Chico Xavier e a psicografia a duas mãos

Muitas pessoas acreditam que a capacidade de certos médiuns de escrever com as duas mãos ao mesmo tempo sobre assuntos diferentes, até mesmo em línguas diferentes, seja uma boa prova de que o médium está realmente incorporado por espíritos. No entanto, até mesmo crianças são capazes de reproduzir esse fenômeno.

Por muito tempo acreditou-se que Chico Xavier seria um médium autêntico devido a certas características de sua mediunidade, especialmente: 

a) escrever com as duas mãos

b) escrever em línguas estrangeiras

c) escrever de trás para frente 

O site http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/03/310499.shtml informa: 

Os fatos abaixo […] podem ser observados com mais detalhes nos Livros de Ubiratan Machado (1996), Suely Schübert (1986), R. A. Ranieri (s. d.), Ramiro Gama (1986) e principalmente Marcel Souto Maior (1994) “Chico Xavier surpreende cientistas da Escola Politécnica de São Paulo, ao psicografar uma mensagem em inglês de trás para frente, obrigando o uso de um espelho para ser lida. O papel e o lápis, para não deixar suspeição, foram cedidos pelo Dr. C. G. Shalders.” O Dr. Shalders, além de lente da Escola Politécnica de São Paulo, foi distinguido com o título de Doutor “Honoris Causa” e de “Professor Emérito” da USP.” Comentários sobre esse feito de psicografia de Chico Xavier em outra Cidade, relatado o jornalista Geraldo Gomes, de uma revista chamada bigbiz, de circulação regional, no interior de São Paulo : “A psicografia em Chico Xavier atinge níveis de qualidade inigualáveis. Cientistas e parapsicólogos estudam suas obras. Chico dá demonstrações do nível incomparável ao escrever perante mais de duzentas pessoas, em Campos, Estado do Rio de Janeiro, mensagens em línguas mortas, ou então em inglês clássico, mas de trás para frente, levando as pessoas presentes a usar um espelho para a leitura do texto. A velocidade de sua mão era espantosa. E Chico, pouco tempo depois, acaba psicografando textos diferentes, com as duas mãos, ao mesmo tempo, fenômeno até hoje não realizado por nenhum outro médium.” 

Dizer que Chico escreveu cartas em línguas mortas é claramente falso. O livro de Marcel Souto Maior mostra quão facilmente os espectadores confundiram inglês invertido com árabe: 

Em maio, Clementino de Alencar, um correspondente do jornal O Globo, desembarcou em Pedro Leopoldo. O carioca estava disposto a desmascarar a “fraude mineira” e teve a primeira oportunidade em sessão espírita no Centro Luiz Gonzaga. Naquela noite, ele se sentou ao lado de Chico na mesa tosca de madeira e acompanhou, de perto, os movimentos vertiginosos de sua mão sobre o papel. O lápis percorria a folha na contramão — da direita para a esquerda e rabiscava frases incompreensíveis. Um dos espectadores arriscou: “É árabe”. Era inglês, escrito de trás para frente.

Também é duvidosa a referida velocidade espantosa de Chico ao psicografar de trás para frente. Penso que ele era rápido apenas nas psicografias no sentido normal. Nas de trás para frente, até que me provem o contrário, penso que ele era extremamente lento. Não que caso ele também seja rápido no sentido de trás para frente isso queira dizer muita coisa… 

Bem, vamos supor que o restante do que foi relatado acima esteja correto, ou seja, Chico de fato escrevia com as duas mãos conteúdos diferentes ao mesmo tempo. Seria isso motivo suficiente para acreditar que algum fenômeno paranormal estivesse ocorrendo? 

Não. Escrever com as duas mãos ao mesmo tempo conteúdos diferentes e até em línguas diferentes pode ser aprendido por técnica. De fato, há escolas que a ensinam: 

Escola ensina a escrever com as duas mãos ao mesmo tempo

08 de março de 2006 • 19h26 • atualizado às 19h30 

Uma escola na Índia ficou famosa por ensinar seus estudantes a escrever com as duas mãos simultaneamente sobre diferentes assuntos. Segundo uma agência de notícias asiática, todos os 72 alunos da Veena Vadini, na cidade de Singrauli, escrevem perfeitamente com as duas mãos.  

