Chico Xavier e Léon Denis (mais um plágio), por Míssel Crítico (2021)
O leitor do blog Míssel Crítico descobriu mais um plágio de Chico Xavier em 4 livros diferentes! Para saber quais trechos foram copiados, clique aqui.
O leitor do blog Míssel Crítico descobriu mais um plágio de Chico Xavier em 4 livros diferentes! Para saber quais trechos foram copiados, clique aqui.
Publicado em sexta-feira, dezembro 17th, 2021, 11:27 AM categorias Artigos Publicados, Ceticismo, Obras de Chico Xavier, Plágio. Você pode acompanhar as respostas a esta entrada através do feed RSS 2.0. Você pode deixar seu comentário, ou trackback de seu sítio.
O objetivo deste site é analisar cientificamente livros ou mensagens ditos "psicografados", ou seja, escritos ou ditados por um suposto espírito através de um "médium", apontando erros e acertos à luz da Ciência atual. Também busca analisar possíveis fontes de informação em que o médium teria se baseado para escrever a obra, possibilidades de plágio (fraude), de "plágio inconsciente" (também conhecido como criptomnésia), e mesmo a possível ocorrência de um genuíno fenômeno paranormal. Serão analisadas obras de médiuns famosos e menos conhecidos.
dezembro 17th, 2021 às 12:15 PM
KKKK! Será que nunca orientaram o Chico em FAZER A CITAÇÃO da obra que leu?
Quanto às estrelas, bem sabe-se lá o critério que os autores usaram para dizer o tamanho que tinham… Mas o Chico poderia ter sido mais prudente, consultando astrônomos ou livros de astronomia para ter uma informação mais precisa.
A propósito: Capella não é UMA estrela, mas um conjunto de 4 estrelas, duas gigantes amarelas e duas anãs vermelhas. E é um sistema estelar jovem (500 milhões de anos). Improvável algum planeta em órbita delas ter um processo evolutivo bem mais rápido que o nosso…
dezembro 17th, 2021 às 2:37 PM
“Mas o Chico poderia ter sido mais prudente, consultando astrônomos ou livros de astronomia para ter uma informação mais precisa.”
Chico não: quem deveria ter feito isso era Emmanuel ou André luiz…
dezembro 17th, 2021 às 2:38 PM
“Mas o Chico poderia ter sido mais prudente, consultando astrônomos ou livros de astronomia para ter uma informação mais precisa.”
Chico não: quem deveria ter feito isso era Emmanuel ou André luiz…
dezembro 17th, 2021 às 10:01 PM
Alguem aqui sabe me responder se o chico xavier copiou a ideia ou era dele mesmo, que a crianca excepcional e um ” suicida reencarnado ” ? Naquele lendario programa pinga fogo dos anos 70 em resposta a um pastor da assembleia de deus, ele diz que os excepcionais vem para cumprir a pena do suicidio…….chega a dar detalhes de que se a pessoa se da um tiro na cabeca e atravessa a massa encefalica responsavel pela visao ela volta cega……..se atravessa o ponto responsavel pela audicao ou fala, a pessoa volta surda muda……. e mais exemplos de doencas que sao de origem do suicidio……pergunto isso pois tenho reparado em conhecidos e colegas de trabalho filhos que nasceram com sindrome de down ou autismo, conheco varios casos…….. e excepcionais tambem……. e sempre penso se apesar de nao confiar no chico depois do acesso a esse blog, se ele nao estava certo sobre isso….. se os excepcionais nao sao suicidas reencarnados ? Penso que seria ate uma otima explicacao, pois nesse sentido, a igreja catolica e evangelica, nao sabe o que responder, dizem que sao ” desiginios de deus ” ” misterios da criacao ” so sabem enrolar e nao respondem……….. sera que o chico nao acertou essa , que quem se da um tiro na cabeca volta tambem como maluco na outra encarnacao ? Palavras dele…… ou kardec tambem pensava assim ? Nao li toda a obra dele
dezembro 17th, 2021 às 10:51 PM
Chico Fraudier
dezembro 18th, 2021 às 10:15 AM
Vitor.
Pretende cobrir o caso da boate Kiss, onde usaram cartas psicografadas como elemento de prova?
dezembro 18th, 2021 às 11:31 AM
Oi, Tomas
Até pensei em por, mas acho que eu não teria muito a acrescentar. Não parece ter havido qq paranormalidade nas mensagens. Vou pensar e ver se decido antes do fim do ano.
dezembro 18th, 2021 às 11:35 AM
Bernardo, certeza é uma mercadoria muito rara e cara. Dizer que os excepcionais são suicidas reencarnados como regra é falar demais e saber de menos.
