7 erros de História no livro “Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” de Chico Xavier

14 respostas a “7 erros de História no livro “Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” de Chico Xavier”

  1. Vitor Diz:

    Antiespiritismo, devido ao seu linguajar, não vou liberar sua 1ª mensagem. Não chega a ter palavrão, mas é muito agressiva e não quero esse clima por aqui, ok?

  2. Anti Espiritismo Diz:

    Me impressiona negativamente, que muitas pessoas que acabam procurando conforto e ajuda em centros espíritas, acabem por atrair maus agouros inacreditáveis para suas vidas. Sendo assim, o que já estava ruim, fica ainda pior. Parece que o espiritismo chiquista possui uma espécie de toque de midas espiritual só que para o mal. Aonde eles botam a mão, acabam transformando tudo em coisas ruins e negativas. O espiritismo chiquista nunca trouxe esclarecimento, apenas sendo uma forma de alienar as pessoas para a vida, tapando o sol com a peneira para que ninguém perceba o quanto a vida pode ser cruel, amarga e ingrata para os seres humanos de uma forma geral. Mas algumas pessoas parecem ter sido premiadas para que tudo de errado em suas respectivas vidas. E não é e nunca será o espiritismo quem irá reverter todo esse mal. A vida é um jogo de azar, nós jogamos ele e muitos não conseguem vencê-lo nunca!

  3. Vitor Diz:

    Anti Espiritismo,
    Como vê liberei sua 2ª mensagem. A 1ª é só ofensa ao Chico, não agrega nada.

  4. BERNARDO SALGUERO Diz:

    Gente, muito se fala que o espiritismo e uma desgraca na vida das pessoas, mas isso que voces nunca frequentaram as igrejas neo pentecostais que se espalham pelo Brasil…….a pessoa e proibida de estudar e se esclarecer e tem que dar todo o dinheiro para o pastor, conheco pessoas que passam fome e acabaram na miseria entrando nessas igrejas …….. conheco casamentos destruidos por causa dos lideres dessas igrejas e pessoas que so tem a roupa do corpo de tanto dinheiro que deram para os pastores achando que seriam abencoadas……….. conheco pessoas que abandonaram a medicina para se curar pela fe e ficaram piores………..anti espiritismo e victor, embora eu nao sei se voce pode opinar, voces tem certeza que o CHIQUISMO e o fundo do poco do ser humano ? que traz tanto azar e desgraca ? Que eu saiba no espiritismo brasileiro nao e proibido ler livros e estudar, ao contrario da universal, que nao aconselham………..nao e o escopo aqui, mas voces tem certeza que o chiquismo e a pior religiao brasileira ? Abracos e saudacoes, seria o chiquismo a pior religiao ?

  5. Vitor Diz:

    Bernardo,
    com certeza o espiritismo brasileiro (chiquista, divaldista, kardecista) não é o fundo do poço. O poço não tem fundo.

  6. Senhor dos Anéis Diz:

    O problema do chiquismo em relação ao neopentecostalismo é o seguinte. No neopentecostalismo você tem que pagar dinheiro, pelo menos uns R$ 10 reais por culto, para se salvar. Já no chiquismo, o azar vem sem pedir licença. Você tem liberdade, pode ler até Contos da Cripta em casa, tem ateu acreditando no deísmo chiquista e tudo, mas de repente surgem tragédias do nada que fazem fulano perder seus melhores amigos, sua melhor esposa etc. Sem falar que os chiquistas mais ingênuos são os mais visados pelos assaltantes quando rendem uma multidão.

    Que o neopentecostalismo é tudo de ruim, isso é chover no molhado. Mas o chiquismo chega a ser pior, mesmo sob uma fachada mais atraente do que a IURD, Assembleia de Deus e companhia.

  7. Senhor dos Anéis Diz:

    Isso se deve porque o chiquismo, pela sua desonestidade intelectual profunda, e pela suposta caridade da qual o pessoal endeusa sem ver sequer se houve resultados – na prática, não há sequer provas de que Chico Xavier fez caridade, só tem fotos dele “inspecionando” a caridade dos outros – , atrai energias maléficas. Os espíritos zombeteiros gostam muito de coisas tipo “data-limite”, uso de nomes ilustres em falsas psicografias (psicografakes), defesa da desgraça alheia como “suposto atalho para Deus” etc.

    Leiam O Livro dos Médiuns e verão que Allan Kardec já imaginava que pessoas desonestas como o “adorável” Chico Xavier apareceriam, praticando justamente o que o livro da Codificação NÃO RECOMENDAVA.

    Até mesmo o fato de Chico Xavier ter como “mentor” um espírito autoritário (Emmanuel) corresponde a um aspecto negativo, pois situações assim revelam que os “espíritos mentores” são de natureza espiritual e moral bastante inferiores, e a sintonia do “médium” com o “espírito mentor” só confirma e reforça esse caráter de inferioridade, que faz o dito “espiritismo” brasileiro uma doutrina do mau agouro.

  8. Ateu Espírita Diz:

    A diferença dos espíritas para os neopentecostais é que a mídia denuncia os neopentecostais, por esses ameaçarem a audiência dos meios de comunicação. Não há preocupação em denunciar os espíritas, por eles não ameaçarem os barões da mídia e por isso acabamos pensando ser o Espiritismo a religião mais honesta, humilde e moderna do Brasil. Simples assim.

