O racismo plagiado e indesculpável do livro Roteiro (1952), de Chico Xavier

O objetivo deste artigo é mostrar um exemplo de como o racismo plagiado e presente nas obras de Chico Xavier não tem desculpa de existir, uma vez que na própria época de quando o livro foi publicado, e de fato bem antes, já existia uma produção acadêmica mostrando o erro dessas ideias racistas. Para ler o artigo, clique aqui.

15 respostas a “O racismo plagiado e indesculpável do livro Roteiro (1952), de Chico Xavier”

  1. mrh Diz:

    Q atraso…

  2. Espiritinho Camarada Diz:

    Oi, Vitor. Lembra de mim? Eu queria discutir uma proposta para ajudar a realizar uma pesquisa sobre Experiências de Quase Morte. Eu adoraria que você ajudasse a realizar a pesquisa. Você aceita conversar sobre isso?

  3. Vitor Diz:

    Oi, Espiritismo! Lembro sim! Quanto a discutir a proposta, no momento estou bem sem tempo, vendo outras oportunidades de trabalho…

  4. Bernardo amorim Diz:

    Vitor, você sabe se na obra ” o livro dos espiritos ” de alan Kardec ele se serviu de médiuns autênticos e genuínos ou tem muito fake também ? Pelos seus inúmeros estudos, na basilar obra ” o livro dos espiritos ” tem irregularidades e invenciones também ?

  5. Vitor Diz:

    Oi, Bernardo

    Pra mim só tem fake ou iludido. Alguns foram pegos em fraude.

  6. Espiritinho Camarada Diz:

    Tudo bem, Vitor, sei que ha prioridades nas nossas vidas. Só queria falar sobre o meu projeto, que talvez seja de longo prazo, caso você se interesse depois: É uma pesquisa online de EQMs totalmente anedoticas que tenham elementos de religiões não cristãs, como deuses de religiões politeistas, etc. Veja exemplos: https://www.reddit.com/r/pagan/comments/13a9wmx/the_pagan_near_death_experience/

    https://www.reddit.com/r/pagan/comments/r1mxw9/neardeath_experiences/

    https://www.reddit.com/r/NDE/comments/11h2jpt/does_anyone_have_any_hindu_nde_experiences/

    Basicamente, a ideia era explorar a Internet coletando tais EQMs de todo tipo de fonte, bem como fazer perguntas novas na esperança de achar tais EQMs. Como nós estamos na época das inteligências artificiais, uma IA chamada perplexity.ai facilitaria achar as respostas na internet. Eu adoraria ter pelo menos 100 eqms se for possível mesmo que demore muito tempo. Eu quero analisar também a consistência dessas EQMs com as EQMs comuns.

    O motivo de eu fazer isso: eu sinto que o cristianismo esta influenciando a maioria dos relatos de EQMs, sendo que ha evidências de que há EQMs com elementos de outras religiões em outras culturas, como Japão e India, porem esses são mais difíceis de serem encontrados, sendo que EQMs cristãs são muito faceis de achar no famoso site de EQMs chamado Nderf.

  7. Espiritinho Camarada Diz:

    Veja bem, Vitor. As pessoas fazem esses relatos, apenas a quantidade não esta muito boa na maioria dos sites, como o NDERF.

  8. Gorducho Diz:

    ====================================================
    Sr. Espiritinho Camarada disse:

    O motivo de eu fazer isso: eu sinto que o cristianismo esta influenciando a maioria dos relatos de EQMs
    ====================================================
    Sr. Administrador pode me corrigir eis que NDE não é m/especialidade, mas tenho entendido que nas indianas na chegada da alma tem 1 cara c/1 livro onde consulta e constata engano de pessoa. Então essa é mandada de volta (pros vivos, claro).
    O grande problema de estudar não-cristãos são os idiomas. E.g.: de longe o lugar + eclético a meu ver é a China. Mas obviamente tem que saber mandarim; &c.
    Pra estudar de fato multiculturalmente — como tem que ser, claro❗ — não pode ficar dependente do que é publicado em inglês.

