurrada de romances e mensagens ditos espíritas.

    Sem uma análise crítica que proteja a todos da fascinação pelo maravilhoso e o sobrenatural muitos estão desenvolvendo até princípios distantes das obras básicas . Num mesmo texto podemos ter, sem má fé, o verdadeiro e o falso misturados.

    Kardec dispensou muitas mensagens e asseverava que é melhor rejeitar noventa e nove verdades a aceitar uma mentira. Esquecemos disso rapidamente.

    O mais comum nas mensagens de recém desencarnados é o consolo aos que ficaram, tranquilizando-os e estimulando-os a seguir em frente. Não se nota isso na mensagem, o que não a invalida. Mas, para quê os pais precisam de aulas de história ou de reencarnação agora ?

    Não é a mediunidade, nem o médium que se critica, mas a afoiteza que não beneficiou ninguém e pode até prejudicar.

    Guardemo-la com respeito para que o tempo a confirme ou a refute definitivamente.

  84. Criticalman Diz:

    Lembrem -se da seguinte frase:

    ” É preferível rejeitar mil verdades a aceitar uma mentira ”

    e esta vocês sabem quem registrou.

    até mais.

  85. Antonio Elieser de Freitas Diz:

    Acredito prematuro, para que o pequeno João Helio se achasse em condições de se manifestar através da mensagem em foco, todavia não podemos negar a possibilidade de algum espírito conhecedor do passado de João Helio, resolver esclarecer as causas, pensando em contribuir ate para o bem da humanidade que vem vivendo uma grande mentira ha muitos séculos.
    Um fato que estranhei foi os 1500 anos, mas lembrei que há mais ou menos vinte anos li em num livro, uma mensagem psicografada, sobre um mecânico de vou no Rio de Janeiro, que de um momento para outro passou a ter medo de tudo, não saia de casa sozinho foi procurado soluções na medicina e não tiveram êxito.
    Alguém sugeriu busca ajuda num hospital espírita no R G do Sul, o mecânico tinha um espírito obsessor, que depois de doutrinado revelou ter ele e o mec. sido sarcedotes egípcio ha 2200 anos. O mec. era superior, porém inseguro temendo ser superado jogou o outro num poço e o selou, segundo o espírito ao cair no poço quebrou as duas pernas e só depois de 2200 é que lembrou-se apelar para Deus e de uma maneira instantânea se viu de frente ao mec e o reconheceu…
    Amigos aqui temos no que meditar, para um sarcedotes ficar esquecido dentro de um buraco por 2200 anos, devia ser escravos da idolatria e Deus não existia…
    Existem no planeta uma quantidade imensa de religiões profissionais que mantém a humanidade desenformada e existe a maior parte da humanidade acomodada, e não consegue enxergar os “lobos disfarçados de ovelha”

    Bem aventurado o que tem fé será salvo num resgate espíritos, mas não terão promoções, a estes o Senhor dirá que não os conhece.
    Ben aventurado que tem fé e obras, serão salvos e promovidos.
    Desventurados aqueles que não tem fé nem obras, ficarão, no pó por algum tempo. Pensem nisso. Paz em Cristo