.
Veja que no caso de Helen Keller, ela nasceu normal, mas um sarampo a tornou cega e surda antes de apender a falar. Mas sua babá, Anne Sullivan, conseguiu que ela entendesse as palavras com a mão de Helen sobre a dela. E depois, com o toque na garganta e na boca, ela aprendeu a falar. E, pra concluiu, ela graduou-se com honra na Universidade de Colúmbia, mostrando o quanto a força de vontade de um deficiente (ou excepcional como queira) pode vencer suas limitações.
.
No livro já aqui apresentado pelo Vitor, Reencarnação no Brasil, o autor cita o caso de um suicida que morreu após tomar um veneno que tinha a cor vermelha. Ele reencarnou mas as sequelas no seu perispírito foram sentidas pela mãe. Ele não as teve, exceto o medo de líquidos vermelhos.
dezembro 18th, 2021 às 11:36 AM
O Emmanuel e o André Luís não, Vinícius. Os espíritos não devem fazer o trabalho que cabe ao médium. Além disso eram espíritos burros e ignorantes.
dezembro 18th, 2021 às 1:22 PM
Oi, Bernardo
No LE, é dito:
372 Qual o objetivo da Providência ao criar seres infelizes como os loucos e os deficientes mentais?
– São Espíritos em punição que habitam corpos deficientes. Esses Espíritos sofrem com o constrangimento que experimentam e com a dificuldade que têm de se manifestarem por meio de órgãos não desenvolvidos ou desarranjados.
373 Qual pode ser o mérito da existência para seres que, como os loucos e os deficientes mentais, não podendo fazer o bem nem o mal, não podem progredir?
– É uma expiação obrigatória pelo abuso que fizeram de certas faculdades; é um tempo de prisão.
376 Por que a loucura leva algumas vezes ao suicídio?
– O Espírito sofre com o constrangimento e a impossibilidade de se manifestar livremente, por isso procura na morte um meio de romper seus laços.
Questão 957. Quais são, em geral, com relação ao estado do Espírito, as consequências do suicídio?
“As consequências do suicídio são muito diversas. Não há penas fixadas e, em todos os casos, são sempre relativas às causas que o produziram. Há, porém, uma consequência à qual o suicida não pode escapar: o desapontamento. Ademais, a sorte não é a mesma para todos; depende das circunstâncias. Alguns expiam sua falta imediatamente, outros em nova existência, que será pior do que aquela cujo curso interromperam”.
Complemento de Kardec: “a afinidade que persiste entre o espírito e o corpo produz, em alguns suicidas, uma espécie de repercussão do estado do corpo sobre o espírito, que assim sente, à sua revelia, os efeitos da decomposição, fazendo-o experimentar uma sensação cheia de angústias e de horror, estado que também pode persistir pelo tempo que devia durar a vida que foi interrompida. esse efeito não é geral, mas, em caso algum, o suicida se livra das consequências da sua falta de coragem e, mais cedo ou mais tarde, expia, de um modo ou de outro, a culpa em que incorreu. é assim que certos espíritos, que haviam sido muito infelizes na terra, disseram ter-se suicidado na existência anterior e submetido voluntariamente a novas provas, para tentarem suportá-las com mais resignação.”
A ideia de que a criança excepcional é um suicida reencarnado não está bem desenvolvida nas obras de Kardec. Não sei se é um pensamento original do Chico. Mas isso a meu ver não tem nada a ver, animais também nascem com problemas sem que isso envolva um débito cármico.
dezembro 18th, 2021 às 8:20 PM
Nossa, esse episódio da carta da boate Kiss me deixou “obsediado” de tanto ódio, hahahaha. Não sei se foi filha da putagem da advogada como último recurso ou se algum espírita deu a ideia, me parecem plausível as duas hipóteses. Certamente não estaria longe da noção de ética e justiça dessa gentinha ordinária.
dezembro 19th, 2021 às 8:57 PM
“Nossa, esse episódio da carta da boate Kiss me deixou “obsediado” de tanto ódio,”
Foi uma apelação ao sentimentalismo do juri e presentes. Quiça até o mesmo o Juiz.
Mas digo uma coisa: a quem acredite ou aceitem as cartas, elas seguem o padrão “evangélico” : perdoar indistintamente, ter misericórdia com o pior dos bandidos.
