Chico Xavier: Um Impostor? Depoimento de um Internauta

Este artigo é, em suma, o depoimento de um internauta sobre alguns encontros que sua família teve com Chico Xavier. No depoimento fica evidente o vazamento de informações ao Chico que o possibilitava escrever as cartas “psicografadas”.

No dia 11/12/2007, o internauta Maurício Pereira Lopes forneceu um depoimento sobre a experiência que sua família havia tido com Chico Xavier. O relato constava numa página do Orkut em  http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=51279&tid=2570717140609803137&na=2&nst=78, mas a mesma foi apagada. Felizmente, eu já havia salvo o depoimento, e com a devida autorização do Maurício, segue abaixo: 

Meus pais tiveram a oportunidade de conversar com o Chico Xavier por duas vezes. Eles buscavam por informações sobre meu irmão que morreu atropelado aos 9 anos de idade. O desespero os fizeram passar por situações constrangedoras, como apostar corrida na rua como forma de selecionar quem poderia falar com o “médium”. Após várias tentativas, conseguiram uma entrevista com o CX mas não houve mensagem do meu irmão naquela noite.

Em outra tentativa, eles finalmente conseguiram uma conversa com o CX e uma carta “psicografada” de meu irmão. Nela ele pedia que meus pais não culpassem o motorista que o atropelou e dizia que ele estava bem e que havia sido amparado por uma moça chamada Rosa, que se dizia sua avó. A mensagem é bem comovente, e no final é assinada com seu nome em letras de forma maiúsculas, como toda criança faz quando aprende a escrever seu nome. Quanto à moça chamada Rosa, esse realmente era o nome de minha bisavó. 

O detalhe vem agora: antes da sessão de psicografias, houve uma entrevista de meus pais com o CX. Nesta entrevista ele perguntou sobre como foi a morte de meu irmão e se haviam parentes próximos que já haviam morrido. Daí minha mãe citou meu avô e minha bisavó e deu o nome dos dois e as circunstâncias como cada um havia morrido. Então pronto, todas as informações necessárias estavam à disposição do CX para que ele elaborasse a carta. 

Minha mãe mesmo notou que a carta em si não poderia comprovar que aquilo tudo era de meu irmão mesmo. Mas sua necessidade e desejo de que tudo fosse real eram tão grandes que ela se apoiou na única coisa que havia na carta que, segundo ela, comprovava sua autenticidade: a assinatura. Era o primeiro nome de meu irmão escrito em letras de forma e maiúsculas. Exatamente como faz meu filho de quatro anos – se meu filho escrevesse o nome de meu irmão, minha mãe pensaria que era uma psicografia… 

Pois era assim que funcionavam as sessões de psicografia do Chico Xavier. 

Orkut de Maurício Pereira Lopes:

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=10064093506454373763  

Perguntado se havia lido e se ainda tinha a carta, Maurício respondeu em 30/12/2007: 

Eu a li há bastante tempo. Mas é algo que meus pais devem guardar como um tesouro para eles. Tenho certeza que eles ainda a têm. 

No dia 19/07/2008, perguntado se eu poderia utilizar seu depoimento para este blog e se ele poderia disponibilizar a carta, disse: 

Você até pode usar meu depoimento, mas a carta é minha mãe quem tem e eu não tenho como lhe fornecer algo que não é meu. 

Disse-lhe que bastaria a transcrição da carta, e ele respondeu em 22/07/2008: 

É que não tenho acesso à carta. É algo muito pessoal da minha mãe… Coisa que ela guarda a sete chaves… 

Assim, dei por encerrada a pesquisa. Tal como com a família do Maurício, devem existir outras centenas de casos semelhantes, e agradeceria se mais internautas pudessem fornecer seus depoimentos.  

Algo de suma importância a se dizer é que as entrevistas que Chico fazia antes das psicografias eram freqüentes e foram registradas pela própria equipe da AME (Associação Médico Espírita). No livro “A Vida Triunfa”, lê-se no início do Capítulo 3, intitulado “As Sessões Públicas”: 

Todas as sextas-feiras, das 14 às 18 horas, [Chico] conversava com as sessenta pessoas que se conservavam em fila para a consulta. Cada entrevista tinha a duração de cinco a dez minutos, tempo exíguo, mas suficiente para que o entrevistado declarasse seu nome e o da pessoa falecida, e, eventualmente, fizesse um rápido comentário. 

O trecho acima refere-se a um período de consultas que se estendeu até julho de 1987. Posteriormente Chico passou a atender ao público somente aos sábados, em um intervalo mais curto.  

Conclusão 

Notemos que há perfeita concordância entre o registro da AME e o depoimento de Maurício. A hipótese de que Chico estivesse incorporando espíritos fica assim extremamente enfraquecida. Por outro lado, a hipótese que Chico adquiria as informações por meios normais ganha força.  Seria Chico Xavier um impostor? De minha parte, considero essa uma possibilidade real.

100 respostas a “Chico Xavier: Um Impostor? Depoimento de um Internauta”

  1. Jorge Diz:

    Impostor?

    Gênio, gênio, gênio…

    Não adianta, Victor, essa vc já perdeu!!!

  2. Vitor Diz:

    Oi, Jorge

    podemos chegar a um meio termo, por que não um impostor genial? 🙂

    Um abraço.

  3. Guilherme Diz:

    Vitor,

    Em varios livros de mensagens psicografadas do Chico, as familias sao consultadas para fazer uma analise da mensagem, assim como para identificar os nomes que aparecem nas mensagens. Nestes comentarios, varias familias citam as informacoes que FCX sabia e as que ele nao sabia. Basta uma consulta a estes livros para checar essas informacoes. Vou dar alguns exemplos, no livro ” Quem sao”, na pagina 21 o medium psicografou a data correta do obito, a despeito da informacao ter sido passada de forma errada ao medium. Na pagina 103, o medium psicografou a grafia correta (Myriam) da mae da solicitante, embora tenha recebido o nome com grafia errada (Miriam). Na pagina 112, o medium cita tres nomes (Thereza, Cristiana e Luís Cláudio) que a familia assevera que o medium com certeza desconhecia.
    Veja que para se afirmar que Chico era um impostor, nao basta analisar sua psicografia com rigor. Antes de tudo eh preciso analisa-la com profundidade.

    abracos,

  4. Vitor Diz:

    Oi, Guilherme

    ainda vou pegar esse livro para análise, mas adianto que acho muito difícil que falha de memória possa ser eliminada, ou que se possa excluir a possibilidade de que algum membro da família tenha contado detalhes da vida do falecido a alguém de Uberaba. A questão do nome Myriam ou Miriam pode se dever à letra do médium. Na dúvida, Chico pode ter feito com que um “i” parecesse um “y” (ou vice-versa) e a família que decidisse qual letra era… Seria de suma importância que o livro tivesse uma foto da carta.

    Um abraço.

  5. Sandro Diz:

    Isso foi um prática muito comum no Espiritismo e teve respaldo no que o proprio Chico fazia.

    Um trabalho de investigação meticuloso, cheguei a ouvir relatos de gente entrando na casa das pessoas sem autorização pra pegar informações em documentos e abastecer o médium.

    Mas isso acabou, Chico mesmo parou de fazer isso ainda nos anos 80, pelo que me consta a partir dessa época passou apenas a aconselhar quem o procurava.

    É bom esclarecer que essa foi uma tática rasteira de promover a doutrina espírita incutindo a curiosidade e fascinação nas pessoas. Tal prática foi reprovada pela FEB, chegando em 1984 haver um embate na instituição dos que defendiam a prática. Chico assim como muitos médicos se afastou do Espíritismo original, chegando a flertar com Roustaing e isso de certa forma contaminou setores da FEB (a palavra Roustaing foi inclusive proibida na revista Reformador).

    Fama e palco são coisas que nunca foram bem vistas na Doutrina Espírita. Muitos médiums se deixam levar e acabam se tornando farsantes, sendo que estão apenas perturbados e atrapalhando quem busca conforto de verdade.

    Agora, tem que ver a data disso aí. Eu duvido muito que Chico tenha feito isso depois de pelo menos 1984/85. Foi uma coisa que acabou mas que continua em muitos centros espalhados no país por gente que busca admiração alheia (perturbados). Tem que ver também que muitos se consideravam emissários e representantes de Chico mas nunca tiveram contato com ele.

    O verdadeiro Espiritismo não se constroi com farsas. Muitos erraram, mas o sentido original da Doutrina está lá. Eu acho que essa idolatria ao Chico acabou prejudicando de certa forma a movimento espírita brasileiro, que foi contaminado por ex-católicos trazendo todo tipo de vício dogmáticos e misticismo à doutrina.

    Paz a todos
    Sandro

  6. Vitor Diz:

    Olá, Sandro

    sou o autor do blog Obras Psicografadas. Tentei lhe contactar pelo email, mas deu que era inexistente. Você pode me informar mais sobre essa suposta prática de pessoas que invadiam a casa das outras para abastecer o médium com informações? Quem estava envolvido? Como você soube disso exatamente? Quem lhe disse? Pode me colocar em contato com essa pessoa?