    : Gêneses Cap. 15: 12 a 16
    12 E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caíram sobre ele.
    13 Então disse ( o Senhor ) a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,
    14 Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
    15 E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.
    16 E na quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. (Este tornará para cá na quarta geração quer dizer reencarnação). E na quarta geração a promessa é cumprida. Abraão retorna no seu bisneto José filho de Jacó é vendido como escravo por seus irmãos e é levado para o Egito. La se torna Faraó. E houve uma grande fome em toda aquela região. O Faraó José manda buscar todos de sua família. Mais tarde com o fim do reinado de José e sua morte, os descendentes cresceram bastante em numero e vieram a ser escravizados, ao fim dos quatrocentos anos cumpriu a promessa, Moisés tirou todos os hebreus do Egito.
    Disse Jesus: vede o que disseram os antigos: dente por dente, olho por olho… essa é a pena conhecida por pena de talião e é justiça divina, o periblema não é da responsabilidade do homem aplicá-la o que seria vingança e que levou Jesus a falar. Jesus no entanto confirma essa justiça divina, quando fala a Pedro: Pedro embainhe a tua espada, porque aquele que mata pela espada pela espada morrerá.
    E preciso entender que Deus é neutro, as leis estão estabelecidas e são imutáveis e interrogáveis deu ao homem o livre arbítrio e com isso, o homem torna-se juiz em causa própria, agora para não se perpétua e não deixar culpado pode ser concedido ao espírito vir a desencarnar por acidente. Como aconteceu com muitos criminosos da NOITE SE SÃO BARTOLOMEU. Em 1961 na cidade de Niterói RJ., a Justiça Divina reuniu em circo que pegou fogo, cerca de mil pessoas, para resgate de delitos cometidos há dezoito séculos, quando se divertiram a custa de cristãos que foram queimados em Roma,,, como no mundo das causas são organizados acontecimentos, as pessoas são normalmente selecionadas para resgates, são raros os inocente mas esse sempre são voluntários.
    Judas Iscariot, depois de viver algumas reencarnações resgatando faltas viveu personagens que não entrou para a história reencarnou como Joana d’arc. resgatou a falta da tração…
    Vejam na internet, Tancredo, Neves, e Joaquim Silvério dos Reis, também Abraão Lincoln e Keened .
    Que Jesus e seus Colaboradores Ilumine a todos e muita paz,

  86. Carol Diz:

    Bem, quem coloca defeito em tudo, ou deve ser crente ou católico.

  87. NELSINO Diz:

    César conquistou o Egito entre 48 e 47 aC, se o “espírito” nasceu em 22, não pode ter participado de nenhuma batalha contra egípcios, até porque, no Egito não havia legiões, que eram uma unidade militar romana. Nenhum lugar na África romana teria um nome árabe (Al Katrim), até por que os árabes ainda não haviam chegado por lá. Não sei se bigas seriam capazes de arrastar tanta gente junta. E “Titus Aelius” são dois prenomes, nenhum romano se chamaria assim, ainda mais num período recuado como o do “caso”.

  88. Lívia Diz:

    O que não entendo em relação não só a este caso, mas tbm no que diz respeito a idéia de causa e efeito, é o cilco vocioso em que ela se transforma se seguirmos suas vertentes. Pois se para resgatarmos um ato de crueldade teremos que, em futuras encarnações vir a ser vitimas de atos crueis, onde é que a violência se finda? Pois mesmo sabendo que poderiamos resgatar com atos de bondade, o fato de termos o livre arbítrio para optarmos pela primeira forma, trás a “necessidade” de outro crime, por exemplo, no caso João Hélio, os criminosos teram que resgatar este ato em uma vida futura e para isso presume-se que terá que haver um outro crime. Além disso, o que tem a ver os familiares, que também sofrem as reações desta escolha? Quando é que acaba esse ciclo violento que contrapõe os dogmas da doutrina??? Com meus sinceros respeitos.

  89. Sandra Diz:

    Meus irmãos e irmãs, não devemos nos esquecer que o próprio Jesus disse: “O escandâlo se faz necessário, mas ai daquele que o fizer”. Assim, sendo verdadeiro ou não o conteudo da carta, os assassinos do menino João Hélio devem ser punidos pelo crime cometido, tanto na lei dos homens como na Lei Divina. Se o menino João Hélio causou tantos sofrimentos em encarnação passada, e pediu para receber tratamento semelhante, que seria o “escandâlo necessário”, para aliviar sua conciência e ajuda-lo a manter o equilibrio e harmonia para seguir com sua evolução em direção da Divindade Maior. Não necessariamente “alguém” teria que o cometer. Acidentes, tragédias ocorrem, suprindo algumas vezes, um responsável direto. É a Lei de Ação e Reação. Estudando a Doutrina Espirita encontraremos esclarecimentos para todos os fatos que ocorrem em nossas vidas, não temos que sofrer para resgatar erros passados. Podemos mudar para o lado do Amor, do trabalho com e para o próximo.O egoísmo e o orgulho é uma grande chaga na humanidade. Sejamos caridosos e humildes, é dificil, mas podemos treinar. Um passo de cada vez, para se chegar ao Amor Universal que Jesus nos ensinou.
    Que tal começarmos treinando pedindo ao Pai Maior misericórdia e benevolência para todos os envolvidos
    nesta tragédia, inclusive os assassinos de João Hélio.