Me fez lembrar certa vez onde estava em um curso de “aprendizes do evangelho”(é um curso espirita ministrado na FEESP e em outros locais…) e havia uma noticia de uma criança de 3 ou 4 anos violentada… isso chegou a ser comentado e questionado na sala (não me recordo o que me motivo tal questão – talvez algo envolvendo expiações) … e o expositor respondeu que ninguém é inocente e não caiu um fio de cabelo sem que Deus o sabia … completou que mesmo estando num corpo de criança pode ser um espirito de centenas de encarnações etc. etc.
houve um clima de “mal estar” e logo o dirigente (não o expositor) fê-lo mudar de assunto e de ares…
dezembro 19th, 2021 às 9:40 PM
Que horror, Vinícius. Parece que a cada dia fico sabendo algo pior sobre os espíritas. Dá até inveja da credulidade, não devem ter nenhum tipo de crise existencial ou depressão se até estupro é justificado como parte do plano de Deus para a purificação. Obviamente (e tomara) que esse cara seja minoria.
dezembro 19th, 2021 às 10:06 PM
“Obviamente (e tomara) que esse cara seja minoria”
Creio que sim. O nivel de fanatismo não é tao grande.
Acho que esse tipo de argumento é facilmente refutado no próprio espiritismo e cristianismo: o de não matar, o de não fazer aos outros o que gostariamos que outros nos fizessem.
Imagine que ABSURDO antes de “encarnar” fazer planos de como será o incêndio de boate Kiss e um estupro de vulnerável – isso não está de acordo nem com os dez mandamentos… é uma abominação, uma crueldade ANTECIPADA… nunca acreditei nisso, nem quando era espirita – isso é coisa de MARIONETES e não somos marionetes…
Para um individuo fanático até um peido foi planejado na véspera…
dezembro 20th, 2021 às 1:23 PM
Oi, Vitor.
Já estudou Cabala? Eu estou lendo a respeito e vi que eles creem em reencarnação. Aliás eles dizem que a alma tem 5 níveis, e no mais próximo à terra as almas podem se manifestar. E eles explicam que isso ocorre qdo a alma ainda está presa a algum sentimento material. Tipo, apego aos bens. Até vi numa sinagoga um exorcismo. Todo mundo rezando o salmo 23 enquanto o rabino ia conduzindo a sessão. Muito interessante. Se ainda não olhou, querendo, faça um estudo. Vai gostar. Até no Talmud há relatos sobre isso.
dezembro 23rd, 2021 às 10:33 PM
sera que os centros espiritas das grandes cidades ainda estao cheio de interessados ? Tem blogs que dizem que o movimento diminuiu muito e que o espiritismo brasileiro e falsificado, que enxertaram varias doutrinas e ideias que nao tem no espiritismo frances do alan kardec…..cheguei a ler num desses blogs que os ” seguidores de chico xavier sao os mais atrasados, ignorantes e arrogantes de todas as religioes “…….. que o chico era uma personalidade dificil e polemica, hoje sabemos mas nao concordo……… para mim a pior religiao e a neo pentecostal e suas vertentes, nao sei se voces sabem aqui, tem pastores que pedem todas as parcelas do decimo terceiro dos fieis……… todas as parcelas e o sujeito no fim do ano fica sem nada se quiser fazer uma ceia………ha casos registrados de gente que so ficou com ovo e arroz dentro de casa………. e os pastores comem do bom e do melhor, nao concordo que a religiao do chico xavier seja a pior, nunca vi ele exigindo decimo terceiro dos fieis ou se ha registro disso……mas como o victor disse, o espiritismo do chico nao e o fundo do poco, ainda e mais fundo, o poco e mais fundo
dezembro 24th, 2021 às 8:36 AM
Existe muito fantasiamento acerca dum suposto so to speak “laicicismo” do Kardec.
O Kardec queria sim reformar O CRISTIANISMO. Isso resulta óbvio ao se estudar o conjunto da obra dele.
E tinha planos sim de a partir da Doutrina dele fazer 1 religião. Que, claro, seria cristã.
dezembro 24th, 2021 às 8:40 AM
ERRATA
“laicicismo”laicismodezembro 24th, 2021 às 4:44 PM
Gorducho, mas se ele queria reformar o cristianismo estava mais do que certo, o religiao para abrigar tantos picaretas, hipocritas e charlatoes, se bem que cristianismo e muito dividido…… a igreja catolica nao gosta dos evangelicos, que nao gostam dos presbiterianos, que nao gostam dos metodistas, que nao gostam dos batistas, que nao gostam dos neo pentecostais…… nem eles se aguentam……. se o kardec queria fazer uma reforma do cristianismo ele estava certo, nao acho que foi algo condenavel……….agora, se ele conseguiu ou era o mais indicado para fazer isso, ja sao outras historias…….. te contei da senhorinha que vai passar o ano novo a seco, por que deu todo o dinheiro para o ” paxtor ” ungido de Deus, que por sinal come muito bem chester ou peru na ceia de natal…..
dezembro 25th, 2021 às 12:58 PM
Interessante são os números exatos, iguais na comparação entre os textos dos dois autores.
dezembro 25th, 2021 às 1:10 PM
Gorducho,
“O Kardec queria sim reformar O CRISTIANISMO. Isso resulta óbvio ao se estudar o conjunto da obra dele.”
