Um Estudo Experimental em Hipnose e Telepatia (1968), por Stanley Krippner

Mais um estudo de telepatia com excelentes resultados. Os participantes foram pré-selecionados pela facilidade com que tinham em sonhar e lembrar dos sonhos. Basicamente, houve a formação de dois grupos, um passaria por hipnose, o outro não. Os agentes tentariam passar aos participantes por telepatia as imagens de impressões artísticas escolhidas aleatoriamente. Havia 3 condições de testes. No grupo de hipnose, os participantes diriam as imagens vindas à sua mente durante a hipnose (1ª condição), em seguida tirariam uma soneca por 45 minutos no laboratório e relatariam os sonhos que tiveram durante esse tempo (2ª condição), e por último voltariam para casa e diriam os sonhos que tiveram durante uma semana (3ª condição). Já o grupo que não passou pela hipnose deveria tentar esvaziar a mente e relatar as imagens vindas durante esse tempo, em seguida dormir por 45 minutos, e por último voltar para casa e relatar os sonhos que tiveram durante a semana. Para se ter uma ideia, quando a imagem era uma ponte, um sujeito do grupo de hipnose disse ter sonhado enquanto no laboratório com uma ponte; quando a imagem mostrava unicórnios, outro membro do grupo de hipnose se referiu especificamente a cavalos na 1ª e 2ª condições. Quando o alvo era o quadro “Crucificação” de Dali, um sujeito do grupo de hipnose se referiu a “cruzes” na 2ª condição e a “Dali” na 3ª condição. Com correspondências tão precisas assim, pergunto-me como é possível se duvidar ainda da existência da telepatia? Para ler o artigo em português, clique aqui. Para ler o artigo em inglês, clique aqui.

133 respostas a “Um Estudo Experimental em Hipnose e Telepatia (1968), por Stanley Krippner”

  1. Mariana Diz:

    Oi Vitor, tudo bem?
    Muito bom o artigo, continue postando esses estudos psi, por favor!
    Só uma dúvida, quando eles falam que “Os resultados obtidos em cada uma das três condições sugerem que efeitos telepáticos foram gerados neste estudo. No entanto, os resultados significativos foram distribuídos de uma forma incomum. Para a primeira condição, apenas as classificações dos Ss sem hipnose foram significativas. Para a segunda condição, apenas as classificações dos juízes para o grupo de hipnose foram significativas. Para a terceira condição, apenas as classificações dos juízes para o grupo de não hipnose foram significativas.” Não significaria que por exemplo se o grupo em um dos casos da hipnose por exemplo, foi significativa, mas o da não hipnose não foi significativa, isso não anularia os resultados positivos? Ou no geral juntando os significativos e não significativos, a significância em cada fase, juntando os dois grupos, ainda segue a frente? Obrigada, grande abraço!

  2. Vitor Diz:

    Oi, Mariana
    antes de tudo, grato. O trecho que você selecionou tinha um problema na tradução, na parte “grupo de não hipnose”, deveria ser “grupo sem hipnose”.
    .
    Sobre a sua pergunta, a significância do grupo com hipnose na segunda condição foi altíssima, e nas duas condições (com material associativo e sem):
    .
    “os Ss no grupo de hipnose atingiram significância durante a segunda condição, tanto com quanto sem o material associativo (F = 18,69, p < 0,001; F = 19,28, p < 0,001; respectivamente)." . Respondendo, a significância segue na frente. Digo isso porque estudos significativos por puro acaso deveriam ocorrer apenas em 5% dos casos, e além daqueles resultados, obtivemos: . a) Os Ss no grupo sem hipnose atingiram significância para a primeira condição (F = 5,99, p < 0,05). . b) Com base nas classificações dos juízes, os Ss no grupo sem hipnose atingiram significância durante a terceira condição, quando os sonhos e imagens foram utilizados sem material associativo (F = 7,43, p < 0,01) e quando as associações foram combinadas com os sonhos e as imagens (F = 6.08, p < .05). . Note que, quando maior o F, menor a chance de o resultado ser obtido por puro acaso. Enfim, para anular essas resultados, muitos resultados sem significância precisariam ser obtidos.

  3. Mariana Diz:

    Ok Vitor! muito obrigada pelos seus esclarecimentos! agora compreendi! e muito obrigada por seu cuidado com o tema e grande gentileza como sempre! abraço!

  4. MONTALVÃO Diz:

    /
    “o grupo que não passou pela hipnose deveria tentar esvaziar a mente”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: como é que se faz para “tentar” esvaziar a mente?
    .
    E se o esvaziamente não ocorrer, como fica? Cheia?
    /
    /

    “Para se ter uma ideia, quando a imagem era uma ponte, um sujeito do grupo de hipnose disse ter sonhado enquanto no laboratório com uma ponte; quando a imagem mostrava unicórnios, outro membro do grupo de hipnose se referiu especificamente a cavalos na 1ª e 2ª condições. Quando o alvo era o quadro “Crucificação” de Dali, um sujeito do grupo de hipnose se referiu a “cruzes” na 2ª condição e a “Dali” na 3ª condição.
    .
    Com correspondências tão precisas assim, pergunto-me como é possível se duvidar ainda da existência da telepatia?
    /.
    CONSIDERAÇÃO: a resposta está no próprio artigo, bem no início:
    /
    ————————–.
    Os resultados sugerem que:
    – (a) os pensamentos de alguém podem aparecer na imageria de outra pessoa, e
    – (b) a hipnose pode acelerar tal “processamento telepático”.
    .
    Constatou-se a necessidade de mais estudos.
    .
    Resultados que “sugerem” e “necessidade de mais estudos” sugere que é temerário abraçar psi, pois há o risco de abraçar o vazio. Sério risco…

  5. Vitor Diz:

    MONTALVÃO DISSE: ” como é que se faz para “tentar” esvaziar a mente?”
    .
    “Algumas pessoas acham útil pensar em uma tela de cinema em branco na qual algumas imagens podem aparecer.”
    .
    MONTALVÃO DISSE: “E se o esvaziamente não ocorrer, como fica? Cheia?”
    .
    Sim. De imagens.
    .
    MONTALVÃO DISSE: “Resultados que “sugerem” e “necessidade de mais estudos” sugere que é temerário abraçar psi, pois há o risco de abraçar o vazio. Sério risco…”
    .
    Mas como os resultados foram vastamente replicados, o risco se revelou irreal.

  6. Maruzio Diz:

    “o grupo que não passou pela hipnose deveria tentar esvaziar a mente”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: como é que se faz para “tentar” esvaziar a mente?
    .
    E se o esvaziamente não ocorrer, como fica? Cheia?
    …..
    Meu filho, esvaziar a mente é uma figura de linguagem. Ninguém “esvazia a mente”. O que se tenta é controlar os pensamentos (coisa que o filhinho não deve fazer).
    A intuição pertence ao domínio dos arquétipos. Nosso Self junta pedaços de informação. Se você estiver pensando em pizza e futebol, o acesso à intuição fica prejudicado. Se você pensa em uma tela em branco, direciona a mente a um fluxo único e permite que surjam imagens arquetípicas.

  7. Maruzio Diz:

    “Resultados que “sugerem” e “necessidade de mais estudos” sugere que é temerário abraçar psi, pois há o risco de abraçar o vazio. Sério risco…”
    .
    Esse seu non-sequitur é um absurdo! Deixe de ser materialista!

  8. Vinicius Diz:

    Maruzio, consegue controlar seus pensamentos de forma a somente pensar aquilo que for melhor?

  9. Eu Sou a Universal Diz:

    Essa coisa de telepatia é mais um truque do diabo, apenas isso. O diabo inspira e coloca desejos, imagens e coisas que causem satisfação na cabeça das pessoas. São as tentações. Muitas cedem.

  10. Maruzio Diz:

    consigo.

  11. Marciano Diz:

    Por que será que os não-materialistas, os crentes, são tão arrogantes e mal-educados?
    Como este tópico é mais uma repetição dos anteriores, nem vou ver a resposta deselegante que provavelmente se seguirá.
    Fico no aguardo de algo que valha a pena ser discutido.
    Bye.