A idéia do colégio começou em 1999, quando a escola anunciou em outdoors o novo modo de ensino para crianças entre quatro e oito anos. “As crianças conseguem escrever com as duas mãos em duas diferentes línguas, em dois diferentes assuntos ao mesmo tempo”, afirmou o diretor Virangat Sharma.  

“Eu sei seis línguas: hindu, urdu, inglês, árabe, sânscrito e latim. Eu consigo escrever em duas línguas no mesmo momento”, disse Kamla, uma das alunas.  

 Redação Terra 

Fonte: http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI910293-EI1140,00.html 

Conclusão 

Se até crianças podem aprender tal técnica, e não estão incorporadas por espíritos, então cai por terra a certeza de que estamos diante de um fenômeno autêntico! Tudo pode ser fruto de treinamento, ou de uma capacidade incomum de algumas pessoas – assim como encontramos certos savants que conseguem fazer cálculos matemáticos com dezenas de casas decimais rapidamente, ou pessoas que calculam o dia da semana com qualquer data que lhes seja fornecida. São capacidades raras, mas que nada têm de ‘espiritual’. 

Os espíritas precisam aprender a parar de subestimar o ser humano e de atribuir tudo ao ‘outro mundo’.

Atualização em 26/02/2009: Um site famoso, o “Museuam of Hoaxes“, suspeita que a notícia veiculada acima pode ser falsa, mas não prova. Porém, mesmo que seja falsa, o site cita dois casos mais confiáveis de pessoas que escreviam com as duas mãos, sendo que uma delas ainda escrevia com o pé! 

[A revista] Ripleys uma vez tinha caracterizado alguns casos de ambidestros surpreendentes. Verificando o volume “O Melhor de Ripleys” em minha estante de livros, eu achei estes exemplos. À esquerda, Lena Deeter de Conway, Arkansas, que “podia escrever com ambas as mãos simultaneamente — para trás, para frente, de cabeça para baixo, mesmo de cabeça para baixo invertido! Ela podia escrever numa direção diferente com cada mão simultaneamente”. (Ela apareceu num cartoon da Ripleys no dia 1 de abril de 1942… acredito que ela não era uma piada de 1º de abril ). À direita está “um artista do 1936 Dallas Odditorium [que] podia fazer três desenhos diferentes simultaneamente — com ambas as mãos e com um pé”! 

clip_image001

 

 

 

 

 

 

Lena Deeter

clip_image002

 

 

 

 

 

 

Artista

Atualização em 01/03/2009: Abaixo segue a tradução de um trecho página http://www.solidresource.com/~brain/ambia.html, que revela vários casos famosos de ambidestros.  

Ambidestreza é a habilidade de usar ambas as suas mãos com igual naturalidade ou facilidade, mas se você não possuir braços, podem ser seus pés! De fato, é bastante vantajoso em certos esportes e artes marciais ser capaz de usar ambos os seus pés com igual facilidade. Os Gregos encorajavam e tentavam promover a ambidestreza porque era simplesmente lógico em esportes e batalhas ser hábil em duas mãos em vez de uma. Combinando o estilo Feniciano de escrita da direita para esquerda com seu próprio sistema da esquerda para a direita, os Gregos criaram um sistema de leitura e escrita chamado bustrofédon, em que as linhas corriam alternativamente da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Com alternativas varreduras dos olhos para trás e para a frente, a leitura era mais rápida e eficiente. 

…Michelangelo (1475-1564) foi um gênio de multi-facetado como Leonardo da Vinci. Ele frequentemente pintava com ambas as mãos. Quando uma ficava cansada, ele trocava pela outra. O artista britânico, Sir Edwin Henry Landseer (1802-1873) podia desenhar com ambas as mãos simultaneamente – a cabeça de um cavalo com uma mão e a cabeça de um veado com a outra. Ele ensinou desenho e gravura à Rainha Vitória que erafoi uma canhota que se tornou ambidestra.  

