“Por que agora creio que a parapsicologia é uma ciência e não uma pseudociência?” (2021) por Chris French.

Artigo do cético Chris French escrito bem recentemente, após a morte do mágico James Randi. Para ler o artigo traduzido, clique aqui. Para ler o original em inglês, clique aqui.

15 respostas a ““Por que agora creio que a parapsicologia é uma ciência e não uma pseudociência?” (2021) por Chris French.”

  1. BERNARDO SALGUERO Diz:

    Vitor, nao sei se voce conhece o missionario rr soares da igreja da graca, ele tem um livro chamado ESPIRITISMO A MAGIA DO ENGANO, fininho, que ele diz que parapsicologia nao existe ou e coisa do demonio………….. esse cidadao paga milhoes de reais para aparecer na tv e influencia milhoes de pessoas, para ele tudo ao nosso redor e obra de ” espiritos ” ou ” demonios “

  2. Vitor Diz:

    Bernardo, conheço o indivíduo, é só mais um explorador do povo. Quanto a “parapsicologia não existe”, o próximo artigo do blog será uma prova cabal de clarividência. Inclusive é uma prova que o participante Gorducho há muito pedia…

    Aguarde e confie…

  3. Marcos Arduin Diz:

    KKKKK! Bernardo eu já tive esse livruxo e mais outros 55 livros apologéticos cristãos contra o Espiritismo. E a este livro eu o qualifico como “honesto”. Honesto porque, ao contrário de vários outros, ele não cita obras espíritas que nunca leu. Fala ele próprio de suas opiniões.
    Já os outros… Citam obras espíritas, mas tudo errado, mostrando que nunca as leram ou citaram de outros autores cristãos. Era divertido, mas hoje não tenho mais tempo a perder com isso.

  4. mrh Diz:

    Mas a posição do C. French ainda é problemática. Ele diz que crê q a parapsicologia é ciência porque atua como ciência. Mas não crê em seu objeto. ??? Como assim? Por esse caminho, até a pesquisa do pé grande é ciência, contanto que seja irrequieta intelectualmente.
    .
    Os “céticos” americanos et al estão em uma posição complicada. Historicamente bateram pesado na parapsicologia, mas ela continua avançando. Temos uma linha de pesquisa candente agora, a EQM, como já tínhamos com Rhine, a PES. Os chineses avançam e eles ficam marcando ponto e sequer admitem que o objeto existe ou a parapsicologia seja ciência.

  5. Vitor Diz:

    Não sei o que o French entende como objeto da Parapsicologia, mas para o Zangaria o objeto de estudo da Parapsicologia seriam as alegações paranormais. As alegações existem, logo o objeto de estudo existe. Se as alegações são verdadeiras ou falsas, só o estudo dirá…

  6. mrh Diz:

    Não creio q a mera existência de alegações seja o suficiente para dar a uma disciplina o status d ciência. Discordo do Zangari, se alguma vez ele falou isso.
    .
    Em ciência natural, há de existir um objeto, algo com existência na natureza, ocorrência na realidade, e não apenas ao nível do logos, ou do discurso.
    .
    Se fosse assim, existiria a parafísica, q estudaria as alegações especulativas ligadas à física. Não, para isto é suficiente a física. Existiria a paraquímica. A paraastronomia estudaria as alegações de planetas antípodas, o planteta sucker, a parafísica matemática a quadratura do círculo planetário etc.
    .
    Objeto natural e tratamento dado a ele são requisitos para uma ciência natural. E aí reside minha sensação de insuficiência relativa ao discurso de C. French.

  7. BERNARDO SALGUERO Diz:

    Marcos arduin, entao voce conhece a ” obra “, este missionario engravatadinho e penteadinho e o mais intolerante da fe, ele resume todo o espiritismo a doutrina de demonios, nada absolutamente presta no espiritismo e detona tambem a igreja catolica, o budismo, o hinduismo todas as religioes da terra, que eu acho que merecem respeito…………minha mae cantava muito na igreja o hino dele : ” estou seguindo a jesus cristo, estou seguindo a jesus cristo, eu vou na frente e vou seguindo, atras nao volto, nao volto nao…………nao volto nao…….. tive extrema dificuldade para explicar a minha mae minha afinidade com o espiritismo e essas investigacoes metafisicas, ele – o missionario- nao quer nem saber

  8. Marcos Arduin Diz:

    Obviamente o missionário é totalmente ignorante no assunto e por isso seu livruxo limita-se aos demônios. Ele nada sabe além. Chamei-o de honesto porque fala só o que pensa e acha saber, mas não cita obras espíritas (certamente ele nem sabe quais são) e não fala as habituais besteiras que outros autores citam.
    .
    Agora um conselho: como o Espiritismo não traz mensagem de salvação, não perca seu tempo em tentar convencer sua senhora sua mãe. O importante é ela fazer o bem. O resto é perfumaria. Já para o missionário, o importante é ela crer nele e pagar os dízimos. Aí ela pode até praticar o mal, que não tem problema. Assim é a verdadeira fé cristã.

