Waldo Vieira acusa Chico Xavier e outros médiuns de Uberaba de fraude
Neste vídeo, Waldo Vieira fala abertamente que Chico Xavier recebia cartas marcadas para que pudesse ‘psicografar’ todos os detalhes do falecido. Avisa que muitos centros e médiuns ainda realizam tais artifícios. Ainda afirma que as sessões de materialização do Chico eram fajutas. A parte importante do vídeo começa em 1m45s e vai até 4m. Além do vídeo, ofereço uma transcrição do trecho principal.
Observação: Importantíssimas atualizações foram feitas em 26/04/2010 ajudando a esclarecer diversas passagens.
A mesma coisa aquelas mensagens que o Chico recebia. Você sabe que essas mensagens psicografadas, da pessoa que morreu assim, eles mandam a carta com os detalhes para a pessoa colocar na mensagem psicografada, né? Tem médium que ainda está recebendo essas mensagens até hoje. Eu nunca recebi uma mensagem assim. Agora, o pior disso é aquilo que eu falo para vocês, a natureza humana não falha. Quando eu deixei o movimento espírita, me mandaram umas cartas dessas pra mim pra eu receber mensagens pras pessoas. Eu queimei as cartas, só para não envolver ninguém. Então eles mandavam, ‘ó, o apelido dele é esse, a tia que ele gosta é essa, a madrinha dele, a dindinha, é a fulana, ela mora assim e assim.’ Tudo para haver uma relação. ‘O avô que ele gostava muito morreu no ano tal.’ Agora, eles mandavam essas cartas com tudo já mastigado para você colocar. Tudo carta marcada, jogo de carta marcada. Foi por isso que quando Souto Maior teve aí eu falei com ele. ‘Olha, você já viu isso?’ ‘Eu já’. Ele já tinha visto! Todo mundo que vai estudar isso acaba vendo, porque vai encontrar isso aí. E ele até sabe, tem médium que ele evita. Porque ele sabe que tem médium até hoje que ainda tão recebendo essas coisas e fazendo aí um auê, né? Isso dá ibope. Sabe, o processo seguinte faz média com muita gente, etc. Então a mãe faz média, o médium faz média, o centro espírita faz média, é um monte de coisa. Agora, ó… se você observar, lá em Uberaba, na minha época, o Chico não recebia essas mensagens. Por que é que ele não recebia? Porque eu falei com ele: ‘Olha, se tiver isso, eu caio fora já!’ Se você agüentar um tempo eu sigo as coisas pra melhorar a sua vida aqui e todo o trabalho. Tinha várias coisas… Outra coisa, vocês nunca viam, naquelas reuniões que faziam de efeitos físicos, eu não aparecia… porque ela era fajuta… a dele. Tudo isso… Hoje eu falo porque as coisas todas já passaram, é bom a gente clarear as coisas, porque a natureza humana não falha.
.
Análise do Depoimento do Waldo
.
Waldo Vieira diz: Outra coisa, vocês nunca viam, naquelas reuniões que faziam de efeitos físicos, eu não aparecia… porque ela era fajuta… a dele.
.
O trecho está entre 3:47 e 3:48.
.
Atualização em 26/04/2010: Nessa parte ele estava se referindo APENAS às materializações de Scheila – um OUTRO espírito. Nessas materializações de Scheila é que ele não aparecia.
Waldo Vieira e o repórter José Franco sendo tocados por Irmã Josefa na famosa experimentação do dia 3 de Janeiro de 1964. Note o leitor a admiração do reporter quando se defrontou com a entidade…
(Foto de Nedyr Mendes da Rocha)
Disponível em http://www.universoespirita.org.br/materializacoes/foto007.htm
.
Atualização em 26/04/2010: Waldo nunca garantiu a autenticidade das materializações de 1964. Sim, o consultório era dele, e ele sabia que se os fenômenos fossem fraudulentos, ia sobrar para ele. Ele se arriscou. Não dá, portanto, para acusá-lo de estar envolvido na fraude. No entanto, ele foi de certa forma cúmplice, pois não denunciou à época as fraudes de Chico com o espírito Scheila. Porém, ele mesmo disse que caso lhe perguntassem, ele abriria o bico, como está fazendo agora. Menos mal.
Pode-se questionar se as sessões em que Chico esteve envolvido eram mesmo fraudulentas. Eu diria que com certeza. Por pelo menos 2 motivos:
01 – A médium Otília Diogo, que realizou sessões de materialização com Chico Xavier, foi pega em fraude anos depois interpretando a irmã Josefa.
02 – Há a descrição em ao menos dois livros da materialização do senador Públio Lêntulos, episódio esse que nitidamente foi fraude, uma vez que tal personagem jamais existiu na época descrita (contemporâneo de Cristo). Para detalhes de porque tal episódio foi uma fraude perpetrada por Chico, ler aqui.
**********************************************************************
1ª correção em 07/02/2010: O internauta Plínio Ventura notou uma falha na trascrição entre os trechos 3:20 e 3:30. Faltava um “não” no trecho “se você observar, lá em Uberaba, na minha época, o Chico não recebia essas mensagens.”, o que bem pouco altera no caso do Chico, mas mesmo assim foi agora consertado. Ver comentários para informações.
2ª correção em 07/02/2010: Meu amigo Marcelo Druyan, um dos editores do blog Bule Voador, notou outra falha na trascrição entre os trechos 3:47 e 3:48. Faltou um “eu” na frase “Outra coisa, vocês nunca viam, naquelas reuniões que faziam de efeitos físicos, eu não aparecia”. Agora já foi consertado.
3ª correção em 07/02/2010: O trecho “Por que é que eu não recebia?" foi trocado por “Por que é que ele não recebia?".
Atualização em 07/02/2010: Acrescentei uma análise do depoimento do Waldo.
fevereiro 6th, 2010 às 12:40 AM
Pra mim este site é uma comédia e um passa tempo, dos preferidos… Assim como o Ceticismo Aberto.
Não que os sites sejam comédia, mas é comédia ver os contos em que os incrédulos caem…
Como to sendo um dos primeiros a postar, vamos contar quantas respostas virão do tipo: Acredite em jesus; vc é incredulo e vai queimar no marmore rosa (dicesar e serginho vao adorar) do inferno; existem mediuns genuinos (talvez no Paraguay); etc…
Parabens pelas matérias, ignorem as criticas e sigam em frente.
janeiro 29th, 2012 às 12:24 PM
Para quem duvida, basta se reportar ao caso em que Chico teve que fugir da cidade de Pedro Leopoldo, devido ao fato de seu sobrinho denunciar suas fraudes.
fevereiro 6th, 2010 às 4:22 AM
Com certeza vão dizer que esse vídeo é falso, que Waldo Vieira nem é espírita (!), ou que ele está senil, ou até mesmo que ele não conhecia Xavier tão bem quanto o Carlos Magno! Mas a verdade vem sempre. O tempo passa e todo que estava obscuro se ilumina. Não há mais lugar no mundo para os gnomos e negros inferiores de Kardec, nem para as cidades lunares de Ramatis, nem para o planeta Marte repleto de vegetação de Xavier, nem para os truques de salão dos centros espíritas do século XIX e XX, nem para as cirurgias “mediúnicas” feitas por espíritos de médicos que nem conheciam os rudimentos da medicina, nem para as levitações que ninguém viu (mas que juram que viram), nem para as fadinhas do bosque do Divaldo Franco, nem para a “lei da causa e efeito” que diz que doenças “espirituais” são karma (pelo menos até descobrirem o tratamento, aí deixam de ser), nem para humildes “médiums” do interior que afirmam nada ganhar e que canalizam pessoas mortas para confortar seus entes queridos dizendo obviedades e baboseiras pseudo-católicas, fazendo-se de si “gurus” super-populares . Não existe lugar nem mesmo para os milhões de órfãos do espiritismo e do espiritualismo que ainda se agarram às suas crenças, afirmando serem “ciência” e “filosofia” e dando explicações simplistas e irresponsáveis a coisas tão importantes, ignorando todo o corpo do conhecimento humano, adquirido à duras penas por gerações de cientistas, pesquisadores e historiadores. Estes sim fazendo algo “sobrenatural”: ousar buscar a verdade que liberta o homem.
fevereiro 6th, 2010 às 3:53 PM
é dificil interpretar tudo isto é um mistério que a gente não consegue entender,já aconteceu muitas coisas comigo que eu não sei nem o que comentar já fui ao centro espírita,tentar desvendar meu casa só que não tive coragem de saber o que vinha me acontecendo,fui visitar João de Deus e quando ele estava fazendo cirurgia eu sentia que a sirurgia também estava sendo feita em mim
fevereiro 6th, 2010 às 6:50 PM
Paulina, provavelmente você sofreu um efeito de sugestão, apenas isso.
fevereiro 6th, 2010 às 7:32 PM
MEU CARO IRMÃO,VOCÊ TEVE TODO O TEMPO PARA DIVULGAR ISSO E AGORA VEM DEFAMAR NOSSO IRMÃO CHICO QUE NÃO SE ENCONTRA AQUI MAIS.
POR FAVOR RECOLHA-SE A SUA INSIGNIFICANCIA,É ESSAS COISAS QUE QUEIMAM NOSSA DOUTRINA,UM EVANGELICO JAMAIS FARIA ISSO.
FRATERNALMENTE,
RAY PINHEIRO.
fevereiro 6th, 2010 às 8:51 PM
O que Waldo Vieira quis dizer é que há médiuns que necessitam dessas cartas, tem médiuns, centros etc que fraudam. Mas há exceções. Portanto mediunidade existe, e as mensagens do “além” não são tão fáceis como se pensa. Isso é que ele (o Waldo) quis dizer.
Os céticos como todo fanático somente coloca explícito mensagens que lhe convém. Não colocam toda a mensagem que foi dada por completo, somente em parte.
Lastimável então.
Waldo Vieira deixou o movimento espírita, mas não deixou de ser espiritualista, é bom que saibam disso!
Abraço
fevereiro 6th, 2010 às 8:59 PM
Ray Pinheiro disse que Chico Xavier está sendo difamado, logo por quem conviveu com ele intimamente.
Waldo Vieira afirma que as cartas “facilitadoras” existiram, se ele está inventando tal história então será preciso confrontá-lo com a verdade. Primeiro passo: esclarecer o interesse de Waldo em caluniar seu mais ativo parceiro de mediunidade.
O fato de Chico Xavier não estar mais entre os vivos não altera o quadro.
Sem dúvida que tem muita coisa suspeita na mediunidade de Chico Xavier, principalmente nos episódios de materialização dos quais participou. Tristes episódios…
fevereiro 6th, 2010 às 9:04 PM
Uma frase interessante para os céticos:
QUEM DESEJAR ESTUDAR SERIAMENTE ESTA CIÊNCIA (Doutrina Espírita), DEVE APROFUNDAR-SE BASTANTE E DURANTE LONGO TEMPO, POIS SÓ O TEMPO LHE PERMITIRÁ PERCEBER OS DETALHES, NOTAR AS NUANÇAS DELICADAS, OBSERVAR UMA INFINIDADE DE FATOS CARACTERÍSTICOS QUE SERÃO COMO RAIOS LUMINOSOS. MAS SE PERMANECER NA SUPERFÍCIE EXPÕE-SE A JULGAR PREMATURAMENTE E PORTANTO DE MANEIRA ERRÔNEA (A.KARDEC)
Abraço
fevereiro 6th, 2010 às 11:23 PM
COMO PODEMOS AVALIAR O CARATER DE ALGUÉM??????
SIMPLES: QUANDO SUAS PALAVRAS DENOTAM SEU SER;
USAR ALGUÉM JÁ DESENCARNADO PÁRA PROVEITO PRÓPRIO, JÁ DEMONSTRA QUEM É;
JOGAR LAMA EM QUEM NÃO PODE SE DEFENDER, ,JÁ DEMONSTRA QUEM ÉS.
USAR DE MANEIRA DEFASTA, PARA CRESCER PERANTE A MÍDIA, JÁ DEMONSTRA QUE ÉS.
HOJE ME SINTO TRISTE POR ACREDITAR DE MANEIRA IRREFUTIL EM ALGUÉM QUE SE PRESTA POR ESTA DECLARAÇÃO.
ROGO A DEUS QUE ESSE INDÍVIDUO POSSA AINDA ENXERGAR A LUZ.
POIS SABEMOS QUE O JOIO SEMPRE IRÁ CAMINHAR LADO A LADO PELO TRIGO.
COM O AMOR DE SEMPRE TIO CHICO
fevereiro 7th, 2010 às 1:56 AM
Olhem que chapéu lindo, que barba branca de papai-noel, que brancura de roupa, que doce de velhinho!
–
Mas onde estão as provas do que ele está contando? Vitor quede as provas?
–
Vocês vivem dizendo que Jesus não existiu porque não há provas concretas de sua existência. E todas as provas apresentadas ao longo da história foram suficientemente negadas pela comunidade cética, sem convencer. Por que então acreditar nesse velhinho de branco? Por que ele está vivo e falando em vídeo, ou por que faz bem aos egos de vocês?
–
Alguém aí disse que esse senhor era espiritualista, será mesmo?
–
(o som do vídeo está uma droga não dá para entender nada, estou me reportando ao que você transcreveu)
fevereiro 7th, 2010 às 2:28 AM
Esse é o Gilberto ANTES:
Gilberto Diz:
October 22nd, 2009 às 12:32 am
E alguém ainda acredita no que esse picareta do Waldo Vieira diz? Tenha santa paciência!!
@
Esse é o Gilberto DEPOIS:
Gilberto Diz:
February 6th, 2010 às 4:22 am
Com certeza vão dizer que esse vídeo é falso, que Waldo Vieira nem é espírita (!), ou que ele está senil, ou até mesmo que ele não conhecia Xavier tão bem quanto o Carlos Magno! Mas a verdade vem sempre. O tempo passa e todo que estava obscuro se ilumina.
@
Prezado bufão, continuas invencível!
Grande abraço!
fevereiro 7th, 2010 às 3:37 AM
E ele continua picareta, pois ele disse que não “compactuava” com a farsa de Xavier. Dá pra acreditar? Tenha santa paciência! “Xavier era fraude. Vários são fraude, mas eu saio incólume dessa, pois tudo que faço é verdadeiro”, parece que Vieira diz.
Além disso, usando a mesma lógica de Carlos Magno sobre as informações dadas por Waldo Vieira, no post WALDO VIEIRA RESPONDE ÀS PERGUNTAS, Carlos Magno disse ao mantenedor do Blog:
Carlos Magno Diz:
SEPTEMBER 27TH, 2009 ÀS 3:03 AM
“…o ceticismo colocado por você é maduro, além claro, de respeitar as informações passadas pelo Waldo Vieira.”
E, em contrapartida, neste post,
Carlos Magno Diz:
FEBRUARY 7TH, 2010 ÀS 1:56 AM
“Por que então acreditar nesse velhinho de branco? Por que ele está vivo e falando em vídeo, ou por que faz bem aos egos de vocês?”
Ué, o ceticismo maduro virou historinha de Papai-Noel? As informações passadas por Vieira não foram respeitadas neste post? (Caso não tenha visto, há no topo da página um VÍDEO em que o próprio Viera fala, e não um efeito especial!) Pode entrar em processo de negação, meu caro Carlos Magno, mas não dá pra defender Xavier se o maior colaborador do mesmo diz as coisas que diz. Mesmo sendo um picareta. Os dois são. Sempre foram, só que um quis virar guru e ser amado para compensar suas angústias, frustrações e auto-rejeição, e o outro resolveu abandonar o movimento espírita, mesmo nunca tendo admitido ser uma fraude. Mas pelo menos, quem sabe, ele deve estar dormindo melhor ultimamente. Caro Carlos, pode se entregar totalmente à negação. Tudo bem. Mas negue e viva na escuridão, ou diga um grande “SIM” à vida real, e alcance a grande salvação prometida por Jesus: “Conheça a Verdade, e ela o libertará.” Um grande abraço.
fevereiro 7th, 2010 às 4:08 AM
Caro Carlos Magno,
é óbvio que o Waldo precisa provar o que ele diz. No entanto, como envolvido direto nos acontecimentos, seu testemunho precisa ser levado em consideração por qualquer parte que vá estudar o caso. No entanto, pelo menos no tocante às sessões de efeitos físicos, há evidências claras de fraude independentes do testemunho do Waldo. Ei-las:
01 – A médium Otília Diogo, que realizou sessões de materialização com Chico Xavier, foi pega em fraude anos depois interpretando a irmã Josefa.
02 – Há a descrição em ao menos dois livros da materialização do senador Públio Lêntulo, que nitidamente foi fraude, uma vez que tal personagem jamais existiu na época descrita (contemporâneo de Cristo)
fevereiro 7th, 2010 às 4:21 AM
Vitor,
Você se diz um pesquisador. Amigo, eu torço (de verdade) para que sua consciência lhe mostre o quanto você ainda precisa amadurecer para se afirmar como tal.
Um pesquisador precisa ter, dentre outras virtudes, a imparcialidade, a HONESTIDADE e a RESPONSABILIDADE.
No texto apresentado em http://obraspsicografadas.haaan.com/2010/waldo-vieira-acusa-chico-xavier-e-os-outros-mdiuns-de-uberaba-de-fraude/ encontra-se um vídeo (referenciado somente, não é uma cópia), inserido na página em questão e oriundo do Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=RhStBaM80I4). O ponto que focou está exatamente entre 03m20s e 03m30s do tal vídeo.
Você, IRRESPONSAVELMENTE, colocou o seguinte texto em seu blog: (…) Agora, ó… se você observar, lá em Uberaba, na minha época, o Chico recebia essas mensagens. Por que é que eu não recebia? (…). Aqui você está transcrevendo o que Waldo “supostamente” diz no vídeo, resta saber se por lapso de sua parte ou de caso pensado (de repente sabendo que ele diz algo diferente do que está aqui, e querendo dizer que ele disse algo diferente).
Isto é MENTIRA, e todos que viram seu link deveriam ter tido algum senso crítico e visto/ouvido o vídeo antes de dar opinião. Eu, por qual razão não sei, decidi ver o vídeo. E foi batata: O que Waldo falou neste trecho, foi: “… lá em Uberaba, na minha época, o Chico NÃO recebia essas mensagens…” Tem um NÃO antes do “recebia”.
Para provar, eu fiz uma cópia do vídeo no Youtube, editei e recortei o momento exato onde o “NÃO” é audível com todas as letras. Baixem o vídeo em http://www.megaupload.com/?d=ZBUPUXF8 . Obs.: Tenho uma cópia local, “original”, do vídeo do Youtube, outra do vídeo que coloquei no Mega Upload e outra da página do Blog que foi citado. Ou seja, se você alterar o seu blog corrigindo, eu tenho os originais.
fevereiro 7th, 2010 às 5:04 AM
Ventura,
várias coisas:
01 – Eu ouvi essa parte umas dez vezes depois do seu recado. Não ouvi esse “não”. Pedi para um amigo meu ouvir o trecho. Ele ouviu o “não” na primeira vez. Depois fui ouvir outras dez vezes e continuei não ouvindo esse “não”. Na décima primeira ouvi o maldito “não”.
02 – Por incrível que pareça, isso não é um erro grave. Primeiro porque o Waldo fala pra dentro. Segundo porque o Waldo CONTINUA dizendo que o Chico recebia essas cartas. Veja o trecho entre 1:45 e 1:48. Ali definitivamente não tem um “não” na frente.
03 – O que ele está dizendo, portanto, é que quando ele [Waldo] chegou, o Chico parou de receber essas cartas marcadas, porque se ele [Chico] continuasse recebendo, ele [Waldo] saía do movimento espírita. Presume-se que o Chico voltou a receber as cartas marcadas depois. Antes, com certeza.
04 – Assim, agradeço que você tenha notado a falha na transcrição e já fiz a alteração, mas entenda que isso pouca muda no caso do Chico. O que muda é, como disse, que quando ele [Chico] estava com o Waldo, ele [Chico] não recebia as cartas marcadas. Só.
Um abraço.
fevereiro 7th, 2010 às 5:18 AM
Caro Ventura, contate imediatamente seu otorrinolaringologista. E pare de chamar os outros de desonestos e irresponsáveis. Seu post é que foi irresponsável, mentiroso, e indesculpável. Mas mesmo assim um pedido de desculpas ao Vitor cairia bem. Daria um certo tom de civilidade de sua parte. Ou talvez seu processo de negação seja tão forte quanto o do Carlos Magno, a ponto de até “delirar” ter ouvido o que disse ouvir. Uma lástima. Perdi até tempo fazendo o seu sugerido download. Procure um médico, um conselheiro ou um psicólogo, pois seu problema só pode ser de cunhos físico, moral ou psicológico. Espero que o resolva logo.
fevereiro 7th, 2010 às 5:25 AM
Oi, Gilberto
é, assim como eu, você também não ouviu o “não” na frente. Mas… dezenas de vezes depois que ouvi o trecho, apareceu o “não”. Um amigo meu ouviu o “não” na 1ª vez. Assim, o Ventura não mentiu. Mas como disse, isso pouca muda no caso do Chico.
Tenta ouvir o trecho dezenas de vezes. Em algum momento o “não” deve aparecer. Comigo foi na 21ª tentativa…
Um abraço.
fevereiro 7th, 2010 às 5:31 AM
Caro Vitor. Ouça a gravação mais vezes. Eu a ouvi umas 40 nezes, e ouvir um “não” com “todas as letras” como disse Ventura só pode ser brincadeira. Agora se você ouvir o vídeo indefinidamente você pode até ouvir um “hã”, ou um “hum”, ou virtualmente qualquer coisa que queira. Um “não” com “todas as letras” é forçar a barra. Esse tal Ventura atacou com garras afiadíssimas sem a menor necessidade. O que os outros leitores do blog dizem? Let’s hear it from the boys!
fevereiro 7th, 2010 às 5:40 AM
Oi, Gilberto
concordo que ouvir um “não” com todas as letras, em alto e bom som, é praticamente impossível…nisso você tem razão. Waldo falou muito pra dentro nessa hora.
Um abraço.
fevereiro 7th, 2010 às 5:55 AM
Bom, de qualquer forma, me desculpo ao Ventura se eu o ofendi, é que a virulência do mesmo me deixou meio perplexo, e fui irônico com ele. “My bad!” Ouvi mais umas 20 vezes nos últimos minutos, e continuo sem ouvir o tal “não”. Talvez seja o meu processo de negação pessoal! Me lembrou daquela piada da Maria, mamãe portuguesa que, ao terminar de fazer o jantar, pede ao seu marido Manuel que chame seus filhos, Joaquim e Fátima, para dentro. Manuel então chega na janela e grita, inspirando o ar ao invés de expirá-lo, dizendo com muito esforço: “Ioaquin, Vátima! Pá dento!”
fevereiro 7th, 2010 às 6:22 AM
Gilberto, relax. Sobre atacar o Vitor, não foi nada pessoal, só acho que a matéria é muito pretenciosa, e desonesta sim, pois o título pouco tem haver com o vídeo, e a transcrição foi irresponsável, pois levantou uma hipótese não verdadeira.
Mas, meu caro, é aquele negócio: Quem coloca a bunda na janela se dispõe a levar pedrada. Não quis julgar o Vitor, quis defender os que não estão aqui para fazê-lo, só isso.
Todo mundo tem o direito de se expressar, e isso é muito bom. Mas, se eu passar na rua e ver uma injustiça, e puder defender o injustiçado, seja um estuprador ou uma criança pura, eu o farei.
fevereiro 7th, 2010 às 6:53 AM
Gilberto:
–
Já que você foi pego em suas incoerências e tenta levar-me na mesma canoa furada vou explicar-lhe o óbvio:
–
1. Desonestidade sua porque não colocou o meu pequeno comentário inteiro desejando torcer minhas palavras. Eu disse ao Vitor:
–
“Estou achando esse seu questionamento arguto, mas comedido, e o ceticismo colocado por você é maduro, além claro, de respeitar as informações passadas pelo Waldo Vieira. Assim penso que o blog ganha outra coloração”.
–
Esse foi o comentário inteiro que você omitiu parte. Referi-me, evidentemente, ao Vitor por que ele formatou melhor a intenção cética, mas não elogiei o velhinho vaidoso. O que o Waldo disse ou deixou de dizer para mim, na ocasião, passou em branco e sequer destaquei uma vírgula. Repito, achei que o blog ganharia outra coloração, o blog, leia bem, pela maneira como o Vitor colocou o assunto, independente de Waldo ou outro qualquer.
@
2. Leia novamente qual foi o comentário do Vitor:
–
“Quanto às respostas, Waldo basicamente disse com relação às perguntas 1 e 2 que não sabe quais livros terrenos André Luiz se inspirou. Eu acho isso um pouco difícil de acreditar, mas enfim… vamos dar o benefício da dúvida. Quanto à 3ª pergunta, Waldo disse que associar André Luiz a Faustino Espozel é besteira. André Luiz é Carlos Chagas, e inclusive falou que já havia dito isso em seu programa.”
@
Está vendo? O próprio Vitor duvidou do velhinho! E mesmo assim achei a colocação do Vitor adequada. Só que agora o Vitor dá-lhe um destaque de Pop Star, porque ele resolveu falar mal do Chico em vídeo, mesmo não tendo provado nada! E aí o Vitor teve uma recaída, e os céticos como sempre estão tendo orgasmos. E eu não disse nada nem a favor nem contra o tal do Waldo, exceto da formatação nova do blog e da maneira do Vitor tratar do assunto. Só isso!
–
Deu para entender agora ou quer que eu desenhe? E você, heim? Que coisa feia e doentia, atirando para a direção que o nariz aponta! Irretratável!
fevereiro 7th, 2010 às 7:08 AM
correção: formatação nova do blog não, mas formatação do estilo cético, ou o que seja essa coisa multiforme!
fevereiro 7th, 2010 às 10:13 AM
Ventura,
acho que você ainda não entendeu. O título tem EXATAMENTE a ver com o vídeo. Leia de novo meus comentários em resposta a você para saber por que o “não” no trecho referido pouco mudou no caso do Chico.
fevereiro 7th, 2010 às 2:27 PM
Amigos. O Waldo prossegue por alguns segundos deixando claro que o Chico não realizara tais ações fraudulentas. No entanto, no seu melhor estilo apoteótico/carnavalesco coloca-se como aquele que impediu o Chico de tais práticas. Portanto, Waldo informa que não Chico não fraudou as mensagens.
fevereiro 7th, 2010 às 2:40 PM
Cristiano, o Waldo coloca-se como aquele que impediu o Chico de CONTINUAR com tais práticas. E ainda acusa as materializações de serem fraudulentas.
fevereiro 7th, 2010 às 3:29 PM
O Waldo Vieira já é um médium falido, não tem moral nenhuma para falar qualquer coisa a respeito da Doutrina Espírita, nem mesmo do Chico que tanto o ajudou.
Falta ao Waldo a principal qualidade:
Humildade e respeito.
Cospe no prato em que comeu.
fevereiro 7th, 2010 às 6:56 PM
Aproveitemos esse tempo para fazer o que Jesus nos ensinou, “amar o próximo como a si mesmo” que é o que o Chico fez durante toda a sua vida, exemplo de renúncia e humildade sempre praticando o bem e uma vasta literatura ensinando-nos como amar a Deus através da prática da caridade.O que o Waldo falou no vídeo ou de qualquer outra forma que venha a falar, pouco importa._Waldo faça um vídeo da prática do bem do seu dia-dia, a humanidade está carente de exemplos de cidadania e bondade. Deus ilumine e abençoe a todos.
fevereiro 7th, 2010 às 7:15 PM
Tá bem, eu sou desonesto e burro e o Vítor teve uma recaída. Pelo menos você continua constante como a Estrela do Norte: Entende as coisas sempre da maneira mais negativa possível, cria intrigas, ofende – talvez não atirando na direção do nariz, mas em TODAS as direções -e só solta desculpas à la Larry David (sem é claro, a inteligência do mesmo). Na sua constância, você acredita em qualquer besteira que tenha a mínima aparência espírita, e duvida de toda e qualquer coisa que seja dita que possa ser interpretada por você como crítica aos dogmas rasos que você tanto venera. Mesmo que seja dito por Vieira, cujos livros você devorou por anos e que ajudaram a criar seus rasos dogmas. Agora, como ele desmorona seus castelos de areia, ele é apenas um velhinho digno de chacota, um popstar que quer chamar a atenção (se ele quisesse chamar a atenção, ele diria essas coisas no Fantástico, e não em vídeo-aulas espiritualistas vistas por quase ninguém). Quanto ao blog, e a um movimento muito mais geral de procura pela verdade, nada mais pode voltar atrás. O caminho é para frente, sem volta. Nada pode mudar isso. Alguns se seguram à beirada do bote, mas ele está afundando. Não acredito que as religiões desapareçam. O cristianismo, por exemplo, tem seus refutadores desde o primeiro século, mas ele continua. Isso ocorre não porque os cristãos deixam de acreditar, mas que eles aos poucos entendem que o espiritual deve estar à parte do científico. O espiritismo não entende isso e continua a se autoproclamar ciência. Mas o espiritismo foi apenas um modismo alimentado por proezas e por inverdades científicas. Foi fruto de sua época, e não serve mais. Por isso o número de espíritas no país é de 1 %. Levando em conta o último número levantado por Carlos Magno, há 20 milhões no mundo (o número anterior que ele deu foi de 6 milhões, sendo ambos mais comedidos que o da FEB, que informa um absurdo número de 40 milhões!), isso significa cerca de 0,4% (ou de 0,1%, no número anterior). Se não fossem os meios de comunicação simpáticos ao espiritismo e ao assistencialismo gerado pelos centros espíritas nas décadas de 50, 60 e 70, o espiritismo teria no Brasil o mesmo fim que teve na França, ou seja, a quase-morte. Espero, com movimentos como o deste blog, que o espiritismo não morra, mas que consiga se desamarrar de seus dogmas sobrenaturais e que cresça como as religiões devem, ao meu ver, crescer: trazendo conforto espiritual e paz de espírito. Na minha opinião a única e verdadeira forma de evolução espiritual. Evolução esta que é sentida imediatamente, nesta vida, sem depender de sucessivas reencarnações ou salvações mágicas da alma em outras vidas extraterrenas.
fevereiro 7th, 2010 às 7:23 PM
É, Adelina, pessoas como você é que dão esperança de dias melhores e mais evoluídos a todos. Um super-abraço.
fevereiro 7th, 2010 às 7:55 PM
Atualizei o post, acrescentando uma análise do depoimento do Waldo. Leiam todos!
fevereiro 7th, 2010 às 9:58 PM
Vitor:
–
O problema do Waldo é o chapéu que está apertando o cérebro e afetando a memória. Está parecendo o Randi dos USA.
–
É mais um que atira no escuro e os céticos ficam todos agitados gritando e tendo faniquitos: “Dessa vez pegamos o Chico, ele vai ver só, vai ver!”
–
Gostei de seus adendos, mas não endosso as opções marcadas de o Chico estar envoltos em falcatruas. Isso ele jamais faria! E morreu honradamente.
–
Ah, a verdade como é tão próxima e tão distante!
fevereiro 8th, 2010 às 5:23 PM
Nada, absolutamente nada, pode alterar a vida e obra de Chico Xavier. Nem a ausência de um não, que no entender no Vitor, não significa nada. Isso é ciência Vitor? Um não é o mesmo que um sim? Significam as mesmas coisas? Assim como o vídeo de Waldo Vieria, cujo som não condiz com os movimentos da boca. É necessário ser técnico de som para matar essa charada. É uma vergonha, que só após a morte de Chico, surja essa valanche de calúnias!
Vocês tem coragem de acreditar em Waldo Vieria? Um fracote que se acovardou diante do monumental trabalho que havia pela frente e, diga-se de passagem, sempre à sombra de Chico Xavier. Escafedeu-se quando viu o quão difícil seria a seara. Abnegar-se?
Piada!!! Após sua ida aos Estados Unidos, como todo “médium” facilmente influenciável pelo poder “conciliador” do materialismo americano, que legitima o soldo pelos serviços mediúnicos, tornando-o um negócio muito próspero, voltou mudado. Foi para lá com a missão de ensinar aos nossos irmãos norte americanos que o trabalho mediúnico deveria sempre ser gratuito, pois esta é a ÚNICA garantia de assessoria espiritual séria e digna. Entretanto, influenciável e infantil, como a maioria que vai pedir a bênção àqueles que eles pensam serem melhores do que nós nessa área, voltou totalmente convertido ao materialismo melífluo que convence a todos, menos a CHICO XAVIER. e é isto que incomoda a todo mundo. Os que o atacam não se conformam que pode ter havido alguém como ele. Alguém que renunciou às torpezas e riquezas desse mundo, por amor ao trabalho, por amor ao próximo,
por respeito a si mesmo e aos princípios cristãos, que ele nunca traiu. Depois de 30 de junho de 2002, os covis se abriram e uma verdadeira malta de invejosos, incapazes, infantis, nefastos, odiosos, deram seu grito de liberdade. Finalmente, poderiam expressar seu ódio e rancor a Chico Xavier. Porque a inconformação de todos é: como ele se atreveu a ser tão bom? Como se atreveu a trabalhar tanto? Como se atreveu a perdoar os inimigos e detratores? Como se atreveu a ser um exemplo fidedigno de cristão? Porque mentes pequenas não podem conceber que outros possam o que elas não conseguem. Não conseguem sequer imaginar… bondade, abnegação, amor, respeito, responsabilidade.
Traição e calúnica são mais fáceis porque são hábitos milenares, não é necessário esforço algum.
Agora, envergonhados, temos notícias de “médiuns” recebendo “mensagens” de Chico Xavier, em várias partes do Brasil, porque seu nome dá credibilidade. E os incautos, que de Chico Xavier conhecem apenas a fama, caem nessas armadilhas, acreditando que pessoas sem qualquer qualificação tenham condição de “receber” Chico Xavier.
Estou achando que meu comentário nem será publicado, mesmo assim vou tentar.
Abraço a todos
fevereiro 8th, 2010 às 5:40 PM
Sonia,
a transcrição já foi consertada. Não foi o caso, mas, só para seu conhecimento, por vezes “sim” quer dizer “não” e vice-versa, por exemplo, “pois não” quer dizer “sim” e “pois sim” quer dizer não. Coisas da língua.
No caso não fez diferença porque o Waldo explicitamente fala que o Chico recebia as mesagens entre 1:45 e 1:48. O que ele disse depois é que na presença dele ele não deixava o Chico fraudar (o que duvido muito!).
Como vê, eu não acredito no Waldo, mas Chico também não sai de inocente nessa história. Há várias provas de plágio, de fraude em materializações e o próprio Chico acusou o Divaldo Franco de plágio.
E como vê, seu comentário foi publicado!
fevereiro 8th, 2010 às 8:09 PM
Acredito que Waldo está querendo se aparecer e de se promover, de qualquer forma temos que ser cautelosos nas avaliações.
Acredito na mediunidade de Chico, só me pergunto, porque Waldo faz estas declarações so agora, qual seria seu interesse nisso, ou ele já está enlouquecendo.
fevereiro 8th, 2010 às 9:11 PM
Olá a todos.
Boa postagem!