Concordo. Inclusive, não é à toa que surgiu a estória de ter sido Kardec uma reencarnação de Jan Huss, na continuidade do processo de Reforma da “Revelação de Deus”.
dezembro 25th, 2021 às 1:13 PM
E digo mais. Queria reformar de modo a tornar o cristianismo blindado contra os céticos e homens de intelecto, fortalecido pela razão, na intenção de fazer um bem para a humanidade. Um instrumento de consolação e convencimento para se fazer o bem. Uma tentativa, manipulada, de melhorar a humanidade. Um dolus bonus.
dezembro 25th, 2021 às 1:22 PM
No desespero de se defender de tantos críticos, já à época, Kardec escreveu, diversas vezes, coisas do tipo: “apresentem os detratores então uma doutrina melhor, que faça um bem maior para a humanidade” (parafraseando).
Para mim, fica subentendido: inventei mesmo, mas então inventem vocês coisa melhor, algo que traga mais o bem do que a doutrina espírita.
dezembro 25th, 2021 às 1:24 PM
Conclusão: Kardec foi membro do que a História classifica hoje como “Socialismo Utópico” (antecessor do Socialismo Científico/Marxista).
dezembro 25th, 2021 às 7:21 PM
Eu passei uma boa parte da adolescência lendo vários livros espíritas, e só muito depois passei a ter uma visão mais crítica, e notei que um livro do Divaldo Franco que li era claramente fictício.
Entendo o argumento das diferenças entre o espiritismo brasileiro, catolicizado, que hoje suspeito ser uma manipulação Jesuíta – tanto o Emanuel se diz Jesuíta quanto a casa de João de Deus era dedicada ao dito santo Ignácio Loyola, que era, sem exagero, um doente mental e um ‘verdugo’ (para usar um termo Xavierista).
Me parece que o Kardec era muito mais cético quanto as comunicações de ditos espíritos do que os brasileiros jamais foram, mesmo promovendo os textos de Kardec, com traduções duvidáveis. Outro problema é a passividade e a resignação que o espiritismo brasileiro promove acerca das injustiças do mundo. Muitos são fixados na noção de que qualquer um que morra num acidente (ou de qualquer forma) esteja ‘pagando’ suas ‘transgressões’ do passado, o que os leva a inventar livros que focam em tais horrores e violências, e que ofende os familiares daqueles que morreram. Qualquer acidente, na mão de um dito médium, vira uma novelinha de horrores.
A Ordem Jesuíta é uma operação criminosa, o que é facilmente constatado estudando-a. Com o queda do João de Deus, muitas coisas vieram à tona. No entanto, mesmo assim, pessoas dizem ter sido curadas naquele centro, e inventam várias desculpas, e ignoram ou nem querem saber a profundeza do horror que era a operação de João de Deus.
No entanto, como doutor em antropologia formado no exterior, e analisando a literatura acerca da espiritualidade em diversas culturas, muitas que não têm nada a ver com espiritismo, encontramos vários testemunhos que parecem confirmar que a vida continua. Na literatura religiosa da Índia, como o Mahabharata, que venho estudando em detalhes, não só encontramos discussões muito mais sofisticadas que no espiritismo, mas também muitos dos conceitos que são aceitos no espiritismo parecem vir de lá. O modernismo ocidental colonial dos espíritas do século XIX os forçava a ver as fontes indianas como fruto de um povo ignorante do passado, assim como as idéias indígenas. Esse preconceito ainda existe, e previne a descoberta dos conceitos mais profundos que encontramos em outras culturas.
Ainda por cima, várias passagens da Bíblia são praticamente plágio ou resumos de argumentos que aparecem no Mahabharata. Até nos poemas de Homero encontramos várias cópias de episódios do Mahabharata – por exemplo, Krishna morre com uma flechada no calcanhar, como Aquiles em Homero. Arjuna, chegando disfarçado, ganha a mão de sua esposa Draupadi em um concurso onde tem que atingir um alvo com uma flechada que é impossível para os outros, exatamente como na estória de Ulysses e Penélope no Heródoto.
No entanto, o que é curioso é que, além do espiritismo e seus médiuns super-stars, existem muitos casos no mundo inteiro de crianças que dizem lembrar de vidas passadas sem qualquer referência a tais doutrinas, ou, de fato, não se referem à qualquer doutrina religiosa. Várias conseguem reencontrar pessoas que conheciam na encarnação passada.
