Livro Gratuito! “Afinal Quem Somos?”, de Pedro Granja (1972)

Para baixar o livro, clique aqui.

16 respostas a “Livro Gratuito! “Afinal Quem Somos?”, de Pedro Granja (1972)”

  1. NVF Diz:

    O que dá ibope é postar coisas de Chico Xavier e Materializaçoes, rsrs O pessoal se anima com isso

  2. NVF Diz:

    Vitor, deixo como sugestão o canal no YouTube Magnetismo Brasil. O autor faz experiências supostamente mediúnicas bem convincentes (a mim pelo menos).

  3. Vitor Diz:

    Oi, NVF,

    esse livro do Pedro Granja traz materializações, inclusive assistidas pelo autor. Está nos capítulos finais.

  4. David Diz:

    Oi Vitor,
    É um prazer ver o seu site de volta.
    Muito Obrigado.

    Depois de todos esses anos de “Estudo e Pesquisa”, qual a sua Opinião sobre Kardec?

    Dá para confiar?

    Muito Obrigado

    PS: Me parece que o Júlio Siqueira não invalida Kardec, mas faz ótimas Críticas

    PS2: Waldo Vieira depois que saiu do Espiritismo criticava o Viés Religioso de Kardec, porém ainda recomendava ” O Livro dos Espíritos” e “O Livro dos Médiuns”

  5. Vitor Diz:

    Oi, David

    Grato pelas palavras. Bem, Kardec não era especialista em mágica, não deu detalhes suficientes dos experimentos que fez, mas muita coisa pode mudar com o material que o Paulo Henrique Figueiredo e o Lucas Sampaio estão trazendo com o projeto “Cartas de Kardec”. Agora, Kardec viveu numa época anterior aos estudos de Freud e outros, desconhecia muito da mente humana, fica muito difícil aceitar com um grau mínimo de confiabilidade o que era transmitidos pelos “médiuns” de Kardec.

  6. Gorducho Diz:

    QUE EU ME LEMBRE o Kardec não fez experimentos. Ele, claro, ASSISTIA séances. Pode ter assistido algumas de, say, mesas girantes. Mas não ter ELE montado os experimentos.
    QUE EU ME LEMBRE 🤔

  7. NVF Diz:

    Para mim, o que dá mais verossimilhança em Kardec é o fato de ter utilizado uma médium/sonâmbula de 14 anos, que, quando em transe mediúnico, proferia palavras impossíveis para outras meninas de mesma idade. Chegou a psicografar um livro completo e complexo sobre a autobiografia de Joana D’Arc.

  8. NVF Diz:

    Mais detalhes dos bastidores de Kardec são encontrados e percebidos nas inúmeras publicações da Revista Espírita.

  9. NVF Diz:

    ERRATA:
    .
    Na verdade, a Medium Ermance Dufaux psicografou a História de Joana d’Arc com catorze anos. Porém, não fica claro qual idade possuia quando trabalhou com Kardec.
    .
    Ele utilizou outras mediuns também. As respostas da primeira edição do LE teria sido obtida, inclusive, em sessões públicas.
    .
    Revista Espírita, Janeiro 1858: “Aos que poderiam pensar que a senhorita Dufaux inspirou-se em seus conhecimentos pessoais, responderemos que ela escreveu o livro com a idade de catorze anos, e que havia recebido a instrução que recebem todas as jovens de boa família; porém, mesmo que tivesse uma memória fenomenal, não seria nos livros clássicos que iria buscar documentos íntimos, dificilmente encontraveis nos arquivos do tempo.”

  10. NVF Diz:

    Revista Espírita, Janeiro 1858:
    .
    “Os primeiros mediuns que concorreram para o nosso trabalho foram as senhoritas B ***, cuja boa vontade jamais nos faltou: este livro foi escrito quase por inteiro por seu intermédio e na presença de numeroso auditório que assistia às sessões e nela tomava parte com o mais vivo interesse. Mais tarde os espíritos recomendaram a sua completa revisão em conversas particulares para fazerem todas as adições e correções que julgaram necessárias.
    .
    Essa parte essencial do trabalho foi feita em concurso da senhoria Japhet (Rua Tiquetone, 14), que se prestou com a maior boa vontade e o mais completo desinteresse a todas as exigências dos espíritos, pois eram eles que marcavam os dias e as horas para suas lições.”

  11. NVF Diz:

    A questão é que, até hoje, boa parte do que está dito no LE corrobora as vivências e os relatos mediúnicos. E existem médiuns que sequer leram o livro.
    .
    E, sim, também percebo que, após o LE, Kardec foi virando cada vez mais um religioso fascinado. Isso comprometeu ainda mais a obra.

  12. NVF Diz:

    O Livro dos Espíritos é igual a Cloroquina. A experiência comprova, mas a ciência não, kkkkk

  13. Vitor Diz:

    NVF,
    sobre as médiuns de Kardec, veja aqui:

    https://www.geae.net.br/images/Artigos/JEE7artn.010202.pdf

  14. Marcos Arduin Diz:

    Para corrigir o palestrante: aqueles três estados surgiram antes das cruzadas, onde um certo bispo estabeleceu que as pessoas seriam “classificadas” pelas suas atividades. Assim havia aquelas que oravam a maior parte do tempo (clero – primeiro estado), aquelas com combatiam (nobres – segundo estado) e finalmente as que trabalhavam (o tal terceiro estado). Muito que bem, alguém do terceiro estado, em certas situações poderiam ascender ao segundo estado. Também poderia se tornar clérigo, mas seria no máximo um cura ou vigário: os abades e bispos vinham da nobreza.
    .
    E assim estabeleceu-se a estratificação social na sociedade medieval. Também tinham os bandidões, que eram aqueles filhos de nobres que ficavam sem herança e sem bispado. Bandidos tais como Renan Calheiros, Omar Azia, Randolfe e outros políticos nossos, que são nobres, mas criminosos cheios de processos.
    .
    As Cruzadas, na verdade, liquidou com essa estratificação social. Afinal, lá na tal Terra Santa, formaram-se aquelas Ordens, os Templários e Hospitalários, que eram monges, mas também guerreiros. Alguém me explica essa: como pode um monge, que só deveria orar, também combater, coisa destinada aos nobres leigos? Como tal contradição nunca pode ser explicada, as tais ordens deixaram de ter seu significado original.

  15. Marcos Arduin Diz:

    Quanto ao fato do livro ser um lixo, nem se discute. O lamentável entre associações espíritas é respeitar o tal Pacto Áureo, onde a FEB determinou que as associadas a ela deviam OBRIGATORIAMENTE estudar o Livro dos Espíritos e TAMBÉM o Brasil Coração do Mundo… Antes de me mudar para São Carlos, frequentei cursos da FEESP e numa altura mandaram ler esse livro… Eu não consegui passar do segundo capítulo.

  16. Marcos Arduin Diz:

    Erro meu, Vitor. O que eu escrevi aqui era para estar no outro tópico que o Morel comenta. Não sei porque pulou para este tópico. Estou com um problema no mouse.
    Não sei se dá pra retificar, mas fica o aviso.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)