  12. Ronaldo Maggi Diz:

    Discobri esse blog tem pouco tempo. Vocês falam de assuntos interessantes. Eu fico muito confuso por que todo mundo é tão inteligente mas ninguém fica de acordo com ninguém. Quando eu leio um acho que ta certo mas quando leio outro fico em dúvida.
    Esse negócio de transmissão de pensamentos sempre me atraiu mas eu achava que era um dom de algumas pessoas e agora to confuso. Queria saber como a gente consegue controlar os pensamentos pra poder esvasiar a mente. Eu li o artigo mas não entendi nada. É só pensar numa tela de cinema em branco? Qualquer pessoa pode transmitir pensamentos?

  13. MONTALVÃO Diz:

    /
    MONTALVÃO DISSE: ” como é que se faz para “tentar” esvaziar a mente?”
    .
    VISONI: “Algumas pessoas acham útil pensar em uma tela de cinema em branco na qual algumas imagens podem aparecer.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: outras pessoas acham útil pensar num ponto preto projetado num fundo branco… tem quem se concentre na imagem de um macaco pelado plantando bananeira… vale tudo, os fins justificam os meios. O problema é o “tente”: isso é o mesmo que dizer “fracasse”! A instrução tem que ser imperativa: “esvazie a sua mente!” Se o mente-cheia não souber como e o guru quiser fazer trabalho limpo deverá acrescentar à instrução algo mais ou menos assim:
    .
    GURU FALANDO: “se não souber como esvaziar sua mente, não se preocupe, pois mente não se esvazia, o que quero dizer é que deve manter a mente focada num único estímulo, como se nada mais houvesse no mundo em que pensar. Caso não o consiga, utilize uma das técnicas a seguir descritas…”
    .
    Isso sim, é trabalho de guruzão!
    /
    ./
    MONTALVÃO DISSE: “E se o esvaziamente não ocorrer, como fica? Cheia?”
    .
    VISONI: Sim. De imagens.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: o que é o mais provável ocorrer: poucos conseguem segurar a mente focada por tempo expressivo. Para tanto necessário longo e constante treino. O normal é, aos poucos, a mente voltar a se encher de pensamentos.
    /
    /
    MONTALVÃO DISSE: “Resultados que “sugerem” e “necessidade de mais estudos” sugere que é temerário abraçar psi, pois há o risco de abraçar o vazio. Sério risco…”
    .
    VISONI: Mas como os resultados foram vastamente replicados, o risco se revelou irreal.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: aí retornamos às discussões…
    /
    /
    Maruzio Diz:
    .
    “o grupo que não passou pela hipnose deveria tentar esvaziar a mente”
    /.
    MONTALVÃO: como é que se faz para “tentar” esvaziar a mente?
    .
    E se o esvaziamente não ocorrer, como fica? Cheia?
    …..
    MARUZIO: Meu filho, esvaziar a mente é uma figura de linguagem. Ninguém “esvazia a mente”. O que se tenta é controlar os pensamentos (coisa que o filhinho não deve fazer).
    /.
    CONSIDERAÇÃO: deves conhecer minha mente melhor que’u pra saber que não a controlo…
    .
    E esse trem de “tentar” é orientação de e pra jacu. A ordem correta é: “controle sua mente”. “Se não souber como”, aí sim, “[strong]tente[/strong] uma das técnicas que disponibilizamos…
    .
    Figura de linguagem… que figura de linguagem é “esvaziar a mente”? ao menos algo correto proferiu: ninguém esvazia a mente… ou quase ninguém…
    /
    /
    MARUZIO: A intuição pertence ao domínio dos arquétipos. Nosso Self junta pedaços de informação. Se você estiver pensando em pizza e futebol, o acesso à intuição fica prejudicado. Se você pensa em uma tela em branco, direciona a mente a um fluxo único e permite que surjam imagens arquetípicas.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: o que diz é muito junguiano para o meu gosto… e não condiz com o que seja intuição, e não tem essa de “acesso à intuição”. Intuição pode ser, grosso modo, “traduzida” por “pensamento direto”. É aquele “flash” que não passa pelas vias normais do raciocínio: surge na mente consciente pronto e acabado. Só que a intuição é sintética, a depender do que seja vai necessitar de lenta elaboração raciocinada para tornar o que foi intuído útil.
    .
    Sem considerar que a mór parte de nossas intuições são falhadas…
    /
    /

    “Resultados que “sugerem” e “necessidade de mais estudos” sugere que é temerário abraçar psi, pois há o risco de abraçar o vazio. Sério risco…”
    .
    MARUZIO: Esse seu non-sequitur é um absurdo! Deixe de ser materialista!
    /.
    CONSIDERAÇÃO: doidou é? Adadonde viu non-sequitur? O máximo que poderia dizer é que foi piada sem graça (não posso agradar a todos).
    .
    Agora, veja como são as coisas: quem acusa comete o crime! Desde que dia, mês e ano questionar a realidade de PSI implica em ser materialista? Psi é espiritualismo? Pense.
    /
    /
    Maruzio e Mariana seriam farinha, digo, esposo um e esposa outra, umdoutro?
    .
    Suspeito, do verbo desconfio, que os conheço dalgum lugar…
    .
    Mas isso não importa, o que importa é que o último a sair feche a porta…

  14. MONTALVÃO Diz:

    /
    Eu Sou a Universal Diz:
    .
    Essa coisa de telepatia é mais um truque do diabo, apenas isso. O diabo inspira e coloca desejos, imagens e coisas que causem satisfação na cabeça das pessoas. São as tentações. Muitas cedem.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: é ilso aí, pastor: arresolveu o pobrema!
    .
    E vou dizer mais: não é só o diabo, o capeta e o cramunhão participam desse engodo. Está cientificamente provado que as cabeças das pessoas, inclusive a nossa, são portas abertas para a influência demoníaca e belzebuica, a diferença é que algumas cabeças são mais abertas que as que são menos abertas, assim mais ideias de jerico penetram naquelas e menos nessas. É por isso que não temos culpa das besteiradas que pensamos, nem das telepatias que enviamos, ou recebemos. Tendo em conta que nossas cabeças são assim mesmo, abertas, e quem lá dentro joga lixo é o coisa-ruim, no final estamos todos perdoados. Amém!

  15. Maruzio Diz:

    o que diz é muito junguiano para o meu gosto… e não condiz com o que seja intuição, e não tem essa de “acesso à intuição”. Intuição pode ser, grosso modo, “traduzida” por “pensamento direto”. É aquele “flash” que não passa pelas vias normais do raciocínio: surge na mente consciente pronto e acabado. Só que a intuição é sintética, a depender do que seja vai necessitar de lenta elaboração raciocinada para tornar o que foi intuído útil.
    .
    Sem considerar que a mór parte de nossas intuições são falhadas…
    /////
    Essa é a SUA forma de ver as coisas e não quer dizer que esteja correta. Problema o seu se você não gosta de Jung. Eu gosto de algumas coisas. Eu ainda não conheci ninguém com autoridade plena para falar sobre intuição, nem para defini-la.
    E se a sua intuição não funciona, não quer dizer que a de outras pessoas seja a mesma coisa. Não generalize.

  16. Maruzio Diz:

    Para mim não é ofensa ser farinha do mesmo saco de Mariana. Seria ofensa ser igual a você e seu alter ego Marciano, que usam de retórica para confundir os participantes.

  17. Maruzio Diz:

    Senhor Universal,
    Edir Macedo é uma bich*** louca que fala pela bund***
    Ele é satanás em pessoa.

  18. Eu Sou a Universal Diz:

    Disse assim o Sr Maruzio: “Senhor Universal,
    Edir Macedo é uma bich*** louca que fala pela bund***
    Ele é satanás em pessoa.”
    ///////////////////////////////////////////
    R: Eu dei um print dessa tela, imprimi e coloquei o no altar para amanhã na sessão de libertação das sextas isso aí o que o sr disse para ser queimado com Fogo Santo e fogo fogo , fogo de chamas físicas que destroem. Esse demônio que levou o sr a dizer isso vai sair do sr. Não foi o sr que disse isso, foi o que está dentro do sr e que não pode resistir a Luz. Se sexta durante o dia e principalmente a noite o sr se tremer, tiver tonturas, suores, ouvir vozes, saiba que é a batalha espiritual que está sendo travada para lhe libertar. Comprei a sua briga com o MAL sr Maruzio. A paz meu irmão.

