As Pesquisas de Targ e Puthoff- Parte 6 (1980)

Aqui Targ e Puthoff, com o auxílio de Charles Tart, tentam se defender das críticas de David Marks e Richard Kammann. E se fosse tudo verdade o que eles dizem, seria uma ótima defesa. Mas veremos nos próximos artigos que nem tudo é verdade. Para ler o artigo atual, clique aqui.

160 respostas a “As Pesquisas de Targ e Puthoff- Parte 6 (1980)”

  1. Gorducho Diz:

    Deixe-me ver se entendi…
    Os cientistas encaminhavam pros juízes só a amostragem – e não todo conjunto de imagens…- na ordem em que haviam sido apresentadas.
    Daí numa certa transcrição o “paranormal” vinha tentando puxar papo…:
    Não se se serei capaz blah blah blah…
    Daí o “juiz” deduzia que era o 1°

    Parabéns, nada como 3 acertos!
    Daí o “juiz” deduzia que era o 4°
     
     
    É isso ❓

  2. Vitor Diz:

    Não era o paranormal que vinha tentando puxar papo, o Targ estava lá para entrevistá-lo mesmo. No artigo de 1976 no apêndice B tem-se um exemplo de entrevista não editada.
    .
    Não entendi porque você acha que os cientistas encaminham para os juízes só uma amostragem e não todo o conjunto dos desenhos e transcrições – exceto onde as transcrições teriam sido editadas para supostamente não fornecer pistas.
    .
    No mais seu raciocínio está correto. Ao menos essa é a explicação que o Marks quer passar. Porém como o Targ diz:
    .
    No que diz respeito às próprias descrições, notamos que na série de nove transcrições em questão, quando o alvo era um portuário de barcos o sujeito deu uma narrativa consistente, que começou com “O que eu estou olhando é um pequeno cais de barcos ou ancoradouro ao longo da baía. Está em uma direção mais ou menos assim (aponta) daqui. Sim, eu vejo os pequenos barcos, algumas lancha a motor (sic), alguns pequenos barcos a vela ….” Para o local do marco Hoover Tower, o sujeito resumiu suas impressões como “A área – eu tenho um lugar – parece que seria a Hoover Tower”. Para um local de um complexo de piscinas recreativas, uma piscina retangular com 75 pés x 100 pés e uma piscina circular de 110 pés de diâmetro, o sujeito fez um desenho da área-alvo como centralizando duas piscinas de água, que ele dimensionou como uma piscina retangular de 60 pés x 89 pés, e uma piscina circular de diâmetro de 120 pés; e assim por diante.
    .
    Aí o Marks meio que reclama que Targ está selecionando os trechos mais significativos, e ele quer as transcrições inteiras.

  3. Gorducho Diz:

    ==============================================================
    Não entendi porque você acha que os cientistas encaminham para os juízes só uma amostragem
    ==============================================================
    Tamanho do lote = 100+
    Tamanho da amostra = 9
    Cada um dos nove locais remotos foi selecionado entre mais de 100 alvos […] Para avaliar a precisão da visão remota, as descrições e uma lista dos nove alvos foram apresentadas aos juízes independentes
     
     
    Aos juízes não pode ser apresentada a amostra; tem que ser todo lote.
    Ninguém pode saber qual foi a amostragem apresentada ao ψquico antes de terminado o julgamento.

  4. Gorducho Diz:

    Como sempre digo, d’água quero distância exceto aos sábados, mas… portuário de barcos 😯

  5. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Aos juízes não pode ser apresentada a amostra; tem que ser todo lote.”
    .
    INVIÁVEL. Imagina julgar 100 locais tendo que parear com as descrições. Cada descrição você compararia com 100 locais, tendo que escolher a mais propícia, sendo 9 descrições você faria isso no mínimo 900 vezes.
    .
    Não há problema em fazer com “apenas” 9. Só um pareamento correto em 9 é esperado pelo acaso (na ausência de pistas, claro).

  6. Gorducho Diz:

    Claro que não; se olhar o que propus p/nossos testes poderia ser 20; com amostragem 5.
    Aceitável 1 erro (4 acertos).
    Se bem me lembro, não tenho ela em mãos agora.
     
    Mas em hipótese nenhuma os jamais os “juízes” nem ninguém – por isso tem que ser eletrônico o sorteio – poderão saber qual foi a amostragem antes de finalizado o julgamento onde o pareamento será sobre todo lote.

  7. Gorducho Diz:

    Mas não é esse produto cartesiano não. Seriam apresentadas 9 sobre 100 sem produto nenhum.
    Mas reconheço que 100 é d+
    Esse é um critério correto.
    Look:
    Tabela I – lot size (que corresponderia aos 100 no caso) 16 a 25 faz a média 20.
    Nível C
    Tabela II
    Sample size (i.e., os “alvos” apresentados que serão as imagens nossas) = 5
    1 erro é paranormal;
    2 erros não é paranormal.
    Mas aos “juízes” tem que ser apresentadas as 20 e não as 5.
    Ninguém pode saber quais foram as 5 antes de encerrado o julgamento.
    Entendeu ❓

  8. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Mas aos “juízes” tem que ser apresentadas as 20 e não as 5.”
    .
    Por que não usar os dois métodos? Apresentando 20 e depois as 5?

  9. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Esse é um critério correto.”
    .
    Não é um critério “correto”. É só um critério de sua preferência. Não fossem as pistas, não haveria nenhum problema na forma que Targ baseou sua análise.

  10. Gorducho Diz:

    Claro, da minha preferência e no pressuposto que se tenha que ter algum tipo de critério que não comprometa a seriedade do experimento e de margem p/ambiguidades que sirvam p/manter Crenças vivas.
    Sim, depois de terminado o julgamento claro que vai ser conferida qual foi a amostragem (“alvos” apresentados no seu linguajar…).
    Senão não teria como conferia a paranormalidade do candidato a “paranormal”!
    Puxa! Isso deveria lhe ser óbvio desde logo 🙁

  11. Gorducho Diz:

    O n° de cada imagem apresentada é colocada num array
    e no fim é gravado num .txt.
    Depois de concluído o julgamento ele é aberto a todos. Senão não teria como conferir ❗
     
     
    Obs: no diretório as imagens vão denominadas
    0.jpg
    1.jpg

    Não precisam ser obtidas em .jpg é só salvar como. Pra classe tanto faz.

  12. Vitor Diz:

    GORDUCHO DISSE: “Claro, da minha preferência e no pressuposto que se tenha que ter algum tipo de critério que não comprometa a seriedade do experimento e de margem p/ambiguidades que sirvam p/manter Crenças vivas.”
    .
    Qual a ambiguidade que existiria na análise de Targ em um resultado sete de nove corretamente pareado significativo em P < 10^-4 tivesse tal resultado ocorrido sem pistas?

  13. Gorducho Diz:

    Não podem ser só os 9, i.e., só a amostra.
    Tem que ser o lote.
    O julgamento tem que ser pelo lote. Pela amostra é muito pequeno, justo por isso tem a tabela onde é uada estatística.
    Estatística só é válida a partir dum certo n° de pontos no espaço usado.

  14. Gorducho Diz:

    Por isso mesmo que digo é arbitrário mas razoável: um mínimo de 20 sendo sorteados (amostrados) 5.
    Mas evidentemente o “julgamento” tem que ser sobre os 20.
    100 claro que é impraticável e exagerado. Concordo.

  15. Gorducho Diz:

    Se preferir 9 sorteados 3 erro = 0
    Ok.

  16. Curioso Diz:

    Olá, sou espírita e estou começando a estudar a doutrina mais a fundo por agora, e este blog (postagens e chat) é um terreno imenso de aprendizagem! Pelo fato de eu ser espírita fiquei um tanto quanto espantado com tudo o que vi aqui (e eu vi pouca coisa ainda)! Vejo que os comentaristas “Gorducho” e “Marciano” entre outros são bem assíduos e muitíssimo conhecedores dos assuntos em estudo! Gostaria de solicitar uma base dos mesmos para meus estudos, caso tenham alguma dica para eu ampliar meu conhecimento no quesito Espiritismo/Espiritualismo ficaria imensamente grato!

  17. Gorducho Diz:

    Infelizmente o que tenho a lhe dizer é que é tudo fantasia.
    A “Doutrina” do Kardec é uma mistura de
    • magnetismo animal do Mesmer;
    • socialismo utópico que ao contrário do posterior “científico” do Marx continha uma mistura de realidade com teologia;
    • a visão desde jovem dele sobre a necessidade de promover uma reforma no cristianismo.
     
    Não tem nenhum “espírito” não encarnado aí (claro que tem os “espíritos” dos escritores que o Kardec leu e das pessoas vivas com as quais conversava e certamente debatia :mrgreen: ).
     
     
    Mas caso deseje ser mais específico teremos prazer em ajudar: indicar literatura &c.

  18. Curioso Diz:

    Obrigado pela resposta.
    Como eu disse ainda tenho muito a que estudar, sei que a doutrina possui contradições e imensas lacunas de Kardec a Divaldo Franco. Entretanto, gostaria de saber o que você pensa sobre as reuniões mediúnicas, você pensa ser tudo animismo?
    No momento, reflito sobre os problemas que o Espiritismo possui, mas o peso negativo não é maior que o positivo, ao menos na minha vida, a reforma íntima que o estudo doutrinário me proporcionou me faz bem!
    E quanto a literatura devo ler por agora a obra “A segunda morte” de R.A.Ranieri, alguma pontuação a fazer?

  19. Gorducho Diz:

    Não sei o que entende por “animismo”.
    Lhe digo que é tudo imaginação; auto-sugestão.
    Evidentemente que estamos descartando farsa pura, que dificilmente ocorrerá numa mesa mediúnica.
     
    Perceba que como comentamos aqui, e sempr é ressaltado pelo Analista Vinícius que cursou e eventualmente segue frequentando na FEESP, a coisa é ensinada.
    O “médium” aprende o que deve dizer e como deve se expressar. Se não for assim não serve – conforme aquela palestra que mostrei pro Pastor.
    Então as pessoas naquele ambiente escurinho – no nosso era um bico verde mas eu não podia assistir por sr pequenino – se condicionam a escrever nos temas & estilo já assimilados.
    Bem como a “enxergar” os falecidos.
     
    Não confunda reforma íntima, cristianismo, crença no deus abraâmico com espiritismo.
    O fato de ficar sabendo que médiuns não existem não lhe impedirá de seguir religiões – cristianismo, islamismo não fanático – judaísmo – xintoísmo – budismo; seja o que for que lhe faça sentir-se bem consigo mesmo.
     
     
    Essa Segunda Morte que eu saiba é uma espécie de romance.
    Então nada há a comentar desde que S/Pessoa tenha em mente que está lendo ficção.

  20. Gorducho Diz:

    Lê razoavelmente inglês e/ou francês ❓
    Infelizmente a literatura (séria, claro) sobre espiritismo em português é muito restrita.
    O que temos são traduções que foram feitas pelos próprios Crentes e então seletivas. Ou as obras nativas de conteúdo apologético e portanto inúteis p/quem deseje estudar de fato, e não simplesmente Crer e ter Fé (que ao contrário do que postulou o Kardec, é sinônimo de irracionalidade).
    Ou algumas teses acadêmicas esparsas e que não fazem um apanhado do tema em sua generalidade.

  21. Vinicius Diz:

    “Evidentemente que estamos descartando farsa pura, que dificilmente ocorrerá numa mesa mediúnica”
     
    Bom, o que percebi em reuniões mediúnicas é auto-sugestão mesmo: o dirigente começa a pedir concentração, diz que estão lá comparecerão espíritos necessitados de auxilio cristão e que não é necessário se estender muito com eles, apenas trazer o que querem falar(tomando cuidado com palavrões e substituindo-os por algo como”baixo calão” enfim) , e o doutrinador falar somente sobre Jesus e para ele se acalmar não havendo necessidade de falar que ele será levado ao hospital do além pois nós encarnados não sabemos a problema profundo de cada um .
     
    Alguns mediuns choram muito, outros acabam ficando nervosos, trazem frases construidas dos livros do CHICO,
     
    Aceitam TUDO que o doutrinador fala, as vezes aparece um “espirito” que se diz cético, não passa 30 segundos e o “mesmo espirito” aceita palavras sobre Jesus, Amor, Paz, como uma incrivel passividade sem nenhuma contestação (na época eu achava que era o mentor dele que falava pra ele ficar quieto que o tempo se esgotou :mrgreen:)

  22. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Curioso, sei que o sr só citou o Sr Gorducho e o Amigo Marciano (que não gosta de ser chamado de Sr, por isso o “Amigo”) . Mas tomarei a liberdade de lhe dizer: afaste-se disso! É uma fábrica de enganos o Kardecismo, só resistiu aqui no Brasil e está morto na França o seu berço de origem. Nunca consegui nos cultos de libertação expulsar um espírito do Kardecismo. Estou chegando a conclusão de que não tem espíritos lá, são pura ilusão da cabeça dos frequentadores, acho que fingem que estão com alguma entidade. Pode reparar: não é permitido se consultar com os espíritos incorporados lá, ao contrário dos terreiros de macumbarias. O diabo criou uma religião de auto engano com vocabulário rebuscado em seus textos, mas sem incorporação aparente, apenas auto engano mesmo. Até mesmo o sr Divaldo, estou chegando a conclusão que é ator, pois nem mesmo um preto velho ele incorpora, pois que soube que não dá consultas ao final da palestra. Até mesmo o Ramatismo é mais verdadeiro que o Kardecismo, pois que já uma vez expulsamos um demônio de um rapaz que tinha visões com discos voadores e estava perturbado, soubemos depois que ele frequentou durante um tempo o Ramatismo no Rio de Janeiro. Mas na época, eu não sabia do que se tratava, não sabia que existia o Ramatismo. Então, eu aconselho: pule fora disso! O Kardecismo consegue ser mais irreal que o Ramatismo que é muito confuso com sua doutrina de discos voadores.