  9. Espiritinho Camarada Diz:

    A ideia de fato era reunir os relatos de eqm com elementos não cristãos em ingles mas tambem ia tentar achar eqms indianas e japonesas, o que se tornou mais facil devido ao google tradutor e ferramentas para baixar legendas de videos no youtube. Lembrando que nem todas as eqms que procuro vão vir da literatura, a maioria são relatos totalmente anedoticos encontrados em qualquer lugar, desde um video no youtube até simples comentários no reddit.

  10. Marcos Arduin Diz:

    Seu Bernardo, se você ler trabalhos científicos do século XIX vai encontrar borracha de sobra. Afinal, como dizia Max Planck, a Ciência caminha de funeral em funeral.
    .
    Lá mesmo no LE é dito que os espíritos NÃO PODIAM fornecer conhecimentos científicos já prontos e inventos já aperfeiçoados, etc e tal. Então, um espírita que tem miolo na cabeça e não coração cheio de fé, sabe que os espíritos “superiores” tinham o mesmo nível de conhecimento dos humanos de então. Se revelassem algo cientificamente verdadeiro, mas muito estranho para a época, Kardec teria rejeitado essa informação.
    .
    O Livro dos Espírito é um manual de filosofia de consequências morais e não um tratado científico.

  11. Marcos Arduin Diz:

    E quanto às baboseiras “científicas”, elas estão sujeitas ao poder da fé. Assim missionários ou viajantes causais que falassem asneiras racistas sobre povos “primitivos”, sem qualquer estudo mais profundo (como fez o outro pesquisador), falariam coisas que eram plenamente aceitas pelos çábios de ocasião. Se querem saber o quanto o poder da fé destrói a mente científica, procurem saber sobre Cyrill Burt.

  12. Gorducho Diz:

    =======================================================
    Prof. Marcos Arduin disse:

    O Livro dos Espíritos é um manual de filosofia de consequências morais e não um tratado científico.

    =======================================================
    In abstracto o Sr. teria razão Professor. Mas pro Crente Espírita o que induz 1 particular aceitabilidade pro ali proposto é uma admitida origem Sobrenatural pra essas proposições. Que seriam proferidas por seres ultramundanos com condições privilegiadas vis-à-vis os filósofos vivos habitantes da crosta.
    Então NESSE contexto que é o contexto, a capacidade mediúnica dos que retransmitiram os ditames desde
    l’au-delà pro Kardec organizá-los = fundamental pro Adepto.

  13. Marcos Arduin Diz:

    Balofo, o fato de algo vir dos tais seres do ultramundo não é suficiente para que seja plenamente verdadeiro. O espírita ao menos é instruído sobre isso. Ao menos eu fui e eu também estudei por conta. Sempre que comento a membros dos centros ou visitantes, sempre os lembro que são livros escritos no século XIX e que não se podia revelar coisas além daquela época.

  14. Gorducho Diz:

    =======================================================
    Prof. Marcos Arduin disse:

    o fato de algo vir dos tais seres do ultramundo não é suficiente para que seja plenamente verdadeiro.

    =======================================================
    Não interessa. Interessa que Origem Sobrenatural pras teses, claro que bien entendu organizadas pelo Codificador, mas oriundas dum ultramundo é o charme da DE pro Adepto comum. O próprio Codificador tinha plena noção disso. Se lembra da resposta dele àquela dissidência O Espiritismo sem os Espíritos[abril/66]❓

    en lui ôtant ce qui en fait le charme, la force et la popularité

    =======================================================
    não se podia revelar coisas além daquela época.

    =======================================================
    Não interessa cá. Estamos analisando a inquietação do Sr. Bernardo amorim relativa à capacidade do(a)s médiuns que retransmitiram os ditames provindos de l’au-delà e usados pelo Kardec pra montar a Doutrina. Se não é, e não é pra ser, Filosofia Religiosa elaborada por pensadores cá da crosta, mas sim oriunda dum ultramundo, a acurácia da retransmissão dessas idéias é fundamental.

  15. Marcos Arduin Diz:

    Certo, Balofo, mas quem tem de fazer o trabalho de acurácia são os daqui e não os dos ultramundo. Kardec o fez na medida do que tinha em mãos, os conhecimentos de sua época. Cabe a nós fazermos o mesmo com os conhecimentos da nossa época e os do futuro fazer o mesmo com os conhecimentos da época futura.

Deixe seu comentário

Entradas (RSS)