  19. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Montalvão, o sr é um irônico do bem. Tem ouvido os antigos hinos?

  20. Vitor Diz:

    Montalvão, Maruzio e Marciano,
    cada um de vocês foi ofensivo ou revelou certo preconceito com os participantes.
    .
    O Maruzio por ter dito “Deixe de ser materialista!” revelou preconceito com os materialistas. Não há problema algum em ser materialista. E ainda disse que “Seria ofensa ser igual a você e seu alter ego Marciano”
    .
    O Marciano também foi preconceituoso e ofensivo, quando disse: “Por que será que os não-materialistas, os crentes, são tão arrogantes e mal-educados?” Generalizou completamente.
    .
    O Montalvão disse “Maruzio e Mariana seriam farinha, digo, esposo um e esposa outra, um doutro? Suspeito, do verbo desconfio, que os conheço dalgum lugar…”, insinuando ou que seriam a mesma pessoa, ou que estariam juntos, ou que se conheciam. E embora a comparação com a Mariana não seja ofensiva, a expressão “farinha do mesmo saco” tem um tom pejorativo em si mesma.
    .
    Peço que todo mundo se acalme. Não quero saber de ataques ou insinuações nos próximos posts. Estão avisados.

  21. Eu Sou a Universal Diz:

    Amigo Marciano, já deixou o excesso de bebidas e o excesso de mulheres? Vai devagar amigo.

  22. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Vitor, o senhor não destacou o diabo através sr Maruzio também atacando a figura do Lider Edir Macedo. Atacou de forma bem agressiva. Mas esse demônio a mando de satanás, já está derrotado e vai sair do sr Maruzio.

  23. Vitor Diz:

    RONALDO MAGGI DISSE: “Eu li o artigo mas não entendi nada. É só pensar numa tela de cinema em branco?”
    .
    Ronaldo, não há uma técnica única para “esvaziar os pensamentos”. É dito inclusive: “Algumas pessoas não usam uma tela ou um quadro, pois as imagens simplesmente surgem do nada. Você pode usar qualquer técnica que desejar. ”
    .
    RONALDO MAGGI DISSE: “Qualquer pessoa pode transmitir pensamentos?””
    .
    Eu acho que transmitir sim, o problema é a outra pessoa que supostamente deve receber os pensamentos… de preferência tal pessoa para captar melhor os pensamentos deve estar em algum estado em que as ocorrências do cotidiano não atrapalhem, como do sono, ou hipnose, ou transe. Também essa pessoa não deve ser cética do fenômeno, pois ela pode bloquear que os pensamentos transmitidos cheguem à consciência.

  24. Vitor Diz:

    Oi, pastor
    “Sr Vitor, o senhor não destacou o diabo através sr Maruzio também atacando a figura do Lider Edir Macedo.”
    .
    É porque o Edir não é participante aqui da lista. Eu me preocupo mais com os participantes da lista do que com figuras públicas. Mas o senhor tem razão, foi um ataque desnecessário.

  25. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Vitor, o sr respondeu ao sr Ronaldo que as pessoas podem transmitir pensamentos. Não é convencido que são demônios que falam aos ouvidos? O sr acha mesmo que o paranormal existe sem a presença de entidades intermediando ? Paranormal não existe, são entidades a falarem. O homem não pode produzir nada sozinho de fenômenos.

  26. MONTALVÃO Diz:

    /
    MONTALVÃO disse: o que diz é muito junguiano para o meu gosto… e não condiz com o que seja intuição, e não tem essa de “acesso à intuição”. Intuição pode ser, grosso modo, “traduzida” por “pensamento direto”. É aquele “flash” que não passa pelas vias normais do raciocínio: surge na mente consciente pronto e acabado. Só que a intuição é sintética, a depender do que seja vai necessitar de lenta elaboração raciocinada para tornar o que foi intuído útil.
    .
    Sem considerar que a mór parte de nossas intuições são falhadas…
    /////
    Maruzio: Essa é a SUA forma de ver as coisas e não quer dizer que esteja correta. Problema o seu se você não gosta de Jung. Eu gosto de algumas coisas. Eu ainda não conheci ninguém com autoridade plena para falar sobre intuição, nem para defini-la.
    E se a sua intuição não funciona, não quer dizer que a de outras pessoas seja a mesma coisa. Não generalize.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: meu caro, gostar de Jung eu gosto, mas não significa que tenho que concordar com ele. Gosto do Visoni, embora não pareça, mas discordo dele em muitas coisas. Tenho dezenas de amigos com quem não concordo, e gosto de todos…
    .
    Se você não conheceu ninguém para falar de intuição, pode falar comigo: quem sabe se conversando não chegamos a melhor esclarecimento? Já lhe passei uma pincelada geral do que penso que seja intuição: pode partir daí e apresentar seu ponto de vista.
    .
    O ruim é não saber e falar como se soubesse…
    /
    /
    Maruzio: Para mim não é ofensa ser farinha do mesmo saco de Mariana. Seria ofensa ser igual a você e seu alter ego Marciano, que usam de retórica para confundir os participantes.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: Mas não falei ofensivamente, gosto muito da Mariana, inclusive queria perguntar a ela quem é esse Montolavao a quem se referiu como grande pensador: procurei pelo nome na internet e nada achei… e contra sua pessoa, Maruzio, também nada contra, porém vejo que não vou concordar com algumas de suas ideias…
    /
    /
    “Disse assim o Sr Maruzio: “Senhor Universal,
    Edir Macedo é uma bich*** louca que fala pela bund***
    Ele é satanás em pessoa.””
    ///////////////////////////////////////////
    R: Eu dei um print dessa tela, imprimi e coloquei o no altar para amanhã na sessão de libertação das sextas isso aí o que o sr disse para ser queimado com Fogo Santo e fogo fogo , fogo de chamas físicas que destroem. Esse demônio que levou o sr a dizer isso vai sair do sr. Não foi o sr que disse isso, foi o que está dentro do sr e que não pode resistir a Luz. Se sexta durante o dia e principalmente a noite o sr se tremer, tiver tonturas, suores, ouvir vozes, saiba que é a batalha espiritual que está sendo travada para lhe libertar. Comprei a sua briga com o MAL sr Maruzio. A paz meu irmão.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: ó, Maruzio, cê vai tremer mesmo! Macedo é mais que tremendo, é tremendão!
    .
    Pastor, gosto de você, mas realmente tenho que concordar com o Maruzio: quanto à bicheza do Macedo não sei dizer, mas que o sujeito é indigesto não tem dúvidas!
    .
    Põe, por favor, também meu nome na fogueira: com esse frio que tá fazendo qualquer calorzinho é bem-vindo…
    .
    Abração.

  27. Vitor Diz:

    Oi, Pastor
    respondendo:
    .
    a) “Não é convencido que são demônios que falam aos ouvidos? O sr acha mesmo que o paranormal existe sem a presença de entidades intermediando?”
    .
    Se fossem demônios falando aos ouvidos, um microfone ou um gravador colocado junto ao ouvido captaria o som do demônio falando. Não conheço nenhum teste do tipo que tenha capturado a voz do demônio. É claro que teríamos que assegurar que o próprio “encapetado” não produzisse as vozes por ventriloquismo.
    .
    b) “Paranormal não existe, são entidades a falarem. O homem não pode produzir nada sozinho de fenômenos.”
    .
    Mas não foi o próprio Jesus que disse “Aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas?”

  28. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Vitor, pensamentos não podem ter o som captado. O demonio não vai falar a pensamentos com voz audível, é obvio. E quanto a fazer obras, não é SOZINHO, é CRENDO. Uma entidade do bem (Cristo) intermedia.

  29. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Montalvão, se quer fogo, sabe onde buscar…

  30. Vitor Diz:

    Oi, Pastor
    mas se o demônio não vai falar a pensamentos com voz audível, como ele faz? Ele usa telepatia?