  23. Eu Sou a Universal Diz:

    Correção: “São puras ilusões das cabeças dos frequentadores” .

  24. Eu Sou a Universal Diz:

    A todos uma enquete: o Sr Divaldo incorpora um preto velho, é realmente a incorporação do Dr Bezerra ou é um fingidor e não incorpora nada apenas é um ator interpretando um velhinho sábio?

  25. Curioso Diz:

    Agradeço muito a resposta de todxs vocês. Está sendo bastante enriquecedor para mim.
    Sr.Gorducho, concordo com o senhor quando diz que uma pessoa que não acredita na mediunidade, pode sim fazer reforma íntima. Discordo, quando diz para não confundir o Espiritismo com as características que citou, pois para mim, tais pontos são fundamentais na doutrina.
    Queria saber do senhor, ao dizer que lerei ficção, se para você os espíritos e consequentemente mundos superiores e graus de evolução não existem.
    Vinicius, portanto, hoje o senhor é cético?
    Eu sou a Universal, não me passa pela minha cabeça agora deixar de lado a doutrina, uma vez que como eu disse anteriormente, me faz sentir bem comigo mesmo e me torna uma pessoa melhor para com as outras pessoas, não que outra crença também não o possa fazer, mas no momento não me agrada a ideia, ainda preciso estudar muito. E trazer Ramatís para a conversa com certeza trará um desdobramento maior! E sobre o “diabo” no Espiritismo creio que não seja assim, visto que, na maioria dos livros que li dizem sempre para fazer o bem ao próximo.

    Mais uma vez agradeço a atenção dos senhores.

  26. Vinicius Diz:

    Vinicius, portanto, hoje o senhor é cético?
     
    Sou um estudioso ainda. Cético quanto as comunicações mediunicas conforme são apresentadas sim (textos, psicofonia)…
     
    Foi bom ter tocado Reforma Intima. Por acaso é de SP?
    No curso básico de espiritismo e aprendizes do evangelho se faz muito isso, por meio de questionários e “testemunhos” lá na frente.
     
    Há alguns psicologos(incluindo espíritas) que dizem que até nisso é necessário cautela: Há espiritas que ficam fascinados pela tal reforma a ponto de ficarem deprimidos de tanto se “auto-desvalorizarem”, criando sentimentos de “menos valia”, que são “inferiores” por não alcançaram um patamar de “superioridade” como um “espirito superior”.
     
    Já vi aluno se auto-flagelando dizendo que nunca iria ser digno de “canalizar” Bezerra de Menezes pela quantidade enorme de imperfeições
     
    Expositores repetindo várias vezes como papagaios que somos todos inferiores ainda, que não chegamos ao grau de Chico quanto mais de Cristo, que precisamos de bilhoes de encarnações etc etc.

  27. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    Discordo, quando diz para não confundir o Espiritismo com as características que citou, pois para mim, tais pontos são fundamentais na doutrina.
    ===============================================================
    ❓ Não entendi o que quis dizer.
     
     
    ===============================================================
    Queria saber do senhor, ao dizer que lerei ficção, se para você os espíritos e consequentemente mundos superiores e graus de evolução não existem.
    ===============================================================
    Lhe disse que segundo sei essa obra específica é admitidamente de ficção, uma espécie de romance.
    Mas tentarei dar uma lobrigada nela p/lhe responder melhor porque nunca a li.
    Se espíritos e graus de evolução existem ou não, bem como se o deus abraâmico ou qualquer outro existe ou não não sei.
    Minha tendência é acreditar que não, mas nada disso tem a ver com espiritismo, perceba!
    A história dos mundos habitados é basicamente do Jean Reynaud, da turma dos socialistas utópicos, que raciocinava que D•us não faria nada “inútil”, então se tem planetas eles são ou serão ou foram habitados.
    Escolástica medieval repaginada que o Kardec adotou.
    Nada tem a ver com ditados de “espíritos” desencarnados.
    Perceba que no chiquismo já não é assim, sendo a cosmologia a das esferas na tradição do Swedenborg e do espiritismo anglo em geral.
    Ou seja: tudo imaginação que cada um desenvolve conforme acha que deve ser e o que cada um acha que D•us deve fazer.
    Essa, so to speak, é uma “vantagem” do espiritismo e por causa disso alegadamente é a religião dos “mais intelectualizados”. É que no espiritismo existe o hábito deles determinarem o que D•us deve ser e como deve agir.
    I.e., cada um é livre p/construir suas fantasias.

  28. Gorducho Diz:

    Deixe-me ver se entendi, Sr. Curioso
     
    Não demorou e vimos na fímbria do horizonte espiritual imenso sol que lançava as luzes de ouro a distância infinita.
    Senti uma estranha e infantil euforia. Estávamos diante de imenso sol cósmico? O caminho se estreitava ao mesmo tempo que a luz amarelo ouro daquele sol se desbordava como um rio de ouro líquido que se espraiava sobre a margem e na realidade a estrada se assemelhava a um rio que corria nos campos
    cósmicos da imensidade
    .
     
    Isso não seria admitidamente um conto?
    Teriam de fato essas coisas se sucedido com o relatante (seja ele quem for pois não entrei nesse detalhe…) ❓

  29. Phelippe Diz:

    Tá, td bem, ainda que se admita a existência de paranormalidade como visão remota, telepatia e quejandos a dúvida permanece: existem espíritos? Há vida após a morte física?
    E os experimentos em Fortaleza? Quando embarcaremos? Posso servir de testemunha.

  30. Eu Sou a Universal Diz:

    Disse o sr Curioso:********* “Curioso Diz:
    Eu sou a Universal, não me passa pela minha cabeça agora deixar de lado a doutrina, uma vez que como eu disse anteriormente, me faz sentir bem comigo mesmo e me torna uma pessoa melhor para com as outras pessoas, não que outra crença também não o possa fazer, mas no momento não me agrada a ideia, ainda preciso estudar muito. E trazer Ramatís para a conversa com certeza trará um desdobramento maior! E sobre o “diabo” no Espiritismo creio que não seja assim, visto que, na maioria dos livros que li dizem sempre para fazer o bem ao próximo.**********”
    ———-
    R: Sr Curioso, GLÓRIAS pelo senhor estar aqui! Só o fato do sr demonstrar dúvidas, já é um grande passo para que largue desse engano. Por favor me responda: o que o sr acha do Ramatismo? E a mais importante pergunta: o sr já teve dúvidas esclarecidas ou fez alguma consulta com o médium/cavalo que estava com o espírito incorporado no Kardecismo? Ou seja, o sr já conversou com a entidade incorporada, teve livre acesso a ela?

  31. Vinicius Diz:

    Sr.CURIOSO, já conhece as passagens discriminatórias de Kardec com a raça negra e a a raça amarela? Aliás, não só Kardec como o espirito superior guia da sociedade espirita de París São Luiz?
     
    Ramatis e Emmanuel também menosprezaram a raça negra em várias obras.
     
    Claro, tem gente que argumenta: na Biblia e em outros também tem (como alguns de Monteiro Lobato) , mas o fato é que alegam que para classificar o espirito como superior é que viveu muitas encarnações. Bom, São Luis sendo superior deu uma resposta tão desastrada dizendo que a raça negra iria sumir da Terra em 1859?
     
    Já se passaram 157 anos e contra fatos não há argumentos: os negros são tão inteligentes e fisicamente dotados quanto os brancos, amarelos etc….
    http://bibliadocaminho.com/ocaminho/TKardequiano/TKP/Re59/Jun/Re59JunA05.htm

  32. Vinicius Diz:

    VITOR, por curiosidade, você tem ainda guardadas análises de livros de chico ou divaldo ou qualquer outro obra a ser publicada?

  33. Vitor Diz:

    Não.

  34. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    E quanto a literatura devo ler por agora a obra “A segunda morte” de R.A.Ranieri, alguma pontuação a fazer?
    ===============================================================
    […] Quando Dante e Virgílio percorreram estas regiões, estiveram aqui e encontraram nestes jardins as grandes figuras da humanidade que viveram na Terra antes de Cristo, entre elas, Sócrates e Platão. &c.
     
     
    Então aparentemente trata-se dum conto inspirado na Divina Comédia, parece-me.
     
    Eu estava à beira de um rio de águas claras e límpidas e meditava. Já estivera ali há muito tempo levado pelo Espírito feminino de belíssima mulher que conhecera em tempos imemoriais e que amava com fervor.
    Na Divina Comédia tem a Beatriz.
    Eles atravessam a esfera do fogo e cá atravessam o Portal do Sol só que que o guia é o Apolônio (de Tiana?).

  35. Marciano Diz:

    Oi, Curioso.
    Já não estou mais tão assíduo, por causa de compromissos assumidos recentemente.
    Também não estou com essa bola toda, mas obrigado pela massagem no ego, de qualquer forma.
     
    Infelizmente, devido à falta de tempo acima mencionada, não poderei te indicar uma bibliografia, como deseja, mas aqui mesmo no blog você encontrará muita coisa útil, se vasculhar direitinho.
     
    Para resumir, digo que endosso o que GORDUCHO lhe disse, acrescentando que deve manter-se curioso, procurar aprender tudo o que puder sobre a DE e outras religiões, sempre com espírito crítico, confrontando o que for aprendendo com o que já sabe ou acha que sabe, refletindo sobre tudo, mesmo o que a ciência diz, pois este é o único caminho do conhecimento.
     
    Não acho que seja tudo “animismo”, tem fraudes também.
     
    Para fazer “reforma íntima” você não precisa de crenças, só de bom caráter.
     
    Quando ao livro de Ranieri, recomendo que não perca seu tempo.

  36. Marciano Diz:

    Quanto ao livro de Ranieri…

  37. Marciano Diz:

    Em tempo:
    اللهُ أَكْبَر
     
    http://www.islambr.com.br/

  38. Marciano Diz:

    Ou então,
    http://www.islambrasil.com/br/

  39. Marciano Diz:

    Disclaimer para CURIOSO:
    Leia com atenção minhas postagens anteriores, ou não entenderá nada.

  40. Marciano Diz:

    Reflitam sobre as seguintes verdades:
     
    الموت للكفار.
     
    لدينا المؤمنين أن تأخذ مؤخرتك.

  41. Gorducho Diz:

    No Amanhecer o Divaldo já dá mostras de se preocupar…
    Só que depositava esperanças na Primavera que sabemos no que deu.
    Já tá na cara que o mundo de 2057 não vai ser o da cartilha chiquista 😀

  42. Espirita Sp Orlando Diz:

    Voltei como diz o titulo do livro Irmão Jacob.
    Hospital cheio arre egua.
    Curioso leia as obras do Dr. MANUEL PHILOMENO DE MIRANDA Fiz minha reforma íntima com ajuda dele.
    Eu era alcoolatra, sexolatra, infiel e hoje estou curado com honra e misericórdia de Nosso Senhor Salvador das Almas Jesus Cristo e seus emissários de luz.
    Lembre-se! O mundo espiritual é cheio de fenomenos

    https://m.youtube.com/watch?v=D-hnlxN8ygQ

    https://m.youtube.com/watch?v=ot-u7Qpgil8

  43. Espirita Sp Orlando Diz:

    Pedi ao médium da casa Gorducho para tentar contatar Dr. Bezerra sobre as perguntas que fez. Essa semana deve sair as respostas. Abraço

  44. Espirita Sp Orlando Diz:

    Vou seguir uma linha de não comentar sobre Roustaing ou Jesus fluidico. Só depois de um tempo de conversa eu perguntarem. Aceito mais sugestões para questões

  45. Gorducho Diz:

    Vai pedir pro médium da casa evocar ele, tentar entabular conversação e se sentir que ele é ele mesmo então perguntar o que interessa.
    É esse o plano ❓

  46. Gorducho Diz:

    Só note, Sr. Curioso que o espírito errou a aproximação final e se chocou com a parede debaixo do peitoril da janela.
    [7:24]

  47. Espirita Sp Orlando Diz:

    Quase isso Gorducho mas não vou demonstrar dúvida se o médium diz estar incorporando Dr. Bezerra. Vou deixar o amigo falar. Detalhe minha mãe não sabe desse plano. Somente ele e mais 1 amigo.

  48. Vinicius Diz:

    Concordo com Dr., para não causar melindres e receios.
    Dr., fale ao Dr.Bezerra, depois dele mandar bençãos a todos, dizer que a transição está comprometida mas que está indo, para seguirmos Jesus etc, peça a ele fazer considerações sobre
     
    – se ficou feliz de ter estendido a estrada de ferro santo antonio de pádua até o rio doce;
     
    – o que aconteceu de muito grave para a economia do ceará por volta de 1845 e que o Dr. registrou em um de seus livros.

  49. Gorducho Diz:

    Isso… isso… perfeito ❗
    Tem que dar corda e não pode assustar nem o espírito nem o médium.
     
