Livro Gratuito! “Não Há Mais Tempo”, de Agnaldo Paviani (2009)

Para baixar o livro em pdf, no formato imagem – ou seja, não dá para usar o mecanismo de busca por palavras -, clique aqui (40 mega). O autor ilustra algumas situações aparentemente inéditas ou bem pouco faladas na comunicação mediúnica nas páginas 37 a 42. Muita coisa me parece claramente ficção, mas são interessantes de qualquer forma. Na página 70, ilustra uma situação em que um fenômeno aparentemente anímico na verdade seria mediúnico. O livro se mostra livre de preconceito contra a manifestações dos pretos velhos nas comunicações mediúnicas (págs. 71 a 73), o que é ótimo. A partir do capítulo IX, porém, é que o livro me parece mais interessante.

 

58 respostas a “Livro Gratuito! “Não Há Mais Tempo”, de Agnaldo Paviani (2009)”

  1. Gorducho Diz:

    Essa retórica não lhes lembra alguém ❓
    [03:00]
    https://www.youtube.com/watch?v=I_9WDnAv2N4
     
     
    ===============================================================
    O autor ilustra algumas situações aparentemente inéditas ou bem pouco faladas na comunicação mediúnica
    ===============================================================
    Por exemplo? Que situações ele propõe que não sejam contempladas, ou sejam incomuns, no espiritualismo anglo; e/ou kardecismo/bezerrochiquismo; e/ou umbanda/santeria?

  2. Vitor Diz:

    Como assim por exemplo? Eu disse as páginas: 37 a 42. A instalação de redes inibidoras do fenômeno mediúnico (p. 37) me parece um ineditismo. Já a implantação de formas-pensamento (p. 38) já era falado. A implantação de vibriões era falado, mas pouco (creio). A utilização de trabalhadores encarnados como informantes me parece um ineditismo também (p. 40).

  3. Gorducho Diz:

    Não estava discordando de S/Pessoa; estava perguntando!
    Não tenho paciência pra ler isso; me parece que não vale o esforço…
     
    Trabalhadores encarnados informam o que ❓
     
     
    Achei um resumão numa entrevista c/o Klaus (será que também é alemão, dentro da tradição de paixão dos espíritas brasileiros por espíritos de lá ❓ )…
    B A T E P A P O I N F O R M A L C O M K L A U S

  4. Vinicius Diz:

    Bom, ainda não consegui ler o livro. Vi apenas que ele é organizado pelo Espírito Klaus. Em uma entrevista desse médium, ele falou dele, e isso me lembrou da relação CX e EMMANUEL. Vejam:
     
    “ No dia 05 de setembro de 2010, o Centro Espírita Casa de Redenção Joanna de Ângelis recebeu a visita do médium Agnaldo Paviani, presidente do Centro Espírita Caminho de Damasco, (…)Abaixo, disponibilizamos o resultado desse diálogo, apresentando suas principais considerações Fonte http://cejoannadeangelis.org.br/Artigos/EntrevistaAgnaldoPaviani.html
     
    Eu diria que Klaus é um espírito difícil de trabalhar. Ele é muito exigente. Vou dar um exemplo para não dizerem que estou exagerando. Recentemente eu disse a ele:
     
    — Klaus, eu não ando bem de saúde, uma dor aqui, uma dor acolá; não dá pra você pedir a uns guias, amigos seus, um passe especial, um tratamento pra mim?
     
    Aí ele me disse:
     
    — Meu filho, imagine que você vai comprar um carro e só tenha R$3.000,00. Que carro o senhor vai comprar?
     
    — Com 3.000,00! Um Gol, ou um Fusca caindo aos pedaços, e olhe lá! Respondi.
     
    Ele disse:
    — Pois é. Quando o senhor foi reencarnar, o senhor só tinha R$3.000,00.
     

    Ele tem esse humor, mas é um espírito bastante rígido, até pelo trabalho que ele faz. Em nossa casa, nós temos um TRABALHO DE CIRURGIA ESPIRITUAL QUE ELE FAZ ATRAVÉS DE MIM, TODA TERÇA-FEIRA, ÀS SEIS DA TARDE. Ele atende todas as pessoas que estão lá, todos os pacientes. Ele fica incorporado até meia noite, meia noite e meia, e atende uma média de 150, 160 pessoas toda terça-feira. Em um trabalho desses, é preciso uma organização, uma disciplina, uma postura ética. Mas eu tenho um prazer muito grande em trabalhar com o Klaus. Ele tem me ensinado muito, dentro dessa postura rígida.
     