…Fleming, Einstein e Tesla eram todos ambidestros. Benjamin Franklin também era ambidestro e assinou a Declaração de Independência e a Constituição com sua mão esquerda. O 20º presidente dos EUA, James Garfield, foi um caipiria bem educado nascido numa choupana de madeira. Ele podia escrever com igual facilidade em ambas as mãos, e também podia escrever grego com sua mão esquerda e latim com sua direita ao mesmo tempo! Harry Kahne demonstrou sua destreza mental em 1922 realizando várias operações mentais simultaneamente. Enquanto uma mão escrevia em linguagem especular, a outra misturava letras de cabeça para baixo e de trás para a frente.  

Nota: Na verdade Harry Kahne escrevia com ambas as mãos, os pés, e com a boca simultaneamente! Um relatório publicado na Strand Magazine, de outubro de 1925, e disponível em http://www.rexresearch.com/kahne/kahne.htm, documentou com fotos as habilidades de Kahne. A página ainda oferece diversos exercícios para adquirir tais capacidades chamadas de “mentalismo múltiplo”.

clip_image001

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto mostrando Kahne escrevendo com a boca, as mãos e os pés simultaneamente, em linguagem especular em alguns dos membros.

21 respostas a “Chico Xavier e a psicografia a duas mãos”

  1. Gilberto Diz:

    Um post anterior deste blog mostrou que a mensagem em inglês não era de “inglês clássico”, como os ignorantes perplexos à volta de Xavier acharam, mas sim um inglês traduzido ao pé da letra do português com o auxílio de um dicionário e memorizado por Xavier para causar impacto em crédulos. Conseguiu. Mas a verdade sempre vem à tona, mais cedo ou mais tarde…

  2. Carlos Magno Diz:

    Vitor:

    Seu texto está recheado de incoerências e até, me parece, enciumadas.

    1.Quantas crianças aqui no Brasil você conhece e já viu pessoalmente escrever a duas mãos e idiomas diferentes?

    2. Quantas escolas do gênero existem em nosso país e em outros, além da Índia, de que você tem notícias?

    3. Onde o Chico teria aprendido? Na escola pública, onde escrever com a mão esquerda era reprovável e tornava a vida do canhoto um inferno. Sabe-se que o canhoto tem imensas dificuldades em se tornar destro, e a insistência absurda de outrora de “endireitá-lo, podia afetar o desenvolvimento do cérebro, – conheço um caso, – pois os hemisférios cerebrais vêm preparados para serem desenvolvidos segundo as tendências do indivíduo. Ou seria o Chico um atleta olímpico da psicografia auto-induzida que atravessasse as madrugadas treinando e treinando incansavelmente o ambidestrismo, somente para dar espetáculos?

    4. Você deprecia a capacidade de observação daqueles cientistas que atestaram a habilidade ambidestra do Chico. Seriam eles tão tolos ao não observar um possível truque? Mas que truque?

    5. E se escreveu invertidamente, em inglês e português, é fantástico da mesma forma. E não entendi a referência ao Clementino Alencar, o tal jornalista espião, uma vez que ele comprovou a velocidade fantástica da mão do Chico, que, no entanto, ao contrário do que pensaram os espectadores, ao invés de árabe escrevera inglês invertido. O Chico teria anunciado que escreveria em árabe? O que o jornalista afinal provou além daquilo que o Chico fez?

    6. E o que tem a haver o esquisitíssimo Marcel Souto Maior atestar que o Chico não escreveria em línguas mortas? Se escreveu em inglês, foi inglês, tudo bem.

    7. Finalmente as crianças da Índia. Vitor, lá as coisas são bem diferentes de outros lugares do mundo. Na Índia, o treinamento psíquico é de outra ordem pelos mestres religiosos e esotéricos, e nos parece que as habilidades especiais infantis são genéticas. Não servem como parâmetros visto não haver notícias de outras escolas no planeta que treinem para os mesmos objetivos.

    Será que não houve testemunhos céticos de pessoas comprovadamente não simpatizantes do espiritismo, mas que pudessem honestamente reconhecer a verdade, ou mesmo espíritas abalizados que atestassem favoravelmente essa faceta do médium? Ou somente valem as palavras do aventureiro Souto Maior e o jornalista de o Globo?

    Muitas falhas nessa sua proposta demolitória, senhor Vitor Moura!