    Perceba como é bom esse argumento do Pastor, que não deixa de ser uma variante da nossa proposta de teste científico.
    I.e., porque se de fato tem um espírito (esprit, es-tu là?) eles não dialogam, não respondem nada de concreto exceto a encenação com vocabulário e temas preestabelecidos das séances incluídas as de desobsessão ❓
     
    Deslocar um espírito desde a 4ª esfera pro mesmo vir falar abobrinhas num nível mental de pré adolescência e sem responder nada.
    É o mesmo que lhe convidarem prum congresso em SSA, lhe pagam estadia, passagem (claro :mrgreen: ), van ou carro locado; pro Sr. ir dizer algumas trivialidades que constam em qualquer livro texto do 1° semestre pós-básico e não responder questionamentos, dar pulos-do-gato…
    Não fecha. Qualquer pessoa adulta com um ιde discernimento vê que não fecha.

  50. Vinicius Diz:

    Pergunte também se tem notícias de Dona Cândida Augusta, Dona Maria Cândida e o que acha sobre diagnóstico do cancro.

  51. Curioso Diz:

    Senhorxs, meu nível de conhecimento e intelectualidade ainda difere muito do de vocês. Mas vamos lá!

    Vinicius , sou de MG! Já notei o que o senhor fala diversas vezes, o sentimento de inferioridade paira na casa espírita a que frequento, entretanto os próprios responsáveis pelo estudo (ESDE,EMEJ e reuniões públicas) nos acalenta reforçando que um dia chegaremos a um estágio avançado na evolução espiritual. Mas então, o senhor acredita em espíritos, correto? E sobre a questão racial é um ponto bem delicado, ainda não esgotei meus estudos sobre o assunto, mas é muito intrigante e contraditório!

    Gorducho então para o senhor a Doutrina Espírita poderia se resumir num compilado de estudos diversos com ideias já concebidas por outrem? E sobre o livro ainda não comecei a ler, mas a interação entre Dante e Ranieri parece não ser recente, uma vez que no livro “A marca da Besta” psicografia de Robson Pinheiro e espírito Ângelo Inácio, ambos trabalham junto no plano espiritual. E sobre o possível espírito chocar-se ou chocarem-se, uma vez que o Chico diz ter sido sua mãe e Emmanuel, não vejo problema dado que se tratando de duas entidades de luz, obstáculos materiais são transponíveis.

    Eu sou a Universal, para ser sincero com o senhor ou senhora, não conheço muito de Ramatis, li apenas “O sublime peregrino”, “Mensagens do Astral” e boa parte de “A vida no planeta Marte”, entretanto achei muito confuso e pouco palpável, bons ensinamentos, principalmente no segundo livro que citei, mas mais do mesmo. E segundo me falaram há casas espíritas sob os ensinamentos de Ramatis que cobram até pela água fluídica o que eu acho errado.

    Senhor Marciano, muito obrigado por dispor do seu tempo para responder minhas indagações. Quando o senhor fala para eu não perder tempo lendo Ranieri, atribuí falta de credibilidade no médium ou nas obras do mesmo?

    Espírita Sp Orlando, obrigado pela dica. O/A senhor/senhora poderia discorrer mais por favor sobre essa possível conversa com o Dr. Bezerra de Menezes, falar no Dr sempre me deixa entusiasmado!

    Agradeço as respostas de todxs! Vejo que poderei aprender muito com xs senhorxs!
    Muito Obrigado!

  52. Vinicius Diz:

    Ao Sr.Curioso, me ensinaram aqui no blog a separar as frases , coloque nelas o simbolo   fica espaçada mais fácil para let
     
    Minas ! Terra fértil dos espiritas :mrgreen: Já foi no museu do Chico Xavier , tem um holograma dele lá, já que não conseguem trazê-lo , pois ele esqueceu a senha secreta dentro da boina que ficou aqui…
     
    “o sentimento de inferioridade paira na casa espírita a que frequento”
     
    na verdade é o que o próprio Chico transparecia em suas lamentações diversas na TV , por exemplo. Um ode ao sofrimento muito grande, dizendo ser um cisco, um nada, enfim, se auto-humilhando. E os adeptos geralmente trazem consigo o que curtem em seus “modelos”.
    “entretanto os próprios responsáveis pelo estudo (ESDE,EMEJ e reuniões públicas) nos acalenta reforçando que um dia chegaremos a um estágio avançado na evolução espiritual”
     
    Como eles sabem desse estágio avançado? E se você for um avançado ou outro frequentador ser espirito de alto gabarito e vocês nem sabem? … Isso, meu caro, não tem como saber!
    Para mim erro é prejudicar o próximo, SOMENTE.
     
    Masturbar, comer muito, preguiça vai de cada um e não significa inferioridade nenhuma. As vezes a pessoa tem inveja de outras mas não prejudica outras, então isso é bem relativo!
     
    “,. Mas então, o senhor acredita em espíritos, correto?”
     
    Não acredito em médiuns :mrgreen:
     
    “romanticamente ou filosoficamente falando acho que a vida continua sim, mas que não há mais comunicação continua com quem se foi” … concordo em parte com o Vitor sobre alguns simbolismos mas nada tão cheio de detalhes, só coisa de relance, como um cometa halley que passa rapidinho e se vai…
     
    “E sobre a questão racial é um ponto bem delicado”
     
    Já leu o que disse “espírito São Luiz?” e a teoria do Belo do galã Kardec?

  53. Vinicius Diz:

    Olha por exemplo, o que tem nesse livro ditado pelo “Dr.Bezerra “ no “Vestibular perante a Doutrina Espírita”(no BV Espirita você enconta essa preciosidade)
     
    “Os preservativos são falhos, mesmo os importados, podem se alastrar facilmente nos corpos os vírus. O beijo e a troca de salivas proporcionam AIDS.”
     
    Desde quando beijo proporciona AIDS? E editam um absurdo desses e ainda atribuem a um ex-médico.
     
    Porque acreditar em médiuns???
     
    Tem pontos que o autor diz que o vírus vai mudando , engando cientistas, que está diziminando muita gente e tal – o que isso tem a ver com “vestibular” e mais atualmente a medicina avançou espetacularmente sobre o controle do HIV , tanto é que número de mortos pela AIDS caiu e muito.
    E o cara ainda cita NOSTRADAMUS dizendo que o mesmo preveu uma porrada de desastres, doenças e todo tipo de desgraça…
    I

  54. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    a Doutrina Espírita poderia se resumir num compilado de estudos diversos com ideias já concebidas por outrem?
    ===============================================================
    Isso. É um amálgama (sem pretender ser excludente e ter perfeito rigor lógico nesta reposta rápida, claro) de:
     
    • Escolástica católica como a famosa #13 por exemplo.
    • Teses dos socialistas utópicos e discípulos do Fourier em geral, daonde o Kardec tirou o perispírito (corpo éter-aromal do Fourier); a pluralidade dos mundo habitados; a código penal dos defuntos; a teoria sobre os anjos; a não eternidade das penas e a preferibilidade do purgatório sobre o inferno; e principalmente a reencarnação como forma de promover a justiça social sem ter que haver revoluções (Kardec era muito mais conservador que os socialistas utópicos, bien sûr).
    • A proposta de reformar a religião cristã que era um plano dele desde adolestente (vejaportanto que nada tem a ver com “espíritos”…).
    • A necessidade de ser dogmatizado o destino das almas depois da morte e a conveniência de isso ser feito em França – proposta básica do Terra & Céu do Jean Reynaud.
      O magnetismo animal do Mesmer que corre paralelo a isso tudo e que originou os “passes”.
     
     
    É isso mas não tome como exaustiva e inteiramente coerente esse meu rápido resumo.
    Por isso lhe perguntei se sabe ler inglês e/ou francês, pois a literatura sobre espiritismo em português (e menos ainda em espanhol) é mínima, infelizmente.
     
     
    ==============================================================
    E sobre o livro ainda não comecei a ler, mas a interação entre Dante e Ranieri parece não ser recente, &c.
    ==============================================================
    Perfeito, sem problemas. O Sr. me perguntou sobre a obra e eu lhe disse e depois confirmei que aparentemente é um conto inspirado – nada a ver com plágio, não quero mal entendidos cá ❗ – na
    Divina Comédia.
    Então nada há a debater acerca dum conto (ou que seja algum outro estilo literário… ❓ ) exceto estilo, enredo, gramática; que não são objeto cá do Sítio.
    Isso foi o que quis lhe dizer.

  55. Gorducho Diz:

    Favor fechar o ictálico após a citação, Sr. Administrador.
    Desculpe. Veja que cumpri minha multa moral de não lhe aborrecer nos artigos sobre parapsicologia estatística.
     
    Que diz das fotos da aura da água ❓

  56. Gorducho Diz:

    Então… ¿não é dum nível mental pré-adolescente?

  57. Gorducho Diz:

    Último comentário refere-se ao ensinamento segundo Analista Vinícius ditado pelo Dr. Bezerra acerca da SIDA.
    Em que série do Fundamental isso seria abordado nesses termos, admitindo que beijo-na-boca possa passar?
     
     
    ALÕ ALÕ DR. beijo-na-boca tem perigo ❓

  58. Curioso Diz:

    Obrigado Senhor Vinicius! Li algumas coisas sobre o assunto! Portanto, o senhor não acredita que os espíritos possam se comunicar?
    Saber se estamos em um estágio avançado, para mim, basta comparar a Bezerra de Menezes, Jesus, Francisco de Assis, Eurípedes Barsanulfo entre outros, que vejo que ainda não estou em um grau alto, se comparado a essas personalidade.
    E o assunto da masturbação sem controle, comer muito, acho que reflete em inferioridade, haja vista que. dispende energia de forma desregrada e serve de alimento para aqueles que nós espíritas chamamos de “vampirizadores”.
    E sobre o que, supostamente, disse o Dr., concordo com o senhor.
     
     
    Gorducho leio de forma intermediária o Inglês. Gostaria de saber uma resposta pessoal do senhor, ao fim da vida, ou seja, na morte, para o senhor tudo se acaba?

  59. Gorducho Diz:

    Espero que sim.
    Nada mais terrível pode haver que viver eternamente.
    Ainda mais se for como quer o espiritismo, ou seja nos quitessenciarmos completamente e realizarmos a vida eterna no seio de D•us [#113].
     
     
    Fine.
    Então se quer mesmo estudar de verdade o espiritismo, o primeiro tema que lhe passo é o capítulo 1 Reencarnação Romântica e Reforma Social do
    livro da Lynn L. Sharp.
     
    Desse livro só nos interessa este capítulo. Não perca tempo nem com a introdução.
    S/Pessoa já terá a origem e o porque do dogma da reencarnação do kardecismo.

  60. Vinicius Diz:

    gorducho, o livro que Curioso mencionou, do Ranieri, trata-se de um romance de André Luis? CX deixou sem reclamar?

  61. Gorducho Diz:

    Não li nem vou ler.
    Mas como ele (Sr. Curioso) pediu uma opinião pelo que lobriguei é um conto em 1&#170: pessoa do Sr. Ranieri.
    Ou seja: ele faz uma jornada inspirada na do Dante, só que só pelo seu, ou seja,corresponderia ao Paradiso.
    No Paradiso o Dante atravessa (entre as outras, claro) a esfera do Sol;nesta o autor atravessa o Portal do Sol
     
    Mas só lhe digo a impressão que tive porque não li nem lerei.

  62. Gorducho Diz:

    Bah! erros & erros 🙁
     
    1ª pessoa
    Céu

  63. Marciano Diz:

    O procedimento de aproximação perdida tem início na DA (ou DH) de um procedimento de precisão ou APV, e na MDA (ou MDH) em um procedimento de não precisão. Este procedimento deve terminar em uma altitude e em um ponto que permita o início de uma nova aproximação, de uma espera, ou o retorno ao voo em rota.
    Os principais motivos que levam o piloto a descontinuar uma aproximação, são:
    • Condições meteorológicas (visibilidade, chuva, Wind shear, etc.);
    • Aproximação desestabilizada;
    • Vento (acima da limitação da aeronave);
    • Solicitação da Torre de Controle; e
    • Qualquer outro fator que o piloto julgue aplicável.
     
    Qualquer espírito sabe disso.
     
    ===============================================================
    Senhor Marciano, muito obrigado por dispor do seu tempo para responder minhas indagações. Quando o senhor fala para eu não perder tempo lendo Ranieri, atribuí falta de credibilidade no médium ou nas obras do mesmo?
    ===============================================================
     
    Exatamente!
    Além do mais, como disse GORDUCHO, trata-se de obra assumida de ficção, ou seja, romance espírita.
     
    Se me chamar mais uma vez de senhor, terá de passa oitenta anos no umbral.
    Todos sabem que FG é o senhor.
     
    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/09/IURD_Balne%C3%A1rio_Cambori%C3%BA.jpg
     
     
    Quede SEDE-SANTOS ❓

  64. Gorducho Diz:

    Assez déroutant…
     
     
    Orientação de André Luiz – espírito, certo ❓ – pelo Espírito do Altino
    Tradução Espiritual: R: A: Ranieri
     
    Agora, o Espírito do Altino me convidava a continuar a experiência e eu entusiasmado aceitara e ali estava
    .
    Então o viandante protagonista não é o espírito do Altino, certo ❓
     
    Observando que a irradiação de Platão, apesar de sua evidente humildade, ofuscava a visão espiritual, comecei a pensar naquele fato e indaguei do Filósofo:
    – Senhor, André Luiz se refere ligeiramente a raios, radiações, ondas

    Nem o do Dr. AL, visto que o narrador a ele se refere, certo ❓
     
     
    E note que e estrutura narrativa se inspira na DC, i.e., o viandante vai encontrando personagens históricos (ou pseudo-históricos que seja):
    Este é nosso amigo Empédocles, companheiro da velha Grécia de Sócrates.
    – E Sócrates? – Pensei – Onde estaria?
    – As vezes vem até aqui e nos visita…
    Vive numa esfera acima da nossa. Meu filho, na Grécia, ele já era mestre. Continua evoluindo

  65. Gorducho Diz:

    O fato de me ser permitido viajar com instrutores da envergadura de André Luiz e Altino era evidentemente, uma concessão especial, que não merecia.
     