    Desculpe tantas perguntas, mas isso que você contou é muito grave e se verdade, é importantíssimo que as pessoas tomem conhecimento disso.

    Um abraço.

  7. Carlos Magno Diz:

    “Um trabalho de investigação meticuloso, cheguei a ouvir relatos de gente entrando na casa das pessoas sem autorização pra pegar informações em documentos e abastecer o médium.”

    Tai, Vitor, essa fonte é muito boa; são preciosos elementos passados num Português muito casto e claro. Vale a pena você pedir ao Sandro detalhes, nomes, locais, até fotos dos ladinos e espertalhões, amigos do Chico naturalmente, imbuídos de montar a farsa circense para enganar os coitadinhos dos espíritas.

    Poxa, fico realmente aliviado que o Chico conseguiu banir essa faceta canalha de sua vida, se afastar dos sicofantas e tornar-se miraculosamente a pessoa nobre e de caráter irrepreensível que o mundo acostumou a admirar. Ele deu um baita exemplo de transmutação da face negra de uma personalidade covarde, a partir da década de 80. Com se diz hoje: um salto de qualidade. Isso é realmente fantástico!!!

    Somente não entendo porque aqueles que o conheceram antes dele se tornar famoso ainda não o tenham denunciado, visto o ditado: “quem faz um cesto faz um cento”, bater sempre com escroques.

    Nesse contexto, sem dúvidas, seus colegas diários de trabalho iriam enriquecer esse merecido dossier acusatório que se monta contra o finado. Sandro, por favor, pesquise mais irmão, ajude a desmascarar de uma vez por todas o maior de todos os médiuns farsantes dos séculos XX e XXI.

    Somente um detalhe: os analistas, os coletores de informações de pitaqueiros ou os inimigos ferozes do espiritismo, sequer entendem que o Chico não tinha autorização para fazer o que desejasse em nome do espiritismo. Entendam os açuladores que Xavier teria visivelmente caído de quatro como tantos, se fosse esse cínico farsante que o estão pintando. O espiritismo é regido por uma hierarquia, e o Chico foi guiado por essa hierarquia. O espiritismo cardecista brasileiro deve a esse médium sua expansão e credibilidade. Porém, ao longo dessa missão mediúnica, ele adicionou elementos preciosos ao autoconhecimento por que assim atua a lei da evolução sobre missionários

    O Chico alcançou tal avanço de sua individualidade que poderia perfeitamente ditar unicamente pelos conhecimentos internos de sua experimentada alma, mas não o fez. Não mentiria sobre Emmanuel, como não mentiu, por que , para a credibilidade do espiritismo, o mentor ora o mediunizava ora o supervisionava.

    Essa é uma prática comum com grandes nomes da teosofia e esoterismo, que também se aplica ao espiritismo. A falta de conhecimento desse fato na organização missionária da Terra conduz a mais uma injustiça cometida contra o Chico por quem busca crucificá-lo de todas as maneiras.

  8. Sandro Diz:

    Não são provas que tenho aqui hoje, e mesmo que tivesse não iria expor nomes, pessoas, de algo que se passou a muito tempo. Existem setores mais conservadores no Espiritismo brasileiro que acusaram Chico na época isso só encontra impresso.

    Agora isso eu vi acontecer no proprio centro onde eu fazia parte da diretoria e tivemos que afastar o médium em questão. Pode ter suporte do proprio centro ou ser feito na surdina.

    Eu não duvido da idoneidade de Chico e seu grande trabalho social, sabido que muitas vezes ele foi de fato usado por militantes espíritas.

    Uma opnião minha sobre esse blog: não confie em nada do que você lê além de Kardec. Eu não confio em nenhum livro de André Luiz, Chico ou Emmanuel. Não sei por que tipo de revisão editorial passaram nem os métodos do próprio médium. E mesmo assim procuro sempre traduções alternativas dos livros de Kardec (não confio na FEB, no geral). A Doutrina Espírita está lá na Obra de Kardec, imutável. O que se escreve sobre ela é onde mora o perigo.

    O Espiritismo no Brasil foi mal conduzido por pessoas que quiseram criar uma religião, algo grandioso, e foi pesadamente distorcido por ex-católicos que como disse trouxeram uma pesada carga dogmática de suas religiões anteriores. Quiseram transformar Chico em santo, transformaram simples reuniões de estudo em ritualísticas, publicaram centenas de livros com puro achismo e pesquisas mal feitas. Como você mesmo comprovou erros grotescos de pseudo-médium buscando fama.

    O que Chico fez, sua imensa obra social aplicando a doutrina na realidade de milhares de pessoas deve ser louvado. Mas como ele se entrenhou em reefs editoriais para promoção da Doutrina é uma coisa que eu sempre cismei de tanto encontrar erros. Não duvido de seu caráter ele é um exemplo. Mas vocês tem que ver que por trás dele existia uma equipe de 50 pessoas para auxiliá-lo em seu trabalho. E pelo que já vi em minhas andaças em centros espíritas por Brasil agora, há muito espírita que fazendo mal uso da Doutrina, o que imaginar quando motivado.

    Paz a todos
    Sandro

  9. Vitor Diz:

    Olá, Sandro

    vc disse:

    “Existem setores mais conservadores no Espiritismo brasileiro que acusaram Chico na época isso só encontra impresso.”

    Você ao menos lembra o nome da publicação e mais ou menos a época em que saiu a acusação?

    Agradeceria se pudesse descrever em detalhes esse episódio em que o médium do seu centro teve de ser afastado. Se não quiser citar nomes, tudo bem, cite o que puder, como datas, locais, métodos de aquisição de informação, enfim, o que puder.

    Um abraço.

  10. Carlos Magno Diz:

    Sandro:

    Agora estou mais curioso do que o Vitor, por favor esclareça: O Chico era ou não era? Você respeita o Chico ou não respeita?

    Afinal, era o pessoal do seu centro espírita que não prestava e enganava o Chico, ou era o médium que não prestava? Ou todos eram uma só quadrilha?

    Ou ele passou a perna em todo mundo e, humilhados, resolveram expulsá-lo?

    Somente uma última pergunta, para eu ficar tranquilo ou imensamente preocupado: Você bebe?

  11. Jorge Diz:

    Olá a todos,
    Meu comentário ficou grande demais e resolvi publicá-lo no meu blog engraçadinho: (“http://senilidadeseletivas.blogspot.com”).
    Quem quiser pode passar por lá.

    Abraços
    Jorge

  12. Marcelo Diz:

    Carlos Magno, seria possivel você entrar em contato comigo?
    marcelo@daemon.com.br

  13. Juliano Diz:

    Gosto do esforço que estas pessoas tem para demonstrar que suas práticas e relatos tratam-se de algo verídico.
    Para a maioria da população emocionada, não são “impostores” pois senão teriam nenhum seguidor ou amigos. Já para os poucos críticos, as evidências apresentadas não são nem dignas de refutação.
    Bora Artigo 283 do Código Penal neles!

  14. Aprendiz Diz:

    Atentos leitores deste blog,

    Vocês gostariam de saber por que o tal Sandro não quer apresentar “fatos”, nomes, locais e datas? Porque simplesmente ele não as tem !!! Assim como grande parte dos artigos “científicos” que encontro neste blog, os quais não passam, na verdade, de opiniões pessoais de seus respectivos autores, haja visto que as referências são claramente tendenciadas, isto quando existem, fica evidente que o tal Sandro segue bem a linha do blog: ceticismo sistemático, sofista por definição, sem muito compromisso com a ciência teórica ou mesmo empírica. E olha que nem espírita sou !!!

    Da mesma forma, como são apresentadas possíveis inconsistências da religião espírita, podemos encontrá-las em outras religiões, cristãs ou não.

    Enfim, gostaria de expor um contraponto, o qual realmente pode ser constatado por todos que lerem este comentário, sem ocultar nomes, datas, locais ou fatos, sob a desculpa de preservar identidades. Basta uma pesquisa no buscador de sua preferência sobre um grupo de médicos pesquisadores (sim, eu disse médicos pesquisadores e não blogueiros de plantão) que comprovaram (eu já disse, basta uma pesquisa no buscador de sua preferência) o resultado de determinados fenômenos espíritas no diagnóstico e tratamento de inúmeras enfermidades. Algumas teses de pós-graduação (não sei ao certo em que nível), vêm sendo escritas há anos. Vejam no site da Associação Médico Espírita do Brasil. Eles tem um banco de teses que deixarão os “cientistas” (sic) deste blog de orelha em pé !!!

  15. Gilberto Diz:

    Diagnóstico e tratamento de enfermidades? Caramba, então esse negócio de espiritismo funciona mesmo? Me converti. Pronto. I see dead people… walking around like regular people. Caso me perguntem… sim, eu bebo!

  16. Carlos Magno Diz:

    Atenção, atenção!

    Vocês que bebem e vem comentar no blog do Vitor. Se beber não cometem, se comentar não bebam!

    Uff! Não guento bebum!