Primeiramente devo lembrar que o Waldo trabalha com “Projeciologia”, ou seja, a projeção do subconciênte fora do corpo. (…)”O Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia – IIPC, coordenado e fundado pelo Waldo Vieira, existe desde 1988. Dedica-se à investigação científica das manifestações da consciência, experiência fora do corpo, experiência da quase-morte, e outros fenômenos parapsíquicos.” Logo, mesmo desvinculado do espiritismo, ele continua espiritualista. As críticas do Waldo não ficam restritas apenas ao Chico, existem videos dele falando sobre Kardec. Respeito a opnião mas acredito que o Waldo estava promovendo a sua “doutrina” depreciando o movimento espirita, afinal a palestra era para um grupo de projeciologistas.
fevereiro 9th, 2010 às 1:35 PM
“É uma questão de tempo a universalização do Espiritismo, e neste século o tempo marcha a passos gigantescos.” (Allan Kardec – Obras Póstumas). É, passou-se o século 19, o 20, estamos na segunda década do 21, e a “profecia” de Kardec não se materializou. Deve ser por isso que Vieira preferiu o espiritualismo ao espiritismo. É muito mais picareta, pois o espiritualismo não se enche de pompa, falando em filosofia, ciência e história de forma inconsequente, caindo em contradição e no ridículo o tempo todo e tendo seus erros que ser explicados sempre por “animismo” “cultura da época”, ou “opinião do médium”. O espiritualismo simplesmente diz que o supercorriqueiro sonho de flutuar é uma “viagem extra-corpórea”, e que a quantidade cavalar da super prazerosa seratonina que o cérebro bombea no sangue durante a morte é, pra quem consegue escapar e relatar, uma “quase ída ao paraíso”. As vídeo-aulas de Vieira são pândegas. Deem uma espiadinha no Youtube.
fevereiro 9th, 2010 às 3:39 PM
Seguindo a dica do Gilberto… Explicação sobre materialização: http://www.youtube.com/watch?v=XhRhmwv3Qt8&feature=related . Referência a homem-borracha em 3:09
fevereiro 10th, 2010 às 3:39 PM
Olá Todos !
Achei um video onde o Waldo fala por que ele deixou o espiritismo. Embora o Waldo deixe algumas informações truncadas é possível perceber que o principal motivo era a tendência de deixar o espiritimos mais “científico” e menos religiosos, como a idéia não foi aceita ele deixou a doutrina. É um video interessante e complementa a idéia do video.Para mim, o Waldo precisa deixar as coisas mais claras.
fevereiro 10th, 2010 às 3:43 PM
Link do video: http://www.youtube.com/watch?v=aGR_QN_tuxQ
fevereiro 12th, 2010 às 12:52 PM
Olá amigos, fico surpreso com o que ora vejo, porém já é previsto que, após sua saida do espiritismo aportaria ele (Waldo) à insensatez. Não pelo fato de ter saido, mas, pela conduta física e /ou moral que o mesmo nomeou para si. Pareceu-me ter ele nunca estudado as obras básicas, que pena. Mistura nada com o não sei o que, nada mostrando onde quer e pretende chegar. É uma pena! É digno de compaixão! Não fiquemos zangados com ele, sejamos fraternos, pois está doente e necessitando urgentemente de auxílio! Oremos pra ele cair na real! O Espiritismo não é feito apenas por cabeças “fechadas”, nele encontramos muitos que raciocinam, que buscam a verdade. Oh, meu querido Waldo, aprendí um pouco com sua sensatez (nos livros), mas, hoje me resta dirigir ao Pai: Senhor da vida, ilumina a mente desse nosso irmão e filho Vosso! Ajuda-o a retomar a lucidez! Quanto a nós outros, apliquemos o que realmente temos aprendido na Doutrina Espírita. Lembro-me do saudos Profº Herculano Pires: Espiritsmo, o grande desconhecido “dos espíritas”… Estudemo-lo mais e o vivenciemos mais. Abraços fraternais a todos.
RAS.
fevereiro 13th, 2010 às 4:10 AM
Permitam-me postar a primeira vez aqui.
–
Os ditos céticos, desse espaço de discussão, devem estar com dificuldades de interpretação ou sendo parciais. Há um contexto, onde Waldo Vieira está abordando os estados psicológicos (segundo ele, sentimento de egoísmo) dos pais quando perdem os filhos e recorrem à psicografia, fornecendo um exemplo, onde o mesmo conhecia uma família em tal situação.
–
Em dado momento uma mulher diz que Célia (provavelmente uma médium) atendia muitos casos onde mães recorriam às psicografias de seus filhos (a maioria), questionando o Waldo se “todos os casos seriam esse caso” (ou seja, a idéia de que toda mãe procura mensagem por egoísmo, conforme minha interpretação). Ela menciona o interesse de mães que querer saber dos estados de seus filhos depois de mortos.
–
Ora, nesse ponto (mães que querem saber de detalhes de seus mortos) ele responde “não é todo caso, mas uma boa parte deles” e completa “a mesma coisa é aquelas mensagens que o Chico recebia” (até esse ponto, não estava em pauta discussão sobre fraude). Depois, aparentemente ele corta a conversa, alertando sobre “cartas marcadas” e mais para frente prossegue que na época que estava com Chico isso nunca acontecia (aliás, eu digo que havia muitas pessoas querendo provocar situações comprometedoras em Chico Xavier).
.
Onde parece haver uma observação particular dele (e não uma denúncia de fraude) é quando Waldo Vieira diz “outra coisa, cê nunca via, naquelas reuniões que fazia de efeito físico não aparecia, que era fajuto…a dele”.
fevereiro 13th, 2010 às 7:44 PM
William, complementando suas observações, depois de ouvir diversas vezes a gravação que ficou ótima e perfeitamente audível, depois que foi “consertada”, nota-se que permanece um corte, uma parada, exatamente no momento em que o Waldo Vieira diz ” que era fajuto…a dele”. Prá mim, a fita é que foi fraudada por alguém interessado em ter provas contra o Chico Xavier e nada melhor do que palavras (não)saídas da boca de Waldo Vieira, que trabalhou com Chico alguns anos e depois se desligou.
A má fé do Waldo está quando ele diz que, na época dele, o Chico não recebia mensagens (marcadas) porque ele não admitia. O Chico Xavier só começou a se dedicar a esse trabalho – receber mensagens de pessoas desencarnadas – para os parentes que iam em busca de consolo, anos depois do Waldo Vieira se afastar.
Abraços
fevereiro 14th, 2010 às 1:45 AM
Sonia,
–
Sem entrar nos méritos de outras questões, eu me limitei ao vídeo, demonstrando que os “céticos” estão com dificuldades de interpretação ou má fé.
–
Segundo minha interpretação, que parece ser lógica dentro do contexto do vídeo, ele não diz em momento algum que Chico utilizava cartas marcadas (como alguns querem aqui).
–
Em relação aos efeitos físicos obtidos através do médium criticado, não consegui identificar denúncia de fraude, pelo contrário, diz que não aparecia nada (na opinião de Waldo, era “fajuto”).
–
Alerto, porém, que os efeitos físicos obtidos por Chico Xavier não eram fajutos, segundo outros testemunhos (Waldo, naturalmente não estava em todas as sessões), de resto, até onde eu sei Chico Xavier não foi marcado por esse tipo de mediunidade, não se prolongou nessa faculdade, ele foi um dos maiores médiuns psicógrafos, entre outros fenômenos incomuns.
fevereiro 14th, 2010 às 2:03 AM
William,
o Waldo não diz que ele utilizava, mas diz que ele recebia (não na época dele, porque ele não deixava). Além disso, ele não fala “fajuto”, mas “fajuta”. E o que o Waldo diz que não aparecia era ele próprio na sessão de materialização, o que é falso. Leia a transcrição do vídeo.
fevereiro 14th, 2010 às 3:07 AM
Vitor,
–
Obviamente, em casos anedóticos, uma pessoa apenas pode falar com mais propriedade, quando está mais próximo dos acontecimentos, portanto, no caso das “cartas marcadas”, em momento algum foi dito que Chico Xavier utilizava desses recursos, muito menos depois do afastamento de Waldo. Aliás, o que não faltava era pessoas má intencionadas querendo comprometer a figura do médium.
–
Porém, realmente, Waldo diz sobre as materializações: “outra coisa, cê nunca via, naquelas reuniões que fazia de efeito físico eu não aparecia, que era fajuto (ou, “fajuta”, como você ouviu)…a dele” (a dicção e o português dele é muito ruim). Esse “eu” na frase, me obriga a concordar que fica com teor de denúncia grave, em si a coisa não diz nada, nesse sentido, mas complementa o assunto das “cartas marcadas”, o que adquire nova cor. Ele precisa expor com coerência e provas essa acusação, senão fica o dito pelo não dito.
–
Ainda assim, provavelmente o texto dessa página está imperfeito, pois começa a partir do ponto, “a mesma coisa é aquelas mensagens que o Chico recebia”, continuando com o momento em que Waldo corta o assunto, alertando sobre “cartas marcadas”. Ora, será que o Waldo está ficando louco a ponto de não saber mais falar e raciocinar direito?
–
Afinal, antes do ponto inicial do texto nessa página, no vídeo uma mulher questionou se seria egoísmo todas as mães buscarem psicografias para saber dos estados e detalhes pessoais de seus filhos (“todos os casos seriam esse caso”, quer dizer, o caso da mãe egoísta que Waldo estava expondo, na opinião dele, se não for isso, a conversa do vídeo está mais sem pé nem cabeça do que estou pensando), a partir disso, o senhor responde “não é todos os casos, mas uma boa parte deles, a mesma coisa é aquelas mensagens que o Chico recebia”.
–
Para dar uma chance ao mínimo de raciocínio do Waldo, tenho que “conjeturar” que ele ao mesmo tempo responde que nem todas as mães procuram mensagens por egoísmo e que nem todas as cartas vêm com detalhes pessoais. Depois disso ele se estende sobre como muitos médiuns conseguem esses detalhes, “a mesma coisa é aquelas mensagens que o Chico recebia”.
–
Se não for isso, desisto!
fevereiro 14th, 2010 às 3:14 AM
Vitor,
–
Na investigação dos fenômenos incomuns relacionados á natureza humana, eu costumo analisar cada caso, quer dizer, em determinada situação, se há enormes chances de não haver fraude com um médium perante certas testemunhas e experimentadores, para mim não interessa se horas depois na casa do lado o mesmo foi pego em fraude.
–
O argumento de que um médium foi pego em fraude depois de uma boa circunstância, é muito fraco e ineficaz, como no caso de Florence Cook, Materializações de Uberaba, entre muitos outros.
fevereiro 14th, 2010 às 3:19 AM
Corrigindo,
–
“Depois disso (opinar sobre as mães e as cartas do Chico) ele se estende sobre como muitos médiuns conseguem esses detalhes.
fevereiro 14th, 2010 às 10:25 PM
William,
Você consegue expor com clareza incrível, o que eu percebo e questiono, mas que, confesso, tenho dificuldade de expor em detalhes. Vejo o conjunto e, principalmente, a intenção constante em diminuir a importância do médium e da pessoa incrível que foi Chico Xavier, no nosso País e fora dele. Sabemos que centenas de centros espíritas, mantêm “médiuns psicógrafos” em seus
contingentes, e que “recebem” esse tipo de “mensagens”, mediante informações prévias de familiares. E sabemos também que este NÃO era o caso do Chico Xavier.
Obrigada, William, e congratulações pela clareza de exposição e, peço sua licença, para fazer suas as minhas palavras.
Abraços afetuosos.
fevereiro 15th, 2010 às 1:15 AM
Sonia,
–
Obrigado pelas palavras!
–
Como eu expus, não parece haver denúncia de “cartas marcadas” em relação ao Chico Xavier, portanto, o autor do texto dessa página selecionou incorretamente o ponto de partida e deve corrigir, quem lê, pode pensar que o texto nessa parte está sendo tendencioso, uma vez que parece fugir do contexto do vídeo.
–
Na verdade, em muitos centros espíritas há exigências que enfraquecem a autenticidade da psicografia. Por exemplo, uma coisa é pedir o nome inteiro da pessoa falecida e de quem foi recorrer à mensagem para organizar esse trabalho, outra, é ter que fornecer nome de muitos familiares mortos, avós, etc. Isso não deve ocorre, o centro que procede dessa forma, está sendo incorreto! Eu alerto aqui, muitos centros procedem dessa forma, não são espiões que buscam detalhes dos familiares, mesmo porque seria um trabalho quase impossível, são as próprias pessoas que em sua boa fé fornecem dados demais.
–
O Vitor parece ter razão justamente no momento em que Waldo fala das materializações, pois há um tom de denúncia, aliás, sem nenhuma importância.
–
Qual o peso da denúncia de fraude do caso “Bien Boa” observado por Charles Richet? Nenhuma. Qual o peso da denúncia de fraude da Florence Cook fora das experiências dirigidas por William Crookes? Nenhuma. Qual o peso da denúncia de Otília Diogo fora da experiência retratada nas “Materializações de Uberaba”?Nenhuma. Enfim, o mesmo acontece com as irmãs Fox, etc. Um bom e raro médium legítimo sofre uma verdadeira provação no meio de lobos, frequentemente se vende, simula, em todo caso, não invalida o fenômeno em alguma época de sua vida.
–
Uma experiência deve ser analisada no momento, ora, se o pesquisador conseguiu provar a realidade de um fenômeno ou averiguar o mesmo, não interessa o que acontece com o médium fora dessa sessão.
–
Infelizmente esses fenômenos agitam os nervos de praticamente todos os envolvidos. Há uma politicagem enorme, uma religiosidade cega, um ceticismo hipócrita, traições, corrupções. A história mediúnica do séc. XIX fornece preciosa lição, sobretudo, do comportamento humano diante a mediunidade.
fevereiro 15th, 2010 às 1:36 AM
Pessoal,
–
Esse texto expressa meu pensamento sobre fraudes (quem não sabe inglês, copia e cola o texto no tradutor):
–
“I make a point of this,” writes Prof. Richet in his Thirty Years of Psychical Research, “because of the assertions of Areski, an Arab coachman dismissed by General Noel for theft, who said that he ‘played the ghost.’ A certain starveling practitioner of Algiers, Dr. R., was ill-advised enough to entertain this man and to exhibit him in public at Algiers in a white mantle to play the ghost before spectators. That is the most that had been said against the experiments at the Villa Carmen. The general public blinded by ignoble newspaper tales, imagined that the fraud had been exposed. All that was really proved was that an Arab thief could lie impudently, that he could put on a sheet, could appear thus on a stage and could get a doctor to endorse his lies. It is averred also that Marthe confessed fraud to an Algerian lawyer who took a pseudonym. But even if this anonymous allegation were true, we know the value to be placed on such revelations, which only show the mental instability of mediums.”
fevereiro 15th, 2010 às 2:05 AM
Oi, William,
na minha interpretação, o Waldo diz que o Chico recebia as cartas marcadas sim [isso mesmo no início da transcrição], porque ele se expressa do mesmo jeito no início e no fim: “A mesma coisa aquelas mensagens que o Chico recebia”/”na minha época, o Chico não recebia essas mensagens”, e quando ele diz “A mesma coisa aquelas mensagens que o Chico recebia”, ele trata logo de explicar o que ele quer dizer com isso, se referindo às cartas marcadas, mas diz que o Chico só não fez uso delas porque ele teria impedido. De fato, a fase da psicografia de tais cartas só veio após o afastamento do Waldo. Ele fala “Se você agüentar um tempo eu sigo as coisas pra melhorar a sua vida aqui e todo o trabalho”. Só aguenta quem está sob pressão…
E dizer que as denúncias de fraude nenhum peso exerceram nas pesquisas de Richet, Crookes e nos fenômenos de Otília Diogo, é bem incorreto…esses casos são bem mais complexos do que você imagina, mas por exemplo, Florence Cook tinha uma irmã que também era médium, e que tinha acesso à casa de Crookes, o que coloca uma nova problemática na questão…a revista O Cruzeiro denunciou fraude nas sessões da Otília, e um laudo da políca de São Paulo confirmou, embora o laudo da polícia do Rio parece ter desmentido (mas não de forma convincente, na minha opinião). Bien Boa mais parece ser um boneco, uma marionete ou fantoche…
fevereiro 15th, 2010 às 3:11 AM
Vitor,
–
Vamos lá então, depois do Waldo discorrer sobre “mães egoístas”, a moça o questiona da seguinte forma, “Waldo, a dona Célia do Carmo lá no Rio de Janeiro, ela atendia milhares de mães, eu já fui, vi essas reuniões, a maioria delas perderam os filhos. Todos aqueles casos, mais ou menos, seriam esse caso, que as mulheres ficam querendo receber mensagens, para saber como o filho está?” (eu intuo que ela se expressa mal, pois provavelmente seu pensamento se referia ao assunto anterior, ou seja, “mães egoístas”), nesse ponto Waldo interrompe e responde “não é todo caso, mas uma boa parte deles, a mesma coisa é aquelas mensagens que o Chico recebia”.
–
Até aqui você concorda que foi uma resposta à questão anterior e que está mais conforme o contexto da conversa?
–
Ai, sim, depois ele diz “cê sabe que essas mensagens psicografadas, da pessoa que morreu assim, eles mandam uma carta com os detalhes para a pessoa colocar na mensagem psicografada né?”.
–
Você correlaciona denúncia de “cartas marcadas” com “na minha época, o Chico não recebia essas mensagens”. Embora, o Waldo pode pensar isso, não se pode concluir com segurança o que você quer, uma vez que a frase apenas garante o momento em que ele estava mais próximo do Chico Xavier.
–
Sinceramente, entre um cara polêmico que fundou uma instituição podre de rica em que ele é “o chefe principal”, e outro que era para ser o escritor mais rico do Brasil e morreu humilde, passando legalmente os direitos para outras instituições sem nada desfrutar materialmente, fico com o último. E você Vitor?
–
Na verdade, o mais bacana seria entrarmos em contato com a Waldo, a fim de levantar questões, para saber se ele tem razão ou é uma pessoa desonesta.
–
E se ele tentou se aproximar do Chico para ganhar dinheiro, viu que o médium não era a fonte que pensava ser, nem estaria submetido aos seus caprichos, logo, se afastou? Você já pensou nisso? É uma hipótese.
fevereiro 15th, 2010 às 3:22 AM
Vitor,
–
Os “céticos” levantam questões absurdas, no meu ponto de vista, sobre as pesquisas de William Crookes. Já chegaram especular que ele tinha caso amoroso com Florence Cook, em baixo do nariz de sua própria esposa.
–
Só esquecerem de mencionar que havia outros cientistas envolvidos, desculpa o palavreado chulo, mas quem sabe não se tratava de uma tremenda suruba né? Aliás, Crookes “giletão”, já que “fraudou” experiências com sr. Home, com alteração de pesos nos corpor, muitas vezes sem contato (o que refuta os experimentos de Faraday sobre mesas girantes, além de Robert H. que complicou a vida dos médiuns de efeitos físicos, fazendo eles colocassem as mãos sobre uma esfera de cobre em cima de uma placa de zinco para o experimento da “mesa girante”). A hipótese da irmã de Florence enganar durante muito tempo, em toda circunstâncias seria mais extraordinário do que aceitar o próprio fenômeno não acha? Qual a sua intenção Vitor?
–
Eu acabei de postar (declaração em inglês) que Richet assegura que Bien Boa não era um boneco, e que o pesquisador estava pouco se importando com a politicagem fora das experiências do qual ele participava.
–
Nesse sentido, não importa fraudes e conversinhas fora de determinado experimento e observações. Aceito que há casos, onde a fraude descoberta depois, pode esclarecer algo, mas está longe de ser uma regra.
fevereiro 15th, 2010 às 1:24 PM
Observação,
–
Como estou um pouco sem tempo e posto rápido, nem sempre expressso a idéia de forma correta.
–
Eu quis dizer que as experiências de Crookes (onde fenômenos aconteciam, algumas vezes, sem contato visível com alguma parte do corpo do médium) e Robert Hare (esfera de cobre sobre uma placa de zinco para dificultar a fraude nos médiuns) refutam os artifícios de Faraday, sobre as mesas girantes.
–
Sobre as “materializações em Uberaba”, prefiro a perícia de São Paulo, por exemplo, a aparente pequena dobra de costura no vestido da irmã Josefa não refuta supostas propriedades do designado ectoplasma. O que poderia dificultar a autenticidade do ectoplasma, mas a investigação de São Paulo desmentiu as observações do ao pessoal do Rio de Janeiro, seria dobras que denunciariam o material estar dobrados em certo volume antes de Otília (médium) se vestir de branco.
–
Portanto, fica evidente que os “céticos” não estudaram a literatura espírita e enxergam apenas o que querem.
–
Em um momento David Nasser (sim, da revista “O Crizeiro”) estaria dizendo que “Chico Xavier foi a maior arrependimento de sua vida”. Há um vídeo também, onde ele narra o caso dos autógrafos (não conseguiram enganar o médium), e menciona que por isso e outras coisas “tem medo” de se envolver com o espiritismo.Veja, está no final do video: (http://www.youtube.com/watch?v=0r3b2Rvj2HQ). Pois é.
–
Vitor, por que você levanta apenas pontos, que em sua mente, denunciam Chico Xavier e não posta outros fatos?
fevereiro 15th, 2010 às 1:38 PM
William:
–
Seus esclarecimentos estão sendo formidáveis e sua perspicácia notável. Isso prova que você é do ramo, e tanto é estudioso quanto participante prático in loco.
–
Por aqui pululam teóricos redundantes que passam horas e horas buscando erros em pesquisas, que provavelmente não trabalham, não enfrentam a vida e não conhecem outras situações a não ser páginas de livros e o Google.
–
Há a categoria de jovens laçados no rebanho, trazidos nos cabrestos em salas de aulas por professores céticos de visões limitadas, e sem jamais ter entrado num centro espírita, não tendo estudado qualquer fundamento de religiões, saem a atirar e agredir pessoas que não conheceram e a seus seguidores.
–
Outros mais leram um ou dois almanaques de ciências e se julgam conhecedores, ou tendo optado por ciências, acham que acompanhar novidades os tornam autoridades no que dizem.
–
E há aqueles decepcionados, desiludidos, que por insistência da mamãe ou do papai, ou acompanhando a namorada ou namorado foram parar num centro espírita, mas que já entraram com o ar arrogante achando aquela gente toda uma cambada de ignorantes. Foram obrigados a permanecer em reuniões, sempre farejando erros e procurando incoerências, buscando desculpas por não acreditar em nada e hoje vêm aqui dizer que grupos tais e tais não prestam, Ramatís não presta, Kardec não presta, Chico não presta, ninguém presta nem nunca prestou. Logo eles que usam antolhos!
–
E tem gente que diz que tudo é sugestão, não existem espíritos, operações mediúnicas, é tudo sugestão, os coitados dos espíritas foram sempre enganados, uns tolos, milhões de tolos incultos, crédulos sem a mínima percepção da verdade! Esses professores do mais alto saber, uns, teóricos profundos, claro, verborrágicos, outros, patéticos, pseudo intelectuais, vêm passar diplomas de burros a todos nós, ignorar as vivências e vidas práticas de milhões dentro do espiritismo ou de outras correntes do espiritualismo e aos casos verdadeiros acontecidos presenciados e testemunhados até por pessoas céticas. Imagine, William, o que temos por aqui da esmagadora maioria de céticos da negação!
–
Ah, e vão buscar casos lá na Europa, nos USA, no mundo inteiro, a milhares de milhas daqui, casos de fraudes, alguns amarelados pelo tempo, se desmanchando pela idade, teoria pura, assuntos manipulados, e ignoram os esclarecimentos e contra-declarações, as provas contrárias, e trazem somente o lado acusatório, como se todos os espíritas fossem iguais, todas as organizações fossem formadas de pessoas com os mesmos desvios de caráter e todos os militantes fossem crápulas, estúpidos e ignorantes. E aqueles canalhas adulteradores representassem a nata do espiritismo!
–
Por essas razões, prezado William, e por tantas outras que não desejo explicitar, espero que você já esteja escolado e preparado contra a negatividade deles aos seus argumentos lúcidos, pois terá sempre a frieza dos céticos, o esquecimento da razão daqui a um minuto, e o retorno imediato deles às baterias e armamentos pesados contra o Chico, espíritas, esotéricos e o espiritismo. A obsessão aqui é maior do que a razão, mas a vida continua, a renovação espírita somente vem provar que as grandes forças que implantaram o espiritismo na Terra não param, são infinitamente maiores e mais poderosas do que seus ferrenhos e doentios adversários.
–
Abraços.
fevereiro 15th, 2010 às 4:33 PM
É isso, C.M., você me convenceu. Agora eu vou fazer parte do seu time. Afinal, são 1,3 de brasileiros que veem a verdade. Não quero mais fazer parte dos outros 176.7 milhões de tolos frios e canalhas céticos quanto ao espiritismo. Amanhã mesmo vou fazer uma operação mediúnica para curar a minha miopia (eu sei que serei o primeiro a ter miopia curada, mas será maravilhoso ser o primeiro de muitos). Ramatis presta; Chico presta; Kardec presta, mesmo que eles se contradigam o tempo todo. Tenho certeza de que Chico não contradisse Kardec quando falou que Marte era mais evoluído que a Terra, mesmo que a doutrina Kardecista diga o contrário. Na verdade os dois estavam certos: Marte é mais evoluído e menos evoluído ao mesmo tempo. Agora serei lúcido, um novo homem. Cansei de ser um decepcionado, um desiludido. E é verdade, foi a minha namorada que me levou à um centro espírita. E a minha cegeira cética me impediu de ver o que realmente acontecia à minha frente: ensinamentos profundos sobre ciência, história e medicina, e eu não quis ver. Agora vejo como é tolo o dr. Kurt Woeller por estudar o autismo há mais de 20 anos. É um tolo cético que odeia o espiritismo. A causa do autismo é conhecida muito bem em todos os centros espíritas! Chico a explicava sem problemas. Que tolo cético esse Kurt. Que perda de tempo. Ele bem poderia estar fazendo caridade num centro em vez de ficar estudando tanto. Fraudes de efeitos mediúnicos? Ora, se um médium foi pego fraudando uma ou mais vezes não que dizer que fraude sempre. Um marido que é pego traindo a mulher uma ou mais vezes não quer dizer que sempre a traia. Foram só aquelas vezes! Vou jogar fora meus almanaques de ciência, e só vou ler Ramatís e Chico (sem livros de parceria com Franco, é claro). Assim estarei lúcido e deixarei de ser um pseudo-intelectual e serei um intelectual de verdade, como aqueles que levam o “Violetas na Janela” debaixo do braço.
fevereiro 15th, 2010 às 5:54 PM
–
É isso, Gilberto, diga tudo o que quiser, seja irônico ao máximo, escreva uma vez feito Romeu arrependido e depois venha escrever como admirador de Torquemada ou do Padre Quevedo; esteja absolutamente à vontade, livre, leve e solto como todos os céticos debochados que sabem de tudo: faz bem ao ego, libera dos traumas e atenua das decepções.
–
Afinal, alguém precisa pagar a conta por aquilo que os céticos desconhecem, pela repugnância ao espírito ou pela infelicidade deles, e quem manda um tal Kardec dizer o que disse, um tal Ramatís ser esotérico e não medíocre e um tal Chico encarnar a missão do amor à sua maneira pacífica e inteligente. Quem mandou os tolos estudarem a fundo espiritismo e ocultismo, fazer operações espirituais, dar passes de curas, se céticos nada sentem, nada veem porque suas sensibilidades estão trancadas e a culpa é daqueles que veem e sentem! Alguém tem mesmo de pagar a conta por essas infâmias, ser jogado aos leões!
–
É isso, prezado Gilberto, quem tem boca fala o que quer, quem aprendeu a escrever rabisca o que pensa, e se não crê castiga e pune crentes!
–
Sem dúvida, companheiro, ser cético é maravilhoso; é dignificante; é procurar todos os defeitos nas obras alheias; é se colocar sempre paladino da verdade a abrir os olhos de quem nada vê. É estar com a cabeça e tronco acima da multidão – e de todos os que o contrariam – é não ter defeitos, mas também nada obrar, nenhuma via mostrar a não ser a da dúvida – a sua dúvida pessoal! Que delícia de conforto, nenhuma responsabilidade! Quem precisa de Deus ou do espiritismo?
–
É, Gilberto, cada um faz sua escolha, e você já fez a sua. Você diz que só vai acreditar depois de ir para o outro lado – peninha, irmão, não vai ver nada, nadinha, além do que está vendo hoje nesse exato minuto e continuará exatamente como é! Pois se nada existe na sua visão além da matéria, por que existirá outra realidade sensível a sua disposição, a pegar-lhe a mão e a mostrar-lhe? Coisas de tolos não é mesmo?
–
A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória! – Lembra de quem diz sempre essa máxima? Lembra não, com certeza!
–
Abraços, prezado, e bom carnaval! A folia deve estar ótima e o calor também!
fevereiro 15th, 2010 às 10:17 PM
UM ABRAÇO E BOM CARNAVAL A VOCÊ E A TODOS!!
fevereiro 16th, 2010 às 1:32 PM
Carlos Magno,
–
Já participei de muitos debates dentro de comunidades do Orkut, entrando em confronto com todo tipo de gente.
–
Depois de tanta “troca de idéias”, não sou mais um espírita como eu era (no bom sentido), tento não ser dogmático, não tenho a visão certa de Deus como tinha antes, hoje estou apenas refletindo sobre essa questão para forma uma opinião mais lúcida.
–
Por outro lado, aprendi não ser regra que todos os filósofos e cientistas são pessoas educadas com terno e gravata e imparciais. A realidade espírita obriga, no mínimo, o materialismo se idealizar, ou assumir de uma vez a mudança do paradigma atual para outro que satisfaça os fatos, sobre tudo nas áreas que se relacionam com a mente, seja a psicologia, a psiquiatria e mesmo a neurociência.
–
Para começar, e esse é um ponto importante, dentro do paradigma materialista, não está previsto o surgimento da consciência por complexidade, a palavra complexidade em mãos erradas, não passa de um tapete onde se joga a sujeira. Mesmo o behaviorismo falha, no meu entender.
–
O fenômeno mediúnico parece ser diferente de todos os outros, não se trata de análise química, por exemplo. É uma questão que agita o ser humano em suas profundezas, atinge a ciência, a filosofia, a política, enfim, todos os outros interesses. Tudo isso não é teoria, afinal, o séc. XIX nos ensina sobre o comportamento humano sobre essas questões. Hoje em dia, a ciência progrediu, o homem em si, infelizmente não muito.
fevereiro 16th, 2010 às 1:50 PM
Gilberto,
–
Depois eu irei analisar, ainda que de forma limitada, pois tenho minhas limitações, suas ótimas observações sobre civilização em Marte.
–
Uma coisa, contudo, você deve ter em mente. Mesmo Allan Kardec pode errar, há uma parte em sua obra que diz basicamente (apesar do codificador não ser médium), “o melhor médium será aquele que errar menos”.
–
Rivail, nunca tomou sua doutrina como verdade absoluta e seu papel foi fundamental como coordenador dos estudos, esse grande pensador frisou que as mensagens não passavam de opiniões pessoais de cada espírito.
–
Certos erros ou acertos, pelo menos nesse sentido, em nada abalam o fato da mediunidade e a possibilidade da existência dos espíritos.
–
Por exemplo, no “Livro dos Espíritos” está dito que cometas são mundos em via de formação. Isso é corrigido na “A Gênese”, onde há uma exposição dos cometas mais conforme os estudos científicos. Por ai você supõe que Kardec não era perfeito e nada dogmático, o mestre lionês não se importava em modificar as observações.
–
Outra coisa há muitos textos na “A Gênese” que Kardec expôs apenas como possibilidade, e os “céticos” babões se aproveitam de forma inapropriada na pretensão de arruinar a base fundamental na crença dos espíritos, o que não passa de tolice.
fevereiro 16th, 2010 às 4:52 PM
Entre Chico e Waldo Vieira,fico com Chico e sua obra de amor á humanidade.Pesquisem as teorias espiritualistas e projeciológicas de Waldo na atualidade,e vejam em quem acreditar.Tentar destruir um trabalho de mais de 75 anos de mediunidade abençoada e descompromissada com qualquer interesse menos digno,com calúnias como essas que o site divulga,pode parecer fácil,mas a verdade sempre aparece.Espíiritas e não espíritas conhecem o trabalho de Chico e não é com difamações como essa que se apaga tudo de bom que ele fez.
fevereiro 16th, 2010 às 6:01 PM
Oi, William. Eu só estava brincando com a retórica rasinha do C.M., que é: “se é sobrenatural com cara de espiritismo, é verdadeiro, com certeza”. Sei que há trabalhos feitos por gente séria. Não acho que são “milhões de tolos” como infere o C.M. Ele acha que se você não acredita em TUDO, você não acredita em NADA. O cara defende até os Gasparettos e suas “obras” (já até publicaram músicas inéditas pós-mortem de Cartola e de Cazuza!!) A minha grande questão quanto ao espiritismo não é a fé, pois com ela não se brinca, mas com a obsessão do espiritismo com prodígios invisíveis e inverificáveis. É tudo dúbio, sobrenatural, difícil de acreditar, e com os espíritas procurando há décadas explicações com muita diligência, mas até agora NADA. A obsessão espírita por explicações é justamente o que deixa todos desconfiados de que tudo não passa de fraude. E quando alguém confessa fraude (como as irmãs Fox), ou quando pessoas ligadas a um médium revelam fraudes (no caso deste post), essa pessoas ficaram loucas, ou desacreditadas, ou mesmo que elas não disseram o que disseram o que queriam dizer (!). É uma lástima, pois é claro que pessoas acima de qualquer suspeita têm essa religião, e acho que ninguém deve se sentir dono da verdade por ser cético em relação ao espiritismo. O C. M. e outros é que colocam dessa forma: se não se acredita no espiritismo, é porque a pessoa é cética, atéia, ignorante e desrespeitosa com todas as religiões do Universo e com Deus! Pelo amor de Deus, este site, e o mundo, está cheio de pessoas de bem, inteligentes e sensíveis e que acreditam no inverificável. Se é fé, é ótimo, se é pseudo-ciência e explicacionismo, é péssimo (e diga-se de passagem, isso não é exclusivo do espiritismo). Espero que com este trabalho do Vítor, e pessoas como você e outros mais, o espiritismo mude e amadureça, e não fique parado nas mesas dançante, operações mediúnicas, cartinhas do além e truques de salão do século 19. É um caminho longo e tortuoso, mas acho que vale a pena. E olha que eu sou um “tolo cético.”
fevereiro 16th, 2010 às 7:14 PM
Eu confesso que estou adorando os últimos comentários do Gilberto. Transmitem críticas inteligentes de uma forma bem humorada. Parabéns, Gilberto!
fevereiro 16th, 2010 às 7:15 PM
Prezado Gilberto:
–
Sempre indefinido, meu caro, sempre tirando o corpo fora no frigir dos ovos! Eu nunca achei mesmo que você deve ser levado à sério, em momento algum, porque faz sempre questão de ser bufão.
–
E agora é inventor, pois eu não aprecio o espiritismo dos Gasparettos, os acho perdidos no tempo e espaço. E também nunca gostei do Cazuza e muito menos do Cartola. Vê como sua miopia mental precisa de urgente intervenção médica mediúnica?
–
E não sou eu quem acha que se alguém não acredita em Tudo não acredita em Nada, é você mesmo meu caro que passa essa mensagem claríssima, várias vezes. É provocação? Né não querido, é do íntimo mesmo, já repetiu isso ipsis litteris!
–
Quanto aos céticos, não há duas definições, são insensíveis sem qualquer dúvida, e mentem descaradamente quando dizem que o ceticismo é saudável e racional. O ceticismo até pode ser saudável dependendo do objeto, mas o cético odeia sempre, tem urticárias ao que não seja essencialmente matéria e clame pelo espírito. Logo não é de maneira alguma saudável. Aquilo que fala exala de uma segunda pele, chega a ser fator DNA. Não há cético que de fato aceite qualquer corrente espiritualista. Ele não alcança a mente abstrata do esotérico, místico e espírita. Seus pensamentos estão chumbados na matéria, simples assim!