    Então eles são análogos à Beatriz e ao Virgílio na DC, certo ❓

  66. Gorducho Diz:

    Qualquer outro fator que o piloto julgue aplicável.
     
    Entre outras: justificável medo…
    O Dr. Bezerra abortou a aproximação pra Nibiru claramente por medo. Os tripulantes queria prosseguir mas cautela & caldo-de-galinha…

  67. Vinicius Diz:

    “Exatamente! Além do mais, como disse GORDUCHO, trata-se de obra assumida de ficção, ou seja, romance espírita.”
     
    Da minha parte achei totalmente inutil essa obra lendo somente os trechos que GORDUCHO transcreveu.
    Não me acrescentaria em nada saber onde está empédocles ou sócrates! melhor gastar 50,00 em livros contábeis ou informática.

  68. Vinicius Diz:

    lembrei que é o Ranieri!
    http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Peixotinho/R.%20A.%20Ranieri%20-%20Materializa%C3%A7%C3%B5es%20Luminosas.htm

  69. Marciano Diz:

    Vinicius Diz:
    OUTUBRO 11TH, 2016 ÀS 4:43 PM
    lembrei que é o Ranieri!
    http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Peixotinho/R.%20A.%20Ranieri%20-%20Materializa%C3%A7%C3%B5es%20Luminosas.htm
     
    Exatamente por isso sugeri ao Curioso que lesse matérias antigas do blog:

    ===============================================================
    Infelizmente, devido à falta de tempo acima mencionada, não poderei te indicar uma bibliografia, como deseja, mas aqui mesmo no blog você encontrará muita coisa útil, se vasculhar direitinho.
    ===============================================================

     
    http://obraspsicografadas.org/2012/fraude-comprovada-no-livro-materializaes-luminosas-do-delegado-de-polcia-paulista-rafael-amrico-ranieri-e-presidente-do-centro-grupo-esprita-andr/
     
     
    _ _ _
    / \ | |_ ___ __ _ _ __ ___ __ _ _ __ | |__ __ _
    / _ \ | __| / _ \ / _` | | ‘_ ` _ \ / _` | | ‘_ \ | ‘_ \ / _` |
    / ___ \ | |_ | __/ | (_| | | | | | | | | (_| | | | | | | | | | | (_| | _
    /_/ \_\ \__| \___| \__,_| |_| |_| |_| \__,_| |_| |_| |_| |_| \__,_| (_)

    I mean, _ _ _
    / \ | |_ ___ __ _ _ __ ___ __ _ _ __ | |__ __ _
    / _ \ | __| / _ \ / _` | | ‘_ ` _ \ / _` | | ‘_ \ | ‘_ \ / _` |
    / ___ \ | |_ | __/ | (_| | | | | | | | | (_| | | | | | | | | | | (_| | _
    /_/ \_\ \__| \___| \__,_| |_| |_| |_| \__,_| |_| |_| |_| |_| \__,_| (_)

  70. Marciano Diz:

    ….###….########.########…….###….##…..##….###….##….##.##…..##….###…….
    …##.##……##….##…………##.##…###…###…##.##…###…##.##…..##…##.##……
    ..##…##…..##….##………..##…##..####.####..##…##..####..##.##…..##..##…##…..
    .##…..##….##….######……##…..##.##.###.##.##…..##.##.##.##.#########.##…..##….
    .#########….##….##……….#########.##…..##.#########.##..####.##…..##.#########….
    .##…..##….##….##……….##…..##.##…..##.##…..##.##…###.##…..##.##…..##.###
    .##…..##….##….########….##…..##.##…..##.##…..##.##….##.##…..##.##…..##.###
    I give up!
    Até amanhã.

  71. Marciano Diz:

    HTML e CSS são iguais a motociclismo, aviação, automobilismo, jiu-jitsu, guitarra, piano.
    PERDI A PRÁTICA.
    DROGA!
    Amanhã eu volto.

  72. Marciano Diz:

    ????? ? ??Á????.
    PERDI A PRÁTICA.
    Era esta a intenção.

  73. Marciano Diz:

    OU ESTA:
    ᴘᴇʀᴅɪ ᴀ ᴘʀÁᴛɪᴄᴀ

  74. Marciano Diz:

    P?????????????????????????????E????????????????????R?????????????????????D???????????????????I?????????? ???????????????A???????????????????????? ????P?????????????????R???????????????Á??????????????T?????????????????????I?????????????????????C??????????????????????????A????????????????????????

  75. Marciano Diz:

    P̴̬͈͈̦̩̞̻͈̺̣̭̱̗̄̓̍̅̄͆̊͑̏̽̽̈́̕̕͜E̷̞̲̞͎̺̣͓͍̞͕͖͐̋̈́̍́̿͗̕R̶̡̨̛̞̖͚̭̥͖͕̯̘̤͐̇̉̆̆̐͐D̶̨̗͐̒͛̊̆̈́̒͗̍̍̾̌̀͑̋ͅȊ̸̙̭̱͇́͐ͅͅ ̴̛̹̥̝̼̽͗̅͐̓͊͘̕͝A̵̡̙̝̱͚̳̘̠̲̗͛̊̾̉̈́̇̃̈͂̾̋͜͝ ̷̣̈̋P̷̡̱̠̙̙͓͚̜̼̱̰̿̅̉̕͜Ŗ̷͍̺̩̫̜͍̰̥̤̦͇͜͝Á̵̛͎̗̀̐̾̅́̄̇̊̀͝T̶̨̧̨̧͓̟͓͔̤̯͖̪̯͇̖̐̓̐̌̈́Ḯ̵͙͙̥͈̖̙̫̖̥̻̉̎̈̀̈̽̒̓͜C̷͎͎̹̼̠̩̥̦̪͍̩̘̰̈̽̀̊̍̋̎͗̈́̚͝͝Ả̴̧̰̹͈̯͙͙̝̩̣̥̟̮͒͒͌̆͌̈́̏̏ͅ

  76. Gorducho Diz:

    PASTOR
    Um demônio apossou-se do nosso confrade ❗

  77. SEDE-SANTOS Diz:


    Sr. Gorducho, trago para cá indagação que a mim dirigiu noutro título, porque vi que desistiu de continuar conversando naquele espaço.


    “quando e se Sr. SANTOS reaparecer, vou perguntar a ele o que acha da possibilidade de satanás ser só uma metáfora bíblica…”


    Resposta: Sr. Gorducho, não sei se entendi bem o que pretende me perguntar. O diabo uma metáfora bíblica? Vou tentar esclarecer minha opinião dentro do que acredito seja sua intenção.

    Metáfora ocorre quando se utiliza palavra fora do sentido comum, fazendo analogia com outra, p.ex. “coração de pedra”. Se é dito que o diabo seja metáfora significaria que ele simboliza alguma coisa, seria isso? Certamente essa coisa seria o mal, então, o diabo seria uma figura, ou matáfora, do mal: acredito que iria por aí a conversa.

    Conheço textos que defendem essa visão, mas, como me baseio no conteúdo bíblico, não vejo como encarar o demônio meramente como um símbolo. A Bíblia é clara: o diabo é o inimigo, ente revoltado contra Deus que, insanamente, tenta destruir o projeto divino para o universo.

    Em certas circunstâncias, pode-se falar do diabo metaforicamente, p.ex. Ele está com o diabo no corpo; Ela é o diabo em figura de gente;
    É o diabo quem põe em sua boca essas palavras.

    Não tenho dúvidas de que o diabo existe. Minha queixa é contra a ideia de que esse criminoso seja capaz de penetrar corpos humanos e dominá-los. Pode ser que nos tempos bíblicos Deus tenha concedido ao demônio liberdade de praticar maldades na crosta terrestre, mas se assim aconteceu tudo indica que não mais acontece. Basta observar os ambientes onde supostamente o senhor das trevas age para constatar que tudo não passa de encenação.

    Bem, essa é minha fé, quero dizer: estou convicto de que o demônio seja personalidade real. Acontece que há literatura bem embasada, dando conta que a crença num ente inimigo do Deus de bondade entrou no pensamento judaico – e daí passou para o cristianismo -, tardiamente, por influência de mitos assírios e babilônios. Daí surge questão bifurcada que não consegui ainda esclarecer: 1 – o conhecimento do diabo ficou apagado no judaísmo durante algum tempo, sendo ponto a elucidar o porque de ter ocorrido assim. Entenda que desconhecimento não implica inexistência: o diabo pode ter existido desde remotas eras e nem por isso ser conhecido por todos. A outra possibilidade é a de que seja fruto da incorporação de crenças estrangeiras, hipótese que nos levaria a pôr em xeque sua existência e, em consequência, a inspiração bíblica. Para mim, seria tremendamente doloroso trilhar por essa segunda via.

    De um modo ou de outro, a ideia de metáfora, como pode ver, não tem cabimento.

    Esse comentário não esgota o assunto, mas talvez responda provisoriamente ao que me perguntaria.

    Que Deus nos ilumine.

  78. montalvão Diz:

    /
    DE MARTE, levando em conta ter dito que para cá partiria, e como hoje é dia das crianças, e de nossa senhora aparecida, tiro momentos de minha vida para respondê-lo na presente rubrica.
    ========================.

    Marciano Diz:
    MONTALVÃO, é sempre bom encontrá-lo aqui.
    .
    Vosmecê, que foi Batista, ICAR, Assembléia de Deus, Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, umbanda, tem alguma coisa contra o profeta Muhammad?
    =======================.
    CONSIDERAÇÃO: para mim, sempre bom encontrá-lo, em qualquer ponto do planeta, desde que socialmente aceitável…
    /
    Nada contra profetas, o que inclui o amigo Muhammad. Posso ter, sim, contra as profecias que promanam, mas esta é outra história e esta não foi a inquirição…
    /
    /
    Marciano: Experimente!
    http://www.islambrasil.com/br/
    /
    CONSIDERAÇÃO: é… senti-me moderamente tentado…
    /
    “Converter-se ao Islam – Se alguem tem o desejo de se tornar um Muculmano, basta pronunciar a “Shahada””
    /
    /
    Marciano: VINICIUS, Sede_Santos e MONTALVÃO são almas gêmeas, mas não são a mesma pessoa. Perceba que apaixonaram-se por crentes diferentes.
    /
    CONSIDERAÇÃO: seria o suprassumo da coincidência insólita se nos apaixonássemos pela mesma crente…
    /
    /
    Marciano:A única coisa que eles têm em comum é o diabo metafórico.
    /
    CONSIDERAÇÃO: desafio-o-o a expor o que entendeu de meu “diabo metafórico”. Só assim saberei se soube apreendê-lo condizentemente, caso em que suas críticas ao dito poderão ser aceitáveis e, quiçá, pertinentes.
    .
    Agora, se o sede-santos crê num diabo metafórico (o que me parece não ser o caso, veja o poste dele há pouco postado), cabe a ele explicar como entende essa metáfora. Eu já expressei minhas considerações e não fui ouvido, ou não fui compreendido, então abro canal de retorno aos meus críticos para que digam o que de mim entenderam, de modo que eu entenda se me compreenderam, o que parece não ter ocorrido (ou seja, não me entenderam, ou não me querem entender). Entendeu?
    /
    Que vossa senhora o proteja.

  79. Gorducho Diz:

    Mas que acha da opinião do Sr. SANTOS (acerca da metaforicidade de Satanás, claro) ❓

  80. montalvão Diz:

    /
    GORDUCHO: Mas que acha da opinião do Sr. SANTOS (acerca da metaforicidade de Satanás, claro)
    /
    CONSIDERAÇÃO: seu eu disser que “acho nada” vai achar que estou a fugir da questão. Então, temos que pôr os is nos pingos. Primeiro, ele disse que respondeu dentro daquilo que imaginou fosse a razão de sua inquirição. Neste caso, precisa esclarecer se era isso o que queria ouvir.
    .
    Meu ponto de vista. De fato, o diabo é metafórico sob muitos aspectos, e o sede-santos deu uns exemplos. Aliás, digo-lho que hoje estou encapetado, por isso voltei ao Obras, mas quando dele me livrar na sessão de descarrego retorno ao anonimato.
    .
    O sede-santos acredita que o coisa-ruim seja ente real. Já pensei assim, mas hoje não vejo qualquer razão para cogitar que exista tal ser, seja no céu, seja na Terra. Ai já temos enorme diferença de opinião.
    .
    O que me deixou um tanto atoleimado foi vê-lo admitir a possibilidade de o diabo ser oriundo de influências externas ao judaísmo, as quais passaram para o cristianismo. Considerei essa afirmação sensacional! Pena que nosso amigo não quis ampliar a reflexão por essa trilha. Deve temer sofrer abalo em sua fé, à semelhança do pastor da Universal, que recusa discutir sobre a realidade do diabo, preferindo afirmá-lo dogmaticamente, olvidando qualquer contestação.
    .
    Mesmo assim, acho que o sede-santos está em bom caminho, pois, ao menos pôs o diabo em seu devido lugar: o mundo espiritual. Nisso concordo com ele em gênero, número e degrau. Do mesmo modo com os espíritos, ou seja: se existem não comunicam.
    .
    Quer saber de uma coisa: tô gostando do sede-santos… agora que você e DeMarte me chamaram a atenção para ele, vejo que temos pontos de vista comuns, embora, nalguns tópicos estejamos distantes. Mas é assim mesmo, pois se todos pensassem que o amarelo fosse a cor mais bonita do mundo, o que seria do lilás averdalhado?
    .
    Agora, com licença, vou pegar minha benção com nossa senhora aparecida…

  81. Gorducho Diz:

    Sim, e o argumento aparentemente verdadeiro dele de que algo pode existir e ser até determinada época desconhecido – Satanás para os judeus no caso, claro…- não se sustenta porque então D•us que ditou e ditou regras e ensinamentos teria “esquecido” de contar pros seus Eleitos a existência desse perigoso ente.
     