  17. Bruna Diz:

    Prezados pesquisadores e detetives do Universo inimaginável e cheio de possibilidades.
    A pergunta que não quer calar:
    O que ganharia Chico Xavier em embustes desta natureza, uma vez que morreu como sempre viveu na “simplicidade”? O numerário que rendeu os seus livros, e que não foi pouco (acredito que uma pequena fortuna) nunca foi usado para benefício proprio.Vcs já ouviram falar de Chico comprando um Mustang?, passeando nas praias do Caribe? desfilando com gatas em um terno Armane?
    Pq uma pessoa passararia a “vida toda” ( desperdiçando o preciso tempo atendendo as pessoas, escrevendo livros, mantendo familias em suas necessidades básicas e oferecendo flores a quem sentia algum tipo de sofrimento?
    Me respondam pq? Qual avantagem?
    Essa é a parte da investigação mais difícil. O porque.
    Se vcs me responderem que ele era um “psicótico” eu diria que o mundo precisa muito mais de loucos do que de “sanidade” egoista e maldosa.

  18. Vitor Diz:

    Cara Bruna,

    a vantagem pode ser simplesmente o carinho e a atenção que ele recebia das pessoas por seu trabalho.

    Um abraço.

  19. Maia Diz:

    Vitor, se esconde se não apanha, kkkkkk.
    Gente, ele não jgou pedra na cruz, mas em um homem admirado pelos brasileiros que viam a sua obra, sem os olhos do preconceito… Vitor vc é corajoso…
    Mas quem dera se nossos politicos fizessem como ele, que que morou em casa simples e humilde, e não em castelo de 5 milhões, apesar de tido a oportunidade de viver como um rei…. e só parou de trabalhar quando seu corpo não podia mas se sustentar….Quem dera se houvessem mais homens, que como ele ajudou o seu proximo (talvez) somente esperando o carinho e atenção (suas palavras)…
    Talvez em outro mundo, outra reencarnação, em outro carma, outra dimensão…Talvez possamos encontrar um que seja um pouquinho parecido….
    Eu não bebo….kkkkk…

    Maia

  20. Rubem Diz:

    O problema dos estudos do Vitor é a pressa que ele demonstra para chegar a certas conclusões sem checar as fontes com mais cuidado. Outro problema analisa fatos isolados e generaliza para todas as circunstâncias sem levar em conta variáveis.
    Percebam que já no primeiro parágrafo ele direciona o leitor, antes da exposição dos fatos.

  21. Elisangela Diz:

    CX não era um impostor! Não há nenhum ser humano que vive em função de ajudar outras pessoas..como a Bruna disse: ele não usou nada que ganhou em beneficio proprio, isso é uma prova de sua grande bondade e ideonidade.

  22. Medium Diz:

    Trabalhei com psicografia no Caminho da Luz com milhares de pessoas todo domingo. Sou medium tenho contato com espíritos que dão mensagem e por isto procurei o centro.
    Os mediuns eram criticados qdo faziam cartas curtas, havia muita interrupção, as cartas eram lidas antes e autorizadas ou não. As fichas com nome do falecido, parentes vivos e mortos, endereço e quem estava esperando eram distribuidas e as que mais recebiam era as novas por mediuns novos e as bem antigas com quem pegou a ficha ado a pessoa veio pela primeira vez. O desencarnado falava palavrao drogado assassinado por trafico, q chingava ate a mae vem falando ¨que a paz esteja convosco…blablabla”. Pois eu recebia mensagens diferentes q fujiam a ideia do centro e por isto elas nao foram passadas, Se o filho chamava a mae de veia, vinha falando veia, explicando como morreu, e segundo a direção isto so ocorre na quarta vez q alguem vem. Vcs acham q o desencarnado fica contando p ver se é a quarta. A primeira mensagem ate a 3 é um mentor que vinha ja dizia a diretora do centro, se não vier mentor a mensagem nao é entregue. Bom é isto tudo, sou medium de verdade, dava detalhes que nao estavam nas fichas, mas o centro nao usava, ou seja torna falso um dom verdadeiro.

  23. Medium Diz:

    Centro espirita tem ajuda, tem sim senhor, mas recebe muito dinheiro por isto dos frequentadores que tem que comprar rifas, participar de leiloes, feiras com vendas de doces, salgados e cafes, lanchonete dentro e vem mais de 1000 pessoas todo domingo. Da dinheiro ou nao dá. E ainda falam do evangelico da igraja catolica mas é igual, vende livros. Mas dizem vai para caridadd, sera? A renascer tbem diz é pra caridd, ou seja tem caridade, mas oque fazem com tantos milhoes doados pela prefeitura e os arrecadados. É um negocio.

  24. Felipe Diz:

    Não consegui encontrar uma única prova verosímil de que Chico Xavier é um impostor.
    Perdi 20 minutos da minha vida a ler este blog, não perca vc tambem.
    Acreditem naquilo que o vosso coração vos transmite, isso sim é a verdade.
    Todos os comentários que encontrei na Internet falando mal ou difamando Chico Xavier tem o mesmo texto, ou seja, nada mais são que um copy/paste ( copia e cola ), um vira o disco e toca o mesmo sem argumentos ou provas minimamente credíveis, apenas vontade de difamar por algum motivo que só os próprios autores saberão.
    Paz no mundo

  25. Adrian Diz:

    O Sandro foi visto sendo aliciado por forças ocultas, as quais não posso divulgar o nome nem circunstâncias nem datas, para denegrir a imagem de Chico Xavier.
    Tenho provas disso mas não posso divulgá-las pois faz muito tempo…
    Portanto a conclusão é de que o Sandro é um mentiroso que tem propósito maléfico em denegrir a imagem do espiritismo.
    Abraços

    Adrian

  26. Jesa Nideck Diz:

    A fé remove montanhas, que
    povo de pouca fé! Chico já deu provas suficientes de sua espiritualidade.
    conheceis a árvore pelos seus frutos.não importa o que digam o amor prevalecerá, porque chico é amor é caridade.Aquele que procura médiuns para tirar provas e comprovações materiais, perdem a viagem.
    não precisa ir longe para entrar em sintonia com entes queridos. O próprio amor entre eles já é uma mediunidade, peça e receberá. nem tudo é como a gente quer, para receber comunicações do mundo espiritual não é tão simples como parece, é preciso merecer e ter muita fé, tem que acreditar e o espírito nem sempre está no nível de consciência necessária para a comunicação. continue amando com toda intensidade aqueles que já foram, porque eles estão vivos, estão mais vivos do que nós.
    A verdadeira vida é espiritual até lá!

  27. Jesa Nideck Diz:

    Se conseguise perguntar para um macaco se há Espirito? Deus existe? Até ele no baixo nivel de consciencia que se encontra, com certeza diria que sim. Nosso livre arbítrio ajuda muito e atrapalha muito também.
    É preciso ter muita fé para ser cético com tantas evidencias espirituais batendo em nossa porta.
    Verdadeira pobreza espiriual.

  28. Jesa Nideck Diz:

    As palavras ditas e escritas passam a ser causa se tiver um efeito. se o efeito for bom, méritos terá. Mais se o efeito for mal, dívidas terá.
    porque o mal é também o que sai da boca do homem. E um dia também terão que prestar conta de tudo que foi dito e feito.
    Orai e vigiai

  29. Dérué Diz:

    Caríssimo Vitor,

    Você esta fadado ao fracaço absoluto nesta sua empreitada, querer descaracterizar a mediunidade de Chico Xavier é como tentar arrancar água de pedra e eu vou lhe explicar o porque desta minha afirmação.
    Ainda e eu digo ainda que Chico Xavier nunca tenha tido nenhum contato mediunico e ainda que ele nunca tenha incorporado entidade espiritual alguma e ainda que ele tenha tido informações para então “psicografar” algumas cartas aos parentes e amigos dos mortos, mesmo assim, ele dedicou toda a sua vida, toda a sua fragil saúde, todos seus pensamentos, todas suas ações , enfim, ele como ser humano se dedicou tanto a ajudar ao próximo e com tanto amor que ele conseguia tocar a alma das pessoas e promover a paz de espirito em cada um que o procurava; E ao tocar a alma e promover a paz de espirito ele estava desempenhando o seu papel de MÉDIUM(pessoas que podem se comunicar com os espiritos), titulo este que nunca lhe sera tomado, pois é seu por merecimento.
    Espero que você tenha entendido!
    Abraços.

  30. Fred Diz:

    Vitor
    com todo respeito mas comentarios alheios de diz que me disse não são provas de nada
    se você usar isso por exemplo em um julgamento vc não teria prova de nada
    isso tudo é opinião , fatos que não tem a menor prova de veracidade eu posso chegar aqui para ajudar seu blog e falar da vez em que envadiram minha casa pegaram dados de minha finada vó e fizeram uma psicografia que vc iria acreditar e usar isso como se fosse algo embassado mesmo sendo mentira

    Não perca tempo tentando ou naum desmascara algo
    por mais pense no seguinte
    o bem que ele fez para a quem ele entrou em contato foi imenso
    não há desde Gandhi e Madre teresa indicios de seres que seguiram tão a risca lições de pratica dfe amor caridade altruismo e humildade como Xico

    não sou espirita mas esse blog se baseia muito no diz que me disse

    um abraço e melhores pesquisas provas embassamentos em suas colocações

  31. dalila guerra Diz:

    meu caro, chico xavier é um espirito de luz, que sua intenção era confortar os encarnados….chico é amor, verdade e humildade….