  3. Gilberto Diz:

    Não tem jeito. O marketing criado para Xavier foi e é poderoso demais. É como Coca-Cola. Faz um mal danado, mas cem anos de propaganda martelando que ela é uma maravilha, fez com que ela virasse maravilhosa. Com o Xavier foi assim também. Setenta anos de marketing pesado, com todas as armas do marketing: factóides, efeitos especiais (de filme trash) em seànces, boca-a-boca sem base recontando (e aumentando um ponto) os feitos do homem, exageros milimetricamente calculados, militância intensa (se esse Xavier for uma farsa, então TUDO o que eu sou também é, e olha que eu ADORO ir ao centro e ver que eu sei mais que todo mundo, pois os espíritos me esclarecem, e outros pobres coitados de outras religiões ficam escravos de dogmas e dízimos!), e, principalmente, a maior arma do marketing: acesso ilimitado aos meios de comunicação pra eu apresentar o produto (Xavier-Cola) da maneira como melhor me convir. Campanhas publicitárias famosas: décadas de 60,70 e 80: TV Tupi, TV Globo, Revista Manchete e jornal O Dia. Décadas de 90 e 00: Jornal O Globo, Revista Isto É, Revista Época, Revista Galileu, TV Globo e Internet. Todas as décadas: Livros, montes de livros de diversas editoras. Não interessa, com todo esse marketing, que Xavier usava truques de salão pra lá de manjados – Na Tv disse que não. Não interessa que ele copiava mensagens do dicionário sem o menor critério: – Na revista disse que as mensagens eram em idioma impecável, ou em línguas mortas. Não interessa se a FEB, e o Brasil todo tenham pago o maior “mico” com uma equipe do Instituto Nobel que veio ao Brasil investigar Xavier (a pedido da FEB W. Brasil) e descobrir que ele não havia feito NADA que contribuisse para a paz dos povos, e sim que era “a regular witch doctor” – Na Tv disse que ele só não ganhou o prêmio Nobel por pequenas tecnicalidades, mas merecia! Não interessa a ignorância científica dos textos “científicos” que ele escrevia. – Na Internet disse que a humanidade é que ainda não está preparada para as verdades impactantes que só o mundo dos espíritos possuem, como a vida inteligente em Marte e os gnomos das florestas. E por aí vai… Continuando a analogia com a Coca-Cola, não podemos esquecer que os espíritas, nos últimos anos, estão mais “light”, e mudaram o discurso, dizendo: “Vejamos Xavier (e Kardec, e todo mundo) como um ser humano passivo de erros, um produto de seu tempo e de sua geração, e procuremos nos ater ao aspecto filosófico da caridade, do amor ao próximo e do crescimento espiritual”. Vamos tomar Coca-Cola Light!!! Mas, à noite, com ninguém olhando, vou entornar uma garrafa de dois litros da Coca-Cola comum mesmo, que é a mais gostosa!!!!!!!!!

  4. Carlos Magno Diz:

    Como se prima pelos exageros por aqui!

    As alegações apresentadas são na esmagadora maioria toscas, insossas, insípidas, incipientes, insidiosas, teóricas, aleatórias, malecedicentes, etc. E os desejosos de vingança as tomam como depoimentos sacramentados, juramentados e material inconteste para a sentença condenatória.

    Já deu na pinta faz muito tempo. Passou da hora de serem, no mínimo, discretos ou tirar logo o time de campo, pois foram batalhas perdidas. A cada ano o número de seguidores do espiritismo engrossa mais.

    Não deu, ponto final. Sai para outra, quem sabe buscando outro alvo vulnerável, menos qualificado, pois o Chico tem armaduras.

    Mas o pior, mesmo, aquilo de doer no fundo d’alma de seus detratores, é que o Chico continua merecidamente cada vez mais amado e admirado por ser o baluarte de tão bela doutrina!

    “Tu passas pela rua e a vida continua…”

  5. Ilo Dias de Oliveira Diz:

    As evidencias a favor são inconclusivas?As argumentações contra também.E argumentações ficam devendo às evidências.Nunca ninguém viu o chico treinando.Não poderia dormir o pouco que dormia se fizesse isso.O tempo que tinha acordado era dedicado ao seu trabalho como funcionário público,auxílio aos necessitados e psicografia.Bondade em tempo integral,muitas vezes cercada de maldade por todos os lados.Propagar a descrença não traz benefício algum.O que faz os desvalidos suportarem melhor as humilhações a que estão sujeitos é a fé.Se céticos conseguem adeptos entre eles dão em troca o quê?A revolta?O desanimo?Entendo isso como falta de caridade e respeito.Céticos não precisam reconhecer que somos todos iguais.Devem respeitar os “ignorantes” como cidadãos que possuem direitos.Inclusive o de crer.Se lhes tiram o que lhes dá ânimo para aceitar a desigualdade,ficam devendo a eles as soluções para os problemas que a desigualdade causa,penso eu.