    Mas ou menos igual ao Dr.Bezerra que “esquece” de comentar o assunto da fantasmicidade de Jesus e o leite da Maria…

  82. Marciano Diz:

    GORDUCHO, não provoque nosso amigo PASTOR. Você sabe que ele vê demônios em toda parte. Vai acreditar.
     
    MONTALVÃO, concordo com o SEDE-SANTOS no sentido metafórico, quando dizemos que alguém está com o diabo no corpo ou que alguém vá para o diabo que o carregue.
    Só precisamos convencer nosso amigo PASTOR (IURD), que parece só acreditar no diabo em carne e osso, aquele que apossa-se do DPF, quando finge incorporar o BEZERRA.
     
    ===============================================================
    Meu ponto de vista. De fato, o diabo é metafórico sob muitos aspectos, e o sede-santos deu uns exemplos. Aliás, digo-lho que hoje estou encapetado, por isso voltei ao Obras, mas quando dele me livrar na sessão de descarrego retorno ao anonimato.
    .
    O sede-santos acredita que o coisa-ruim seja ente real. Já pensei assim, mas hoje não vejo qualquer razão para cogitar que exista tal ser, seja no céu, seja na Terra. Ai já temos enorme diferença de opinião.
    ===============================================================
     
     
    Concordo plenamente com o fato de que o diabo só existe na imaginação de algumas pessoas, mas pareceu-me que você sustentava que a bíblia fala em um diabo metafórico, o que me parece mais irreal do que o próprio.
     
    Não me peça para dizer onde disse isso, pois ando sem tempo, como sabido e ressabido por TODOS.
    Até porque, ficou nas entrelinhas.
     
    ===============================================================
    Mesmo assim, acho que o sede-santos está em bom caminho, pois, ao menos pôs o diabo em seu devido lugar: o mundo espiritual.
    ===============================================================
     
    Ué, pensei que o lugar do diabo fosse no inferno.
     

    I CRÔNICAS
    [21]
    1 Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar Israel.

     
    Minha bíblia está possuída ou isso está mesmo escrito lá?
     
     
    V̴̳͈̮̝͚̞̭̲̔̇̀͘ã̸̛̱͙̦͔̮͉͇͉̹͔̠͛̀̊͐͋͑͊͂͗̃͜͜ö̸̰́ ̸̢̨̨̛̛͔̭̗̗̥͕̘̙͊́͐͆͜͝ͅp̵̛͔̥̲̭͑̑̒ä̵̧̢̰̠́̃̈́̄ŗ̵̡̧͚̗͚̲̯̫̥̽͗̒̇̽̍͂̎̇͊͆̕͝͠ã̷̫̹̤̖̠̥͇͖̻̩̬̺̉̽̕͜ ̶̧͇͚͗̏̉̈́͝ö̵̧͈̥͈̖͎̤̠͔̳̯̳̮́̔̏͑̍̆̈́̓͘̚ͅ ̷̢̧̡̮̥̞͍̜̞̬̮̖̥̠̇́͋͆̏́͝ḓ̴̖̦̫̬͉̠̮͈̦̻̯̳͍̬͊i̴̟̙̭̯̗̰̻̟͇͚͂́̂́̋̀̐̓ͅͅa̷̛̫͙͕͉̗̝̠̦̲̖͗̈́̉͜b̸̧̪̭͈̖̖̺͖̫̓̉͛͋̈́ͅo̷͈̲͈̘̓͆̓̿̈́̏͛́̄̈́ͅ ̶̧̫̱͙̠̯̱͈̇̀̅͊̍̒͑̏̈́̊̾̀͘q̸͚͕̙̱̩̫͙̙͈͔͕̂̿̏̇͋̆̐͜ù̶̢̫͖͖̗̝̭́̏̎̉͂͗e̸̡̡̨͉̜͉͈͇̱̦̗̫̟̰̓̔̊̈̕͠ ̷̢̨̛̞͓̰̤̪̘͎̹̭̣͂͛͂̈ǒ̶̢̢͕̱̣̫̬̩͍̿̀́̈́͒̓̒͆͘͝s̸̨̱̮̹̞̭̝̩͔̐͒̇̽͌̈́̈͠ ̴̦̙̰͚͎̮̗̇̎͋͛̉̈́̿̾̚̕͘͝p̷̼̻̿̚͠a̸̡̧̡̭̬̖̫̤͎̜̪̽̎̾̏̒̈́̃̐̄̐̉̎͛͝ͅͅr̷̛̺̲̈́̿̂͆̎̓̇̾t̷̨̛͚͙̮̩͈̭̊̽̔̃̏̽́̇̈́͝ȧ̴̛͎͖̠̻̹̝̮̺̘̲̝͇̩̍̇̐̑̉̋̎͆̒̋̉̈́ͅ.̸̢̛̠̬̦͉̻̖̬̮̰͖̲̯̤̬͗̌͒͊̆͌̍̃͌̈́͘͘͝
     
     
    Tenham um bom final de dia de nossa senhora da aparecida, prima-irmã de nossa senhora das graças, irmã de nossa senhora de fátima e cunhada de nossa senhora do perpétuo socorro.
    As nossas senhoras são muitas, pois que são legião.

  83. Marciano Diz:

    O diabo, imitando os interpoladores de texto da bíblia e o poltergeist do blog, interpolou uma mensagem ofensiva no meu texto, mas o meu santo é mais forte, e risquei o que ele tinha escrito.

  84. montalvão Diz:

    /
    Gorducho: Sim, e o argumento aparentemente verdadeiro dele de que algo pode existir e ser até determinada época desconhecido – Satanás para os judeus no caso, claro…- não se sustenta porque então D•us que ditou e ditou regras e ensinamentos teria “esquecido” de contar pros seus Eleitos a existência desse perigoso ente.

    Mas ou menos igual ao Dr.Bezerra que “esquece” de comentar o assunto da fantasmicidade de Jesus e o leite da Maria…
    /.
    CONSIDERAÇÃO: não sei como o sede-santos explicaria essa, mas argumento típico de evangélicos, quando perante pontos controversos, passa por apelar aos “insondáveis propósitos divinos”, em outras palavras, se Deus quis assim é porque Deus assim quis. Kardec também fez uso dessa linha explicativa quando tentou justificar a existência da reencarnação ante o esquecimento das vidas passadas.
    .
    Então Deus não “esqueceu” apenas “não quis”. Por outro turno, sabemos que demônios são referidos no pentateuco, a mostrar que entidades do mal não eram de todo desconhecidas dos antigos hebreus. Entretanto, esses seres muito diferiam dos da demonologia que mais tarde tomaria forma.
    .
    Deveras, a impressão que tenho é que se tratavam de entidades animistas, assemelhadas às figuras hoje folclóricas que, em passado não muito distante, assustavam gente do interior, quais saci-pererê, mula-sem-cabeça, caipora. Deduzo assim porque há fortes indicações de que a religiosidade dos judeus primitivos era comum a dos cananeus, na qual figurações animistas dominava o imaginário do povo.
    .
    Atenção Sr. Curioso (por acaso já não o conheço, de certo lugar cujo nome não ouso pronunciar?) o animismo a que aqui me refiro nada a ver com o do espiritismo, este múmia velha lucubrada pelo codificador e mantido até a hodiernidade na “ciência” espírita, que tem muito de espiritista e quase-nada de científica.
    .
    Se no tempo de Rivail falar em animismo (na acepção que imprimiu) era aceitável, presentemente constitui patetice deslavada.
    .
    Poderia, pois, tentar-se explicar o silêncio bíblico no tangente ao demônio, na concepção sofisticada, alegando-se que o Senhor preparava a mentalidade de seu povo para futuramente receber a informação completa.
    .
    Assim especulo eu, se o sede-santos se pronunciar talvez ele tenha melhor elucidação a dar…
    .
    Valei-me minha nossa senhora

  85. montalvão Diz:

    /
    MOI: acho que o sede-santos está em bom caminho, pois, ao menos pôs o diabo em seu devido lugar: o mundo espiritual.
    DEMARTE: “Ué, pensei que o lugar do diabo fosse no inferno.”
    /
    Ué por ué, e adadonde fica o inferno? Em Brasília? Aquando eu era criancinha pequetitinha lá em Barbacena acreditava estivesse o dito no fundo da terra, por isso evitava cavar buracos fundos. Depois vim saber que o hades situa-se ao lado do céu, deste separado por um grande abismo.
    /
    A física quântica ensina: se o céu está ao lado do inferno (ou vice-versa) e se sabemos a localização de um dos dois saberemos a localização dos dois…
    /
    Sentiu?

  86. Marciano Diz:

    Passei o feriado todo trabalhando e estudando, mas antes de desfazer a cabeça para que Μορφεύς, possa fazer seu trabalho, tenho de responder à indagação montalvânica.
    Existem mais de um inferno. Um deles fica sobre Brasília, à semelhança do umbral que paira sobre o Rio. Tem outro que, se você for para Mendoza, Argentina, e fizer um buraco de 12.742 km, sairá direto nele (parte dele).
    Dica: veja qual o antípode de Mendoza.
    No mais, é de comezinha sabença que existe profundo e macro entrelaçamento quântico entre céu e inferno, os quais, no fundo ou na superfície, são exatamente a mesma σκατά .

  87. Marciano Diz:

    Favor trocar mais de um por vários e passar inferno para o plural, para que o verbo não discorde do predicado e eu não seja assombrado durante a madrugada pelo espírito errático de Casimiro de Abreu, aquele poeta por quem MONTALVÃO nutre grande admiração. O da aurora.

  88. Marciano Diz:

    Jujuy (Argentina) Provincia de Cantón, Macao y Hong Kong (China)
    Formosa (Argentina) Estrecho de Taiwán
    Catamarca (Argentina) Hunan (China)
    Salta, Tucumán y Santiago del Estero (Argentina) Jiangxi (China)
    Centro y oeste de Chaco (Argentina) Fujian (China)
    San Juan y La Rioja (Argentina) Hubei (China)
    Oeste de Corrientes y norte de Santa Fé (Argentina) Zhejiang (China)
    Córdoba (Argentina) Anhui (China)
    San Luis y norte de Mendoza (Argentina) Henan (China)
    Entre Ríos, sur de Santa Fé y norte de Buenos Aires (Argentina) Jiangsu (China)
    Centro de Buenos Aires y noreste de La Pampa (Argentina) Shandong (China)
    Norte de la Patagonia Argentina Noroeste de Shaanxi, Shanxi, Hebei, Tianjin y Pekín (China)

  89. Marciano Diz:

    Se não quiser cavar na Argentina, nem quiser morrer afogado depois de tanto cavar, vai aqui uma lista de portais mais próximos para o inferno:
    Honório Serpa (Paraná, Brasil) e Naha (Okinawa, Japão)
    Santa Vitória do Palmar (Rio Grande do Sul, Brasil) e Jeju-do (Coreia do Sul)
    Barra do Quaraí (Rio Grande do Sul, Brasil) e Zhoushan (República Popular da China)
    Tramandaí (Rio Grande do Sul, Brasil) e Ilha Kuchinoshima (Kagoshima, Japão)
    Tangará da Serra, Vale de São Domingos, Conquista d’Oeste (Mato Grosso, Brasil); e Manila (Filipinas)
    Altamira (Pará, Brasil) e Davao (Filipinas)
    São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Loreto (Maranhão, Brasil), Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro (Piauí, Brasil); e Koror/Melekeok/Angaur (Babeldaob, Palau)
    Imperatriz (Maranhão, Brasil) e Ilhas Sonsorol (Palau)
    Casa Nova, Remanso (Bahia, Brasil); e Colonia (Yap, Estados Federados da Micronésia)
    Boa Vista (Roraima, Brasil) e Kajoeberang (Celebes Ocidental, Indonésia)
    Plataforma do Urucu (Coari, Amazonas, Brasil) e Bandar Seri Begawan (Brunei)
    Barcelos (Amazonas, Brasil) e Samarinda (Indonésia)
    Tapauá (Amazonas, Brasil) e Kota Kinabalu (Sabah, Malásia)
     
    Como pode ver, essa história de Japão é mentira.
    Fodere puteum ad inferos.
    ATENÇÃO, Administração. Não é palavrão. É latim para “cavar um poço até o inferno”.