  32. Castro Diz:

    Interessante que durante essas desmonstraçao de FALSO SABER, n vi algo que de fato provasse o que aqui foi apresentado contra o Chico Xavier.As pessoas o atacam mas n tiveram a coragem de trabalhar em favor do bem como ele o fez.
    ps:peço perdao na falta de acentuaçao ,pois meu pc esta com problemas.

  33. Beto Diz:

    Uma pessoa “normal” que publicasse mais de 400 livros, angariasse milhões e atraísse holofotes de todo o mundo, dificilmente conseguiria viver toda sua a vida na simplicidade absoluta. Por mais que estivesse carente de qualquer coisa e quisesse atenção – como disse o colega. É difícil acreditar nisso. O que há em excesso em nós: orgulho e egoísmo, faltava em Chico. Ele era a simplicidade encarnada. Talvez seja por isso que alguns entendem ser tão difícil compreendê-lo e tentem achar qualquer coisa que o desmereça. Qualquer coisa, por mais insignificante que possa parecer.

    Eu proponho a fraternidade! Minha com você. De você para comigo e de nós para com todo o mundo. Empiricamente, só pra ver no que vai dar!

    Achei um site que abriu minha cuca de tal maneira que até perdi o rumo. Mas valeu a pena:

    http://www.universalismo.org

  34. Paschoal Diz:

    Falar sem conhecimento de causa é fácil, falar da vida de Chico Xavier é ainda mais difícil pois foi é será o exemplo de Humildade e Amor , Chico em toda sua vida sofreu acusações de impostor, mas, nunca deixou de trabalhar em favor dos necessitados . E nunca conseguiram provar tais fraudes, porque nunca existiu. Tive a oportunidade de conhecer e investigar as cartas psicografadas por este Grande Homem, no qual só nos trouxe consolações. Indico aos amigos que procure saber quem foi o Dr. Carlos Augusto Perandréa Júnior, Peritos Judiciários em Grafoscopia e Documentoscopia Especialistas em perícias de Assinaturas, de Autorias Gráficas, … Que estudou por mais de 14 anos as cartas psicografadas por Chico Xavier e o mesmo confirmou a veracidade das mesmas . Não devíamos perder tempo em discussões sobre este Homem, mas sim nos unirmos para fazer o bem ao nosso próximo. Pois hoje sabemos que estamos sem Homens de exemplos neste País. Um abraço a todos

  35. alberto Diz:

    Impostor ou não, o fato é que confortou e trouxe muita resignação à muitas familias, pela perda de seus entes queridos. Foi sua missão.

  36. Luciane Diz:

    Me desculpe mas se Chico é farsante pq ele sempre ele nunca ficou com o dinheiro de suas obras, ele fatura atualmente 600 mil ao ano e todo esse dinheiro vai para obras de caridade se ele é farsante pq faria isso? me desculpe mais acho que vc precisa analisar melhor o que escreve.

  37. Luiz Henrique Diz:

    É perda de tempo ficar alimentando essa discussão, quer acreditar acredite, não quer monte um blog e post várias bobeiras sem fundamentos. Não sou espírita, não conheço essa doutrina, mas respeito Chico. Ele foi uma boa pessoa e se o autor desse blog fosse 10% igual a ele não perderia tempo com baboseiras e tentaria, como fez Chico, tornar o mundo um pouco melhor.

  38. Ronaldo Diz:

    Ola pessoal!
    Parabens, pelo forum, esta mesmo muito bom!
    Olha , gostaria de dizer que, sempre que via o Chico na TV sentia algo de estranho, ele nao me passava nenhum sentimento “bom” como a maioria diz sentir.
    Pelo contrario, sentia uma coisa horrivel, um literal “mal estar”
    Nao acredito nele, acho que era um psicopata usado por Satanas, nada mais nada menos.
    Onde esta o hospital fundado pelo Chico? a escola , a creche e etc?
    O dinheiro que o Chico fez com os livrecos piegas dele , foi direcionado para a divulgacao do espiritismo.
    So mesmo uma parte infima era direcionada para a “caridade”!!!!
    Agora , vejam so, o sobrinho dele que o acusou de plagio e de ser o unico “espirito” na fabricacao dos livrecos,
    esse rapaz foi brutalmente perseguido pelos espiritas e apesar de ter depois dito que quem o subornou foi um padre, em momento algum deu o nome do mesmo para que este fosse execrado, curioso, nao e?
    Nao se fala por exemplo em Irma Dulce, estarnho nao e?
    A mesma sim, construiu um hospital e tarbalhou ate a morte na caridade “REAL”!!!!!!
    O melhor vou dizer agora, vi outro dia uma pessoa no meu orkut que havia colocado uma frase de Chico Xavier”
    “Embora ninguem possa voltar atras e fazer um novo comeco, podemos comecar agora e fazer um novo fim”
    Pasmem, essa frase nunca foi de Chico, gostaria que alguem pudesse me dizer em qual livro Chico teve essa frase publicada.
    Essa frase foi do escritor Carl Bard, deem uma olhada nos trabalhos dele e suas frases mais importantes.
    Em suma, o Chico foi um grande mentiroso , doente mental, e um ser humano usado por Satanas para ir contra o evangelho de Jesus.

  39. Carlos Magno Diz:

    Quanta grosseria e incoerência!
    *
    “Olha , gostaria de dizer que, sempre que via o Chico na TV sentia algo de estranho, ele nao me passava nenhum sentimento “bom” como a maioria diz sentir.
    Pelo contrario, sentia uma coisa horrivel, um literal “mal estar”
    Nao acredito nele, acho que era um psicopata usado por Satanas, nada mais nada menos.”
    *
    Ao contrário de milhões de espíritas que somente se sentiam bem quando ouviam o Chico, porque tinham Jesus no coração, Satanás também se apresentava para os indignos a fim de provocar-lhes o mal estar. E eles sequer disso se apercebiam. Simples assim!
    *
    E se espíritas colocam na boca do Chico frases que ele não teria dito, o problema não é do Chico. O que ele disse está escrito, e o escrito é o que vale nesse mundo de crentes e descrentes.

  40. Paulo Bandeira Diz:

    Parabéns pelo blog. Importante desmascarar farsantes sejam supostamente caridosos ou não.

  41. Juliana Diz:

    Infelizmente, poucos conhecem e se dignam conhecer a doutrina espírita. Chico não foi Deus. Foi um encarnado, como nós, missionário na prática do amor ao próximo e da caridade. Cumpriu sua missão sem enriquecer, sem humilhar, sem maltratar e em troca, recebe comentários maldosos de quem não sabe o que diz. O que importa é que cumpriu seus designos com amor, fé e humildade. Lamentável!

  42. Ernesto Diz:

    Boa tarde a todos!
    Sou físico e perito criminal, estudo fenômenos “inexplicáveis” há muitos anos, tenho um acervo muito grande e cientificamente colhido de coisas que ainda não foram destrinchadas pela nossa ciência atual e que talvez nunca sejam.
    Passei a ler o site recentemente e tenho visto que falta muito ainda de metodologia científica pra se afirmar algo novo, pra se duvidar do que foi estabelecido ou pra se levantar suspeição sobre se alguém é ou não verdadeiro em algo ou impostor em outro.
    Uma coisa que eu consideraria é o bem que Chico Xavier fez e faz ainda depois de morto através das instituições que ele criou, entrevistei o biógrafo dele recentemente e ele tem provas históricas de que ele ajudou mais de 20 mil pessoas em poucos anos, com agasalhos, livros, medicamentos, internações hospitalares etc… acho isso um ponto positivo para a pessoa humana e uma consideração filosófica, penso que alguém assim não pode ser chamado de impostor de qualquer maneira, mesmo porque estudos neurológicos sérios foram feitos com ele em vida e até mesmo um encefalograma que constatou seu transe mediúnico… penso que se ele disse uma vez o que uma mãe em prantos gostaria de ouvir, isso não é ser impostor e se for, pobre de nós que achamos que somos “verdadeiros” atirando pedras nos outros, isso então seria digno de pena de morte.
    É a minha opinião.
    Abraços

  43. Marcelo Parada Diz:

    Meu caro,

    Você conhece algum impostor que enganou, mentiu e roubou milhares de pessoas para doar tudo o que ganhou ao pobres e morrer na miséria?
    Científico como se diz deve saber se Hobin Hood exisitu ou foi só uma lenda… Talvez tenha reencarnado como Chico Xavier…
    Use sua energia para coisas mais construtivas…
    Do mal que o império romano fez ao mundo com a igreja católica ninguém fala…
    Dos auto entitulados bispos que tiram até o couro de pobres deseperados ninguém fala…
    Aí surge alguém movendo montanhas pelo próximo sem pedir nada em troca e caem de pau em cima dele…

    Que Deus te abençoe assim mesmo… E oremos para que você se torne uma pessoa melhor, pois foi isso que Jesus e Chico me ensinaram… Orar pelo bem dos que nos perseguem e amar quem nos odeia… Retribuir o mal com o bem… Perdeoar sem se preocupar em ser perdoado… Ajudar sem fazer questão de ouvir agradecimentos… Amar mesmo sem esperar ser amado… Será que explicando assim você consegue entender? Ou quer uma explicação científica?