–
À propósito, não sou espírita, você sabe disso, e não faria diferença se fosse porque a filosofia é sã, mas sou pelo Chico Xavier e seus exemplos de homem e espiritualista. Conheci o Chico pessoalmente e senti a vibração fantástica que dele emanava, e uma pessoa com aquela qualidade vibratória jamais pensaria em falcatruas, quanto mais a fazer! Bem ao contrário de muitos céticos que já conheci em minhas andanças.
–
Abraços.
fevereiro 16th, 2010 às 8:50 PM
William:
–
Concordo com você em alguns pontos. O comportamento cético chega a ser abstruso quando a própria ciência avança na percepção da anti-matéria, no quantismo, na nanotecnologia que vem exatamente conferir aquilo que no passado os alquimistas e chamados magos manipulavam, e criavam medicamentos que curavam populações inteiras, como Nostradamus fez.
–
Nesse particular, os mais atentos percebem que a Umbanda tão debochada por céticos e intelectuais obtusos, sempre usou e usa de micro partículas em seus trabalhos de magia, como pó de pemba, pólvora, terra, pó de plantas e muitas outras coisas, mesmo à distância, com resultados comprovados. O que seria isso, magia primitiva, crenças aborígenes ou ciência atemporal? Mormente quando a própria ciência sabe que elétrons podem se comunicar com outros instantaneamente a milhões de quilômetros pela Via Láctea.
–
Isso vem aproximar cada vez mais o deus tecnológico ao Deus verdadeiro porque a ciência é o mundo, é a criação, independente das baboseiras de Darwin, e somente difere do ângulo a que é abordada, trabalhada e adicionada. Mas o pseudo cético não pensa assim, porque espírito, alma e mediunidade não podem ser mensurados em laboratórios da maneira como eles desejam. Logo, não existem.
–
Creio também que o behaviorismo em todo o seu pensamento filosófico clássico, metodológico, radical, epistêmico etc., é ainda materialista, preso muito mais ao dualismo mente-corpo, como é na sua quase totalidade a psicologia ocidental. Acho mesmo que a psicologia oriental avança com maior rapidez porque não contraria o empirismo milenar dos Vedas e percebe a reencarnação, o sanskara, como fator indissociado do homem, e conhece a metafísica do ser como realidade analítica e não como suposição mística; assim explica, não complica e trabalha na raiz.
–
Quanto a Marte, o Gilberto vive a citar o que lê da mídia, mas ele não lê o que astronautas aposentados vêm dizer em livros e entrevistas a pesquisadores, ao que de fato se passou nas viagens à Lua ou Marte e o que acharam por lá de restos de civilizações alienígenas e das naves que por lá vivem a rondar. A NASA não é o melhor exemplo de arauto da moderna astronáutica, por que omite e mente. Além de tudo, Marte ainda não foi o suficiente explorada para que se defina tudo como nada lá existente. E se há contradições entre Chico e Kardec, e a mãe de Chico, sei lá, isso é só pano de fundo para blá blá, de céticos descrentes; é cedo ainda.
–
Quanto a Deus, concordo com a mudança de visão e até orientação, porque a idéia é sempre dinâmica e impossível definir na perfeita contextura, mas não a crença. Sou mais pelo Logos dos gnósticos antigos e modernos.
fevereiro 17th, 2010 às 1:41 AM
E eu, Vítor, dou a minha mão à palmatória. Esse último post do C.M. foi bem interessante. Devo ressaltar ao C.M. e amigos que respeito MUITO os rituais afro-brasileiros, pela beleza, pela fé espontânea, e principalmente por NÃO QUEREREM ser ciência. Mas, como C.M. ressaltou, eles acabam sendo ciência (e das boas) com a fitoterapia, aconselhamento psicológico, entre outros benefícios genuínos. Aliás, nunca conheci ninguém que debochasse da Umbanda. Podem até dizer que é coisa para “ignorantes”, mas isso é apenas fruto do preconceito velado (embora infelizmente enraizado) contra os negros. Quanto aos E.T.s, bem, isso já é outra história…
fevereiro 17th, 2010 às 2:01 AM
Carlos Magno,
–
Talvez você tenha mais propriedade em esclarecer, mas pelo que compreendi, muitos materialistas chegaram a ignorar o problema da consciência, uma vez que a mesma trazia conseqüências metafísicas.
–
Para muitos materialistas, o homem seria uma espécie de zumbi, o que claramente é um absurdo, pois não há nada mais eloqüente do que a experiência em primeira pessoa, e nesse ponto, Descartes argumenta de forma poderosa (como você pode intuir, estou longe de pensar que Damásio refutou o filósofo francês por completo).
–
Também, há aquela linha de pensadores materialistas que admitem o problema da consciência, mas sustentam que a mesma não passa de epifenômeno, basicamente, do cérebro, ou seja, da matéria. Essa linha de raciocínio, amparado pelo paradigma materialista enfrenta sérias dificuldades em minha opinião, pois a consciência por excelência contém a propriedade de ser intencional (e obviamente isso seria outro fator que não deve estar de acordo com o materialismo).
–
O livre arbítrio não é completamente explicado por nenhum tipo de determinismo cultural, nem pelo ponto de vista “quântico” do mundo material, afinal, tudo isso apenas direciona a solução filosófica e cientifica do problema, mas não o resolve.
–
Por metáfora, posso dizer que cada homem saudável, tem uma moeda rodando em suas mãos e a qualquer momento decide se será cara ou coroa.
–
O livre arbítrio existe sim, malgrado a má vontade de uma boa parte dos materialistas, mesmo porque ciência também é uma arte intencional, atribuímos valores e sentido ao Universo (de outra forma, não se faz ciência).
fevereiro 17th, 2010 às 2:23 AM
Gilberto,
–
Ser ótimo médium deve ser complicado, se você fosse um e se expusesse, seria defendido e atacado por todo tipo de gente, iriam surgir propostas, segundas intenções, tudo isso.
–
Repito, temos que tomar cuidado em generalizar fraudes, o próprio William James que admita os fenômenos mediúnicos e tinha uma visão muito mais materialista da coisa (apesar de não descartar a concepção espírita), fazia suas pesquisas com médiuns genuínos, mas que muitas vezes tentavam simular conscientemente ou inconscientemente.
–
Um pesquisador experiente sabe que a questão não é simples do tipo “isso é espírito e isso é o médium”, porque há bastante animismo.
–
Infelizmente não tenho certeza se o Vitor realmente é espírita (para mim não é), pois ele claramente parece querer atacar a figura do maior médium psicografo da história do Brasil, pelo simples fato de postar apenas o que em sua cabeça seriam os contras. Irei postar depois, em cada “denúncia” que ele pensou cometer.
–
Há um pequeno movimento se ensaiando, de pessoas sérias, reivindicando um retorno à questão espírita. Por exemplo, há uma pessoa que eu aprecio, e fornece um ponto de vista muito interessante, publicado pela Scielo, se for do seu interesse, verifique (faça o download, há vários artigos interessante na internet, é preciso procurar): (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-60832007000700006&script=sci_abstract&tlng=pt).
fevereiro 17th, 2010 às 12:47 PM
Gilberto e Vitor,
–
Segue uma tese (USP) de outro pesquisador sério, que é o Alexander Moreira de Almeida (para download, “Fenomenologia das experiências mediúnicas, perfil e psicopatologia de médiuns espíritas”): (http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-12042005-160501/).
–
Resumo, de acordo com o ponto de vista do pesquisador, sobre a relação entre ciência e espiritismo na história (focalizando mais áreas como psicologia e psiquiatria): (http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol31/n3/132.html)
–
Espero que o pessoal respeite mais quem possui uma visão espírita ou espiritualista do empreendimento cientifico, mesmo porque, em minha opinião, certo idealismo, pode competir em pé de igualdade com o materialismo.
fevereiro 17th, 2010 às 2:37 PM
William:
–
Até concordo de certa forma com os materialistas que a mente seja produto de um epifenômeno, mas não completamente do cérebro, exceto por um reflexo menor da própria matéria.
–
Há sim metafísica na mente, na alma e no espírito, mas não no sentido pejorativo e vago com que os materialistas tratam. O quantismo já demonstra que a matéria não é vagante, mas energia interagente como imensurável e dinâmica anima mundi, acima de todas as especulações de um big-bang casual. Logo não somente direcionada a um todo num movimento predeterminado, mas sendo o próprio todo num círculo de existência com fatores dimensionais, para nós, projeções matéria/espírito.
–
A consciência, segundo entendem pesquisadores espiritualistas, é gradual no relativismo das vidas e geral na sua totalidade. Há a consciência da matéria inanimada, das vidas-formas dos reinos, da alma, do planeta, do Sol e sistema solar, em resumo. Comprova-se, pelo menos nos meios espiritualistas, que a matéria além de ser energia em estado de pura concentração, por leis de polarização, possui também poderes, dimanados de forças, segundo potencialidades. Essa é a razão porque espíritos manipulam com a matéria de seus mundos – especificamente átomos – unicamente com suas mentes e transportam, alteram, constroem ou destroem, não importando peso, volume, dimensão ou distância.
–
Entretanto, para pseudo céticos, a consciência como entendem, estaria adstrita somente ao fenômeno humano, ao cérebro, e não à natureza, embora vegetais e minerais detenham registros de consciência captados por instrumentos. E sem falar de animais. E lembro Spinoza e suas abordagens sobre Deus, natureza e substância.
–
Realmente o livre-arbítrio existe, e não sei por que materialistas o refutam, visto o fatalismo, filosoficamente, não existir unicamente por um ângulo, mas também por fatores humanos modificadores. E todos, andamos, nos movemos e temos nosso ser sob o leme do arbítrio, e somente mediante o impulso ou razão temos condições de nos submeter ou controlar.
–
Claro, e a ciência, pois o próprio arbítrio conjuminado a elementos endógenos como o raciocínio do ser pensante ou o ego construído pela própria vontade, instam o homem a descobrir, experimentar e atribuir valores. Sem o quê nada feito no campo materialista.
fevereiro 17th, 2010 às 5:12 PM
Carlos Magno,
–
Você tem razão, a “matéria” influencia a mente, há muitas evidências. O problema é que o materialista não liga muita importância quanto o processo reverso, ou seja, o espírito influenciar o corpo. O livre arbítrio é umas dessas questões, pois não logra explicação completa através do determinismo cultural, nem da natureza quântica no mundo micro, relacionado à mente, uma vez que o materialismo não prevê que através da complexidade surja a consciência (repare que eu não ignoro o papel da complexidade na natureza), muito menos está de acordo com esse paradigma que um aglomerado de matéria tenha autonomia como ser consciente e intencional, evidenciado pela experiência em primeira pessoa.
–
Carlos, eu penso que realmente seria muito interessante investigar a possibilidade de haver consciência fora do homem ou qualquer ser que houve o desenvolvimento do sistema nervoso. Filosoficamente, é muito difícil especular a existência fora de alguma espécie de percepção, isso é um forte argumento idealista, segundo meu ponto de vista.
–
Creio que haverá um esforço em conciliar o materialismo com o idealismo, tal como esboçou Leibniz (esse filósofo, além de contestar Locke, parece ter tentado uma ponte entre Descartes e Espinosa, apesar de eu poder estar errado). Em minha opinião, o materialismo está com os dias contados.
–
Enquanto alguns negam, por exemplo, a mediunidade de um Chico Xavier (ele não se encaixa no quadro de um simples epilético, apesar do teste que fizeram com seu cérebro), o fenômeno de um ótimo médium existe e continuara e existindo, ainda que verificado em circunstâncias raras.
–
Enquanto isso, nós espiritualistas, apesar de encontrar dificuldades de controle, inferimos o “espírito” ao fato dos fenômenos mediúnicos, que parece se encaixar muito mais em algumas circunstancias que apenas o inconsciente do médium, como tendeu William James.
–
Infelizmente há pessoas que pensam denunciar plágio selecionando pequenos trechos das obras escritas através do Chico com outros autores. Deve haver uma boa quantidade de coincidências para termos certeza de plágio, caso contrário, tudo irá parecer àquela brincadeira que charlatães fazem com “coincidência de números”, relacionando dias, aniversários, cães com gatos, tenha dó!
–
É fácil pegar uma obra, e dizer, esse trecho se parece com algo da obra tal, mais para frente, nesse trechinho, existe uma coincidência com o autor fulano, etc. Compreende?
fevereiro 17th, 2010 às 6:22 PM
Carlos Magno,
–
O pessoal acha que é fácil provar plágio.
–
Deveriamos distribuir esse texto em todas as acusações de plágio, para o quem acusar, pelo menos ter alguma noção do que está fazendo.
–
Segue (não se trata de propaganda, mesmo porque nem conheço quem redigiu o texto, mas há pontos interessantes): (http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Artur-Stanford-Silva.pdf)
fevereiro 17th, 2010 às 7:21 PM
Oi, William,
provar o plágio pode ser desde muito fácil a muito difícil. Depende do caso. No caso do chico em si eu acho que as semelhanças são claras. Difícil é saber se houve intenção ou não.
Interessante o artigo que você colocou.
um abraço.
fevereiro 18th, 2010 às 1:23 AM
Olá William e Carlos Magno:
Parabéns aos dois pelos comentários. É um verdadeiro ping-pong de conhecimentos e informações.
Tenho aprendido muito!
Abraços afetuosos.
fevereiro 19th, 2010 às 9:29 PM
Carlos Magno disse:
–
“Comprova-se, pelo menos nos meios espiritualistas, que a matéria além de ser energia em estado de pura concentração, por leis de polarização, possui também poderes, dimanados de forças, segundo potencialidades. Essa é a razão porque espíritos manipulam com a matéria de seus mundos – especificamente átomos – unicamente com suas mentes e transportam, alteram, constroem ou destroem, não importando peso, volume, dimensão ou distância.” Me desculpe, mas que sandice irresponsável. ‘Comprova-se” diz você. Quem? Quando? Onde? Tal sujeito, encarnado ou não, deve ser um gênio que merece prêmios Nobel a rodo!! Que absurdos pseudo-científicos você escreveu. Que irresponsabiliade! Que falta de respeito pela ciência real e pelos homens! É isso é que é ser espiritualista? Ser irresponsável, achar que pode receber conhecimentos de mão-beijada. Caia na real. Sue a camisa, e pare de viver nesse mundo de fantasia. Suas informções “científicas” são ultrajantes. Realmente é um pingue-pongue. Um joguinho, uma brincadeira imatura e irresponsável!!! Desculpe, mas paciência tem limite!!!
fevereiro 19th, 2010 às 10:06 PM
Gilberto,
–
Irei praticamente “plagiar” meu próprio texto, que se encontra em outro espaço de debate.
–
No meu entender, os avanços científicos não estão em desacordo com as possibilidades espíritas, digo possibilidades perante a ciência, pois não nego o fato da mediunidade, embora eu acredite no fator espírito, por se adaptar melhor a alguns fenômenos.
.
William Crookes, William Huggins, Edward Cox, Alfred Russell Wallace, por exemplo, puderam verificar a mediunidade do sr. Home sobre alteração de peso e inclusive suspensão parcial ou total de objetos que por si só, refuta o experimento de Faraday sobre pressão inconsciente do médium sobre a mesa.Não irei prolongar essas histórias, com você.
.
Contento-me, aqui, por enquanto, em “vislumbrar” a ação do pensamento sobre o mundo exterior, ainda que a “quilômetros de distância” com fatos como esses que já despertam as mais notáveis questões, ou seja, a possibilidade de interferir em objetos externos, de alguma forma, pelos impulsos do pensamento.
.
Segue:
.
http://www.youtube.com/watch?v=v0txmQ1zF6U
.
Em sua opinião, quais conseqüências filosóficas poderão surgir com tudo isso, ou seja, os laços que se estreitam entre as leis da física e o pensamento?
fevereiro 19th, 2010 às 10:16 PM
Pessoal,
–
Eu intuo praticamente certo, que o Vitor não é espírita, pois claramente ele quer atacar, sobretudo, o maior médium psicógrafo que o Brasil abrigou, ou seja, o Chico Xavier.
.
Nosso colega não aborda fatos diversos, centraliza atenções em casos que julga suspeito, aparentando transformá-lo em mero charlatão.
.
Com o tempo, dentro de minhas limitações e possibilidades, irei expor outros pontos sobre Chico.
–
De resto, “não sei” porque esse “ar” de proselitismo que permeia tantas páginas. Paradoxalmente, tendo ligações indiretas ou talvez diretas com o “ceticismo aberto”, que de aberto não tem nada.
fevereiro 20th, 2010 às 6:01 PM
Bom dia a todos,
Estou nos primeiros passos dentro da Doutrina Espírita, mas apenas usando bom senso, acredito que a obra de Chico fale por ele próprio, uma vez que já não se encontra mais entre nós encarnados. Lamentáveis as afirmações, falta completa de caridade, principalmente com as pessoas que receberam as comunicações psicografadas. De que importa as manifestações, ou esse ou aquele caso de meterialização ocorrido….A verdadeira riqueza deixada pelo Chico tem haver com a mensagem deixada nos mais de 400livros psicografados. Deixemos essas questões de lado. Sugiro a todos, para o bem do esclerecimento coletivo, a dedicação ao estudo regular da doutrina e a prática da caridade.
Não sou nem melhor ou pior do que ninguém, mas tenho pensamento livre e vontade própria. Não sou pessoa dada a mistificações, muito ao contrário era muito mais cética do que todos possam imaginar. Pelo sofrimento fui conduzida aos livros do Chico, encontrei o amparo necessário p/ horas difíceis e sou imensamente grata. Pelo meu espírito habituado ao trabalho com dados, estatísticas e artigos dentro da minha área, nunca li uma só linha sem exercitar meu senso crítico (graças a Deus o Espiritismo permite isso) e nunca encontrei uma só palavra no trabalho do Chico que o desabonasse. Falhas, sim acredito que ele as tivesse, mas uma vida dedicada ao auxilio Cristão merece ser respeitada.
Muita Paz e que Cristo nos ilumine a todos.
fevereiro 20th, 2010 às 8:14 PM
Mônica,
–
Jesus ensinou que se conhecem as árvores pelos seus frutos.
–
Quais frutos você vê aqui?
–
Agora “imagine” a árvore.
–
Concluiu?
–
Não estou com muito tempo agora, mas depois irei analisar as acusações do Vitor.
fevereiro 20th, 2010 às 8:22 PM
William,
Jesus dizia isso porque não conhecia a técnica de enxertia, em que se permite que uma árvore dê frutos diferentes de sua espécie…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Enxertia
Um abraço.
fevereiro 20th, 2010 às 9:15 PM
Bem eu acredito no que o Waldo Vieira falou, pois eu mesmo quando era espirita fui premiado com uma carta marcada. Fui a uma reunião espirita onde um medium muito conhecio e autor de livros R.P. faz até hoje aos domingos estas cartas. Quando chegamos vamos a uma sala onde ele fica e recebe as pessoas. Lá ele pergunta o nome dos falecios, em que circunstancia as pessoas morreram. Eu disse tudo, mas como são como São Thomé dei um nome diferente e como esta pessoa morreu ( meu filho de 6 meses).As pessoas que estavam lá me informaram que era muito dificil a primeira vez ter uma resposta do além. Bem para minha suspresa a primeira carta foi a minha. O medium dando noticias de todos e falando do meu filho cujo nome e o tipo de morte eu havia intencionalmente trocado. Desde este dia abandonei todas as religiões. Por mais que vc queira ser consolado ou saber o que de fato acontece quando morremos, não merecemos ficar a mercê de mistificadores.Se o Waldo que ficou com o Chico por 28 anos e saiu talvez não desse mais para a consciência dele enganar as pessoas. Acredito que todos nós estamos a procura da verdade e nada mais.
Por isto estas cartas marcadas existem e tenho a carta e a gravação da sessão mediunica até hoje para me lembrar até a onde o ser humano vai para ser importante e amado pelas pessoas de boa fé.
João Paulo
fevereiro 21st, 2010 às 1:37 AM
Vitor,
.
Você está cada vez mais expondo suas intenções, olha a que nível você chegou, querendo debater metáforas de Jesus com esse papo de enxertia.
fevereiro 21st, 2010 às 1:48 AM
Nunca desanime, interrogue a sua dor.
–
Não existem “cartas marcadas” no sentido de ter uma rede de espionagem como alguns pensam, mesmo porque isso não passa de uma teoria absurda, mas infelizmente, por algum motivo, há poucos médiuns com a autenticidade e flexibilidade de um Chico Xavier, por exemplo.
–
O que acontece?
–
Começa aparecer um monte de centros espíritas que pedem dados sobre familiares mortos, nome do falecido, tipo de morte, etc. Eu sei disso, o que não invalida fato de haverem médiuns autênticos.
–
Você NÃO deve fornecer, em minha opinião, mais do que o nome inteiro do falecido.
–
Por que você não tenta o médium Celso de Almeida Afonso?
fevereiro 21st, 2010 às 2:52 AM
William,
eu não vejo por que as metáforas de Jesus não possam ser debatidas. Você considera que Jesus é “incriticável” ou algo assim?
A teoria da rede de espionagem não é absurda. O livro “A Máfia Psíquica” relata a existência de diversas. E se Chico Xavier é um dos poucos médiuns autênticos, então o Brasil realmente está mesmo muito mal em termos de mediunidade…
fevereiro 21st, 2010 às 3:09 AM
Vitor,
–
Livro “A Máfia Psíquica”? !
–
Pessoal, estou me dirigindo para todas as pessoas que tiveram êxitos com médiuns, vocês foram pegas pela máfia psíquica, ative desde a época dos egípcios, gregos, muitos filósofos, passando por Kardec, Crookes, até os dias de hoje.
–
E você caro médium honesto, é um membro inconsciente da máfia psíquica.
fevereiro 21st, 2010 às 3:10 AM
Vitor,
–
Livro “A Máfia Psíquica”? !
–
Pessoal, estou me dirigindo para todas as pessoas que tiveram êxitos com médiuns, vocês foram pegas pela máfia psíquica, ativa desde a época dos egípcios, gregos, muitos filósofos, passando por Kardec, Crookes, até os dias de hoje.
–
E você caro médium honesto, é um membro inconsciente da máfia psíquica.
fevereiro 21st, 2010 às 3:40 AM
William,
é bom você levar a sério o livro “A máfia psíquica”. O autor é um ex-médium que se arrependeu do que fazia. O escritor Michael Prescott – que leva o livro a sério – comenta sobre o livro aqui:
http://michaelprescott.typepad.com/michael_prescotts_blog/2006/10/the_psychic_maf.html
Ele diz:
“Note que os clientes do Keene eram suficientemente ingênuos para lhes dar seus nomes completos e os nomes das pessoas falecidas que eles desejavam contatar. Isto transgride a regra principal ao se testar um médium: Forneça tão pouca informação quanto possível.
As informações coletadas por um médium eram compartilhadas com outros numa rede de informações que alcançou o país inteiro. Por este meio, um médium na Califórnia podia dar uma leitura assustadormente exata a um visitante de Nova Iorque pela primeira vez , contanto que o nova iorquino tivesse ido a outros médiuns no passado. Números enormes de cartões de arquivo listando os nomes dos clientes, histórias de família, problemas médicos, e pretensos guias espirituais eram recolhidos e catalogados num porão grande embaixo da igreja no Acampamento Chesterfield. (Só se pode supor que computadores e a Internet fazem o processo inteiro muito mais eficiente hoje).”
Um abraço.
fevereiro 21st, 2010 às 4:02 AM
João Paulo,
Desculpe, mas você NUNCA foi espírita.
Chico Xavier, certa vez, ouviu o seguinte comentário, de um aspirante ao Espiritismo:
“Chico, é muito difícil ser espírita…”
E Chico prontamente, respondeu:
“Difícil é deixar de ser espírita, meu filho”.
E eu, João Paulo, confirmo a afirmação de Chico Xavier.
Espírita é aquele que conhece e pratica os ditames da Doutrina Espírita. E não, aquele que vive à cata de fenômenos.
Se fenômeno convencesse alguém de alguma coisa, não haveria ateus e nem céticos, pois, basta observar os fenômenos na natureza, para certificar-se da existência de um Poder Superior, que NINGUÉM teve, tem ou terá condições de entender, quanto mais de explicar. É mais ou menos como tentar explicar as Leis da Física a uma ameba.
Nós não podemos confundir líderes religiosos com religião.
Nem filósofos com a filosofia. Nem médicos com Medicina. Nem professor com o Ensino. E vai por aí afora. Lembre-se de Rui Barbosa: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.
Já disse aqui que sou contra o desenvolvimento da mediunidade, porque esse dogma é uma porta aberta para charlatães, dos dois lados : do lado de lá e do lado de cá.
Digo isso porque há alguns anos atrás, quase tive minha vida destruída, devido a mentiras e calúnias, vindas de um espírito, dito mentor de uma casa espírita que eu e minha família frequentávamos. Foi tão grave que fiquei doente e levei muito tempo para me recuperar. Meus dois filhos
também adoeceram devido àquela situação. Meu marido também foi caluniado. Enfim, instalou-se um clima de horror em nossa vida, durante um bom tempo. ´Outras famílias sofreram golpes semelhantes. Para terminar, o centro foi fechado. Não pense que era um centrinho, no fundo do quintal. Era grande, iam muitas pessoas. A tal da médium dirigente fazia até pequenas cirurgias, receitava remédios, recebia mensagens, etc.
Mas, apesar da decepção e dos transtornos decorrentes das calúnias, das quais não entrarei em detalhes, jamais perdi minha fé. Continuo espírita, porque , como disse o Chico, “difícil, é deixar de ser espírita”. Precisamos separar o joio do trigo. O Papa não é cristão, porque se o fosse, não admitiria viver na opulência em que vive, enquanto abençoa, pela televisão, os pobres e miseráveis do mundo inteiro. Os padres pedófilos não são cristãos, porque se o fossem, jamais fariam o que fazem; teriam pelo menos a dignidade de solicitarem tratamento adequado e afastamento de suas funções.
Os pastores evangélicos, não são evangélicos, porque se o fossem, não usariam de subterfúgios, de mentiras “extraídas” do Evangelho, para extrairem o dízimo e o sangue dos seus fiéis seguidores, enquanto desfilam sua “espiritualidade” em carros importados.
João Paulo, os homens falham, os médiuns falham, os espíritos falham. Porque todos somos imperfeitos. A evolução é vagarosa, porque a moral é viciada, totalmente dependente de erros e falhas, das quais se nutre, encarnação após encarnação.
Mas, Deus NUNCA falha!
E a Doutrina Espírita, cujo núcleo procede das respostas e orientações de um espírito que se intitulou “Espírito Verdade”,´queiram ou não, ainda é a que mais chega perto do ideal de justiça. E isso, depende também do grau de entendimento de cada um. Quando li, por vez primeira, o “O Livro dos espíritos”, entendi o que meus verdes anos me permitia. Ao relê-lo mais tarde, após aquele golpe ao qual me referi, já vi outros significados. E hoje, mais madura, mais observadora, mais experiente, acredito que tenho maior clareza, embora as palavras sejam as mesmas, os ensinamentos sejam os mesmos. Mas, eu não sou mais a mesma. Tenho, inclusive, notícias fidedignas de barbaridades que são cometidas, em nome do espiritismo, por pessoas desqualificadas, que se dizem médiuns. E por que isso acontece? Porque, infelizmente, a maioria das pessoas que se diz espírita, nunca abriu “O Livro dos espíritos” para ler. Vão aos centros espíritas à cata de ilusões, de fenômenos. Querem falar com os espíritos, querem mensagens dos seus mortos, querem que os espíritos resolvam seus problemas. Então, fica fácil para os mistificadores. Quem vive à cata de fenômenos não conhece as leis que regem esses fenômenos e então acreditam em qualquer coisa. Mas, ao sofrerem uma decepção de cunho pessoal, voltam-se cheios de rancor para a doutrina, que eles desconhecem e não têm interesse nenhum de conhecer. Porque se conhecessem, jamais a deixariam.
Uma grande parte de minha família já desencarnou, mas nunca fui atrás de médium nenhum com a intenção de receber alguma mensagem. Porque, quando se conhece a doutrina, deixamos que “os mortos cuidem de nossos mortos”, ou seja, que retomem o caminho que deixaram ao encarnarem, voltando ao contato com aqueles que os precederam. Não devemos perturbá-los, assim como, naõ queremos ser perturbados por desencarnados. Cada qual na sua dimensão, cumprindo suas funções, até que um dia as circunstâncias nos reunem novamente. E aí sim, mataremos nossas saudades, faremos novos planos e sei lá mais o que.
Quanto ao conselho do William, para que você, João Paulo, procure o médium Celso de Almeida Afonso, eu endosso. E explico porque.
O irmão de uma amiga minha, foi juntamente com um grupo
ao médium em questão, em Uberaba. Ele foi por mera curiosidade, sem intenção alguma de receber mensagem.
E para sua surpresa, recebeu uma mensagem de sua mãe.
Eu li essa mensagem e ela traz detalhes e nomes que o médium não tinha nenhum conhecimento. Porque nada foi perguntado ao irmão de minha amiga; não havia cartas marcadas. E o mais interessante é que eles são japoneses e a minha amiga é casada com brasileiro, cujos filhos têm o nome japonês e o nome “brasileiro”. E a mãe cita essas singularidades. Cita nomes de parentes que eles não conheciam e tiveram que checar com uma tia que não viam há muito tempo. Achei muito interessante. Só que isso aconteceu há alguns anos. Não tive outras notícias semelhantes.
Bem, tive um dia daqueles e o sono está me pegando.
Abraços afetuosos e bons sonhos a todos.
fevereiro 21st, 2010 às 4:44 AM
Vitor, depois de ler o seu comentário, ao postar o meu, perdi o sono.
Ex-médium? Que palhaçada é essa?
É nesse tipo de notícia que você se baseia para manter suas teses?
Você quer comparar o que acontece nos Estados Unidos, ao que acontece no Brasil?
Por mais que o capitalismo tenha, infelizmente, influenciado o meio espirita, espiritualista, esotérico, etc., ainda não chegamos a tanto. “Máfia Psíquica”, com certeza, é o “new slogan” de “Falange das trevas”.
Ela existe mesmo, interessadíssima em se apoderar de vez daqueles que lideram o espiritualismo em geral.
Porque quanto mais terreno ganha o materialismo no meio espiritualista, mais fácil a manipulação da boiada.
Leia o livro “Libertação”, se é que você não leu ainda, para entender melhor do que estou falando.
Por isso, queiram ou não, terão que engolir a calma e a tranquilidade com que, durante a vida inteira, Chico Xavier disse NÃO às tentadoras propostas que lhe eram feitas. E isso incomoda tanto aqueles que vendem a própria consciência por dinheiro. E tudo o que o dinheiro pode comprar e que terão que deixar aqui quando morrerem, porque daqui não se leva nada.
A única bagagem dessa última viagem, é o Bem que se fez e o Mal que se praticou. Porque as duas situações estão gravadas na consciência.
E estou admirada com você, Vitor, porque ainda não tinha percebido que você também pede a bênção aos americanos, buscando neles o aval indispensável aos seus critérios.
Uma última coisa, seu comentário sobre Jesus foi horrível. Você perdeu uma grande oportunidade de recolher-se ao imo d’alma.
Boa noite e tenha bons sonhos…
fevereiro 21st, 2010 às 10:03 AM
Sônia,
como vc sabe que no Brasil ainda não chegamos a tanto?
É falso que Chico disse não às tentadoras propostas. Veja essa foto:
http://2.bp.blogspot.com/_mNlBy8vOULY/SOI4kOXJHyI/AAAAAAAAC8M/wwabIQWgmC0/s400/Chico_Fraude.jpg
É nitidamente uma pessoa enrolada em um lençol, e a farsa contou com a participação de Chico Xavier.
As pessoas surpreendem, Sônia.
Um abraço.
P.S.: eu tinha achado meu comentário sobre Jesus tão original… infelizmente as pessoas costumam ter uma certa ojeriza a pensamentos novos 🙂
fevereiro 21st, 2010 às 12:29 PM
Vitor,
–
É insustentável você querer explicar tudo por fraude e “máfia psíquica”. Não preciso nem ler o livro “A Máfia Psíquica” para saber que não passa de uma obra pretensiosa, sendo que a mediunidade é tão ou quase antiga quanto o homem.
–
Não tem problema em você contestar Jesus, mas há sério problema de “tato” em falar de enxeria quando eu mencionava uma metáfora.
–
Vitor, não adianta postar fotos das materializações em Uberaba, é no mínimo, inconclusivo esse capítulo da história, onde o parecer do pessoal envolvido com a policia de São Paulo, contrariou a do Rio de Janeiro.
–
Por outro lado, você que adora declarações após os acontecidos, porque não cita que David Nasser (um dos principal e importante homem da revista “O Cruzeiro”) se arrependeu de mentir e tentar ridicularizar o Chico Xavier?
–
“O Cruzeiro” não era sempre uma revista séria, afinal, você que gosta de expor as coisas, por que não expõem a “seriedade” de Nasser?
–
David Nasser e o fotógrafo Jean Manzon forjaram uma reportagem sobre a morte do próprio Jean Manzon. Foi apenas um brincadeira de mau gosto que ajudou bastante as vendas de “O Cruzeiro” (você acha na Wikipédia ou em outras fontes, é um caso conhecido).
–
Vitor, as faltas de seriedade da suas páginas e suas intenções irão ficar cada vez mais patentes.
fevereiro 21st, 2010 às 12:42 PM
William,
eu não estou querendo explicar tudo por fraude e máfia psíquica. Há médiuns que julgo autênticos, como Leonora Piper e Gladys Osborne Leonard. Mas esse não me parece ser o caso de Chico Xavier, nem de Celso de Almeida Afonso. Para esses casos sim, a existência de uma “máfia psíquica” eu tenho como certa, ainda mais com a denúncia do Waldo Vieira. Há trabalhos, como o de Marcel Souto Maior, que expõe bem a máfia. Livros como “A Vida Triunfa” dão subsídios para entendermos como Chico adquiria as informações dos familiares do falecido.
Quanto à metáfora, eu discordo dela. Não acho que se conheça as árvores pelos frutos. Há frutos que parecem bons, mas estão pôdres por dentro. Veja o caso do Henry Sobel: uma boa pessoa, mas foi pego furtando gravatas. Antes do acontecido, quem o diria? E Chico? Fraudou sessões de materialização. Quem o diria? A diferença entre os laudos não esconde outras provas de fraude que surgiram depois, como a médium Otília Diogo ter sido pega em fraude tempos depois, ou o fato de Chico ter materializado espíritos que jamais existiram. Isso prova a fraude de Chico, conclusivamente. Além disso, todos os dizeres de Nasser e Mazon acabaram sendo corroborados por outros meios.
fevereiro 21st, 2010 às 1:17 PM
Vitor,
–
Para mim, uma declaração pós-experiências, em alguma época, não tem valor a menos que seja bem sustentada por outros fatores na época das experiências. Nesse caso, a palavra de Waldo Vieira não quer dizer nada a menos que você tenha provas irrefutáveis da “máfia psíquica” que o Chico Xavier participava, aliás, grande mafioso que não ganhou um tostão significativo para aquele que poderia ser um dos escritores mais ricos do Brasil e morreu humilde. Agora, se editoras se desviaram por ganância com suas obras, é outra história.
–
Você não percebe que absurdo são suas acusações e fora da realidade, pois conheço muitas pessoas que estiveram com Chico, fora dos livros e do banco onde se descansa a bunda para escrever?
–
O caso de Otília Diogo após as experiências de Uberaba não conclui farsa na época da reportagem, assim como Charles Richet debochou sobre falarem que “Bien Boa” era um boneco entre outras coisas fora do ambiente que ele observou, inclusive falou em “desequilíbrio mental” da médium, por “confessar” fraude.