  90. Marciano Diz:

    Se tentarem do Rio, Brasília, São Paulo, Silva Jardim, vão acabar afogados.
    Para o COC, que anda sumido e é tarado por coreanas, aviso que o caminho mais curto para a Coreia (do Sul, mas ele prefere as do Norte, que são iguaizinhas) é por Santa Vitória do Palmar.
    Pode ir em linha reta, de lá.
    Se quiser dar uma volta danada, pode ir voando até lá.
    Vai gastar cerca de 7.273 km a mais.

  91. Gorducho Diz:

    Está aí Sr> Administrador

  92. Vitor Diz:

    SIM

  93. Gorducho Diz:

    Que achou das fotos da aura d’água ❓

  94. Vitor Diz:

    que fotos? mas qualquer coisa relativa a aura já não foi explicada pelo efeito corona?

  95. Gorducho Diz:

    Viu… só se interessa por espiritismo americano e ignora o que se passa cá 🙁
     
     

  96. Vinicius Diz:

    que fotos são essas Gorducho?

  97. Vitor Diz:

    Olha aí, nem o Vinícius sabe do que tu tá falando 😀

  98. Gorducho Diz:

    Claro que AVinão sabe; nem conhece ele nem a revista.
     
    Perguntei pro AMo mas ele claramente não se interessa por espiritismo. O negócio dele é demonologia aplicada.
    E S/Pessoa só pelo que vem de fora (by the way: vai participar dalgum seminário de estatística lá em Berlin :mrgreen: ).
     
     
    NA REVISTA DO ✈ – mas que coisa!
     
     
     
    Queria ver se vocês – AMo ou si – notavam algo tangencialmente associado com o tema em tela mas sem intencionalidade.
    Mas desisto 🙁

  99. montalvão Diz:

    /
    DEMARTE dizeu: Concordo plenamente com o fato de que o diabo só existe na imaginação de algumas pessoas, mas pareceu-me que você sustentava que a bíblia fala em um diabo metafórico, o que me parece mais irreal do que o próprio.

    Não me peça para dizer onde disse isso, pois ando sem tempo, como sabido e ressabido por TODOS. Até porque, ficou nas entrelinhas.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: Martiniano, partia eu novamente para meu ostracismo quando senti coceira: ao averiguar o motivo percebi que seu poste pedia, exige, resposta.
    .
    Como vosmecê não soube, ou não teve tempo para, exibir ponderações minhas que atestassem minha defesa de um diabo bíblico metafórico a bola fica com sua insone pessoa para demonstrar que foi assim que me manifestei, ainda que implicitamente. Vou ajudá-lo um tantinho: apesar de estar certo, ou seja falei o que disse, está tão erradinho quanto quem confunde obra de arte de o mestre Picasso com pica de aço do mestre de obras…
    .
    Mas, visto sou causídico amigo, deixo-lhe pitaco de meu pensamento para, se quiser e tiver tempo, conferir meus pronunciamentos precedentes e confirmar se agora me contradigo ou se seu entendimento de que alego ser o diabo bíblico uma metáfora foi falhado.
    .
    Embora eu tenha afirmado ser o capeta metáfora fi-lo em contexto específico, o qual não foi levado em conta pelos que mangaram de mim por dizer tal coisa. Mesmo tendo dado explicações complementares essas foram desprezadas. Não vou repetir aqui o falado anteriormente porque a tarefa pertence aos meus condenadores. Essa não levação em conta do contexto alterou tudo e tudo o que de mim disseram ficou prejudicado.
    .
    Mesmo o mais superficial conhecedor do conteúdo bíblico não teria dificuldade em notar que o amaldiçoado é concretamente descrito no Novo Testamento, por que, então, iria eu esposar tese contrária, remando ingenuamente contra a maré? Mas, quando ousei e asseverei ser o capeta metáfora, em contexto específico, repito, caíram-me de pau mole em cima e nenhum esclarecimento adicional modificou a primeira e errônea impressão.
    .
    Em conclusão, mantenho o que falei: o diabo é uma metáfora do mal. Quem quiser mostrar-me equivocado que primeiro entenda o panorama em que o dito foi externado e, aí sim, mostre-me que pisei feio na bola, caso em que não me restará caminho senão reconhecer que besteirei.
    .
    Agora preciso ir, pois meu voo para a Bessarábia parte daqui a pouco. Retorno pós completar 63 anos ou Cristo voltar, o que ocorrer primeiro…
    .
    Qual o antípoda da Bessarábia?
    .
    GORDUCHO, agora finalmente entendi a que se referiu:água fluidificada, experimento de nosso amigo Sandro Fontana que, a meu ver, sucede, em nível semelhado, ao finado Fiorini. Nada contra pessoalmente nenhum dos dois (gosto de ambos), mas as pesquisas…
    Vejam, a quem interessar: https://revistacienciaespirita.files.wordpress.com/2016/09/rce-set-2016.pdf

  100. montalvão Diz:

    /
    Já estou no aeroporto, mas só mais uma coisinha, o Sandro está promovendo um “crossfunding” visando arrecadar fundos para realizar experimentação mais criteriosa da água fluidificada. Quem quiser participar: https://www.catarse.me/pt/bioeletrografia_e_agua_fluidificada_3d89?ref=notificacao_project_invite&utm_campaign=project_share_insights&utm_content=bioeletrografia_e_agua_fluidificada_3d89&utm_medium=email&utm_source=notification

  101. Vitor Diz:

    Montalvão,
    Nem eu sabia dessa. Parece ter sido criado ontem. Como VOCÊ soube disso?
    .
    Boa viagem!

  102. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    Nem eu sabia dessa.
    ===============================================================
    Pois é… só se interessa por espiritismo anglo ou nórdico 🙁

  103. montalvão Diz:

    /
    Vitor Diz: Montalvão,
    Nem eu sabia dessa. Parece ter sido criado ontem. Como VOCÊ soube disso?
    /.
    RESPOSTA: veja no “Espiritismo Científico” (se for associado ao site):
    /
    [IPCE] Fwd: Conheça o meu projeto Bioeletrografia e Água Fluidificada
    /
    “Olá pessoal, depois do sucesso com a pesquisa anterior, onde ficou evidente um maior brilho em amostras de água fluidificada, decidimos agora replicar a pesquisa com um novo equipamento (digital) e por esse motivo estamos lançando uma campanha de CrowdFunding, ou seja, uma verdadeira “vaquinha” virtual onde o pessoal pode colaborar para a compra desse equipamento.
    .
    Infelizmente o equipamento é um tanto caro e dai fica fora do orçamento normal que dispomos para efetuar pesquisas no meio espirita.
    .
    Peço a gentileza de compartilharem o link do projeto pois nos ajudará imensamente para darmos mais esse passo na confirmação e verificação sobre o fenômeno.
    .
    Abraços
    .
    Sandro”
    /
    CONSIDERAÇÃO: isso lembra um tanto o PSICOSCÓPIO do esforçado Fiorini…
    /
    /
    Gorducho Diz:
    =========================================
    Nem eu sabia dessa.
    =========================================
    Pois é… só se interessa por espiritismo anglo ou nórdico
    /

    CONSIDERAÇÃO: conquanto esse paradoxal apoio ao espiritismo anglo-saxão seja realidade, caso o acusado não esteja agregado ao sítio referido (Espiritismo Científico) a inocência desconhecitiva, neste caso, resta demonstrada.
    /
    De qualquer modo, um reencarnacionista convicto optar pelo espiritismo não reencarnacionista e desprezar o outro, cuja doutrina justamente apoia-lhe a crença é paradoxo pra mais de metro. E pior, veja só: arrima a fé em pesquisas reencarnacionistas feitas em comunidades de base hinduista/budista, cuja ideia de reencarnação nada a ver com o conceito ocidental da dita. Aí é que o paradoxo se torna imedível!
    /
    Nem nossa senhora aparecida elucida…
    /
    Adios, Bessarábia me aguarda…

  104. Gorducho Diz:

    😯
    Eu nem sei quié esse tal Espiritismo Científico, mas procuro manter-me a par do que se passa por cá, ao invés de me procurar por exemplo com espíritos pernetas habitando o norte do hemisfério norte…

  105. Vinicius Diz:

    “Infelizmente o equipamento é um tanto caro e dai fica fora do orçamento normal que dispomos para efetuar pesquisas no meio espirita.”
     
    Além do publico espirita e não espirita procuraram as federações espíritas e outros conglomerados semelhantes?
    Será que ajudariam com $$$ ?

  106. Gorducho Diz:

    É… uma minúscula parcela do que certamente os dirigentes da FEB gastam por ano com passagens já dá pra adquirir esse útil instrumento que comprovará essa tese fundamental do espiritismo.

  107. Gorducho Diz:

    $3000 são nem 3 idas (com volta, claro) pra Europa ou America dos dirigentes do CEI (dept° Internacional da FEB).

  108. Vinicius Diz:

    Sim, cortem 10% das verbas das passagens para o exterior, peçam as editoras espiritas 1% do faturamento.
    Quem sabe no futuro isso até reverta em superávit distribuindo as farmacias, hospitais as águas fluidificadas engarrafadas…
     
    E a pomada vovô pedro? Precisa de um estudo desses também.

  109. Vinicius Diz:

    E o pedido de apoio não vai contrariar lições chiquistas, como esta ❗ Bezerra é a favor do progresso.
     
    “O dinheiro não é luz, mas sustenta a lâmpada.
    Não é a paz, no entanto, é um companheiro para que se possa obtê-la.
    Não é calor, contudo, adquire agasalho.“
     
    “Não é o poder da fé, mas alimenta a esperança.
    Não é amor, entretanto, é capaz de erguer-se por valioso ingrediente na proteção afetiva.
    NÃO É TIJOLO DE CONSTRUÇÃO, TODAVIA, ASSEGURA AS ATIVIDADES QUE GARANTEM O PROGRESSO.”
     
    “Não é cultura, mas apóia o livro.
    Não é visão, contudo, ampara o encontro de instrumentos que ampliam capacidade dos olhos.
    Não é base da cura, no entanto, favorece a aquisição do remédio.”
     
    “Em suma, o dinheiro associado a consciência tranqüila, alavanca do trabalho e fonte da beneficência, apoio da educação e alicerce da alegria, é uma benção do Céu que, de modo imediato, nem sempre faz felicidade, mas sempre faz falta.”
     
    Espírito: BEZERRA DE MENEZES Médium: Francisco Cândido Xavier Livro: “Caridade

  110. Espirita Sp Orlando Diz:

    A água fluidificada aqui na Casa é distribuída em copinhos antes da palestra evangélica e dos passes. Nota-se melhoras na paciência das pessoas mas nunca deixamos de incentiva las a ir no médicos
    Gorducho esse livro do Bezerra postado pelo Vinicius não conhecia. É esquisito. O autor parece perdido nas narrativas. Falar que beijo pega Aids é o cúmulo. Deve ser erro de alguma natureza.

  111. Gorducho Diz:

    Considero uma obrigação da FEB comprar o aparelho. Ficará de propriedade dela, claro, consignando pros experimentos.

  112. Gorducho Diz:

    No tempo do Dr. Bezerra não tinha SIDA Dr.
    Ele teve um ataque de verborragia a se meteu a falar do que não conhece.
    Nem no Umbral tem ao que me conte, então…

  113. Gorducho Diz:

    Eu não entendi o brilho num só lado como se fosse um planeta.
    E queria comentar sobre a metodologia, mas a Casa se interessa mesmo é por espíritos pernetas que circulam por Keflavik; genstandslæsning og clairvoyance i København; Ms. Piper em Boston; estatística aplicada…

  114. Vinicius Diz:

    “Considero uma obrigação da FEB comprar o aparelho”
     
    Tenho 98% de certeza que FEB não compraria. E 75% de dúvida se vai ajudar com grana em algum experimento.
     
    GORDUCHO já deve ter percebido que não fui um mero frequentador, conheço partes administrativas, já me convidaram para ajudar em contabilidade( não aceitei, seria uma especie de “voluntário-auditor” a ajudar o escritório contábil remunerado que já faz o papel deles) … mas posso estar enganado, afinal, vai fazer 1 ano que não participo do movimento :mrgreen:

  115. Vinicius Diz:

    o máximo que a FEB vai fazer, é, aparecer em alguma reportagem com esse maquinário JÁ COMPRADO ou CONSIGNADO dizendo da importância do estudo e que valorizam o processo blá blá blá. E se não der certo nem lembrar de ninguém kkkkk

  116. Gorducho Diz:

    Dr. Bezerra me pareceu um tanto acabrunhado no Congresso de Lisboa…
    Eu acho que ele já tá se tocando que 2057 não vai ser conforme eles tinham planejado…

  117. Gorducho Diz:

    Deveremos converter-nos em chamas vivas – parece coisa daqueles monges suicidas 🙁
    tanta dor esperando por nós;
    tantas lágrimas a enxugar;
    sofrimento;
    vergonha de ser felizes.
     
     
    Bah! Baixo astral…

  118. Marciano Diz:

    Les bonzes du Vietnam ❓
    Ils n’y ont jamais pensé. Tout ce qu’ils ont trouvé c’est partir en fumée.
    Je ne connais pas la revue.