    Nós estamos nessa parceria há quatro anos, mas ele já me acompanha há um bom tempo. Quem leu o livro Falando Francamente deve ter lido, na abertura, o meu comentário sobre o problema de saúde de minha mãe. Depois daquele acontecimento, ele disse que já me acompanhava há muito tempo, mas minha mente não tinha a abertura necessária para que ele pudesse abordar os assuntos que desejava. Foi realmente um divisor de águas, pois eu sempre tive uma formação doutrinária extremamente rígida e não dava abertura para outros assuntos, para outras considerações. Depois daquele acontecimento, isso foi possível e o Dr. Klaus se apresentou para o trabalho de psicografia.

  5. Gorducho Diz:

    Ah! também é médico… ¿alemão?
     
     
    SENHOR KLAUS, O SENHOR PODERIA NOS DAR MAIORES INFORMAÇÕES A CERCA DA AÇÃO DAS TREVAS, NOS GRUPOS ESPÍRITAS?
     
    2. Instalação de redes inibidoras do fenômeno mediúnico: É quando (em geral, graças à desarmonia nos grupos mediúnicos) as inteligências das trevas, instalam uma rede elétrica acima da cabeça dos médiuns, dificultando o intercâmbio mediúnico
    .
    Que bobagem! Veja (Sr. administrador): se é uma malha de material peri-condutor que é colocada, por que dependeria de desarmonia entre os componentes dos trabalhos mediúnicos?
    Colocam a tela e pronto!
    Desconheço que haja fundamentação Doutrinária p/esse dispositivo. Mas como sempre é enfatizado, espiritismo requer estudo permanente e nunca se sabe tudo!
     
    3. Implantação de vibriões: É quando essas mesmas inteligências recolhem nas regiões inferiores, espíritos que estão a caminho da ovoidização, esses espíritos denominados vibriões, psiquicamente “exalam” grande angustia e aflição. Uma vez aprisionados em gaiolas e implantados no ambiente da casa espírita, influenciará consideravelmente os trabalhadores da mesma.
    Muito razoável; CX já informou da existência desses seres, então engaiolá-los deve ser fácil porque não têm pernas nem braços p/reagirem; e colocar na sala dos trabalhos parece razoável. E claro que prejudicará o ambiente.
     
    4. Utilização dos próprios trabalhadores encarnados como informantes: É quando, as inteligências trevosas, utilizam de maneira mais ostensiva a invigilância dos trabalhadores da seara espírita, em verdadeiras reuniões de “tortura”, arrancam a verdade dos trabalhadores. O mais grave é que muitos “cristãos” ainda não se decidiram verdadeiramente pelo Cristo, em razão disso, fazem o papel de “agentes duplos”. Sem contar ainda, outras ações mais conhecidas no meio espírita e tantas outras, que os espíritas se quer fazem idéia.
    😮
    Parafraseando CoC… percebo o tamanho de meus pavilhões auriculares: não entendi bulhufas…

  6. Gorducho Diz:

    É… o mecanismo da relação é análogo ao do Emmânuel c/o CX.
    Bem (como sempre) observado.

  7. Gorducho Diz:

    Faltou a fonte
    http://www.agnaldopaviani.com.br/artigos/a4.html

  8. Vinicius Diz:

    “O mais grave é que muitos “cristãos” ainda não se decidiram verdadeiramente pelo Cristo, em razão disso, fazem o papel de “agentes duplos””
     
    Isso pode dar ideia de querer afastar experimentadores.
    Ou seja, se na reunião tiver alguém que questiona, discorda, categorizam como ‘agente duplo”: um cético infiltrado. Mais uma vez demonstrando que não há “ciência” nessa doutrina. é mais uma religião dogmática.
    Nem Kardec pregava isso. No livro O que é o Espiritismo diz que em reuniões espiritas tem muculmanos, judeus, quakers etc

  9. Vinicius Diz:

    “Gorducho Diz:
    MAIO 4TH, 2016 ÀS 11:00 AM
    É… o mecanismo da relação é análogo ao do Emmânuel c/o CX.”
     
    Sim, bem como o sentimento de “desvalia” , de auto culpa, de auto punição e baixa auto estima.
    As palavras não se repetem, mas as ideias são parecidíssimas. “Sou apenas um cisco” e “nada mereço”.

  10. Vinicius Diz:

    “Nem Kardec pregava isso. No livro O que é o Espiritismo diz que em reuniões espiritas tem muculmanos, judeus, quakers etc”
     
    Mas faço uma ressalva a: Kardec falava isso, mas suas ações e toda sua obra não correspondiam a isso.

  11. Vitor Diz:

    Se alguém quiser passar o OCR aí no livro (e de preferência corrigindo os erros que porventura vierem a ocorrer) para fazer uma edição que permita o mecanismo de busca por palavras agradeço.

  12. Gorducho Diz:

    Mas sério mesmo: não entendi essa de usar encarnados como informantes 😮
     
    E veja depois – claro que no serviço provavelmente não dá…- o estilo de palestra.
    ¿Que diz (depois, claro 😀 )?