–
Por favor, faça um esboço bem embasado sobre máfia psíquica aqui para todos lerem.
–
Quanto à metáfora de Jesus, para nós, seres humanos, os frutos são os melhores meios sim para se reconhecer a árvore, é o que nos resta. Essas frutas valem mais do que as palavras, agora quanto acessar a consciência, é impossível, apenas verificável em primeira pessoa.
fevereiro 21st, 2010 às 1:31 PM
Oi, William
a prova é que chico entrevistava as pessoas antes das sessões para conseguir as informações que precisava para compor a psicografia. Isso está documentado no livro “A Vida Triunfa”.
“Cada entrevista tinha a duração de cinco a dez minutos, tempo exíguo, mas suficiente para que o entrevistado declarasse seu nome e o da pessoa falecida e, eventualmente, fizesse algum comentário rápido”. (pág. 21)
Eu discordo que cinco a dez minutos seja um tempo exíguo, isso é mais do que o suficiente para se conseguir todas as informações necessárias. E muitas pessoas não conseguiam psicografias na primeira ida a Uberaba, tinham que voltar várias vezes, logo, passavam por mais entrevistas e Chico conseguia mais informações.
Você diz que os frutos são os melhores meios para se conhecer a árvore, mas como você mesmo já deve ter percebido, isso não garante em 100% a qualidade do fruto. Mesmo uma pessoa pode ter nobres intenções e fazer coisas erradas, por exemplo, um ladrão que rouba o banco para dar o dinheiro para pessoas carentes. A intenção em si foi boa, mas…relizada pelos meios errados. É exatamente assim que vejo o Chico Xavier: ele queria ajudar as pessoas, mas o fazia pelos meios errados.
fevereiro 21st, 2010 às 3:20 PM
o Chico Xavier era uma farsa.Eu trabalhei para ele como motorista e de tempos em tempos saia com ele para fora de Uberaba e para jogar fora um monte de vidros de uma empresa de SP.chamda de o Veado de Ouro.Essa empresa vende e manipula produtos homeopaticos.fiquei intrigado o porque ele jogava aqueles vidros pequenos com odor de rosas fora.Depois de dexa-lo na casa dele, voltei ao local e peguei os tais vidros que ele jogava fora. Pra minha surpresa era o mesmo cheiro de quando e fazia sessões de materialização da irma Scheila. Tem até uma musica falando deste odor de rosas que aparecia nele. Esta holorização ficou muito conhecida em Uberaba.Ai percebi a fajutagem da coisa. O cheiro que ele exalava naquelas manisfestações podia e pode ser comprado por qualquer um, pois a botica Veado de ouro ainda fabrica o tal perfume de rosas.Acho que ele não fazia isto com má intenção. Mas ficou claro para mim que nem sempre tem espiritos ou seja lá o que for por perto. Os homens podem fabricar muita coisa para consolar as pessoas.Acredito que o Waldo Vieira sabe desta fajutagem e qualque um que for a SP na botica o Veado de Ouro, pergunte lá o quanto deste perfume o Chico comprava para as tais aparições da irma Scheila
Se tem Deus, Jesus ou capeta só saberemos o dia que passarmos desta para melhor. Pois até a igreja católica tenta levantar quem de fato foi o Cristo, já que parece ele era analfabeto e por isto nunca escreveu nada. Religião alguma viu Deus. E em nome de Deus o povo se mata aqui em baixo. Igual este povo do Islã achar que vai ser martir e que depois que morre tem 20 virgens esperando por ele lá no céu.PESSOAL ACORDEM NÃO EXISTE ESTE DEUS PREGADO PELAS RELIGIÕES E O CHICO NÃO ERA ESTE SANTO QUE AS PESSOAS ACHAM.
fevereiro 21st, 2010 às 3:35 PM
Oi, Valter
você tem como comprovar que foi motorista do Chico Xavier, por exemplo, enviando ou colocando na internet uma foto sua dirigindo para o Chico? E como ele, de Uberaba, comprava esses perfumes fabricados em São Paulo?
Um abraço.
fevereiro 21st, 2010 às 7:17 PM
Posso provar sim com fotos e tudo mais. Além disso Vitor, em 1969 era facil comprar as coisas em SP. Era só pegar o carro sair de Uberaba e ir a São Paulo e compar o que quiser.Na quela época também existiam estradas. Acho que vc esta confundindo as coisas. Uberaba não é onde o judas perdeu toda a mudança dele não. Era uma cidade em franco progresso.O Waldo Vieira sabe destes acontecimentos. Pois ele também viu os frascos dos vidros no armario que o Chico usava lá no centro Espirita. Não era só a peruca que ele usava.Ele tinha um barbeiro que ia lá todos os dias fazer a barba dele.O chico tinha sido uma mulher louca na espanha que matou o marido com tesouras e depois ficava levando o cadaver por toda a europa.Por isto ele tinha uma barbeiro em particular. Ele não podia se aproximar de objetos cortantes como gilete, tesoura, facas e navalhas. Tem coisas sobre o Chico que só quem vivia com ele e o pessoal dos bastidores sabe.Como ele era o mair representante da doutrina espirita, as pessoas ao redor dele tinham que esconder certos acontecimentos. Mas tem muita coisa que vcs não sabem. Entre em contato com a botica veado de Ouro e veja lá se não tem o registro das compras que ele fazia lá. Hoje não tem esta comidades de sedex naquela época era alguem que estava indo apara SP ou alguem que ia especialmente para comprar o perfume das rosas que ele usava.Não estou aqui para difamar ninguém e o seu Chico era uma cara humilde que só queria fazer o bem as pessoas, mas tinha esse lado sim das fajutagens. Deve ter mediuns tão bons quanto o Chico Xavier.O Divaldo Frando também tem os seus pecadilhos ( ele copiava no inicios os textos do chico e do Waldo Vieira), mas hoje mudou. Não se engane Vitos todos nós aqui somos imperfeitos, estamos todos no mesmo caminho de aprendizado. Para, investigue e pense a respeito.
fevereiro 21st, 2010 às 7:32 PM
Oi, Valter
muito interessante o que você me conta, você saberia me dizer que época foi essa das materializações de Scheila? E qual o período em que você trabalhou para o Chico? Peço que por favor, mande suas fotos com o Chico para meu email (role a página até o fim e coloque o mouse em cima do meu nome, do lado de Responsável, aí você verá meu email), gostaria de entrevistá-lo e talvez publicar a entrevista no blog, com sua devida autorização.
fevereiro 21st, 2010 às 11:12 PM
Vitor, espero que você publique aqui, essas provas que o Sr. Valter prometeu, a respeito do Chico Xavier. Por que se isso não acontecer, é mais uma tentativa de enlamear o nome do Chico, porque o que esse Sr. Valter está afirmando é muito sério. E se provas não forem apresentadas, ficam os comentários extremamente pesados, passando-se por verdadeiros.
#
E respondendo melhor aos seus comentários, lá em cima:
#
no Brasil não chegamos a tanto, porque ainda não se estabeleceu, como nos Estados Unidos, o comércio com a mediunidade. Lá, todo mundo sabe, não se pratica a mediunidade em centros espíritas, como aqui, e de graça. Lá, os médiuns têm consultórios, onde atendem os seus “clientes”, profissionalmente; ou seja, vivem disso, fazem da “mediunidade” uma profissão. Aliás, os americanos encontram sempre uma forma de ganhar dinheiro. Do que eles não gostam é de fazer as coisas de graça, como acontece no Brasil. Por isso é que eu sempre afirmo que os nossos “médiuns”, quando vão aos Estados Unidos, voltam mudados, totalmente convertidos pelos americanos, que os convencem de que ninguém valoriza o que é feito de graça (que é o que eles pensam). Desta forma, convenceram os Gasparetto, o Waldo Vieira, o Divaldo P. Franco e outros. Se bem que ao analisarmos o perfil de cada um, chegamos à conclusão de que os citados, precisavam apenas de um leve empurrão, para justificarem seus próprios anseios.
# Outra coisa, os americanos são loucos por sensacionalismos. O tal livro “A Máfia psíquica” deve ter vendido como água. O autor deveria ter sido preso por confessar publicamente todos os crimes que cometeu para ganhar dinheiro, às custas da boa-fé dos outros. Em vez disso, escreveu um livro, dizendo-se arrependido e ganhou mais dinheiro ainda. Lá é assim.
Aqui ainda não é assim e você sabe muito bem disso.
Por exemplo, os “nossos médiuns” são ciumentos e ciosos de suas performances, por isso, jamais funcionaria aqui a tal da máfia psíquica.
#
Essa foto não prova nada contra o Chico e, muito menos que ele não dizia NÃO às propostas tentadoras.
O que uma coisa tem a ver com a outra? Onde está formalizada a proposta tentadora?
#
A foto mostra o Chico ao lado do médium de efeitos físicos e a materialização do que parece ser uma mulher.
Você diz que é uma pessoa enrolada em um lençol. Isso é o que VOCÊ diz.
Eu, por exemplo, vejo uma vestimenta de gaze tênue, que é geralmente, como ocorrem as materializações.
Se fosse um lençol (e se fosse fraude), estaria amarrotado, pelas circunstâncias em que ocorreu.
E não é o que se vê na foto.
#
Você afirma também que o Chico concordou em participar de uma fraude.
No caso de ser mesmo uma fraude (não provada!), Chico Xavier tinha por norma de vida e comportamento, JAMAIS fazer qualquer comentário contra quem quer que fosse. Cada um é responsável por suas obras.
#
Finalmente, as pessoas surpreendem mesmo!
#
Seu PS: Eu admiro muito a originalidade de pensamentos novos e de bom gosto.
Os de mal gosto, acredito eu, pessoas de bom gosto, não gostam.
Abraços afetuosos.
fevereiro 22nd, 2010 às 2:04 AM
Oi, Sônia
eu também espero que o Valter comprove o que diz. Todos esperamos. A princípio, não tenho porque duvidar dele. Demos tempo ao tempo…
A princípio, eu não vejo problemas em fazer da mediunidade uma profissão. Agora, Chico podia não cobrar para psicografar, mas as pessoas que iam a Uberaba por acaso não aproveitavam a estadia para comprar os livros dele lá? Ou mesmo para fazer doações? O médium Mirabelli, por exemplo, não cobrava. Mas ele tinha um sócio que incentivava as pessoas a lhe darem dinheiro ou presentes. E Mirabelli ganhava muito dinheiro assim. Entende? Há formas indiretas de se ganhar dinheiro sem se cobrar nada. Eu acredito que com o Chico ocorria o mesmo. É certo que ele ganhava inúmeros presentes.
Aqui a “máfia psíquica” funciona de outro jeito, Sônia. Há uma fila que os ajudantes do médium ajudam a formar enquanto fazem perguntas aos familiares, conseguindo assim as informações de que necessitam. Ou o próprio médium pode fazer as perguntas, como registra o livro “A Vida triunfa”.
A foto depõe contra o Chico. Veja bem, se aquilo tudo é ectoplasma que saiu do médium, a ponto de formar um “espírito” inteiro, então o médium deveria ter morrido devido à perda de massa! Quantos quilos você acha que tem aquele espírito ali? Pela foto, deve ter só uns poucos quilos a menos que o médium, eu diria no máximo de 15 a 20 quilos a menos. O médium da sessão não parece ter perdido qualquer massa no processo. Isso depõe fortemente contra os envolvidos.
Você diz que o lençol deveria estar amarrotado se fosse fraude, nas circunstâncias em que ocorreu. Mas você sabe quais circunstâncias foram essas?
Quanto ao gosto… bem, cada um tem o seu. Mas se você achou de mal gosto, peço desculpas.
fevereiro 22nd, 2010 às 2:23 AM
Valter Filho,
–
Para de ser leviano rapaz! Você e todos os espíritas sabem de muitas coisas sobre o Chico Xavier, sua vida é um livro aberto e mesmo acontecimentos íntimos estão mais do que expostos por todo tipo de veículo de informações, seja livro, televisão, documentos, declarações pessoais diversas.
–
Forneça o endereço do local onde o médium comprava perfumes e o mais importante, embase bons argumentos onde os mesmos eram utilizados.
–
Ainda que você provar que foi motorista do Chico, até lá, me considere cético quanto a isso, também não irá significar nada, como não significou as acusações absurdas de Amauri Xavier Pena.
fevereiro 22nd, 2010 às 2:29 AM
Vitor,
–
Chico Xavier entrevistava em que sentido?
–
Tudo que você posta tem ar de “teorias conspiratórias” das mais baratas, especulações, especulações e mais especulações.
–
Espero que após suas acusações de “fraudes”, você tenha os conteúdos das entrevistas para expor, a fim de que ninguém aqui pense em leviandade de pessoas.
–
Você já assistiu o DVD “Chico Xavier Inédito – De Pedro Leopoldo a Uberaba” para sentir um pouquinho a realidade da coisa?
–
Quem conhecer o mínimo do Chico Xavier, sabe como você esta sendo seletivo, parcial e omisso, quando não desonesto.
fevereiro 22nd, 2010 às 2:42 AM
William,
o Valter já disse onde o Chico comprava os perfumes e no que eram utilizados. Comprava na Veado de Ouro em São Paulo e usava nas sessões de materialização de Scheila.
Quanto às acusações “absurdas” de Amauri Pena, penso que todas elas revelaram-se verídicas. Ele acusou o tio de ler muito, o que é a mais pura verdade, comprovada por cartas do próprio Chico e diversas outras provas.
Quanto às entrevistas de Chico, infelizmente o livro “A Vida Triunfa” não dá mais detalhes. Mas o simples fato de ele entrevistar é potencialmente uma fonte de vazamento de informações. Eu consegui um depoimento, entretanto, que você pode conferir aqui:
http://obraspsicografadas.haaan.com/2009/chico-xavier-um-impostor-depoimento-de-um-internauta/
Consegui ainda um outro depoimento bem semelhante, que espero poder publicar com mais detalhes.
Não assisti o DVD a que você se refere. O que ele tem?
fevereiro 22nd, 2010 às 2:57 AM
Vitor,
–
O Valter disse e não disse nada. Entendeu?
–
Eu concordo que Chico Xavier não era o ignorante que muitos espíritas pensam que foi. Isso é um erro, que por outro lado, não contraria mediunidade alguma. Leia livros de Allan Kardec sobre mediunidade (o conteúdo mental do médium ajuda muito os espíritos, o inconsciente do médium, sempre está concorrendo para os fenômenos, de alguma forma).
–
Sobre um DVD, tente baixar. Adianto que pessoas que não conviveram muito e gostam de ficar sentadas apenas teclando, terão oportunidade de ficar um pouquinho mais por dentro de algumas coisas. Após assistirem, aprenderão a respeitar mais esse homem maravilhoso.
fevereiro 22nd, 2010 às 3:05 AM
William,
o Valter disse muita coisa. Só aque ainda não comprovou. Mas forneceu meios de comprovar. Já pedi para um amigo meu de São Paulo verificar. Vamos ver no que dá.
fevereiro 22nd, 2010 às 3:13 AM
Vitor,
–
Olha o que eu digo:
–
Eu fui namorado da Megan Fox.
–
O Valter não disse nada.
–
Por favor, pedi para investigar com astúcia, inclusive a religião de quem vende lá, a quantidade, os dias e depois, se provar a compra, relacionar com bons argumentos sua utilização em materializações (lembrando que o Chico participou diretamente ou indiretamente de poucas, em comparação a outros tipos de faculdades).
–
Compartilhe aqui o endereço do local com todos.
fevereiro 22nd, 2010 às 3:58 AM
Vitor,
–
Mais uma vez provou que não leu a literatura espírita ou “não presta atenção”. O ectoplasma não é formado apenas pelo organismo do médium.
–
“O médium da sessão não parece ter perdido qualquer massa no processo. Isso depõe fortemente contra os envolvidos”.
–
Como você sabe?
–
“Você diz que o lençol deveria estar amarrotado se fosse fraude, nas circunstâncias em que ocorreu. Mas você sabe quais circunstâncias foram essas?”.
–
Leia “Materializações de Uberaba”, a versão sustentada por Jorge Rizzini sobre o caso.
–
Irei postar depois em “Depoimento de um Internauta”.
fevereiro 22nd, 2010 às 10:15 AM
Oi, William
por acaso algum outro participante da sessão reclamou de perda de massa?
Quanto ao livro “Materializações de Uberaba”, espero que em um mês eu tenha o livro e a revista do Cruzeiro para comparar as versões.
fevereiro 22nd, 2010 às 2:41 PM
Bom Sr. Valter Filho,
Acho que o Sr. não tem que comprovar nada para ninguém.Os que se setem ofendidos é que tem que porcurar por provas.
Entrei em contato com o Waldo Vieira que trabalhou 28 anos com o Chico Xavier, esceveram varios livros juntos.
Ele confimou tudo o que o Sr. falou.
Ele também encontrou os tais frascos nos armarios do Chico e ele também viu em varias ocasiões o chico Xavier sair para jogar fora os tais vidrinhos. Realmente eram fajutas os efeitos de holorização. Ele me explicou tudo( como disse estar a disposição de qualquer pessoa todo o material que ele tem sobre as materializações que foram feitas no consultorio dele).Ele disse que falou com o Chico para não fazer mais este tipo de coisa e o chico disse que fazia isto para não deixar as pessoas tristes e sem fé.
Dai o Waldo Vieira abandou a doutrina espirita. Ele disse que tem os erros deles, não é perfeito, mas a consciência dele esta em paz.Como ele sai fora do corpo os espiritos o xingariam de tudo quanto é nome caso ele fizesse algo errado. Acredito nele. Pois um homem com 78 anos ia mentir para que? Em momento algum ele desabona o Chico, muito pelo contrario ele o defende até um certo ponto. Mas compactuar com mentiras, mistificação ai é outra história.
Assim sr. Valter eu lhe peço que não faça nada, deixe que cada um vá atras das suas respostas.Eu fiz isto e acho que todos aqui podem fazer o mesmo.A botica veado d’ouro existe e lá tem a tal essencia de rosas, o periodo das aparaiçõs da irma Scheila que duraram decadas também esta registrado lá em Uberaba para quem quiser ver.oWaldo Viera esta vivo também e como o Sr. é um homem idoso com mais de 70 anos e muito lucido.
A historia da mulher louca que o Chico foi em vidas passadas eu também já descobri. Descobri também que o Chico foi a mãe do Waldo Vieira em sua penultima reencarnação antes de ser o Chico.
Assim Sr. Valter deixe que cada um vá atras do que é melhor para si.
Ficar aqui ofendendo uns aos outros não tem nada haver com a filosofia da doutrina e ou em que cada um acredite. Tirei as minhas conclusões pelos fatos que eu apurei, que eu perguntei e fui ao local( moro em SP, e fui ao veado de d’ouro e liguei para Foz para conversar com o Waldo Viera) e pesquisei e vou continuar pesquisando para ver onde esta a verdade.Hoje na tertulia dele um amigo vai fazer perguntas sobre este assunto se ele quiser responder vai ser muito bom.
Quanto a mim estou satisfeita.
fevereiro 22nd, 2010 às 2:56 PM
Valter,
A matriz da botica é na rua de São Bento, mas há outras filiais. Você pode dizer o endereço exato da botica que o Chico comprava?
Um abraço.
fevereiro 22nd, 2010 às 3:40 PM
William,
só agora vi esse seu post:
“Em um momento David Nasser (sim, da revista “O Crizeiro”) estaria dizendo que “Chico Xavier foi a maior arrependimento de sua vida”. Há um vídeo também, onde ele narra o caso dos autógrafos (não conseguiram enganar o médium), e menciona que por isso e outras coisas “tem medo” de se envolver com o espiritismo.Veja, está no final do video: (http://www.youtube.com/watch?v=0r3b2Rvj2HQ). Pois é.”
Sobre esse caso, eu trato aqui:
http://obraspsicografadas.haaan.com/2009/a-esperteza-de-chico-xavier-david-nasser-e-jean-manzon/
Um abraço.
fevereiro 22nd, 2010 às 3:59 PM
Valter,
soube que a matriz na rua São Bento deixou de existir em agosto de 2008. Você teria como me enviar então as fotos suas com o Chico e quaisquer outras documentações que possam comprovar sua ligação com ele?
Um abraço.
fevereiro 22nd, 2010 às 5:53 PM
Pessoal para que isto tudo?????Isto mais parece uma guerra de egos. Ver quem tem razão. Vcs nunca vão provar o ponto de vista de vcs.Nenhuma religião no mundo provar qual é a certa.A biblia esta cheia de erros, de bobagens. O Proprio Kardec pediu que depois da obra dele fossem feitas revisões e estas nunca foram feitas. Os espiritas pararam no tempo. Porque até hoje os espiritos superiores não se manifestaram? Porque Deus nao fala mais com os religiosos? O Deus pregado nas resligiões não existe. Estamos aqui para aprender a sermos civilizados. Somos um total fracasso pois não respeitamos nem o opnião dos outros, a crença ou descrença de cada um.
Nem o Cristo agradou porque pessoas ( exemplo o Chico ) vão ser unanimes.
Este lugar aqui não é melhor do que os duelos descritos por Kardec no livros dos espiritos. Mudou só as armas antes espadas e hoje são as palavras.
Pensem bem no que estão fazendo antes de desencarnar. Será que vale a pena ser assim só para ter a palavra final. Viu eu tinha razão…………… O Chico não era um mistificador…….Viu eu tinha razão o Chico era uma farsa………………
fevereiro 23rd, 2010 às 11:32 AM
Vcs vão provar o que com todo este debate. Sempre haverá quem acredita e os que não acreditam em nada. Livre arbitrio de cada um.
Acho que aqui deveria em primeiro lugar haver o respeito pela opinião de cada um.
fevereiro 23rd, 2010 às 11:35 AM
Pessoal para que isto tudo?????Isto mais parece uma guerra de egos. Ver quem tem razão. Vcs nunca vão provar o ponto de vista de vcs.Nenhuma religião no mundo prova qual é a certa.A biblia esta cheia de erros, de bobagens. O Proprio Kardec pediu que depois da obra dele fossem feitas revisões e estas nunca foram aconteceram. Porque até hoje os espiritos superiores não se manifestaram? Porque Deus nao fala mais com os religiosos? O Deus pregado nas religiões não existe. Estamos aqui para aprender a sermos civilizados. Somos um total fracasso pois não respeitamos nem o opnião dos outros, a crença ou descrença de cada um.
Nem o Cristo agradou porque pessoas ( exemplo o Chico ) vão ser unanimes.
Este lugar aqui não é melhor do que os duelos descritos por Kardec no livro dos espiritos. Mudou só as armas antes espadas e hoje são as palavras.
Pensem bem no que estão fazendo antes de desencarnar. Será que vale a pena ser assim só para ter a palavra final. Viu eu tinha razão…………… O Chico não era um mistificador…….Viu eu tinha razão o Chico era uma farsa………………
fevereiro 23rd, 2010 às 11:47 AM
Kardec antes de morrer pediu que a obra dele fosse revista, para ficar sempre lado a lado com a ciência.
Isto foi registrado na revista o Reformador abril de 1868.
Mas ninguém nunca fêz o que ele solicitou.
fevereiro 23rd, 2010 às 4:38 PM
Nossa que lugar fraterno este aqui!!!!!!Gente vocês jamais chegaram perto da verdade desse jeito. Nenhum de vocês vai provar que esta certo.Concordo com o pessoal ai de cima. Vocês estão num campo de batalha verbal e mental e não chegam a lugar nenhum. Se o Vítor é um cético isto é um problema só dele.Se a Sonia,Carlos Magno acreditam no espiritismo é opção pessoal deles, cada um dentro da sua visão estam certos. Neste planeta a lugar para todos.
Trocar pontos de vista, debater idéias é muito bom e saudavél, mas tem que saber a hora de parar para não chegar ao fanatismo e agressão pessoal.
Ningém é obrigado a gostar uns dos outros mas para ser fraterno temos que começar lá do começinho o …… respeito.
Se tem mistificação,se tem fajutagem, enganação o problema é de quem cometeu.Não cabe nós aqui o papel de juiz.O que nos cabe é procurar a verdade exaustivamente, pois a fé cega não faz bem a ninguém.
Acredito piamente no que digo…… tem um lugar para todos e todas as religiões do mundo.Não podemos fazer da nossa crença um cavalo de batalha para dizer que nós somos os certos e o resto esta todo errado.
Vamos debater idéias e não as pessoas.
fevereiro 24th, 2010 às 1:32 AM
Pessoal,
–
Há apenas uma pessoa que está sendo combatida aqui a meu ver, é Chico Xavier.
–
É piada! Estão querendo (chefiado pelo Vitor) transformar ele em um dos maiores farsantes e corruptos que o Brasil já teve. Solto os “chachorros” mesmo, essas páginas não são imparciais.
–
Todas essas acusações não passam de uma pessoa que tenta derrubar uma torre gigante com estilingue. Eu nem precisaria defender algo assim, Chico moralmente é um gigante, um anjo maior para nós brasileiros principalmente, inatacável, mas não consigo ficar completamente omisso quando leio algumas coisas.
–
E olha que eu não sou daqueles espíritas que endeusam Chico Xavier e pensa que todos os livros dele são escritos por espíritos “superiores”. Creio que nenhum médium está imune às mistificações de alguns espíritos, lembremos que há uma observação nas obras de Allan Kardec que diz que o melhor médium será o que errar menos, ou for menos enganado, não existe médium perfeito.
–
Vejam exemplos de mensagens apócrifas no final de “O Livro dos Médiuns”. Há assinaturas de certos textos, através de Chico, que eu não coloco minha mão no fogo (afirmar que se trata de Emmanuel ou André Luiz). Não gosto de um livro que é idolatrado por muitos espíritas (Sinal Verde), penso ser algumas partes ser quase fútil, parece um livro de “etiquetas” (posso estar completamente errado, não sou dono da verdade). Porém, são ótimos e de grande valor moral, filosófico e científico grande parte dos livros.
–
Em quase todo empreendimento humano há corrupções, não tenham absoluta certeza de que o centro que vocês freqüentam principalmente se for grande, não sofre desse mal, nem por isso pensem que isso destrói as bases da doutrina, não sejam completamente passivos, não existe Papa no espiritismo, há sim, um respeito natural e moral.
–
Como disse, infelizmente não posso contribuir muito, consultando textos, livros, expondo aqui, etc. Posso apenas dar um toque nos espíritas como proceder diante algumas pessoas (intelectualmente falando), sei por outro lado que estou muito longe de ser perfeito, não é isso.
–
Quem está sendo imparcial, não sou eu. Estudem e percebam o objetivo de todas as páginas. Repito, conhecemos a árvore pelos seus frutos, nesse caso não é preciso nem ser tão astuto, a bofetada na face honesta é escandalosa. Nós espíritas, apenas devemos oferecer a outra face, às vezes, dar uns toques para verdade sempre prevalecer.
fevereiro 24th, 2010 às 1:35 AM
Corrigindo (escrevo a maioria das vezes correndo, sem tempo, me perdoem):
–
Quem está sendo PARCIAL, não sou eu. Estudem e percebam o objetivo de todas as páginas. Repito, conhecemos a árvore pelos seus frutos, nesse caso não é preciso nem ser tão astuto, a bofetada na face honesta é escandalosa. Nós espíritas, apenas devemos oferecer a outra face, às vezes, dar uns toques para verdade sempre prevalecer.
fevereiro 24th, 2010 às 12:11 PM
William,
Bom dia.
Não acredito que o Chico Xavier esteja sendo combatido.
Não acho que a intenção do Vítor seja macular,manchar a obra ou o trabalho do Chico dentro da doutrina espirita.
Ele tem duvidas e como tantos outros esta a procura da verdade.
Se fornos analizar tem muita coisa estranha dentro de todas as religiões.A propria relião catolica fica o tempo todo repetindo os trechos da biblia que são de interesse da mesma. Alguém que tenha lido biblia toda vai perceber o tanto de erros e o pior nos evangelhos de Marcos, Lucas, eles mesmo se contradizem com relação ao Cristo.
A doutrina espirita mesmo já tinha que ter sido revista há muito tempo.
O Kardec pediu que o espiritismo e a ciência sempre caminhassem juntos e sabemos que isto não acontece.
Conheço centos espiritas que entram em uma batalha por não aceitarem pessoas que não pensam como elas.
E a alteridade nisto tudo……. onde fica.O respeito aos que pensam de outra maneira. O Propio Jesus foi morto por não aceitar a mesmice que era vivida na época dele.Ele era um diferente. Ai as pessoas vão dizer: mas ele era filho de Deus. Ora eu também sou. Eu também tenho a minha parte divina.E dai. Te faço uma pergunta:
Se o Cristo morreu na cruz para que meus pecados, minhas falta fossem perdoados; porque então este planeta ainda é assim?Porque em muitos centro espiritas falam que vamos para o umbral?Porque tantas mortes em nome de Deus?Então tem algo errado. Conheço espiritas que quando a pessoa esta( vou usar uma metafora agora) ferida os centos falam põe sal e limão para doer mais, pois assim o seu lugar lá em cima vai ser melhor. Onde esta escrito que eu tenho que sofrer para alcançar um lugar melhor?Porque a dor é sinal de melhoria pessoal ??????Então temos que ser racionais. Pensar nesta fé que não pode ser mais cega.
Vc disse: E olha que eu não sou daqueles espíritas que endeusam Chico Xavier, mas em cima vc fala:
É piada! Estão querendo (chefiado pelo Vitor) transformar ele em um dos maiores farsantes e corruptos que o Brasil já teve. Solto os “chachorros” mesmo, essas páginas não são imparciais.
Todas essas acusações não passam de uma pessoa que tenta derrubar uma torre gigante com estilingue. Eu nem precisaria defender algo assim, Chico moralmente é um gigante, um anjo maior para nós brasileiros principalmente, inatacável, mas não consigo ficar completamente omisso quando leio algumas coisas.
Eu não poderia defender o Chico( que a meu ver esta longe de ser um anjo) desse jeito como vc fala.Não o conheci, nem convive com ele.Não sei como ele era por tras nos bastidores.Só posso por a minha mão no fogo por algo que eu tenha visto, tocado, presenciando, pois ai sim eu podrei defender com unhas e dentes os meus pontos de vista( não vale aqui achar que sou Tomé pois sou mesmo, pois ele de fato agiu com a cabeça é só acreditou quando tocou nas chagas do cristo, pois era uma prova irrefutavel).Criou-se muitas coisas ( e dentre elas muitas mentiras) sobre o chico Xavier.
Eu o vejo como um homem que tentou fazer o seu trabalho, dentro do que ele tinha, da melhor maneira possivel.No que ouço e aprendo estudando os livros, pego o que vejo de melhor para mim e coloco em pratica.Este é o meu livre-arbitrio e somente eu Ângelo sou responsável por ele.Vc já parou para pensar que em outra vida vc e o Vítor podem vir como irmãos e até gemeos para resolver os embates verbais que vcs têm aqui? Vcs o podem e devem discordar sim é muito saudavel as argumentações sadias.Agora um Argumentum ad hominem não. O Vítor, eu acho esta a procura de uma prova irrefutavel,e esta ele não vai encontrar.Existem misterios que a nossa capacidade mental ainda não tem como conceber.
Por isto amigos vamos continuar pesquisando, procurando debatando, mas dentro da lógica,do respeito.Só assim creceremos como pessoas e vamos deixar os duelos para tras.
William não pense que isto é um chamada, apenas quero tentar mostrar que em uma situação tem no minino dois lados a serem observado.
Um bom dia te desejo Willhiam, vítor e a todos do blog.
fevereiro 24th, 2010 às 1:39 PM
Angelo Fonseca,
–
Concordo com algumas coisas e discordo de outras.
–
A Bíblia, no geral, tem que ser estudada e interpretada por diversos ângulos, assim, creio o espiritismo fornecer a melhor imagem espiritual de Jesus e Ernest Renan um bom Jesus histórico (embora falha no Jesus espiritual).
–
Allan Kardec (que é um pensador mt mais poderoso do que os “céticos” supões) já fez uma critica maravilhosa sobre essa obra de Renan. Kardec se aproximou até certo ponto do positivismo, mas há falta de perspicácia quando alguns querem o transforma em uma espécie de “Auguste Comte” da religião, ridículo isso. Religião é apenas um dos aspectos da doutrina.
–
Não sei por que você cita o Jesus católico para mim (Morreu na cruz em favor dos nossos pecados. Eu também sou filho de Deus, etc.)!
–
Você não sabe diferenciar a perspectiva da visão católica e espírita?
–
Como irei te responder se você não sabe nem o que fala?
–
Como você fala para não pensar na fé cega se não consegue nem fazer uma critica sobre o espiritismo?
–
A doutrina tem q ser revista sim, contudo, consigo perceber quando tentam destruir suas bases ou querem realmente desenvolvê-la melhor cientificamente e filosoficamente.
–
Se o Chico Xavier está longe de ser um “anjo”, quem é “anjo” para você?
–
Tenha dó! Cita, estou esperando. Suas palavras são quase puras, morreu humilde e o Vitor vem falar de ganhar dinheiro indiretamente. Ninguém pode levar isso a sério!
–
Eu peço desculpas se me excedi contra o Vitor. Jamais acho que Chico, Cristo e Deus não podem ser questionados. Devem ser!
–
O problema é quando aparece aqui quem conhece um pouco as coisas (eu) e vê de cara a intenção, a manipulação, a omissão dos fatos em favor da mediunidade e da pessoa do Chico Xavier.
–
Não existe nada a favor do caráter e da mediunidade de forma significante aqui (e não por falta de fatos)! Então, analisando os frutos, qual árvore é o Vitor?
–
Futuramente, bem para frente, estou pensando em fazer algo parecido com o que o Vitor supostamente faz aqui, só que lá, serão pesados os contras e os prós de tudo, não irei fazer com Chico o que o Vitor faz.
–
Isso aqui é espaço de espírita para boi dormir.
–
Se eu levar essas páginas a sério e expuser as coisas, terei que levar um tempo, consultando fontes, livros, detalhadamente (para justificar algumas coisas que sei).
–
Sinceramente não pretendo fazer isso aqui pela falta de seriedade e imparcialidade.
–
Contento-me, por enquanto em apenas dar uns “toques” para os espíritas que vem de coração aberto aqui como pombas, mas prudência das serpentes lhes faltando.
–
Espero que os verdadeiros espíritas saibam distinguir por de baixo das palavras “agressivas” e outras “equilibradas”, onde está a verdade.
–
O estilo “agressivo” de Jorge Rizzini, não atrapalhou seu trabalho para a desmoralização da revista “O Cruzeiro”, procurem o livro sobre o caso de Uberaba. Eu tenho apesar de ser difícil achar.
fevereiro 24th, 2010 às 3:23 PM
Caro William,
Vc disse:E olha que eu não sou daqueles espíritas que endeusam Chico Xavier, já imaginou se fosse!!!!!!!!!!
Acho que vc não tem dicernimento e é muito amargo.
Não tive e não tenho intenção de fazer critica ao espiritismo, umbanda, catolocismo. Eu estava apenas te mostrando que nem o cristo foi uname e é lógico que o Chico também nunca o será.Vc não dá “toques” vc “mareta” as pessoas. Este blog aqui são para pessoas civilisadas, educadas.Coisa que vc parece que não é.Vc deve ser um espirita de carteirinha, fica todos os dias lá pegando o seu passe para se sentir bem.Não sei o que vc faz aqui.Vá fazer o seu blog onde pessoas como vc vão poder babar, chorar e se descabelar pelos ceticos que não acreditam no chico e no espiritismo. O umbral deve esta cheio de gente assim, os defensores do chico ( só gostaria de saber: vc também é homossexual igual ao chico????????????????????).Acho que como vc falou em serpentes deve ser uma manba africana tal a sua ferocidade em atacar os outros e ao Vítor.