  90. Gabriela Barbosa Diz:

    Boom, eu acredito que a carta seja verdadeira, pois nada acontece por acaso tudo tem um porem e um porque, não acredito que seja fraude dos defensores dos assasinos, pois o que ele fez de ruim foi na vida passada e não nessa, crimes na lei do Homem não são julgados por encarnações, e sim pelo o que se faz aqui, o menino tinha 4 anos ainda não tinha noção de crimes, no plano espiritual ele escolheu vir para morrer dessa forma, não cabe a nos discutir ou julgar o que acontece, apenas podemos tentar compreender, os fatos.

  91. angela mereles Diz:

    Bom antes de mais nada quero deixar minha opiniaõ a respeito da carta vejo nela varios relado que fico em duvida com a psicografia,dessa carta devemos tomar muito cuidado com as psicografias se saõ mesmo nossa cartas o espiritismo nos deixa em paz com alguem que ja se foi mas as vezes estamos esperando tanto por uma resposta uma luz que acreditamos em tudo

  92. marina bernardes Diz:

    Queridos amigos!!!
    Nós médiuns somos como qualquer outra pessoa, precisamos sempre estudar, edificar a nossa casa mental…nós recebemos ínumeras psicografias…nós precisamos estarmos preparados para as comunicações com amor e com a humildade que Jesus sempre nos ensinou…as datas são apenas números, o tempo não existe…nós o usamos números para definir um tempo que às vezes não coiscide com os fatos reais…isso é natural e compreensivo…lembremos do livro dos médiuns sobre as comunicações, a vida espiritual não é tão diferente dessa em que nos encontramos, assim como temos encarnados infelizes e que comprazem com as más atitudes ainda há um número bem maior dos que nos auxiliam…pensemos nesse menino com amor e que ele está num lugarzinho ideal pra ele conforme a sua evolução espiritual…somos todos sucetíveis a erros,mas acredito que a mensagem foi para esclarecer e acalmar os corações mais aflitos com a sua partida prematura.Nada é por acaso.Deus não nos deixam desamparados, até seus filhos mais rebeldes encontram seu caminho, apenas caminham um pouco mais lento em sua estrada…não vamos deixar de acreditar em Deus e que as mensagens psicografadas são calmantes para as almas aflitas…só tomemos cuidado com as comunicações, muitos espíritos brincam com a nossa credulidade, por isso não basta apenas ler bons livros é preciso estudá-los…o médium que estuda e se reforma intimamente está sempre bem orientado e ficam em paz…

  93. valeria Diz:

    devemos sim, parar e pensar se realmente e verdade ou nao, isso o tempo ira dizer a verdade vai aparecer, enguanto tudo isso nao acontecer. vamos orar pedir a deus que tome conta da vida de cada um, pois oque realmente e triste e ver a violencia a toda hora.pai matando filho, filho se revoltando contra seus pais, as drogas, as bebidas acabando com a nossa familia,eu perdi minha mae e hoje a saudade e imensa a dor mais forte e vc saber que nada vai trazer eles de volta, a certeza ou nao se um dia encontraremos de verdade os nossos amados e queridos que se foi, a esperança que sim. a saudade me invade. o meu choro se cala, e penso sempre que nao tive tempo de me despedi, de quem tanto amei e amo. amigos vamos orar Deus so quer isso de todos…vomos viver e fazer o bem, vamos aproveitar esse tempo e rezar, pois o tempo e curto para julgar deixe Deus agir naturalmente.

  94. Ana Carolina Diz:

    Tantos comentários a respeito de datas…datas não tem importância para os espíritos…o tempo deles não é o nosso tempo…não importa o que o menino foi ou deixou de ser, essa resposta a fundo só a Deus pertence…ainda somos muito frágeis para conhecer seus mistérios…
    O médium pode receber mensagens enganosas por descuidar da vigília ou até mesmo mensagens de espíritos equivocados…
    O que importa realmente em uma mensagem é trazer alento para seus ente queridos, é dizer eu estou bem…não me esqueçam…eu existo e tem um Deus MARAVILHOSO lá em cima que olha sempre por mim…
    Muita paz!