  13. Vitor Diz:

    Lembra o estilo do Divaldo e do Raul Teixeira. Eles devem ter feito o mesmo curso para dar palestra.

  14. Vinicius Diz:

    “Mas sério mesmo: não entendi essa de usar encarnados como informantes :” kkkk
     
    Imagina só: um pastor da Universal, “preocupadíssimo” com a fuga de seus fieis para o Centro Espirita Universal, resolve ir lá dar uma espiada o que ocorre, conhecer os trabalhos, um “mistery shopping”….
    dizem que isso ocorre na FEESP… padres/pastores “disfarçados” realizam todos os cursos, participam de reuniões no intuito de combater o espiritismo…

  15. Vinicius Diz:

    eu mesmo, quando for na biblioteca ver o livro “Pais da Luz” , não poderei dizer que agora sou cético kkk –

  16. Vinicius Diz:

    olha um informante:
    https://www.youtube.com/watch?v=C8ojIxM9nZc

  17. Vinicius Diz:

    Vitor Diz:
    MAIO 4TH, 2016 ÀS 12:14 PM
    Lembra o estilo do Divaldo e do Raul Teixeira. Eles devem ter feito o mesmo curso para dar palestra.
     
    Ele é conferencista, dá treinamentos profissionais e palestras motivacionais:
    http://www.agnaldopaviani.com.br/

  18. Marciano Diz:

    Divaldo e Raul são dois caras que poderiam ser analisados aqui.
    Principalmente o primeiro, por sua importância para os chiquistas, que já são chiquistas/divaldistas.
    Vejam o que o próprio DPF diz de seu livro:
     
     

    Procuramos sintetizar as operações de socorro aos desencarnados vitimados pelo tsunami ocorrido no Oceano Indico, devastador e de consequências graves, que permanece ainda gerando sofrimento e desconforto, especialmente porque sucedido de outros tantos que prosseguem ocorrendo com frequência assustadora.
    Logo após, referimo-nos ao contributo especial dos Espíritos dedicados às tarefas de reencarnação dos novos obreiros, terrestres ou voluntários de outra dimensão cósmica, passando à análise dos tormentos que invadem a Terra, assim como da interferência dos Espíritos infelizes, que se comprazem em manter o terrível estado atual de aturdimento.

    Nada obstante, em todos os momentos, procuramos demonstrar a providencial misericórdia de Jesus, sempre atento com os Seus mensageiros a todas as ocorrências planetárias, minimizando as aflições humanas e abrindo espaço ao dia radioso de amanhã, que se aproxima, rico de bênçãos e de plenitude.

    Agradecendo ao Senhor de nossas vidas e aos Espíritos superiores investidos da sublime tarefa da grande transição planetária, por haver-nos concedido a honra do trabalho ao seu lado, sou o servidor devotado de sempre.

  19. Marciano Diz:

    Para mim, ele está zombando de mais de 230 mil mortos, com esse papo de transição planetária.

  20. Vinicius Diz:

    Nunca aceitei essa forma chiquista de agradecer pelo sofrimento. O que DPF quer? Que as pessoas deem graças a Deus pelo tsunami? Que os parentes dos mortos compreendam que o misericordioso Jesus agiu em favor dos 230 mil mortos??? Realmente um absurdo. Nunca vou ser grato a nenhum sofrimento da minha vida. Dizem que é aprendizado para paciência. .. Não sei como…
    Quero ver esse Divaldo e esse Raul engravatados virem falar merdas dessas ao vivo em meio a um temporal …

  21. Vinicius Diz:

    Já que Raul e Divaldo gostam tanto de viajar vao dar palestras para a Al queda.
    Ja que pregam tanto o bom sofrimento deveriam se hospedar debaixo da ponte quando forem dar palestras

  22. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    Para mim, ele está zombando de mais de 230 mil mortos
    ===============================================================
    E principalmente considero uma enorme falta de respeito & provocação gratuita para com outras culturas colocar sectarismo religioso na roda, i.e., botar “Jesus” fuçando numa catástrofe que se abateu num país 87% muçulmano.
    Tudo bem que o livro é para consumo de brasileiros, mas não deixa de ser.
    Alguns espíritas não perdem oportunidade de provocar outras religiões por debaixo daquela casca hipócrita do “respeito a todas”.
    Dou toda razão pro espírito aquele da gang que interpelou o comandante da missão (que acho seja aquele médico da múmia…).

  23. Gorducho Diz:

    Nesse comenos, Dr. White sinalizou ao padre Marcos que, rápido e seguro, desdobrou uma rede de fios luminosos e de ampla proporção, no que foi auxiliado por Ivon e Oscar, atirando-a com habilidade sobre o monturo fétido. De imediato, pudemos perceber que se tratava de uma defesa magnética, irradiando energia especial que apavorou os agressores, que certamente a conheciam, fazendo que se afastassem em tropel rápido, sem maiores perturbações para o nosso labor.
     