  31. Eu Sou a Universal Diz:

    São entidades, tem poder. O ser humano não tem poder. Ou vc acha que entidades demoníacas fazem carros baterem, lojas falirem, casamentos acabarem, viciados usarem mais e mais drogas por telepatia? Na África existe uma magia que faz um raio em plena luz do dia cair em uma pessoa vítima de trabalhos de feitiçaria para esse fim de destruição. Isso não é telepatia, vc não pode falar ao “ouvido” de um raio. São poderes. Assim como as entidades projetam imagens na mente e inspiram vícios. Elas tem lá os seus poderes, porém limitados.

  32. Vitor Diz:

    Oi, Pastor
    me diga uma coisa, o que provaria ao senhor que os seres humanos possuem “poder” sem a intermediação de uma entidade demoníaca ou do bem, como Jesus? Que tipo de teste lhe convenceria do contrário? Há algum teste possível que o fizesse mudar de ideia quanto a isso?

  33. MONTALVÃO Diz:

    /
    Eu Sou a Universal Diz:
    .
    Sr Montalvão, o sr é um irônico do bem. Tem ouvido os antigos hinos?
    /.
    CONSIDERAÇÃO: prezado pastor, sempre que posso ouço hinos e corinhos, gosto dos antigos, conforme lhe falei, tipo Luiz de Carvalho, Vitorino Silva, Feliciano Amaral. De Gospel não gosto, nem das músicas nem dos cantores: quase todos são metidos a estrela e ficam fazendo firulas com a voz, pra mostrar que são bambambans…
    .
    Veja que bela interpretação de Feliciano Amaral:
    https://www.youtube.com/watch?v=dvbwc_GjOEI&index=17&list=PLE0FEE73909A1D092
    /
    E essa, maravilhosa, de Vitorino Silva:
    https://www.youtube.com/watch?v=ps0vuiEOHxE

  34. Gorducho Diz:

    A canção preferida de CX que eu saiba era essa.

  35. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Não quero saber de ataques ou insinuações nos próximos posts. Estão avisados.”

  36. MONTALVÃO Diz:

    /
    b) “Paranormal não existe, são entidades a falarem. O homem não pode produzir nada sozinho de fenômenos.”
    .
    VISONI: Mas não foi o próprio Jesus que disse “Aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas?”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: Visoni lendo a Bíblia? Pensei já vira de tudo…
    .
    Telepata Jesus não foi. Clarividente pode ser… Telecinecista é defensável… Agora: cadê os crentes em Jesus fazendo as obras que ele fez, e maiores?

  37. Maruzio Diz:

    O ruim é não saber e falar como se soubesse…
    .
    Eu admito que não sei de tudo, mas sei que há sim gente que tem intuição BEM afiada.

  38. Maruzio Diz:

    Eu dei um print dessa tela, imprimi e coloquei o no altar para amanhã na sessão de libertação das sextas isso aí o que o sr disse para ser queimado com Fogo Santo e fogo fogo , fogo de chamas físicas que destroem.
    /.
    Só se for o fogo da bund*** do Exu Macedo.
    /.
    Esse demônio que levou o sr a dizer isso vai sair do sr.
    Não foi o sr que disse isso, foi o que está dentro do sr e que não pode resistir a Luz.
    /.
    Pera aí q vou ali no banheiro despejar o que tá dentro de mim e não pode resistir à luz.
    /.
    Se sexta durante o dia e principalmente a noite o sr se tremer, tiver tonturas, suores, ouvir vozes, saiba que é a batalha espiritual que está sendo travada para lhe libertar.
    /.
    Sexta vou tremer, ter tonturas, suores e ouvir vozes. É o dia de encarar a patroa.
    /.
    Comprei a sua briga com o MAL sr Maruzio. A paz meu irmão.
    /.
    Minha briga com o mal ou a sua briga interna por dar sentido à sua vida?

  39. MONTALVÃO Diz:

    /
    “mas se o demônio não vai falar a pensamentos com voz audível, como ele faz? Ele usa telepatia?”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: a telepatia, de há muito, queimou no inferno. O cão usa outra força: o sussurro místico…

  40. Maruzio Diz:

    Sr Montalvão, se quer fogo, sabe onde buscar…
    /.
    Recomendo ficar longe do Charmander Gospel.

  41. Maruzio Diz:

    Telepata Jesus não foi. Clarividente pode ser… Telecinecista é defensável… Agora: cadê os crentes em Jesus fazendo as obras que ele fez, e maiores?
    /.
    Jesus with lasers na cabeça dos cristãos.
    Na realidade, só um homem…quiçá uma fraude histórica.

  42. Maruzio Diz:

    Salomão não dá sorte mesmo….outra vez?
    https://www.jornaldopais.com.br/templo-de-salomao-pode-ser-demolido-em-sao-paulo-por-fraude-em-obtencao-de-alvara-e-obstrucao-da-justica/

  43. Vitor Diz:

    Maruzio,
    peço para não ofender a figura do Macedo, já que claramente o “Eu Sou a Universal” o admira. Fica sendo uma forma de provocação. Não há problema se quiser discutir com ele a honestidade do Macedo, o trabalho dele, desde que não ocorram acusações gratuitas.

  44. MONTALVÃO Diz:

    /
    Eu Sou a Universal Diz:
    .
    São entidades, tem poder. O ser humano não tem poder. Ou vc acha que entidades demoníacas fazem carros baterem, lojas falirem, casamentos acabarem, viciados usarem mais e mais drogas por telepatia? Na África existe uma magia que faz um raio em plena luz do dia cair em uma pessoa vítima de trabalhos de feitiçaria para esse fim de destruição. Isso não é telepatia, vc não pode falar ao “ouvido” de um raio. São poderes. Assim como as entidades projetam imagens na mente e inspiram vícios. Elas tem lá os seus poderes, porém limitados.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: o que faz carros baterem são falta de atenção ao volantes, defeitos nos veículos, cachaça e fatalidades…
    .
    O que faz lojas faliram é má administração, roubos e furtos e contingências da economia.
    .
    O que faz casamentos acabarem são incompatibilidades entre os casais.
    .
    O que faz viciados usarem mais droga é o anseio de reviver iguais sensações que nos primeiros usos.
    .
    Se telepatia funcionasse os traficantes estariam muito felizes…
    ./
    /
    “Na África existe uma magia que faz um raio em plena luz do dia cair em uma pessoa vítima de trabalhos de feitiçaria para esse fim de destruição. “
    /.
    CONSIDERAÇÃO: No Haiti há pessoas que ferem outras a distância usando bonecos que as representam; no Brasil despachos variados provocam males múltiplos nas vítimas.
    .
    E, em todos lugares há quem acredite nessas superstições…

  45. Maruzio Diz:

    Maruzio,
    peço para não ofender a figura do Macedo, já que claramente o “Eu Sou a Universal” o admira. Fica sendo uma forma de provocação. Não há problema se quiser discutir com ele a honestidade do Macedo, o trabalho dele, desde que não ocorram acusações gratuitas.
    .
    Peço que o Universal não venha com sua palhaçada gospel pq me ofende. É uma via de mão dupla, não acha? Por que ele tem o direito de dizer que eu vou queimar no fogo de gehena e eu não posso dizer o que eu acho do charmander gospel?

  46. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Eu admito que não sei de tudo, mas sei que há sim gente que tem intuição BEM afiada.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: tudo bem, bom que conheça gente boa de intuição, mas o desafio foi discutir (discutir produtivamente) o assunto, buscando melhor compreensão… ou prefere continuar sem saber?

  47. Maruzio Diz:

    Ele diz q eu sou possuído e eu tenho de aceitar?

  48. Maruzio Diz:

    tudo bem, bom que conheça gente boa de intuição, mas o desafio foi discutir (discutir produtivamente) o assunto, buscando melhor compreensão… ou prefere continuar sem saber?
    /.
    Defina saber. Vamos começar a discussão na mesma página.