Algo curioso que eu encontrei lendo a revista espírita editada por Kardec aparece quando dizem evocar o espírito de Alexander Von Humbolt, cujo livro ‘Cosmos’ eu conheço. Este espírito diz pra Kardec que o sol é um fenômeno elétrico, o que não encaixa nos moldes cosmológicos da época, e que Kardec não conseguiu entender. No entanto, é uma disputa que existe nos dias de hoje no campo da cosmologia. Algo admirável sobre Kardec é que os seus espíritos não só refutaram o racismo quanto o sexismo ou machismo da época, o que não se encontra entre seus contemporâneos – por exemplo, Charles Darwin, em seu livro ‘The Descent of Man,’ apoia o incesto (casamentos consanguíneos), compara negros com macacos, e afirma que a mulher é um ser inferior, entre muitas outras abobrinhas. Curiosamente, no movimento fraudulento da Teosofia, baseada em plágios, mentiras, e truques de salão, os espíritas franceses são ignorados – Madame Blavatsky, uma charlatã de meia tigela, não gostava de igualdade, mas sim de hierarquia, controle, dependência, etc. Uma coisa que muitos poucos sabem é que no trabalho de Lucius Apuleius em Latim, De Deo Socratis, os argumentos apresentados são muito similares às idéias espíritas, o que também ocorre em vários textos de autores clássicos.
Obrigado pelo trabalho – o pensamento crítico é indispensável quando tratamos desse assunto.
dezembro 25th, 2021 às 7:24 PM
Errata – Homero, não Heródoto!
dezembro 25th, 2021 às 9:08 PM
NVF, iguais a exatidão dos números e a ordem com que cada estrela e informação é apresentada. Sem falar que um autor expecifica os números exatos, mas generaliza na estrela “canópus”, o outro autor vai e especifica nas mesmas estrelas e generaliza também na mesma que o outro. Ou seja, claramente a fonte das informações foi o livro de Dennis.
dezembro 25th, 2021 às 9:13 PM
Victor, essa historia do chico xavier dizer que todo excepcional e um suicida reencarnado, ele disse em rede nacional para milhoes de pessoas…… tem um especial de natal de 1985 ou 1987, muito tempo, muito tempo, no you tube que ele e entrevistado pela hebe camargo para a band, na epoca parece que ela trabalhava na band…… e ela pergunta por que ha criancas excepcionais, ele fala claramente que sao almas que se deram um tiro na cabeca em outra encarnacao……e no programa pinga fogo da tv tupi, varios antes antes, em 1971 diz a mesma coisa…… so para constar, agora vi com as suas citacoes que o kardecismo nao e claro com esse assunto………mas para o chico era dogma, deu um tiro na cabeca, voltou como excepcional…………
dezembro 26th, 2021 às 6:56 PM
“Me fez lembrar certa vez onde estava em um curso de “aprendizes do evangelho”(é um curso espirita ministrado na FEESP e em outros locais…) e havia uma noticia de uma criança de 3 ou 4 anos violentada… isso chegou a ser comentado e questionado na sala (não me recordo o que me motivo tal questão – talvez algo envolvendo expiações) … e o expositor respondeu que ninguém é inocente e não caiu um fio de cabelo sem que Deus o sabia … completou que mesmo estando num corpo de criança pode ser um espirito de centenas de encarnações etc. etc.”
Já vi vários espíritas falando coisas do tipo, aquele Eduardo Sabbag do canal EspirItismo Raiz por exemplo diz a mesma coisa com EXATAMENTE as mesmas palavras. Para aquele cara tudo é expiação. Bateu o dedão do pé? Expiação! arranhou o carro sem querer? Expiação! Prisão de ventre? Expiação! Gripe? “ISPIAÇAUM”. Ah, e o mentor dele é o apóstolo Pedro, só para constar.
dezembro 30th, 2021 às 3:44 AM
Esse Eduardo Sabbag tem muita cara de louco e malandro. Tem também o Saulo Calderón, um excelente contador de estórias, mas ele jura de pés juntos que se trata de projeção astral. Inclusive já jogou o PlayStation 1000 no astral.
janeiro 3rd, 2022 às 1:53 AM
Vitor, tem algum material no blog que desmitifique os fenômenos que ocorrem nos centros de umbanda ou candomblé (suposta incorporação de entidades, etc)?
janeiro 3rd, 2022 às 6:36 AM
Oi, Nestor
Não tem no blog, mas veja aqui:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2007000200009
Abs.