    Aí temos então uma rede inibidora: vê-se portanto que existem de fato ❗
     
     
    Isso, porém não justifica a sua e a intervenção nefasta dos demais, estrangeiros que são, em nossos negócios, desconhecedores dos nossos hábitos e costumes. Desde a época da colonização holandesa aqui, através da Companhia das índias, no século XVI, que nos rebelamos, os nacionais, contra os invasores de nossas terras. Timor Leste, dominada pelos portugueses, há séculos, ainda se encontra atravessada em nossa garganta. A morte não nos interrompeu os ideais libertários, e embora tenhamos retornado ao solo amado, pelos renascimentos corporais, volvemos às origens, para daqui defendermos os nossos direitos de construir a nacionalidade com as nossas próprias emoções.
    PERFEITO, ESPÍRITO ❗

  24. Vinicius Diz:

    GORDUCHO
     
    Senti falta do astro médico Dr.Bezerra no livro Transição. O que será que houve? Ninguém fala nele nesse livro, nem o Dr.Miranda !!!
     
    Esse também tem “lutas” de super heróis de quadrinhos:
     
    “O carrasco zombou, cínico, e arremeteu, furibundo: “
     
    “— Atacar! Dizimemos os impostores e ladrões! “
     
    “Como se aguardasse essa reação, O NOBRE MÉDICO CONCENTROU-SE PROFUNDAMENTE DIANTE DOS AGRESSORES E, NAQUELE HORRENDO CHAVASCAL, TRANSFORMOU-SE NUMA LÂMPADA esparzindo claridade que fez estacionar a horda que erguia os seus instrumentos de guerra: flechas, azagaias, lanças e outros de apresentação exótica. “
     
    “Tomados de surpresa, ouviram sua voz profunda e melodiosa, enérgica e poderosa, no seu próprio dialeto:
    — Arrependei-vos e dobrai-vos à vontade do Senhor dos Mundos”
    :mrgreen:

  25. Vinicius Diz:

    Isso é familiar também. Viva o CUEE.
     
    “Realmente, recordava-me de quando soaram as cornetas em nossa Colônia, naquela manhã de 6 de dezembro e todos nos recolhemos à oração, porque, de imediato, o nosso serviço de comunicações informou-nos sobre a grande tragédia, facultando-nos acompanhar os infaustos acontecimentos”

  26. Gorducho Diz:

    Bom nem tudo sempre pode ser manejado pelo Dr. Bezerra, particularmente situações árduas de combates ou operações de resgate como foi o caso.
    E aliás, como o espiritismo será a religião Universal, nem sempre só brasileiros podem controlar tudo – apesar da árvore do evangelho ter sido replantada cá, claro.
    Quem comanda a missão é o Dr. Charles White que eu imagino seja aquele que tinha uma múmia…

  27. Vinicius Diz:

    Tudo bem GORDUCHO, mas MIRANDA nem o menciona, nenhum relatório, nenhuma comunicação com ele NADA. kkkk
    é a falta de continuidade das historinhas…

  28. Vinicius Diz:

    afinal DR.BEZERRA não sairá daqui enquanto houver uma gota de lagrima :mrgreen:

  29. Gorducho Diz:

    Outro ato falho (plot hole):
    À distância, o globo terrestre movia-se quase imperceptivelmente no oceano infinito da musicalidade cósmica.
     
    Mas as “colônias” não são chumbadas encima das respectivas cidades-“mãe”?
    E CX desce via estradas tendo até uma vez usado um ekranoplano, com pousadas e níveis de esferas intermediárias.
    Cá o “espírito” relata uma visão semelhante à de astronautas em órbita não-geoestacionária, sem nada between ❗
     
    Quanto à ausência do Dr. bezerra não acho que seja furo: ele não mora em Redenção (acho :mrgreen: ) e não pode estar em todas.
    Ele tem tandtos afazeres falando nas assembleias da FEB, centros espíritas, &c… &c…

  30. Phelippe Diz:

    Quanto mais eu leio essas sandices mais cético eu fico.
    Gorducho, lembra da carta psicografada para uns conhecidos meus na qual ele, CX, afirma q os desencarnados estavam vagando sem rumo pela erraticidade? Mas qdo morremos não vamos para as tais colônias ou umbral? Pq os defuntos, nesse caso, ficaram na erraticidade? Então existem outros destinos após a morte? CX errou? Dúvidas, dúvidas, dúvidas q me atormentam.
    E sim, se as colônias ficam sobre o globo terrestre pq o espírito não as viu? Estão camufladas? O espírito é míope? Td embuste? Espíritos ñ existem? Mais dúvidas…
    Rsrsrs

  31. Vinicius Diz:

    GORDUCHO, você que já leu e lê bastante sobre espiritismo, sabe se na REVISTA ESPIRITA do KARDEC tem espíritos “ditando” coisas semelhantes?
    A unica coisa que me lembro é da casa do MOZART. os kardecistas x chiquistas debatem essa questão de colônias, mas se em kardec fala da tal casa de Mozart, as colônias não ficam tão fora assim.
     