  44. Marcelo Parada Diz:

    A verdade que fere é pior do que a mentira que consola

  45. monara Diz:

    olha só sei dizer uma coisa, ninguem conseguiu provar nada até agora, e existe mais coisas entre o ceu e a terra que se pode imaginar, pois tenho uma filha que desde os 3 anos fala com espiritos, fale sobre a vida e a encarnação deles, e nos conta o que esta por vir.
    antes de lançar alguma coisa é melhor ter provas, pois,
    lembre-se calunia é crime….

  46. Jairo Diz:

    Acho perigoso apoiarmos a farsa, justificando que ela tenha sido usada para o “bem” ao consolar pessoas inconformadas por terem perdido algum ente muito querido. Pode ser que Chico Xavier realmente não tivesse tido nenhuma má intenção nas “psicografias” que fazia, pois acho que ele tinha um espírito (sem trocadilho) bom, mas o problema é que a impressão passada por ele de que estes “mistérios” da natureza são possíveis, pode ter dado margem para que charlatões e pastores evangélicos, que se disseminaram como pragas na TV, se enriquecessem com enganações semelhantes, através das “curas milagrosas”. Melhor seria se admitíssemos que somos seres de carne e osso, e que o único motivo de procurarmos a todo custo nos mantermos vivos, com saúde, e felizes, é o da preservação biológica da nossa espécie, que evoluiu tão mais que as outras, a ponto de não aceitarmos que somos finitos, e que não há nada após a morte. Quem consegue encarar corajosamente este fato, não corre o risco de ser enganado por nenhuma religião, mito, ou crendice estúpida.

  47. Sonia N. Diz:

    Ao Ronaldo e a todos que, além de enlamearem o nome de Chico Xavier (porque desconhecem completamente quem ele É) e vivem se perguntando onde estão os hospitais, as creches, os orfanatos, os asilos e todo o Bem gerado, direta e indiretamente por Chico Xavier: O NOME DELE possivelmente não será encontrado nas fachadas desses núcleos de conforto. Lá estarão apenas as suas “digitais” e a gratidão daqueles que foram beneficiados pelo seu amor e desapego. Ele, como ninguém, soube exemplificar, fazendo o Bem, sem qualquer ostentação.
    Mas, o Vitor acredita que ele fazia tudo isso para ganhar atenção.
    Vitor, ele poderia ter ganho muito dinheiro e continuar ganhando a atenção e o carinho das pessoas. Nós temos vários exemplos de “médiuns” que estão ganhando as duas coisas.

  48. Luiz Garcia Diz:

    Vitor, uma criatura que não perdeu tempo em analisar a viada dos outros, em tentar ajudar o próximo ,em não querer ridicularizar os outros, tem muito mais valor prá mim do que voce caro Vitor.
    Assim como voce diz que ele queria ganhar atenção, acho que voce faz o mesmo.
    Por isso com todas essas provas que tem em mãos , vá até esses programas que gostam de sensacionalismo barato e vá falar dele,pricipalmente agora que sairá o filme dele. Quem sabe não façam um filme do seu blog.
    Parabéns amigo muita luz a ti.

  49. Sonia N. Diz:

    Luiz,

    você deu um “show”, com poucas palavras.

    Abração afetuoso

  50. Lay Diz:

    Olha perder meus 20 min lendo esse blog me fez dar boas gargalhadas, como poder alguem ser tão invejoso e maldoso, ao ponto de colocar em duvida a reputação de alguem que só fez o bem…nem nessa e nem em outra vida vc conseguiria fazer o bem e a caridade que ele fez!!!

  51. michelle mendes Diz:

    Que perda de tempo esse blog, vc deve ser uma pessoa totalmente ignorante, sem nenhuma cultura, as pessoas acreditam no que elas quiserem, o homem foi conhecido no mundo todos por suas obras, e vc aparece dizendo essas barbaridades…tenha paciencia né….

  52. Vitor Diz:

    Sim, Michelle, elas tem direito de acreditar no que quiserem, mas também tem direito de acesso a informação.

  53. Luiz Diz:

    Ei, Vitor.
    Aqui entre nós, o que mesmo é que você está querendo, no final disso tudo? Não seria “obter a atenção alheia”?
    O método do Chico, com as obras sociais, parece melhor.
    Que tal doar a renda obtida com a publicidade dos acessos a este blog para a caridade? Aposto que esse audiolivro que vc anuncia aqui no canto solta um cascalhinho…

  54. nalva Diz:

    ao homem foi permitido morrer uma vez e depois segue-se o juizo, por isso quem parte dessa vida para outra não tem mais contatos. e so ler a biblia que e a escritura que deus deixou para nos orientar como uma bussola.

  55. nalva Diz:

    ah! antes que eu me esqueça hebreus 9:27 quem quiser ler….

  56. Renata Diz:

    Desculpe, mas não acredito que Chico Xavier era um impostor. Para cada prova contra, temos 10 a favor.
    Acho que quem pensa assim é realmente cético. Pudera que todos os médiuns, falsos ou não, fizessem 1/8 do que Chico fez….

  57. André Andrade Diz:

    Sandro, gostaria de dizer que concordo quando você diz que distorceram o Espiritismo e o contaminaram com dogmas católicos e cristãos, tentando transformá-lo em um grande movimento religioso. Os fatos espíritas existem em todos os lugares e se manifestam em todas as religiões e fora delas, uma vez que é parte de nossa natureza espiritual. Assim como a bíblia foi, o espiritismo também foi manipulado para se enquadrar nos moldes ideológicos das lideranças. A estória oculta do espiritismo no Brasil através da FEB e de outras entidades deixa isso bem claro.

    Não sou religioso, nem mesmo me considero espírita, apesar de concordar que através do espiritismo muitos fatos são explicados e reproduzidos continuamente corroborando para a continuidade das pesquisas com caráter científico, o que certamente trará mais luz e razão aos fenômenos.

    Paz e Luz a todos.

  58. kd Diz:

    Bom, primeiramente, antes de criticarem o que estará escrito aqui, leiam atentamente: NÃO SOU ESPÍRITA, MAS TAMBÉM NÃO SOU CONTRA!!!

    A questão é que o Sr. Victor teve a proeza de levantar e sustentar algo que é díficil para uma grande massa aceitar. O fato de você, Victor, colocar em dúvida a autênticidade de CX, não o torna melhor ou pior que qualquer um como li em um comentário acima. Trata-se apenas de uma opinião e deveria ser respeitada (não exatamente aceita) por todos!

  59. Samuca Diz:

    A principal coisa que temos que fazer é RESPEITAR a opinião dos outros, concordando ou não…..acredito que nem o próprio chico discutiria para dizer que um ou outro está certo.

    Mas com certeza fazer uso de certo assuntos, criar intrigas desnecessárias sem o objetivo de ajudar os outros é extremamente reprovável.

    Creio no Chico. Certamente suas intenções sempre foram as melhores. Foi humilde e ajudou a quem pode.

    Muita Luz e Paz A Todos

  60. Roberto Diz:

    Ah, cá está o Vitor que posta no ceticismoaberto! Ah tá.

    Ah, falou mau do Chico Xavier??? Poxa, continuas o mesmo hein?!

    Como o que tu procuras e holofotes para enaltecer o teu ego doente eu te sugiro algo que te trará enorme sucesso Vitor: faz o seguinte velhinho, senta a marreta no Chefe do Chico Xavier. Vai aí o nome dele para ti colocar no título bombástico e sensacionalista, despeitado e irresponsável – Jesus Cristo.

    Diz aí que Jesus era um farsante, um impostor. Arruma aí algum respeitabilíssimo “internauta” para dar um depoimento que te esconda na covardia de dizer o que tu mesmo pensa e fazer alguma acusação ao Chefe desta gang de impostores que são missionários enviados por Ele para lançar uma réstia de luz na escuridão do planeta e iluminar a mente trevosa da ignorância.

    Sucesso garantido. Teu blog/blog vai arrebentar velhinho. Toca ficha e depois aguenta as consequências.

    Chega a ser inacreditável que hoje em dia alguém se preste a este papel que tu estas ostentando. Isto caberia melhor na idade média, este ataque sem provas, esta perseguição à verdade para perpetuar as misérias humanas. Realmente tu não existes velhinho, tu não existe. Peça de museu. Raridade.

  61. elisangela Diz:

    só lamento por vc !

  62. Juan Diz:

    Doutrina espírita não é rligiao e sim uma forma natural de tudo que rege o nosso mundo de provas e expiações.Chico Xavier somente nos mostrou o caminho que Jesus, nos ensinou bem antes.Como pode um homem como Chico, ser charlatão se nem dinheiro para si mesmo ele não queria e jamais construiu templos gigantes para levar fiéis ao seu encontro.Cada um vinha por vontade própria e numca, nimguem, pagou por sua caridade.O amor falava mais alto, assim como Jesus o fez.Nós temos nosso” livre árbitrio’ para fazermos de nossa vida o que quisermos.Alguns acreditam outros não mas, a maioria, sabe quem foi Chico.No fundo Se somos Católicos,Espíritas,Evengélicos,etc…Somos todos irmãos seguindo a mesma jornada.Jesus também pregou o amor, curou, rescucitou mortos e no final acabou crucificado.Assim é a humanidade.Uns creem outros não,afinal cada um tem a sua opinião.
    Que a paz esteja com todos.