  9. montalvão Diz:

    Engraçado o Chris French: “por que CREIO que a parapsicologia é ciência”… Ora, se é ciência então é, por que precisa CRER?
    .
    Infelizmente, porém, o Chris, coitado, tá mais errado que cédula de cinquenta centavos. A parapsicologia tenta, desde o nascedouro, no século XIX, se firmar como ciência e segue impávida tentando! A física quântica, que despontou vinte anos depois da parapatalogia, já produziu resultados admiráveis. A psi também tem de admirável a teimosia de não admitir que muito pouco e praticamente nada tem a oferecer como evidência de si mesma!

  10. montalvão Diz:

    ARDUIN DISSE: “Agora um conselho: como O ESPIRITISMO NÃO TRAZ MENSAGEM DE SALVAÇÃO, …”
    .
    COMENTÁRIO: como não traz mensagem de salvação? O espiritismo kardecista não tem ELEMENTO SALVADOR, como é o caso do cristianismo, mas oferece sim MECANISMO de salvação, que se dá pelas múltiplas idas e vindas vidas afora.

  11. montalvão Diz:

    Ainda não conferi as razões do French para considerar essa pseudociência como ciência. Verificarei e comentarei, pois não posso me dar ao luxo de descartar o argumento sem conhecê-lo. Mas se ele encontra motivos que considera válidos para inserir parapatasicologia no rol da ciência eu tenho os meus para expulsá-la desse reduto. Minhas considerações podem ser resumidas em duas palavras: resultados e teoria. Depois que verificar o que French oferece falo melhor.

  12. montalvão Diz:

    BERNARDO SALGUERO DISSE: “Vitor, nao sei se voce conhece o missionario rr soares da igreja da graca, ele tem um livro chamado ESPIRITISMO A MAGIA DO ENGANO, fininho, que ele diz que parapsicologia nao existe ou e coisa do demônio”
    .
    COMENTÁRIO: demônios constituem muletas para muitas religiões, até mesmo confissões não cristãs dependem de idealizações dessas criaturas para fundamentar seus dogmas. Antes mesmo de Jesus pensar em vir ao mundo os capetas já faziam das suas por aqui. Demônios são iguais a farinha, que se mistura bem com quase todas comidas.
    .
    Curioso é o RR Soares apresentar duas suposições concorrentes sobre a paranormalidade: ou não existe ou é coisa do demônio! Ora, se não existe não pode ser coisa de coisa nenhuma. E se é do demônio então a paranormalidade existe. RR Soares precisa se decidir…
    .
    Em tempo: a parapsicologia existe, mesmo que o paranormal não exista… Se RR Soares afirma que a parapsicologia não existe então nem sabe o que diz!

  13. montalvão Diz:

    DIZ O FRENCH: “Quando me tornei cético PELA PRIMEIRA VEZ, formei uma visão muito negativa da parapsicologia.”
    .
    COMENTÁRIO: uai, será que ele se tornou cético mais de uma vez?

  14. montalvão Diz:

    DIZ O FRENCH: “PESSOALMENTE, não creio mais em fenômenos paranormais como precognição, telepatia, e clarividência.”
    .
    COMENTÁRIO: frase um tanto pobrinha. Que importância tem, em termos de pesquisa científica, o que o French acredita “pessoalmente”? Eu, pessoalmente, posso acreditar que a paranormalidade seja coisa do demônio! E daí, isso modifica alguma coisa a respeito da suposta realidade dessa matéria?
    .
    French poderia (e “creio” que deveria) ter dito algo assim: “os eventos que provariam coisas como telepatia, clarividência são ora suspeitos, ora confusos, ora explicáveis por outros meios, ora vigarices, e isso se repete quase como rotina, que considero mais do que suficiente para qualificar as alegações do paranormal meras crenças”. Assim ficaria beleza!

  15. montalvão Diz:

    O texto que baixei tem cinco páginas e termina meio que abruptamente, sem que o Chris deixe claro porque considera a parapsicologia ciência!

    É isso mesmo ou tem mais material?

    A não ser que ele tenha se prendido especificamente nos quesitos que diversos autores relacionam para fazer a linha de corte entre ciência e pseudociência… Se for isso: perda de tempo!

    Minhas razões são mais poderosas que as do French!

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)