    Não quero dizer que acredito nelas (rsrsr) mas procuro ligações com Kardec…
     
    Já leram o livro do JONH LENNON no além? Chama-se PAZ AFINAL.

  32. Vinicius Diz:

    “Phelippe Diz: MAIO 5TH, 2016 ÀS 2:33 PM
    Quanto mais eu leio essas sandices mais cético eu fico”
     
    Cara, se formos nos basear em CX para provar vida após a morte, estamos fritos.
    Por ele e por DPF temos todos cursar medicina.
    Fora da medicina não há salvacção.
    Sendo médico aqui tem emprego garantido no além.

  33. Vinicius Diz:

    Phelippe, você tem uma carta psicografada por CX?
    Nessa carta estão “vagando”?

  34. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    lembra da carta psicografada para uns conhecidos meus na qual ele, CX, afirma q os desencarnados estavam vagando sem rumo pela erraticidade?
    ===============================================================
    Não. Proveniente do Sr lembro é que descobriu o livro o qual CX certamente usou p/psicografar a cartinha aquela que menciona os mortos homenageados naquele monumento.
     
     
    ===============================================================
    mas se em kardec fala da tal casa de Mozart, as colônias não ficam tão fora assim.
    ===============================================================
    O Mozart esta(va? *) encarnado em Júpiter, não na condição de espírito (c/peri-espírito, claro).
    Quem andava errando desencarnado era o Chopin que tinha até um conjunto musical de espíritos errantes.
    Até se bem me lembro, D. Yvonne também, então 100 anos depois ele seguia nisso 🙁
    ——————————————————————————————————————————————–
     
    (*) como lé em Júpiter a vida média é 500 anos terrícolas, se algo anormal não se lhe sucedeu, provavelmente ainda esteja vivo lá.

  35. Gorducho Diz:

    Talvez o Chopin tenha reencarnado já (no Brasil, claro…):
    Asseverou-nos que sabia ser ele muito amado pelos brasileiros, o que particularmente o enternece. Mas observa que ninguém lhe dirige uma prece, e que necessita desse estímulo para as futuras tarefas que empreenderá, ao reencarnar, quando pretende
    servir a Deus e ao próximo, o que nunca fez através da música. Declarou que, salvo resoluções posteriores, pretende reencarnar no Brasil, país que futuramente muito auxiliará o triunfo moral das criaturas necessitadas de progresso, mas que tal
    acontecimento só se verificará do ano de 2000 em diante, quando descerá à Terra brilhante falange com o compromisso de levantar, moralizar e sublimar as Artes. Não poderá precisar a época exata. Só sabe que será depois do ano de 2000, e que a dita falange será como que capitaneada por Vítor Hugo, Espírito experiente e orientador a quem se acha ligado por afinidades espirituais seculares, capaz de executar missões dessa natureza
    .

  36. Vinicius Diz:

    sim, CHOPIN deve ter reencarnado em algum MC de Funk…. ou na valeska popozuda…
     
    Estou curioso por esse tema levantado pelo Phelippe.
    Que descoberta foi essa? é carta de ente querido ou livros?

  37. Vinicius Diz:

    “Quem andava errando desencarnado era o Chopin que tinha até um conjunto musical de espíritos errantes.”
    caraca, em kardec isso?

  38. Phelippe Diz:

    Oi, Vinícius.
    Não tenho a carta propriamente, ela foi psicografada p uns conhecidos aqui da minha cidade pelo CX, e nessa carta o CX afirma, ou os espíritos afirmam, q estão cansados de vagar pela erraticidade. Nada de colônias, umbral, etc. Estranho, ñ? Essa carta foi publicada pelo CX num dos seus livros.

  39. Phelippe Diz:

    Oi, Vinícius.
    Essa carta foi publicada pelo CX num dos seus livros e consta q os espíritos estão vagando. Contraria a tradição do umbral, nosso lar, etc.

  40. Phelippe Diz:

    Tentei mandar a primeira msg ñ consegui, acusou q eu já tinha enviado algo semelhante. Encurtei o texto e mandei e aí os dois foram publicados. Coisas da internet.