  6. Gilberto Diz:

    Me desculpe, meu caro Ilo, mas essa retórica que “propagar a descrença não traz benefício algum” não cola. Se as pessoas pensassem como você, Darwin não teria ajudado de forma científica a se acabar com a base do racismo (a de que existem raças diferentes, umas mais evoluídas, outras menos, como acreditava e propagava o “ignorante” Kardec) e estaríamos ainda presos ao obscurantismo do oculto, propagado pelo espiritismo. Se não fosse por cientistas como Jonas Salk, ainda estaríamos achando o que o espiritismo acha, que defeitos físicos são “pagamentos” por pecados de vidas passadas. Imagine se a vacina contra a pólio não tivesse sido desenvolvida e estivéssemos ainda cheios de pena do nosso primo Pedro, que é aleijado, pois ele está pagando por pecados!! Ainda bem que certas pessoas (Aliás eu não entendo porque essas pessoas são taxadas de céticas. Elas apenas não acreditam em superstições datadas. Mas vamos ofendê-las, chamando-as de “céticas”.) possuem o espírito humano da coragem, da diligência, do desprendimento, e dedicam suas vidas ao conhecimento e a evolução do ser humano de maneira palpável e real. Agora, não peça pra ficarmos com peninha dos espíritas, porque eles perderão o ânimo e se revoltarão se eles souberem da verdade. A verdade vem, nunca para de vir, e ela é revolucionária. Ela é uma explosão na cara da gente. Dói, mas a verdade sempre dói.

  7. Darcio Diz:

    Caro Gilberto, sua análise de Kardec, do Espiritismo, bem como de Chivo Xavier é simplista e superficial, típica de uma pessoa profundamente cética, fechada em si mesmo, que acredita ser o dono da verdade e descrê de tudo e de todos. Você se preocupa em analisar o fenômeno, dizendo ser ele uma fraude ou mesmo, uma técnica adquirida pelo treinamento. Porém, já se deu ao trabalho de analisar o conteúdo da obra de Chico Xavier? Já leu as obras de Kardec? Se leu, provavelmente não conseguiu enxergar além de si mesmo, infelizmente. Se não leu, deveria ler e depois, se contrário às idéias, emitir uma opinião no mínimo respeitosa. A mim me parece você um evangélico disfarçado em intelectual, ao chamar Kardec de ignorante. Os evangélicos possuem essa mau costume, muitos se tornam detratores gratuitos da Doutrina Espírita. Esta visão simplista de um aleijado estar pagando por pecados do passado é sinal de falta de leitura ou, no mínimo, falta de compreensão. Não irei discorrer aqui sobre a reencarnação, as causa atuais e anteriores das aflições, cabe a você estudar, mas, posso dizer, está visão superficial que você possui está longe da complexidade da verdade. Você esquece também que as descobertas científicas fazem parte da misericórdia divina, que, se por um lado, faz cada um sofrer aquilo que fez os outros sofrerem, atenua estes sofrimentos pelo mérito e esforço próprios, como um aluno que fique dispensado de certas provas por seu esforço pessoal. Falta-lhe algo essencial, sentimento. Você é pura razão, porém, uma razão que desconhece as diferenças e pauta a verdade pela sua própria. Já diz o ditado, o pior cego é aquele que não quer ver.

  8. Gilberto Diz:

    Continuam achando que “cético” é xingamento. Não é. Continuam achando que “evangélico” é xingamento. Não é. O que ofende mesmo a minha (limitada) inteligência, é me xingarem de “cético evangélico”. Ou esse sujeito não sabe o que essas palavras querem dizer e que elas normalmente NÃO vêm juntas, ou eu sou mais ignorante que supunha e não consigo enxergar a ofensa…

  9. Edmar Barros Diz:

    Boa noite

    Com muito respeito ao Caro Vitor e demais debatedores deste nobre trabalho.