  63. TABATA Diz:

    Nossa impressionante, um relato do orkut, por um tal de maurício se é que existe. Uma carta sem valor, que teoricamente falsa , guardada a sete chaves por um depoimento de página apagada quer dizer não podemos nem averiguar.Uma tal de corrida(srsrsrs) para obter contato com médium.

    Rídiculo! Poupe-me

  64. Sonia N. Diz:

    Tabata:

    Você precisa se explicar melhor. Não deu prá entender nada.

    Sonia N.

  65. Roberto Diz:

    olá

    Logicamente acreditar que o CX conseguia ouvir ou incorporar os mortos é uma bobagem que qualquer um com um pouco de serenidade ou ceticismo devia desconfiar. O que CX fez muito bem é de induzir as pessoas terem fé , é o que faz com que muitas pessoas mudem de atitude. Ele foi importante como pessoa também pelas obras sociais e conselhos que dava a gente que o procurava.
    Não vamos falar q nada ganhava, que isso de ajuda dá muito dinheiro sim senhor, tem “herdeiros” atrás do patrimonio deixado.

  66. Rejane -PE Diz:

    Boa Tarde
    Achei muito interessante o que li, e acho que deve ser pesquisado exaustivamente para sabermos a verdade. Senhor Maurício peque a mensagem recebi tire uma copia da assinatura do seu irmão peque um escrito antigo dele e leve para um grafologista para confirmar a autenticidade da assinatura, procures essas pessoas que tiveram suas casas envadidas e convenças-as a contar a verdade. Mais vamos lembrar que Chico não pediu dinheiro aos seus pais e encentivou o perdão. Lembrar que suas obrar ajudaram muita gente, ele não ficou com o lucro obtido com elas, além de nos encentivar o amor ao próximo e perdão. Vamos pesquisar a veracidade de tudo isto não só do espiritismo mais também das outras religiões, estamos passando pela era dos escandalos padres pedofilos, igrejas evangelicas milhonarias e todas são livres de impostos pergunto eu onde esta a presença de DEUS e os ensinamentos do seu filho Jesus. O homem não precisa de religião e sim de religiosidade, ser bom dar aos outros o que quer receber, QUANDO A BONDADE ESTIVER DENTRO DE NÓS A AI SIM SEREMOS BONS NÃO MATAREMOS POR MOTIVOS FUTEIS, NÃO JOGAREMOS CRIANÇAS DE JANELAS, NÃO ARRASTAREMOS CRIANÇAS AGARRADAS AO CARROS POR QUILOMETROS, NÃO MATAREMOS PAIS DE FAMILIA, NÃO FAREMOS TANTAS COISAS MÁ. Por favor vocês homens de cultura e estudos nos traga a verdade, tire de nossos olhos a venda da mentira, pesquisem e cheguem a verdade, já temos muita mentira na politica , na medicina, na educação, na justiça, vamos trazer a verdade.

  67. Miriam Diz:

    «Pode-se enganar todas as pessoas durante algum tempo; pode-se até enganar algumas pessoas durante o tempo todo; mas não é possível enganar todas as pessoas durante o tempo todo».
    Abraham Lincoln

    Percamos tempo revendo nossas posturas perante a vida independente de qualquer psicografia ou doutrina. Os questionamentos só nos servem, se as respostas contribuirem para nosso bem estar. As críticas devem ser bem recebidas pela doutrina, pois ajudam, para que saibamos onde é o limite da sensatez e da ilusão.
    Kardec também era cientista e fez todos estes questionamentos. Quem sabe o blog não chegará um dia a estas conclusões? Mas por favor, eu peço: Se o Chico receber vcs lá do outro lado, sejam humildes, procurem um médium para psicografar e revejam suas acusações!! façamos um acordo: Quem se for primeiro, conta a verdade!
    Um abraço!

  68. Thami Vasconcelos Diz:

    Acredito que o autor invés de tentar denegrir a imagem de uma pessoa que só bem fez aos outros, a comunidade, devia usar igualmente o seu tempo para o BEM!!
    Mas, infelizmente, se doar, seu tempo e vida é uma tarefa muito difícil.

  69. Rosângela Diz:

    Não sei porque as pessoas (algumas) querem tanto fazer com Chico Xavier seja visto como um impostor. Conheço pessoas que receberam mensagens de entes querido por intermédio do Chico, e garanto que não houve nenhuma entrevista antes, até mesmo porque foi em uma seção aberta onde familiares estavam na platéia e a mensagem veio. Que não acreditem no espiritismo é valido, afinal religião não se impõe se crê, ms deixem Chico em paz e a aos espíritas também, pois respeito é um ensinamento do Cristianismo e me parce que muits pessoas estão usando a Bíblia como desodorante.

  70. alaerte Diz:

    não acho que chico seja impostor, tão pouco verdadeiro, muito pelo contrario rsrssrssrsr.
    tudo que diz respeito a algo que não conhecemos, nos leva a duvidas e especulações.
    sou catolico de criação e espirta de coração.
    pois acredito fielmente que Deus existe, e que não podemos ser obra de meras coincidencias como que afirmar a ciencia. O problema é que uma doutrina quer ter a verdade absoluta sobre outra, quando na verdade tudo se mistura.
    a ciencia e religião principalmente.

  71. Lima Diz:

    Incrivel né!…pq não fizeram esses questionamentos quando o CX estava vivo, pq não foram na tv, radio ou pelo menos na frente dele e falaram tudo isso???…bando de covardes isso sim!…e como se explica um mentiroso, charlatão pobre, humilde e ainda fazendo caridade?…se for isso precisamos de mais charlatões e mentirosos como CX…vcs deveriam é ir atraz desses politicos ladrões que carregam dinheiro nas calças, que roubam de nós e ninguem fala nada, sai na midia e não se toma providencias, e ai vem uns caras q para serem chamados de hipócritas ou coisa assim tem que melhorar muito falando de um homem humilde, sereno q jamais teve dinheiro para nada que não fosse a caridade.
    Vcs estão atraz de sensacionalismo! é facil! fica pelado com uma melancia pendurada no pescoço em uma via publica e pronto.

  72. Chico Xavier: Charlatanismo que vira filme | reEvolução.net Diz:

    […] Chico Xavier: Um Impostor? Depoimento de um Internauta: Um caso de contado direto com Chico Xavier. […]

  73. Tallick Diz:

    Se realmente, Chico Xavier era, quem ele se dizia ser, assim como boa parte das pessoas acreditam, com todo esse suposto “poder” sobrenatural, então, porquê ou pra quê, fazia-se necessário que os familiares da pessoa falecida, tivessem uma ou duas conversas iniciais, passando ao suposto médium, informações privilégiadadíssimas e específicas ao caso tratado, como por exemplo, nome da pessoa falecida, ou de entes queridos falecidos com antecedência? E outra coisa, em ele se auto-intitular médium espírita, que se diz receber as informações dos mortos, entao creio que, caberia exclusicamente e somente á ele Chico Xavier suposto médium, “adivinhar” ou receber o nome das pessoas e tudo que diz respeito ás peculiaridades da vida do falecido antes dele morrer e antes mesmo, dos familiares irem até ele, nao acham?

  74. Tallick Diz:

    O problema minha cara Lima, é que os políticos todo mundo os vêim, sabem que são ladrões e pronto. Isso é um fato peculiar á nação brasileira. Já os supostos espíritas são mais camufláveis, em uso e em pról de benefício próprio da credulidade daqueles que necessitam acreditar em algo, para poder saciar a dor da perda, mesmo que seja um saciar por intermédio de uma grande mentira, e falsário como Chico Xavier e outros menos famosos por todo o país. E também, pelo fato de enrolões como Chico foi, serem mais nocivos, pois poucos conseguem ver a tamanha bizarrise das farças realizadas (aliás, eu nem sei como foi que Xavier morreu pobre, ele perdeu uma chance excomunal de ficar rico, como muitos pastores neste país). Os políticos nao, todo mundo vê, e ninguem faz nada, assim como vc, eu suponho, tambem não. Abraço!

  75. Leandro Diz:

    Como vcs meros mortais como eu, se acham no direito de duvidar de uma pessoa como Chico Xavier? Vcs. garanto q muito de vcs. não tem nem o minimo de conhecimento espirita pra julgar este homem. E como já disseram, ele poderia ser mais rico que qq homem na face da terra e viver no luxo, ou arrumar tratamento em qq lugar do mundo para suas doenças, coisas q nunca o fez, só por este fato ja deveria no minimo ser considerado como santo, pois passou por todas esta tentaçoes com merito. Então, qdo passarem por situação parecida , talvez possam pensar em julgar este homem abençoado….Deus perdoe vcs por tamanha injuria para com a memoria deste homem.