Vc realmente deveria ir embora fundar o seu clube do bolinha espirita e ficar lá. Aqui é uma blog para pessoas sensatas e vc já demonstrou que não é.
Olha o chico tinha as suas vaidades ( tinha que usar uma peruca porque o Emmanuel pediu, se não ele ficaria feio demais, há ainda tem o caso do chilique que o chico deu dentro do avião que parecia querer cair, e o emmuel falou para o chico morrer com compostura),adorava um grande e suculento bife de carne vermelha, adorava os bonés.Um barbeiro que ia lá todos os dias fazer a barba dele( por motivos que já foram revelados aqui),agora ele não era uma anjo. Nunca conhece ou fui apresentado a um anjo.Como o chico gostava destas coisas mundanas acho que ele não poderia ser um anjo ………né.
Vc deve ser muito enfandonho, convier com vc de ser muito chato pois vc não sabe onde parar e o pior vc sabe fazer com que gente coloque para fora o pior de nós para termos que descer ao seu nivel para te responder.
Vc falou em quem poderia ser um anjo …….. bem voto no Vítor. Que se eu fosse ele eu moderaria vc em todos os seus post. Assim nós que lemos o blog seriamos poupados de tanta besteira quanto vc fala aqui, ainda mais se dizendo não ser tão admirador do chico.Nossa se fosse acho que vc já tinha dado um jeito de apedrejar(digo com pedras reais, porque por palavras vc já o fêz varias vezes) o pobre Vítor.
O caso da fraude de uberaba o proprio Waldo Vieira já abriu o arquivo dele para quem quiser ver. Olha ai outro anjo.Ainda bem que ele foi esperto e saiu do movimento espirita depois que viu tanta … vamos dizer fajutagem( sabe o caso do perfume de rosas, fato veridico). Ele teve o que falta a vc e a muitos DICERNIMENTO,INTELIGENCIA,ARGUMENTOS CONVICENTES SEM PASSAR PARA A AFRONTA PESSOAL,VERGONHA.
Não perca o seu tempo em me responder porque estou de ferias e vou viajar para um lugar paradisiaco, cheio de gente interessante sem estes pain in the ass como vc.
William se vc é jovem cresça, seja mais inteligente, argumente com fatos que vc mesmo possa comprovar e não no que esta escrito no papel ( papel aceita qualquer coisa),ou porque ouviram falar( quem conta um conto um ponto aumenta).Agora se vc já é um homem velho a coisa fica pior ainda, pois vc não serve nem como exmplo.
De fato em todas as religiões tem algo de podre e o espiritismo não esta isento. Se o chico era ou não era bom é problema dele. Agora pense no tanto de inimigos que vc esta fazendo porcausa de algo que vc nem sabe se é verdade ou não.Eu particurlamente estou me lixando para religião, doutrina.O mundo viveria muito melhor sem este povo religioso. Espero que num mundo superior não tenha estas bobagens de religião.Já pensou ter que conviver com gente como vc é um sa………
Bem vou deixar o espaço aberto para vc vim dar o seus toques, marretadas, implodir e acabar de vez com os infieis que ousam falar mal do titio chico.
Agora Vítor pense nisto, vc não tem que ficar aturando tudo aqui não. Seja um moderador do seu blog. Ponha pra fora estas pessoas (eu agora fui ad hominem contra este uncefalo chamado William).Pense vc pode por para escanteio eu,william e outros mais que uma maneira incivilizada atrapalham o seus objetivos que é analisar cientificamente os fatos.
William mais uma vez uma boa tarde para ti…….. fui para o meu recanto paradisiaco curtir as minhas férias.
fevereiro 24th, 2010 às 5:34 PM
Angelo Fonseca,
–
Pois bem! Espero que você argumente então, pois o breve tempo que me dediquei sobre o suposto plágio de “Há 2000 Anos” já atrapalhou um pouco a certeza da imitação escandalosa da obra de Renan. Parece que o critico das obras de Emmanuel não sabe geografia e muito menos detecta plágio com eficácia sem manipular os fatos e o contexto como demonstrei
–
Aliás, deixa eu te ensinar. A obra do Renan tem pontos bons e outros ruins e contraditórios, sendo que a obra de Chico é muito mais franca e moralmente superior. O poderoso pensador do séc. XIX, Allan Kardec, na “Revista Espírita” de 1864 fez criticas mordazes dignas de um Voltaire à obra de Ernest, começando por criticar em maio a introdução “A alma pura de minha irmã Henriette”, diz o codificador logo no começo, “A menos que suponha que o Sr. Renan tenha o desempenhado uma comédia indigna, é impossível que tais palavras venham sob a pena de um homem que crê no nada”, a critica se prolonga de forma avassaladora. Continuando em junho, aliás, não menos destituída de ironias “Concebe-se o Cristo, como fundador da doutrina espiritualista por excelência, não crendo na individualidade da alma do qual não tem a menor noção, e por conseqüência na vida futura? Se não é espiritualista, é, pois, materialista e, por conseqüência, o Sr. Renan é mais espiritualista do que ele”.
–
Por que você aconselha o Vitor a moderar e me excluir? É medo?
–
Você disse: “Não acredito que o Chico Xavier esteja sendo combatido”.
Seu Fonseca, se o médium Francisco, é considerado por muitas pessoas respeitáveis um dos maiores médiuns que o Brasil já abrigou, assim como um dos maiores da história. O Vitor não posto nada relevante a favor do Chico, chegou a dizer, permita-me a paráfrase, “se ele foi um dos maiores médiuns, o país está mal”. Ora, qual melhor psicógrafo que há? Diga! Com efeito, natural entrever falsamente, “se abalar o a crença dos espíritas no Chico, será abalado boa parte mesmo da credibilidade espírita”.
–
“A doutrina espírita mesmo já tinha que ter sido revista há muito tempo”.
Diga quais os pontos que devem modificar.
–
“Conheço centos espíritas que entram em uma batalha por não aceitarem pessoas que não pensam como elas”.
Se você se julga mais sábio e quer forçar a crença no materialismo que permeia a teoria da mente, não perca seu tempo em centros espíritas meu caro.
–
“Se o Cristo morreu na cruz para que meus pecados, minhas falta fossem perdoados; porque então este planeta ainda é assim”?
Você demonstra não ser competente em criticar a visão espírita de Jesus e Deus, confunde catolicismo, outras religiões cristã com o espiritismo que é cristão, porém, divergente em boa parte com o restante.
–
“Onde está escrito que eu tenho que sofrer para alcançar um lugar melhor? Por que a dor é sinal de melhoria pessoal? Então temos que ser racionais. Pensar nesta fé que não pode ser mais cega”.
Cego está sendo você meu filho! Ninguém pede para sofrer, de resto, a experiência humana sempre tem potencial de ensinar, com efeito, a dor física e moral não escapam dessa regra. O mal é a suplica do bem no progresso individual e coletivo, não está no ato. Vai estudar.
–
“Eu não poderia defender o Chico (que a meu ver esta longe de ser um anjo) desse jeito como você fala. Não o conheci, nem convive com ele. Não sei como ele era por trás nos bastidores. Só posso por a minha mão no fogo por algo que eu tenha visto, tocado, presenciando, pois ai sim eu poderei defender com unhas e dentes os meus pontos de vista (não vale aqui achar que sou Tomé, pois, sou mesmo, pois ele de fato agiu com a cabeça é só acreditou quando tocou nas chagas do cristo, pois era uma prova irrefutável). Criou-se muitas coisas (e dentre elas muitas mentiras) sobre o chico Xavier”.
Você quer dizer que todos os historiadores são incompetentes? Uma besteira atrás da outra! Aliás, em minha opinião, é mais fácil aceitar a existência física de Jesus do que Sócrates, por exemplo, (apesar de crer que Sócrates não foi um personagem de Platão).
–
Seu Fonseca, eu não irei responder suas ofensas, fico por aqui mesmo, considerando apenas seu conselho para o Vitor sobre pessoas que “atrapalham os seus objetivos que é analisar cientificamente os fatos”.
–
Você é um comediante.
fevereiro 24th, 2010 às 5:41 PM
“O caso da fraude de Uberaba o próprio Waldo Vieira já abriu o arquivo dele para quem quiser ver. Olha ai outro anjo.Ainda bem que ele foi esperto e saiu do movimento espirita depois que viu tanta …vamos dizer, fajutagem( sabe o caso do perfume de rosas, fato veridico)”.
Ah! É mesmo? Expõe para a gente então.
fevereiro 24th, 2010 às 5:50 PM
“Olha o Chico tinha as suas vaidades ( tinha que usar uma peruca porque o Emmanuel pediu, se não ele ficaria feio demais, há ainda tem o caso do chilique que o chico deu dentro do avião que parecia querer cair, e o emmuel falou para o chico morrer com compostura),adorava um grande e suculento bife de carne vermelha, adorava os bonés”.
Vai se informar e saber dessa “vaidade” do Chico, por que ele usava peruca ou boné. Pelo que eu saiba há outra versão. Aliás, mesmos e fosse vaidade o que isso tem a ver? Fica mais evidente o nível dos “céticos” aqui.
fevereiro 24th, 2010 às 5:54 PM
Vítor,
Isto aqui é um campo de guerra. Acho que realmente vc tem por um fim nisto.
William vc é muito burro.Porque então vc não prova que este povo todo esta errado. traga as provas vc????
Realmente vc se esconde atras já parou para pensar o que Ernst Renam estava certo que QUE JESUS ERA UM SUICIDA, BOBÃO ANALFABETO E QUE NÃO ESCREVER NADA PORQUE NÃO SABIA ESCREVER. HORA MUITA GENTE SABE DOS TAIS FRASCO DE ROSAS QUE O CHICO USA AQUI EM UBERABA. TEM BOBO PARA TUDO.
Agora vai mesmo fundar um lugar para vc e sai daqui. Cara chato se achando o dono da verdade. VC NÃO PERCEBEU QUE AQUI NÃO É SEU LUGAR!!!!!!! AQUI É UM LUGAR DE GENTE QUE NÃO ACREDITA EM RELIGIÕES , EM DOGMAS E SIM DE FATOS EXAUSTIVAMENTE PROVADOS.
VÁ CANTAR EM OUTRA FREGUESIA.
QUANTO AO MEDO NIGUEM TEM DE VC E DA SUA VERBORRAGIA E DA SUA CHATICE MESMO.
CHATO CHATO CHATO CHATO CHATO CHATO CHATO
BURRO BURRO BURRO BURRO BURRO BURRO BURRO
ALÉM DE RELICHAR DE NOVO ….. PROVE TUDO ANTES
OK DO CHICO DO KARDEC.
BURRO
fevereiro 24th, 2010 às 6:00 PM
Wagner,
sem ofensas, por favor. Aqui é um local para todos expressarem suas opiniões, desde que estas acrescentem algo ao debate. As críticas do William acho interessantes, embora ele costume juntar a elas diversos ataques à minha pessoa 🙂
fevereiro 24th, 2010 às 6:38 PM
Vitor,
–
Peço aqui, na frente de todos, desculpas a você, caso tenha exagerado na dose e parti para a especulação no âmbito pessoal (eu julgo não precisar formalizar uma intenção para concluir com grande probabilidade de acerto).
–
Porém, eu não tenho absoluta certeza se você é um materialista, um espiritualista, se é católico que se faz de espírita, se é evangélico, se tem ligação com o “ceticismo aberto”, não tenho certeza de nada, não me dei o trabalho de investigar sua pessoa, nem nada.
–
Acima de tudo, eu desejo do fundo do meu coração saúde para você, sua família, felicidades e tudo mais. Seja qual for você tem a sua verdade, nesse sentido deve ser respeitada. Não consigo ser em alguns momentos como um Chico Xavier da vida, estou sempre lutando contra minhas tendências são ruins.
fevereiro 24th, 2010 às 6:41 PM
Wagner Borges,
–
“QUE JESUS ERA UM SUICIDA, BOBÃO ANALFABETO E QUE NÃO ESCREVER NADA PORQUE NÃO SABIA ESCREVER. HORA MUITA GENTE SABE DOS TAIS FRASCO DE ROSAS QUE O CHICO USA AQUI EM UBERABA. TEM BOBO PARA TUDO”.
–
Pelo menos conseguir fazer me dar boas risadas hahaha.
–
Abraços
fevereiro 24th, 2010 às 8:29 PM
Nossa e eu também rio até rachar com a sua sabedoria de botequim sujo….nossa o home da verve ……. acho que vc deve ser uma fruta bem cor de rosa que passa dias e noite com uma foto do chico .
Vou ficar esperando ansioso pelas suas novas preciosidades.
Anda …… vai…… fala mais solte tudo o que vc tem ……. vou ficar online esperando até a onde vai as suas preciosidades espiriticas….. ou será espiritoporcas…….
Por favor não demore, preciso urgentemente limpar o meu figado com as risadas que dou da sua verborragia.
abraços com vcs dizem fraternos
fevereiro 24th, 2010 às 8:32 PM
Agora que o Chico era anarfa todo mundo sabe e o Ernest Reman na sua obra fala que Jesus não sabia escrever.Há ….
tem mais ele destava os ricos, or irmãos e a mãe dele. Por isto ele fica sempre como discipulo amado na no meio do deserto.
Vou ficar esperando as suas peroloas….. não vá faltar e estragar a minha noite com a sua ausência.
Abraços fraternos irmão.
fevereiro 24th, 2010 às 8:50 PM
Poxa na ainda ………….quero rir um pouco e mostrar ao meus amigos não melhor aos nossos irmãos as suas perolas.
Vc ficar esperando hein, não vá me deixar na mão.
abraços fraternos. Irmão.
fevereiro 24th, 2010 às 10:17 PM
Wagner Borges de Souza,
–
Você fala de Ernest Renan, etc. Cara, eu fiquei impressionado! Você é “O CÉTICO”. Será mais uma carola do fundamentalista, bom biólogo, mas péssimo “filósofo” Dawkins?
–
Você leu as críticas de Kardec sobre Ernest Renan que eu mencionei ou está com leviandade mesmo?
–
Chico Xavier morreu humilde, nunca foi rico mesmo podendo ser um dos maiores escritores do Brasil, a acusação de farsante, de homem que ganha dinheiro por tabela, etc. está vindo daqui.
–
Será que você não tem capacidade de intuir quem carrega o ônus?
–
Eu falo de forma mais aberta, fui direto e usei de psicologia para o pessoal se revelar e mostrar o quão sério e imparcial são, outras pessoas resistem, preferem chamar da forma mais saudável e educada o Chico de corrupto e aproveitador sem dizer uma palavra direta.
–
Entendeu?
–
Soltarei mais algumas “pérolas” depois que você provar sua capacidade de me criticar ok. Primeiramente aponte as minhas “pérolas”.
–
Vamos ver quem irá relinchar mais.
fevereiro 24th, 2010 às 10:24 PM
Wagner Borges de Souza,
–
“UM LUGAR DE GENTE QUE NÃO ACREDITA EM RELIGIÕES , EM DOGMAS E SIM DE FATOS EXAUSTIVAMENTE PROVADOS”.
–
Você está falando sobre replicabilidade?
–
Qual sua opinião sobre as experiências de Crookes sobre alteração de peso sob influência da designada mediunidade?
–
Qual sua opinião sobre as experiências de Crookes sobre alteração de peso sob influência da designada mediunidade?
–
Mas responde direito e vai a fundo para não passar vergonha.
fevereiro 24th, 2010 às 11:18 PM
Quem disse para vc que estou interessado em replicar o seu entidimento de espiritismo ou outras religiões. Sou ateu convicto. Não tenho nada destas bobagens pregadas em religião. Religiões são o mal deste planeta.Veja no que vc se tornou.A religião não fêz de vc uma pessoa melhor.Ficar citando livros para que, se na vida real vc é isto. Todos sabem que o chico nunca ficou com dinheiro algum tanto ele quanto o Waldo vieira doaram os royaltes para obras de caridade.Não estou interessado se um espirito pesa mais ou menos.Sobre as esperiências de Willian Crookes sobre katie King. isto para mim não significa nada, não vai mudar a minha vida ou de outros. O mundo esta cheio de efeitos, estamos cercado por muita coisa.
Agora o tanto de bobagem que se faz em nome de religião, o umbral, inferno seja lá o que for deve estar esperando pessoas como vc.Só que expor vc para as pessoas verem o tanto que vc é ridiculo.Um pseudo-sabio que fica citando livros, mas não sabe tratar as pessoas, não tem respeito.Vc é no minino muito chato.Vc não deve ter ninguém para ser carola deste jeito. Espero que quando vc morrer vc de fato vá para uma parte do umbral que tenha muitos livros e muitos espiritos ceticos para vcs quebrarem o pau pela eternidade.Foi muito bom mais estas perolas da sua parte. Vc deve ser muito frustado, deve ter tentato ser um cientista e foi rejeitado. Tadinho, tenta na proxima vida peça ao seu mentor espiritual ( quem sabe o chico heim para vc fechar a sua encarnação com chave de ouro. Já pensou ter o chico ali só para vc te falando o que fazer.Quem sabe até ditando um bom livro de ciências. E se der mais sorte ainda de quebra Jesus a tiracolo…. Hein … fala serio eu não sou seu irmão. Quem iria te desejar uma dupla desta de mentores espirituais).Irmão seja mais fraterno, pense que o Vítor só esta falando o que ele acha, ele não quer levar a fama ou o dinheiro do titio chico não. Viu fica tranquilo que isto o pessoal lá dos centros espiritas fazem.
Agora vou assitir o meu jornal, vc esta muito enfadonho.
Menino mau eu queria rir mais , mas acho que vc já me sacou eu só queria mostrar o que a religião faz com as pessoas.Elas ficam como vc fanaticos de carteirinha.
Vai lá irmãozinho vai lá pegar um passe viu …. assim vc vai ficar calminho. Espero que o passita não seja um vampiro, um sugador de energia senão amigo tu tá ferrado.
Boa noite e um grande mais grande GRANDE abraço fraterno.
Do seu querido irmão Wagner.
Com muito amor no coração.
P.S. Viva as religiões …….. nossa isto pega que meda…….
fevereiro 25th, 2010 às 12:30 AM
Wagner Borges de souza,
–
Muito obrigado pelo seu depoimento e seu abraço fraterno.
–
Tchau.
fevereiro 25th, 2010 às 3:12 AM
Vitor, quanto ao assunto “Materializações”, sobejamente comentado
neste espaço, injuriando a figura de Chico Xavier, tachando-o
de fraudador e mistificador, questão esta levantada por Waldo Vieira,sugiro
a leitura do livro “Materializações luminosas”, publicado em
1948, de autoria de R.A. Ranieri, então, Delegado de Polícia do
Estado de São Paulo. O livro é o depoimento do autor,
de fatos presenciados por ele, em sessões de materialização,
tendo como médium Francisco Lins Peixoto. Algumas sessões
foram realizadas com o médium Fábio Machado.
Chico Xavier este presente em algumas sessões, como convidado
e testemunha dos fenômenos mediúnicos ocorridos nesses trabalhos.
Cito alguns trechos do autor, sobre o objetivo de sua obra:
“Habituada a lidar com indivíduos de toda espécie: criminosos
vulgares e criminosos altamente intelectualizados, (…) indivíduos que usam todos os truques para enganar e defender-se; ocultar e disfarçar; penso ainda que por isso tudo
o depoimento de uma autoridade policial deve ser acatado como honesto e exato. O médico pode ser enganado; o engenheiro pode estar sujeito a tapeações,
o advogado mais esperto pode por sua vez ser conduzido a enganos, mas o delegado é o último reduto. Dificilmente se deixará embair por truques. (…)
“Numa delegacia de polícia aprende-se a conhecer o homem no seu aspecto mais
difícil, que é o homem que se esconde e esconde tudo aquilo que possa comprometê-lo.
Uma fisionomia tranqüila e ingênua oculta as vezes, um criminoso depravado.
Uma exposição dolorosa e comovente é quase sempre a defesa de um ladrão
sabido, acostumado a percorrer os cárceres e as delegacias do país. (…)
“Faz, pois, o delegado de policia, da desconfiança constante a sua
maior arma e o seu melhor e mais perfeito instrumento de trabalho. (…)
“Apenas baseado nisso, e sem outro título, é que me aventuro a expor tudo
que vi e assisti no setor do Espiritismo Moderno, sem a menor sombra de
dúvida de que não fui absolutamente enganado e que a verdade, por ser a
verdade, deve ser revelada e defendida para o bem comum. (…)”
Destaco o final do Primeiro Capítulo, do livro em questão, quando
O autor assim se expressa:
“Coisa maravilhosa era ver como os espíritos se dirigiam com imenso carinho
ao Chico Xavier, dando-lhe a importância que deve ter perante o mundo invisível
e esqueciam-se de outras personalidades que estavam no recinto, portadoras
dos títulos universitários concedidos aos homens. Prova belíssima de que o homem
vale realmente como figura moral e espiritual, acima de todas as vaidades humanas.”
O livro é ilustrado com 38 fotos surpreendentes.
Entretanto, surpreendentes mesmo são os relatos do autor. Os espíritos surgiam
um após outro, totalmente iluminados. Até aparelhos eram materializados para
tratamento em doentes. Aliás, esses trabalhos eram mais destinados à cura de doentes,
do que propriamente à comprovação do fenômeno. O autor testemunhou a
cirurgia para retirada do apêndice infeccionado, de Laís Teixeira Dias, que foi trazida
àquela sessão, em péssimas condições. Uma semana após, ela participou do
trabalho totalmente recuperada.
É um livro extraordinário! Fatos maravilhosos acontecidos aqui, no Brasil! E
relegados ao abandono. Em qualquer país do mundo, com certeza, publicariam a certeza da continuidade da vida e a realidade da comunicação com os “mortos”.
Infelizmente, num país sem auto-estima, sem educação, cuja religião oficial é manipuladora da fé cega e irracional, é o que vemos – a tentativa de destruir o que foi
construído com sacrifício e boa vontade, por parte dos dois planos de vida.
Vamos acordar, gente!
Abraços afetuosos.
fevereiro 25th, 2010 às 3:40 AM
Sônia,
esse livro eu tenho. Vou comentar os trechos que você selecionou:
“O médico pode ser enganado; o engenheiro pode estar sujeito a tapeações, o advogado mais esperto pode por sua vez ser conduzido a enganos, mas o delegado é o último reduto.”
Isso é falso. Delegados podem ser enganados. Nas sessões deveria haver mágicos presentes. Não havia. Não que mágicos não possam ser enganados. Podem. Mas eles estão mais habituados com os truques das sessões do que delegados.
As fotos de materialização são muito estranhas. Os espíritos são seres bidimensionais que lembram retratos. O espírito de Kennedy mal sabia inglês. E Chico autenticando uma sessão de materialização para mim não é garantia de nada, por vários motivos, mas o principal deles é a forte convicção que tenho que Chico fraudava tais sessões. Se fosse um mágico a vigiar as sessões, a coisa seria diferente…
Minha opinião é que o livro é interessante e valioso como documento, mas não serve para provar vida após a morte. Faltam maiores controles.
fevereiro 27th, 2010 às 7:28 PM
Quero dizer a esse senhor Valter Filho, a versão espírita do motorista Ediberto, delator do Presidente da República, ao Vitor e demais debatedores, que já presenciei trabalhos de curas em que os operadores tinham diante de si uma vasilha com essência de rosas em que mergulhavam as mãos antes de operar.
–
A essência de rosas e outras, em trabalhos esotéricos, quando dimanadas ao ambiente propiciam condições de melhor aproximação das mentes espirituais às incorporações de suas energias. Não é a toa que místicos e budistas queimem essências, e a própria igreja queime incenso para a purificação do ambiente e atração do espírito santo.
–
Se o Chico usava essência de rosas, em que momento ele ou alguém derramava no ambiente, quando se sabe que a essência é volátil e logo o perfume se esvai? Derramavam a toda hora em cima da materialização? Nos cantinhos da sala? Na toalha da mesa? E ninguém via, estavam todos cegos? Ou se viram por que não denunciaram antes? Ah, já sei, toda a história misteriosa como essa tem de ter uma pessoa má (o Chico), um mordomo (qualquer um com cara atoleimada) e um motorista ambicioso e fofoqueiro (o novo Ediberto). Pronto, fechou como o Vitor ama!
–
Para ter a quantidade de embalagens que o novo Ediberto acusa – quantidades enormes – deveria haver dezenas ou centenas de trabalhos de materializações. E aí haja ectoplasma dos médiuns, haja sessões! E pergunto: houve tantas sessões assim de materializações de que o Chico participasse que justificassem tantos vidros de essência de rosas, como denuncia o bondoso motorista? Ou eram usadas normalmente em sessões de atendimento e psicografias ao longo de meses para os efeitos que mencionei?
–
Quanto ao Chico guardar os frascos no armário, se ali não fossem guardados guardaria onde? No bolso da camisa do motorista, no galinheiro?
–
De novo os céticos ululantes devem estar esfregando as mãos e repetindo o mesmo refrão: “Dessa vez pegamos o Chico, ele vai ver só, vai ver!” Uns com certeza ainda dão pulinhos e mandam aos ares gritinhos de prazer.
–
E os objetos cortantes, que graça não? Será que o Chico não saia de casa por causa dessa psicose? Imaginem só a cena: o Chico num restaurante ou jantando na casa de amigos, se contorcendo todo ao ver facas e garfos e correndo ao banheiro para se descarregar. Dantesco não? E na escola fazendo pontas nos lápis com gilete? Chego a ficar arrepiado!
–
Só quero ver o que agora irão dizer aqueles que não acreditam em reencarnações, pois essa informação prosaica parece remeter a uma recordação subconsciente de uma vida do Chico. Ou será que agora os céticos daqui vão virar reencarnacionistas?
–
Engraçado, é a primeira vez que leio que o Chico tinha motorista. Por quantos anos isso aconteceu?
fevereiro 27th, 2010 às 7:35 PM
Gilberto, nem vou respondê-lo. Sua provocação não me incentiva a nada. No dia em que você demonstrar um mínimo de conhecimento de esoterismo ou Ciências Ocultas (2% para você já seria um universo) debaterei. Ok, prezado farsante?
–
Abraços.
fevereiro 28th, 2010 às 1:11 AM
Sobre o tema central do debate, qual seja, a crítica de Waldo Vieira. Eu vejo com tristeza a declaração do Waldo. Parece aquela história da criança que participa da traquinagem e depois coloca a culpa no outro, e só no outro. Coincidência essa fala dele. Pois eu fui do instituto, conheço o Waldo. E nos últimos meses, por uma coincidência tomei conhecimento da clara fraude ocorrida em Uberaba em 65. Se o Waldo fosse o Waldo que eu imaginava que ele era, ele deveria assumir que errou e participou ativamente daquela farsa, junto com o Chico. Pois participou, os relatos provam isto. Não fazendo isto ele macula a sua história pessoal. Fica sem moral alguma para vir falar em “Cosmoética”. Termo criado por ele, diga-se. Uma coisa é querer manter uma mentira. O que já é um erro por si só. Mas pior que isto é querer se eximir do erro e colocar a culpa nos outros. Um espírito de fato evoluído não pode cometer tal falha. Lamentável. Se alguém próximo a ele ler isto, Waldo, ainda dá tempo de tomar uma atitude corajosa. Assuma a sua parcela de erro, pois ela é clara pra quem não está totalmente cego pelo seu fascínio. Aproveitando o espaço. Também seja sincero e exponha os reais motivos do suicídio da sua “ex-esposa”. A conversa de assédio por si só não me convence. E não convence a quem pensa um pouco. Eu estou triste, pois o Waldo já é parte da minha vida, e é duro ver um “mito” ruir. Por fim, no fundo ele é bem intencionado e contribuiu muito no avanço de vários temas que tratam de vida, pós-morte e crescimento, isso é fato. Porém, (…) é isso.
fevereiro 28th, 2010 às 2:17 AM
Juliano,
–
Aqui está aparecendo de tudo e não resulta em nada importante para ser levado a sério, já apareceu motorista do Chico, ex-amantes do médium, indícios que ele ganhava dinheiro por tabela mesmo mantendo uma vida humilde, agora você é amigão do Waldo que não assume uma farsa comprovada.
–
Exponha para a gente seu conhecimento sobre a tal fraude para não ficar tão chato para você colega.
fevereiro 28th, 2010 às 5:57 AM
Na verdade eu errei no ano da fraude. Não é 65, mas sim 64. A fraude comprovada, inclusive o Chico Xavier admitiu uma vez a cascata, é a contida na foto no tópico desse blog. Mas falando um pouco mais sobre o Waldo. Repito, alguns conceitos postos por ele são inovadores e merecem um estudo mais acurado. Cito dois, Estado Vibracional (EV) e Teoria do Serenão. O problema é que ele se perdeu no seu grande defeito. Qual seja. O personalismo exacerbado. A vontade de ser o “cara”. Você não vai acreditar, paciência, o Waldo também nega o que vou dizer aqui. Mas para mim cada vez fica mais claro que Waldo Vieira é a encarnação de Emanuel Swedenborg. Se não conhece a história deste cidadão, no google tem bastante matéria dele. Emanuel Swedenborg era um estudioso na Suécia no século XVIII. Porém, em determinado momento de sua vida alegou que recebeu a visita da figura de Jesus Cristo e este lhe passou mensagens, e ele escreveu muito daí para a formação de uma nova religião (Igreja Nova Jerusalém). E daí a coisa degringolou. Mas veja, ele acreditava, o Swedenborg, que era o escolhido de Jesus, puro personalismo, (Jesus em verdade a grande bobagem do ocidente, mas aí é outra história). Voltemos ao Waldo. Ele deve ter visto que a conversa de religião não vingou. Então, nesse vida ele resolveu ser o ungido de uma “ciência”. Esquecam religião. E mais uma vez repito, tirando alguns conceitos realmente inovadores e interessantes, é mais um tiro no pé do Waldo/Swedenborg. Agora com um, em tese, cientificismo, que infelizmente numa análise um pouco criteriosa claramente é sem pé nem cabeça. Tem palavras criadas para todos os gostos. O Waldo escreveu alguns tratados, que leiam, se conseguirem ler, e me digam o que acham. Por fim, na verdade o Waldo está com ciúmes do Chico Xavier. Apesar de se questionado negar isto. Pois o Chico vai ter um filme que estréia em abril que vai fazer um sucesso danado. E olha que não sou ligado ao Chico Xavier, ele estava na fraude de 64 também. Mas Daniel Filho na direção é certeza de sucesso. Então o Waldo está, literalmente, com dor de cotovelo. Infelizmente mais uma situação que o diminui, e muito.
fevereiro 28th, 2010 às 7:03 AM
Carlos Magno, obrigado pela reposta. Quanto às ciências ocultas, realmente pouco sei. E pelo que sei elas devem CONTINUAR ocultas, pois elas nunca encheram barriga de ninguém nem trouxeram conhecimento utilizável pela humanidade. É que vocês espíritas teimam em ratificar suas ciências capengas com a ciência tradicional (cética e odiosa do espiritismo – maldito Jonas Salk por ter descoberto a vacina da pólio e ter privado Deus de castigar pessoas más), sempre referenciando a física (a quântica é a favorita, apesar da ignorância ser total) e outras mais. isso é ultrajante. O fato das ciências ocultas tudo explicarem é até legal. Pena que não existe um “Prêmio Nobel” de abobrinhas. A propósito, realmente eu sou um farsante. Meu nome verdadeiro não é Gilberto. É Cagliostro Nostradamus Karddeck (escrito errado mesmo). Deu pra entender agora porque eu sou averso ao ocultismo? Queria ver você no meu Lugar!!
fevereiro 28th, 2010 às 2:13 PM
Juliano,
–
Por favor, argumente ou traga ao público documentos que sugerem fortemente se tratar de fraude as materializações em Uberaba, gostaria de lembrar você, que pessoal de “O Cruzeiro” não primava sempre pela verdade, aliás, o comportamento dos repórteres envolvidos é extremamente contraditório, no gravador (há essa prova registrando as declarações), basicamente afirmam que fizeram tudo direitinho (para impedir a fraude) e não sabem explicar o que aconteceu. Ora, depois na revista, tentam a todo custo provar a “farsa evidente”.
–
Gostaria demais que você transcrevesse aqui a confissão de Chico Xavier sobre a farsa de Uberaba expondo a fonte da informação, pois a única coisa que há nesse sentido, até agora para mim, está no livro do leviano e falastrão Quevedo, que não merece nem ser chamado de padre.
–
Você tem que saber o que fala, espero, pois se for mais um caso desonesto do tipo da “receita de remédio” que Chico ofereceu para uma “pessoa inexistente” (beira o ridículo o suposto flagrante), sua palavra apenas irá ser mais uma nas fileiras dos blasfemadores em torno de um missionário.
–
Emanuel Swedenborg embaraçou Kant na juventude, com sua mediunidade, acontece que sou muito cético, restringido a certas circunstâncias, em aceitar que fulano é reencarnação de não sei quem. O próprio Waldo pretensiosamente já disse que foi Zéfiro (há video disso), simplesmente aquele que seria o espírito protetor do mestre Allan Kardec, amigo no tempo dos druidas. Nem irei comentar! Palhaçada atrás de palhaçada.
–
Eu não duvido que Waldo tenha perdido a mediunidade faz anos.
–
De tudo o que você disse, nisso eu concordo: “Por fim, na verdade o Waldo está com ciúmes do Chico Xavier”. Porém, a palavra “ciúmes” pode ser muito mais ampla do que você imagina, escondendo outros significados.
–
Eu presumo porque o Waldo não afronta diretamente a personalidade de Chico Xavier e sua história, fica apenas resmungando por tabela. Ele não é tão louco de fazer isso.
fevereiro 28th, 2010 às 2:22 PM
Prezado, seus discursos teratológicos somente demonstram seu desconhecimento do que não alcança e o abuso do sarcasmo gira feito um pêndulo que busca desmontar o indesmontável. Ora você é um ora outro. Freud explica para materialistas. Só respondo isso.
–
Abraços
fevereiro 28th, 2010 às 2:25 PM
Gilberto,
–
Tenho certeza que você não sabe que grandes cientistas atestaram à existência da designada mediunidade, embora confessassem não realizar muita ciência em torno disso.
–
Quando alguns disseram “está cientificamente comprovada”, é até certo ponto, quer dizer, mais quanto à existência dos fatos (se você não sabe, a existência se baseia em fatos). Até os fatos não se encaixarem na ciência tradicional, pessoas como você argumenta erradamente como parasita dos verdadeiros pensadores, apenas falando “ciências ocultas”, “ciência não sei da onde”.
–
Para sua palavra ter o mínimo de valor aqui, gostaria que você esboçasse a relação das pesquisas espíritas com o desenvolvimento da psicologia (apesar de alguns dizerem que isso não é ciência) e psiquiatria.
–
Vou te dar uma colher de chá, baixe o arquivo:
–
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832004000300003
fevereiro 28th, 2010 às 2:43 PM
Vitor,
–
Um fato bem conhecido (você deve saber sendo um especialista da vida do médium farsante, corrupto, desonesto, que ganha dinheiro por tabela):
–
Qual sua opinião sobre o resultado do eletroencefalograma feito no momento de transe e o diagnostico inusitado do exame (uma vez que o médium não se enquadra no perfil de tais pacientes)?
fevereiro 28th, 2010 às 2:49 PM
Carlos Magno,
–
Na verdade, nesse espaço, estamos jogando pérolas.
–
Sacou?
–
É complicado.
–
Só jogo um pouquinho dessas “pérolas” para desmoralizar a suposta seriedade que reina aqui.
fevereiro 28th, 2010 às 3:01 PM
Juliano:
–
Um conselho gratuíto. Acho bom você parar de argumentar, pois já se enrolou demais.