  49. Vitor Diz:

    Maruzio,
    “Peço que o Universal não venha com sua palhaçada gospel pq me ofende. É uma via de mão dupla, não acha? Por que ele tem o direito de dizer que eu vou queimar no fogo de gehena e eu não posso dizer o que eu acho do charmander gospel?”
    .
    Ele não disse que você vai queimar no fogo do inferno, disse que suas palavras sobre o Bispo são para ser queimadas com fogo. Embora você não goste da “palhaçada gospel” do “Eu Sou a Universal”, ele me parece ter boas intenções, honesto em sua fé e educado.

  50. Vitor Diz:

    Maruzio,
    você tem direito de impor limites ao caráter religioso das mensagens do “Eu Sou a Universal” dirigidas a sua pessoa, mas sempre com respeito, ok? Basta dizer, “Olha, pastor, não diga que tenho o diabo no corpo, isso me ofende, tudo bem?”

  51. Maruzio Diz:

    “ele me parece ter boas intenções, honesto em sua fé e educado.”
    /.
    Educado ao dizer que sou possuído/intermediário do demônio?
    Vejamos as evidências:
    “Sr Vitor, o senhor não destacou o diabo através sr Maruzio também atacando a figura do Lider Edir Macedo. “Esse demônio que levou o sr a dizer isso vai sair do sr.”
    “Não foi o sr que disse isso, foi o que está dentro do sr e que não pode resistir a Luz.”
    .
    Ou seja, ele pode dizer esse tipo de coisa que me ofende, pq é “educado”, ainda q ofensivo, e eu não posso falar o que penso em um tom menos polite.
    Muda alguma coisa se um falar: O honorável pastor Edir Macedo é um uranista que palestra através das partes carnudas e globulares logo acima das coxa.
    Vê que não há diferença?

  52. Maruzio Diz:

    PARA O SR. PASTOR:
    Olha, pastor, não diga que tenho o diabo no corpo, isso me ofende, tudo bem?

  53. Vitor Diz:

    Então, Maruzio, eu concordei com você na parte do diabo. Mas o pastor não vê isso como algo ofensivo, nem como culpa sua, para ele é como uma doença, tipo “vc foi picado pelo mosquito da dengue, não é culpa sua”. Você não tem culpa de ter sido picado pela dengue, nem dizer que fulano está com dengue é ofensivo. É claro que você tem todo o direito de pedir que ele não diga mais que você está sendo obsediado pelo capeta.

  54. Maruzio Diz:

    Reze em silêncio, oh Universal.
    Tb rezarei para que você abra seus olhos para a verdade sobre sua seita.
    O que quero mesmo é discutir com o Sr. Montalvão sobre intuição.

  55. Vitor Diz:

    Bem melhor, Maruzio!

  56. Maruzio Diz:

    É claro que você tem todo o direito de pedir que ele não diga mais que você está sendo obsediado pelo capeta.
    .
    Pois é… ando de saco cheio de ter de aguentar esses crentes bitolados falando que tudo é o capeta e que todo mundo, exceto eles, é claro, foram abduzidos pelo tinhoso e vão queimar no fogo do inferno. As vezes me excedo, mas sem remorso.

  57. Eu Sou a Universal Diz:

    Olha, eu vou entrar em Jejum o dia todo de amanhã pelo Sr Maruzio, não me ofende, pois sei que não é ele quem fala, mas o que está dentro dele. Quantas ameaças de morte recebo de pessoas incorporadas quase sempre? É normal isso Sr Vitor. Sr Maruzio, o sr será libertado disso. A distância é mais difícil. Mas vá a um templo de sua confiança ou agrado e confira se é mentira as manifestações demoníacas. Um abraço Sr Maruzio, paz irmão.

  58. Vitor Diz:

    Oi, Pastor
    o Maruzio pediu explicitamente para o senhor não mais dizer que ele está incorporado pelo capeta. Acha que pode respeitar esse pedido dele?

  59. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Vitor, me desculpe , enviei antes de ler o seu pedido, pode apagar a mensagem então.

  60. Eu Sou a Universal Diz:

    Disse o Sr Montalvão : MONTALVÃO Diz:
    AGOSTO 24TH, 2017 ÀS 2:59 PM

    /.
    CONSIDERAÇÃO: o que faz carros baterem são falta de atenção ao volantes, defeitos nos veículos, cachaça e fatalidades…
    .
    O que faz lojas faliram é má administração, roubos e furtos e contingências da economia.
    .
    O que faz casamentos acabarem são incompatibilidades entre os casais.
    .
    O que faz viciados usarem mais droga é o anseio de reviver iguais sensações que nos primeiros usos.
    .
    Se telepatia funcionasse os traficantes estariam muito felizes…
    /////////////////////////////////
    Poxa, como o sr simplifica as coisas. Esqueceu mesmo das Verdades amigo. Está a ignorar o inimigo de nossas almas. O sr tem conhecimento.

  61. Maruzio Diz:

    Estou me segurando aqui…..

  62. Eu Sou a Universal Diz:

    Disse o Sr Vitor: Vitor Diz:
    AGOSTO 24TH, 2017 ÀS 12:39 PM
    Oi, Pastor
    me diga uma coisa, o que provaria ao senhor que os seres humanos possuem “poder” sem a intermediação de uma entidade demoníaca ou do bem, como Jesus? Que tipo de teste lhe convenceria do contrário? Há algum teste possível que o fizesse mudar de ideia quanto a isso?
    //////////////////////////////////////
    R: Uma teste simples. Peça a uma pessoa para cantar o hino evangélico que estou cantando mentalmente. O diabo jamais cantará um hino desses.

  63. Eu Sou a Universal Diz:

    Sr Maruzio, não posso mais lhe responder a pedido do Sr Vitor, me desculpe. Devo acatar o pedido dele que gentilmente mantém o único espaço na internet que podemos conversar e divergir ou concordar de forma amistosa e com respeito a um assunto tão pouco explorado que são as falhas do Espiritismo. E aqui as pessoas conhecem muito e muito aprendi aqui. E aprendo a cada dia.

  64. Maruzio Diz:

    Sr. Universal, permita-me discordar que o senhor tenha aprendido alguma coisa realmente importante com o site, ou o senhor não mais pertenceria a fé que aqui demonstra.
    Não tenho respeito nenhum pela universal, mas respeitarei, conquanto seja capaz, o site.

  65. Maruzio Diz:

    Uma teste simples. Peça a uma pessoa para cantar o hino evangélico que estou cantando mentalmente. O diabo jamais cantará um hino desses.
    /.
    Desculpa, Vitor, mas esse pastor é piada pronta. Pode me banir. Não dou conta….é mais forte que eu.
    /.
    Seria este?

    Era meia noite
    Quando o malvado chegou
    Corre gira, corre gira
    Vai chegar a madrugada
    Salve exu, salve exu
    Das 7 Encruzilhadas
    Odara morador da encruzilhada
    Firma seu ponto com sete facas cruzadas
    Filho de umbanda pede com fé
    Pra seu 7 Encruzilhadas
    Que ele dá o que você quer
    Exu quando chega no reino
    Mais todo mundo quer saber seu nome
    Mais ele é seu 7 Encruzilhadas
    Ele pula de banda, ele pula de lado
    Oh sete, oh sete
    O sete Encruzilhadas
    Toma conta e presta conta
    No romper da madrugada
    É ele quem segura a nossa banda
    É ele quem segura este congá
    Por isso vamos cantar e bater palmas
    Seu Tranca Rua das Almas
    Vamos homenagear
    Ena, ena é mojiba, é mojuba
    Ena, ena é mojiba, é mojuba
    E no calor das nossas palmas
    Seu Tranca Rua das almas
    Vamos homenagear

  66. Eu Sou a Universal Diz:

    Desculpe Sr Maruzio, não posso te responder.

  67. Vitor Diz:

    Oi, Pastor

    você pode responder ao Maruzio, desde que não diga que ele está com o diabo no corpo ou coisa parecida.

  68. Vitor Diz:

    Maruzio,
    a princípio não vi nada ofensivo na sua postagem, embora tenha certa provocação. Foi bem humorada…

  69. Maruzio Diz:

    Hoje na gira vai ter oração. Salve Exu das Almas (é sério)

  70. Maruzio Diz:

    Toda a última sexta-feira do mês tem gira de Exus. Eu incorporo o Exu das almas.
    Ao contrário do que se pensa, é um processo anímico.