  76. Medeiros Diz:

    Incrivél, nguem falou nada sobre Edir Macêdo ou os padres pedófilos da Igreja Católica,Srs se Chico fosse um falsario, teriam-no desmacarado qdo em vida aqui nesse plano,como alguém aje ilicitamente e não aufere nenhum lucro sobre o que arrecada e ainda doa todo o dinheiro recebido para
    várias instituições, mesmo depois de morto,o espiritismo é fato,várias universidades realizam estudos sobre tais fenômenos, virou tese de doutorado na PUC recentemente, toda relegião ou tendência filosófica tem que ser respeitada, não adianta bufar ou aumentar o batimentos cardíacos, mudar de cor , etc. fiquem com Deus e procurem estudar um pouco mais, vamos combater juntos os maús políticos, pois o dia 3 tá chegando, estes, sim muitos estão enquadrados no artigo 171.

  77. roseli Diz:

    Amor, sensibilidade, carisma e caridade é assim que sempre vi o maior médium até hoje Chico Xavier.
    Duvidar de CX, é duvidar da existência de DEUS, já que o que ele fez em todo tempo que passou entre nós, foi tranquilizar e levar esperança a todos, de saber que os nossos entes queridos estão em algum lugar as vezes precisando de nossa ajuda através de preces e nos confortando com a certeza de que nos veremos algum dia. Sou nascida e criada dentro do espiritismo, já passamos por algumas “perdas” e conseguimos seguir em frente sempre confiantes que Deus nos dá a oportunidade de crescermos como pessoas, Chico foi um exemplo de tudo de bom que há. Com certeza quem duvida de Chico só posso lamentar por ele, pois até mesmo os mais céticos que conheço, não conseguiram deixar de admirá-lo. Se querem provar que ele era impostor, não percam tempo, tentem fazer igual ou pelo menos 1/3 do que ele fez por nós e pelos menos favorecidos. Aposto que vc tem algum vizinho ou algum parente nesse exato momento necessitando de sua ajuda, ajude-o. Quer provar alguma coisa chegou a hora seja melhor do que vc se julga ser.
    Seja feliz, não julgue os outros nem a si mesmo, procure sempre o caminho da caridade e do amor só assim terá paz de espirito.
    Fiquem em paz.

  78. Cintia Santiago Diz:

    Olá, meu nome é Cintia Santiago e sou estudante de jornalismo.

    Tomei a liberdade de te escrever porque vi que você tem ligação com a psicografia. Pretendo fazer o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da faculdade sobre pessoas que recebem cartas psicografadas. Estou em busca de pessoas que estejam dispostas a contar um pouco de suas vidas e de que maneira se envolveram com o mundo da psicografia. Sou de São Paulo e tenho preferências por pessoas daqui. Você poderia me indicar alguém? É um trabalho sério, um livro reportagem.

    Muito obrigada e desculpe-me pela “invasão” do seu e-mail.
    Cintia Santiago

  79. LORD ERICSSON Diz:

    SAUDAÇOES MEUS CAROS

    TIPO QUERIA PERGUNTA UMA COISA PRA COMEÇAR EU NAO ACREDITO EM DEUS SOU ATEU EU ENTREI PRA VER CARTAS POR ACASO OS Q FALAM MAU DO ESPIRITISMOS SAO EVANGELICOS QUERIA SABER QUANTOS EVANGELICOS TEM AQUI ? PQ ASSIM OS ESPIRITAS NAO FALAM MAU DOS EVANGELICOS PELO CONTRARIO FALAM ATE BEM ESPERO Q TODOS RESPEITEM A RELIGIAO DE OUTRAS PESSOAS E PAREM DE CRITICAR COISAS Q VCS NAO SABEM EXISTE COISAS ALEM DA IMAGINAÇAO DE VCS ABRAÇOS SOMBRIOS E SANGRENTOS A TODOS

  80. Fábio Diz:

    Fala sério!!Não vou nem sequer me dar ao trabalho, o Lima ja falou tudo.

  81. Fernanda Garcia Diz:

    Seria muito fácil desvendar…
    Era um homem bom por natureza e só fez se aperfeiçoar durante a vida. Investiu em ajudar o próximo, com suas mensagens, livros, doações. A maior doação que ele fez ao mundo foi seus livros, cada página uma lição, uma mensagem de crescimento moral pra aplicar nessa vida, porque é aqui, agora que podemos fazer diferente, podemos fazer melhor.
    Diferente de padres e pastores não acumulou bem material algum em sua vida…o dinheiro de venda dos livros foi sempre doado…
    Acho que não nos resta dúvidas…

  82. Marcio George Silva Diz:

    como dizia Chico Xavier, o espiritismo e um caminho que um dia nosso coração ira busca, que farsante e este que morreu pobre e vivia na simplicidade

  83. erich Diz:

    Caro Internauta Mauricio , sou medium e tenho experiências com relação a espíritos … se você não tem entendimentos a respeito , então você precisa se informar mais , sei como é uma dor de perda de um familiar. Queria eu poder resolve-lo para vós , todas a suas duvidas…sabemos que existe espíritos de todas as classes, peço a vós que se informe o mais rápido possível antes de falar algo a esse respeito, agora nem todos acreditam que existe a vida após a morte.
    A partir do momento que você passa a conhecer o outro lado , terá um visão e compreensão melhor sobre o espiritismo. Pense bem antes de julgar. Obrigado!

  84. Anonimo Diz:

    Fui espírita por 10 anos.
    Frequentei muitos centros com frequencia, realizando trabalhos.
    Honestamente: nunca vi um espírito.
    Era induzido. Nesses centros rola uma “hipnose” coletiva e a pessoa vai começando a acreditar que vê as coisas.

    Nos três centros que frequentei, descobri corrupção.
    Um era administrado por um cara que depois virou vereador e começou a ganhar dinheiro com a dita “farmácia popular” que o centro promovia.

    Em outro, uma “médium” realizava “consultas” (leitura fria pura) cobrando caro por elas. E era centro sim, com leiturazinha do Kardec no começo, passe e tudo o mais.

    No outro centro, os diretores pediam para fornecedores comerciais assinarem notas falsas.

    Ambos os centros eram frequentados por pessoas completamente diferentes.

    Não quero me identificar, pois pode ficar perigoso para mim. Mas digo uma coisa: espiritismo é uma seita ou religião tão corrupta quanto as outras.

  85. Desorientado Diz:

    Também procuro refutar, duvidar, achar algo que descredenciasse o Chico e outros médiuns. Já cheguei a duvidar da veracidade das obras de Alan Kardec. Ainda não tive uma experiência com os espiritos e a reencarnação existem. Já cheguei a acreditar que não sou digno de vê-los.

    Este foi o primeiro blog que li de alguém ainda tenta também.

    Cheguei a duvidar da reencarnação. Cheguei a perguntar algo óbvio como: Na década de 70 eramos “90 milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção”. Em 2010 éramos 190 milhões. A população mundial quase que dobrou desde que Kardec escreveu seus livros. E então, de onde vêm esses espiritos que estão encarnados agora que não estavam na época de Kardec?

    Decidi estudar. Decidi parar de ler blogs e ir a um centro.

    Imaginei que pudesse conversar com minha querida avó que já faleceu. Isso ainda não aconteceu. E espero que não aconteça.

    Estudar o espiritismo me fez parar de ter esses questionamentos. Ainda procuro provas que espiritos exixtem. Vale lembrar aqui que a doutrina ensina ou relembra a moral do Cristo, do Buda, do Aristóteles, do Kant e varios outros.

    A doutrina ensina que não existe alma-gêmea.

    A doutrina ensina que na nossa humilde existência terrestre, humilde porém orgulhosa, não conseguimos compreender a infinidade e o amor de Deus.

    Antes de querermos nos comunicar com entes queridos, o que comprova nossa existência orgulhosa, há infindáveis espíritos que precisam de ajuda.

    O próprio espiritismo ensina que se Chico foi um impostor ele certamente deverá expiar suas falhas. Cabe a nós somente orar por ele e para todos os outros que morrem, independentemente se foram bons ou ruins. Esse julgamento de bom ou ruim não cabe a nós. O que nos cabe é amar o próximo como a nós mesmos.

