Livro Gratuito: Testemunhos de Chico Xavier (1986)
Neste livro Suely Caldas Schubert reúne peças da correspondência entre Chico e Antônio Wantuil de Freitas, então Presidente da Federação Espírita Brasileira, contendo depoimentos sobre a vida e obra de Chico. Para baixar o livro em versão pdf, clique aqui. Em determinada passagem do livro, fica claro que Chico Xavier sabia sobre plágio ser crime, em uma carta datada de 24/11/1946:
“O plágio de que me falas é grave e esquisito. Que coisa séria. Já revirei o Catálogo da Livraria da Federação, tentando descobrir que livro é esse que resume o trabalho de Delanne. Nada identifiquei. Sei que o problema deve ser grave e assim deixá-lo-ei para quando conversarmos pessoalmente, “de boca para o ouvido neste mundo ou “no outro”. (…)”
Não se sabe sobre quem se falava. Mas o próprio Chico Xavier plagiou Delanne 8 anos antes, como fica claro neste link.
Esse Chico Xavier é muito cara-de-pau…
dezembro 2nd, 2012 às 5:53 PM
Cara de pau é vc ,seu inseto… queria ver sua cara quando chico foi homenageado o maior brasileiro de todos os tempo.kkkkkk chuuuuuupppaaaaaa
dezembro 2nd, 2012 às 6:29 PM
Oi, Bia
eu já esperava por esse resultado. Encarei com naturalidade, o resultado é fruto de um povo sem senso crítico e bastante ignorante. Sugiro que assista esse vídeo:
.
http://www.youtube.com/watch?v=HqT8RQmHAB4
.
Infelizmente o Felipe Neto errou o resultado em sua previsão.
dezembro 2nd, 2012 às 8:25 PM
Mário d Andrade teve 1 intuição fantástica muitos anos atrás! Ele chamava 1 d seus personagens d “herói s/ caráter”, q, 2° ele, capturava algo d essencial da alma brasileira.
.
A vitória do Xico tem algo d macunaímico, caro inseto alado Victor.
.
Mas ñ se preocupe qto ao seu baixo status zoológico, pois Sócrates dizia ser a mosca q incomoda o boi, sendo a filosofia seu instrumento lancinante e bovina a massa q o ateniense cutucava.
dezembro 2nd, 2012 às 9:31 PM
Antes de visitar o blog acreditava no Chico Xavier, agora sei que ele era um plagiador descarado! Lamentável!!!
dezembro 3rd, 2012 às 9:54 AM
Marcos, entre outras utilidades, essa é uma contribuição inestimável do blog do Vitor: Alertar os incautos sobre as fraudes nas supostas psicografias.
.
Bia, “Maior Farsante da História do Brasil” seria um título muito mais adequado ao mineirinho safadinho. Ninguém foi mais longevo e produtivo do que Chico Xavier em matéria de fraudes. Campeoníssimo! Inigualável.
dezembro 3rd, 2012 às 10:21 AM
Agora, caso eu esteja errado na minha opinião sobre o Chico Xavier, nem mil anos de Umbral serão suficientes para expiar a minha culpa. Nem a reencarnação como uma verme intestinal de cachorro vadio(arg!) será suficiente. É um risco que eu corro, bem sei…
dezembro 3rd, 2012 às 11:01 AM
Sei como o Marcos se sente, depois desse blog percebi que não tenho mais o que fazer com toda a literatura chiquista acumulada em minha biblioteca pessoal rsrsrsrsrsrsrs…. Incomensuravel desperdício de tempo e papel…
dezembro 3rd, 2012 às 11:05 AM
Antonio G. ,
se tufores para o céu, dá lembranças aos anjos, maaassss, se o teu destino for o ‘umbral’, dá meu endereço ao CX!!!!!!!!!!!
dezembro 3rd, 2012 às 11:06 AM
O grande problema deste livro é que ele é inapelavelmente parcial. Ao publicar o extrato das cartas de CX, a autora deixou clara a sua intenção encomiástica à pessoa dele, exaltando as virtudes que ele teria, à sua mediunidade, ao seu caráter. Na verdade, é uma obra de propaganda, nada mais. Só que, nesse afã de exaltar CX, a autora passa batido (e feio) por alguns tropeços, como o caso Humberto de Campos. A FEB e CX parecem não ter notado que existia o direito de autor; que eles não podiam simplesmente usar o nome de um autor falecido para editar obras supostamente escritas por ele post-mortem sem dever satisfação aos seus herdeiros. Imagine-se que Paulo Coelho faleça amanhã e um médium e uma editora espírita passem a publicar livros atribuídos a seu espírito. É claro que os herdeiros de Coelho irão chiar, pois é o nome do autor que está em jogo, independentemente de existirem espíritos ou não. No livro de Schubert, os fatos são distorcidos, como se a FEB e CX fossem “vítimas” da sanha pecuniária da família de Humberto de Campos, como se fosse “normal” um escritor morrer e sair por aí escrevendo de além-túmulo, esquecendo que ficou na terra um direito herdado pelos descendentes… e o pior é a arrogância da FEB em achar que estava certa e botar CX como o pobre coitadinho da história. Tanto é que a justiça mandou parar com essa história e CX, prudentemente, começou a escrever em nome de autores já em domínio público, como Castro Alves.
