Mais erros históricos encontrados em “Há Dois Mil Anos” de Chico Xavier

O internauta Marlon me pediu para analisar o texto “AS CONTRADIÇÕES DE CHICO XAVIER E SEU EMMANUEL” – disponível no abandonado “Blog Celipe” aqui – no tocante aos erros históricos apontados pelo autor no livro “Há Dois Mil Anos” de Chico Xavier. Tive que contar com a ajuda do analista do BACEN José Carlos Ferreira Fernandes (JCFF), mas foi feito. Para ver os erros, clique aqui.

4 respostas a “Mais erros históricos encontrados em “Há Dois Mil Anos” de Chico Xavier”

  1. Míssel Crítico Diz:

    Interessantes apontamentos. Realmente conferindo rapidamente aqui pelo Google, parece mesmo ser um erro histórico:
    .
    “As catacumbas de Roma são túneis subterrâneos que foram usados por séculos como cemitérios. As catacumbas começaram a ser idealizadas no século II e só foram concluídas no século V.”
    https://www.rome-museum.com/br/catacumbas-de-roma.php
    .
    Mas também achei contrapontos:
    “As famosas catacumbas romanas, popularmente associadas à perseguição dos cristãos, não só não foram criadas por causa disso como também não eram secretas. Foram, na verdade, inventadas pelos judeus.
    Sobreviveram dois complexos de catacumbas de judeus e 60 de cristãos. Quatro pesquisadores da Holanda fizeram agora datações em catacumbas judaicas e descobriram que elas antecedem as cristãs em cerca de cem anos.
    Foram analisados materiais orgânicos incorporados na construção dos recessos onde eram colocados os cadáveres.
    A seqüência de datas variou de 50 a.C a 400 d.C.
    ‘A teoria tradicional sobre as catacumbas diz que elas foram inventadas pelos cristãos e que eles as fizeram durante as perseguições. A segunda parte da teoria foi desacreditada há anos, as catacumbas eram grandes demais e sua localização devia ser conhecida pelos romanos’, disse à Folha o chefe do estudo, Leonard Rutgers, da Universidade de Utrecht.
    “Agora nós argumentamos que a primeira parte da teoria também está incorreta”, afirma o pesquisador, que publica suas conclusões hoje na revista científica britânica Nature”.
    https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2107200503.htm

  2. Marlon Diz:

    Fala Vitor, eu tinha visto essa postagem mas esqueci de deixar meu comentário, lembrei quando vi seu email haha. Bom saber que o texto rendeu um estudo e que de fato havia erros, boas observações do internauta Missel Crítico também. Abraço.

  3. Betobb Diz:

    Também há erros de quem aponta erros. As catacumbas mencionadas pg. 271, se referem às de Roma, e não na Judeia. Ana está fazendo um histórico à senhora, e não está recomendando onde ela deveria se encontrar com cristãos.
    Apenas aproveitando, quem quiser verificar novos dados sobre Publio Lentulus, que provam realmente ter existido, procure no google por “sim, existe um publio lentulus ao tempo do imperador Tibério”.
    Novas pesquisas apontam para a existência do personagem.

  4. Vitor Diz:

    Oi Betobb,
    Já existe aqui uma série de artigos respondendo ao Nagipe. Procure por “Nagipe” usando o sistema de busca do blog, lá em cima, à direita. E os Lentulus existiram em várias épocas, inclusive na de Jesus, mas nenhum se encaixa com o do livro. Veja as respostas do JCFF ao Nagipe, repito.

    Sobre a página 271, sim, estão falando das catacumbas de Roma (embora de fato na tabela que fiz esteja dúbio, dando margem a entender que falam da Judéia, o que é um erro), mas na tabela é dito que o erro está no tempo, já que os personagens não estão no século II. Na página 260 é dada a data: “Nessa época, corria já o ano de 47, e sem nos esquecermos de Fúlvia e sua filha, vamos encontrá-las, de novo, sob o domínio dos mesmos sentimentos cruéis e tenebrosos.”

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)