  41. Gorducho Diz:

    ==============================================================
    caraca, em kardec isso?
    ==============================================================
    Revue, maio ’59
    18. ? Como considerais as vossas obras musicais?
    ? Eu as prezo muito. Mas entre nós faze-mo-las melhores, sobretudo as executamos melhor. Dispomos de mais recursos.
    19. ? Quem são, pois, os vossos executantes?
    ? Temos às nossas ordens legiões de executantes, que tocam as nossas composições com mil vezes mais arte do que qualquer um dos vossos. São músicos completos. O instrumento de que se servem é a própria garganta, por assim dizer, e são auxiliados por instrumentos semelhantes a órgãos, de uma precisão e de uma sonoridade que acredito não possais compreender.
    20. ? Sois de fato errante?
    ? Sim. Isto é, não pertenço a nenhum planeta exclusivamente.
    21. ? E os vossos executantes? São, também, errantes?
    ? Errantes como eu.

  42. Gorducho Diz:

    ERRATA
    onde se lê ? leia-se – (travessão indicativo de fala)

  43. Marciano Diz:

    Vinicius Diz:
    MAIO 5TH, 2016 ÀS 3:52 PM
     
    Sendo médico aqui tem emprego garantido no além.
     
     

    ELUCIDAÇÕES DE CLARÊNCIO
    Pulsava-me precipite o coração, fazendo-me lembrar o aprendiz
    bisonho, diante de examinadores rigorosos. Vendo aquela mulher em
    lágrimas e ponderando a energia serena do Ministro do Auxílio, tremia
    dentro de mim mesmo, arrependido de haver provocado aquela audiência.
    Não seria melhor calar, aprendendo a esperar deliberações superiores? Não
    seria presunção descabida pedir atribuições de médico naquela casa, onde
    permanecia como enfermo?
    A sinceridade de Clarêncio, para com a irmã que
    me antecedera, despertara-me raciocínios novos. Quis desistir, renunciar ao
    desejo da véspera e voltar ao aposento, mas, era impossível. O Ministro do
    Auxílio, como se adivinhasse meus propósitos mais íntimos, exclamou em
    tom firme:
    – Pronto a ouvi-lo.

    Ia solicitar instintivamente qualquer serviço médico em “Nosso Lar”,
    embora a indecisão que me dominava; entretanto, a consciência me
    advertia: Por que referir-se a serviço especializado? Não seria repetir os
    erros humanos, dentro dos quais a vaidade não tolera outro gênero de
    atividade senão o correspondente aos preconceitos dos títulos nobiliárquicos, ou acadêmicos? Esta idéia equilibrava-me a
    tempo. Bastante confundido, falei:
    – Tomei a liberdade de vir até aqui, rogar seus bons ofícios para que
    me reintegre no trabalho. Ando saudoso dos meus misteres, agora que a
    generosidade do “Nosso Lar” me reconduziu à bênção da harmonia
    orgânica. Qualquer trabalho útil me interessa, desde que me afaste da
    inação.

    Clarêncio fitou-me longamente, como a identificar-me as intenções
    mais íntimas.
    – Já sei. Verbalmente pede qualquer gênero de tarefa; mas, no fundo,
    sente falta dos seus clientes, do seu gabinete, da paisagem de serviço com
    que o Senhor honrou sua personalidade na Terra.
    Até aí, as palavras dele eram jatos de conforto e esperança, que eu
    recebia no coração, com gestos confirmativos.
    Depois de uma pausa mais longa, porém, o Ministro prosseguiu:
    – Convém notar, todavia, que às vezes o Pai nos honra com a Sua
    confiança e nós desvirtuamos os verdadeiros títulos de serviço. Você foi
    médico na Terra, cercado de todas as facilidades, no capítulo dos estudos.
    Nunca soube o preço de um livro, porque seus pais, generosos, lhe
    custeavam todas as despesas. Logo depois de graduado, começou a
    receber proventos compensadores, não teve sequer as dificuldades do
    médico pobre, compelido a mobilizar relações afetivas para fazer clínica.
    Prosperou tão rapidamente que transformou facilidades conquistadas em
    carreira para a morte prematura do corpo. Enquanto moço e sadio, cometeu
    numerosos abusos, dentro do quadro de trabalho a que Jesus o conduziu.