dezembro 3rd, 2012 às 11:10 AM
Antonio G , essa fala foi inspirada nesse vídeo de 0:25 segundos:
https://www.youtube.com/watch?v=z2JN_fOkb-w
dezembro 3rd, 2012 às 1:12 PM
Agradeço ao Vitor pelas pesquisas e por este blog. Antes eu acreditei em CX e Mirabelli. Caí na real e, agora, sou livre. Obrigado, Vitor.
dezembro 3rd, 2012 às 2:22 PM
Vítor, me lembro de ter lido aqui no blog, um comentário do Biasetto, afirmando que este livro do Delanne serviu de fonte para que o CX e WV escrevessem Evolução em dois mundos.
Se o Biasetto está certo ou não, não sei, mas que tem fundamento tem. O próprio Biasetto já mostrou plágios que o CX fez de obras do Delanne e do Léon Denis.
É incrível que a tal de Bia que, com certeza, não tem nada a ver com o “Biasa”, ainda apareça aqui, pra te chamar de cara de pau e inseto, hehehê!
Bia, dê uma lida nos plágios apontados no blog, especialmente nos que o Biasetto pesquisou, destacando a obra do Vale Owen, aí você poderá ter uma ideia melhor de quem é (ou melhor, foi) cara de pau.
dezembro 3rd, 2012 às 3:03 PM
Oi, Phelippe
grato pelas palavras. Depois de ser chamado de inseto, é bom ler isso
dezembro 3rd, 2012 às 3:26 PM
aliás, é um xingamento tão fora de moda! Era comum nos gibis dos anos 1950.
dezembro 3rd, 2012 às 3:54 PM
Eu prefiro biltre, pulha, parvo, basbaque….
dezembro 3rd, 2012 às 8:28 PM
Marco e Bernardo,
eu respondi o comentário de vcs no post anterior ok?!
grande abraço
dezembro 3rd, 2012 às 8:55 PM
vou responder por aqui tb haha
Marco e Bernardo, olá td bem?
entendo sua situação, Marco, e também entendo a sua Bernardo, eu cresci católica fiz até a crisma, tudo certinho, mas sempre desde que me entendo por gente, duvidei da religião, mas foi o adventismo e a bíblia em si, todas as contadições entre partes da bíblia, as contradições com a ciência, o absurdo em si do deus criado pelos povos bíblicos que me fizeram ateia, tenho que ser sincera e se posso dividir um momento da minha vida com vcs, foi uma fase mto, mto difícil de passar, a perda da fé, porque por mais que eu duvidasse antes, ainda tinha aquela especie de porto seguro que é a religião. Passei algum tempo nessa situaçao dificil e o que resultou disso foi que com o tamanho do sofrimento que tive ao perder a fé, porque pra mimfoi muito doloroso, mas hoje depois de tudo acredito que tudo que passei eu tinha que passar mesmo, li muita coisa de filosofia à religioes orientais, conheci muita coisa interessante, e Bernardo, vc citou o problema da ciência ocidental, o qual estou plenamente e totalmente de acordo, sinto por não ter nascido no oriente, mas acredito que a ciência materialista esta atualmente numa encruzilhada, existe mta coisa que ela não esta conseguindo explicar, da consciência ao universo, e isso me traz um pouco de esperança, de que talvez uma explicação mais espiritual possa existir, eu não sei, tenho muitas duvidas, mas realmente espero que sim, mas gostaria de saber mais sobre essas experiencias que vc passou Bernardo, se vc e o Marco tiverem facebook, quiserem me add, será um prazer conversar.
dezembro 4th, 2012 às 12:45 AM
Mais um bom trabalho, Vitor. Parabéns!
Tanta gente caindo na real, devido às matérias do blog, inclusive o Biasetto, que passou até a colaborador.
Espero que o Arduin acorde um dia.
dezembro 4th, 2012 às 6:21 AM
Rodrigo: Sugiro mandar o material para a reciclagem. Ou você poderá reler tudo, interpretando os fenômenos e ensinamentos como literatura de humor. rsrsrs
.