  9. BERNARDO SALGUERO Diz:

    Ola aos colegas de estudo, eu nunca imaginei que o espiritismo brasileiro fosse fonte de azar, so depois de estudar mais os blogs que denunciavam isso, vim saber…..cheguei a frequentar um centro espirita logo apos o falecimento da minha mae, eu ainda morava em porto alegre, aquele classico do alan kardec do centro……fui em poucas reunioes, mas gracas a Deus nao tive azar, quando minha mae faleceu eu nem sabia o que era chico xavier, e quando descobri, cai fora

    Leio ate hoje por um gosto particular o evangelho segundo o espiritismo, independente se foi ” divinamente inspirado ” ou nao, gosto muito desse livro, quem escreveu tem uma alma sensivel………sera que traz azar tambem ???? Quando eu soube dessa situacao, rapei fora de qualquer centro espirita, ja tenho problema demais para estar adquirindo problemas

    Ainda tenho minhas duvidas se o chiquismo e a pior arapuca religiosa, conheco dois casos de pessoas que doaram na universal seus bens, dinheiro, caderneta de poupanca e acabaram na miseria, virando morador de rua mesmo, acabaram na miseria

    Mas se voces dizem que o espiritismo e barra pesada eu acredito, de morrer gente da familia, voces tem mais experiencia do que eu e mais estudo, eu acredito em voces…….conheco tambem um caso de um pastor malandro que tirou ate a mulher de um cara, e isso mesmo, alem do cara perder todo o dinheiro nao sobrou nem mulher mais mesmo

  10. Vitor Diz:

    Oi, Bernardo

    Não diria que o espiritismo brasileiro é “barra pesada”. Acho que em termos de fenômenos é mais possível encontrar algo de genuíno ali do que naqueles shows ridículos das igrejas evangélicas que contratam atores que fingem estar com o demônio no corpo. Os fenômenos mais problemáticos do espiritismo eram os fenômenos físicos e estes quase sumiram. Claro, pode haver fraude nos fenômenos mentais, mas isso é algo que exige algum estudo para ser diagnosticado. Não é algo tão descarado como nas igrejas evangélicas em que a fraude é super evidente, até pelas coisas que vendem como relíquias que curam covid etc. (Embora o espiritismo teve sua fase de homeopatia e da pomada vovô pedro…).

    O Espiritismo também incentiva a ler a Bíblia de modo não literal, ao contrário dos evangélicos… Considero isso um ganho ao pensamento crítico.

  11. NVF Diz:

    Acho que foi uma terrível coincidência com algumas pessoas essa questão do azar. Conheço espíritas com a vida em paz. Por outro lado, noto uma certa atração de pessoas meio loucas pelo espiritismo. Mas pode ser só uma impressão subjetiva tb

  12. Marcos Arduin Diz:

    Que feliz que eu sou! Nasci em família espírita, mas só fui me interessar pelo Espiritismo aos 17 anos e só lá pelos 35, descobri que houve pesquisas sobre mediunidade, feitas por pesquisadores não espíritas e até hostis ao mediunismo.
    .
    Que história é essa de que pessoas que se achegam ao Espiritismo têm suas vidas desgraçadas? Souberam disso por obras apologéticas de padres e pastores? Em todos os centros que frequentei, não soube de ninguém com vida desgraçada apenas por ser espírita…
    .
    Há racionalidade e lógica na Doutrina Espírita, mas é claro, também me deparei com pataquadas vindas do Chico, Ramatis, FEB, Divaldo Franco, etc e tal. Bem, alguém falou lá cima em coisas divinamente inspiradas. Vai o recado: Kardec descobriu a revelação divina da Bíblia: eram espíritos tribais, que falavam a médiuns (profetas) e daí se compreende o monte de asneiras que há no texto bíblico. E o mesmo serve para os médiuns ilustres, onde os babacas pensam que sua fama é garantia de qualidade de suas “revelações”.

  13. Marcos Arduin Diz:

    Para corrigir o palestrante: aqueles três estados surgiram antes das cruzadas, onde um certo bispo estabeleceu que as pessoas seriam “classificadas” pelas suas atividades. Assim havia aquelas que oravam a maior parte do tempo (clero – primeiro estado), aquelas com combatiam (nobres – segundo estado) e finalmente as que trabalhavam (o tal terceiro estado). Muito que bem, alguém do terceiro estado, em certas situações poderiam ascender ao segundo estado. Também poderia se tornar clérigo, mas seria no máximo um cura ou vigário: os abades e bispos vinham da nobreza.
    .
    E assim estabeleceu-se a estratificação social na sociedade medieval. Também tinham os bandidões, que eram aqueles filhos de nobres que ficavam sem herança e sem bispado. Bandidos tais como Renan Calheiros, Omar Azia, Randolfe e outros políticos nossos, que são nobres, mas criminosos cheios de processos.
    .
    As Cruzadas, na verdade, liquidou com essa estratificação social. Afinal, lá na tal Terra Santa, formaram-se aquelas Ordens, os Templários e Hospitalários, que eram monges, mas também guerreiros. Alguém me explica essa: como pode um monge, que só deveria orar, também combater, coisa destinada aos nobres leigos? Como tal contradição nunca pode ser explicada, as tais ordens deixaram de ter seu significado original.
    .
    Quanto ao fato do livro ser um lixo, nem se discute. O lamentável entre associações espíritas é respeitar o tal Pacto Áureo, onde a FEB determinou que as associadas a ela deviam OBRIGATORIAMENTE estudar o Livro dos Espíritos e TAMBÉM o Brasil Coração do Mundo… Antes de me mudar para São Carlos, frequentei cursos da FEESP e numa altura mandaram ler esse livro… Eu não consegui passar do segundo capítulo.
    .
    Gente eu tinha escrito esses comentários no livro do Pedro Granja. Agora estão no lugar certo.

  14. Marlon Diz:

    O Morel fez um vídeo hoje mostrando 6 divergências entre Kardec e Emmanuel/Chico, seria interessante postar aqui também.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)