    Ante aquele olhar firme e bondoso ao mesmo tempo, estranha
    perturbação apossara-se de mim.
    Respeitosamente, ponderei:
    Reconheço a procedência das observações, mas, se possível,
    estimaria obter meios de resgatar meus débitos, consagrando-me
    sinceramente aos enfermos deste parque hospitalar.
    – Impulso muito nobre – disse Clarêncio sem austeridade -, contudo, é
    preciso convir que toda tarefa na Terra, no campo das profissões, é convite
    do Pai para que o homem penetre os templos divinos do trabalho. O TÍTULO,
    PARA NÓS, É SIMPLESMENTE UMA FICHA; mas, no mundo, costuma representar
    uma porta aberta a todos os disparates. Com essa ficha, o homem fica
    habilitado a aprender nobremente e a servir ao Senhor, no quadro de Seus
    divinos serviços no planeta. Tal princípio é aplicável a todas as atividades
    terrestres, excluída a convenção dos setores nos quais se desdobrem. Meu
    irmão recebeu uma ficha de médico. Penetrou o templo da Medicina, mas
    sua ação, lá dentro, não se verificou em normas que me autorizem a
    endossar seus atuais desejos. Como transformá-lo, de um momento para
    outro, em médico de espíritos enfermos, quando fez questão de
    circunscrever observações exclusivamente à esfera do corpo físico? Não
    nego sua capacidade de excelente fisiologista, mas o campo da vida é muito
    extenso. Que me diz de um botânico que alinhasse definições apenas com o
    exame das cascas secas de algumas árvores? Grande número de médicos, na Terra, prefere apenas a conclusão matemática diante dos serviços de
    anatomia. Concordemos que a Matemática é respeitável, mas não é a única
    ciência do Universo. Como reconhece agora, o medico não pode estacionar
    em diagnósticos e terminologias. Há que penetrar a alma, sondar-lhe as
    profundezas. Muitos profissionais da Medicina, no planeta, são prisioneiros das salas acadêmicas, porque a vaidade lhes roubou a chave do
    cárcere. Raros conseguem atravessar o pântano dos interesses inferiores,
    sobrepor-se a preconceitos comuns e, para essas exceções, reservam-se as
    zombarias do mundo e o escárnio dos companheiros.
    Fiquei atônito. Não conhecia tais noções de responsabilidade
    profissional. Assombrava-me a interpretação do título acadêmico, reduzido à
    ficha de ingresso em zonas de trabalho para cooperação ativa com o Senhor
    Supremo. Incapaz de intervir, aguardei que o Ministro do Auxílio retomasse o
    fio das elucidações.
    – Conforme deduz – continuou ele -, não se preparou
    convenientemente para os nossos serviços aqui.

    – Generoso benfeitor – atrevi-me a dizer -, compreendo a lição e curvome
    à evidência.
    E, fazendo esforço por conter as lágrimas, pedi, humilde:
    – Submeto-me a qualquer trabalho, nesta colônia de realização e paz.
    Com um profundo olhar de simpatia, respondeu:
    – Meu amigo, não possuo apenas verdades amargas. Tenho
    igualmente a palavra de estímulo. Não pode ainda ser médico em “Nosso
    Lar”, mas poderá assumir o cargo de aprendiz, oportunamente. Sua posição
    atual não é das melhores; entretanto, é confortadora, pelas intercessões
    chegadas ao Ministério do Auxílio, a seu favor.

     
    Conclusão: não adianta ser médico!

  44. Marciano Diz:

    cx devia ser recalcado pra cacilda, pra escrever uma coisa dessas!

  45. Marciano Diz:

    Digo recalcado no sentido psicanalítico da palavra, no sentido de que cx sentia-se um cisco, realmente, e pretendia esculachar com profissionais em geral, diminuindo-os de alguma forma, como retratado em sua incursão pela “literatura” espírita, dita psicografada.

  46. Marciano Diz:

    Mecanismo de defesa de quem se sente um cisco. Espiritualmente, ele seria muito superior a qualquer profissional com simplesmente “uma ficha” na crosta.

  47. Gorducho Diz:

    No personagem AL ele distila todo recalque da infância difícil e pobre, tanto que “acusa” o cara de ter tido certa facilidade financeira pra se formar.
    Daí “se vinga” inventando um suicídio que o cara não cometeu e humilhando ele.
    O lado perverso do “santo” brasileiro…

  48. Marciano Diz:

    Se tivesse alguma “ficha”, cx, provavelmente, não diria essas coisas pela boca do fictício Clarêncio, o esclarecedor das coisas confusas de sua cabeça.

  49. Marciano Diz:

    Alguém tem culpa de ele não ter podido estudar, como queria?
    Bota lado perverso nisso!

  50. Marciano Diz:

    Estudar medicina, ainda mais naquele tempo, não era coisa para pobres nascidos no interior de uma cidadezinha.
    A culpa não é de quem teve sorte de poder estudar.
    Deve ser culpa de deus, sem a permissão do qual, nada acontece.

  51. Vinicius Diz:

    Lembrei-me do Waldo Vieira…
    Quiça AL seja inspirado no Waldo… médico…
    teve até um vídeo em que WV fala que disse ao CX que ia cair fora do espiritismo em no máximo 10 anos, por ser “estudado”, “ter curso superior” e “você não”. Que ele tinha a tarefa do esclarecimento blá blá blá…
    Enfim, CX guardava certos rancores. Notei isso até nas cartas dos testemunhos e “caçoava” dos crédulos (o tal Geraldo é um exemplo- os bois sugados por E.T.)

