Chico Xavier e sua repulsa ao Feminismo, por Lair Amaro (2022)

No sistema de crenças e valores do espiritismo chicoxaveriano, as mulheres são constantemente desencorajadas a engajarem-se nas lutas por seus direitos.

Trata-se de uma diretriz tão forte que o santo dos espíritas empregou múltiplas estratégias para persuadir as cristãs do tipo espírita a sentirem repulsa pelo movimento feminista.

Sentindo as repercussões das agitações estudantis de 1968 e das feministas nas ruas, Chico Xavier, em 1989, lança o livro “Fotos da vida” no qual assina como “espírito Augusto Cezar”.

Não por acaso, “Augusto Cezar” é apresentado como um jovem que desencarnara, aos 25 anos, em decorrência de um afogamento. Com efeito, assumir personas de jovens constituiu uma estratégia inteligente para popularizar o espiritismo chicoxaveriano.

No livro, Chico Xavier insere uma crônica intitulada “Feminismo” e nela emprega uma estratégia de convencimento que fez escola e continua sendo usada por vários reveladores espiritas: imaginar uma narrativa envolvendo alguma situação vivenciada pelo Jesus espirita.

O capital simbólico do santo dos espíritas somado à devoção da comunidade de crenças espírita faz com que as crônicas escritas por ele sejam consideradas como histórias reais que não foram registradas nos evangelhos.

Assim, para conjurar os perigos do feminismo para as famílias cristãs do tipo espírita, a crônica descreve Jesus e seus discípulos no rumo de Jericó a fim de visitar necessitados e doentes.

Jesus e seus companheiros, porém, perdem-se no caminho. O aparecimento providencial de um viajante é visto como a salvação para a trupe. Pedro aborda-o pedindo informações sobre a estrada certa que leva a Jericó. O estranho, contudo, trata-os com extrema rispidez e ignorância.

Pedro, então, volta-se para Jesus e comenta que aquela atitude não ficará impune e o Céu há de castigar o brutamontes. Jesus, como seria de se esperar, repreende amorosamente o discípulo. Em seguida, uma “bela jovem carregando um cântaro de água na cabeça” (portanto, uma escrava) é avistada. Pedro (contrariando os costumes judaicos) interpela a moça e esta, com toda a gentileza do mundo (também contrariando os costumes judaicos), mostra-lhes o caminho a seguir.

Embevecido com a situação, Pedro aproxima-se de Jesus e pergunta-lhe qual será a recompensa do Céu para aquela jovem pelo grande serviço prestado ao grupo. Em “voz alta”, Jesus responde — não a Pedro, mas para a comunidade de crenças espírita — que a recompensa da jovem será “casar-se com o homem brutalizado a fim de que consiga educá-lo para Deus e para a vida”.

As palavras conclusivas de Jesus, na situação imaginada pelo santo dos espiritas, foram estrategicamente elaboradas para convencer as famílias cristãs do tipo espírita a repelirem fortemente o feminismo. Com efeito, a jovem gentil que educa o brutamontes para Deus e para a vida prova que “se a mulher nos abandonar à própria sorte, negando-se a cumprir a missão que o Céu lhe atribui, com certeza, nós todos, os homens vinculados ainda à Terra, estaremos perdidos…”

“Abandonar os homens à própria sorte’ seria um dos resultados que Chico Xavier mais tinha repulsa e que se daria caso as feministas prosseguissem lutando pela igualdade de direitos. As feministas, aos seus olhos, eram um péssimo exemplo à medida que negavam-se a cumprir a “missão que o Céu” atribuiu a todas as mulheres, ou seja, permanecerem no lar dedicando-se aos seus afazeres naturais: serem boas mães e boas esposas.

Instagram do Professor Lair Amaro: @professorlair

4 respostas a “Chico Xavier e sua repulsa ao Feminismo, por Lair Amaro (2022)”

  1. Pedro Diz:

    Longe de mim defender Chico Xavier ou quem quer que seja, mas vcs estão parecendo as pessoas que ficaram horrorizadas ao verem Jesus perguntar quem é minha mãe e meus irmãos.
    Vcs precisam aprender a interpretar.
    O pior é que o movimento espírita está cheio de gente contando historinhas e cheio de gente que critica as historinhas sem interpretar.

  2. Vitor Diz:

    E qual é a interpretação correta, Pedro?

  3. Luiz Manvin Diz:

    Deixo aqui – por não saber uma maneira mais adequada – a notícia de um livro que deve sair em julho/2022, que pode vir a interessar ao público do blog, “Science of Life After Death”, escrito por dois psiquiatras, Alexander Moreira-Almeida (há alguns artigos dele neste blog) e Marianna Costa de Abreu Costa. Os autores prometem ser o apanhado mais amplo sobre pesquisas científicas acerca do assunto até agora. O Dr. Alexander conduziu experimentos interessantes sobre mediunidade, sendo 2 deles com cartas psicografadas em ambiente controlado. No primeiro, os médiuns falharam miseravelmente em reproduzir na carta detalhes a que não tinham acesso. Porém, no segundo, com médiuns diferentes do primeiro experimento, as cartas apresentaram detalhes conhecidos apenas pelos familiares e aos quais os médiuns não teriam acesso (os médiuns não sabiam quem seriam as pessoas presentes no experimento – e vice-versa – e foram monitorados o tempo todo, sem acesso a celular e com quaisquer conversas monitoradas e gravadas em vídeo). Com isso, afastada a hipótese de fraude ou leitura quente (segundo os pesquisadores), foi constatada a Recepção Anômala de Informações. Os médiuns desse segundo experimento que trouxe resultados positivos foram Nilton Sousa, Nilton Stuqui e Alaor Borges. Um resumo da pesquisa foi publicado, mas sem muitos detalhes, com a promessa de uma publicação detalhada futuramente, pois ainda haviam elementos em estudo (como a análise grafoscópica das assinaturas de algumas cartas e verificação dos detalhes de forma oficial, pois a confirmação dos mesmos foram inicialmente feitas pelas famílias, o que não elimina a hipótese de auto-engano; daí a necessidade de uma verificação “oficial”). Quem sabe no livro possamos ter mais detalhes dessa pesquisa…
    Infelizmente, apesar dos pesquisadores serem brasileiros, o livro sairá apenas em inglês. Conheci o blog apenas recentemente, mas se houver algum movimento para traduzir algum capítulo do livro, já me disponho a participar da vaquinha.

    https://drive.google.com/file/d/1AEgN9PF-yli-rRs_06spSWnnfLRWaPhG/view?fbclid=IwAR27cLqAlUi1CwcxDjRGvlT99B8L6FJZR137MejFCZdHySeOR6Zf-s1DiYc

  4. Vitor Diz:

    Oi, Luiz
    Escreva pro meu e-mail pra gente conversar. Basta colocar o mouse no meu nome ao fim da página para saber meu e-mail. Ou me contatar pelo facebook, Vitor Moura Visoni. Abs!

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)