Por favor, os crentes não se melindrem. É difícil levar a sério as obras espíritas, depois que a ficha da gente cai.
dezembro 4th, 2012 às 12:34 PM
Em especial este livro, que é tipicamente um livro de propaganda. Não tem conteúdo crítico. A autora pinça aqui e ali, como lhe convém, os trechos das cartas, e os edulcora com a cobertura de caramelo dos encômios. Vê-se que é uma pessoa dócil ao chiquismo, e cujo trabalho certamente angaria bons resultados financeiros à editora da Feb. Porque, é claro, CX vende, e a Feb agradece.
dezembro 4th, 2012 às 6:11 PM
https://www.youtube.com/watch?v=z2JN_fOkb-w
dá meu endereço ao CX!!!!!!!!!!!
dezembro 4th, 2012 às 9:54 PM
Quê que é isso, Contra. Comparando o diabo e cx? O diabo vai ficar ofendido.
dezembro 4th, 2012 às 10:03 PM
A Bíblia fala que o diabo é pai da mentira ; então cx é o diabo
João 8:44 “Vós tendes por pai ao diabo, …..não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
João 8:44”
Quer parte melhor da Bíblia pra identificar cx ?
dezembro 4th, 2012 às 10:52 PM
rs … me divirto com vocês.
dezembro 5th, 2012 às 7:22 AM
Acho que não… O diabo não usa peruca, que eu saiba.
dezembro 23rd, 2012 às 3:45 AM
Comentando o comentário da Bia sobre o pragrama de televisão do SBT, os espíritas já criaram o seguinte factóide, por terem feito os cerca de 10 mil telefonemas à emissora paulista, que comprou o formato da BBC Two: “Em 2012, o caridosíssimo Chico Xavier foi merecidamente escolhido, dentre todas as figuras importantes da História do Brasil, como o “Maior Brasileiro de Todos os Tempos”. Esse inédito e honroso título foi conferido simplesmente, pela renomada emissora inglesa, a BBC de Londres.
dezembro 28th, 2012 às 6:04 PM
Será que todas as obras de Chico Xavier foram plágios ou fraudes? eu ainda não estou convicto disso, vivem detonando o cara aqui nesse blog mas porque então não falam da Biblia por exemplo que não passa de um plágio barato do livro de Gilgamesh?, e que os seus “famosos” profetas até aonde eu vi não falaram nada de tão evidente, Nostradamus por exemplo foi muito melhor que qualquer profeta biblico, mais é logico que a tradição e a mente tão condicionada a acreditar nos textos biblicos não deixam as pessoas muitas vezes ver que toda essa história que se encontra na Biblia não tem fundamento,da existencia de um Deus e outras coisas, é melhor ler o livro, Eram os Deuses Astronautas? de Erich von Däniken que pelo menos não fala de um ser bizarro que hora mata e outra hora é bonzinho, se vamos criticar com inteligencia e razão então vamos falar de tudo e não só o que nos convém, aí é fácil né.
agosto 25th, 2013 às 8:50 PM
O que existe de Divino na biblia são os dez mandamentos e os evangelhos os escritos restantes sâo coisas de épocas de costumes regionais e de um povo que estavam aprendendo! !! Mas tudo que tiver de acordo com o amor e caridade na biblia é bom
agosto 19th, 2019 às 1:34 PM
Devemos lembrar que esse livro, de Suely Caldas Schubert, tem um dos dois fogos amigos que atingiram Chico Xavier.
Nele um capítulo mostra uma carta de 03 de maio de 1947, na qual Chico agradece o presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas, e ao “dr. Porto Carreiro” (Luís da Costa Porto Carreiro Neto, um dos editores da FEB), pela revisão feita para a sexta edição de Parnaso de Além-Túmulo (livro que soa fraudulento pelo simples fato de sofrer reparos editoriais). Leiam o trecho:
“”Grato pelos teus apontamentos alusivos ao “Parnaso” para a próxima edição. Faltam-me competência e possibilidade para cooperar numa revisão meticulosa, motivo pelo qual o teu propósito de fazer esse trabalho com a colaboração do nosso estimado Dr. Porto Carreiro é uma iniciativa feliz. Na ocasião em que o serviço estiver pronto, se puderes me proporcionar a “vista ligeira” de um volume corrigido, ficarei muito contente, pois isso dará oportunidade de ouvir os Amigos Espirituais, em algum ponto de maior ou menor dúvida. Há uma poesia, sobre a qual sempre pedi socorro, mas continua imperfeita desde a primeira edição. É aquela “Aves e Anjos” (…). Ela termina assim: “Sorrindo… Cantando…” e não “Sorrindo… Sorrindo…”, como vem sendo impresso”.
Outro “fogo amigo” foi dado por Nedyr Mendes da Rocha, que denunciou a cumplicidade de Chico Xavier durante a fraude de Otília Diogo, pois ele estava muito desenvolto, demonstrando que estava acompanhando todo o processo com um entusiasmo que desmente de vez que o “médium” tenha sido enganado. Até porque, com todo o entusiasmo, para Chico Xavier ter sido enganado, ele deveria ter demonstrado algum distanciamento no processo, o que não ocorreu nas fotos de bastidores.