    Como estamos fazendo ciência, temos alguns pontos a serem observados pelos estudiosos:

    *Este caderno de Chico não está comprovado ser de autoria do mesmo, não existe nenhuma evidência(assinaturas,testemunhos,etc)foi apenas divulgado pela Pesquisadora Magali em um livro de sua autoria.

    *Estas informações surgiram após a morte do Médium,impossibilitando ao mesmo uma defesa.Tornando injusta a acusação.

    *Quando o pesquisador cita “suposto escritos ou ditados por um suposto espírito através de um “médium”, apontando erros e acertos à luz da Ciência “, considera uma conclusão consumada antes de estudo aprofundado.

    *A tese de ter acesso a uma grande biblioteca também sem comprovação. Surge a dúvida imediata do tempo do médium para estudar tanto e se bibliotecários seriam todos escritores famosos.

    *Acusar de fraude sem vantagem financeira, inclusive morando em casa pobre, fere a lógica dos mais ignorantes.

    *Faltou mostrar as entrevistas no Pinga fogo, provando um amparo de mentes invísiveis.

    *Quando se pesquisa sem ser preparado com conclusões antecipadas como a seguir descrito :

    “Em maio, Clementino de Alencar, um correspondente do jornal O Globo, desembarcou em Pedro Leopoldo. O carioca estava disposto a desmascarar a “fraude mineira” e teve a primeira oportunidade em sessão espírita no Centro Luiz Gonzaga. Naquela noite, ele se sentou ao lado de Chico na mesa tosca de madeira e acompanhou, de perto, os movimentos vertiginosos de sua mão sobre o papel. O lápis percorria a folha na contramão — da direita para a esquerda e rabiscava frases incompreensíveis. Um dos espectadores arriscou: “É árabe”. Era inglês, escrito de trás para frente.”

    Um jornalista sendo “cientista ” é demais como evidência CIENTÍFICA.

    #Conclusão : Consideramos válido este estudo, porém pesquisar sem a presença do Médium “in loco” é muito perigoso acusar de fraude consciente ou inconsciente.

    Considero prematuro um parecer de engenharia ,feito por um estudante iniciante ou citar a India sem visitar a mesma.

    A presença do médium é importante,pois fizemos vários trabalhos de campo e com bons resultados.

    Desejando muita paz a todos com nossos respeitos.

  10. Vitor Diz:

    Caro Edmar,

    o caderno era sem dúvida alguma de Chico Xavier. Lá constam as anotações do bar em que ele trabalhou em vida. Ele só apareceu depois da morte de Chico porque estava na posse de Geraldo Leão, morador de Pedro Leopoldo, e que quando criança diz-se até que foi curado por Chico Xavier. Ele era um ex-vizinho de Chico que passou a organizar documentos sobre a memória de Pedro Leopoldo e de seus moradores, inclusive Chico. A pesquisadora Magali conseguiu esse caderno quase num golpe de sorte, pois quando visitou o Geraldo para obter informações este quase se esqueceu de lhe falar sobre o caderno. Confira nas páginas 27 e 28 do livro dela.

    Quanto à questão da fraude por motivos financeiros: há casos registrados de pessoas que fraudam e o fazem sem qualquer motivo aparente. Algumas inclusive se prejudicam.

    Um bom exemplo histórico é o papel importante mas quase esquecido por Ochorowicz (1896) sobre fraude inconsciente com Palladino.

    Ochorowicz, J. (1896). La question de la fraude dans lês experiences avec Eusapia Paladino. Annales des Sciences Psychiques, 6, 79-123.

    Houve também a investigação da médium Anna Burton em que fraude inconsciente foi documentada (Hamilton, Smyth & Hyslop, 1911).

    Hamilton, W.H., Smyth, J.S., & Hyslop, J.H. (1911). A case of hysteria. ProcASPR, 5, 1-672.

    O relatório de casos com nenhuma motivação nem nenhuma razão aparente para fraude foi o assunto de artigos por Sidgwick (1894) e Feilding (1905).

    Sidgwick, H. (1894). Disinterested deception. JSPR, 6, 274-278.

