Contrapontos à pesquisa de Gilmar da Cunha Trivelato sobre o livro “Renúncia”, de Chico Xavier

Gilmar da Cunha Trivelato é químico e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ele deu várias palestras e entrevistas em que afirma que informações constantes no livro “Renúncia” (disponível aqui), psicografado por Chico Xavier, seriam dificílimas ou mesmo impossíveis de o médium saber por meios normais. Veremos, porém, que este está longe de ser o caso. Para ler os contrapontos à pesquisa dele, clique aqui.

6 respostas a “Contrapontos à pesquisa de Gilmar da Cunha Trivelato sobre o livro “Renúncia”, de Chico Xavier”

  1. Gorducho Diz:

    FLAMMARION, Camille
    As Estrelas e as Curiosidades do Céu: descrição completa do céu visível a olho nu e de todos objetos celestes fáceis de observar: suplemento da Astronomia Popular

    Cette divergence nous place entre deux hypothèses pour être expliquée : ou bien ce compagnon observé va accélérer son mouvement de manière à arriver en 1892 à l’ouest de Sirius ; ou bien il y a dans le système de Sirius un second corps perturbateur, plus rapproché du foyer et tournant plus rapidement que ce compagnon. La période perturbatrice est certainement de 49 ans : elle peut provenir, soit du compagnon découvert, si sa révolution est bien de cette durée, soit d’une combinaison entre la révolution de ce compagnon et celle d’un autre corps produisant les effets observés. Nous saurons cela d’ici à quelques années.

  2. Gorducho Diz:

    1882
    pg. 489 – 90

  3. Vitor Diz:

    EXCELENTE contribuição, Gorducho! Vou até atualizar o artigo dando-lhe os devidos créditos, claro! A existência de Sírius B foi proposta numa carta de Friedrich Wilhelm Bessel de 10/08/1844, vista pela primeira vez em 31/01/1862 e confirmada em 08/03/1862. O Flammarion fala em um “segundo corpo perturbador no sistema Sirius”, como o sistema Sirius são duas estrelas, então ele estava falando de um possível terceiro corpo já em 1882!

    Segue a tradução:

    “Essa divergência nos coloca entre duas hipóteses a serem explicadas: ou esse companheiro observado acelerará seu movimento para chegar em 1892 a oeste de Sirius; ou existe no sistema de Sírius um segundo corpo perturbador, mais próximo do foco e girando mais rapidamente que este companheiro. O período perturbador é certamente de 49 anos: pode vir tanto do companheiro descoberto, se sua revolução for bem desta duração, ou de uma combinação entre a revolução deste companheiro e a de outro corpo produzindo os efeitos observados. Isso saberemos em alguns anos.”

  4. Vitor Diz:

    Em 1879 surge a primeira edição do seu livro “Astronomia Popular”, sua grande obra e que lhe valeu o prêmio Montyon em 1880 concedido pela Academia Francesa. Em 1955 sob direção de sua esposa Gabrielle Camille Flammarion, Secretaria Geral da SAF e de André Danjon, diretor do Observatório de Paris, o livro com 609 páginas é reeditado inteiramente refeito com os conhecimentos atuais da astronomia até aquele ano. Como suplemento ao livro, em 1896 surge “As Estrelas e as Curiosidades do Céu”, uma descrição completa do céu visível a olho nu e de todos os objetos celestes fáceis de observar. O ponto alto do livro com 792 páginas, é a observação de estrelas duplas. Convém lembrar que em 1878 Flammarion havia publicado um Catálogo de Estrelas Duplas Visuais que foi por muito tempo considerado o melhor do mundo. Por essas e muitas outras obras, Flammarion recebeu em 1912 um prêmio da Legião de Honra pela sua contribuição dada a divulgação da astronomia.
    .
    https://www.camilleflammarion.org.br/artigos_nelson_travinick.htm

  5. Vitor Diz:

    Les étoiles et les curiosités du ciel:
    .
    https://ia800905.us.archive.org/27/items/lestoilesetles00flam/lestoilesetles00flam.pdf

  6. Vitor Diz:

    Artigo atualizado! Grato mais uma vez, Gorducho!

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)