–
Se você “mete o pau” no seu ex-guru, diz que ele é despeitado, que acha que foi Swedenborg, mas isso não se prova, que pisou na bola quando falou com despeito do Chico, por que acreditar que segundo ele o Chico participava de fraudes se o velhinho vaidoso com todas essas falhas de caráter citadas por você ainda tira o corpo fora e joga o Chico aos leões?
–
Se foi publicado que o Chico participava de fraudes é risível e ao mesmo tempo interessante, pois dá margem de desmentir essa corrente desvairada, maldosa e obtusa de céticos sem nenhum compromisso com a filantropia, com os exemplos de sacrifícios e com o exercício da espiritualidade em favor de tantos.
–
Eu nunca ví nenhum blog ou site espírita armado e municiando outros irmãos com qualquer tipo de propaganda destrutiva como vejo os circos armados gratuitamente pelos céticos com o objetivo doentio de destruir uma entidade que nada impõe. Seria somente por isso o motivo de tantos se vestir de paladinos da verdade contra o espírito? Acho que não é somente isso! Tem alguma coisa cheirando a podre no reino da Dinamarca!
–
E o Waldo, bem o Waldo….tenha paciência!
fevereiro 28th, 2010 às 3:03 PM
William:
–
Saquei, venho acompanhando.
–
Abraços.
fevereiro 28th, 2010 às 6:23 PM
Bem, Carlos Magno.
O que eu disse: Eu falei na fraude ocorrida em 64 da materialização da irmã Joseja. Onde o Waldo e o Chico participaram.
Não tenho nada contra o espiritismo. Pelo contrário, sei e admiro o trabalho assistencial feito, sinceramente só merece elogios. Algo muito bonito e necessário. Agora, que em 64 houve uma fraude, houve. Se houveram mais fraudes, sinceramente eu não sei, mas aquela pretensa materialização ocorrida da irmã Josefa, afirmo, foi uma fraude. Ou tudo que eu estudei de fenômenos parapsíquicos é bobagem. Bem como o próprio bom senso. Vou falar disto depois.
Por fim, muitos falam e falam de amor, amar ao próximo e blábláblá. Mas quando minimamente contrariados não pensam duas vezes em esquecer o discurso marqueteiro e partem pra truculência agressiva. Paciência
fevereiro 28th, 2010 às 6:46 PM
Deixo algumas questionamentos sobre o fenômento parapsíquico da materialização.
1º Para ocorrer uma pequena materialização já se faz necessário muito ectoplasma. Eu falo, e ninguém precisa acreditar, pela esperiência que eu tive uma vez no IIPC em Curitiba. Houve uma pequena materialização, coisa rápida (10 segundos) e foi necessário muito ectoplasma. Segundo relatos, a dita irmã Josefa ficou, em tese, materializada meia hora!!! Então bota ectoplasma aí.
2ºQuem já passou pela experiência, e há vários relatos técnicos inclusive. Sabe que num processo de forte liberação de ectoplasma o ambiente onde ocorrendo o processo esfria. Dependendo do processo esfria muito. É como um ar-condicionado que retira o calor do ambiente. Pois bem, basta olhar as fotos tiradas da pretensa materialização de 64. De um processo que no mínimo foi exigido, se verdadeiro, muito ectoplasma. E não dá pra não notar que ninguém está com um mínimo sequer de frio. Todo mundo de camisa de manga curta. Inclusive uma mulher numa das fotos de vestido com o braço todo exposto sem aparentar qualquer frio.
3º Numas das fotos aparece o rosto da pretensa irmá Josefa por trás dos panos, pretensos ectoplasmas. Tem um vídeo de um cético do espiritismo que ele apresenta a capa da revista O Cruzeiro com a Otília Diogo na mesma. E dá pra ver claramente que o rosto da Otília e da Irmã Josefa é o mesmo. Talvez fossem irmãs gêmeas? Brincadeira.
4º Quem tem ou teve experiências parapsiquicas sabe que ela é subjetiva. Tem gente que não vê nada. Tem gente que vê o que não vê. E tem no final algumas experiências reais, comprováveis. Porém, é muito estranho que um monte de jornalistas que não tinham vivência nenhuma tivessem todos a experiência, claríssima. Seria algo, se real, formidável.
5º Por fim, das fotos tiradas. Se real o processo ocorrido. Eureca, teríamos a chave de Pandora. Porém, atualmente não se vê foto alguma em centro espírita, institutos e etc (…) de fenômenos de materialização. Aquela situação ocorrida não se repetiu mais. Quando o fenômeno da materialização, se possível como descrito aquela vez, meia hora materializada um espírito! Seria algo muito útil no mundo atual. Até pra consolação. Por quê será que não se repete e prova com fotos o fenômeno atualmente?
Então repito. Acho até que um jornalista com tempo e verba pra tal deveria investigar a fundo o ocorrido em 64. Pois creio que daria um belo livro. É isso. E não falo mais no assunto.
fevereiro 28th, 2010 às 7:20 PM
Ok. Juliano. Faz de fato muito tempo e acho que é difícil apurar todos os fatos.
–
Mas coloquemos assim:
– A quantas seções o Chico e o Waldo participaram, principalmente o Chico?
– O Chico participou mesmo ou somente esteve presente?
– Ele ajudou nas materializações ou somente se concentrou?
– Depois, quando ele percebeu que havia farsa (se houve mesmo) ele continuou ou parou com as experiências?
–
Do que eu sei Emmanuel o proibira de continuar nas experiências, tirando-o do foco corrompido.
–
Ai, prezado, entram mil e uma conjeturas, principalmente acusações dos inimigos do espiritismo.
–
Quanto ao bla, bla, bla muitos realmente adoram, e na prática nada! Porém, realizar o que seja amor (ou serviços) e suportar calado agressões gratuitas há uma distância bem grande. E o espírita não é saco de pancadas, logo de quem? Desses caras que não fazem nada, somente destroem! Até o Chico já se revoltara contra tantas perseguições!
–
Abraços
março 1st, 2010 às 4:29 AM
Juliano,
–
Permita-me responder meio por cima, sem me aprofundar em fontes e detalhes (que prefiro realizar no futuro e em outro espaço).
–
1º Não é regra que a materialização de um corpo inteiro deva durar pouco tempo. A literatura desses fenômenos contraria totalmente sua hipótese. Não irei citar história antiga, nem experiências do séc. XIX, pois “tenho certeza” que você conhece tudo isso. A origem do dito ectoplasma não é totalmente conhecida, desde os tempos de Kardec até hoje especula-se que não reside apenas no organismo do médium. Irmã Josefa não foi o fenômeno de materialização que mais durou, e muito menos contraria as outras observações, independentes, de outros casos ao longo do tempo.
Veja um exemplo:
Foto 1: http://90ways.com/images/Science/ss-08.jpg
Foto 2: http://www.survivalafterdeath.org.uk/photographs/crookes/1.htm
–
2º Estavam presentes Waldo Vieira, treze médicos, alguns professores de faculdade (no livro de Rizzini tem todos os nomes) e os repórteres que fiscalizavam também. Todos eles (os repórteres) se contradizem, em torno das atitudes, das palavras, etc. Como você pode ver, o caso é complexo e não foi fácil provar fraude. Isso é o que importa! Não é correto estabelecer regras, de um mundo onde foi exposta apenas uma ponta do iceberg para os homens.
–
3º Errado. Pessoas importantes da polícia de São Paulo deram o parecer diferente do Carlos Éboli (do Rio), isso com instrumentos melhores de análise. Segundo, Carlos Petit, havia algumas características diferentes na face. Aliás, as materializações se assemelham às vezes aos médiuns e isso foi avisado antes da experiência em questão. A verdade é uma só, se liquidam com a possibilidade de fraude, sujeitando o médium as mais diversas situações, ele se torna Houdini, se aparece outra pessoa, é alguém cúmplice.
–
4º Errado. Sua observação se limita em alguns casos.
–
5º O tipo de materialização que você se refere realmente é raro. Por outro lado, fenômenos de efeitos físicos ocorrem, ainda que raramente. Um colega meu, cético, participou de uma “sessão” onde “luzes inteligentes” em cima da cabeça do médium se comunicavam com ele. Esse colega aposta no inconsciente do médium, aceitando mais uma vertente da filosofia budista do que a espírita, depois dessa reviravolta em sua visão sobre as coisas. Conhece o corvo branco de William James? Portanto, seu argumento é totalmente falho.
março 1st, 2010 às 4:53 AM
Calma, pessoal, querem saber a VERDADE sobre Chico Xavier? É só assistirem ao filme que vai sair. Produzido pela família Marinho, o filme só pode ser imparcial e mostrar tudo como aconteceu, tim-tim por tim-tim. A capa da época desta semana é a primeira do ano sobre espiritismo, e o artigo é super imparcial. Aliás, como tudo nas organizações Globo!
março 1st, 2010 às 1:17 PM
William,
comentando:
Qual sua opinião sobre o resultado do eletroencefalograma feito no momento de transe e o diagnostico inusitado do exame (uma vez que o médium não se enquadra no perfil de tais pacientes)?
Qual eletro você está falando? Do Chico? Não estou com o resultado do eletro completo, não posso dizer.
PS: Não achava melhor essa pergunta ter sido feita no outro tópico?
março 1st, 2010 às 4:42 PM
Willian.
Falei que não iria mais tratar desse assunto. Mas, vamos lá. Antes de mais nada respeito a tua posição e nem espero de convencer. Porém não altero a minha, pelo contrário. Tenho convicção que o ocorrido em Uberaba foi uma fraude. Como eu disse, acho que a situação ocorrida daria uma bela pesquisa. Até um livro. É isso. A propósito, vou dar uma estudada no Corvo Branco de Willian James. Um abraço.
março 2nd, 2010 às 4:00 AM
Juliano,
–
“Como eu disse, acho que a situação ocorrida daria uma bela pesquisa. Até um livro”.
–
Já há um belo livro sobre o caso, agora, se pode haver mais um é outra história.
–
“Tenho convicção que o ocorrido em Uberaba foi uma fraude”.
–
Pela sua desinformação, evidencia-se uma convicção cega, portanto.
março 2nd, 2010 às 10:03 PM
Willian,
Chega de ser político. Sabe que depois desse debate eu tenho que repensar seriamente o espiritismo. Pra pior. O que ainda me faz acreditar que existe bom senso no movimento espírita é que o outro patrulheiro de plantão aqui veio no início até ameaçando, coisa normal quando se envolve sentimento e escolhas, mas pra minha alegria se mostrou ponderado no segundo “post” que me dirigiu(Carlos Magno) e respeitou, mesmo não concordando, a minha posição, como eu respeito a dele e a tua.
Voltando ao nosso debate, antes de mais nada digo que eu sempre desconfiei do discurso do amar amar amar. É amar amar amar o próximo pra todo lado quando todo mundo fala a mesma língua. Uma moleza. Mas é só contrariar um pouco que o patrulheiro raivoso aparece por trás do santo.
Coisas da vida. Viver é pra isso mesmo.
Voltando ao tema debatido, que eu não queria mais falar. Mas mordi a minha língua. Sei que não vou te convencer e muito menos você a mim. Nós nos incomunicamos na verdade. Mas vale o debate para terceiros que nos leiam. E também por quê você me chamou de convicto cego. Aí é brabo. Não dá pra ficar quieto.
Te pergunto: Com seriedade, você já teve experiências parapsíquicas? Já viu uma materialização? Teve uma Projeção Consciente? Por fim, já fez pelo menos passes energéticos?
Falando do último tópico, passe energético, que não chega nem perto em desgaste corporal de uma materialização. Afinal ectoplasma é energia muito mais condensada de um médium. E energia que sai do corpo físico. Ou não é assim? Mas voltando ao passe. Se você fez sabe que ficar meia hora sem parar, sem parar, olha bem, transmitindo energia não é pra qualquer um não. É muito desgastante. Mas é plenamente possível, porém desgasta e muito. Repito, imagina meia hora de materialização de ectoplasma sem parar. Sinceramente William, pro nosso estágio atual é inviável. Você como bom teórico diz que há casos mas (…), fica na tua teoria. Tudo bem. Agora se já é complicado para um médium, Médium. Imagina pra uma pessoa que tempos depois da “experiência” foi presa por xarlatanismo. Por “materializar” de mentirinha a irmã Josefa e outros espíritos.
Também reitero a questão do frio corpóreo. Ectoplasma é ar-condicionado. Pelas fotos ninguém aparentava um mínimo sequer de frio.
Raciocina patrulheiro. Se a materialização fosse aquela moleza das fotos. Você diz que sabe que não é algo fácil. Mas, se o efeito ocorreu de fato. Por quê pararam? Olha a maravilha que seria materializar um filho que morreu e ele passar a mensagem pros pais. Se fosse real a situação, maravilha e não tinha o porquê parar. Imagina, minutos que fossem de materialização, não precisava nem meia hora. A Revista Cruzeiro poderia publicar o que fosse. O PROCESSO NÃO TINHA O PORQUÊ DEIXAR DE CONTINUAR! Mas o experimento da “materialização” acabou ali, diga você o que quiser, pelo menos pro Chico e pro Waldo. Não acabou?
Outra coisa. Você parece que não leu os meus “posts” iniciais. A minha crítica dura, e com dor no coração as faço, diga-se, pois apesar de tudo eu estimo muito o Waldo. Mas a minha crítica é ao Waldo, e não ao Chico. O Waldo não tinha o direito de criticar por tabela o Chico, sendo que este sequer pode se defender. Pra mim os dois erraram, pelo menos naquele processo. Mas eu só posso falar de alguém conhecido meu, que viveu comigo, anos de parceria, se ao outro for dado a chance de se defender. ENTÃO, A MINHA CRÍTICA DURA É AO WALDO, UMA CANALHICE NO MEU ENTENDER O SEU ATO. FRUSTRANTE. E o que eu disse é que ele não tem moral pra criticar o Chico Xavier, sendo que os dois participaram daquela fraude da materialização da irmã Josefa.
Ainda, sobre a alegada pelo Waldo “carta marcadas” na psicografia do Chico e de vários médiuns, eu sinceramente não sei, e não tenho opinião formada. Até esses dias na verdade eu acreditava na psicografia, agora já não duvido que o Chico, e muitos desses médiuns não vendiam gato por lebre. Mesmo que o gato na verdade tenha uma grande serventia prática para as pessoas. Na verdade começo a desconfiar que pelas estrepulias feitas na década de 60 dos dois, e que vez escola, eles perderam a mediunidade. E depois inconformados venderam que ainda mantinham a mediunidade perdida. Cada um ao seu modo.Mas isto é uma mera opinião. Pois no final o trabalho dos dois, repito, é louvável, dentro dos seus campos, apesar dos pesares. O Chico auxiliou muito gente, muita gente mesmo. E o Waldo trouxe alguns conceitos importantes.
Por fim. Ontem acabei tomando conhecimento do livro do Marcel Souto Maior, “As vidas de Chico Xavier”. Livro que o filme do Daniel Filho se baseou pra fazer o filme. Fiquei intrigado. Pois na sinopse dos personagens do filme não aparece o personagem do Waldo Viera. E este, ria ou chore é um personagem secundário, mas bastante presente livro e na vida do Chico Xavier. E no filme, ao que parece pela sinopse, ele nunca existiu.
Mas enfim, vendo o livro na internet me chamou atenção uma passagem do mesmo sobre o episódio da materialização de Uberaba 64: “O clima ficou carregado na sala e a médium só conseguiu materializar o próprio perispírito, “espécie de corpo fluídico do espírito, sempre parecido com o corpo físico) e as roupas de freiras.” pág. 134. Quer dizer, segundo Marcel Souto Maior, que deve ter colhido essa informação do Chico Xavier, ou de alguém muito ligado a ele. A Odília se projetou, incorporou projetada a irmã, e apareceu materializada por meia hora o perispírito seu (como??) com as vestes da irmã Josefa, já que o seu rosto, da Otília, aparecia por trás das vestes? Uma saladona literal pra explicar o inexplicável. E mais, ficou meia hora projetada, lúcida, tendo sido tocada no seu perispírito algumas vezes sem retornar ao corpo físico? Willian. Pensei agora. Boa sorte na tua defesa patrulheira do Chico Xavier. É isso.
março 3rd, 2010 às 1:25 AM
Juliano,
–
“É amar, amar, amar o próximo pra todo lado quando todo mundo fala a mesma língua. Uma moleza. Mas é só contrariar um pouco que o patrulheiro raivoso aparece por trás do santo.”.
–
Não pense que eu seja uma má pessoa, eu sei por que critico de forma agressiva aqui. Infelizmente há pessoas que se deixam enganar por um estilo polido, afinal, o que é mais fácil, manipular toda pesquisa para provar ou sugerir que o Chico Xavier é um péssimo caráter, corrupto, mistificador que ganha dinheiro por tabela ou usar desses termos diretamente?
–
“Com seriedade, você já teve experiências parapsíquicas? Já viu uma materialização? Teve uma Projeção Consciente? Por fim, já fez pelo menos passes energéticos?”.
–
Sim, eu cogito seriamente de ter presenciado no mínimo transmissão de pensamento, isso excluindo algum tipo de sugestão para o ocorrido, apesar de o ambiente ser um grupo de estudos espíritas. Mas sinceramente, em qualquer área do conhecimento, não se torna melhor estudioso porque presenciou fenômenos, isso é fato. Se não fosse Newton, conforme a lenda popular, a maça estaria caindo na cabeça do Vitor até hoje.
–
“Repito, imagina meia hora de materialização de ectoplasma sem parar. Sinceramente William, pro nosso estágio atual é inviável” (comparando com o passe e as pessoas que se fatigam com o ato).
–
Para começar, eu sou extremamente cético quanto ao passe, não creio que qualquer um seja capaz de fornecer resultados sobre o organismo para uma melhor análise.Grandes partes dos indivíduos cansam porque estão enfornados em dentro de uma sala, apenas isso.
–
Há quem sinta, através das mãos, o calor da cabeça do receptor e crê ser energia mediúnica! Nada contra, mas precisa investigar os casos tipos “efeitos placebo” e outros legítimos (decorrente de agentes exteriores). Eu sou espírita, e discordo totalmente de centros (e provavelmente são muitos) que usam qualquer pessoa para psicografar para pessoas que perderam seus entes amados.
–
A pessoa sofredora tem o direito de exigir provas de identidade, para isso deve haver médiuns “flexíveis” que são raros e não exigem nada parecido com cartas marcadas. Não basta colocar uma pessoa inspirada ou simplesmente intuída a dar mensagem vagas, embora moralmente confortantes. Essa é minha posição.
–
Você se aventura em algo que nem os maiores pesquisadores conhecem direito, apesar de atestarem a realidade do fenômeno (o que demonstra que não são fanfarrões), ou seja, estabelecer qual a natureza exata do ectoplasma e sua origem, suas leis, etc.
–
Já foi colocado as mãos do espírito materializado em mercúrio, depois a substância se encontrou de forma distribuída no corpo do médium (o que sugeri pelo menos parte provir do seu organismo).
–
Por outro lado, já foi analisado em laboratório restos de suposto ectoplasma e encontravam-se diversos conteúdos estranhos ao corpo humano (desde o tempo de Kardec diz-se que o “ectoplasma” não reside apenas no organismo do médium, com feito, digo, não pode esperar a subtração de massa proporcional à materialização).
–
“Repito, imagina meia hora de materialização de ectoplasma sem parar. Sinceramente William, pro nosso estágio atual é inviável. Você como bom teórico diz que há casos mas (…), fica na tua teoria”.
–
Não! Fica na sua “teoria” e restringido as suas experiências, pois eu me apoio na vasta literatura dos fenômenos.
–
“Pelas fotos ninguém aparentava um mínimo sequer de frio”.
–
Nem suando dentro daquilo que deveria ser uma verdadeira sauna. Você sabe quantas pessoas tinha e qual o tamanho do local? Eu sei.
–
“Você diz que sabe que não é algo fácil. Mas, se o efeito ocorreu de fato. Por que pararam? Olha a maravilha que seria materializar um filho que morreu e ele passar a mensagem pros pais”.
–
Não foi a primeira materialização nem a última, apesar de Otília ser pega em fraude posteriormente ao estardalhaço da revista (como muitos médiuns legítimos foram após perderem a mediunidade).
–
A questão é que os repórteres da revista que iria difamar os envolvidos, dificultaram a fraude de todo jeito, basicamente eles declararam no gravador logo após a experiência que não sabiam explicar o evento, que foi a coisa mais extraordinária, etc. Logo depois publicaram a fraude “evidente”. Diga-se, a materialização é um fenômeno raríssimo, assim como muitos fenômenos da natureza são raros (você disse que iria ler o corvo branco de William James e não leu).
–
“Se fosse real a situação, maravilha e não tinha o porquê parar. Imagina, minutos que fossem de materialização, não precisava nem meia hora”.
–
Para o cientista não basta a condicional “se”, observa-se e pronto. O observador tem que ser criativo, astuto, se adaptar. Os médicos ridicularizaram o repto de honra do pessoal da revista, uma vez que a mesma não publicou a devida refutação. Quer dizer, não era séria e imparcial.
–
“Pra mim os dois erraram, pelo menos naquele processo (falando de Waldo e Chico)”.
–
Apresenta as provas do erro.
–
“Pois na sinopse dos personagens do filme não aparece o personagem do Waldo Viera”.
–
O Waldo foi um “parceiro” como qualquer outra pessoa, com seus méritos, suas falhas, “denúncias”, porém, colaborando em alguns livros psicografados. Apenas isso, pois ninguém nem tinha condições morais para seguir a missão do Chico Xavier. De resto, o que é o Waldo perante um Herculano Pires, J. Rizzini, o pessoal da “velha guarda”? O Waldo apareceu e puxou o carro relativamente rápido. Entendeu porque o Emmanuel aparece no trailer do filme e a “estrela” que você julga ser o Waldo não?
–
“Quer dizer, segundo Marcel Souto Maior, que deve ter colhido essa informação do Chico Xavier, ou de alguém muito ligado a ele. A Odília se projetou, incorporou projetada a irmã, e apareceu materializada por meia hora o perispírito seu (como??) com as vestes da irmã Josefa, já que o seu rosto, da Otília, aparecia por trás das vestes? Uma saladona literal pra explicar o inexplicável. E mais, ficou meia hora projetada, lúcida, tendo sido tocada no seu perispírito algumas vezes sem retornar ao corpo físico? Willian. Pensei agora. Boa sorte na tua defesa patrulheira do Chico Xavier. É isso”.
–
Provavelmente Marcel Souto formou opinião lendo Rizzini. Muitas materializações são parecidas com a figura do médium, assim como Katie King às vezes parecia mais, outra hora menos, Florence Cook. Irmã Josefa em vida é a cara de Otília. Carlos Petit msmo assim notou diferenças. Você sabia?
março 3rd, 2010 às 3:39 AM
Willian,
Dois pontos do teu texto merecem comentário. No mais vamos pingue-pongue e não vamos chegar a lugar algum.
1º Já tive o Waldo Vieira como estrela, sim. A um ano atrás provalvente eu estaria nos moldes da tua linha de defesa, com coração e alma, do meu ídolo. Mas as coisas passam. Coisas do tempo. Apesar que sou novo ainda. Mas hoje não. Com tranqüilidade eu digo, novamente. A atitude do Waldo Vieira de, literalmente, bater em morto, jogar uma acusação contra o Chico Xavier, valendo-se de um período nessa vida de extrema amizade entre os dois. E pelos relatos espíritas e do Waldo, convívio que vinha já de bem antes. É uma canalhice do Waldo. Pro teu deleite eu afirmo. O Waldo foi leviano, canalha mesmo. Se fosse o Waldo que um dia eu imaginei que fosse. Deveria por uma questão moral, quando o Chico começou com as psicografias de, segundo termos aqui colocados, “cartas marcadas”. Veja bem, sobre esse tema eu não tenho opinião formada. Mas quando, em tese, o Chico começou com algo errado, segundo o Waldo. E o Waldo deixa transparecer que o Chico tinha uma tendência para isto. Ele tinha que ser o primeiro a dizer, para com isso Chico. Tá errado. Comprar a briga. Não, ficou quieto. E agora vem, com ar de professor dizer, olha (…) eu segurei o Chico quanto deu (…) mas (…). Em suma, uma atitude deplorável e triste do Waldo.
2º Sobre o tema do filme. A minha “estrela”, segundo você. Eu só tenho a te dizer que me baseio no livro que embassou o filme. Veja, eu não vi o filme. Mas em dois capítulos do livro a figura do Waldo é destacada. Os relatos espíritas colocam que o Waldo era um dos espíritos que ainda desencarnado tava junto sempre com o Chico, já na infância deste. Os dois quando se encontraram a primeira vez, segundo relatos espíritas e do próprio Chico, foi o reencontro de um pai reencontrando um filho, literalmente. Não é coisa da minha cabeça. Algo dizem, rodeado de muita emoção. E diga-se, na última encarnação de ambos, também segundo relatos do próprio Chico. Eles foram respectivamente: o Chico mãe ou pai (não lembro agora direito) do Waldo. E este quando menino foi roubado por ciganos e posteriormente morto. E a encarnação do Chico na época, foi na Espanha, procurou anos o filho perdido. Até saber de sua morte. Então, você não pode negar que eles eram muito ligados. É coisa antiga. Então, você querer dizer que o Waldo era apenas mais um na vida do Chico, na verdade você ofende o Chico Xavier, a sua memória. Gostem os espíritas ou não.
Por fim, eu até não sei se não foi o Waldo que barrou o seu personagem no filme. Não duvido que o Waldo as escondidas não moveu meio mundo pra não participar do filme. Afinal, no livro ele é descrito como o rabugento e o Chico como o só alegria e amor pra dar. Literalmente o vilão e o mocinho.
Como pode também ter sido o pessoa algo do movimento espírita que detesta de morte o Waldo.
Repito, só não diga que o Waldo foi na história do personagem Chico Xavier mais um. Desculpe-me mas não foi. Eles tinham um vínculo existencial muito forte, coisa de várias vidas juntos. De pai pra filho. Daí talvez, psicanaliticamente falando, o imbróglio todo. Vai saber.
Obs. A propósito, quando eu ler O Corvo Branco. Eu te mando a minha opinião.
março 4th, 2010 às 11:08 PM
William e outros interessados neste assunto:
tirem suas dúvidas a respeito, clicando em
http://jefferson.freetzi.com/Materializ-Uberaba.html.
É extremamente esclarecedor.
Abraços afetuosos.
março 5th, 2010 às 9:36 PM
Sonia,
–
Muito obrigado.
–
Eu tenho o livro esclarecedor, “Materializações em Uberaba”, de Rizzini, e hoje, infelizmente até mesmo em sebo é muito difícil de achá-lo. O pessoal que desconhece, no entanto, pode fazer bom proveito desses trechos postado por você.
–
Os repórteres da revista “O Cruzeiro” são extremamente contraditórios, pois participaram do vento, colaboraram para evitar fraude (da forma mais rude possível até), declararam no término da sessão e “no calor” do espanto que não sabiam explicar, etc. Depois sai na revista a “fraude evidente” e o perito carioca se matando para se esquivar da perícia de São Paulo, posteriormente.
–
Sinceramente é difícil formar uma opinião, o caso é complexo. O pessoal que se apressa em uma opinião e posta fotos para caçoar dos espíritas não passam de fanfarrões pseudo-céticos (que chega a não dar vontade de responder).
–
A foto é apenas mais um item nas experiências, eu, particularmente dou muito valor para as fotos onde estavam pessoas competentes e conhecidas, além de outros fatores fundamentais.
–
Para mim não importa se a foto registrou um rosto de um suposto espírito que parece feito de jornal, se é de aparência incrivelmente vaporosa ou se é praticamente um ser humano inteiro, afinal, por mais ridícula ou extraordinária que a foto aparenta ser, ela é um complemento e pode ser muito valorizada ou menosprezada, dependendo dos relatos, das testemunhas, etc.
–
Essas páginas do Vitor se direcionam principalmente em comprometer a imagem do Chico Xavier, por algum motivo. É um grande erro postar aqui (nós) pensando que o jogo é limpo.
–
A proposta do Vitor praticamente é irrefutável, porque não se contenta com os fatos, se você posta algo positivo sobre a objetividade de uma psicografia, ele levanta uma teoria de informações vazadas de sua própria cabeça, não importa se você possui amigo que foi até o médium e garante que não deixou vazar, não importa qual caso seja, ora, se postar algo que enfraquece essa idéia (vazamento de informações, leitura fria), a teoria da “máfia psíquica” entra em jogo, compreendeu?
–
Esse tato o espírita tem que desenvolver, ou seja, saber qual o terreno que pisa. Por isso não me dou o trabalho de pesquisar e contribuir nesse sentido. Limito-me desmistificar, desmontar os argumentos ou insinuações das páginas, caso eu discorde de algo (sempre discordo!).
–
Abraços
março 6th, 2010 às 3:25 AM
William, eu já percebi qual é a deles. O objetivo não é confrontar o Espiritismo. E sim, a crítica contumaz contra o Chico Xavier. Em 25 de fevereiro (lá em cima) postei sobre “Materializações” e o Vítor me respondeu logo abaixo. Repliquei incontinenti, entretanto, minha réplica foi censurada, porque toquei no “calcanhar de Aquiles”.
O Vítor não é cético e nem espírita (que piada!). E também não tem interesse algum em procurar ou provar a verdade. O que ele quer é divulgar uma mentira sórdida sobre o Chico Xavier. Postam nesse blog pessoas que não se sabe quem são e nem de onde sairam; como o Sr. Valter que surgiu do nada e fez o Vitor babar de alegria com as calúnias sobre Chico Xavier. O Vitor fez “exigêcias” relativas à comprovação de suas acusações. Que não vieram, é claro, porque não existem.
Aí vem a Fátima Alves, “comprovando” tudo o que o Sr. Valter disse e um pouco mais, após uma conversa com o próprio Waldo Vieira (outra piada!)
Eu pergunto ao Vitor: Quem são essas duas pessoas, ou seja, o Sr. Valter Filho e a Sra. Fátima Alves?
Qual o benefício que fizeram à sociedade? Em quais obras encontramos seus nomes?
Qual a contribuição efetiva, dada por eles à comunidade em que vivem?
Eu ficaria aqui horas, fazendo perguntas semelhantes e isso não levaria a nada.
Porque o que eles são, é na verdade –
d e s c o n h e c i d o s – escondidos atrás de nomes fictícios, como a maioria aqui. E levantando calúnias sobre uma pessoa CONHECIDA, AMADA, RESPEITADA E CONSIDERADA ATÉ MESMO POR LÍDERES DE OUTRAS RELIGIÕES, COMO UM EXEMPLO DE VERDADEIRO CRISTÃO E CIDADÃO, TENDO DEDICADO TODA A SUA VIDA AO BEM DO PRÓXIMO.
Como eu já disse em outra postagem aqui mesmo nesse blog, ninguém vai encontrar o nome de Chico Xavier em TODAS AS OBRAS geradas pelo seu amor e bondade, em razão de sua falta de vaidade; entretanto, suas digitais estão por toda parte…iluminando, acalmando, curando, ensinando, valorizando, cicatrizando, aclamando, agradecendo, orando, enaltecendo, nutrindo, aquecedo, respeitando, renascendo, amando…
E prá terminar, agoa que eu reparei, dois comentários idênticos, lá em cima, com nomes diferentes, ou seja, um postado por Flávia Cristina e outro por Valdete Guimaráes. O que significa isso????!!!!
William, eu vejo o teu esforço, o teu interesse genuíno, trazendo informações esclarecedoras, mas dá prá levar a sério? Aqui, é que as cartas são marcadas… por eles!
Grande abraço, meu amigo e parabéns.
março 6th, 2010 às 3:37 AM
Sônia,
que história foi essa de mensagem censurada? Não censurei qualquer mensagem sua. ALGUMAS mensagens vão para a caixa de spam e são automaticamente deletadas após 15 dias. Eu tenho esse blog há anos e só descobri isso recentemente, questão de dias. Inclusive, a mensagem da Fátima tinha caído lá, no spam.
Quanto a questão Flávia Cristina x Valdete Guimarães, podem ser a mesma pessoa postando com nomes diferentes sim, assim como a Valdete pode ter concordado com tudo o que a Flávia disse e ter copiado e colado os comentários dela para demonstrá-lo. Eu não sei.
Quanto a suas acusações levianas com relação a minha pessoa, ignora-las-ei.
março 6th, 2010 às 7:04 PM
Vitor,
Minhas acusações não são levianas. Afirmo que fiz um comentário bastante longo, em desagravo à sua réplica.
Entretanto, quando cliquei em “enviar comentário”, surgiu um aviso (muito rápido!), mais ou menos nesses dizeres:
“Você está impedida de postar neste blog”.
Repito, que foi muito rápido (a mesma rapidez que aparece a frase – “cuidado!nocivo à saúde” – em propagandas de inseticidas, na televisão, que afirmam não fazer mal à saúde.
Numa outra ocasião, escrevendo para o José Carlos Fernandes Ferreira, durante três vezes desapareceu tudo o que eu havia postado, logo que clicava em “enviar comentário”, surgindo um aviso de que houve um erro na postagem.
Você não pode dizer que há problema no meu computador, que é novíssimo e também porque posto em outros blogs e nunca aconteceu nada parecido.
Não faço, como não fiz, acusações levianas. O que faço são comentários que desagradam a vocês, que são os donos do blog.
Quanto ao Chico, você deveria agradecer a ele todos os dias a oportunidade de manter este blog no ar (às custas de falar mal dele!) e de receber do Google (em dólares) o resultado de sua ação nefasta.
“Q.V.M.D”
Mas, não se inquiete, guarde seu riso de mofa e de desprezo, pois, com certeza, será ele, no futuro, o anjo bom que virá buscá-lo, para a última viagem, estendo-lhe as mãos luminosas e cheias de compaixão.
Abraços afetuosos.
março 6th, 2010 às 7:22 PM
Sônia,
outra acusação leviana. Esse blog poderia se manter no ar perfeitamente se o Chico sequer tivesse existido. Há diversas outras matérias no blog, o que é perfeitamente verificável por qualquer um. E se eu dependesse dos dólares desse blog pra viver… só posso dizer que o mendigo com certeza ganha num dia mais que eu em 1 ano.
Quanto às mensagen que sumiram, sugiro que você as escreva no computador, salve, e depois copie e cole no post. Assim, se sumir, não precisa escrever tudo de novo.
março 10th, 2010 às 2:08 PM
Estou vendo certo exagero e alguma imaturidade em determinadas declarações neste blog. Por um lado esta se tornando evidente a critica pela critica, coisa de teóricos e que nunca experimentaram nada de paranormalidade/mediunidade, sem nenhuma sensibilidade, e por isso fica impossível diminuir o conteúdo de bobagens ditas. Maus elementos existem em todos os setores da vida, e vemos isso com frequência na mídia. Agora colocar todos no mesmo nível é um absurdo. Experimentem, e será mais razoável o entedimento de determinados fenômenos. No crítico foraz, assim como no religioso fanático, os quais também não são raros neste blog, a razão desaparece, e toma a ponta a figura do recalcado.
Abraços a todos
março 11th, 2010 às 10:24 PM
Caro Vitor, saudações!
Apesar de interferir pouco no blog, observo com freqüência o que aqui se passa. Trata-se de curiosidade sadia em torno do material examinado.