    Obrigado a Deus pela oportunidade

  86. marcilene Diz:

    Não sou espirita mais acho que ele não conseguiria mentir ou dicimular por tanto tempo…aaa sei lá ninguem sabe o que tem do outro lado,apesar que os espiritos falavam de tudo pro Xico,mais o mais importante eles nao falavam,como era o lado de lá…

  87. Nilson Pereira Diz:

    O assunto em debate é válido. Toda conrovérsia é salutar. A unanimidade é burra.
    Mas também quero opinar.
    Porque centrar o foco em Chico Xavier? As manifestações de espíritos nos rodeiam a todo momento em todos os lugares. Em todas as igrejas, evangélicas ou católicas.
    O espiritismo é uma forma de saber conhecer, identificar e estudar essas manifestações, todas naturais. A mediunidade é a o meio de contato com tudo que acontece. Allan Kardec, junto a tantos, disciplinou e organizou o estudo sobre estas manifestações que acontecem desde o princípo da humanidade.
    Psicografias, e outras manifestações espirituais acontecem todos os dias em várias partes do mundo. Deixem de tentarem ferir a bondade de Chico Xavier e olhem à sua volta, se surpreenderão ao perceberem o quanto o espiritismo está vivo e presente, perto mesmo de cada um de vocês.
    Procurem conhecer sobre o que falam, qualquer que seja o assunto. Uma opinião sem conhecimento perde o valor e se torna irresponsável. Vale lembrar, no entanto, que o conhecimento não é bem acessível a todos, infelismente.
    Chico Xavier não era, mas fez parte do espiritismo. O espiritismo veio antes de Chico e sobrevive a este. Chico Xavier foi um exemplo, colaborador, e ferramenta utilizada pela espiritualidade. Cumpriu sua missão de forma abnegada. Outros trabalhadores vinham e cotinuam na labuta da seara divina, trazendo o conhecimento dos espíritos.
    Chico Xavier se situa num contexto maior, complexo e ainda longe do conhecimento pleno para nós, simples mortais e passageiros nesta vida terrestre.
    Claro que está longe de nós, praticarmos a máxima cristã: “amar o próximo como a tí mesmo, e a Deus sobre todas as coisas”, a caridade, a humildade e o amor. Chico Xavier fez isso, e é um exemplo a ser seguido. Orgulho para nós brasileiros. Se alguém não consegue, e prefere atacar, paciência, faz parte da fraqueza humana. Serão perdoados.

  88. André Luiz Diz:

    Provas??????????????????????? A Conclusão mais pífia a que vi um sujeito chegar. O Chico entrevistava as pessoas com bastante idade, cerca de 60 pessoas, decorava o nome do morto, de parentes e as circunstâncias da morte em 5 minutos e depois reproduzia… Brincadeira, o Chico então era o Johnny Mnemonic. Onde está a carta deste caro companheiro oportunista??? Se a mãe dele na época duvidou, mas por uma questão de paixão ou sei lá o quê, guarda a sete chaves a tal epístola; ofereça a ela a chance de desmascarar o Chico de uma vez por todas. Ou melhor, comece a escrever um livro reunindo provas, reitero provas, não seja um Dan Brown especulador, conjecturador, ele ganhou milhões pelo menos. Se o objetivo do sítio é a análise científica, qual o método utilizado??? A prova para aplicar o empirismo. Eu posso simplesmente especular que Getúlio Vargas foi assassinado, alguém me falar, agora apresentar comprovação histórica através de documentação é completamente diferente. Estudei muito, até quem não estudou sabe o que é Ciência. Perdi meu tempo precioso com este detrito de blog. Por favor, se for abarrotar minha caixa de entrada com estas idéias tão profundas quanto uma lâmina de laboratório, ENVIE-ME PROVAS!!!
    Grato

  89. André Luiz Diz:

    RETIFICAÇÃO: ENVIEM-ME PROVAS!!!

  90. Carolina Diz:

    André Luiz, concordo… provas.

    Para todo tipo de “acusação” é necessário enviar provas. Fácil julgar ou condenar um homem quando se “acredita” ser um farsante sem ter a coragem de dizer nomes por uma questão “ética”… que “ética” é essa que expõe uma pessoa enquanto esconde outras?
    Muitos outros ditos “médiuns” se faziam valer da Fé alheia em troca de reconhecimento, coisa essa que o Chico em toda sua sabedoria evitou, sabemos bem disso… ao menos os que leram um pouco de suas obras.
    Não o “Santificamos” afinal, foi um homem como outro qualquer, com a sutil diferença de buscar colaborar com o próximo quando recorriam a ele.
    Sinceramente, qualquer um aqui pode inventar histórias a favor ou contra, criar textos, falar bobagens ou coisas parecidas… mas a Fé vai muito além de nomes, seitas, crenças, religiões e principalmente pessoas que se tornam intermediários com a comunicação Divina.
    Por fim, para que esse texto e alguns comentários não caiam em Vãs teorias, suponho que o mínimo que poderiam fazer é apresentar provas.

  91. luzya Diz:

    nossa eu achei muito legal sobre o comentario

  92. Luciane Diz:

    Fico pensando como pode… a fé dessas pessoas em DEUS.Pera ignorância,vamos nos informar povo procurem sabem quem foi Chico,o exemplo de vida que ele deixo.e depois então que souberem mesmo os depoimentos de pessoas que duvidavam dele,aí sim podem falar… falar nem sei o que ,mas tem pessoas que precisam julgar os outros ,é mais facil,dificil mesmo é fazer o nosso proprio julgamento.
    André Luiz é seu nome ou fake? rhum coitado rsss

  93. Xoreli Diz:

    Acredito que a questão transcende à figura de Chico Xavier. As perguntas são: Independente de quem seja, mediunidade existe ? Espiritos existem ? Se existem, existe o fenômeno da psicografia ? Retirando as farsas, os shows e a pirotecnia, restam fenomenos genuínos ?

  94. Michele Diz:

    Vc não tem o que fazer mesmo né Vitor,sua vida deve ser tão vazia que vc quer viver em funçao de denegrir a vida dos outros.Mas logo a de quem de CHICO XAVIER,não vai dar não.Um farsante que nunca se aproveitou de nada,viveu e morreu na pobreza,mesmo com as milhares de cópias de suas obras vendidas nunca usou disso para crescer financeiramente.Ao invés de ficar na frente do computador vivendo na sombra da vida de Chico,faça igual a ele,vai ajudar o seu próximo fazer caridade,pra ver se vc consegue realizar pelo menos um porcento do que o Chico realizou.

  95. Vitor Diz:

    O que o Chico ganhou – respeito, admiração, fama – dinheiro nenhum compra. E eu faço caridade sim, disponibilizo aqui material gratuito e de qualidade para as pessoas, sejam livros, artigos científicos… muito melhores de ler do que os livros plagiados do Chico.

  96. Paulo Diz:

    Li o texto. Li os comentários.
    Infelizmente as pessoas precisam mesmo de magia.
    Mais fácil acreditar que uma pessoa falava com os mortos do que qualquer outro argumento científico plausível.
    São os mesmos que dizem: Prove que deus não existe!
    As coisas existem porque as pessoas tem fé? E quem não acredita falta com o respeito?
    Qualquer esquizofrênico que passar por todos os exames que dispomos hoje será considerado normal. Mas pra quê tentar ser cético e buscar respostas dentro das leis do universo se é melhor viver de magia, fé….

    Não se pode esquecer da história da humanidade. Darwin “sofre” até hoje por ousar pensar diferente outrora.
    Mesmo com os avanços do detalhamento do DNA e pesquisas genéticas, as pessoas querem que as cartomantes sejam respeitadas, não se pode duvidar da fé dos outros. Não se pode ser cético em um mundo controlado por demônios, anjos, santos, céu, inferno…

  97. Eduardo Andrade Diz:

    Waldo Vieira mais tarde viria a confirmar que as psicografias de Chico Xavier eram um jogo de cartas marcadas,ou seja,Chico Xavier,recebia informações dos parentes vivos da pessoa que morreu,então ele através dessas informações ditas anteriormente,”psicografava” mensagens que ele dizia receber do morto mas na verdade ele usava essas informações que já estavam com ele para dar a entender para as pessoas que o procuravam,como se fosse da pessoa morta e isso foi dito por Waldo Vieira.Com relação a ele fazer atos de caridade,Chico Xavier não precisava dessa grande impostura para fazer caridade,no entanto,como ele desejava ser famoso como um paranormal praticava,infelizmente,esse charlatanismo e muitos foram enganados por eles.
    Para os espíritas,saber que Chico Xavier era um grande impostor,é uma grande dor para eles porque eles o idolatram,no entanto é melhor os espíritas conhecerem a luz da verdade do que ficarem enganados e as provas concretas mostram que Chico Xavier apesar de fazer caridade,infelizmente praticava charlatanismo pois de paranormal ele não tinha absolutamente nada.

  98. GUTO Diz:

    Vitor, respeito, admiração, fama – dinheiro nenhum compra!!! Você me fez rir cara!!! O ideal da vida, para Chico, na sua OPINIÃO, era ser respeitado, admirado e ter fama!!! Olha, isso é a sua mente que diz que isso é valioso, mas como você pode afirmar que era isso que ele queria?!?!? Se você me dissesse que ele era tão bom a ponto de mentir para fazer as outras pessoas felizes, vá-lá. Mas respeito, admiração, fama!!! Tenha dó. É um mistério, realmente, para quem não tem o dom. Quem vê as coisas de fora. Quem não percebe, não sente. É falar de Deus para o Ateu. Mas, quem acredita em Deus, se não for fanático religioso, no mínimo respeita o cara (CX). Abraço.

  99. GUTO Diz:

    Eduardo Andrade, existe um vídeo de Waldo Vieira que fala sobre o Chico Xavier. Há controvérsias, meu caro!!! Segue link:
    http://www.youtube.com/watch?v=nNtHEvqcFaQ

  100. Curioso Diz:

    teste
     
     
    tese

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)