  52. Vinicius Diz:

    “Marciano Diz:
    MAIO 5TH, 2016 ÀS 5:35 PM
    cx devia ser recalcado pra cacilda, pra escrever uma coisa dessas!”
     
    Tem um montão de gente assim no dia a dia.
    Espiritas tem vários: mexeriqueiros, metidos a “adivinhões” (tem um aqui no meu trabalho que vive tentando fazer “leituras frias” dos incautos) , metidos a “profetas” , desfazendo de quem tem títulos academicos, reclamando de quem tem pós graduação e não falam com eles “direito” enfim…o ser humano é uma carne complicana

  53. Gorducho Diz:

    ===============================================================
    “caçoava” dos crédulos
    ===============================================================
    Muito bem observado (como sempre…)!
    CX era bem humorado – lembra quando eles (WV & ele) se mudaram pros arrabaldes de Uberaba e as vizinhas amanheceram com ele contando causos & piadas.
    Mas depois tudo que ele falava foi transformado pelos fanáticos em Palavras Sagradas.
    Então, qualquer coisa que ele dissesse, como essa dos bois, os 50 anos que JC concedeu aos terrícolas, &c.; que muito provavelmente eram brincadeiras até mesmo quiçá após sorver algum vinho, foram transformadas em Revelações.
    Daí tem gente fazendo altas palestras sobre que no ano tal o mundo vai se transformar porque CX disse.
     
    Perfeito de novo: S/Pessoa é extremamente perspicaz!
     
    Mas, claro, nem tudo é só ingenuidade: tem expressiva indústria por detrás também…

  54. Vinicius Diz:

    Agora no facebook estão enviando uma imagem de chico xavier e logo abaixo a frase: “os espíritas estão tremendo de medo de 2019”, já viu essa? kkkk
     
    Sim, palestras só para isso:
     
    http://laerciofonseca.com/imagens/palestra-gratuita-maio.jpg
    Claro, indústrias mesmo: tem palestras dessas feitas por caras que cobram por outras coisas(e não o espiritismo) então acabam conseguindo clientes.
    Conheço um psiquiatra espirita pessoalmente que faz palestras gratuitas mas que já conseguiu vários pacientes , pois estes gostaram da abordagem, da forma de falar etc etc. (pode até ser que ele acredite no que fala, mas no final das contas acaba ajudando o lado material).

  55. Gorducho Diz:

    Ou na palestra gratuita o palestrante fica mencionando seu livro…

  56. Gorducho Diz:

    O Kardec intuía isso e por isso inventou aquela história de exercício da mediunidade ter que ser gratuito – incluindo na “gratuidade” possíveis vendas secundárias de produtos ou serviços, claro.
    Só que não tem como ser assim porque o mundo não é assim e quem tem alguma habilidade a vende. Então se alguém de fato tenha essa habilidade (excepcionalíssima seria como se vê…) não tem porque não a usar p/ganhar honestamente seu pão.

  57. Marciano Diz:

    VINICIUS, bem plausível sua hipótese de que cx estava desforrando seus recalques em Waldo.
    =======================================================
    =======
    Vinicius Diz:
    MAIO 6TH, 2016 ÀS 9:51 AM
     
    Claro, indústrias mesmo: tem palestras dessas feitas por caras que cobram por outras coisas(e não o espiritismo) então acabam conseguindo clientes.
    Conheço um psiquiatra espirita pessoalmente que faz palestras gratuitas mas que já conseguiu vários pacientes , pois estes gostaram da abordagem, da forma de falar etc etc. (pode até ser que ele acredite no que fala, mas no final das contas acaba ajudando o lado material).
     
    1. Gorducho Diz:
    MAIO 6TH, 2016 ÀS 11:20 AM
    Ou na palestra gratuita o palestrante fica mencionando seu livro…
     
    2. Gorducho Diz:
    MAIO 6TH, 2016 ÀS 11:27 AM
    O Kardec intuía isso e por isso inventou aquela história de exercício da mediunidade ter que ser gratuito – incluindo na “gratuidade” possíveis vendas secundárias de produtos ou serviços, claro.

    ==============================================================
     
    Um amigo me disse, certa vez, que sexo gratuito sai caro demais, no final das contas (a propósito de um processo milionário de divórcio).
    Parece que ele tinha razão, apesar do comentário maldoso.
    Essa caridade toda, por via transversa, acaba dando lucro, bem material, para alguns espíritos, senão todos.

  58. Marciano Diz:

    Eu quis dizer “para alguns espíritas”, não para alguns espíritos, claro.
    Espíritos, se existissem, não precisariam de dinheiro, só de bônus-hora :mrgreen:

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)