Não obstante apreciar a critica, porque denota neofilismo , e estar sempre aberto ao conhecimento e a racionalidade, se você me permite dizer, vejo muita ectopia quando não imaturidade nas suas apreciações. Gostaria de dizer, que considero o Waldo Vieira a maior autoridade em parapsiquismo no mundo, e acho também que devo considerar o que ele fala, pela sua ligação com Chico, porém tenho aquele pesquisador com um ser humano normal como todos os outros, com qualidades e defeitos, sem mitos . Mas antes de tirar conclusões sobre o que ele falou, guardo tão somente como um primeiro elemento numa pesquisa que deve ser longa . Assim considero qualquer tema ou pessoa; estudo, elaboro meus pensamentos, tiro minhas conclusões e não excluo a possibilidade de considerar coisas positivas, pelo fato de encontrar algumas negativas e sempre considero o direito de cada um de pensar diferente de mim não me atrevendo a aconselhar ou a dar diretrizes, pois lógico é que também cometo equívocos e erros. Já não penso hoje, como pensava na minha juventude e posso mudar meus entendimentos mais a frente, e obviamente não me culpo por isso.
Gostaria de dizer, que estudo a conscienciologia/projeciologia a mais de 20 anos e o espiritismo quase 30 anos e dou-me o direito de tecer considerações sobre tais assuntos, porque acho que tenho um razoável conhecimento sobre o tema.
Mais aqui não se trata de falar dos temas, e sim das apreciações criticas, sejam elas quais forem, poderia ser sobre matemática, biologia ou outra totalmente diferente.
Nunca defenderei o indefensável, como vejo aqui fanáticos de carteirinha, os quais jamais contrataria para representar ou defender minha empresa, devido à fraqueza das argumentações, a falta de lógica e a neofobia . Porém caro Vitor, também não vejo força nenhuma em suas argumentações, não vejo nenhum cientificismo nas suas postagens. Você fala que fulano falou isso, beltrano irá ver para mim, li isto naquele livro, mas não vejo nenhuma pesquisa de campo feita por você, pelo menos é isso que você escreve, o que a meu ver torna o que é dito fronteiriço da leviandade. Fazer comentários a respeito de quem quer que seja, sem pesquisa de campo exaustiva, é simplismo e nutre no desavisado e fraco de lógica uma desconfiança que poderá levar ao desequilíbrio. Por fim, repetindo, que apesar de achar seu trabalho de investigação extremamente superficial para quem acusa, acho que você tem o direito de expressar o que pensa, e defendo esse direito, porém eu teria mais tato.
Fraternalmente
março 30th, 2010 às 2:49 AM
Vejam bem, eu sou um leigo lendo toda essa discussão. Contudo, vejo que muito s dizem que Chico Xavier não recebia nada pelo exercício de sua mediunidade, ao mesmo tempo que ele começava cedo e ía até a noite dando atendimento. Pergunto: Como ele se sustentava? Como ele pagava atendimento médico, transporte, energia elétrica, água, luz, telefone…etc…? Alguém vai dizer: Ele nada pedia, era doações…se a resposta for essa…acho uma incongruência, pois ao receber as doações estava do mesmo modo recebendo pelo seu trabalho. Eu passei a minha infância vendo o Chico Xavier emn programas da Tupy e SBT (almoço com as estrelas…GUGU…etc…). Quem pagou pelas passagens? E para quê ele ía a aqueles programas? Enquanto pobres miseráveis estavam lá na fila em Uberaba ele estava lá no programa dando IBOPE aqueles ricos apresentadores? Victor voce pode me explicar? Obrigado
março 30th, 2010 às 3:02 AM
Outra observação: Vejo que os defensores da doutrina em questão se colocam num patamar de “pessoas elevadas”…de uma cultura superior, acima dos demais ignorantes da raça humana. Ao citar o Sr. Kardec deixam transparecer que a única forma de analisar de maneira neutra e equilibrada o espiritismo é mergulhando em sua doutrina, é se deixando envolver pelos chamados fenômenos, etc, isto é, para poder dar opinião somente se tornando um deles. Logicamente, se tornando um deles você não terá mais críticas, terá chegado ao “nirvana” como eles…simples…
março 30th, 2010 às 3:27 AM
Carlos Henrique,
Procure assistir ao filme a respeito do Chico Xavier, que será lançado essa semana, mais precisamente, na próxima sexta-feira, dia 2 de abril, dia em que completaria 100 anos.
#
É uma boa opção para quem não gosta de ler, que parece ser o seu caso…
#
Só de passagem, “nirvana” não é vocábulo usado pelos espíritas.
Grande abraço
abril 1st, 2010 às 4:14 AM
Chico demostrou com sua própria vida os ensinamentos do espiritismo. Jamais ficou com um centavo do arrecadado com seus mais de 400 livros prublicados. Sua vida foi de caridade. Ele é um exemplo, sendo ou não espírita.
Alguns dirão que ele desejava a fama, mas qual a importância da fama se o dinheiro não vem junto?
Viveu com simplicidade procurando acalentar o coração de seus irmãos e, como muitos outros, tem contra si as pedras dos incrédulos egoístas.
De qualquer forma, somos todos irmãos e desejo a todos a mais pura paz de espírito.
abril 2nd, 2010 às 4:21 AM
Vou me retirar novamente ao anonimato de quem lê o Blog, afinal o conhecimento de tais mistérios foram reservados somente para pessoas como vocês, de elevado grau de conhecimento, uns poucos “escolhidos”. O resto da humanidade, como eu…os iletrados…ficamos com os filminhos, produzidos para induzir a massa estupida a acreditar naquilo que o finaciador do filme acreditar. Mas me perdoe, não vou perder meu tempo com o tal filme, afinal o depoimento do companheiro do Chico Xavier já demonstrou que tudo era uma farsa.
abril 2nd, 2010 às 5:21 PM
Carlos Henrique:
–
Eu não tive intenção alguma de ofender você e nem quis dar a impressão de que sou um dos escolhidos. Mas, os seus argumentos são de quem não tem conhecimento. Quem não tem conhecimento de um certo assunto, geralmente, não gosta de ler. Então, foi por isso que aconselhei você a assistir o filme. É a maneira mais fácil de você conhecer um pouco (veja bem, um pouco!) da vida e da obra de Chico Xavier.
–
Se você gostasse de ler, saberia que o Waldo Vieira é que está com problemas sérios há muitos anos e que piorou agora, cometendo a leviandade de caluniar o Chico Xavier.
–
Até os não espíritas estão chocados com essa atitude do Waldo Vieira.
–
Se você se sentiu ofendido, não foi essa a minha intenção. É muito agradável conversarmos e informarmos uns aos outros aquilo que conhecemos, através do blog. Minha intenção foi apenas essa: informá-lo melhor, pra que você não forme uma opinião desfigurada, a respeito de Chico Xavier.
–
Abraços afetuosos
abril 3rd, 2010 às 3:29 PM
Carlos Henrique
“Como ele se sustentava? Como ele pagava atendimento médico, transporte, energia elétrica, água, luz, telefone…etc…? ”
Ele trabalhava como servidor público no ministério da agricultura, se não me falha a memória.
Quanto às passagens para os programas, geralmente quando alguém é convidado a um programa, a produção do programa é quem paga as despesas…
Quanto ao questionamento sobre ele ter ido aos programas é pura birra de sua parte. Coisa de quem quer atacar por atacar e a partir daí tudo o que o outro tiver feito torna-se algo negativo, tal qual Carlos Lacerda ou Diogo Mainardi…
Ele foi para divulgar a doutrina. As ocasiões na qual ele compareceu a esses eventos são insignificantes perante a quantidade de tempo que ele dedicou ao seu trabalho em prol dos necessitados.
abril 3rd, 2010 às 5:05 PM
SeriousBusiness:
–
A sua memória não falha não. É a mais pura verdade.
–
Ótima complementção! Sintética e segura.
–
Abraços afetuosos
abril 4th, 2010 às 1:04 PM
[…] Mas voltando a Waldo Vieira: ele fez mais do que deixar o movimento espírita. Ele soltou a língua. E soltou feio. Waldo fez revelações, em vídeo disponível no Youtube, sobre como as mensagens mediúnicas com detalhes da vida do morto são fraudadas. A transcrição abaixo vem do site Obras Psicografadas: […]
abril 4th, 2010 às 3:34 PM
Acho que Waldo Vieira foi muito mais feliz aqui
http://www.youtube.com/watch?v=Ocq76hcdC7k
abril 5th, 2010 às 3:53 PM
Mario Fontes:
–
A única frase verdadeira que ele disse sobre o Chico na matéria do youtube, foi a última. Possivelmente, teve um vislumbre rápido de consciência. !
–
O resto é puro egocentrismo.
–
abril 6th, 2010 às 1:46 PM
E dai esse video nao diz nada! o proprio Waldo afirma que Chico nao se envolveu com as fraudes! falsarios tem em todo campo e atividade humana
abril 6th, 2010 às 11:56 PM
Não sou espirita. Ainda! Mas venho lendo e estudando a doutrina e tenho me identificado muito. Não há como negar que existe vida após a morte. Pois embora sempre venha alguém “desmascarar” um fato ou alguém. Acontecem também fatos que não se pode explicar a luz da ciência materialista, mas que são veridicos.
Eu prefiro seguir o meu coração e ter a certeza que “agora vemos em parte, mas chegará um dia que veremos face- a -face”.
abril 8th, 2010 às 12:45 PM
Simplesmente patético esse senhor, que coisa mais feia, “tentar” denegrir a imagem de alguém que não está mais aqui fisicamente….
abril 12th, 2010 às 12:30 AM
Realmente esse site é bem coerente. Os centenas de depoimentos de familiares que informam que não haviam dito nada a ninguém e nem ao Chico e receberam informações que só puderam ser comprovadas posteriormente mostram como foi “uma mentira tão bem feita” que conseguiu enganar tantas pessoas. Tinham pessoas que estavam acompanhando e recibiam as mensagens de forma inesperada. Obs.: Se voce usa trechos de tertulias do Waldo Vieira para comprovar “as fraudes” use também outros que lá estão para mostrar o que o Waldo prega sobre psicografia, reencarnação, etc. etc.
É lógico que existem “médiuns” que frandam assim como existem pessoas que sem gabarito nenhum também dizem que analisam “cientificamente” as mensagens de Chico.
Então por favor com todo respeito exponha suas teorias científicas para que todos ganhem com os esclarecimentos e não um trecho de um video apenas.
Respeitosamente,
Ivan
abril 14th, 2010 às 12:16 AM
Gastei duas horas lendo posts nesse blog e me detive nesse aqui, por um simples fato: todo mundo esqueceu do suposto motorista do Chico? Cadê o cara Vitor?
No mais, parabéns pelo blog, que tem o mérito de incentivar uma discussão, na maioria das vezes, positiva.
abril 14th, 2010 às 12:20 AM
Oi, rafael
grato pelas palavras. Quanto ao motorista, ele nunca mais respondeu, que posso fazer?
abril 14th, 2010 às 4:45 PM
Uma pena, estava na esperança de que vc já estivesse conversando com o sujeito por outros meios. Seria uma história e tanto pra investigar…
abril 18th, 2010 às 1:13 AM
Não sei ao certo como fui parar aqui e ter a pacencia de ler tantos comentario… Mas não pude deichar de deichar o meu tambem. Achei a discução um tanto sem valor… afinal que importa se o Chico fazia ou não fazia pisicografias ou materializações com o Waldo ou sem ele… Esse é o peso de ter alcansado a fama, as pessoas discutem o que não tem valor…
É até engraçado um espirita se ofender com esse comentario do Waldo… eles são como irmãos sabem coisas um do outro que ninguem mais sabe.será que ha alguma duvida sobre isso.
Encaro isso como uma briga de irmãos mais nada, não tem valor ambos sabem o que são , a duvida e se sabemos porque discutimos essas falaceas…
Mas um grande abraço a todos é de admirar o fâ clube das celebridades… pelo jeito devem ser religiosos ou algo assim… sei la!
abril 18th, 2010 às 1:17 PM
Neste vídeo, Waldo Vieira fala abertamente que Chico Xavier recebia cartas marcadas para que pudesse ‘psicografar’ todos os detalhes do falecido.Avisa que muitos centros e médiuns ainda realizam tais artifícios. Ainda afirma que as sessões de materialização do Chico eram fajutas. A parte importante do vídeo começa em 1m45s e vai até 4m.
Pelo que percebo há um exagero na frase acima. Não há ponderação nos argumentos. Concordo que no vídeo Waldo Vieira fala que Chico Xavier recebia cartas não psicografadas com informações e detalhes de pessoas falecidas, mas não afirma em momento algum que ele (Chico Xavier) utilizou destas informações para fraudar as cartas que psicografava. Será que o autor da crítica acima não percebe isto? Há alguma emoção envolvida nestes momentos? Se sim, quais seriam?
Sugere que alguns (nem todos os médiuns) utilizam de tais informações, cartas não psicografadas recebidas com detalhes de entes falecidos para fazer média com as pessoas ao transcrevê-las para as cartas psicografadas.
Fica em aberto a possibilidade de mesclar informações mediúnicas recebidas com as tais cartas recebidas anteriormente.
Waldo Vieira afirmou que se isto acontecesse na época em que trabalhava com o Chico Xavier, cairia fora já.
Ele afirma também utiliza a palavra “naquelas reuniões” se referindo aquelas em que não aconteciam as materializações as chamando de fajutas. “Naquelas” não é sinônimo de todas. (00:03:46).
Precisamos estar mais atento as interpretações de alguns palavras, que por vícios lógicos podem nos induzir a erros, falhas.
abril 18th, 2010 às 1:39 PM
Felippe,
veja a Superinteressante de abril de 2010, nas bancas ainda, ali Waldo confirma que Chico usava as informações para colocar nas cartas.
abril 18th, 2010 às 2:28 PM
Cada um no seu quadrado, Waldo falou a verdade e o que pensa, sem mendo de críticas. Quem quiser ficar marcando passo em religões que fiquem, na próxima quem sabe os críticos resolvam acelerar sua própria evolução, ao invés de ficar nessa de médium papa passe. VIVA O ANIMISMO – LIBERTAÇAO….
abril 18th, 2010 às 7:16 PM
Interessante, será que eu fui a única mãe que forneceu todos os dados(TODOS), que vieram na carta do “meu filho” psicografada pelo Chico?
Em 1988 votei de Uberaba muito desiludida; ainda bem que já estava estudando o Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns. Se não tinha desacreditado e desistido de tudo.
Sim, o Chico me recebeu na casa dele, isso, depois de ter passado por uma prova com o Euripides.O Euripides, simplesmente, fechou o portão na minha cara dizendo :- “NA SUA CASA ENTRA QUEM VC NÃO CONVIDA?.
Eu respondi: NÃO!
Ele disse: – “NA MINHA TAMBÉM NÃO”.Depois bateu o portão, literalmente, na minha cara.
Portanto, não adiantava ninguém ceder o lugar prá mim,pois ele sabia quem tinha sido convidado por ele.
Mas uma pessoa(muito bondosa) já tinha cedido o lugar prá mim, por isso eu já estava na fila.
Não violei nenhuma lei estabelecida pelo Eurípides.Minha consciêcia estava bem tranqüila.
Se ele pudesse avaliar a dor que uma mãe sente, ao se separar do filho através da morte biológica, ele teria mais gabarito prá lidar com ela.
Compreensão, respeito , paciência, nunca é demais. Naquele momento lembrei do Espírito Emmanuel, qd adverte o Chico, dizendo :”Disciplina, disciplina , disciplina”.
Será que o Eurípides desconhecia esse fato?
Recordo que aquele dia havia uma fila com mais de 14 pessoas; todas estavam bem na frente do portão da casa do Chico.Só que havia um detalhe que eu desconhecia, todas tinham marcado antes com o Euripides. Menos eu.
Euripides abriu o portão manual deixando um espaço que desse para passar uma pessoa de cada vez. E quando chegou a minha vez, ele ficou irreconhecível, e disse coisas do “arco da velha”.Nossa! Cheguei a pensar o seguinte: “Se o Chico representa o equílibrio, o filho , possivelmente, é o representante do desequíbrio” aqui na dimensão física.
Ainda muito pensativa, permaneci no mesmo lugar por mais de cinco minutos .Fiquei imóvel diante do portão…
Mas ,eis que de repente, alguém abre o portão . Achei que ira sair alguém lá de dentro. Mas não.Era o Eurípides novamente. Que susto levei .
Depois percebi que o olhar dele estava mais “manso”.Assim mesmo, fiquei meio antenada.
Mas dentro de mim, havia uma certeza de que iria receber uma mensagem do meu filho. Pois esse foi o motivo principal de eu ter viajado de tão longe até Uberaba. Tinha certeza que o meu sonho era um sonho premonitório.
O Euripides viu que eu estava com os olhos cobertos de lágrimas . Então me olhou com firmeza e disse: -“Você vai parar de chorar? Se parar você entra. Se não parar, não entra mais”.
Suspirei aliviada e entrei.É claro, alguém ali dentro deve ter comentado com o Chico o que o Euripides tinha feito comigo, e, certamente, o Chico fez com ele fosse abrir o portão prá mim, e me convidasse a entrar.Foi o que eu deduzi ao ver depois o olhar de compaixão do Chico e das demais pessoas que lá estavam por mim .
Foi assim que conheci a casa do Chico ,que ,por sinal ,muito simples.
E depois, em particular, o Chico pediu para que eu fosse no Centro(do abacateiro) no final da tarde. Era lá que ele psicografava diante do público.
Quando eu estava me dirigindo para o Centro, uma senhora que estava hospedada na mesma pensão que eu, veio e disse que o Euripides estava me procurando.
Realmente, lá vinha ele bem ansioso, e dizendo assim: – “O Chico que falar com você”.
Dá prá vocês deduzirem como as outras mães ficaram? Todas que estavam ali também queriam falar com o Chico. E naquele momento , a minha amiga, também manifestou o seu desejo de querer saber sobre a sua filha que tinha tb desencarnado.E insistia em dizer: ” Eu também vou! Só que o Euripides foi implacável ao dizer que, só eu poderia falar com o Chico. Fiquei meio constrangida diante das demais mães,mas não podia fazer nada.
“O telefone tocava de lá prá cá”. Quem sabe minhas contas estavam em dia?
O Euripides me acompanhou até uma porta que ficava nos fundos. Então, entrei e fui procurar o Chico. O ambiente era muito simples e restrito a poucas pessoas.Ali , imagino, só circulavam as pessoas que trabalhavam com o Chico.
Mas onde estaria o Chico ? Na sala é que ele não estava. Ví, tb, que havia uma porta meio aberta, e alguém lá dentro estava me chamando. Só que estranhei, pois era a porta do banheiro. E foi ali dentro, que vi o Chico sentado sobre a tampa do vaso sanitário , mal cabia ele lá dentro. Assim mesmo pediu prá eu entrar e encostar a porta. É claro,o vaso servia de assento para ele. Não sei precisar quanto tempo ficamos ali (dentro daquele banheiro), onde não caberia mais de duas pessoas.
Logo percebi que ele não queria que ninguém nos visse junto. Então, não demorou em perguntar sobre o meu filho desencarnado, e assim, começou anotar tudo sobre um pedaço de folha de papel que ele segurava na mão . no pequeno pedaço de papel que ele segurava
E agora ?…. “Vou ver onde tudo isto vai dar”.Pensei.
Foi ali naquele exato momento ,que o Chico foi solicitando todos os dados que constam na mensagem.
Ex.: Nomes de desencarnados, nomes de encarnados, datas, locais…
Enfim, todos os detalhes que foram escritos na mensagem foram fornecidos por mim.
Não nego que fiquei estarrecida naquele momento. Principalmente, pq estava acostumada a ouvir no meio espírita, que as mensagens dignas de credibilidade, eram só aquelas que vinham via psicografia de Chico.Diziam que o Chico não entrava em contato com ninguém da família , antes de psicografar a mensagem. Ledo engano!
“Ou será que na minha vez, o Chico não conseguia mais se conectar com os desencarnados a não ser daquele jeito? Tudo isso passava pela minha mente,pois já não sabia mais nada. Mas ali, diante dele, pude perceber o quanto ele era frágil , e quanto sentia medo .Cheguei a pensar isso: ! Será que o Chico é manipulado pelo Euripides? Na hora foi o que eu captei.
Prá vcs terem idéia, retornei prá minha cidade em silêncio, totalmente muda.
A minha amiga achava que era de tanta emoção, por ter recebido uma carta do meu filho desencarnado.Mas não era. Comecei a questionar muita coisa.
E foi por isso que ocultei dela, o que realmente tinha acontecido na íntegra. O meu silêncio durou esses anos todos.Semana passada resolvi comentar com o meu filho mais velho, de 29 anos. E pasmem! Ele disse assim: ” Se eu já não tinha muita convicção, agora não sei mais nada”.
Tive que explicar com muita calma tudo prá ele, não tirando o mérito, em momento algum, do Chico como médium e como ser humano respeitadissímo.
Só que expliquei prá ele que esta na hora de desmistificar essa coisa de “mito”, de “santo”,que muitos têm em relação a ele. Falei que tudo isso era por conta dos dogmas.
O Chico, disse eu para o meu filho, foi um ser muito inteligente; despojado dos bens materiais,fraternal etc. Tinha sua mediunidade bem desenvolvida, e isso foi conquista dele etc. Mas não era perfeito.
Hoje ele entende melhor isso tudo. E nós respeitamos muito o Chico.
“Errar é humano; corrigir-se é mais humano ainda”.
É isso que eu estou tentando fazer. Errar cada vez menos.Não é fácil !
Mas não quero desistir de investir na minha cosmoética.
“Mentir , andar no acostamento, dá muito trabalho”. É um desperdício muito grande de energias.
Portanto, o mais importante é a gente estar consciente que errou, e não ficar ruminando sobre o erro. Agir com boas intenções e, gradativamente, reparar o estrago que causamos aos outros. Vale a pena! Mas nada de ego,e sem falso moralismo.
Isso também serve de alerta para determinados médiuns que não se importam com o autoconhecimento, com a ética, com o estudo de verdade. Certa feita ,escutei um médium dizer que o mentor dele fazia tudo por ele.Até mesmo quando estava dirigindo seu carro.
Isso significa que ele não tem livre arbítrio. E o mentor dele deve ser bem cego.
O conhecimento tem que ser aplicado com lógica,discernimento, boa vontade, e sobretudo, boa intenção.
Esta é a base da cosmoética. Não adianta fazermos preces, orações,promessas , apelar para o misticismo se não acreditarmos em nós mesmo. A vivência da cosmoética é o fiscal de tudo que fazemos . Sem ela, continuaremos na “era medieval”.
Bem, quero deixar bem claro que a minha convicção em relação ao conteúdo da mensagem que recebi pelo Chico, foi positiva. Senti que era de autoria do meu filho. Não tenho dúvidas.
O que eu acho é que está na hora de desmistificar essas atitudes, em achar que é desse jeito vamos fazer as pessoas acreditarem nessa realidade. A realidade dos “mortos”. “A cada um segundo as suas obras”
Prá vocês terem idéia, também recebi mensagem através do Carlos Bacelli, do Celso de Almeida, e foi a mesma coisa. Ambos pediram todos os dados. Com o Celso, inclusive, eu e minha amiga estivemos com ele lá onde ele trabalha.Nós fornecemos os dados. Mas são pessoas que eu respeito muito.
Também quero deixar registrado que eu sou uma pessoa convicta em relação a comunicabilidade com os supostos mortos, reencarnação etc. Tb estou ciente e convicta sobre a lei de evolução. Isso é o que eu entendo por “abertismo consciencial”.
Mas sem os mitos, crenças, dogmatismo , egos etc.etc.etc. “Fora da cosmoética não há evolução”.
Arina
abril 19th, 2010 às 10:14 PM
Meus amigos virtuais, li boa parte do que foi escrito aqui (prometo ler mais outro dia). Dado o bom nível dos debates, concluo que todos vocês são pessoas sérias, interessadas na verdade, e somente na verdade. Tentarei, de improviso, somar um pouquinho com minha opinião. Sou um dos fãs do Chico há já uns 40 anos, e continuarei sendo, mesmo que aqueles fatos tenham ocorrido (pois como disse o professor Waldo Vieira) ele, Chico, agiu com boa intenção, dada a pureza de coração, fazia ainda experiências, e aquilo não prejudicou o restante do trabalho: ele ajudou (e continua ajudando) muita gente. Além do mais, como bem atesta o professor Waldo Vieira (um dos grandes tarefeiros cósmicos, que quer apenas contribuir com a fraternidade humana), Emmanuel existe, André Luiz existe, as obras foram realmente psicografadas e estão razoavelmente corretas.
É só. Então, bola prá frente. O Chico se foi, ficaram as obras, agora é conosco: esforço próprio, auto-avaliação constante, teáticas, assistência sempre… E ver se um dia (nesta ou noutra vida) teremos a felicidade de apresentar uma megacontribuição como esses dois gigantes (Chico & Waldo) fizeram ou estão fazendo.
Abraços a todos.
Roberto (Campinas, SP)
abril 19th, 2010 às 10:52 PM
Arina:
–
“Canta prá subir”, porque passou do ponto!
abril 27th, 2010 às 4:38 PM
Bem lembrado em um dos comentários acima é que Waldo Vieira o qual muitos estão usando como argumento é um espiritualista e confirma a “ectoplasmia” de vários médiuns como o Arigó o qual disse que viu fatos extraordinários na frente dele. Está gravado lá também. Médiuns de materialização são chamados “Ectoplastas” por ele. Ele fala de reencarnações, conciex (espíritos), etc. etc.
Nem todos fenômenos são fraudulentos e seria impossível enganar milhares de pessoas, sempre. Isso seria subestimar a inteligencia dessas pessoas que não se deixariam enganar por fatos tão graves como a perda de entes queridos. Pessoas que estavam lá apenas como acompanhantes e portanto não fragilizadas como muitos devem estar pensando agora, também recebiam mensagens.”Cuidado” então os que usarem as as tertulias do Waldo Vieira como argumento pois vão acabar fazendo experiencias fora do corpo (projeciologia) e descobrir coisas por si proprio. Talvez essa seja a melhor maneira de investigar. Chico já se foi e deixou apenas milhares de testemunhas.
abraços a todos
abraços,
Ivan
abril 30th, 2010 às 6:15 PM
gostaria de obter
cópia do referido video onde waldo vieira ataca chico chavier de fraude. Como conseguilo?
maio 4th, 2010 às 2:30 PM
Bom dia a todos.
Waldo Vieira postou em seu site a seguinte resposta aos comentários que vem sendo publicados na web, acho que seria bom ouvir seus argumentos neste blog que se mostrou aberto a todos os tipos de opiniões.
Segue o texto na íntegra:
Todos vocês que estão debatendo aí a minha personalidade, o que eu
considero que é uma honra, não mereço tanto, vocês devem esquecer a minha
pessoa e lembrar daquilo que eu faço questão de mostrar aqui: ideias, ideias
avançadas, fora de série, terríveis, a tares, muito difícil de ser feita, antipática
do jeito que ela está sendo. Eu estou defendendo a tares, porque o negócio
é antipático, e é difícil. Fazer a consolação é bobagem, é entrar na santidade,
já entrei nessa em muitas vidas anteriores e, a maioria de vocês, vocês estão
repetindo a vida. Então, lá vai a minha carta para vocês.
Se você blogueiro espírita, defensor de Allan Kardec e J. Cristo, tem
algum desenvolvimento de alguma mediunidade, aceite esse desafio. Venha
à Cognópolis, aqui em Foz do Iguaçu, e teste a qualidade do ambiente
energético no qual vivemos, ou seja, o holopensene, a egrégora, a energosfera
local, e veja se temos assistência dos bons espíritos. Esse é o tira-teima, em
vez de falar à distância, ou jogar invencionices, infâmias e tolices infantis
sobre a minha pessoa que nada vale; interessam, sim, os temas transcendentes
estudados aqui, gostar da aplicação prática e evolutiva dos assuntos sob
pesquisa no Tertuliarium, in loco, de visu, cara a cara. Venha debater conosco.
2
O movimento espírita tem dificuldade para pesquisar as idéias novas.
O melhor seria vocês organizarem eficiente comissão técnica, e virem ver de
perto a Cognópolis e o CEAEC, em vez de estarem falando tolices
e escrevendo bobagens na internet, a fim de constatarem os efeitos das tarefas
do esclarecimento sobre as tarefas da consolação, nas quais a verdadeira
caridade que vocês pregam tanto, está nas pesquisas universais das verdades
relativas, nas omnipesquisas, pesquisar tudo o que seja positivo, e não ficarem
marcando passo, repetindo experiências nesse movimento espiritista transformado
hoje em mera seita cristã, sob os auspícios das Federações Espíritas.
Isso é perda de tempo. Há 44 anos eu vi isso. Naquela ocasião, eu tinha só 34
anos e, no entanto, já tinha lucidez para ver isso. E vocês aí que têm mais de
34 anos, pensem bem como é isso.
Venham ver se estou obsediado, ou se já estou gagá, aos 78 anos de
idade física. O mais inteligente é averiguar por vocês mesmos, diretamente.
As portas estão abertas, eu nunca fechei as portas para ninguém, eu atendo
todo mundo que aparece aqui. Venham até aqui e me sabatinem.
O Tertuliarium foi construído para promover debates técnicos úteis. Sejam as
interpelações boas que vocês têm que procurar.
Então, eu vou dar uma dica, falando na linguagem de vocês, voltando
a ser espírita do jeito que eu era há 44 anos. Sigam as interpelações de Cairbar
Shutel e Leopoldo Machado, personalidades corajosas que enfrentaram
polêmicas úteis. Sigam esses luminares do neopensamento avançado. Eles
também evoluíram e não ficaram parados no tempo hoje, nessas idéias
antiquadas. Saiam agora do corpo humano, ou na linguagem de Allan Kardec,
emancipem as suas almas através do desdobramento e encontrem esses
3
pioneiros do movimento espírita do Brasil, conversem diretamente ou
telepatizem com eles diretamente, paraolhos nos paraolhos e vejam o que
acontece.
Eles aparecem aqui de vez em quando para mim. Eles também acham
que tudo o que eles fizeram era o curso primário, hoje estão, pelo menos, no
curso secundário. E olha, Cairbar Shutel ainda tem as instituições todas em
Matão. Leopoldo Machado, fora de série, com todas as coisas, ainda inspira
um monte de instituições espíritas por aí.
Agora, preparem-se para as realidades novas, se vocês aparecerem aqui
ou se forem encontrar Cairbar Shutel ou Leopoldo Machado.
A Conscienciologia já deixou e ultrapassou, há muito tempo, o Espiritismo,
deixou para trás e oferece a vocês muito mais cabedais, enriquecimento de
bagagem de conhecimento para encarar essa vida e enfrentar a desencarnação
próxima. Transcendam a mera teoria. Pesquisem a nossa vivência dia-a-dia na
Cognópolis. As portas estão abertas para vocês. Há a equipe de atendimento
aqui. Deixemos de lado as conversas moles dos blogues. Pesquisemos,
regaçando as mangas da camisa.
E, olha, para vocês todos, ao avançar da vida e, portanto, da idade física,
ganha-se equanimidade com relação ao futuro da dessoma da qual eu me
aproximo. Não se pensa mais em responder com ênfase às críticas. Eu estou
com essa ênfase toda porque eu não sei também falar das verdades, sem
mostrar minhas energias. Mas o que interessa hoje não é eu responder com
ênfase, por isso é que não respondo isso todo dia, nem tenho blogue, vocês
não vão encontrar blogue meu, eu não respondo essas bobagens, essas tolices.
4
Agora o que é que se passa, o que interessa para mim hoje é julgar a mim
mesmo, é o problema de estar fazendo o julgamento da minha verdade, porque
eu sou um dos primeiros aqui que vão encontrar com o Transmentor, que
é o evoluciólogo, que é aquele que o nosso amigo Frederico Figner encontrou
lá no “Voltei”, etc. e tal, mais ou menos daquele jeito. A verdade é cada vez
mais e mais relevante para mim e mais próxima da minha realidade. Pensem
nisso.
E para todos aqueles que me deram atenção, o meu muito obrigado por
sua atenção. Qualquer coisa, estamos aí, ou vamos encontrar depois da
desencarnação, paraolhos nos paraolhos. Fale a verdade para você não se
arrepender amanhã e cuidado com a melex.
maio 10th, 2010 às 6:51 PM
Se Waldo critica o Espiritismo, também poderíamos criticar suas incoerências e prepotências.
Está descambando para um status de guru louco, fascinado por si próprio.
É a impressão que tenho.
maio 13th, 2010 às 1:56 AM
É um dos homens, que tenho conhecimento, que mais se auto-crítica. Assista a suas tertulias e confira por si proprio.
Abz..
maio 15th, 2010 às 2:45 PM
[…] Mas voltando a Waldo Vieira: ele fez mais do que deixar o movimento espírita. Ele soltou a língua. E soltou feio. Waldo fez revelações, em vídeo disponível no Youtube, sobre como as mensagens mediúnicas com detalhes da vida do morto são fraudadas. A transcrição abaixo vem do site Obras Psicografadas: […]
julho 5th, 2010 às 7:15 PM
É sempre interessante saber que as mensagens de Chico Xavier trazem uma série de confirmações, inclusive com dados que os próprios parentes desconheciam e coisas que eram ditas que era inteiramente improváveis como datas de desencarne, detalhes, etc…
As cartas psicografadas por Chico Xavier merecem ser lidas, pois se confirmam, com riqueza de detalhes absurda.
O Chico ficava em transe em um ambiente com centenas de pessoas. Não havia triagem, nem entrevistas com os parentes, se chegava lá e aguardava. E vinha uma enchurrada de informações, fatos, datas e locais, nunca citados, se quer lembrados, etc…
O ideal é realizar a pesquisa série e isenta. E não a difamação ideológica.
A negação waldovieiriana é por si só denúncia de uma má vontade calculada.
O Waldo Vieira já deixou bem claro em suas tertúlias que a intenção dele é ACABAR COM O ESPIRITISMO, substituí-lo com as suas idéias.
O Waldo Vieira precisa detratar a figura de Chico Xavier porque a sua intenção é tirar os espíritas do espiritismo e leva-los para a sua religião.
O sr Vieira não pode se visto como um médium que tendo sido espírita psicografou algumas obras com o Chico. Mas como um chefe de uma seita que se diz a mais verdadeira do mundo. Embaixador dos serenões.
É bom que se saiba que segundo a conscienciologia do Waldo, ele, o Waldo é mais evoluído que Chico Xavier, Kardec, Pitágoras, Gandhi e Jesus.
Usando de sua veemência ele desanca com a figura do Chico, acende a pulga da dúvida de sua conduta, sua inteligência, sua honestidade e honorabilidade. Ainda sim, piedosamente se diz seu amigo e que o ajudou. Coloca-se, se projeta como melhor que ele, como médium, como pessoa e como homem e com isso se coloca como o guia a ser seguido. Suas idéias, seus achismos e seus achados.
Já deixou bem claro que tem um enorme desprezo pelos espíritas, pelo Chico Xavier e pela mediunidade espírita.
Seu interesse é que os espíritas desavisados, o sigam. Ele é o profeta dos serenões. O único que tem aval para dizer quem tem ou não um amparador( orientador espiritual sério).
Basicamente o negócio é o seguinte, se você segue as idéias dele você tem amparo, se você segue a doutrina espírita, o budismo,o catolicismo, a rosa cruz, a teosofia, tc.. você tem assediador cego.
Porquê? Porque se fossem superiores falariam daquilo que ele fala. Entenderam ou quer que explique?
Ou seja, apesar de todo o discurso rocambolescos pejados de logias para se fazer difícil dizer que faz ciência, e apesar de dizer que ele tem vontade de cuspir em quem o vê como um guru. Todo o seu discurso, o discurso conscienciológico está pautado no fato de que Ele está certo, e ele, e só ele, tem aval mediúnico dos espíritos superiores. Mais ninguém.