    Feilding, E. (1905). The haunted solicitor, an unfinished comedy. JSPR, 12, 162-169.

    O último se referiu a manifestações de poltergeist fraudulentamente produzidas por um solicitante que trouxe desastre financeiro ao perpetrador.

    Não creio que Chico precisasse do amparo de mentes invisíveis para responder qualquer coisa na entrevista no Pinga-Fogo.

    E um jornalista é uma testemunha, e como tal, não há porque eu ignorar seu relato. Evidências anedóticas também desempenham seu papel na Ciência.

    Um abraço.

  11. Edmar Barros Diz:

    Boa tarde
    Agradecemos o espaço concedido e lembramos a necessidade da abordagem ser mais independente e se possível em equipe com trabalhos in loco:
    *Ler pelo menos 60% dos livros psicografados ou seja cerca de 200 livros .
    *Estudar todos os grandes pesquisadores sobre a mediunidade de Chico.
    *A psicografia para ser real não precisa o médium ser zero no assunto ,quanto mais conhecer melhor.
    *Nas regressões de memória aparecem arquivos de memória extra cerebral.
    Encerramos nossa contribuição neste site e parabenizamos a Vitor pela iniciativa de buscar a verdade.
    Votos de sucesso.

  12. Alvonir Diz:

    Pobre Gilberto, quer se sobressair, mas não faz idéia do que está dizendo! Um dia voce verá a verdade face a face.

  13. David Santiago Mercês Júnior Diz:

    Desculpe – me Gilberto mas aquela sua menção ao “ignorante” Kardec mostra o quão ignorante você é.Allan Kardec ou PROFESSOR Rivail não tinha absolutamente nada de ignorante, pelo contrário, estudou na Escola de Pestalozzi de quem também herdou a incrível filosofia de que só é capaz de se aprender e debater sobre algo com muita observação e percepção (o que garanto que você não fez), por sua vez Pestalozzi foi influenciado em sua maneira de pensar por Rousseu.Concluímos então que eles foram tão grandes e célebres que ficaram marcados na história, já você é um pobre ignorante que não tem a capacidade de aceitar o que lhe foge ao entendimento.
    Pra constar o Espiritismo descrito por Kardec tinha um princípio didático, ou seja, segundo ele passamos por diferentes estágios de aprendizado visando uma evolução não sendo possível parar no meio da evolução ou se estagnar com a morte.Esse princípio didático do qual falava ao chegar aqui tomou um cunho excepcionalmente dogmático o qual não era aprovado por Kardec.Meus sinceros lamentos por sua ignorância.Em sua última obra, que poucos conhecem (O Catálogo Racional das Obras Espíritas), Kardec expõe diversas literaturas entre elas: espíritas, islâmicas, induístas e o que é mais interessante ele também coloca obras contra o espiritismo, porque ele considerava sagrado o direito de liberdade de consciência e achava que inclusive para a gente ter uma convicção a gente precisa conhecer todas as opiniões, nunca ele teve uma postura de catequese, de imposição, mas de debate livre de idéias.
    Então recomendo que você se informe mais antes de comparar célebres autores de uma doutrina vanguardista com o marketing promovido pela Coca – Cola.Espero profundamente que um dia você consiga iluminar seus pensamentos e se abrir ao novo, ao inexplicável, aos fatos, as possibilidades.

