Livro Gratuito! “Lídia” (1933), de José Suriñach

Para ler e baixar o livro, clique aqui. Esse livro, junto com Herculanum, claramente serviu de base para o livro “Há Dois Mil Anos”, de Chico Xavier. Os acontecimentos principais são idênticos. A tese de doutorado “A INVENÇÃO DA IMAGEM AUTORAL DE CHICO XAVIER: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE COMO O JOVEM DESCONHECIDO DE MINAS GERAIS SE TRANSFORMOU NO MEDIUM ESPÍRITA MAIS FAMOSO DO BRASIL (1931-1938)” informa:

“Intitulado Há Dois Mil Anos, o romance trará um modelo narrativo e temático semelhante ao do romance de Suriñach. Emmanuel, considerado o guia espiritual do médium, assina o texto, sendo também seu narrador e personagem principal. Na trama, a sua esposa, uma romana convertida ao cristianismo, chama-se Lívia. Como Lídia, ela também enfrenta o martirológio, sendo devorada no coliseu pelos leões. Este é um dado importante, porque explicita que também a literatura psicográfica comporta apropriações e migrações. A produção de Xavier não caminha em um regime de exceção.” (p. 131)

“O personagem Herculanum é um romano que se converte ao Cristianismo. No romance, ele morre na explosão Vesúvio. Também Emmanuel terá uma reencarnação como romano e este será o seu cenário de falecimento, possuindo como percurso uma aproximação com os princípios cristãos. Aliás, a imagem de Herculanum do cartaz é muito próxima da representação que adquirirá Emmanuel nas décadas posteriores. Há indícios, portanto, de elementos apropriados dos enredos de Herculanum e Lídia para a composição de Há dois Mil Anos.” (p.132)

Agradeço ao Míssel Crítico por me apontar a tese bem como os trechos.

7 respostas a “Livro Gratuito! “Lídia” (1933), de José Suriñach”

  1. Bernardo Amorim Diz:

    peraí, mas isso é uma acusação muito séria, quer dizer que toda a trajetória do mentor ” emmanuel ” foi retirada de outra obra, mais antiga, bem como vários detalhes de sua vida e inclusive o nome da sua ex esposa era quase idêntico ? ué, então o que sobrou para a mediunidade do chico xavier, vitor ? pois se o ” emmanuel ” era o maior guia dele e que repassava as mensagens espirituais, e agora e constatado que ele era uma versão diferente da obra desse ” josé surinach “…………………seria a mediunidade de chico, como diz o ditado, ” obra para inglês ver ? ” kkkkkkkkkkkkkkkkkkk que acha, vitor ?

  2. Vitor Diz:

    Bernardo,
    a meu ver, não sobrou nada pra mediunidade do Chico. Nada.

  3. João Diz:

    Oi, Vitor

    Existe algum (autodenominado, suposto) médium vivo hoje que você considera honesto e sério?

  4. C Diz:

    Bernardo, ainda tem o fato de “Emmanuel”, alegando ter sido um romano e convivido com Jesus, ter copiado de um historiador, quase dois mil anos depois, os detalhes e descrições de locais que, em tese, ele diz ter passado…

  5. Vitor Diz:

    Oi, João,
    bem, falando de Brasil, há alguns médiuns que se julgam honestam e sérios e até participam de testes laboratoriais para mostrar boa fé, mas acabam não passando nos testes. Porém, há trabalhos recentes publicados por Alexander Moreira de médiuns que passaram em testes sob condições mais ecológicas, ou seja, mais próximas do ambiente natural das sessões. Eu ainda quero traduzir esses trabalhos pra por aqui no blog, mas estou tão envolvido com os plágios do Chico que estou sem tempo pra muita coisa. E acredite, descobrimos tanta coisa que é provável que a figura do Chico Xavier como médium seja enterrada de vez. Aguarde e verá.

  6. Bernardo amorim Diz:

    Vitor, esse seu parceiro ” míssel crítico ” tem um blog na internet com esse nome ? Tentei procurar assim e não achei nada

  7. Vitor Diz:

    Oi, Bernardo
    O Míssel não tem blog.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)