  119. Marciano Diz:

    Bonze, du japonais b?zu ( (坊主/房主 ), maître de temple ou de monastère) est un terme fréquemment employé pour désigner un prêtre ou un moine bouddhiste (Bhik?u, féminin Bhikkuni) de l’Asie du Sud-Est. Il est devenu usuel au xviiie siècle dans les discussions portant sur les religions orientales.
    https://fr.wikipedia.org/wiki/Bonze#/media/File:Un_bonze_Sri_Lankais_en_regardant_la_mar%C3%A9e_(vue_arri%C3%A8re_-_23_janvier_2011).jpg

  120. Marciano Diz:

    A água fluidificada ou água magnetizada são termos
    gerais para designar uma água que passou
    por algum tipo de “energia sutil” intencional,
    com ou sem intervenção de espíritos (Rebelo,
    2006) muito conhecida também por energia Ki
    (ou CHI). Tal procedimento é rotineiro no meio
    espírita em geral, kardecista ou não. Acredita-se
    que a água receba algum tipo de componente
    ou elemento desconhecido da ciência tradicional.
    Extraído da revista mencionada.

  121. Marciano Diz:

    Faltou explicar o que é energia sutil ou energia Ki.
    É sempre assim, quando se vêm com esse papo furado, arruma-se logo uns termos sem significado, como energia isso ou aquilo, sem explicar o que significa a tal energia.

  122. Marciano Diz:

    Água fluidificada é a água benta dos católicos, na versão espírita.
    A única coisa que deve conter é a energia dos coliformes fecais nela encontrados.

  123. Marciano Diz:

    Os pseudocientistas inventam seu próprio vocabulário, no qual muitos termos carecem de definições precisas ou sem ambiguidade, e alguns não possuem nenhuma definição.

    Os ouvintes são amiúde forçados a interpretar as afirmações conforme suas próprias preconcepções. Por exemplo, o que significa “energia biocósmica” ou “sistema psicotrônico de amplificação”? Os pseudocientistas buscam com frequência imitar o jargão científico e técnico jorrando uma algaravia que soa científica e técnica. Os curandeiros estariam perdidos sem o termo “energia”, mas o emprego que dele fazem não tem absolutamente nada que ver com o conceito de energia usado pelos físicos.
    Fonte> https://ateus.net/artigos/ceticismo/como-distinguir-ciencia-de-pseudociencia/
    Vale a pena conferir, pois há outras características apontadas no artigo.
    Tudo bate com as pesquisas do ✈ , o qual, como era de se esperar, vive com a cabeça nas nuvens.
    Ainda bem que o GORDUCHO é só PP. Tem tempo para andar com os pés no chão.

  124. Gorducho Diz:

    Cette eau produit des effets surprenans : j’ai vu plus de vingt fois de suíte une malade être purgée sept ou huit fois dans la jornée , sans aucune colique , en buvant une boteille d’eau magnétisée ; et je me suis assuré , par des expériences comparatives , que c’étoit l’eau magnétisée qui produisoit cet effet.
    On juge bien que ele ne purgeoit ainsi que parce qu’elle facilitoit une crise à laquelle la nature étoit disposée , et qui étoit nécessaire. La même eau auroit produit un effet opposé en fortifiant l’estomac et en donnant du ton aux intestins , si la malade avoit eu du relâchement
    .
    História Crítica do Magnetismo Animal
    por J.P.F. Deleuze
    Paris MAME, Imprimeur-Librairie, rue du Pot-de-Fer n° 14
    1813

  125. Espirita Sp Orlando Diz:

    Segue psicografia obtida pelo meu amigo médium conforme havia postado:
    Boa noite irmãos da lide espírita. A seara do evangelho é áspera quando não se tem convicção, é doce e suave quando se tem amor no coração.
    Brilhai, Brilhai as vossas luzes. Labaredas de alegria surgem em cada canto desse tabernáculo.
    Importa pois que elas continuem se espelhando em cada canto neste planeta que caminha rumo a Regeneração . Espíritos transviada de outrora, turbas alvissasseiras de hoje, auxiliam a implantação geral do Cristianismo Redivivo nas Terras do Cruzeiro.
    Eu continuo entre vós, e com as sublimes diretrizes de Celina e Ismael, certamente o paiol de paz se fará presente.
    Do servidor humílimo Bezerra.
    “- se ficou feliz de ter estendido a estrada de ferro santo antonio de pádua até o rio doce;
    Respondeu que ficou muito contente, satisfeito em trabalhar não só com esta, mas com outras ferrovias e que devemos sempre utilizar nossos dons administrativos da melhor forma possível e ele, enquanto encarnado procurou sempre investir seus talentos.
    – o que aconteceu de muito grave para a economia do ceará por volta de 1845 e que o Dr. registrou em um de seus livros.
    Respondeu que não se lembra e deu mostras de cansaço , dando a impressão de precisava ir embora , denotando muitíssima pressa.
    Após essas duas perguntas liberamos Dr.Bezerra e ele agradeceu . Pediu que continuássemos orando pois por enquanto a Terra ainda está cheia de inferioridade e o Governador Jesus preocupado com o crescimento da violência em nome da intolerância religiosa.
    Aspecto físico do médium: no começo pouco encurvado, falou um tom de rouquidão e no final a curvatura da coluna ficou evidente denotando um quadro semelhante a hipercifose em estágio mediano. Talvez Dr.Bezerra não tenha tido cautela com suas posturas ao sentar, para andar , ou pode ter tido uma osteoporose.
    Depois perguntamos ao médium como ele estava, respondeu que bem e uma sensação de bem estar e aroma de lavanda.

  126. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    se ficou feliz de ter estendido a estrada de ferro santo antonio de pádua até o rio doce;
    Respondeu que ficou muito contente

    ===============================================================
    😯
    Não conheço essa zona…
     
     
    S. Antonio de Pádua é RJ
    21°32’S – 42°10’W perto da divisa c/MG?
     
    Rio Doce é onde?

  127. Gorducho Diz:

    Dr. Bezerra construiu um ramal ferroviário entre Pádua (RJ) e uma cidade chamada Rio Doce?
    Ou até o Rio Doce (esse sim claro que conheço a desembocadura dele no mar) ❓

  128. Vinicius Diz:

    Muito bem Dr.Orlando. Bom, mas há uma divergência:
     
    “se ficou feliz de ter estendido a estrada de ferro santo antonio de pádua até o rio doce;
    Respondeu que ficou muito contente”
     
    Segundo a Wikipedia ” Empenhou-se na construção da Estrada de Ferro Santo Antônio de Pádua, pretendendo estendê-la até ao rio Doce, projeto que não conseguiu concretizar (c. 1872).[2] ” , ou seja, não houve sucesso da extensão até o rio Doce.
     
    Como ficaria contente com algo que não conseguiu concretizar? ❓ ❗ :?!:
     
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Bezerra_de_Menezes
     
    Gorducho, Rio Doce, segundo a WIKI “um curso de água da Região Sudeste do Brasil, que banha os estados de Minas Gerais e Espírito Santo”

  129. Vinicius Diz:

    esqueceu o que até mesmo registrou em seu tratado “A escravidão no Brasil e as medidas que convem tomar para extingui-la sem dano para a nação”:
     
    “ Em 1845 a seca devastadora, que como um castigo ou provação, a providência fez descer sobre o Ceará, extinguiu-lhe a sua principal indústria, que era a criação de gado vacum.Com essa enorme perda (…) A penúria foi indescritível (..)
     
    GORDUCHO há Gobelins cristãos?

  130. Gorducho Diz:

    Sim, esse rio conheço, claro ❗
     
    É que imaginei uma cidade (?) e não conheço essa região da cidade de Pádua (RJ).
    Fica estranho ele construir um ramal até a margem do rio exceto se fosse um porto ou p/interconectar com um ramal descendente desde o Espírito Santo, certo ❓

  131. Gorducho Diz:

    Não. São demônios normandos cuja primeira notícia foi que São Taurino caçou ou neutralizou um lá por 1120AD.

  132. Gorducho Diz:

    O pai dele quebrou quando ele era adolescente. Talvez por essa seca!
    Certamente por isso Dr. Bezerra não quis falar sobre o assunto na sessão mediúnica de ontem e tratou de se retirar, como observou o Dr.
    É uma imagem muito dolorosa, mesmo depois de 170 anos terrícolas.

  133. Vinicius Diz:

    “denotando muitíssima pressa” – por que essa habitual pressa entre os doutores André, Miranda e Miranda?
    Sempre ansiosos!

  134. Gorducho Diz:

    Certamente que era pra cidade de Rio Doce MG (não conheço) que Dr. Bezerra queria – e segundo o demônio que invadiu o Centro do Dr. conseguiu…- estender a linha desde Miracema (não conheço).

  135. Marciano Diz:

    É, uma história cheia de plot holes e loose endings.
    O médium vai ter de se esforçar mais.

  136. Espirita Sp Orlando Diz:

    Meu amigo médium ficou parecido com Divaldo quando recebeu a mensagem com a diferença que estava escrevendo. Já quando perguntei foi na psicofonia.
    Essas divergências podem ser esquecimento mesmo ou algum emissários da falange que fez confusão sobre as ferrovias.

  137. Curioso Diz:

    Sr. Espírita Sp Orlando, estranho essa pressa do Dr. Bezerra, pergunte sobre Roustaing, por favor?!

  138. Gorducho Diz:

    FERROVIA DO DR BEZERRA Δ km relativo à estação anterior
    ———————————————————————————————
    Lucca
    Valão d’Antas 24,46
    Três Irmãos 9,5
    Funil 13
    Barra da Pomba 31,2
    S. Antônio dos Brotos ❓
     
    2 cruzes sobre o rio Pomba sendo a maior ponte em Paraoquena c/162m.

  139. Gorducho Diz:

    Acredito que Dr. Bezerra não tenha feito pontes – e perguntar pra esse médium já se viu que não vai adiantar nada 🙁
    A ferrovia devia correr toda pelo outro lado dos rios (margem “esquerda”) – traço fino , acho.

  140. Gorducho Diz:

    Ah! não. O traço fino é o rio Pomba…
    Então ele fez as pontes sim!
    Façanha pra época. Parabéns grande Dr. Bezerra ❗

  141. montalvão Diz:

    /
    O assunto “água fluidificada”, pelo visto, despertou interesse. Sugestões ao gerente: 1) avise ao Sandro que sua experiência tem sido aqui comentada, pode haver da parte dele interesse em defender o trabalho;
    2) após a derrubada da crença em visão remota, publique o artigo do Sandro, em rubrica específica, para que possa ser melhor avaliado e criticado.
    /
    Moi, da Bessarábia.

  142. montalvão Diz:

    /
    O projeto
    .
    Há muitos anos vem se especulando sobre a bioeletrografia (máquina de Kirlian) e sobre a fluidificação da água. Dentre mitos e verdades tivemos a oportunidade de realizar um experimento que durou cerca de 6 meses e testamos essa possibilidade. O resultado, INCRIVELMENTE, foi positivo ou seja, separamos amostras de uma mesma fonte de água e colocamos em frascos separados. Selecionamos uma amostra para ser a amostra controle e outra (propositalmente salinizada) e as demais nós enviamos para médiuns energiza-las. A idéia foi comparar se ocorreria uma intensificação no brilho. Selecionamos juízes que iriam comparar a amostra controle (água sem intervenção alguma) com as demais e verificar se ocorreu ou não uma maior luminosidade na amostra. ISSO VEIO A OCORRER!
    .
    Em termos científicos gerais o resultado preliminar desse experimento demonstrou que algo fica “impregnado” na água e foi captado pelo equipamento. […]
    Sandro Fontana ✈

  143. Gorducho Diz:

    Tomando muito chazinho doce?
     
    Caso a velocidade da INTERNET aí seja suficiente e não demasiado cara, dê sua opinião (sobre o experimento proper).

  144. Borges Diz:

    Oi Vitor; gostaria de saber se você tem alguma informação, além do que já existe na internet, sobre o caso de LVP envolvendo o garoto Luke Ruehlman.
    Obrigado

  145. montalvão Diz:

    /
    FATBOY: Tomando muito chazinho doce?