  95. Leila Muzy Diz:

    Eu me questiono todos os dias porque inocentes são ceifados tão bruscamente.
    Este triste acontecimento do dia 7 de abril em uma escola no bairro de realengo, onde 12 crianças morreram bruscamente por um individuo que entrou na escola e entrou nas salas e disparou tiros contra as crianças.
    A chacina só não foi maior, graças ao policial que sem saber do que estava acontecendo entrou escola a dentro e alvejou-o, e ele o assassino tirou sua propria vida.
    Em outros epsodios, deparamos com verdadeiros milagres onde recem-nascidos são salvos.
    Acredito em Deus, mas creio, que o inimigo (satanas) anda ao redor de todos cometendo as suas maldades.

  96. Nara Lee Diz:

    Que dessa suposta mensagem do nosso amado João Hélio possamos tirar proveito das boas informações,ao invés de ficarmos procurando “calcanhar de aquiles” da mensagem.Esses comentários que são cheio de malícia,e sempre colocam em dúvida a legitimidade da mensagem,são sem dúvida de pessoas que frequentam(se é que conhecem)centros espíritas,até chegam a ter acesso a mesa mediunica,mas estão puro e simplesmente pra tentar “desmacarar” a nossa amada doutrina espiríta.
    Grandes médiuns encarnados,nos advertem que sempre procuramos e cobramos muito de um espirito recém desencarnado.Essa nossa desconfiança desefreada retarda ainda mais o crescimento moral de alguém que só quer uma única coisa:Trazer alento pra corações que sofrem e não aceitam a idéia do desencarne.Então..se é verdade ou se não é….Usemos a água da paz(citada pelo nosso amado Chico) e nos abstemos do julgamento precipitado.Deixemos esse papel pro Padre Quevedo e não esqueçam:”A comunicação dada por um médium é comparada a água colocada no filtro.Embora a água preserve suas propriedades naturais,sempre ficará um gostinho vindo filtro”

  97. Príscila Diz:

    sinceramente eu acredito que talvez o médium possa ter sido sim usado por um espirito com pouca evolução que quis brincar com a situação… lembrando que os mesmo não é espírita e sim umbandista, lembrando que uma pratica é diferente da outra…

  98. Vitor Diz:

    Priscila,

    umbanda é espiritismo. Não é espiritismo kardecista, claro, mas é uma forma de espiritismo.

  99. Elke Diz:

    me assusta como os espíritas podem ser, muitas vezes, mais ignorantes que evangélicos. que barbaridade essa mensagem, estou horrorizada com tamanha cretinice

  100. C. Auguste Dupin Diz:

    Acho essas coisas relacionadas a psicografia de caráter duvidosos, pois segundo o próprio kardec os espíritos podem mentir. Quem garanti que a mensagem era mesmo do menino? E os espíritos que mentem, muitas vezes podem ser inteligentíssimos e não como alguns julgam ignorantes e inferiores, podem não ser esclarecidos espiritualmente, mas ter uma grande sabedoria filosófica. Um exemplo era Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, ele era ateu e amoral, será que quando desencarnou passou a transmitir conhecimentos de cunho doutrinário moral e religioso? Acho muito difícil, e nem por isso ele era ignorante, pelo contrário um gênio. Então as pessoas principalmente os espíritas deveriam parar com essa mania esteriotipada de que espíritos inteligentes (esclarecidos) não mentiriam. Pois, assim como uma pessoa não concorda com certa doutrina na terra e comportamento, quando morre não muda da água pro vinho, e pode fazer de tudo para deturpar aquilo que não acredita ou não quer acreditar quando estava encarnada. Talvez façam isso por puro orgulho, mas não deixando de ter um entendimento grande nas áreas que lhes convenham. Como o espiritismo e suas manifestações não podem ser provadas empiricamente até o momento, surgi a dúvida do verdadeiro caráter dos fenômenos. Note que não podemos pegar as evidências e aplicá-las em ambiente controlado, para poder chegar a comprovação. Não e a toa que a parapsicologia não é reconhecida como ciência, nunca conseguiram pelo método científico provar algo e são mais de 150 anos querendo encontrar adeptos em teorias que nem logicamente funcionariam, quebrando um monte de teorias cientificamente comprovada, um exemplo disso, é o fenômeno “APORTE”. Só uma pessoa desprovida de massa cinzenta para acreditar numa imbecilidade dessas, que destrói todas as leis da física desde dos tempos da Grécia antiga. Para mim mensagem psicografada nem sempre prova nada, ainda mais uma totalmente genérica em detalhes, se ainda fosse precisa, designando detalhes que só os pais saberiam, até iria causar um certo grau de espanto. Mas, não é o caso.