  71. Maruzio Diz:

    É literalmente, coisa da nossa cabeça.

  72. Phelippe Diz:

    Maruzio.
    Sobre concentração, esvaziar a mente, meditação, vc usa o método do Círculo Esotérico? Se sim, obteve sucesso?

  73. Maruzio Diz:

    A natureza da mente é pensamento. Não dá para esvaziá-la por completo. O dá para treinar é a concentração.
    Eu pratico a mindfulness há anos. Melhorou muito minha qualidade de vida.

  74. Phelippe Diz:

    Maruzio.
    Explique mais sobre incorporação. Como anímico? A entidade baixa mesmo? O que vc sente quando isso ocorre? Uma amiga minha incorpora, mas não sei. Estive no Centro dela algumas vezes, porém não senti nada de especial.

  75. Maruzio Diz:

    Há vários tipos de meditação. Você tem que tentar até achar um que se adeque a seu perfil psicológico.

  76. Maruzio Diz:

    Não existe espírito baixando na umbanda. É anímico, ou seja, fenômeno da mente. Uma espécie de sintonização com o arquétipo que representa a entidade. Mas é um fenômeno de você com você mesmo.

  77. Maruzio Diz:

    Assim eu acredito. Mas certeza, não dá para ter.

  78. Phelippe Diz:

    Blz, Maruzio, tbm pensei nisso a respeito das incorporações. Que bom q não estou sozinho.
    Obg pelas respostas.

  79. Maruzio Diz:

    O importante é a mensagem. Infelizmente, dizer que isso é prova da existência de espíritos, é um ultraje.

  80. Maruzio Diz:

    O que eu gosto na umbanda é que é uma religião sincrética originária da áfrica. Por isso, ela sofre tanto preconceito, é taxada de coisa de espíritos inferiores, coisas do diabo. No fundo, é só preconceito racial por parte de quem julga que sua religião é superior. Kardecistas principalmente. Divaldo fala umas coisas que me assusta. Vê-se que ele não entendeu nada.

  81. MONTALVÃO Diz:

    /
    MONTALVÃO: tudo bem, bom que conheça gente boa de intuição, mas o desafio foi discutir (discutir produtivamente) o assunto, buscando melhor compreensão… ou prefere continuar sem saber?
    /.
    MARUZIO: Defina saber. Vamos começar a discussão na mesma página.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: o “saber” a que me referi foi seu “não saber” o que seja intuição, conforme declarou:
    .
    1 – “Eu ainda não conheci ninguém com autoridade plena para falar sobre intuição, nem para defini-la.”
    .
    2 – “Eu admito que não sei de tudo, mas sei que há sim gente que tem intuição BEM afiada.”
    /
    Então, lhe falei:
    .
    1. Intuição pode ser, grosso modo, “traduzida” por “pensamento direto”. É aquele “flash” que não passa pelas vias normais do raciocínio: surge na mente consciente pronto e acabado. Só que a intuição é sintética, a depender do que seja vai necessitar de lenta elaboração raciocinada para tornar o que foi intuído útil.
    .
    2. Se você não conheceu ninguém para falar de intuição, pode falar comigo: quem sabe se conversando não chegamos a melhor esclarecimento?
    /
    Em suma, a conversa, caso a queira, será sobre intuição, definir outros conceitos será necessário caso tenham relação com o tema. Como nem começamos, devemos começar pelo começo, não acha?

  82. MONTALVÃO Diz:

    /
    “A canção preferida de CX que eu saiba era essa.”
    /.
    SÉRIO?

  83. MONTALVÃO Diz:

    /
    Inda bem que o Marciano, meu alterego, não está presente…
    .
    Embananei-me por inteiro na concordância e não sei como consertar, a não ser fazendo outra casa…
    /
    ENTÃO,
    ONDE:
    o que faz carros baterem são falta de atenção ao volantes, defeitos nos veículos, cachaça e fatalidades…
    .
    LEIA-SE:
    Os motivos que levam carros a trombarem são: falta de atenção ao volantes, defeitos nos veículos, cachaça e fatalidades…
    ./
    ONDE:
    O que faz lojas faliram é má administração, roubos e furtos e contingências da economia.
    .
    LEIA-SE:
    lojas vão a falência por má administração, roubos e furtos e contingências da economia.
    /
    ONDE:
    O que faz casamentos acabarem são incompatibilidades entre os casais.
    .
    LEIA-SE
    casamentos acabam por incompatibilidades entre os casais.
    .
    Sorry.
    .
    Nada digam ao meu alterego, please, do verbo per favore.

  84. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Peça a uma pessoa para cantar o hino evangélico que estou cantando mentalmente. O diabo jamais cantará um hino desses.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: ué, mas o diabo não se veste de anjo de luz para, se possível, enganar até os escolhidos? Então, ele vai cantar o hino e bem afinadinho.
    .
    Isso se diabo e telepatia existissem…

  85. Ronaldo Maggi Diz:

    Vitor, agradeço suas respostas. Queria que fizesse a gentileza de me indicar aonde posso aprender as técnicas que você falou.
    Peço também que me diga como acontece o bloqueio com as pessoas céticas. To querendo entender como é que a pessoa cética bloqueia o pensamento transmitido pela outra.
    Senhor Eu Sou a Universal. Eu to querendo aprender alguma coisa mas não quero ofender ninguém. Como posso saber se é um fenomemo paranormal ou se é diabo?
    Senhor Montalvão. O senhor é uma pessoa que sabe escrever muito bem mas eu fico confuso com suas palavras. É que não sei quando ta brincando e quando ta falando serio.
    Senhor Marciano. Eu também leio com interesse seus comentários. É uma pena que parece que o senhor não vai mais comentar.
    Senhor Phelippe. O senhor pode descrever pra mim essa técnica do círculo esotérico?

  86. Vitor Diz:

    Ronaldo,
    comentando:
    .
    a) “Queria que fizesse a gentileza de me indicar aonde posso aprender as técnicas que você falou.”
    .
    Creio que nos cursos de meditação.
    .
    b) “Peço também que me diga como acontece o bloqueio com as pessoas céticas. To querendo entender como é que a pessoa cética bloqueia o pensamento transmitido pela outra.”
    .
    Não dando atenção a ele (imagino). Em uma pessoa crente nesse tipo de fenômeno, o pensamento chega mais fácil à consciência.

  87. Gorducho Diz:

    Sim, sério e até ganhou Oscar por trilha que eu saiba…
    E faça o favor de não vir com aquela besteira de que”não compreendeu do que se trata” minha resposta.

  88. Gorducho Diz:

    De todas as sandices estatísticas e de recordações (estatísticas, claro) do futuro e toda a demais propaganda da parapsicologia, nada superou essa do “não pensar em nada”. E o fundo-do-poço mesmo e daqui só resta fechar o Sítio mesmo 😳

  89. Gorducho Diz:

    As pessoas céticas não tem bloqueios: Elas discernem. Essa é a diferença.

  90. Borges Diz:

    “Não existe espírito baixando na umbanda. É anímico, ou seja, fenômeno da mente.”
    .
    Então não contaram isso para os umbandistas.
    .
    http://umbandauthis.blogspot.com.br/2016/02/mediunidade-e-incorporacao-na-umbanda.html

  91. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Senhor Montalvão. O senhor é uma pessoa que sabe escrever muito bem mas eu fico confuso com suas palavras. É que não sei quando ta brincando e quando ta falando serio.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: quando quiser saber se estou jocoso ou se sério falo basta perguntar, ou seja: cite o trecho que lhe ensejou dúvida e inquira “cá neste pedaço estás de arrelia ou é cousa séria? Se for séria explique isso, isso e aquilo…”
    .
    Eu brinco porque é brincando que a gente se entende, entende?