  14. Hamilton Diz:

    Buscar a verdade sempre é louvável e todos temos o direito de desacreditar. Entretanto, nunca é demais lembrar que o RESPEITO deve pautar a busca da verdade. Ninguém é obrigado a acreditar nos fenômenos mediúnicos e na doutrina espírita, porém, toda e qualquer manifestação religiosa deve e precisa ser respeitada. Para se discutir um assunto ou autor é necessário estudá-lo primeiro senão estaremos apenas contribuindo para a divulgação da ignorância e de preconceitos. Acima de qualquer questão religiosa, que deve partir do foro íntimo de cada um, achamos conveniente lembrar que o médium mineirom, com seu exemplo e humildade, provocou o surgimento de uma verdadeira multidão de pessoas que trabalham, no silêncio como convém a quem não procura aplausos, no amparo e na instrução de seus próximos, seres humamos nemos favorecidos. Não é exclusividade dos espíritas o auxilio aos menos favorecidos pela fortuna mas pesquisas realizadas pelo IBOPE indicam que 80% dos espíritas se dedicam a tarefas de auxilio, de forma voluntária, o que, em outras religioes atinge um percentual máximo de 20%. Desta forma, negar a contribuição do espiritismo às tarefas em prol dos que necessitam auxílio é negar o que é óbvio. Também nunca é demais lembrar que devemos nos perguntar sempre o que nos motiva. Nesse sentido, o que será que motiva os destratores de Chico Xavier e de nós espíritas? O que será que estamos fazendo para despertar tanto ódio e tantas injúrias, tanto sarcasmo??? Para eles, tomemos a lição do Cristo: vamos amá-los e rezar por eles, por mais que nos odeiem, por mais que nos ridicularizem.
    Basta lembrar o que sofrem os primeiros cristãos e o próprio Cristo. Parece que quanto mais amor alguem se propuser a doar mais pedradas e ignorância irá encontrar. Paz haja para todos e em toda a parte…

  15. Denise Diz:

    Só quem não conhece a palavra de Deus que acredita nessas bobagens….tudo que o Chico fez é sim verdade, mas sempre guiado por espíritos, ou seja, anjos caídos, anjos de satanás e nada de ser guiado por pessoas que já morreram. A Bíblia é clara a respeito disso!!!!!!
    Que Deus abençõe todos vocês espíritas, busquem ao Senhor Jesus Cristo.

  16. Igor Diz:

    Cara Denise, Obrigado pelo desejo de bençãos Divinas, a recíproca é verdadeira. Quanto a buscar Jesus, nós espiritas o fazemos (ou pelo menos tentamos) o tempo todo, tendo consciência de que o Divino Mestre Jesus nos serve como exemplo e guia, tentamos praticar a caridade como ferramenta para evolução espiritual como bem fez Chico Chavier em vida. Quanto à Satanas, não acreditamos que Deus em sua sabedoria e bondade o tenha criado, satanas é obra do homem, tentando explicar o inferno que não é um lugar e sim a nossa conciência gritando quando sabemos o mal praticado consciente e inconcientimente.

  17. Obras psicografadas » Blog Archive » Resposta a Richard Simonetti e Alamar Régis Diz:

    […] visto Simonetti não conhece o caso de Harry Kahne, que fazia até mais, escrevendo com ambas as mãos, os pés e a boca, tudo ao mesmo tempo, […]

  18. Teresa Diz:

    E Gilberto, olhe pra sua propria igreja que tem ate canal de tv. E os “truques” de “Xavier” sao tao “manjados” que ninguem explica. Mas deixa pra la. Afinal de contas, todo mundo vai ter a chance de verificar por si so. Todo mundo vai “morrer” (se estivesse so falando com espiritas, eu diria desencarnar, mas como aqui ceticos ou nao.)
    Vamos esperar….ninguem precisa acreditar em ninguem, se respeitar o direito de cada um seguir a religiao, doutrina que achar melhor pra si. A principal palavra se chama RESPEITO.

  19. Teresa Diz:

    E Gilberto, olhe pra sua propria igreja que tem ate canal de tv. E os “truques” de “Xavier” sao tao “manjados” que ninguem explica. Mas deixa pra la. Afinal de contas, todo mundo vai ter a chance de verificar por si so. Todo mundo vai “morrer” (se estivesse so falando com espiritas, eu diria desencarnar, mas como aqui tem muitos evangelicos e crentes, ceticos ou nao.)
    Vamos esperar….ninguem precisa acreditar em ninguem, se respeitar o direito de cada um seguir a religiao, doutrina que achar melhor pra si. A principal palavra se chama RESPEITO.

  20. Leda Gonçalves Diz:

    Duvidar é buscar a certeza, busque a verdade e a verdade vos libertará.

  21. Marciano Diz:

    teste
    #France> Les forces de l’ordre interviennent avec un canon à eau pour disperser les manifestants #GiletsJaunes>
    Des sauveteurs de la #CroixRouge> signalent des blessés parmi les manifestants#FlashBall> #Acte4> #8Decembre> #ChampsElysee> #ArcDeTriomphe> #PlaceDeLEtoile> pic.twitter.com/pIaf6q91a4>

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)