    Caso a velocidade da INTERNET aí seja suficiente e não demasiado cara, dê sua opinião (sobre o experimento proper).
    /.
    CONSIDERATION: more or less a ingesta de chazinho adoçado com mascavo…
    Preciso, antes de opinar, ler o inteiro teor do artigo da Revista Cência Espírita, de set/2016. Mas, provisoriamente opinando, os experimentos do Sandro são um tanto fraquinhos. Nem o Vitor, tão impressionável com quaisquer coisas que pareçam amparar sua fé, se mostra impressionado com os estudos desse sucessor de Fiorini: a eles não dá a menor atenção. E, olha que deveria, pois o Sandro leva adiante, dentre outros, projeto de provar a mediunidade por meio do reconhecimento assinaturas, tipo assim, um Peradrea ampliado.
    .
    Que o Visoni não valoriza prata da casa é fato indiscutível. Embora Sandro seja frequentador do ECAE, o grupo fechado do Vitor, onde divulga as experimentações que realiza e as opiniões que abraça, um silêncio cemiterial, da parte do administrador, paira sobre o trabalho desse esforçado pesquisador. Sabemos, de canseira, que a predileção visoniana é aderida a um passado inverificável, do qual extrai médiuns estrangeiros “nunca pegos em fraude” (como se isso tivesse grande significado), acrescida da fuga de admitir a necessidade de os mortos se mostrarem presentes, para que a comunicação mediúnica ganhe alguma legitimidade.
    .
    Pois bem, vou ler o arrazoado do Sandro e dou retorno, mas posso adiantar que, pelo início do discurso dá para antecipar coisa mixuruca.
    /
    SANDRO: “A água fluidificada ou água magnetizada são termos gerais para designar uma água que passou por ALGUM TIPO DE “ENERGIA SUTIL” INTENCIONAL, com ou sem intervenção de espíritos (Rebelo, 2006) muito conhecida também por energia Ki (ou CHI). Tal procedimento é rotineiro no meio espírita em geral, kardecista ou não. ACREDITA-SE QUE A ÁGUA RECEBA ALGUM TIPO DE COMPONENTE OU ELEMENTO DESCONHECIDO DA CIÊNCIA TRADICIONAL.”
    .
    Vixi…

  146. montalvão Diz:

    /
    Vitor Visoni, como agora estou convicto de que irá divulgar o trabalho do esforçado Sandro, pois, afinal tem tudo para ser um marco nos estudos da mediunidade (ou não…), avise a ele que há máquina do tipo que ele procura a preço mais em conta da que pretende adquirir. Pesquisei e achei uma a R$1.200,00, quase dez vezes mais barata que a pretendida (e com tela grande).
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-769016376-maquina-kirlian-com-tela-grande-_JM
    /
    Moi, dando sua contribuição ao crowdFunding…

  147. montalvão Diz:

    /

    Máquina Kirlian Com Tela Grande
    R$ 1.200,00
    12 x R$ 120,48

    DESCRIÇÃO:

    Fotografia Kirlian ou Kirliangrafia ou Bioeletrografia é o método de fotograma acidentalmente descoberto em 1939 por Semyon Kirlian, concluindo que se um objeto é colocado sobre uma placa fotográfica conectada a certa voltagem, uma imagem é projetada na placa.O trabalho de Kirlian em diante envolveu várias técnicas do fenômeno de “eletrofotografia”. Na física, este processo foi explorado similarmente pela xerografia por volta de 1777, pelo cientista alemão Georg Christoph Lichtenberg (nas figuras de Lichtenberg).Estudos mais tardios incluem Nikola Tesla e muitos outros, que exploraram o efeito eletrográfico nos séculos XIX e XX.
    .
    Através da foto kirlian, como auxilio preventivo, o profissional pode avaliar a saúde orgânica e psíquica do paciente, enfim um equipamento muito útil também para pesquisas e estudos.
    .
    Caracteristicas técnicas do aparelho:
    .
    -Tensão de entrada de 120Vac;
    -Temporizador de 0-10s , acionado através de botão de disparo;
    -Botões de controle de pulso os quais variam a forma de onda,possibilitando ajustes nas imagens captadas;
    -Botão para controle da potência de saida;
    -Borne lateral de saída de alta tensão, para conexão do display para captação de imagens;
    -Display de 21 x 13cm grande, para captação de imagens, através de camera fotográfica de celular(não incluso) ou camera digital(não incluso),com posicionamento externo das cameras.
    .
    -Programa(Scientific Laboratory) para analise de imagens(em inglês)(foto do programa em anexo).
    Somos fabricante e nosso produto é totalmente nacional.
    Consulte sua disponibilidade em estoque e envie o CEP para o calculo do frete.
    .
    CONTATO
    http://www.eletrontronics.com.br
    • Tel: (11)31514088

  148. Marciano Diz:

    GORDUCHO, veja a coincidência: dia desses, passei numa ponte por cima desse tal Rio Pomba, numa cidadezinha mineira (Cataguases), a cerca de 350 km do Rio.
    Na verdade é um riacho, o qual atravessa a cidade.
    De carro, é uma viagem e tanta, pois se passa num monte de cidades, do RJ e de MG.
    A única rodovia de verdade é um pequeno trecho que leva a Juiz de Fora, já em MG, com pedágio e tudo.
    Fora isso, tem a Dutra, onde passo sempre, e da qual conheço cada palmo, tal os caminhoneiros da Carga Pesada, o seriado do “grande ator” Fagundes.

  149. Marciano Diz:

    O relógio do blog não respeita o horário de verão.

  150. Gorducho Diz:

    As pontes do Dr. Bezerra acho que eram no Funil e depois (de volta pra orilla izquierda) em Paraokena.

  151. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    para captação de imagens, através de camera fotográfica de celular(não incluso) ou camera digital(não incluso),com posicionamento externo das cameras.
    ===============================================================
    Justo aí que está o problema: tem que ter CCD profissional p/uso científico já integrado.
     
     
    Vou lhe dizer então o que me chamou atenção…
     
    i) Segundo entendi ele revelou aos “juízes” que a amostra A era a padrão contra a qual deveriam ser feitas as comparações.
    Então – se entendi bem, claro – cometeu um erro análogo ao cá em tela; sem intencionalidade, claro.
    Por isso mesmo toquei no assunto por pertinente à rubrica.
    [W10 travando completamente nem Ctrl Alt Del funciona tive que resetar sorte que Chrome guardou em cachê 🙁 ]
    Tem que ser completamente cego e opção = entre imagens.
     
    ii) Algumas imagens parecem fases de planeta, i.e., brilho localizado. Dá a impressão que entrou luz externa no filme ❓

  152. Espirita Sp Orlando Diz:

    Gorducho, Curioso é outros.
    Como sou “anônimo” aqui vou falar :esse médium é bastante antigo mas suas psicografias ou psicofonia são sempre nesse estilo. Após minhas visitas a este conceituado espaço resolvi fazer essa experiência. Mas vou ver o que fala sobre Roustaing! Bom, o jeito é picar músculo, contar histórias aos idosos se acalmarem.

  153. Gorducho Diz:

    É isso: as psicografias são sempre nesse estilo porque é isso que aprendem e mediunidade não existe.
    Já viu aquela palestra que eu indiquei pro Pastor?
     
    O Sr. é um adulto, formado.
    Então me responda se já viu algo cujo conteúdo fuja á trivialidade e acima do nível intelectual dum pré-adolescente 12+ anos bem ativo intelectualmente.
    Me responda, com franqueza.
    Já leu os Sermões do Pe. Vieira ❓
    Já viu algo minimamente comparável da parte dos “espíritos ❓

  154. Gorducho Diz:

    Outros poderão lhe fazer gozação até – aliás nosso Irmão CoC foi banido por isso 🙁 – mas eu não estou fazendo neste caso.
    Sei que é difícil e existem amizades e o ambiente é agradável e distribuir sopa é bom (eu discordo, mas tudo bem…).
    Então é isso: ajude na sopa e talvez nas questões administrativas práticas.
    E se quiser tomar passes mal não fará, pois são pessoas boas orando pelo seu bem.

  155. Gorducho Diz:

    Faça um concurso imaginário – tipo os “experimentos mentais” do Einstein :mrgreen: – de redação em turmas de 12 anos num bom colégio e me diga se não sai coisa melhor ❓
    Claro, aí neste meio tem a técnica de introduzir o vocabulário bizarro e saturar de adjetivos p/disfarçar a falta de conteúdo proper.

  156. montalvão Diz:

    /
    Gorducho (adaptado): É isso: as psicografias seguem um padrão (como se no além as almas se enquadrassem em modelo único), PORQUE É ISSO QUE APRENDEM. E, visto os espíritos não darem mostras de suas presenças, conclui-se: MEDIUNIDADE NÃO EXISTE.
    /.
    Gorducho, sesculpe-me, mas não resisti em adaptar sua declaração (que, sinteticamente, diz tudo) para uma expressão um pouco mais ampliada, sem alterar a essência do que foi dito. E, tendo dito isso, nada mais carece ser proferido. Basta meditar e concluir.

  157. Gorducho Diz:

    É importante que todos interessados no estudo do espiritismo vejam a partir dos [18:00] da palestra que eu indiquei pro Pastor.
    Em casa, claro que durante o dia a grande maioria não pode.
    Apesar de ser um Crente, o cara define a coisa com tal perfeição que não se deve tentar re-explicar.
    Se trata dum rito onde deve ser dito o que já se sabe, num vocabulário & estilos peculiares: o que caracteriza os ritos, claro.
    Se não for dito o que já os ouvintes sabem, e da forma que eles esperam, não serve.
     
    E agora palavras minhas: evidentemente informações objetivas não serão obteníveis.
    Dr. Bezerra não sabia que não tinha prolongado a estrada depois de Miracema, nem o que tinha acontecido no Ceará e que provavelmente levou o pai a uma espécie de concordata segundo de depreende das hagiografias circulantes.
     
    O cavalo-de-batalha dele foi a fantasmicidade de JC.
    Eles enganavam a Maria, fazendo o leite retornar pro sangue dela enquanto ela achava que estava amamentando o filho!
    Brigou e forçou um ponto polêmico que só trouxe discórdia dentro da igreja febeana.
    Mas agora que é amigo da Celina – aparentemente uma assessora de confiança dela… – silencia completamente sobre o fundamental, e se limita a proferir generalidades descomprometidas.

  158. Vinicius Diz:

    “Eles enganavam a Maria, fazendo o leite retornar pro sangue dela enquanto ela achava que estava amamentando o filho!”
     
    Incrivel isso. BEZERRA foi ferrenho roustainguista. Ele (ou algum outro próximo a ele )mandou inserir uma tal “clausula pétrea” no estatuto para nunca retirarem Roustaing da FEB.
     
    O “espírito Bezerra” poderia até ajudar em processo jurídico sobre isso :mrgreen:
     
    http://dossieespirita.blogspot.com.br/2015/06/disputa-judicial-nos-bastidores-da-feb.html

  159. montalvão Diz:

    /
    GORDUCHO: Justo aí que está o problema: tem que ter CCD profissional p/uso científico já integrado.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: certamente, o melhor equipamento (em tese) será o que melhor atende aos requisitos da experiência doidivanas, mas não sabemos se o mais simples também não daria resposta satisfatória. O pesquisador disse precisar de um que fosse digital e o sugerido o é.
    .
    Aproveito para um “leve” comentário… Considere o texto que segue:
    ./
    SANDRO: Há muitos anos vem se especulando sobre a bioeletrografia (máquina de Kirlian) e sobre a fluidificação da água. Dentre mitos e verdades tivemos a oportunidade de realizar um experimento que durou cerca de 6 meses e testamos essa possibilidade. O resultado, incrivelmente, foi positivo ou seja, separamos amostras de uma mesma fonte de água e colocamos em frascos separados. Selecionamos uma amostra para ser a amostra controle e outra (propositalmente salinizada) e as demais nós enviamos para médiuns energiza-las. A IDÉIA FOI COMPARAR SE OCORRERIA UMA INTENSIFICAÇÃO NO BRILHO. Selecionamos juízes que iriam comparar a amostra controle (água sem intervenção alguma) com as demais e verificar se ocorreu ou não uma maior luminosidade na amostra. Isso veio a ocorrer!
    .
    Em termos científicos gerais o resultado preliminar desse experimento demonstrou que algo fica “impregnado” na água e foi captado pelo equipamento. O artigo publicado em formatação cientifica com todo o processo se encontra na Revista Ciência Espirita, Edição SET/2016 págs 16-22 (https://revistacienciaespirita.files.wordpress.com…)
    .
    Embora esse primeiro experimento tenha demonstrado evidência positiva para a fluidificação da água (e funcionabilidade da bioeletrografia em detectar) nossa equipe percebeu certas limitações com o equipamento que utilizamos […]”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: putz! Como se avalia um experimento desses? Contrariando informações técnicas sobre a foto kirlian, que não tem nada de místico, nem indica algo além de reflexos de temperatura, umidade e eletricidade dos objetos, o “ceentista” resolve que o aparelho pode informar mais. Em seguida, decide que a água fluidificada é mais brilhosa que a água comum. Por que brilha mais? Não poderia ficar mais fosca (supondo que realmente sofra alteração)?
    .
    Não se sabe, tudo o que se sabe é que esse professor pardal kardecista entendeu que com uma máquina kirlian de última geração obterá resultados que, antecipadamente, sabe-se serem improduzíveis.
    .
    Para complicar esse já complicado quadro, o investigador doudo propôs complicada experiência, que considerou sucesso de público e de crítica!
    .
    E para quê usar “juiz”? Se a máquina pudesse indicar diferenças estas deveriam estar registradas nas fotos e qualquer avaliador as constataria. Mas o que foi oferecido? Umas imagens de interpretação controversa que, claramente, não dizem nada do que ele acha que disseram!
    .
    A meu ver ele poderia testar a água fluidificada (se sofre mudança paranormal, ou algo parecido), sem recorrer a ilusória máquina kirlian (e sem gastar muito). Bastaria, digamos, fluidificar cinco dentre dez garrafas, embaralhá-las e entregar ao grupo composto de experimentadores e médiuns, o qual estaria absolutamente cego quanto ao que fosse magnetizado ou não, e deixar que os médiuns indicassem o que era o quê. Repetir o experimento o quanto suficiente para mostrar que os acertos estão dentro do esperado pelo acaso, assim ele ficaria feliz, e fim de papo.
    .
    Qual nada, o denodado cientistouco ainda quer gastar dinheiro provando o improvável…
    .
    Boa sorte pra ele… e que Jesus proteja os marcianos…

  160. montalvão Diz:

    /
    Cientista prova que existe vida após a morte e fotografa a alma deixando o corpo
    .
    O momento da desencarnação astral em que o espírito deixa o corpo foi capturado pelo cientista russo Konstantin Korotkov, que fotografou uma pessoa no momento de sua morte com uma câmera bioelectrographica. […]
    http://www.semprequestione.com/2015/11/cientista-prova-que-existe-vida-apos.html#.VtBcy5pyYuI
    /.
    /
    CONSIDERAÇÃO: desconfio que sei de onde o Sandro tira as ideias que divulga…

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)