  92. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Queria que fizesse a gentileza de me indicar aonde posso aprender as técnicas que você falou.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: Maggi, embora tenha perguntado ao Vitor, dar-te-ei uma dica, se ajudar bem, se não amém…
    .
    Procure livro do Daniel Goleman, intitulado: “A Arte da Meditação”, Ed. Sextante. Talvez nele encontre o que busca.
    .
    Nas orelhinhas consta:
    .
    ———————-.
    “A arte da meditação é o método mais antigo para tranquilizar a mente e relaxar o corpo. A meditação é, em essência, o treinamento sistemático da atenção. Ela tem como objetivo desenvolver a capacidade de concentração e enriquecer nossa percepção.
    .
    Talvez o principal efeito da meditação seja proporcionar ao seu corpo um repouso profundo, enquanto sua mente se mantém alerta. Isto faz baixar a pressão sanguínea e diminuir o ritmo do coração, ajudando seu corpo a se recuperar do estresse. Muitos médicos usam a meditação como parte do tratamento de distúrbios como a hipertensão, dores de cabeça, dores nas costas, problemas de ansiedade, e para controlar ou diminuir dores crônicas.
    .
    O repouso profundo propiciado pela meditação traz outro benefício: ele reforça o sistema imunológico que é a defesa do seu organismo contra bactérias, vírus e câncer.
    .
    Talvez o efeito mais importante da meditação seja a paz interior, um refúgio onde você pode escapar da turbulência do seu dia-a-dia. O hábito de meditar diariamente vai lhe ajudar a desligar-se do estresse e trará calma e energia para você enfrentar melhor os desafios que vêm pela frente.
    .
    Há vários tipos de meditação e você vai aprender quatro deles que acompanha este livro. Experimente cada um durante algumas semanas até descobrir qual prefere. Escolha aquele ou aqueles com que você se sentir melhor e use-os cada vez que meditar.
    .
    Aprenda a tranqüilizar a mente e a relaxar o corpo, a aliviar as dores físicas, a fortalecer seu sistema imunológico e a desenvolver a percepção e o poder de concentração. Daniel Goleman, o consagrado autor de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, ensina a alcançar esses benefícios através de quatro tradicionais técnicas de meditação adaptadas à vida moderna.
    .
    Meditar Respirando: Uma das mais simples e divulgadas técnicas de meditação, encontrada em quase todas as antigas tradições espirituais.
    .
    Meditar Relaxando o Corpo: Um instrumento poderoso para promover o relaxamento, soltando e suavizando os músculos.
    .
    Meditar Concentrando: Uma técnica que enriquece a percepção, fazendo descobrir os mecanismos e processos de nossa mente.
    .
    Meditar Caminhando: Um antigo método especialmente útil para quem tem dificuldade em manter-se imóvel ou em se concentrar enquanto medita.”
    ————————-.

  93. MONTALVÃO Diz:

    /
    Gorducho Diz:
    .
    Sim, sério e até ganhou Oscar por trilha que eu saiba…
    E faça o favor de não vir com aquela besteira de que”não compreendeu do que se trata” minha resposta.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: compreendi… a incompreensão é só vez em quando, conforme ressaltei na postagem…
    .
    Sugestão: cite o que comenta, facilita.
    .
    Ex. MOI disse: “Sério?”
    .
    RESPOSTA: sim, sério e até…etc.

  94. Maruzio Diz:

    As pessoas céticas não tem bloqueios: Elas discernem. Essa é a diferença.
    .
    Claro, céticos são como os xmen, uma evolução dos meros mortais.
    Opa, xmen não existem.

  95. Maruzio Diz:

    É uma fenômeno anímico a umbanda. No entanto, isso não tira o mérito da boa vontade dos médiuns, q acessam o melhor de si mesmos para ajudar os outros.

  96. Maruzio Diz:

    Se quer aprender a meditar, procure a sociedade vipassana da sua cidade.

  97. Gorducho Diz:

    Veja se este formato se lhe cai melhor, Presidente</b.
     
     
    Maruzio said:
    É um fenômeno anímico a umbanda. No entanto, isso não tira o mérito da boa vontade dos médiuns, q acessam o melhor de si mesmos para ajudar os outros
    .
    ===========================================================

    Sempre disse em relação às pessoas do Centro Espírita e dos terreiros que frequentávamos que jamais penso em farsa.
    Aquelas pessoas acreditavam piamente que estavam manifestando.
    Vovó se curou dum longo e pertinaz cobreiro no terreiro.
    Quando incorporava um exu o ambiente ficava tenso…
    Eu simpatizo bem mais com a umbanda que com o (arrogante) kardecismo.
    E mediunidade, se houvesse, seria a inconsciente da umbanda.
     
     
    By the way: eu também gosto daquela canção. Tem até essa versão em german que até soa melhor – apesar de que eu não entendo (pareço evangélico falando em línguas) :mrgreen:

  98. Gorducho Diz:

    Tem que ser 56 “=”
    🙁

  99. Maruzio Diz:

    “Sempre disse em relação às pessoas do Centro Espírita e dos terreiros que frequentávamos que jamais penso em farsa.”
    Eu, infelizmente, penso em farsa.
    /.
    “Aquelas pessoas acreditavam piamente que estavam manifestando.”
    Nem todas acreditam, mas tem medo de admitir para si.
    /..
    Vovó se curou dum longo e pertinaz cobreiro no terreiro.
    Também já vi várias curas milagrosas. Mas nada que efeito placebo não explique. Nunca vi paralítico voltar a andar nem maneta voltar a ter mão.
    /…
    “Quando incorporava um exu o ambiente ficava tenso…”
    Exu é uma energia densa, especialista em lidar com problemas muito terrenos, em liberar bloqueios. Eu tenho uma teoria particular sobre como funciona, mas não é exatamente um consenso entre os umbandistas.
    /….
    “Eu simpatizo bem mais com a umbanda que com o (arrogante) kardecismo.”
    O kardecismo é para as elites apenas, que saciam seu voraz desejo por se sentirem superiores através da dor alheia. A umbanda é para todos.
    Só há a caridade kardecista porque há pobres (em sua maioria negros) sofrendo as mazelas da pobreza. Sem eles, não existira kardecismo.
    /…..
    “E mediunidade, se houvesse, seria a inconsciente da umbanda.”
    Pode ser que haja alguma intervenção de espíritos amigos, isso se estes se comunicarem conosco. Mas não acho que haja mediunidade. Quando falo em incorporação, é só um modo de falar pelo costume mesmo.
    Exu é um arquétipo. Obaluaê é um arquétipo. Iansã é um arquétipo. E só existem porque nós damos força a eles.

  100. MONTALVÃO Diz:

    /
    “As pessoas céticas não tem bloqueios: Elas discernem. Essa é a diferença.”
    .
    MARUZIO: Claro, céticos são como os xmen, uma evolução dos meros mortais.
    Opa, xmen não existem.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: errou feio, hem?
    .
    Paranormais é que são como os X-men, uma evolução da espécie humana…
    .
    Êpa, X-men não existem…

  101. MONTALVÃO Diz:

    /
    Gorducho Diz:
    .
    “Veja se este formato se lhe cai melhor, Presidente”
    ./
    CONSIDERAÇÃO: deverasmente que sim, não só para mim, para todos…
    /
    /
    “eu também gosto daquela canção. Tem até essa versão em german que até soa melhor – apesar de que eu não entendo (pareço evangélico falando em línguas) :mrgreen:”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: realmente, também achei essa versão melhor que a outra, o Marciano é quem vai gostar…

  102. Vitor Diz:

    É, não existem os X-Men. Para o Montalvão são todos excelentes em “exercícios de chutação”, nada mais.

  103. MONTALVÃO Diz:

    /
    Gorducho Diz:
    .
    Tem que ser 56 “=”
    🙁
    /.
    CONSIDERAÇÃO: VEJA SÓ, a que se refere?