Por isso ele diz fazer esclarecimento, apesar de a única coisa que de fato a conscienciologia faz é ensinar técnicas mediúnicas. Conhecidas há séculos. E dizer “não acredite em nada faça as suas experiências”. Ótimo, a experiência mediúnica da psicofonia e do desdobramento a doutrina espírita já executa há 150 anos. Todos os dias os médiuns espíritas trabalham em suas casas espíritas com desassédio, passes, clarividência e desdobramento. Auxiliando as pessoas, ensinando sem proselitismo e sem descambar para as acusações, desconfianças e insinuações, as tais meias-verdades manipuladoras.
É importante, também que se diga que a conscienciologia apenas repete com novos nomes, 80% do que a Doutrina Espírita escreveu, divulga, debate e vivencia a 150 anos. Mas apesar de ter tirado desavergonhadamente quase tudo que consiste em seu corpo doutrinário da Doutrina Espírita, ele afirma categoricamente que Chico Xavier, e por tabela todos os médiuns espíritas não tem orientadores sérios, mas sim, guias cegos. Isso porque segundo a conscienciologia, fora da conscienciologia não há evolução, não há conhecimento espiritual sólido, não há verdade. Verdade só existe a dele, que, é eufemisticamente ou manipuladamente, rotulada como verdade RELATIVA de ponta.
Seus seguidores, os mais lúcidos entre os mais lúcidos, repetem com fidelidade tudo o que ele diz, pensa, sem nenhuma crítica, ponderação ou análise. Mas, adivinhem quem mais fala em crítica, debate, ponderação e análise. Já TENDO ESCRITO INCLUSIVE livros sobre deslavagem cerebral Mas para um espírita bem observador fica claro que o nível de fidelidade que os conscienciólogos tem as idéias do Waldo são de causar inveja, pois no movimento espírita a liberdade de pensamento , debate e análises e conclusões são muito maiores. Apesar de não se fazer disso propaganda para atrair os universitáriso da classe média. Basta ver as diferenças existentes entre as idéias de Luciano dos Anjos, Herculano Pires, Hermínio de Miranda, Henrique Rodrigues, Deolindo Amorim, Leon Denis, Gabriel Delanne, Kardec, Chico Xavier, Isamael Gomes Braga, Carlos Imbassahy, Divaldo, Emmanuel, Dora Incontri etc.. suas análises, definições, reflexões, conjecturas, jeito de ser, de pensar a Doutrina guardam estilos, idéias, reflexões , ponderações que de forma alguma se assemelham. È a liberdade da Doutrina Espírita, que eu só vi, igual e talvez maior no corpo de escritores e pensadores teosóficos. Que de forma alguma existe na conscienciologia, lá só existe, para o bem ou para o mal, as idéias do sr .Waldo Vieira e isso antropológicamente falando, quer ele queira ou não , isso é mais do que defesa veemente de suas idéias , isso só leva ao fenômeno do guruismo, do messianismo, que ele diz tanto combater.
A verdade segundo a conscienciologia ( leia–se idéias de Waldo Vieira) é relativa, mas só ele a tem. De ponta. Entenderam???
A CONSCIENCIOLOGIA TEM COMO FINALIDADE SER ÚNICA. Isso o declara seu propositor E único pensador, PORTANTO VOTA UM PROFUNDO DESPREZO A D.Espírita, aos espíritas, aos católicos, budistas, teosofistas, místicos, esotéricos, rosa cruzes, enfim em todos aqueles que possam vir a ser fornecedores de adeptos para a conscienciologia. etc…
Isso por siso põe por terra o seu dístico sobre “não acredite em nada”, etc.. mera propaganda para atrair os universitários médiuns da classe média.
A Doutrina Espírita sempre utilizou as faculdades psíquicas, como disse, sem precisar usar esse dístico, venha comprovar a verdade, não acredite em nada, veja por si mesmo; realmente para quem nunca teve nenhuma experiência psíquica até parece que isso tem um grande valor. Mas para o espírita com duas semanas de doutrina, já está careca de saber que estes fenômenos existem mesmo.
E o que os discursos ideológicos das escolas que espiritualistas que falam sobre o fenômeno, ou que a partir do fenômeno vivenciado constroem as suas ideologias seja religiosa, mística, cética, iniciática, mágica ou para científica. Os nomes não importam. A intenção é tudo. Isto ensina a Doutrina Espírita. Se pegar a rótulos e semânticas e dizer que se é melhor é , em duas uma, ou cego da realidade extra física superior ou manipulador proselitista brabo.
e é aí que a coisa pega, são dispares diferenciados, e em sua maioria se crêem donos da verdade.
Pode ter boa vontade o seu caminho, de forma alguma queremos dizer aqui que seja de obsediado, como ele faz. Não é uma guerra de xingações, a que aqui nos propomos, não é esse , ao forma espírita de lidar com as outras escolas espiritualistas, mesmo que essas se declara, como a conscienciologia se declara, inimiga do Espiritismo- quer acabar com ela, logo, não aceita convivência, pois se julga superior, mais avançado, melhor amparado, aliás como Hitler dizia e fazia, alas é o discurso de muitos capelinos que como Hitler seguiram séculos atrás os ciclos arianos na Ásia central. Sua visão de superioridade e de exclusividade criaram os santuários- onde – os escolhidos –podiam se relacionar-
Pode ter boa vontade o seu caminho, de forma alguma queremos dizer aqui que seja de obsediado, como ele faz. Mas está preso em monoidéias de tempos passados…
Até presenta um caminho com coisas boas, mas cheio de exclusivismo e proselitismo se torna pior que religião, torna-s e seita exclusivista, que no bojo de seus conceitos leva os seus membros ao não egoísmo, a caridade etc, mas manipula a verdade e fecha os seus adeptos ao universalismo de sentimentos…pois prega a exclusividade do amparo espiritual de bom nível. O que é uma falácia. Achar que espíritos sérios se prendam não ao que o ser humano faz da sua vida, mas a semânticas e técnicas. Velhos erros da antiguidade antes do Cristo: a forma e não a essência…, a técnica e não o amor auto-sacrificial….
Que apesar de ser até apregoado, paradoxalmente, pelo bojo mesmo de seus conceitos básicos, aqui apresentados, sem manipulação, pois estão ditas e em seus livros e nas tertúlias
Ele usa o distinto sobre os fenômenos psíquicos e vende a sua imagem como o embaixador CONHECIDO NA TERRA DOS ESPÍRITOS MAIS SUPERIORES QUE EXISTEM NELA. Ou seja, Através do fenômeno, que nós espíritas , já conhecemos e etemos centenas de livros editados e publicados E esclarecendo o assunto sem fazer prosélitos, Ele usa os para fazer prosélito absolutista e exclusivista de si mesmo. E ainda doura a pílula falando de verdade relativa, ora toda a verdade é relativa ao momento vivido. Todos sabemos. Mas uma verdade que é anti-fraterna e que visa manipular as consciências, que ainda despreparadas…..
julho 8th, 2010 às 6:19 AM
Engraçado. As acusações contra uma pessoa que não pode se defender. Acusa, de caso pensado. Deveria ter dito na época. Agora? O que mudou? O engraçado é que o Chico é acusado de fraude mas quem enriqueceu com diversos apês no local mais Xique do RIo, foi o Waldo. Engraçado essa cosmoética dele….
Usou o Chico para conhecer a herdeira com quem casou e picou a mula.
Agora, todo mundo morto, é o justo acusador.
Logo a figura do Chico que para ele que vive para o fenômeno, ele precisa que seja arranhada para quê ele se coloque no lugar.COmo o farol mediúnico, o tal…
julho 27th, 2010 às 4:56 PM
Que palhaçada de Waldo Vieira, ele se acha o mestre de tudo, inventou vários termos diferentes para coisas do espiritismo já conhecidas só para aparecer e agora vem por em dúvida a mediunidade de nosso querido Chico, peçam a ele e pesquisem o que ele fez para ajudar os necessitados, se ele se doou as pessoas carentes, não fica ai falando um monte de baboseira com essa barba branca, – Viu papai noel não existe, é coisa criada assim como Waldo Viera, não voa no treno, mas viaja no que fala……
indignação!!!!!!!!!!!!!!!!!
setembro 14th, 2010 às 11:41 AM
Bom dia amigos
Com ou sem mediunidade o espíritismo é uma doutrina que conforta, conforta mais do que qualquer outra doutrina convencional, aceita e incentiva a ciência, e utiliza raciocínios acima de qualquer suspeita, e eu ainda estou esperando alguém aparecer e me explicar melhor que o espíritismo as desgraças desta vida. Assim sendo meus amigos, se Chico foi um fraudador mentiroso, foi o melhor de todos, pois mais de cinco vezes recebeu fortunas em heranças e deu tudo aos pobres, morreu pedindo dinheiro por caridade aos amigos para comprar seus remédios. E se foi ele e nenhum dos espíritos ditos que escreveu as obras ditas psicografadas, sem é claro ficar com nenhum centavo da venda dos mais de 400 livros que escreveu em vida, ele é simplesmente o homem mais inteligente que já viveu neste mundo, fora ser ele também médico, por suas perfeitas descrições do corpo humano principalmente na série de Livros André Luiz, historiador PHD pois descreve com perfeição e detalhes os cenários antigos de Roma e outros lugares em seus romances. No Mínimo ele é um homem digno de ser lembrado com dignidade, e não com zombaria. Obrigado
outubro 12th, 2010 às 9:29 PM
Como eu postei no site da mona dorf, o espiritismo é o ma
ior produtor de malucos e lunáticos que enchem as casas
de loucos e possessos no Brasil.
outubro 15th, 2010 às 11:30 PM
Eu já havia ouvido falar do Waldo há algum tempo, mas somente agora tive a curiosidade de entrar na internet e descobrir do que se tratavam as suas tertúlias. Estou achando fascinante todo esse conhecimento disponível e tão acessível para quem quer deseja realmente evoluir. Waldo, muito obrigada pelos ensinamentos!
outubro 27th, 2010 às 7:40 PM
Waldo Vieira inventa um monte de palavra já existente, por exemplo conciex que vc encontra no dicionário da Conscienciologia que na verdade é a conciência, o estudo dele não passa de um enrolex.
dezembro 8th, 2010 às 8:14 PM
Esse Valentim Alencar fala mal do Espiritismo, mas é o um católico fanático.
Contesta o Espiritismo e nega as barbaridades da ICAR e ainda crê literalmente nas fábulas bíblicas (é só ler os comentários dele no site da Mona Dorf). Francamente!
E ainda posta artigos do Turatti e do Quevedo!
É um insano total!
Talvez até esse tal Valentim Alencar seja o próprio fanfarrão do Turatti.
dezembro 8th, 2010 às 8:25 PM
“lá em Uberaba, na minha época, o Chico não recebia essas mensagens” (Waldo Vieira).
dezembro 8th, 2010 às 8:33 PM
100 anos de Chico Xavier: Amigo do médium fala sobre ajuda da psicografia
A morte é e continua sendo um dos maiores mistérios da humanidade. A dor da perda de um ente querido faz as pessoas apelarem para vários caminhos e a psicografia foi a forma de ajuda a este problema mais popularizada por Chico Xavier. Seguindo os princípios da doutrina espírita, o médium dizia receber mensagens de pessoas mortas, ou desencarnadas, como preferia dizer, para seus parentes e amigos.
E, em alguns casos, não se tratava de apenas uma carta, mas sim de várias. No caso de William Machado de Figueiredo, que faleceu em 1941, foram exatamente 33, a maioria destinada a sua mãe, Adélia Machado de Figueiredo. Amiga próxima de Chico Xavier, ela usou as cartas psicografadas como força para continuar vivendo após a perda do filho.
“Minha tia-avó teve uma vida muito difícil. Ela teve que criar os filhos sozinha, porque seu marido morreu e as cartas que ela recebia de William através de Chico foram o bastão que ela usou para seguir vivendo e enfrentando a dor. Lembro que ele tinha o costume de colher flores no túmulo de William e mandar cartas para minha tia-avó com palavras de conforto e uma flor junto”, conta Geraldo Lemos Neto, dono da Casa de Chico Xavier, centro cultural localizado na residência onde o médium viveu durante alguns anos em Pedro Leopoldo, no interior de Minas Gerais.
Após a morte da sua tia-avó, em 1982, Geraldo decidiu fazer um livro com uma coletânea de todas as cartas que recebem de William. Como Adélia viveu apoiada nessas mensagens, ele decidiu dar à obra o nome de “Bastão de Arrimo”. Lançada em 1984, ela reúne todas as 33 cartas e deve ganhar uma reedição neste ano por conta do centenário do médium.
Emoção em caravanas
Freqüentador e membro da “Casa da Prece”, centro espírita onde Chico Xavier atendia em Uberaba, Geraldo lembra que multidões compareciam ao local quando o médium participava das sessões de psicografia. Sempre em busca de amparo, as famílias se amontoavam dentro e fora do centro espírita aguardando um alento, por menor que fosse, de um ente querido morto.
“A casa era muito pequena, mas apareciam ônibus de todos os lugares do Brasil. A maioria das pessoas acabava ficando do lado de fora, recebíamos em média umas 500 por sessão. Lembro da emoção de quem recebia uma carta daquelas, da maneira como olhavam para o Chico Xavier”, explica Geraldo.
“Lembro que, na maioria das vezes, as cartas eram para pessoas que estavam do lado de fora do centro. As cartas do Chico sempre tinham um remetente e um destinatário. Então íamos gritando o nome pela multidão, ‘carta de cicrano para fulano’, até acharmos para quem era a mensagem. Era impressionante ver a emoção daquelas pessoas”, lembra.
(fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/80401+100+anos+de+chico+xavier+amigo+do+medium+fala+sobre+ajuda+da+psicografia)
——
Se Chico Xavier recebia as tais cartas com detalhes, mencionadas por Waldo Vieira, ele tinha que possuir uma memória super fotográfica e ainda saber se o destinatário estava lá, aguardando a mensagem, pois compareciam, em média, 500 pessoas diariamente e a maioria ficava do lado de fora, e sem aviso prévio.
janeiro 11th, 2011 às 1:14 PM
Se é fraude (que não creio) o fato é que Chico ajudou milhares de pessoas (para não dizer milhões). Viveu em pura simplicidade sua vida toda. A Doutrina Espírita faz com que milhões de seguidores pratiquem a caridade e divulguem o Evangelho de Cristo. Então não entendo o motivo de um senhor falar a respeito disso, se em nada contribui para um mundo melhor. Não há dúvidas que existem médiuns e espíritas que não usam da forma mais adequada suas obrigações, mas isso há em todas as religiões e todas tem pontos a contestar. Prefiro admirar Chico e seus exemplos a seguir líderes com ideais menos edificantes
março 6th, 2011 às 3:47 PM
Chico Xavier já aparecia sem precisar falar nada – através de sua conduta, sua humildade, benevolência. Waldo Vieira para aparecer tem necessidade de falar e, mais do que falar, denegrir um companheiro de jornada. Lastimável as atitudes dele. Provavelmente ele está mediunicamente fascinado. A vaidade conseguiu deturpá-lo. Fico com Kardec e com Chico, sem sombra de dúvidas.
março 12th, 2011 às 9:32 PM
[…] http://obraspsicografadas.haaan.com/2010/waldo-vieira-acusa-chico-xavier-e-os-outros-mdiuns-de-ubera… Publicado 1 mês atrás # […]
março 18th, 2011 às 8:21 PM
Concordo com Waldo Vieira em uam cosia. Seja descrente sempre, duvide de tudo. Faça sua avaliação sobre TUDO o que se apresenta como verdade e veja se a dita verdade siginiof algo par vc ous e impõe como FÈ… Fé tem se naquilo que naõ se explica e cabe àqueles que não tem a capacidade de refletir. Sobre a conversação com os mortos, vejo ser falta de humildade daqueles qu se acreditam capazes de convencer os outros. Nem os encanardos , que sabem pensar devem ser convencidos de nada. Acho um abusrdos essas pessoas que se dizem dotadas de mediunidade acreditarem que tem que ficar ajudando irmãos desencarnados. Aqui na TErra tem mutios irmãos necessitando de ajuda….
março 28th, 2011 às 3:41 PM
Esse Waldo quer aparecer utilizando o nome de Chico Xavier. Dá até dó.
março 31st, 2011 às 1:44 AM
Fiquei muitas vezes a me perguntar por quê Waldo Vieira e Chico se separaram, pois realizavam um trabalho maravilhoso. Agora sei, “intervenção da Espiritualidade Maior” para evitar, na época da separação, que fatos como estes ou piores fossem provocados pelo ciúme.
A Espiritualidade já sabia que Waldo ia falhar. Nós estamos vendo apenas hoje, a interferência das trevas que vêm atacar a obra deixada através de Chico Xavier pela Espiritualidade. Lamentavelmente Waldo Vieira está doente! A serviço das trevas!
abril 23rd, 2011 às 10:12 PM
Caros irmãos,
Sou Espírita, de Porto Alegre/RS.
Respeito todas as imposições e idéias colocadas neste espaço. No entanto acredito que, se estou nesse site devo colocar algumas palavras.
Chico Xavier, é sim para todos os espíritas considerado um exemplo. Sua vida foi dedicada à humanidade. Renúncia, humildade e amor incondicional ao próximo. Se Waldo Vieira diz ou não a verdade, isso honestamente não me importa. O que ilumina a questão são os fatos. Chico Xavier dedicou sua vida inteira às pessoas, sua jornada terrena foi repleta de dificuldades, inclusive muitas impostas pelo seu continuo trabalho em prol da humanidade.
Respeito sim aqueles que não acreditam nos fenomenos espíritas, no entanto por favor ao menos respeitem as obras e valor social que ela possui.
Sempre existiu um confronto entre ciência e religião, que ao meu ver será eterno. No entanto, a esses, sugiro uma leitura bem adequada ao tema. Chama-se Fatos Espíritas de Wiliam Crokes.
No mais desejo a todos que Deus em sua infinita bondade ilumine a todos, dando compreensão e discernimento sobre a verdade e o amor.
julho 16th, 2011 às 2:55 AM
Fui ateu durante um tempo de minha vida, até que ocorreu algo que derrubou meu ceticismo.
Como alguém que não recordo quem era disse: “Quem quer convencer os outros de sua crença, não convenceu a si mesmo”
Cada um toma seu ponto de vista com base em suas experiências vividas.
Não conheci Chico e não estava no momento para negar ou atestar nada.
O mais importante
Se alguém é ateu: Seja um bom ateu
Se alguém é agnóstico: Seja um bom agnóstico
Se alguém é budista: Seja um bom budista
etc.
julho 27th, 2011 às 12:42 AM
Tem pessoas que lidam com o ceticismo assim como os fanáticos religiosos lidam com a religião.
Se você quer saber se o espiritismo existe ou não, só existe uma forma de fazê-lo: lendo e fazendo experiências pessoais neste campo.
Foi o que eu fiz. Eu fui e vi que existem sim estes fenômenos. Não vou me estender em detalhes que não interessam a ninguém e que aqui poderiam ser desdenhados como “mentira”, portanto apenas faço o apelo a uma fórmula simples de aquisição de conhecimento: estudo e experimento. Se você fizer as duas coisas, pode se surpreender com o quanto NÃO sabe das coisas que existem entre o céu e a terra. Talvez assim alguns possam parar de dar à sua própria e orgulhosa ignorância a bela alcunha de “ceticismo”.
setembro 17th, 2011 às 5:16 PM
Eu acho muito simplista essa analise da vida e da obra de Chico Xavier. Muitas cartas falavam de pessoas que nem os parentes dos falecidos conheciam. Eu vi um caso em que o jovem que havia falecido se referiu a um tio que ninguem conhecia, mas depois foi confirmado tratar-se de um parente afastado, que vivera no Líbano, terra do pai do jovem. Muitas vezes ele dava mensagens verbais, sem ninguem por perto, falando de parentes e fatos desconhecidos dos presentes. Eu não entendo o que esse senhor Waldo Vieira quer com tudo isso. Porque não disse essas coisas quando o Chico era vivo e poderia se defender. Mas com certeza ele não se defenderia pois ele sempre dizia que a boca do mal é como a boca da noite, ninguem consegue impedir. A própria vida do Chico foi o maior exemplo de humildade, bondade. E mesmo que as calunias desse cidadão fossem verdade, que bendita fraude que foi. Quantas mães no fundo do desespero conseguiram tornar a viver, quantos parentes foram consolados no seu desespero. que Deus tenha misericordia dessas pessoas.
setembro 22nd, 2011 às 10:32 AM
Sr Vitor, será também de seu interesse pesquisar o fenômeno que está ocorrendo comigo?
Venho recebendo instruções que atribuo a um terceiro ouvido e construindo inovações tecnológicas para geração e racionalização de energia. São inventos que embora eu não seja engenheiro deixei professores da UFJF de olhos arregalados e um até disse: “Se não estivesse vendo e tocando não acreditaria”.
Sei que nada disso é da minha autoria e que não há fraude porque fui primeiro acometido de uma possessão ao ponto de ser internado e tratado como louco e depois trata-se de algo jamais visto sobre a Terra, embora sejam de construções muito simples e objetivas.
Tenho um modelo de caixa de marchas progressiva em que os “espíritos” comunicantes levaram mais de dois meses trabalhando comigo para que entendesse e conseguisse um grosseiro protótipo.
Gerador de eletricidade que aproveita os movimentos da suspensão do veículo fazendo amortecimento e carregando baterias.
Geração de energia heólica com forma de captação inédita.
Fogão híbrido para redução do consumo de gás.
Embreagem regenerativa, elimina a perda de energia que consome o disco de embreagem e a aplica na tração.
Construções de motores com mecânica jamais aplicada.
Só estou podendo passar-lhe estas informações porque “ELES” não impediram até aqui, mas não sei se vão ou não bloquear a transmissão, afinal, já fizeram isto várias vezes que tentei.
Que Deus me ajude a passar isto para a frente, tenho até receio de não conseguir e morrer frustado.
Um abraço.
novembro 19th, 2011 às 9:53 AM
Conheço + ou – os lados das moedas, e posso dizer que;
Vou uzar W.V. quando falar de Waldo Vieira.
1º – W.V. sempre foi muiiito vaidoso, e quando alguem se encontra nessa condição procura desfazer e derrubar qualquer um ou coiza pra ter um minuto de atenção. O que é um enorme Trafar, “palavra criada pelo Waldo pra designar defeito”.
2º – W.V. deveria fazer o que Chico fez, quando percebeu que estava vacilando a intelequia, parou de dar entrevistas.
3º – W.V. corretamente fala mal de todas as religiões e eu acho que ele esta + ou – certo só erra quando falta com respeito a evolução de cada um e isso ele faz sempre, mas ele não consegue sair desse movimento catolico ainda forte em seu espirito pois q
novembro 19th, 2011 às 9:53 AM
Conheço + ou – os lados das moedas, e posso dizer que;
Vou uzar W.V. quando falar de Waldo Vieira.
1º – W.V. sempre foi muiiito vaidoso, e quando alguem se encontra nessa condição procura desfazer e derrubar qualquer um ou coiza pra ter um minuto de atenção. O que é um enorme Trafar, “palavra criada pelo Waldo pra designar defeito”.
2º – W.V. deveria fazer o que Chico fez, quando percebeu que estava vacilando a intelequia, parou de dar entrevistas.
3º – W.V. corretamente fala mal de todas as religiões e eu acho que ele esta + ou – certo só erra quando falta com respeito a evolução de cada um e isso ele faz sempre, mas ele não consegue sair desse movimento catolico ainda forte em seu espirito pois q
novembro 19th, 2011 às 10:02 AM
Conheço + ou – os lados das moedas, e posso dizer que;
Vou uzar W.V. quando falar de Waldo Vieira.
1º – W.V. sempre foi muiiito vaidoso, e quando alguem se encontra nessa condição procura desfazer e derrubar qualquer um ou coiza pra ter um minuto de atenção. O que é um enorme Trafar, “palavra criada pelo Waldo pra designar defeito”.
2º – W.V. deveria fazer o que Chico fez, quando percebeu que estava vacilando a intelequia, parou de dar entrevistas.
3º – W.V. corretamente fala mal de todas as religiões e eu acho que ele esta + ou – certo só erra quando falta com respeito a evolução de cada um e isso ele faz sempre, mas ele não consegue sair desse movimento catolico ainda forte em seu espirito, pois ele ainda usa muito o Latim, lingua muito usada pela igreja.
4º – Acho ante cosmoetico uma pessoa que participou de fraudes por vários anos e só depois que as outras pessoas envolvidas já não estão aqui pra se defender ou provar o contrario, alguem procurando olofotes fale todas essas insanidades.
W.V. tenha um pouco de respeito com o prato que voce comeu muitos anos. voce não deve saber mas dentro de pouco tempo estaras do lado de lá respondendo tambem por isso.
Outro dia mesmo voce metia o pau no Paulo Coelho e agora vejo voce se gabando que ele te elogiou por ter inventado uma palavra. Ô que fantastico.
Vamos crescer gente, os Waldólatras vão me fuzilar outra vez, a primeira foi no ECP2 em 93, mas sei como me blindar com meus EVs.
novembro 20th, 2011 às 2:12 AM
Então Waldo Vieira tb é uma fraude, pois ele psicografou livros em parceria com Chico Xavier. Exemplo, evolução em dois mundos de André luiz!
A grafoscopia já comparou assinatura de mortos em casos judiciais comprovando ser legítima. A policia e a justiça tb estão nessa?
Bicho. O espiritismo não faz panfetagem, show na rua, tenta convencer seja quem for (vide introdução do Livro dos espíritos). Waldo Vieira está sentindo seu fracasso perante seu compromisso e seu triste futuro próximo. Que desu tenha misericórdia, apesar de sua Justiça.
novembro 26th, 2011 às 2:36 AM
WALDO VIEIRA É UMA VERGONHA NACIONAL !!!!!!
PURO ORGULHO, VAIDADE E INVEJA !!!!!
UM EXEMPLO A SER EVITADO !!!!!!!!!!!!!
dezembro 8th, 2011 às 6:38 PM
O Waldo só pode estar de brincadeira né??
esta inveja que ele sente, levará a lugar algum…No mundo todo tem diversas histórias de Chico, e agora depois de anos vem querer difamar o maior medium de todos os tempos.
Sem mais,
janeiro 1st, 2012 às 9:18 PM
http://www.youtube.com/watch?v=N548MftEMCs&feature=related
janeiro 2nd, 2012 às 7:12 PM
Coração de mãe pode estar frágil, despedaçado após uma perda mas não se deixa enganar. Transcrevo aqui um dos depoimentos que podem ser encontrados facilmente desde que se tenha um minimo de boa vontade.
Entrevista com Célia Diniz
de http://www.partidaechegada.com/2011/05/o-consolo-nas-cartas-de-chico-xavier.html
” Eu conhecia a excelência da capacidade mediúnica do Chico e não duvidaria de nada. Mesmo assim as mensagens eram permeadas de tantas evidências, que não deixavam margem para incertezas. Traziam apelidos, nome de familiares, de amigos, da ajudante do lar, de parentes desencarnados dos quais nem nos lembrávamos ou sabíamos que existiam; situações do cotidiano familiar, tais como sentimentos mais íntimos, diálogos. Traziam ainda detalhes dos momentos finais do filhinho. Desnecessário dizer que o médium desconhecia tudo isto … ”
Então essa história que todas pessoas dão os dados antes é subestimar a capacidade de pensar das pessoas e achar que todos são desonestos.
janeiro 8th, 2012 às 7:28 PM
Irmãos, bom dia!
Entrei neste site com o objetivo de conhecer os trabalhos e pesquisas do nosso irmão Waldo Vieira.
Recentemente terminamos um estudo do livro “Evolução em dois mundos” com o grupo de jovens da nossa Casa Espírita, na qual sou evangelizador deste grupo, de 13 a 18 anos… Fiquei encantado com o discernimento e a capacidade desses jovens ao estudar e expor aos colegas os seus entendimentos e conclusões desta obra extremamente complexa, que tem como patronos encarnados Chico Xavier e Waldo Vieira.
Confesso, fiquei estarrecido e indignado com a grandeza da IGNORÂNCIA que ainda estamos a braços, considerando que a quase 2000 anos passados, um humilde e simplório cidadão nasceu nesta Terra e nos deixou um legado de bondade, respeito, simplicidade, humildade, resignação, tolerância, paciência, tudo fruto de uma semente magnífica que ele plantou entre nós, o AMOR.
Vejo irmãos, que com toda a potência e exuberância da nossa IGNORÂNCIA ainda nos dias de hoje, que naquela época o colocamos na CRUZ, hoje o exterminamo dos nossos corações e mais, me dou o luxo e a ousadia de repetir alguns dos seus legados: “ATIRE A PEDRA AQUELE QUE ESTÁ LIVRE DE PECADO”; “É PELAS NOSSAS OBRAS QUE SEREMOS AVALIADOS”.
No Livro dos Espíritos nas lições: “O homem de bem” e “Os Falsos Profetas” responde muito bem algumas concepções que retro me deparei nesta página.
Abraços! Que Jesus nos ilumine, pois estamos precisando.
fevereiro 2nd, 2012 às 5:47 PM
Eu procuro entender as pessoas, e quando acho que estou perto, pronto cai tudo por terra. Participei do IIP que depois passou a IIPC, ( Uma evolução) Fiz todos os cursos na época, fiz Tenepes por quase 7 anos, etc… Hoje estou fora mas minha esposa ,filha e genro continuam, e eu acho muito bom e apoio pois acredito na evolução da consciencia, e eles assim como eu precisam estudar, mas acho que faltam praticas, é muito falar eu dou a vara agora vá la e pesca. Sem pesquisa pratica nada tem valor.
Nesse tempo eu vi o Waldo Vieira falar várias vezes que o Chico é um completista, (notem a palavra) completista, hoje ele o chama de fraudador. Como posso avaliar tal comentário? Em qual faze do Waldo eu posso confiar? Eu acho que o Waldo esta falando isso comprometendo sua evolução em troca de holofote, pois só se fala nela la no IIP e C. Outro dia conversando com um Waldolatra este me falou que o espirito(consciex) do Emmanoel esteve com o Waldo e disse que iria se encarnar(Resomar) em Roma e faria parte do Vaticano, como acreditar quando o Chico que era amparado por ele disse que o proprio o disse que reencarnaria em São Paulo e trabalharia na Educação, Será que na verdade ela era amparador do Chico, e só falou a verdade pro Waldo mentindo Pro Chico ou o Waldo viajou outra vez? Eu fico em duvida com pessoas que guardam segredos por muito tempo e só quando a pessoa envolvida não esta mais pra se defender se faz comentários como esse do W.V. Isso é lamentável por parte de um médiun de credibilidade que procura levar os experimentos pro lado cientifico mesmo usando com muita frequencia o latim tanto usado pelo catolicismo e com o dogma da imversão.
abril 10th, 2012 às 7:59 PM
Pessoal;
tudo o que fazermos responde a alum tipo de motivação. Ninguém perde tempo em fazer por fazer.
Waldo foi espiritista da primeira hora e fez grandes trabalhos de parceria com Chico. Ao abandonar o mov.Esp. tinha também suas razões… e nunca foram por ser uma pessoa mais honesta que os demais e se sentia incomodado com fraudes, etc.
Ele apenas atendeu ao chamado do dinheiro e da vaidade.
Ao longo de todo o seu trabalho com a projecciologia, sempre era inquirido das razões pelas quais abandonou o movimento, se era tão afeiçoado a ele, no passado.
Qual resposta poderia oferecer que justificasse aquela deserção. Confessaria que suas razões eram de ordem financeira, sexual e problemas de auto afirmação???
Claro que não. Sua resposta teria que deixar o interlocutor em dúvida e ao mesmo tempo, ele nada teria que provar, devido a gravidade e impossibilidade de fazê-lo, mas sempre deixaria seus inquiridores em dúvida… já era o suficiente.
Hoje ele se envolve com seu instituto que lhe dá dinheiro e muita “projeção”. Precisa mais???
abril 10th, 2012 às 8:02 PM
Perdão pelo “tudo o que fazermos” ARRRGH!!!
maio 27th, 2012 às 8:32 PM
Para o nobre Francisco Cândido Xavier, pela sua pujante obra no decorrer de mais de 70 anos de trabalho construtivo ininterrupto, auxiliando e consolando milhões de pessoas, dou nota 99,99 (porque ninguém é perfeito). Aos críticos e contestadores de sua vida e obra solicito que apresentem folha de serviço que possa avalisar suas críticas e teorias.
Boas obras sempre são incontestáveis. Chico Xavier as produziu em profusão.
junho 22nd, 2012 às 9:04 PM
Permito-me falar algumas palavras já que convivi de perto com Chico Xavier, por quem tenho um respeito e admiração muito grandes. Mesmo que o Sr. Waldo tivesse a verdade do seu lado, que chico fosse uma fraude, prá quem psicografou CONDUTA ESPÍRITA, a sua postura deveria ter sido outra, mais cristã ao menos. O Sr. Waldo deixa se trair pela pequenez do espírito e tremenda falta de respeito por uma homem que passou a sua vida fazendo o bem. Não podemos deixar de refletir que não foi a toa que a espiritualidade CASSOU a mediunidade do Sr. Waldo Vieira. Sinto pena dele, e acredito que o Chico onde estiver também o sente. Waldo largou o Chico depois que se apaixou por uma mulher, quase indo a ruína. A Espiritualidade permitiu a ele escolhe o caminho. Ele escolheu. O Caminho do desrespeito, da ingratidão e das trevas propriamente dita.
julho 6th, 2012 às 9:38 AM
A Verdade é linda e existe !
Estou terminando de ler o livro Testemunhos de Chico Xavier e neste livro ele apresenta Waldo, com tanto carinho, zelo e entusiasmo.
Vamos orar para que Waldo consiga se reencontrar !!!
julho 25th, 2012 às 2:22 PM
Minha gente procurem observar seu corpo, suas energias e sensaçoes antes de dormir todos os dias, façam experimentos simples com sua mente e seu corpo deitado antes de dormir, façam auto-observaçao 24 horas.
Mais dia menos dia você terá inúmeras experiencias marcantes e pronto! Todo esse bate boca se tornará pequeno e secundário para voce.
Tire suas proprias conclusoes, faça seus experimentos sozinho! Depois comentem se puder.
Nao se torne um mistico nem idolatra depois de se autopesquisar, nem fique com medo!
Vamo lá!
julho 25th, 2012 às 2:32 PM
Leiam tudo que puderem, nao fiquem em analises superficiais, a quantidade de livros, trabalhos e relatos sobre parapsiquismo e espiritualismo daria pra encher mais de um estadio de futebol.
E pelo amor de deus, FAÇAM PESQUISA COM SEU PROPRIO CORPO E MENTE POR SI MESMOS, ANTES DE DORMIR PRINCIPALMENTE
E respondam a esse comentario
outubro 23rd, 2012 às 10:53 PM
Gostaria de registrar um comentário, estava lendo este site e confesso que me surpreendi com as acusações de fraude de Chico Xavier, quem conheceu a vida deste homem sabe que ele poderia ter sido um dos homens mais ricos deste pais, mas preferiu ter uma vida muito simples voltada para aliviar a dor de todos que o procuravam, então Chico ter criado uma fraude para viver uma vida de doação e trabalho em prol do seu semelhante parece no minimo muito incoerente. Prova desta vida de doação esta registrada na pesquisa do SBT que lhe dá o titulo de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempo”. Abraços
abril 6th, 2017 às 10:52 PM
teste
ℒ𝓾𝓲𝔃 ℳ𝓪𝓻𝓬𝓲𝓪𝓷𝓸