  101. Clélio Diz:

    No mínimo essas pessoas que acham que é tudo mentira ou balela são crentes. Como sempre, se achadores da VERDADE.

  102. Marilda, Porto Belo SC Diz:

    oi, gente , eu acredito no seguinte, aqui se faz, aqui se paga, então o que uma criança de 6 anos teria que pagar agora pelos erros de outra encarnação? Seria muito injusto, era só um menino inocente que mal sabia o que estava acontecendo, se isso for verdade, eu passo a não acreditar em mais nada, pra mim DEUS jamais castigaria uma criança desta forma, …

  103. Alcides Guedes Diz:

    Pessoal, independentemente se a carta é autêntica ou não, o mais importante é avaliarmos o conteúdo macro; ou seja, a mensagem que ela traz. E quem conhece um mínimo de Doutrina Espírita sabe que, nesta vida, absolutamente nada ocorre por acaso e sem a permissão do Senhor dos Mundos!
    Sendo assim, no meu entendimento, a lei de causa e efeito está rigorosamente aplicada neste e em outros casos que não tiveram a mesma repercussão. E em relação ao intervalo entre o desencarne do menino e o recebimento da mensagem, é certo que as eventuais lembranças das vidas passadas vêm geralmente pouco a pouco; mas não custa citar O Livro Dos Espíritos, na sua Questão 306:
    P- “O Espírito se lembra, pormenorizadamente,de todos os acontecimentos de sua vida? Alcança o conjunto deles de um golpe de vista retrospectivo?
    R- Ele se lembra das coisas em razão das consequências que tiveram para o seu estado de espírito; mas compreendes que há circunstâncias de sua vida às quais ele não liga nenhuma importância e que nem mesmo procura recordar.”
    Ou seja, para um espírito que padeceu tantos sofrimentos durante tanto tempo, e que teve necessidade de uma preparação relativamente longa, caso aceitemos o texto com um fundo de verdade mínimo que seja, parece se encaixar perfeitamente no ensinamento acima.
    Uma encarnação recheada de crimes bárbaros, um longo período de sofrimento em estado animalizado, o resgate piedoso, a preparação cuidadosa para a volta à vida terrena e ao necessário resgate, a curtíssima vida e o desenlace doloroso. “Ele se lembra das coisas em razão das consequências que tiveram para seu estado de espírito.”
    Outro aspecto a avaliar é o sentimento de gratidão ao Pai, contido no texto da carta, por ter permitido a ele sofrer as mesmas dores que provocou às suas vítimas do pretérito…
    “Quem com o ferro fere, como o ferro será ferido.” Mateus 26:52 e Apocalipse 13:10.
    Dá para pensar, e muito. Se não foi o espírito do menino João, então provavelmente foi alguém que sabia do que estava falando…
    Paz e felicidade para todos!

  104. NVF Diz:

    O CELD é um dos poucos centros espíritas sérios que existem.

  105. cyda lima Diz:

    ola,boa tarde!comecei a caminha na religiao a pouco tempo,e tdo que houço ou vejo me deixa atonita e com mta vontad d saber e aprender mais. . Um abraco e mta paz a tdos os leitores.

  106. tamires Diz:

    o fato ocorrido e ke as pessoas acreditam no ke kerem o menino joao helio pode ter sim ser cominicado com o medium ou nao o fato e ke se os pais dele acreditam tudo bem e um jeito ke eles encontraram de amenizar a dor da perda de um filho so kem ja perdeum filho sabe a dor ke eles sentem ate os dias de hoje nao devemos julgar ninguem a fe deles faz com ke o sofrimento deles va se diminuindo menino joao helio cumpriu a missao dele aki na terra e esta em paz

  107. Edson Damião Diz:

    cada um acredita em que quiser e tudo bem

  108. maria betania Diz:

    acredito que o espirito antes de nascer, pede para reparar erros de vidas passadas, concluindo assim que nada acontece por acaso

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)