  104. MONTALVÃO Diz:

    /
    Veja se este formato se lhe cai melhor, Presidente</b.
    /.
    CONSIDERAÇÃO: ok conforme dito antes: mas acrescento a sugestão de não preencher a linha inteira com pontilhado duplo, isso por que quando se copia e cola o texto para citação acontece isso:
    .
    Maruzio said:
    É um fenômeno anímico a umbanda. No entanto, isso não tira o mérito da boa vontade dos médiuns, q acessam o melhor de si mesmos para ajudar os outros.
    ===========================================================
    Ou seja, ele entra noutra linha, mas se deixar até a metade, fica assim:
    /
    Maruzio said:
    É um fenômeno anímico a umbanda. No entanto, isso não tira o mérito da boa vontade dos médiuns, q acessam o melhor de si mesmos para ajudar os outros.
    ===================================

  105. MONTALVÃO Diz:

    Reproduzi mal:
    Fica assim:
    ===================================================================

  106. MONTALVÃO Diz:

    /
    “você pode responder ao Maruzio, desde que não diga que ele está com o diabo no corpo ou coisa parecida.”
    /.
    ♩CÊ PARECE que tem bicho no corp’inteiro
    Não para o dia inteiro
    Não para o dia inteeeeeeiro ♪
    Fazendo onda no meio do salão
    Parece aquele anúncio da televisão
    Senta, levanta, senta levanta,
    Vira pra lá e pra cá
    Senta, levanta, senta levanta,
    Olê, Olê, oláááááá´…♫ ♬
    /
    ♫”Tô, tô, tô tô cum diabo
    Eu hoje me acabo
    Tô, tô, tô tô cum capeta
    Hoje eu quero a sardinha…”♪
    /
    Ué, era pra rimar…

  107. Gorducho Diz:

    Teste de pontos – 80 pontos bolds
     
     
    Presidente said:
    Não consigo entender o que Grassouillet fala; não sei quem é o Professor nem sei porque tem que ser 56 (e não 60) “=”
    ……………………………………………………………………..

    Me say: looking for new quote formats to please you…

  108. Gorducho Diz:

    120 pontos
     
     
    …………………………………………………………………………………………………………

  109. Gorducho Diz:

    122 pontos
     
     
    …………………………………………………………………………………………………………..
     
     
    FILLER PIC X(122) VALUE ALL ‘.’
     
    Era +/- assim, não era, Presidente
    Que maravilha aqueles tempos…

  110. Eu Sou a Universal Diz:

    Senhores, não responderei nada mais nesse tópico. Não quero causar confusão e desrespeito. Eu sei o que causa a divergência severa aqui, mas não posso falar para não causar mais ainda. No próximo post posso entrar e responder ou comentar. Gratos a todos pela compreensão.

  111. Gorducho Diz:

    Proponho um boicote se deixando com 0 respostas a nova rubrica, pra ele parar com essa xaropada parapsicológica.

  112. Vitor Diz:

    Pode propor o boicote que quiser, minha estratégia deu certo, novos participantes apareceram.

  113. Maruzio Diz:

    Xaropada por quê?

  114. Maruzio Diz:

    Boicote a quem?

  115. Maruzio Diz:

    Quem é o presidente?

  116. Vitor Diz:

    O “presidente” da “bancada cética” é o Montalvão.

  117. Vitor Diz:

    O boicote seria para mim.

  118. Gorducho Diz:

    O que pode ser mais xarope do que esses joguinhos com esperanças matemáticas ❓
    Pode ver no statement of purposes (below) do Sítio que nada tem a ver com parapsicologia estatística.
     
     
    Mas não tem problema: se a bancada – pois que o Partido é absolutamente democrático, claro – não aprovar minha proposta, eu irei analisar palavra-por-palavra os “acertos”…
     
    By the way, Sr. Administrador: ou eu tou mui doidão ou aquela não é a Pietà

  119. Vitor Diz:

    Na arte há várias Pietàs…
    .
    Essa metodologia de impressões artísticas e escolha cega é bastante boa para testar a paranormalidade dos médiuns.

  120. Gorducho Diz:

    S/Pessoa pos uma (aparentemente) estatueta que deveras é a que foi retratada.
    Até aí tudo bem…
    Só que repito: ou eu já tou bem senil mesmo, ou não é a Pietà
    ❓ ❓ ❓
     
     
    Quanto ao suposto fato Sobrenatural relativo a ela narrado, não vou comentar por enquanto porque espero que aceitem minha proposta de deixar vazias as rubricas que joguem com estatística.

  121. Vitor Diz:

    Não existe “a Pietà”. Tem milhares de Pietàs. Essa é só uma delas. A pietà é um tema recorrente na arte sacra em que a Maria lamenta sobre o corpo de Cristo. Não existe só a de http://www.opolvo.com.br/img/noticias/michelangelo.jpg

  122. Gorducho Diz:

    Essa é a exata imagem &3150; inclusive quanto à como se me apresenta na tela mental a coloração…– que o neurônio da minha (talvez já desmemoriada & senil mente) tem da Pietà

  123. Gorducho Diz:

    Entendi… achei que era a do Vaticano que era a…
    🙁

  124. Vitor Diz:

    A do Michelangelo é famosa porque ao contrário de ele representar uma mãe desesperada por ver o filho morto, ele representa Maria resignada, tendo aceitado e compreendido o destino de seu filho.

  125. Gorducho Diz:

    Me impressionou profundamente as dobras das vestes…
    O cara conseguiu por no mármore as dobras dos mantos que usavam antigamente com absoluta perfeição ❗

  126. MONTALVÃO Diz:

    /
    “Não existe espírito baixando na umbanda. É anímico, ou seja, fenômeno da mente. Uma espécie de sintonização com o arquétipo que representa a entidade. Mas é um fenômeno de você com você mesmo.”
    /.
    CONSIDERAÇÃO: deveras, não existe espírito baixando ou subindo, nem em umbanda, candomblé, nem no espiritismo… a crença de que entidades invisíveis se manifestam (almas de mortos ou outras) acha completa explicação no psiquismo dos envolvidos.
    .
    Agora, “sintonização com o arquétipo que representa a entidade” é meio complicado de digerir: as entidades não têm arquétipos que as representam, ou explique melhor esse trem…

  127. MONTALVÃO Diz:

    /
    Gorducho, não vou mais espicaçá-lo por conta de seu estilo sintético-resumido: quando eu não entender o azar será meu, só meu…

  128. Gorducho Diz:

    Como sou um homem sensível & perspicaz, entendi a alfinetada.
    Então… tinha por entendido que a seu tempo soubera COBOL.
    ☐ certo
    ☐ errado

  129. MONTALVÃO Diz:

    /
    Como sou um homem sensível & perspicaz, entendi a alfinetada.
    Então… tinha por entendido que a seu tempo soubera COBOL.
    ? certo
    ? errado
    /.
    CONSIDERAÇÃO: a meu tempo? Todos os tempos, em que vivo estou, são meus tempos, inclusive o aqui e agora.
    .
    Estudei cobol mas não terminei o curso. Cheguei a dar umas programadinhas, nada sério. No tempo do cartão perfurado… bons tempos…
    Environment division
    IBM/360
    .
    Data division
    .
    Procedure division
    If “montalvão estudou cobol” add 1 to A, else go B…
    .
    Inda lembro uns comandinhos…

  130. Gorducho Diz:

    Então… pra fazer 122 “.” – que é a quantidade que empiricamente verifiquei pra linha cá do Sítio – era assim, não era ❓
     
    Nunca usei COBOL. É que namorei uma programadora de…
    No meu 1º emprego emprego (sem ser estágio) tinha um EDISA pra folha e nossas propostas (era fabricação de grandes peças sob encomenda…).
    Mas não manejávamos e muito menos mexer no programa, claro. Se preenchia formulários (ou mandava das sucursais por telex) e o programa gerava o $ (que depois seria negociado c/o potencial cliente + diretores nossos claro) e o prazo estimado &c…
    Quão bons tempos: da VARIG, das castanhas-de-caju, whisky, omelete quente nos voos cedo…
    🙁

  131. Marciano Diz:

    MONTALVÃO e GORDUCHO, eu preferiria discutir programação com vocês do que o xarope paranormal. Infelizmente, nada sei de programação ou computadores, pourtant…

  132. Marciano Diz:

    É pourtant mesmo, não donc. Yet.

  133. MONTALVÃO Diz:

    /
    Vou tirar umas férias…

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)